Inicio | Temas Bíblicos |Leia a Biblia Leia a Bíblia | Post´s em Espanhol |Doações |Contato pt Portuguese
Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Elohim verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste. JOÃO 17:3
faceicon
2 Reis

Voltar

2Re 1:1 E depois da morte de Achab, Moab se rebellou contra Israel.
2Re 1:2 E caiu Achazias pelas grades d’um quarto alto, que tinha em Samaria, e adoeceu: e enviou mensageiros, e disse-lhes: Ide, e perguntae a Baal-zebub, deus de Ekron, se sararei d’esta doença.
2Re 1:3 Mas o anjo de Yahweh disse a Elias tesbita: Levanta-te, sobe para encontrar-te com os mensageiros do rei de Samaria: e dize-lhes: Porventura não ha Deus em Israel, que vades consultar a Baal-zebub, deus de Ekron?
2Re 1:4 E por isso assim diz Yahweh; Da cama, a que subiste, não descerás, mas sem falta morrerás. Então Elias partiu.
2Re 1:5 E os mensageiros voltaram para elle; e elle lhes disse: Que ha, que voltastes?
2Re 1:6 E elles lhe disseram: Um homem nos saiu ao encontro, e nos disse: Ide, voltae para o rei que vos mandou, e dizei-lhe: Assim diz Yahweh: Porventura não ha Deus em Israel, para que mandes consultar a Baal-zebub, deus de Ekron? Portanto da cama, a que subiste, não descerás, mas sem falta morrerás.
2Re 1:7 E elle lhes disse: Qual era o trajo do homem que vos veiu ao encontro e vos fallou estas palavras?
2Re 1:8 E elles lhe disseram: Um homem era vestido de pellos, e com os lombos cingidos d’um cinto de coiro. Então disse elle: É Elias, o tesbita.
2Re 1:9 Então lhe enviou um capitão de cincoenta: e, subindo a elle, (porque eis que estava assentado no cume do monte), disse-lhe: Homem de Deus, o rei diz: Desce.
2Re 1:10 Mas Elias respondeu, e disse ao capitão de cincoenta: Se eu pois sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cincoenta. Então fogo desceu do céu, e o consumiu a elle e aos seus cincoenta.
2Re 1:11 E tornou a enviar-lhe outro capitão de cincoenta, com os seus cincoenta; este lhe fallou, e disse: Homem de Deus, assim diz o rei: Desce depressa.
2Re 1:12 E respondeu Elias, e disse-lhe: Se eu sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cincoenta. Então fogo de Deus desceu do céu, e o consumiu a elle e aos seus cincoenta.
2Re 1:13 E tornou a enviar outro capitão dos terceiros cincoenta, com os seus cincoenta: então subiu o capitão de cincoenta, e veiu, e poz-se de joelhos diante de Elias, e supplicou-lhe, e disse-lhe: Homem de Deus, seja, peço-te, preciosa aos teus olhos a minha vida, e a vida d’estes cincoenta teus servos.
2Re 1:14 Eis que fogo desceu do céu, e consumiu aquelles dois primeiros capitães de cincoenta, com os seus cincoenta: porém agora seja preciosa aos teus olhos a minha vida.
2Re 1:15 Então o anjo de Yahweh disse a Elias: Desce com este, não temas. E levantou-se, e desceu com elle ao rei.
2Re 1:16 E disse-lhe: Assim diz Yahweh: Porque enviaste mensageiros a consultar a Baal-zebub, deus d’Ekron? Porventura é porque não ha Deus em Israel, para consultar a sua palavra? portanto d’esta cama, a que subiste, não descerás, mas certamente morrerás.
2Re 1:17 Assim pois morreu, conforme á palavra de Yahweh, que Elias fallara; e Jorão começou a reinar no seu logar no anno segundo de Jehorão, filho de Josaphat rei de Judah: porquanto não tinha filho.
2Re 1:18 O mais dos feitos de Achazias, que tinha feito, porventura não está escripto no livro das chronicas dos reis de Israel?
2Re 2:1 Succedeu pois que, havendo Yahweh de elevar a Elias n’um redemoinho ao céu, Elias partiu com Eliseo de Gilgal.
2Re 2:2 E disse Elias a Eliseo: Fica-te aqui, porque Yahweh me enviou a Bethel. Porém Eliseo disse: Vive Yahweh, e vive a tua alma, que te não deixarei. E assim foram a Bethel.
2Re 2:3 Então os filhos dos prophetas que estavam em Bethel sairam a Eliseo, e lhe disseram: Sabes que Yahweh hoje tomará o teu senhor por de cima da tua cabeça? E elle disse: Tambem eu bem o sei; calae-vos.
2Re 2:4 E Elias lhe disse: Eliseo, fica-te aqui, porque Yahweh me enviou a Jericó. Porém elle disse: Vive Yahweh, e vive a tua alma, que te não deixarei. E assim vieram a Jericó.
2Re 2:5 Então os filhos dos prophetas que estavam em Jericó se chegaram a Eliseo, e lhe disseram: Sabes que Yahweh hoje tomará o teu senhor por de cima da tua cabeça? E elle disse: Tambem eu bem o sei; calae-vos.
2Re 2:6 E Elias disse: Fica-te aqui, porque Yahweh me enviou ao Jordão. Mas elle disse: Vive Yahweh, e vive a tua alma, que te não deixarei. E assim ambos foram juntos.
2Re 2:7 E foram cincoenta homens dos filhos dos prophetas, e de longe pararam defronte: e elles ambos pararam junto ao Jordão.
2Re 2:8 Então Elias tomou a sua capa, e a dobrou, e feriu as aguas, as quaes se dividiram para as duas bandas: e passaram ambos em secco.
2Re 2:9 Succedeu pois que, havendo elles passado, Elias disse a Eliseo: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseo: Peço-te que haja porção dobrada de teu espirito sobre mim
2Re 2:10 E disse: Coisa dura pediste; se me vires quando fôr tomado de ti, assim se te fará, porém, se não, não se fará
2Re 2:11 E succedeu que, indo elles andando e fallando, eis que um carro de fogo, com cavallos de fogo, os separou um do outro: e Elias subiu ao céu n’um redemoinho.
2Re 2:12 O que vendo Eliseo, clamou: Meu pae, meu pae, carros de Israel, e seus cavalleiros! E nunca mais o viu: e, travando dos seus vestidos, os rasgou em duas partes.
2Re 2:13 Tambem levantou a capa de Elias, que lhe caira: e tornou-se, e parou á borda do Jordão.
2Re 2:14 E tomou a capa de Elias, que lhe caira, e feriu as aguas, e disse:
Onde está Yahweh, Deus de Elias? Então feriu as aguas, e se dividiram ellas d’uma e outra banda; e Eliseo passou.
2Re 2:15 Vendo-o pois os filhos dos prophetas que estavam defronte em Jericó, disseram: O espirito de Elias repousa sobre Eliseo. E vieram-lhe ao encontro, e se prostraram diante d’elle em terra.
2Re 2:16 E disseram-lhe: Eis que com teus servos ha cincoenta homens valentes; ora deixa-os ir para buscar a teu senhor; pode ser que o elevasse o Espirito deYahweh, e o lançasse n’algum dos montes, ou n’algum dos valles. Porém elle disse: Não os envieis.
2Re 2:17 Mas elles apertaram com elle, até se enfastiar; e disse-lhes: Enviae. E enviaram cincoenta homens, que o buscaram tres dias, porém não o acharam.
2Re 2:18 Então voltaram para elle, tendo elle ficado em Jericó: e disse-lhes: Eu não vos disse que não fosseis?
2Re 2:19 E os homens da cidade disseram a Eliseo: Eis que boa é a habitação d’esta cidade, como o meu senhor vê; porém as aguas são más, e a terra é esteril
2Re 2:20 E elle disse: Trazei-me uma salva nova, e ponde n’ella sal. E lh’a trouxeram.
2Re 2:21 Então saiu elle ao manancial das aguas, e deitou sal n’elle; e disse: Assim diz Yahweh

: Sararei a estas aguas; não haverá mais n’ellas morte nem esterilidade.
2Re 2:22 Ficaram pois sãs aquellas aguas até ao dia d’hoje, conforme á palavra que Eliseo tinha dito.
2Re 2:23 Então subiu d’ali a Bethel: e, subindo elle pelo caminho, uns moços pequenos sairam da cidade, e zombavam d’elle, e diziam-lhe: Sobe, calvo, sobe, calvo!
2Re 2:24 E, virando-se elle para traz, os viu, e os amaldiçoou no nome de Yahweh: então duas ursas sairam do bosque, e despedaçaram d’elles quarenta e dois meninos.
2Re 2:25 E foi-se d’ali para o monte Carmelo: e d’ali voltou para Samaria.
2Re 3:1 E Jorão, filho de Achab, começou a reinar sobre Israel em Samaria no decimo oitavo anno de Josaphat, rei de Judah: e reinou doze annos.
2Re 3:2 E fez o que era mau aos olhos de Yahweh; porém não como seu pae, nem como sua mãe; porque tirou a estatua de Baal, que seu pae fizera.
2Re 3:3 Comtudo adheriu aos peccados de Jeroboão, filho de Nebat, que fizera peccar a Israel; não se apartou d’elles.
2Re 3:4 Então Mesa, rei dos moabitas, era contratante de gado, e pagava ao rei de Israel cem mil cordeiros, e cem mil carneiros com a sua lã.
2Re 3:5 Succedeu porém que, morrendo Achab, se rebellou o rei dos moabitas contra o rei de Israel.
2Re 3:6 Por isso Jorão ao mesmo tempo saiu de Samaria, e fez revista de todo o Israel.
2Re 3:7 E foi, e enviou a Josaphat, rei de Judah, dizendo: O rei dos moabitas se rebellou contra mim; irás tu comigo á guerra contra os moabitas? E disse elle: Subirei; e eu serei como tu, o meu povo como o teu povo, e os meus cavallos como os teus cavallos.
2Re 3:8 E elle disse: Por que caminho subiremos? Então disse elle: Pelo caminho do deserto d’Edom.
2Re 3:9 E partiu o rei de Israel, e o rei de Judah, e o rei de Edom; e andaram rodeando com uma marcha de sete dias, e o exercito, e o gado que os seguia não tinham agua.
2Re 3:10 Então disse o rei de Israel: Ah! que Yahweh chamou a estes tres reis, para os entregar nas mãos dos moabitas.
2Re 3:11 E disse Josaphat: Não ha aqui algum propheta de Yahweh, para que consultemos a Yahweh por elle? Então respondeu um dos servos do rei de Israel, e disse: Aqui está Eliseo, filho de Saphat, que deitava agua sobre as mãos de Elias.
2Re 3:12 E disse Josaphat: Está com elle a palavra de Yahweh. Então o rei de Israel, e Josaphat e o rei de Edom desceram a elle.
2Re 3:13 Mas Eliseo disse ao rei de Israel: Que tenho eu comtigo? Vae aos prophetas de teu pae e aos prophetas de tua mãe. Porém o rei d’Israel lhe disse: Não, porque Yahweh chamou a estes tres reis para os entregar nas mãos dos moabitas.
2Re 3:14 E disse Eliseo: Vive Yahweh dos Exercitos, em cuja presença estou, que se eu não respeitasse a presença de Josaphat, rei de Judah, não olharia para ti nem te veria.
2Re 3:15 Ora, pois, trazei-me um tangedor. E succedeu que, tangendo o tangedor, veiu sobre elle a mão de Yahweh.
2Re 3:16 E disse: Assim diz Yahweh : Fazei n’este valle muitas covas;
2Re 3:17 Porque assim diz Yahweh: Não vereis vento, e não vereis chuva; todavia este valle se encherá de tanta agua, que bebereis vós, e o vosso gado e os vossos animaes.
2Re 3:18 E ainda isto é pouco aos olhos de Yahweh: tambem entregará elle os moabitas nas vossas mãos.
2Re 3:19 E ferireis a todas as cidades fortes, e a todas as cidades escolhidas, e todas as boas arvores cortareis, e entupireis todas as fontes d’agua, e damnificareis com pedras todos os bons campos.
2Re 3:20 E succedeu que pela manhã, offerecendo-se a offerta de manjares, eis que vinham as aguas pelo caminho d’Edom: e a terra se encheu d’agua.
2Re 3:21 Ouvindo pois todos os moabitas que os reis tinham subido para pelejarem contra elles, convocaram a todos os que cingiam cinto e d’ahi para cima, e pozeram-se ás fronteiras.
2Re 3:22 E, levantando-se de madrugada, e saindo o sol sobre as aguas, viram os moabitas defronte d’elles as aguas vermelhas como o sangue.
2Re 3:23 E disseram: Isto é sangue; certamente que os reis se destruiram á espada e se mataram um ao outro! agora pois á preza, moabitas!
2Re 3:24 Porém, chegando elles ao arraial de Israel, os israelitas se levantaram, e feriram os moabitas, os quaes fugiram diante d’elles: e ainda os feriram nas suas terras, ferindo ali tambem os moabitas.
2Re 3:25 E arrazaram as cidades, e cada um lançou a sua pedra em todos os bons campos, e os entulharam, e entupiram todas as fontes d’aguas, e cortaram todas as boas arvores, até que só em Kir-hareseth deixaram ficar as pedras, mas os fundeiros a cercaram e a feriram.
2Re 3:26 Mas, vendo o rei dos moabitas que a peleja prevalecia contra elle, tomou comsigo setecentos homens que arrancavam espada, para romperem contra o rei de Edom, porém não poderam.
2Re 3:27 Então tomou a seu filho primogenito, que havia de reinar em seu logar, e o offereceu em holocausto sobre o muro; pelo que houve grande indignação em Israel: por isso retiraram-se d’elle, e voltaram para a sua terra.
2Re 4:1 E uma mulher das mulheres dos filhos dos prophetas, clamou a Eliseo, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia a Yahweh; e veiu o credor, a levar-me os meus dois filhos para serem servos.
2Re 4:2 E Eliseo lhe disse: Que te hei de eu fazer? declara-me que é o que tens em casa. E ella disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija d’azeite.
2Re 4:3 Então disse elle: Vae, pede para ti vasos emprestados, a todos os teus visinhos, vasos vasios, não poucos.
2Re 4:4 Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todos aquelles vasos, e põe á parte o que estiver cheio.
2Re 4:5 Partiu pois d’elle, e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e elles lhe traziam os vasos, e ella os enchia.
2Re 4:6 E succedeu que, cheios que foram os vasos, disse a seu filho: Traze-me ainda um vaso. Porém elle lhe disse: Não ha mais vaso nenhum. Então o azeite parou.
2Re 4:7 Então veiu ella, e o fez saber ao homem de Deus; e disse elle: Vae, vende o azeite, e paga a tua divida; e tu e teus filhos vivei do resto.
2Re 4:8 Succedeu tambem um dia que, indo Eliseo a Sunem, havia ali uma mulher grave, a qual o reteve a comer pão: e succedeu que todas as vezes que passava para ali se retirava a comer pão.
2Re 4:9 E ella disse a seu marido: Eis que tenho observado, que este que sempre passa por nós é um sancto homem de Deus.
2Re 4:10 Façamos-lhe pois um pequeno quarto junto ao muro, e ali lhe ponhamos uma cama, e uma mesa, e uma cadeira e um candieiro: e ha de ser que, vindo elle a nós, para ali se retirará.
2Re 4:11 E succedeu um dia que veiu ali, e retirou-se áquelle quarto, e se deitou ali.
2Re 4:12 Então disse ao seu moço Geazi: Chama esta sunamita. E chamando-a elle, ella se poz diante d’elle.
2Re 4:13 Porque lhe tinha dito: Dize-lhe: Eis que tu nos tens tratado com todo o disvelo; que se ha de fazer por ti? haverá alguma coisa de que se falle por ti ao rei, ou ao chefe do exercito? E dissera ella: Eu habito no meio do meu povo.
2Re 4:14 Então disse elle: Que se ha de fazer pois por ella? E Geazi disse: Ora ella não tem filho, e seu marido é velho.
2Re 4:15 Pelo que disse elle: Chama-a. E, chamando-a elle, ella se poz á porta.
2Re 4:16 E elle disse: A este tempo determinado, segundo o tempo da vida, abraçarás um filho. E disse ella: Não, meu senhor, homem de Deus, não mintas á tua serva.
2Re 4:17 E concebeu a mulher, e pariu um filho, ao tal tempo determinado, segundo o tempo da vida que Eliseo lhe dissera.
2Re 4:18 E, crescendo o filho, succedeu que um dia saiu para seu pae que estava com os segadores.
2Re 4:19 E disse a seu pae: Ai, a minha cabeça! ai, a minha cabeça! Então disse a um moço: Leva-o a sua mãe
2Re 4:20 E elle o tomou, e o levou a sua mãe: e esteve sobre os seus joelhos até ao meio dia, e morreu.
2Re 4:21 E subiu ella, e o deitou sobre a cama do homem de Deus; e fechou sobre elle a porta, e saiu.
2Re 4:22 E chamou a seu marido, e disse: Manda-me já um dos moços, e uma das jumentas, para que corra ao homem de Deus, e para que volte.
2Re 4:23 E disse elle: Porque vaes a elle hoje? não é lua nova nem sabbado. E ella disse: Tudo vae bem.
2Re 4:24 Então albardou a jumenta, e disse ao seu moço: Guia e anda, e não te detenhas no caminhar, senão quando eu t’o disser.
2Re 4:25 Partiu ella pois e veiu ao homem de Deus, ao monte Carmelo: e succedeu que, vendo-a o homem de Deus de longe, disse a Geazi, seu moço: Eis ahi a sunamita.
2Re 4:26 Agora pois corre-lhe ao encontro e dize-lhe: Vae bem comtigo? vae bem com teu marido? Vae bem
com teu filho? E ella disse: Vae bem.
2Re 4:27 Chegando ella pois ao homem de Deus, ao monte, pegou nos seus pés; mas chegou Geazi para empuxal-a: disse porém o homem de Deus: Deixa-a, porque a sua alma n’ella está triste de amargura, e Yahweh m’o encobriu, e não m’o manifestou.
2Re 4:28 E disse ella: Pedi eu a meu senhor algum filho? Não disse eu: Não me enganes?
2Re 4:29 E elle disse a Geazi: Cinge os teus lombos, e toma o meu bordão na tua mão, e vae; se encontrares alguem, não o saudes; e se alguem te saudar, não lhe respondas: e põe o meu bordão sobre o rosto do menino.
2Re 4:30 Porém disse a mãe do menino: Vive Yahweh, e vive a tua alma, que não te hei de deixar. Então elle se levantou, e a seguiu.
2Re 4:31 E Geazi passou diante d’elles, e poz o bordão sobre o rosto do menino; porém não havia n’elle voz nem sentido: e voltou a encontrar-se com elle, e lhe trouxe aviso, dizendo: Não despertou o menino.
2Re 4:32 E, chegando Eliseo áquella casa, eis que o menino jazia morto sobre a sua cama.
2Re 4:33 Então entrou elle, e fechou a porta sobre elles ambos, e orou a Yahweh.
2Re 4:34 E subiu, e deitou-se sobre o menino, e, pondo a sua bocca sobre a bocca d’elle, e os seus olhos sobre os olhos d’elle, e as suas mãos sobre as mãos d’elle, se estendeu sobre elle: e a carne do menino aqueceu.
2Re 4:35 Depois voltou, e passeou n’aquella casa d’uma parte para a outra, e tornou a subir, e se estendeu sobre elle; então o menino espirrou sete vezes, e o menino abriu os olhos.
2Re 4:36 Então chamou a Geazi, e disse: Chama esta sunamita. E chamou-a, e veiu a elle. E disse elle: Toma o teu filho.
2Re 4:37 E veiu ella, e se prostrou a seus pés, e se inclinou á terra; e tomou o seu filho, e saiu.
2Re 4:38 E, voltando Eliseo a Gilgal, havia fome n’aquella terra, e os filhos dos prophetas estavam assentados na sua presença: e disse ao seu moço: Põe a panella grande ao lume, e faze um caldo de hervas para os filhos dos prophetas.
2Re 4:39 Então um saiu ao campo a apanhar hervas, e achou uma parra brava, e colheu d’ella a sua capa cheia de coloquintidas: e veiu, e as cortou na panella do caldo; porque as não conheciam.
2Re 4:40 Assim tiraram de comer para os homens. E succedeu que, comendo elles d’aquelle caldo, clamaram e disseram: Homem de Deus, ha morte na panella. Não poderam comer.
2Re 4:41 Porém elle disse: Trazei pois farinha. E deitou-a na panella, e disse: Tirae de comer para o povo. Então não havia mal nenhum na panella.
2Re 4:42 E um homem veiu de Baal-salisha, e trouxe ao homem de Deus pães das primicias, vinte pães de cevada, e espigas verdes na sua palha, e disse: Dá ao povo, para que coma.
2Re 4:43 Porém seu servo disse: Como hei de eu pôr isto diante de cem homens? E disse elle: Dá-o ao povo, para que coma; porque assim diz Yahweh: Comer-se-ha, e sobejará.
2Re 4:44 Então lh’os poz diante, e comeram, e deixaram sobejos, conforme a palavra de Yahweh.
2Re 5:1 E Naaman, chefe do exercito do rei da Syria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito; porque por elle Yahweh déra livremente aos syros: e era este varão homem valoroso, porém leproso.
2Re 5:2 E sairam tropas da Syria, da terra d’Israel e, levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naaman.
2Re 5:3 E disse esta á sua senhora: Oxalá que o meu senhor estivesse diante do propheta que está em Samaria: elle o restauraria da sua lepra.
2Re 5:4 Então entrou Naaman e o notificou a seu senhor, dizendo: Assim e assim fallou a menina que é da terra de Israel.
2Re 5:5 Então disse o rei da Syria: Vae, anda, e enviarei a carta ao rei de Israel. E foi, e tomou na sua mão dez talentos de prata, e seis mil siclos de oiro e dez mudas de vestidos.
2Re 5:6 E levou a carta ao rei de Israel, dizendo: Logo, em chegando a ti esta carta, saibas que eu te enviei Naaman, meu servo, para que o restaures da sua lepra.
2Re 5:7 E succedeu que, lendo o rei de Israel a carta, rasgou os seus vestidos, e disse: Sou eu Deus, para matar e para vivificar, para que este envie a mim, para eu restaurar a um homem da sua lepra? Pelo que devéras notae, peço-vos, e vede que busca occasião contra mim.
2Re 5:8 Succedeu porém que, ouvindo Eliseo, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara os seus vestidos, mandou dizer ao rei: Porque rasgaste os teus vestidos? deixa-o vir a mim, e saberá que ha propheta em Israel.
2Re 5:9 Veiu pois Naaman com os seus cavallos, e com o seu carro, e parou á porta da casa de Eliseo.
2Re 5:10 Então Eliseo lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vae, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne te tornará, e ficarás purificado.
2Re 5:11 Porém Naaman muito se indignou, e se foi dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente elle sairá, pôr-se-ha em pé, e invocará o nome de Yahweh seu Deus, e passará a sua mão sobre o logar, e restaurará o leproso
2Re 5:12 Não são porventura Abana e Farfar, rios de Damasco, melhores do que todas as aguas de Israel? Não me poderia eu lavar n’elles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação.
2Re 5:13 Então chegaram-se a elle os seus servos, e lhe fallaram, e disseram: Meu pae, se o propheta te dissera alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te elle: Lava-te, e ficarás purificado.
2Re 5:14 Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus: e a sua carne tornou, como a carne d’um menino, e ficou purificado.
2Re 5:15 Então voltou ao homem de Deus, elle e toda a sua comitiva, e veiu, e poz-se diante d’elle, e disse: Eis que tenho conhecido que em toda a terra não ha Deus senão em Israel: agora pois te peço que tomes uma benção do teu servo
2Re 5:16 Porém elle disse: Vive Yahweh, em cuja presença estou, que a não tomarei. E instou com elle para que a tomasse, mas elle recusou.
2Re 5:17 E disse Naaman: Quando não, comtudo dê-se a este teu servo uma carga de terra d’um jugo de mulas; porque nunca mais offerecerá este teu servo holocausto nem sacrificio a outros deuses, senão a Yahweh.
2Re 5:18 N’isto perdoe Yahweh a teu servo: quando meu senhor entra na casa de Rimmon para ali se encurvar, e elle se encosta na minha mão, e eu tambem me hei de encurvar na casa de Rimmon; quando assim me encurvar na casa de Rimmon, n’isto perdoe Yahweh a teu servo.
2Re 5:19 E elle lhe disse: Vae em paz. E foi-se d’elle a uma pequena distancia.
2Re 5:20 Então Geazi, moço d’Eliseo, homem de Deus, disse: Eis que meu senhor impediu a este syro Naaman que da sua mão se désse alguma coisa do que trazia; porém, vive Yahweh que hei de correr atraz d’elle, e tomar d’elle alguma coisa.
2Re 5:21 E foi Geazi em alcance de Naaman; e Naaman, vendo que corria atraz d’elle, saltou do carro a encontral-o, e disse-lhe: Vae tudo bem?
2Re 5:22 E elle disse: Tudo vae bem; meu senhor me mandou dizer: Eis que agora mesmo vieram a mim dois mancebos dos filhos dos prophetas da montanha d’Ephraim; dá-lhes pois um talento de prata e duas mudas de vestidos.
2Re 5:23 E disse Naaman: Sê servido tomar dois talentos. E instou com elle, e amarrou dois talentos de prata em dois saccos, com duas mudas de vestidos; e pôl-os sobre dois dos seus moços, os quaes os levaram diante d’elle.
2Re 5:24 E, chegando elle á altura, tomou-os das suas mãos, e os depositou na casa: e despediu aquelles homens, e foram-se.
2Re 5:25 Então elle entrou, e poz-se diante de seu senhor. E disse-lhe Eliseo: D’onde vens, Geazi? E disse: Teu servo não foi nem a uma nem a outra parte.
2Re 5:26 Porém elle lhe disse: Porventura não foi comtigo o meu coração, quando aquelle homem voltou de sobre o seu carro, a encontrar-te? Era isto tempo para tomares prata, e para tomares vestidos, e olivaes, e vinhas, e ovelhas, e bois e servos e servas?
2Re 5:27 Portanto a lepra de Naaman se pegará a ti e á tua semente para sempre. Então saiu de diante d’elle leproso, branco como a neve.
2Re 6:1 E disseram os filhos dos prophetas a Eliseo: Eis que o logar em que habitamos diante da tua face, nos é estreito.
2Re 6:2 Vamos pois até ao Jordão, e tomemos de lá, cada um de nós, uma viga, e façamo-nos ali um logar, para habitar ali: e disse elle: Ide.
2Re 6:3 E disse um: Serve-te d’ires com os teus servos. E disse: Eu irei.
2Re 6:4 E foi com elles: e, chegando elles ao Jordão, cortaram madeira.
2Re 6:5 E succedeu que, derribando um d’elles uma viga, o ferro caiu na agua: e clamou, e disse: Ai, meu senhor! porque era emprestado.
2Re 6:6 E disse o homem de Deus: Onde caiu? E mostrando-lhe elle o logar, cortou um páo, e o lançou ali, e fez nadar o ferro.
2Re 6:7 E disse: Levanta-o. Então elle estendeu a sua mão e o tomou.
2Re 6:8 E o rei da Syria fazia guerra a Israel: e consultou com os seus servos, dizendo: Em tal e em tal logar estará o meu acampamento.
2Re 6:9 Mas o homem de Deus enviou ao rei de Israel, dizendo: Guarda-te de passares por tal logar; porque os syros desceram ali.
2Re 6:10 Pelo que o rei de Israel enviou áquelle logar, de que o homem de Deus lhe dissera, e de que o tinha avisado, e se guardou ali, não uma nem duas vezes.
2Re 6:11 Então se turbou com este incidente o coração do rei da Syria, e chamou os seus servos, e lhes disse: Não me fareis saber quem dos nossos é pelo rei de Israel?
2Re 6:12 E disse um dos seus servos: Não, ó rei meu senhor; mas o propheta Eliseo, que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que tu fallas na tua camara de dormir.
2Re 6:13 E elle disse: Vae, e vê onde elle está, para que envie, e mande trazel-o. E fizeram-lhe saber, dizendo: Eis que está em Dothan.
2Re 6:14 Então enviou para lá cavallos, e carros, e um grande exercito, os quaes vieram de noite, e cercaram a cidade.
2Re 6:15 E o moço do homem de Deus se levantou mui cedo,
e saiu, e eis que um exercito tinha cercado a cidade com cavallos e carros; então o seu moço lhe disse: Ai, meu senhor! que faremos?
2Re 6:16 E elle disse: Não temas; porque mais são os que estão comnosco do que os que estão com elles.
2Re 6:17 E orou Eliseo, e disse: Yahweh, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E Yahweh abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavallos e carros de fogo, em redor de Eliseo.
2Re 6:18 E, como desceram a elle, Eliseo orou aYahweh, e disse: Fere, peço-te, esta gente de cegueira. E feriu-a de cegueira, conforme a palavra de Eliseo.
2Re 6:19 Então Eliseo lhes disse: Não é este o caminho, nem é esta a cidade; segui-me, e guiar-vos-hei ao homem que buscaes. E os guiou a Samaria.
2Re 6:20 E succedeu que, chegando elles a Samaria, disse Eliseo: Ó Yahweh, abre a estes os olhos para que vejam. Yahweh lhes abriu os olhos, para que vissem, e eis que estavam no meio de Samaria.
2Re 6:21 E, quando o rei de Israel os viu, disse a Eliseo: Feril-os-hei, feril-os-hei, meu pae?
2Re 6:22 Mas elle disse: Não os ferirás; feririas tu os que tomasses prisioneiros com a tua espada e com o teu arco? põe-lhes diante pão e agua, para que comam e bebam, e se vão para seu senhor.
2Re 6:23 E apresentou-lhes um grande banquete, e comeram e beberam; e os despediu e foram para seu senhor: e não entraram mais tropas de syros na terra d’Israel.
2Re 6:24 E succedeu, depois d’isto, que Ben-*hadad, rei da Syria, ajuntou todo o seu exercito: e subiu, e cercou a Samaria.
2Re 6:25 E houve grande fome em Samaria, porque eis que a cercaram, até que se vendeu uma cabeça d’um jumento por oitenta peças de prata, e a quarta parte d’um cabo desterco de pombas por cinco peças de prata.
2Re 6:26 E succedeu que, passando o rei pelo muro, uma mulher lhe bradou, dizendo: Acode-me, ó rei meu senhor.
2Re 6:27 E elle lhe disse: Se Yahweh te não acode, d’onde te acudirei eu? da eira ou do lagar?
2Re 6:28 Disse-lhe mais o rei: Que tens? E disse ella: Esta mulher me disse: Dá cá o teu filho, para que hoje o comamos, e ámanhã comeremos o meu filho.
2Re 6:29 Cozemos pois o meu filho, e o comemos; mas dizendo-lhe eu ao outro dia: Dá cá o teu filho, para que o comamos; escondeu o seu filho.
2Re 6:30 E succedeu que, ouvindo o rei as palavras d’esta mulher, rasgou os seus vestidos, e ia passando pelo muro; e o povo viu que eis que trazia cilicio por dentro, sobre a sua carne.
2Re 6:31 E disse: Assim me faça Deus, e outro tanto, se a cabeça de Eliseo, filho de Saphat, hoje ficar sobre elle.
2Re 6:32 Estava então Eliseo assentado em sua casa, e tambem os anciãos estavam assentados com elle. E enviou o rei um homem de diante de si; mas, antes que o mensageiro viesse a elle, disse elle aos anciãos: Vistes como o filho do homicida mandou tirar-me a cabeça? olhae pois que, quando vier o mensageiro lhe fecheis a porta, e o empuxeis para fóra com a porta; porventura não vem o ruido dos pés de seu senhor após elle?
2Re 6:33 E, estando elle ainda fallando com elles, eis que o mensageiro descia a elle; e disse: Eis que este mal vem deYahweh, que mais pois esperaria deYahweh?
2Re 7:1 Então disse Eliseo: Ouvi a palavra deYahweh: assim diz Yahweh: Ámanhã, quasi a este tempo, uma medida de farinha haverá por um siclo, e duas medidas de cevada por um siclo, á porta de Samaria.
2Re 7:2 Porém um capitão, em cuja mão o rei se encostava, respondeu ao homem de Deus e disse: Eis que ainda que Yahweh fizesse janellas no céu, poder-se-hia fazer isso? E elle disse: Eis que o verás com os teus olhos, porém d’ahi não comerás.
2Re 7:3 E quatro homens leprosos estavam á entrada da porta, os quaes disseram uns aos outros: Para que estaremos nós aqui até morrermos?
2Re 7:4 Se dissermos: Entremos na cidade, ha fome na cidade, e morreremos ahi; e se ficarmos aqui, tambem morreremos: vamos nós pois agora, e demos comnosco no arraial dos syros: se nos deixarem viver, viveremos, e se nos matarem, tão sómente morreremos.
2Re 7:5 E levantaram-se ao crepusculo, para se irem ao arraial dos syros: e, chegando á entrada do arraial dos syros, eis que não havia ali ninguem.
2Re 7:6 Porque Yahweh fizera ouvir no arraial dos syros ruido de carros e ruido de cavallos, como o ruido d’um grande exercito; de maneira que disseram uns aos outros: Eis que o rei d’Israel alugou contra nós os reis dos hetheos e os reis dos egypcios, para virem contra nós.
2Re 7:7 Pelo que se levantaram, e fugiram no crepusculo, e deixaram as suas tendas, e os seus cavallos, e os seus jumentos, e o arraial como estava: e fugiram para salvarem a sua vida.
2Re 7:8 Chegando pois estes leprosos á entrada do arraial, entraram n’uma tenda, e comeram e beberam e tomaram d’ali prata, e oiro, e vestidos, e foram e os esconderam: então voltaram, e entraram em outra tenda, e d’ali tambem tomaram, e o esconderam.
2Re 7:9 Então disseram uns para os outros: Não fazemos bem: este dia é dia de boas novas, e nos calamos; se esperarmos até á luz da manhã, algum mal nos sobrevirá; pelo que agora vamos, e o annunciemos á casa do rei.
2Re 7:10 Vieram pois, e bradaram aos porteiros da cidade, e lhes annunciaram, dizendo: Fomos ao arraial dos syros e eis que lá não havia ninguem, nem voz de homem, porém só cavallos atados, e jumentos atados, e as tendas como estavam d’antes.
2Re 7:11 E chamaram os porteiros, e o annunciaram dentro da casa do rei.
2Re 7:12 E o rei se levantou de noite, e disse a seus servos: Agora vos farei saber o que é que os syros nos fizeram: bem sabem elles que esfaimados estamos, pelo que sairam do arraial, a esconder-se pelo campo, dizendo: Quando sairem da cidade, então os tomaremos vivos, e entraremos na cidade.
2Re 7:13 Então um dos seus servos respondeu e disse: Tomem-se pois cinco dos cavallos do resto que ficaram aqui dentro (eis que são como toda a multidão dos israelitas que ficaram aqui de resto, e eis que são como toda a multidão dos israelitas que já pereceram) e enviemol-os, e vejamos.
2Re 7:14 Tomaram pois dois cavallos de carro; e o rei os enviou após o exercito dos syros, dizendo: Ide, e vêde.
2Re 7:15 E foram após elles até ao Jordão, e eis que todo o caminho estava cheio de vestidos e de aviamentos, que os syros, apressando-se, lançaram fóra: e voltaram os mensageiros, e o annunciaram ao rei:
2Re 7:16 Então saiu o povo, e saqueou o arraial dos syros: e havia uma medida de farinha por um siclo, e duas medidas de cevada por um siclo, conforme a palavra deYahweh.
2Re 7:17 E pozera o rei á porta o capitão em cuja mão se encostava; e o povo o atropellou na porta, e morreu, como fallara o homem de Deus, o que fallou quando o rei descera a elle.
2Re 7:18 Porque assim succedeu como o homem de Deus fallara ao rei dizendo: Ámanhã, quasi a este tempo, haverá duas medidas de cevada por um siclo, e uma medida de farinha por um siclo, á porta de Samaria.
2Re 7:19 E aquelle capitão respondeu ao homem de Deus, e disse: Eis que ainda que Yahweh fizesse janellas no céu, poder-se-hia isso fazer conforme essa palavra? E elle disse: Eis que o verás com os teus olhos, porém d’ahi não comerás.
2Re 7:20 E assim lhe succedeu, porque o povo o atropellou á porta, e morreu.
2Re 8:1 E fallou Eliseo áquella mulher cujo filho vivificara, dizendo: Levanta-te, e vae-te, tu e a tua familia, e peregrina onde poderes peregrinar; porque Yahweh chamou a fome, a qual tambem virá á terra por sete annos.
2Re 8:2 E levantou-se a mulher, e fez conforme a palavra do homem de Deus: porque foi ella com a sua familia, e peregrinou na terra dos philisteos sete annos.
2Re 8:3 E succedeu que, ao cabo dos sete annos, a mulher voltou da terra dos philisteos, e saiu a clamar ao rei pela sua casa e pelas suas terras.
2Re 8:4 Ora o rei fallava a Geazi, moço do homem de Deus, dizendo: Conta-me, peço-te, todas as grandes obras que Eliseo tem feito.
2Re 8:5 E succedeu que, contando elle ao rei como vivificara a um morto, eis que a mulher cujo filho vivificara clamou ao rei pela sua casa e pelas suas terras: então disse Geazi: Ó rei meu senhor, esta é a mulher, e este o seu filho a quem Eliseo vivificou.
2Re 8:6 E o rei perguntou á mulher, e ella lh’o contou: então o rei lhe deu um eunucho, dizendo: Faze-lhe restituir tudo quanto era seu, e todas as rendas das terras desde o dia em que deixou a terra até agora.
2Re 8:7 Depois veiu Eliseo a Damasco, estando Benhadad, rei da Syria, doente; e lh’o annunciaram, dizendo: O homem de Deus é chegado aqui.
2Re 8:8 Então o rei disse a Hazael: Toma um presente na tua mão, e vae a encontrar-te com o homem de Deus; e pergunta por elle a Yahweh, dizendo: Hei de eu sarar d’esta doença?
2Re 8:9 Foi pois Hazael a encontrar-se com elle, e tomou um presente na sua mão, a saber: de todo o bom de Damasco, quarenta camelos carregados; e veiu, e se poz diante d’elle, e disse: Teu filho Benhadad, rei da Syria, me enviou a ti, a dizer: Sararei eu d’esta doença?
2Re 8:10 E Eliseo lhe disse: Vae, e dize-lhe: Certamente não sararás. Porque Yahweh me tem mostrado que certamente morrerá.
2Re 8:11 E affirmou a sua vista, e fitou os olhos n’elle até se envergonhar: e chorou o homem de Deus.
2Re 8:12 Então disse Hazael: Porque chora, meu senhor? E elle disse: Porque sei o mal que has de fazer aos filhos d’Israel: porás fogo ás suas fortalezas, e os seus mancebos matarás á espada, e os seus meninos despedaçarás, e as suas prenhadas fenderás.
2Re 8:13 E disse Hazael: Pois que é teu servo, que não é mais do que um cão, para fazer tão grande coisa? E disse Eliseo: Yahweh me tem mostrado que tu has de ser rei da Syria.
2Re 8:14 Então partiu de Eliseo, e veiu a seu senhor, o qual lhe disse: Que te disse Eliseo? E disse elle: Disse-me que certamente sararás.
2Re 8:15
E succedeu ao outro dia que tomou um cobertor, e o molhou na agua, e o estendeu sobre o seu rosto, e morreu: e Hazael reinou em seu logar.
2Re 8:16 E no anno quinto de Jorão, filho de Achab, rei de Israel, reinando ainda Josaphat em Judah, começou a reinar Jehorão, filho de Josaphat, rei de Judah.
2Re 8:17 Era elle da edade de trinta e dois annos quando começou a reinar, e oito annos reinou em Jerusalem.
2Re 8:18 E andou no caminho dos reis d’Israel, como tambem fizeram os da casa de Achab, porque tinha por mulher a filha de Achab, e fez o que parecia mal aos olhos de Yahweh.
2Re 8:19 Porém Yahweh não quiz destruir a Judah por amor de David, seu servo, como lhe tinha dito que lhe daria para sempre uma lampada a seus filhos.
2Re 8:20 Nos seus dias se rebellaram os edomitas de debaixo do mando de Judah, e pozeram sobre si um rei.
2Re 8:21 Pelo que Jehorão passou a Zair, e todos os carros com elle: e elle se levantou de noite, e feriu os edomitas que estavam ao redor d’elle, e os capitães dos carros; e o povo se foi para as suas tendas.
2Re 8:20 Todavia os edomitas ficaram rebeldes de debaixo do mando de Judah até ao dia de hoje: então tambem se rebellou Libna no mesmo tempo.
2Re 8:23 O mais dos successos de Jehorão, e tudo quanto fez, porventura não está escripto no livro das chronicas de Judah?
2Re 8:24 E Jehorão dormiu com seus paes, e foi sepultado com seus paes na cidade de David: e Achazias, seu filho, reinou em seu logar.
2Re 8:25 No anno doze de Jorão, filho de Achab, rei d’Israel, começou a reinar Achazias, filho de Jehorão, rei de Judah.
2Re 8:26 Era Achazias de vinte e dois annos de edade quando começou a reinar, e reinou um anno em Jerusalem: e era o nome de sua mãe Athalia, filha de Omri, rei d’Israel.
2Re 8:27 E andou no caminho da casa de Achab, e fez mal aos olhos de Yahweh, como a casa de Achab, porque era genro da casa de Achab.
2Re 8:28 E foi com Jorão, filho de Achab, a Ramoth de Gilead, á peleja contra Hazael, rei da Syria; e os syros feriram a Jorão.
2Re 8:29 Então se voltou o rei Jorão para se curar em Jizreel das feridas que os syros lhe fizeram em Rama, quando pelejou contra Hazael, rei da Syria: e desceu Achazias, filho de Jehorão, rei de Judah, para ver a Jorão, filho de Achab, em Jizreel, porquanto estava doente.
2Re 9:1 Então o propheta Eliseo chamou um dos filhos dos prophetas, e lhe disse: Cinge os teus lombos, e toma esta almotolia de azeite na tua mão, e vae-te a Ramoth de Gilead;
2Re 9:2 E, chegando lá, vê onde está Jehu, filho de Josaphat, filho de Nimsi: e entra, e faze que elle se levante do meio de seus irmãos, e leva-o á camara interior.
2Re 9:3 E toma a almotolia de azeite, e derrama-o sobre a sua cabeça, e dize: Assim diz Yahweh: Ungi-te rei sobre Israel. Então abre a porta, e foge, e não te detenhas.
2Re 9:4 Foi pois o mancebo, o joven propheta, a Ramoth de Gilead.
2Re 9:5 E, entrando elle, eis que os capitães do exercito estavam assentados ali; e disse: Capitão, tenho uma palavra que te dizer. E disse Jehu: A qual de todos nós? E disse: A ti, capitão!
2Re 9:6 Então se levantou, e entrou na casa, e derramou o azeite sobre a sua cabeça, e lhe disse: Assim diz Yahweh Deus de Israel: Ungi-te rei sobre o povo de Yahweh, sobre Israel.
2Re 9:7 E ferirás a casa de Achab, teu senhor, para que eu vingue o sangue de meus servos, os prophetas, e o sangue de todos os servos de Yahweh da mão de Jezabel.
2Re 9:8 E toda a casa de Achab perecerá; e destruirei d’Achab todo o varão, tanto o encerrado como o desamparado em Israel.
2Re 9:9 Porque á casa d’Achab hei de fazer como á casa de Jeroboão, filho de Nebat, e como á casa de Baása, filho d’Ahias.
2Re 9:10 E os cães comerão a Jezabel no pedaço de campo de Jizreel; não haverá quem a enterre. Então abriu a porta, e fugiu
2Re 9:11 E, saindo Jehu aos servos do seu senhor, disseram-lhe: Vae tudo bem? porque veiu a ti este louco? E elle lhes disse: Bem conheceis o homem e o seu fallar.
2Re 9:12 Mas elles disseram: É mentira; agora faze-nol-o saber. E disse: Assim e assim me fallou, dizendo: Assim diz Yahweh: Ungi-te rei sobre Israel.
2Re 9:13 Então se apressaram, e tomou cada um o seu vestido, e o poz debaixo d’elle, no mais alto degrau: e tocaram a buzina, e disseram: Jehu reina!
2Re 9:14 Assim Jehu, filho de Josaphat, filho de Nimsi, conspirou contra Jorão. Tinha porém Jorão cercado a Ramoth de Gilead, elle e todo o Israel, por causa de Hazael, rei da Syria.
2Re 9:15 Porém o rei Jorão voltou para se curar em Jizreel das feridas que os syros lhe fizeram, quando pelejou contra Hazael, rei da Syria. E disse Jehu: Se é da vossa vontade, ninguem saia da cidade, nem escape, para ir denunciar isto em Jizreel.
2Re 9:16 Então Jehu subiu a um carro, e foi-se a Jizreel, porque Jorão estava deitado ali: e tambem Achazias, rei de Judah, descera para vêr a Jorão.
2Re 9:17 E o atalaia estava na torre de Jizreel, e viu a tropa de Jehu, que vinha, e disse: Vejo uma tropa. Então disse Jorão: Toma um cavalleiro, e envia-lh’o ao encontro; e diga: Ha paz?
2Re 9:18 E o cavalleiro lhe foi ao encontro, e disse: Assim diz o rei: Ha paz? E disse Jehu: Que tens tu que fazer com a paz? Vira-te para traz de mim. E o atalaia o fez saber, dizendo: Chegou a elles o mensageiro, porém não volta.
2Re 9:19 Então enviou outro cavalleiro; e, chegando este a elles, disse: Assim diz o rei: Ha paz? E disse Jehu: Que tens tu que fazer com a paz? Vira-te para traz de mim.
2Re 9:20 E o atalaia o fez saber, dizendo: Tambem este chegou a elles, porém não volta; e o andar parece como o andar de Jehu, filho de Nimsi, porque anda furiosamente.
2Re 9:21 Então disse Jorão: Apparelha o carro. E apparelharam o seu carro. E saiu Jorão, rei de Israel, e Achazias, rei de Judah, cada um em seu carro, e sairam ao encontro a Jehu, e o acharam no pedaço de campo de Naboth, o jizreelita.
2Re 9:22 E succedeu que, vendo Jorão a Jehu, disse: Ha paz, Jehu? E disse elle: Que paz, emquanto as fornicações da tua mãe Jezabel e as suas feitiçarias são tantas?
2Re 9:23 Então Jorão voltou as mãos, e fugiu; e disse a Achazias: Traição ha, Achazias.
2Re 9:24 Mas Jehu entesou o seu arco com toda a força, e feriu a Jorão entre os braços, e a frecha lhe saiu pelo coração; e se encurvou no seu carro.
2Re 9:25 Então Jehu disse a Bidkar, seu capitão: Toma-o, lança-o no pedaço do campo de Naboth, o jizreelita; porque, lembra-te de que, indo eu e tu juntos a cavallo após seu pae, Achab, Yahweh poz sobre elle esta carga, dizendo:
2Re 9:26 Por certo que se eu não visse hontem á tarde o sangue de Naboth e o sangue de seus filhos, diz Yahweh, tambem não t’o pagaria n’este pedaço de campo, diz Yahweh. Agora, pois, toma-o, e lança-o n’este pedaço de campo, conforme a palavra de Yahweh.
2Re 9:27 O que vendo Achazias, rei de Judah, fugiu pelo caminho da casa do jardim, porém Jehu seguiu após elle, e disse: Tambem feri a este no carro á subida de Gur, que está junto a Jibleam. E fugiu a Megiddo, e morreu ali
2Re 9:28 E seus servos o levaram n’um carro a Jerusalem, e o sepultaram na sua sepultura junto a seus paes, na cidade de David.
2Re 9:29 (E no anno undecimo de Jorão, filho d’Achab, começou Achazias a reinar sobre Judah.)
2Re 9:30 E Jehu veiu a Jizreel, o que ouvindo Jezabel, se pintou em volta dos olhos, e enfeitou a sua cabeça, e olhou pela janella.
2Re 9:31 E, entrando Jehu pelas portas, disse ella: Teve paz Zimri, que matou a seu senhor?
2Re 9:32 E levantou elle o rosto para a janella e disse: Quem é comigo? quem? E dois ou tres eunuchos olharam para elle.
2Re 9:33 Então disse elle: Lançae-a d’alto abaixo. E lançaram-a d’alto abaixo: e foram salpicados com o seu sangue a parede e os cavallos, e elle a atropellou.
2Re 9:34 Entrando elle pois, e havendo comido e bebido, disse: Olhae por aquella maldita, e sepultae-a, porque é filha de rei.
2Re 9:35 E foram para a sepultar; porém não acharam d’ella senão sómente a caveira, e os pés, e as palmas das mãos
2Re 9:36 Então voltaram, e lh’o fizeram saber; e elle disse: Esta é a palavra de Yahweh, a qual fallou pelo ministerio de Elias, o tesbita, seu servo, dizendo: No pedaço do campo de Jizreel os cães comerão a carne de Jezabel.
2Re 9:37 E o cadaver de Jezabel será como esterco sobre o campo, no pedaço de Jizreel: que se não possa dizer: Esta é Jezabel.
2Re 10:1 E Achab tinha setenta filhos em Samaria: e Jehu escreveu cartas, e as enviou a Samaria, aos chefes de Jizreel, aos anciãos, e aos aios de Achab, dizendo:
2Re 10:2 Logo, em chegando a vós esta carta, pois estão comvosco os filhos de vosso senhor, como tambem os carros, e os cavallos, e a cidade fortalecida, e as armas,
2Re 10:3 Olhae pelo melhor e mais recto dos filhos de vosso senhor, o qual ponde sobre o throno de seu pae, e pelejae pela casa de vosso senhor.
2Re 10:4 Porém elles temeram muitissimo, e disseram: Eis que dois reis não poderam parar diante d’elle: como pois poderemos nós resistir-lhe?
2Re 10:5 Então o que tinha cargo da casa, e o que tinha cargo da cidade, e os anciãos, e os aios enviaram a Jehu, dizendo: Teus servos somos, e tudo quanto nos disseres faremos; a ninguem poremos rei: faze o que for bom aos teus olhos.
2Re 10:6 Então segunda vez lhe escreveu outra carta, dizendo: Se sois meus, e ouvirdes a minha voz, tomae as cabeças dos homens, filhos de vosso senhor, e ámanhã, a este tempo vinde a mim a Jizreel (e os filhos do rei, setenta homens, estavam com os grandes da cidade, que os mantinham.)
2Re 10:7 Succedeu pois que, chegada a elles a carta, tomaram os filhos do rei, e os mataram, setenta homens: e pozeram as suas cabeças n’uns cestos, e lh’as mandaram a Jizreel.
2Re 10:8 E um mensageiro veiu, e lhe annunciou dizendo: Trouxeram as cabeças dos filhos
do rei. E elle disse: Ponde-as em dois montões á entrada da porta, até ámanhã.
2Re 10:9 E succedeu que pela manhã, saindo elle, parou, e disse a todo o povo: Vós sois justos: eis que eu conspirei contra o meu senhor, e o matei; mas quem feriu a todos estes?
2Re 10:10 Sabei pois agora que, da palavra deYahweh, que Yahweh fallou contra a casa de Achab, nada cairá em terra, porque Yahweh tem feito o que fallou pelo ministerio de seu servo Elias.
2Re 10:11 Tambem Jehu feriu a todos os restantes da casa de Achab em Jizreel, como tambem a todos os seus grandes, e os seus conhecidos, e seus sacerdotes, até que nenhum lhe deixou ficar de resto.
2Re 10:12 Então se levantou e partiu, e foi a Samaria. E, estando no caminho, em Beth-eked dos pastores,
2Re 10:13 Jehu achou os irmãos de Achazias, rei de Judah, e disse: Quem sois vós? E elles disseram: Os irmãos de Achazias somos; e descemos a saudar os filhos do rei e os filhos da rainha.
2Re 10:14 Então disse elle: Apanhae-os vivos. E elles os apanharam vivos, e os mataram junto ao poço de Beth-eked, quarenta e dois homens; e a nenhum d’elles deixou de resto.
2Re 10:15 E, partindo d’ali, encontrou a Jonadab, filho de Recab, que lhe vinha ao encontro, o qual saudou e lhe disse: Recto é o teu coração, como o meu coração é com o teu coração? E disse Jonadab: É. Então se é, dá-me a mão. E deu-lhe a mão, e fel-o subir comsigo ao carro.
2Re 10:16 E disse: Vae comigo, e verás o meu zelo para com Yahweh. E o pozeram no seu carro.
2Re 10:17 E, chegando a Samaria, feriu a todos os que ficaram de Achab em Samaria, até que o destruiu, conforme a palavra deYahweh, que dissera a Elias.
2Re 10:18 E ajuntou Jehu a todo o povo, e disse-lhe: Pouco serviu Achab a Baal; Jehu porém muito o servirá.
2Re 10:19 Pelo que chamae-me agora todos os prophetas de Baal, todos os seus servos e todos os seus sacerdotes; não falte nenhum, porque tenho um grande sacrificio a Baal; todo aquelle que faltar não viverá. Porém Jehu fazia isto com astucia, para destruir os servos de Baal.
2Re 10:20 Disse mais Jehu: Consagrae a Baal uma assembléa solemne. E a apregoaram.
2Re 10:21 Tambem Jehu enviou por todo o Israel: e vieram todos os servos de Baal, e nenhum homem d’elles ficou que não viesse: e entraram na casa de Baal, e encheu-se a casa de Baal, d’um lado ao outro.
2Re 10:22 Então disse ao que tinha cargo das vestimentas: Tira as vestimentas para todos os servos de Baal. E elle lhes tirou para fóra as vestimentas.
2Re 10:23 E entrou Jehu com Jonadab, filho de Recab, na casa de Baal, e disse aos servos de Baal: Examinae, e vede bem, que porventura nenhum dos servos de Yahweh aqui haja comvosco, senão sómente os servos de Baal.
2Re 10:24 E, entrando elles a fazerem sacrificios e holocaustos, Jehu preparou da parte de fóra oitenta homens, e disse-lhes: Se escapar algum dos homens que eu entregar em vossas mãos, a vossa vida será pela vida d’elle.
2Re 10:25 E succedeu que, acabando de fazer o holocausto, disse Jehu aos da sua guarda, e aos capitães: Entrae, feri-os, não escape nenhum. E os feriram ao fio da espada; e os da guarda e os capitães os lançaram fóra, e se foram á cidade, á casa de Baal.
2Re 10:26 E tiraram as estatuas da casa de Baal, e as queimaram.
2Re 10:27 Tambem quebraram a estatua de Baal: e derrubaram a casa de Baal, e fizeram d’ella latrinas, até ao dia d’hoje.
2Re 10:28 E assim Jehu destruiu a Baal de Israel.
2Re 10:29 Porém não se apartou Jehu de seguir os peccados de Jeroboão, filho de Nebat, que fez peccar a Israel, a saber: dos bezerros d’oiro, que estavam em Bethel e em Dan.
2Re 10:30 Pelo que disseYahweh a Jehu: Porquanto bem obraste em fazer o que é recto aos meus olhos e, conforme tudo quanto eu tinha no meu coração, se fizesse á casa de Achab, teus filhos até á quarta geração se assentarão no throno de Israel.
2Re 10:31 Mas Jehu não teve cuidado de andar com todo o seu coração na lei deYahweh Deus de Israel, nem se apartou dos peccados de Jeroboão, que fez peccar a Israel.
2Re 10:32 N’aquelles dias começou Yahweh a diminuir os termos d’Israel; porque Hazael os feriu em todas as fronteiras d’Israel,
2Re 10:33 Desde o Jordão até ao nascente do sol, a toda a terra de Gilead; os gaditas, e os rubenitas, e os manassitas, desde Aroer, que está junto ao ribeiro d’Arnon, a saber, Gilead, e Basan.
2Re 10:34 Ora o mais dos successos de Jehu, e tudo quanto fez, e todo o seu poder, porventura não está escripto no livro das chronicas d’Israel?
2Re 10:35 E Jehu dormiu com seus paes, e o sepultaram em Samaria: e Joachaz, seu filho, reinou em seu logar.
2Re 10:36 E os dias que Jehu reinou sobre Israel em Samaria foram vinte e oito annos.
2Re 11:1 Vendo pois Athalia, mãe de Achazias, que seu filho era morto, levantou-se, e destruiu toda a semente real.
2Re 11:2 Mas Josebath, filha do rei Jorão, irmã de Achazias, tomou a Joás, filho de Achazias, e o furtou d’entre os filhos do rei, aos quaes matavam, e o poz, a elle e á sua ama na recamara, e o escondeu d’Athalia, e assim não o mataram.
2Re 11:3 E esteve com ella escondido na casa de Yahweh seis annos: e Athalia reinava sobre a terra.
2Re 11:4 E no setimo anno enviou Joiada, e tomou os centuriões, com os capitães, e com os da guarda, e os metteu comsigo na casa de Yahweh: e fez com elles um concerto e os ajuramentou na casa de Yahweh, e lhes mostrou o filho do rei.
2Re 11:5 E deu-lhes ordem, dizendo: Esta é a obra que vós haveis de fazer: uma terça parte de vós, que entra no sabbado, fará a guarda da casa do rei:
2Re 11:6 E outra terça parte estará á porta Sur; e a outra terça parte á porta detraz dos da guarda: assim fareis a guarda d’esta casa, affastando a todos.
2Re 11:7 E as duas partes de vós, a saber, todos os que saem no sabbado, farão a guarda da casa de Yahweh junto ao rei.
2Re 11:8 E rodeareis o rei, cada um com as suas armas nas mãos, e aquelle que entrar entre as fileiras o matarão; e vós estareis com o rei quando sair e quando entrar.
2Re 11:9 Fizeram pois os centuriões conforme tudo quanto ordenara o sacerdote Joiada, tomando cada um os seus homens, tanto aos que entravam no sabbado como aos que sahiam no sabbado; e vieram ao sacerdote Joiada.
2Re 11:10 E o sacerdote deu aos centuriões as lanças, e os escudos que haviam sido do rei David, que estavam na casa de Yahweh.
2Re 11:11 E os da guarda se pozeram, cada um com as armas na mão, desde o lado direito da casa até ao lado esquerdo da casa, da banda do altar, e da banda da casa, junto ao rei em redor.
2Re 11:12 Então elle tirou o filho do rei, e lhe poz a corôa, e lhe deu o testemunho; e o fizeram rei, e o ungiram, e bateram as mãos, e disseram: Viva o rei!
2Re 11:13 E Athalia, ouvindo a voz dos da guarda e do povo, entrou ao povo na casa de Yahweh.
2Re 11:14 E olhou, e eis que o rei estava junto á columna, conforme o costume, e os capitães e as trombetas junto ao rei, e todo o povo da terra estava alegre e tocava as trombetas: então Athalia rasgou os seus vestidos, e clamou: Traição! Traição!
2Re 11:15 Porém o sacerdote Joiada deu ordem aos centuriões que commandavam as tropas, e disse-lhes: Tirae-a para fóra das fileiras, e a quem a seguir matae-o á espada. Porque o sacerdote disse: Não a matem na casa de Yahweh.
2Re 11:16 E lançaram-lhe as mãos a ella, e foi pelo caminho da entrada dos cavallos á casa do rei, e ali a mataram.
2Re 11:17 E Joiada fez um concerto entre Yahweh e o rei e o povo, que seria o povo de Yahweh; como tambem entre o rei e o povo.
2Re 11:18 Então todo o povo da terra entrou na casa de Baal, e a derribaram, como tambem os seus altares, e as suas imagens totalmente quebraram, e a Mattan, sacerdote de Baal, mataram perante os altares: então o sacerdote poz officiaes sobre a casa de Yahweh.
2Re 11:19 E tomou os centuriões, e os capitães, e os da guarda, e todo o povo da terra: e conduziram da casa de Yahweh o rei, e vieram, pelo caminho da porta dos da guarda, á casa do rei, e se assentou no throno dos reis.
2Re 11:20 E todo o povo da terra se alegrou, e a cidade repousou, depois que mataram a Athalia á espada junto á casa do rei.
2Re 11:21 Era Joás da edade de sete annos quando o fizeram rei.
2Re 12:1 No anno setimo de Jehu começou a reinar Joás, e quarenta annos reinou em Jerusalem: e era o nome de sua mãe Zibia, de Berseba.
2Re 12:2 E fez Joás o que era recto aos olhos de Yahweh todos os dias em que o sacerdote Joiada o dirigia.
2Re 12:3 Tão sómente os altos se não tiraram: porque ainda o povo sacrificava e queimava incenso nos altos.
2Re 12:4 E disse Joás aos sacerdotes: Todo o dinheiro das coisas sanctas que se trouxer á casa de Yahweh, a saber, o dinheiro d’aquelle que passa o arrolamento, o dinheiro de cada uma das pessoas, segundo a sua avaliação, e todo o dinheiro que trouxer cada um voluntariamente para a casa de Yahweh,
2Re 12:5 Os sacerdotes o recebam, cada um dos seus conhecidos; e elles reparem as quebraduras da casa, segundo toda a quebradura que se achar n’ella.
2Re 12:6 Succedeu porém que, no anno vinte e tres do rei Joás, os sacerdotes ainda não tinham reparado as quebraduras da casa.
2Re 12:7 Então o rei Joás chamou o sacerdote Joiada e os mais sacerdotes, e lhes disse: Porque não reparaes as quebraduras da casa? Agora, pois, não tomeis mais dinheiro de vossos conhecidos, mas dae-o pelas quebraduras da casa.
2Re 12:8 E consentiram os sacerdotes em não tomarem mais dinheiro do povo, nem em repararem as quebraduras da casa.
2Re 12:9 Porem o sacerdote Joiada tomou uma arca, e fez um buraco na tampa; e a poz ao pé do altar, á mão direita dos que entravam na casa de Yahweh: e os sacerdotes que guardavam a entrada da porta mettiam ali todo o dinheiro que se trazia á casa de Yahweh.
2Re 12:10 Succedeu pois que, vendo elles que já havia muito dinheiro
na arca, o escrivão do rei subia com o summo sacerdote, e contavam e ensacavam o dinheiro que se achava na casa de Yahweh.
2Re 12:11 E o dinheiro, depois de pesado, davam nas mãos dos que faziam a obra, que tinham a seu cargo a casa de Yahweh: e elles o distribuiam aos carpinteiros, e aos edificadores que reparavam a casa de Yahweh;
2Re 12:12 Como tambem aos pedreiros e aos cabouqueiros, e para se comprar madeira e pedras de cantaria para repararem as quebraduras da casa de Yahweh, e para tudo quanto para a casa se dava para a repararem.
2Re 12:13 Todavia, do dinheiro que se trazia á casa de Yahweh não se faziam nem taças de prata, nem garfos, nem bacias, nem trombetas, nem nenhum vaso de oiro ou vaso de prata para a casa d Yahweh.
2Re 12:14 Porque o davam aos que faziam a obra, e reparavam com elle a casa de Yahweh.
2Re 12:15 Tambem não pediam contas aos homens em cujas mãos entregavam aquelle dinheiro, para o dar aos que faziam a obra, porque obravam com fidelidade.
2Re 12:16 Mas o dinheiro de sacrificio por delictos, e o dinheiro por sacrificio de peccados, se não trazia á casa de Yahweh; porém era para os sacerdotes.
2Re 12:17 Então subiu Hazael, rei da Syria, e pelejou contra Gath, e a tomou: depois Hazael fez rosto a marchar contra Jerusalem.
2Re 12:18 Porém Joás, rei de Judah, tomou todas as coisas sanctas que Josaphat, e Jorão, e Achazias, seus paes, reis de Judah, consagraram, como tambem todo o oiro que se achou nos thesouros da casa de Yahweh e na casa do rei: e o mandou a Hazael, rei da Syria; e então se retirou de Jerusalem.
2Re 12:19 Ora o mais dos successos de Joás, e tudo quanto fez mais, porventura não está escripto no livro das chronicas dos reis de Judah?
2Re 12:20 E levantaram-se os seus servos, e conspiraram contra elle: e feriram a Joás na casa de Millo, que desce para Silla.
2Re 12:21 Porque Jozacar, filho de Simeath, e Jozabad, filho de Somer, seus servos, o feriram, e morreu, e o sepultaram com seus paes na cidade de David: e Amasias, seu filho, reinou em seu logar.
2Re 13:1 No anno vinte e tres de Joás, filho d’Achazias, rei de Judah, começou a reinar Joachaz, filho de Jehu, sobre Israel, em Samaria, e reinou dezesete annos.
2Re 13:2 E fez o que parecia mal aos olhos de Yahweh; porque seguiu os peccados de Jeroboão, filho de Nebat, que fez peccar a Israel; não se apartou d’elles.
2Re 13:3 Pelo que a ira de Yahweh se accendeu contra Israel: e deu-os na mão de Hazael, rei da Syria, e na mão de Ben-hadad, filho de Hazael, todos aquelles dias.
2Re 13:4 Porém Joachaz supplicou diante da face de Yahweh: e Yahweh o ouviu; pois viu a oppressão de Israel, porque os opprimia o rei da Syria.
2Re 13:5 E Yahweh deu um salvador a Israel, e sairam de debaixo das mãos dos syros: e os filhos de Israel habitaram nas suas tendas, como d’antes.
2Re 13:6 (Comtudo não se apartaram dos peccados da casa de Jeroboão, que fez peccar a Israel; porém elle andou n’elles: e tambem o bosque ficou em pé em Samaria.)
2Re 13:7 Porque não deixou a Joachaz mais povo, senão só cincoenta cavalleiros, e dez carros, e dez mil homens de pé: porquanto o rei da Syria os tinha destruido e os tinha feito como o pó, trilhando-os.
2Re 13:8 Ora o mais dos successos de Joachaz, e tudo quanto fez mais, e o seu poder, porventura não está escripto no livro das chronicas dos reis de Israel?
2Re 13:9 E Joachaz dormiu com seus paes, e o sepultaram em Samaria: e Jehoás, seu filho, reinou em seu logar.
2Re 13:10 No anno trinta e sete de Joás, rei de Judah, começou a reinar Jehoás, filho de Joachaz, sobre Israel, em Samaria, e reinou dezeseis annos.
2Re 13:11 E fez o que parecia mal aos olhos de Yahweh: não se apartou de nenhum dos peccados de Jeroboão, filho de Nebat, que fez peccar a Israel, porém andou n’elles.
2Re 13:12 Ora o mais dos successos de Jehoás, e tudo quanto fez mais, e o seu poder, com que pelejou contra Amasias, rei de Judah, porventura não está escripto no livro das chronicas dos reis de Israel?
2Re 13:13 E Jehoás dormiu com seus paes, e Jeroboão se assentou no seu throno: e Jehoás foi sepultado em Samaria, junto aos reis de Israel.
2Re 13:14 E Eliseo estava doente da sua doença de que morreu: e Jehoás, rei de Israel, desceu a elle, e chorou sobre o seu rosto, e disse: Meu pae, meu pae, o carro de Israel, e seus cavalleiros!
2Re 13:15 E Eliseo lhe disse: Toma um arco e frechas. E tomou um arco e frechas.
2Re 13:16 Então disse ao rei de Israel: Põe a tua mão sobre o arco. E poz sobre elle a sua mão; e Eliseo poz as suas mãos sobre as mãos do rei.
2Re 13:17 E disse: Abre a janella para o oriente. E abriu-a. Então disse Eliseo: Atira. E atirou; e disse: A frecha do livramento de Yahweh é a frecha do livramento contra os syros; porque ferirás os syros em Afek, até os consumir.
2Re 13:18 Disse mais: Toma as frechas. E tomou-as. Então disse ao rei de Israel: Fere a terra. E feriu-a tres vezes, e cessou.
2Re 13:19 Então o homem de Deus se indignou muito contra elle, e disse: Cinco ou seis vezes a deverias ter ferido: então feririas os syros até os consumir: porém agora só tres vezes ferirás os syros
2Re 13:20 Depois morreu Eliseo, e o sepultaram. Ora as tropas dos moabitas invadiram a terra á entrada do anno.
2Re 13:21 E succedeu que, enterrando elles um homem, eis que viram uma tropa, e lançaram o homem na sepultura de Eliseo: e, caindo n’ella o homem, e tocando os ossos de Eliseo, reviveu, e se levantou sobre os seus pés.
2Re 13:22 E Hazael, rei da Syria, opprimiu a Israel todos os dias de Jehoás.
2Re 13:23 Porém Yahweh teve misericordia d’elles, e se compadeceu d’elles, e tornou para elles, por amor do seu concerto em Abrahão, Isaac e Jacob: e não os quiz destruir, e não os lançou ainda da sua presença.
2Re 13:24 E morreu Hazael, rei da Syria: e Ben-hadad, seu filho, reinou em seu logar.
2Re 13:25 E Jehoás, filho de Joachaz, tornou a tomar as cidades das mãos de Ben-hadad, que elle tinha tomado das mãos de Joachaz, seu pae, na guerra: tres vezes Jehoás o feriu, e recuperou as cidades de Israel.
2Re 14:1 No segundo anno de Jehoás, filho de Joachaz, rei de Israel, começou a reinar Amasias, filho de Joás, rei de Judah.
2Re 14:2 Tinha vinte e cinco annos quando começou a reinar, e vinte e nove annos reinou em Jerusalem. E era o nome de sua mãe Joaddan, de Jerusalem.
2Re 14:3 E fez o que era recto aos olhos deYahweh, ainda que não como seu pae David: fez porém conforme tudo o que fizera Joás seu pae.
2Re 14:4 Tão sómente os altos se não tiraram; porque ainda o povo sacrificava e queimava incenso nos altos.
2Re 14:5 Succedeu pois que, sendo já o reino confirmado na sua mão, matou os seus servos que tinham morto o rei seu pae.
2Re 14:6 Porém os filhos dos matadores não matou, como está escripto no livro da lei de Moysés, no qual Yahweh deu ordem, dizendo: Não matarão os paes por causa dos filhos, e os filhos não matarão por causa dos paes; mas cada um será morto pelo seu peccado.
2Re 14:7 Este feriu a dez mil edomitas no valle do Sal, e tomou a Sela na guerra: e chamou o seu nome Jocteel, até ao dia d’hoje.
2Re 14:8 Então Amasias, enviou mensageiros a Jehoás, filho de Joachaz, filho de Jehu, rei de Israel, dizendo: Vem, vejamo-nos cara a cara.
2Re 14:9 Porém Jehoás, rei de Israel, enviou a Amasias, rei de Judah, dizendo: O cardo que está no Libano enviou ao cedro que está no Libano, dizendo: Dá tua filha por mulher a meu filho: mas os animaes do campo, que eram no Libano, passaram e pizaram o cardo.
2Re 14:10 Na verdade feriste os moabitas, e o teu coração se ensoberbeceu: gloria-te d’isso, e fica em tua casa; e porque te entremetterias no mal, para caires tu, e Judah comtigo?
2Re 14:11 Mas Amasias não o ouviu: e subiu Jehoás, rei de Israel, e Amasias, rei de Judah, e viram-se cara a cara, em Beth-semes, que está em Judah.
2Re 14:12 E Judah foi ferido diante de Israel, e fugiu cada um para as suas tendas.
2Re 14:13 E Jehoás, rei de Israel, tomou a Amasias, rei de Judah, filho de Joás, filho de Achazias, em Beth-semes: e veiu a Jerusalem, e rompeu o muro de Jerusalem, desde a porta de Ephraim até á porta da esquina, quatrocentos covados.
2Re 14:14 E tomou todo o oiro e a prata, e todos os vasos que se acharam na casa deYahweh e nos thesouros da casa do rei, como tambem os refens: e voltou para Samaria.
2Re 14:15 Ora o mais dos successos de Jehoás, o que fez, e o seu poder, e como pelejou contra Amasias, rei de Judah, porventura não está escripto no livro das chronicas dos reis d’Israel?
2Re 14:16 E dormiu Jehoás com seus paes, e foi sepultado em Samaria, junto aos reis d’Israel: e Jeroboão, seu filho, reinou em seu logar.
2Re 14:17 E viveu Amasias, filho de Jehoás, rei de Judah, depois da morte de Jehoás, filho de Joachaz, rei d’Israel, quinze annos.
2Re 14:18 Ora o mais dos successos de Amasias, porventura não está escripto no livro das chronicas dos reis de Judah?
2Re 14:19 E conspiraram contra elle em Jerusalem, e fugiu para Lachis; porém enviaram após elle até Lachis, e o mataram ali.
2Re 14:20 E o trouxeram em cima de cavallos: e o sepultaram em Jerusalem, junto a seus paes, na cidade de David.
2Re 14:21 E todo o povo de Judah tomou a Azarias, que já era de dezeseis annos, e o fizeram rei em logar de Amasias, seu pae.
2Re 14:22 Este edificou a Elath, e a restituiu a Judah, depois que o rei dormiu com seus paes.
2Re 14:23 No decimo quinto anno de Amasias, filho de Joás, rei de Judah, começou a reinar em Samaria, Jeroboão, filho de Jehoás rei de Israel e reinou quarenta e um annos.
2Re 14:24 E fez o que parecia mal aos olhos deYahweh: nunca se apartou de nenhum dos peccados de Jeroboão, filho de Nebat, que fez peccar a Israel.
2Re 14:25 Tambem este restituiu os termos d’Israel, desde a entrada de Hamath até ao mar da planicie:
conforme a palavra de Yahweh, Deus d’Israel, a qual fallara pelo ministerio de seu servo Jonas, filho do propheta Amithai, o qual era de Gath-hepher.
2Re 14:26 Porque viu Yahweh que a miseria d’Israel era mui amarga, e que nem havia encerrado, nem desamparado, nem quem ajudasse a Israel.
2Re 14:27 E ainda não fallara Yahweh em apagar o nome d’Israel de debaixo do céu; porém os livrou por mão de Jeroboão, filho de Joás
2Re 14:28 Ora o mais dos successos de Jeroboão, tudo quanto fez, e seu poder, como pelejou, e como restituiu a Damasco e a Hamath, pertencentes a Judah, sendo rei em Israel, porventura não está escripto no livro das chronicas de Israel?
2Re 14:29 E Jeroboão dormiu com seus paes, com os reis de Israel: e Zacharias, seu filho, reinou em seu logar.
2Re 15:1 No anno vinte e sete de Jeroboão, rei d’Israel, começou a reinar Azarias, filho d’Amasias, rei de Judah.
2Re 15:2 Tinha dezeseis annos quando começou a reinar, e cincoenta e dois annos reinou em Jerusalem: e era o nome de sua mãe Jecolia, de Jerusalem.
2Re 15:3 E fez o que era recto aos olhos deYahweh, conforme tudo o que fizera Amasias, seu pae.
2Re 15:4 Tão sómente os altos se não tiraram: porque ainda o povo sacrificava e queimava incenso nos altos.
2Re 15:5 E Yahweh feriu o rei, e ficou leproso até ao dia da sua morte; e habitou n’uma casa separada: porém Jothão, filho do rei, tinha o cargo da casa, julgando o povo da terra.
2Re 15:6 Ora o mais dos successos de Azarias, e tudo o que fez, porventura não está escripto no livro das chronicas dos reis de Judah?
2Re 15:7 E Azarias dormiu com seus paes, e o sepultaram junto a seus paes, na cidade de David: e Jothão, seu filho, reinou em seu logar.
2Re 15:8 No anno trinta e oito d’Azarias, rei de Judah, reinou Zacharias, filho de Jeroboão, sobre Israel, em Samaria, seis mezes.
2Re 15:9 E fez o que parecia mal aos olhos deYahweh, como tinham feito seus paes; nunca se apartou dos peccados de Jeroboão, filho de Nebat, que fez peccar a Israel.
2Re 15:10 E Sallum, filho de Jabés, conspirou contra elle e o feriu diante do povo, e o matou; e reinou em seu logar.
2Re 15:11 Ora o mais dos successos de Zacharias, eis que está escripto no livro das chronicas dos reis de Israel.
2Re 15:12 Esta foi a palavra deYahweh, que fallou a Jehu, dizendo: Teus filhos, até á quarta geração, se assentarão sobre o throno d’Israel. E assim foi.
2Re 15:13 Sallum, filho de Jabés, começou a reinar no anno trinta e nove de Uzias, rei de Judah: e reinou um mez inteiro em Samaria.
2Re 15:14 Porque Menahem, filho de Gadi, subiu de Tirza, e veiu a Samaria; e feriu a Sallum, filho de Jabés, em Samaria, e o matou, e reinou em seu logar.
2Re 15:15 Ora o mais dos successos de Sallum, e a conspiração que fez, eis que está escripto no livro das chronicas dos reis d’Israel.
2Re 15:16 Então Menahem feriu a Tiphsah, e a todos os que n’ella havia, como tambem a seus termos desde Tirza, porque não lhe tinham aberto; e os feriu pois, e a todas as mulheres gravidas fendeu pelo meio.
2Re 15:17 Desde o anno trinta e nove de Azarias, rei de Judah, Menahem, filho de Gadi, começou a reinar sobre Israel, e reinou dez annos em Samaria.
2Re 15:18 E fez o que parecia mal aos olhos deYahweh: todos os seus dias se não apartou dos peccados de Jeroboão, filho de Nebat, que fez peccar a Israel.
2Re 15:19 Então veiu Pul, rei d’Assyria, contra a terra: e Menahem deu a Pul mil talentos de prata, para que a sua mão fosse com elle, a fim de firmar o reino na sua mão.
2Re 15:20 E Menahem tirou este dinheiro d’Israel, de todos os poderosos e ricos, para o dar ao rei da Assyria, por cada homem cincoenta siclos de prata: assim voltou o rei d’Assyria, e não ficou ali na terra.
2Re 15:21 Ora o mais dos successos de Menahem, e tudo quanto fez, porventura não está escripto no livro das chronicas dos reis d’Israel?
2Re 15:22 E Menahem dormiu com seus paes: e Pekaia, seu filho, reinou em seu logar.
2Re 15:23 No anno cincoenta de Azarias, rei de Judah, começou a reinar Pekaia, filho de Menahem, e reinou sobre Israel, em Samaria, dois annos.
2Re 15:24 E fez o que parecia mal aos olhos de Yahweh: nunca se apartou dos peccados de Jeroboão, filho de Nebat, que fez peccar a Israel.
2Re 15:25 E Peka, filho de Remalias, seu capitão, conspirou contra elle, e o feriu em Samaria, no paço da casa do rei, juntamente com Argob e com Arieh, e com elle cincoenta homens dos filhos dos gileaditas: e o matou, e reinou em seu logar.
2Re 15:26 Ora o mais dos successos de Pekaia, e tudo quanto fez, eis que está escripto no livro das chronicas dos reis d’Israel.
2Re 15:27 No anno cincoenta e dois de Azarias, rei de Judah, começou a reinar Peka, filho de Remalias, e reinou sobre Israel, em Samaria, vinte annos.
2Re 15:28 E fez o que parecia mal aos olhos deYahweh: nunca se apartou dos peccados de Jeroboão, filho de Nebat, que fez peccar a Israel.
2Re 15:29 Nos dias de Peka, rei de Israel, veiu Tiglath-pileser, rei d’Assyria, e tomou a Ijon, e a Abel-beth-maaca, e a Janoah, e a Kedes, e a Hasor, e a Gilead, e a Galilea, e a toda a terra de Naphtali, e os levou a Assyria.
2Re 15:30 E Hoseas, filho de Ela, conspirou contra Peka, filho de Remalias, e o feriu, e o matou, e reinou em seu logar, no vigesimo anno de Jothão, filho de Uzias.
2Re 15:31 Ora o mais dos successos de Peka, e tudo quanto fez, eis que está escripto no livro das chronicas dos reis d’Israel.
2Re 15:32 No anno segundo de Peka, filho de Remalias, rei d’Israel, começou a reinar Jothão, filho de Uzias, rei de Judah.
2Re 15:33 Tinha vinte e cinco annos de edade quando começou a reinar, e reinou dezeseis annos em Jerusalem: e era o nome de sua mãe Jerusa, filha de Zadok.
2Re 15:34 E fez o que era recto aos olhos deYahweh: fez conforme tudo quanto fizera seu pae Uzias.
2Re 15:35 Tão sómente os altos se não tiraram; porque ainda o povo sacrificava e queimava incenso nos altos: este edificou a porta alta da casa deYahweh.
2Re 15:36 Ora o mais dos successos de Jothão, e tudo quanto fez, porventura não está escripto no livro das chronicas dos reis de Judah?
2Re 15:37 N’aquelles dias começou Yahweh a enviar contra Judah, a Resin, rei da Syria, e a Peka, filho de Remalias.
2Re 15:38 E Jothão dormiu com seus paes, e foi sepultado junto a seus paes, na cidade de David, seu pae: e Achaz, seu filho, reinou em seu logar.
2Re 16:1 No anno dezesete de Peka, filho de Remalias, começou a reinar Achaz, filho de Jothão, rei de Judah.
2Re 16:2 Tinha Achaz vinte annos de edade quando começou a reinar, e reinou dezeseis annos em Jerusalem, e não fez o que era recto aos olhos deYahweh seu Deus, como David, seu pae.
2Re 16:3 Porque andou no caminho dos reis de Israel: e até a seu filho fez passar pelo fogo, segundo as abominações dos gentios que Yahweh lançára fóra de diante dos filhos de Israel.
2Re 16:4 Tambem sacrificou, e queimou incenso nos altos e nos outeiros, como tambem debaixo de todo o arvoredo.
2Re 16:5 Então subiu Resin, rei da Syria, com Peka, filho de Remalias, rei de Israel, a Jerusalem, á peleja; e cercaram a Achaz, porém não o poderam vencer.
2Re 16:6 N’aquelle mesmo tempo Resin, rei da Syria, restituiu Elath á Syria, e lançou fóra de Elath os judeus: e os syros vieram a Elath, e habitaram ali até ao dia d’hoje.
2Re 16:7 E Achaz enviou mensageiros a Tiglath-pileser, rei da Assyria, dizendo: Eu sou teu servo e teu filho; sobe, e livra-me das mãos do rei da Syria, e das mãos do rei de Israel, que se levantam contra mim.
2Re 16:8 E tomou Achaz a prata e o oiro que se achou na casa deYahweh e nos thesouros da casa do rei, e mandou um presente ao rei da Assyria.
2Re 16:9 E o rei da Assyria lhe deu ouvidos; pois o rei da Assyria subiu contra Damasco, e tomou-a, e levou-os presos a Kir, e matou a Resin.
2Re 16:10 Então o rei Achaz foi a Damasco, a encontrar-se com Tiglath-pileser, rei da Assyria, e, vendo um altar que estava em Damasco, o rei Achaz enviou ao sacerdote Urias a similhança do altar, e o modelo, conforme toda a sua feição.
2Re 16:11 E Urias, o sacerdote, edificou um altar conforme tudo o que o rei Achaz tinha ordenado de Damasco; assim o fez o sacerdote Urias, entretanto que o rei Achaz viesse de Damasco.
2Re 16:12 Vindo pois o rei de Damasco, o rei viu o altar; e o rei se chegou ao altar, e sacrificou n’elle.
2Re 16:13 E queimou o seu holocausto, e a sua offerta de manjares, e derramou a sua libação: e espargiu o sangue dos seus sacrificios pacificos n’aquelle altar.
2Re 16:14 Porém o altar de cobre, que estava perante Yahweh, tirou de diante da casa, de entre o seu altar e a casa deYahweh, e pôl-o ao lado do seu altar, da banda do norte.
2Re 16:15 E o rei Achaz mandou a Urias o sacerdote, dizendo: No grande altar queima o holocausto de pela manhã, como tambem a offerta de manjares de noite, e o holocausto do rei, e a sua offerta de manjares, e o holocausto de todo o povo da terra, a sua offerta de manjares, e as suas offertas de bebida e todo o sangue dos holocaustos, e todo o sangue dos sacrificios espargirás n’elle; porém o altar de cobre será para mim, para inquirir d’elle.
2Re 16:16 E fez Urias, o sacerdote, conforme tudo quanto o rei Achaz lhe ordenara.
2Re 16:17 E o rei Achaz cortou as cintas das bases, e de cima d’ellas tomou a pia, e o mar tirou de sobre os bois de cobre, que estavam debaixo d’elle, e pôl-o sobre um soalho de pedra.
2Re 16:18 Tambem a coberta do sabbado, que edificaram na casa, e a entrada de fóra do rei, retirou da casa deYahweh, por causa do rei da Assyria.
2Re 16:19 Ora o mais dos successos de Achaz, e o que fez, porventura não está escripto no livro das chronicas dos reis de Judah?
2Re 16:20 E dormiu Achaz com seus paes, e foi sepultado junto a seus paes, na cidade de David: e Ezequias,
seu filho, reinou em seu logar.
2Re 17:1 No anno duodecimo de Achaz, rei de Judah, começou a reinar Hoseas, filho de Ela, e reinou sobre Israel, em Samaria, nove annos.
2Re 17:2 E fez o que parecia mal aos olhos deYahweh, comtudo não como os reis de Israel que foram antes d’elle.
2Re 17:3 Contra elle subiu Salmanasar, rei da Assyria: e Hoseas ficou sendo servo d’elle, e pagava-lhe presentes.
2Re 17:4 Porém o rei da Assyria achou em Hoseas conspiração; porque enviara mensageiros a So, rei do Egypto, e não pagava presentes ao rei da Assyria cada anno, como d’antes: então o rei d’Assyria o encerrou e aprisionou na casa do carcere.
2Re 17:5 Porque o rei da Assyria subiu por toda a terra, e veiu até Samaria, e a cercou tres annos.
2Re 17:6 No anno nono de Hoseas, o rei da Assyria tomou a Samaria, e transportou a Israel para a Assyria: e fel-os habitar em Halah, e em Habor, junto ao rio de Gozan, e nas cidades dos medos.
2Re 17:7 Porque succedeu, que os filhos de Israel peccaram contra Yahweh seu Deus, que os fizera subir da terra do Egypto, de debaixo da mão de Pharaó, rei do Egypto; e temeram a outros deuses,
2Re 17:8 E andaram nos estatutos das nações que Yahweh lançara fóra de diante dos filhos de Israel, e nos dos reis de Israel, que elles fizeram.
2Re 17:9 E os filhos de Israel fizeram secretamente coisas que não eram rectas, contra Yahweh seu Deus; e edificaram altos em todas as suas cidades, desde a torre das atalaias até á cidade forte.
2Re 17:10 E levantaram estatuas e imagens do bosque, em todos os altos outeiros, e debaixo de todas as arvores verdes.
2Re 17:11 E queimaram ali incenso em todos os altos, como as nações, que Yahweh transportara de diante d’elles: e fizeram coisas ruins, para provocarem á ira Yahweh.
2Re 17:12 E serviram os idolos, dos quaes Yahweh lhes disséra: Não fareis estas coisas.
2Re 17:13 E Yahweh protestou a Israel e a Judah, pelo ministerio de todos os prophetas e de todos os videntes, dizendo: Converte-os de vossos maus caminhos, e guardae os meus mandamentos e os meus estatutos, conforme toda a lei que ordenei a vossos paes e que eu vos enviei pelo ministerio de meus servos, os prophetas.
2Re 17:14 Porém não deram ouvidos; antes endureceram a sua cerviz, como a cerviz de seus paes, que não creram em Yahweh seu Deus.
2Re 17:15 E rejeitaram os seus estatutos, e o seu concerto, que fizera com seus paes, como tambem os seus testemunhos, com que protestara contra elle: e andaram após a vaidade, e ficaram vãos; como tambem após as nações, que estavam em roda d’elles, das quaes Yahweh lhes tinha ordenado que não fizessem como ellas
2Re 17:16 E deixaram todos os mandamentos deYahweh seu Deus, e fizeram imagens de fundição, dois bezerros: e fizeram um idolo do bosque, e se prostraram perante todo o exercito do céu, e serviram a Baal.
2Re 17:17 Tambem fizeram passar pelo fogo a seus filhos e suas filhas, e deram-se a adivinhações, e criam em agouros; e venderam-se para fazer o que parecia mal aos olhos deYahweh, para o provocarem á ira.
2Re 17:18 Pelo que Yahweh muito se indignou sobre Israel, e os tirou de diante da sua face: nada mais ficou, senão só a tribu de Judah.
2Re 17:19 Até Judah não guardou os mandamentos deYahweh seu Deus; antes andaram nos estatutos de Israel, que elles fizeram.
2Re 17:20 Pelo que Yahweh rejeitou a toda a semente de Israel, e os opprimiu, e os deu nas mãos dos despojadores, até que os tirou de diante da sua presença.
2Re 17:21 Porque rasgou a Israel da casa de David, e fizeram rei a Jeroboão, filho de Nebat: e Jeroboão apartou a Israel de após Yahweh , e os fez peccar um grande peccado.
2Re 17:22 Assim andaram os filhos de Israel em todos os peccados de Jeroboão, que tinha feito: nunca se apartaram d’elles.
2Re 17:23 Até que Yahweh tirou a Israel de diante da sua presença, como fallara pelo ministerio de todos os seus servos, os prophetas: assim foi Israel transportado da sua terra a Assyria até ao dia de hoje.
2Re 17:24 E o rei da Assyria trouxe gente de Babel, e de Cutha, e de Ava, e de Hamath e Sefarvaim, e a fez habitar nas cidades de Samaria, em logar dos filhos d’Israel: e tomaram a Samaria em herança, e habitaram nas suas cidades.
2Re 17:25 E succedeu que, no principio da sua habitação ali, não temeram a Yahweh: e mandou entre elles Yahweh leões, que mataram a alguns d’elles.
2Re 17:26 Pelo que fallaram ao rei da Assyria, dizendo: A gente que transportaste, e fizeste habitar nas cidades de Samaria, não sabe o costume do Deus da terra: pelo que mandou leões entre ellas, e eis que os matam, porquanto não sabem o culto do Deus da terra.
2Re 17:27 Então o rei d’Assyria mandou dizer: Levae ali um dos sacerdotes que transportastes de lá; e vão-se, e habitem lá: e elle lhes ensine o costume do Deus da terra.
2Re 17:28 Veiu pois um dos sacerdotes que transportaram de Samaria, e habitou em Bethel, e lhes ensinou como deviam temer aYahweh.
2Re 17:29 Porém cada nação fez os seus deuses, e os pozeram nas casas dos altos que os samaritanos fizeram, cada nação nas suas cidades, nas quaes habitavam.
2Re 17:30 E os de Babel fizeram Succoth-*benoth; e os de Cutha fizeram Nergal; e os de Hamath fizeram Asima.
2Re 17:31 E os aveos fizeram Nibha e Tartak: e os sepharvitas queimavam seus filhos a fogo, a Adram-melech, e a Anam-melech, deuses de Sepharvaim.
2Re 17:32 Tambem temiam a Yahweh: e dos mais baixos se fizeram sacerdotes dos logares altos, os quaes lhes faziam o ministerio nas casas dos logares altos.
2Re 17:33 Assim que aYahweh temiam, e tambem a seus deuses serviam, segundo o costume das nações d’entre as quaes transportaram aquellas.
2Re 17:34 Até ao dia de hoje fazem segundo os primeiros costumes: não temem aYahweh, nem fazem segundo os seus estatutos, e segundo as suas ordenanças, e segundo a lei, e segundo o mandamento queYahweh ordenou aos filhos de Jacob, a quem deu o nome d’Israel.
2Re 17:35 Comtudo Yahweh tinha feito um concerto com elles, e lhes ordenara, dizendo: Não temereis a outros deuses, nem vos inclinareis diante d’elles, nem os servireis, nem lhes sacrificareis.
2Re 17:36 Mas Yahweh, que vos fez subir da terra do Egypto com grande força e com braço estendido, a este temereis, e a elle vos inclinareis, e a elle sacrificareis.
2Re 17:37 E os estatutos, e as ordenanças, e a lei, e o mandamento, que vos escreveu, tereis cuidado de fazer todos os dias: e não temereis a outros deuses.
2Re 17:38 E do concerto que fiz comvosco vos não esquecereis: e não temereis a outros deuses.
2Re 17:39 Mas aYahweh vosso Deus temereis, e elle vos livrará das mãos de todos os vossos inimigos.
2Re 17:40 Porém elles não ouviram; antes fizeram segundo o seu primeiro costume.
2Re 17:41 Assim estas nações temiam aYahweh e serviam as suas imagens de esculptura: tambem seus filhos, e os filhos de seus filhos, como fizeram seus paes, assim fazem elles até ao dia de hoje.
2Re 18:1 E succedeu que, no terceiro anno de Hoseas, filho de Ela, rei de Israel, começou a reinar Ezequias, filho de Achaz, rei de Judah.
2Re 18:2 Tinha vinte e cinco annos de edade quando começou a reinar, e vinte e nove annos reinou em Jerusalem: e era o nome de sua mãe Abi, filha de Zacharias.
2Re 18:3 E fez o que era recto aos olhos deYahweh, conforme tudo o que fizera David, seu pae.
2Re 18:4 Este tirou os altos, e quebrou as estatuas, e deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moysés fizera; porquanto até áquelle dia os filhos d’Israel lhe queimavam incenso, e lhe chamaram Nehustan.
2Re 18:5 Em Yahweh Deus d’Israel confiou, de maneira que depois d’elle não houve seu similhante entre todos os reis de Judah, nem entre os que foram antes d’elle.
2Re 18:6 Porque se chegou aYahweh, não se apartou de após elle, e guardou os mandamentos que Yahweh tinha dado a Moysés.
2Re 18:7 Assim foi Yahweh com elle; para onde quer que saiu se conduzia com prudencia: e se rebellou contra o rei da Assyria, e não o serviu.
2Re 18:8 Elle feriu os philisteos até Gaza, como tambem os termos d’ella, desde a torre dos atalaias até á cidade forte.
2Re 18:9 E succedeu, no quarto anno do rei Ezequias (que era o setimo anno de Hoseas, filho de Ela, rei d’Israel), que Salmanasar, rei d’Assyria, subiu contra Samaria, e a cercou.
2Re 18:10 E a tomaram ao fim de tres annos, no anno sexto d’Ezequias, que era o anno nono de Hoseas, rei d’Israel, quando tomaram Samaria.
2Re 18:11 E o rei d’Assyria transportou a Israel para a Assyria: e os fez levar a Halah e a Habor, junto ao rio de Gozan, e ás cidades dos medos;
2Re 18:12 Porquanto não obedeceram á voz deYahweh seu Deus, antes traspassaram o seu concerto; e tudo quanto Moysés, servo deYahweh, tinha ordenado, nem o ouviram nem o fizeram.
2Re 18:13 Porém no anno decimo quarto do rei Ezequias subiu Sanherib, rei d’Assyria, contra todas as cidades fortes de Judah, e as tomou.
2Re 18:14 Então Ezequias, rei de Judah, enviou ao rei d’Assyria, a Lachis, dizendo: Pequei; torna-te de mim; tudo o que me impozeres levarei. Então o rei d’Assyria impoz a Ezequias, rei de Judah, trezentos talentos de prata e trinta talentos de oiro.
2Re 18:15 Assim deu Ezequias toda a prata que se achou na casa deYahweh e nos thesouros da casa do rei.
2Re 18:16 N’aquelle tempo cortou Ezequias o oiro das portas do templo de Yahweh, e das hombreiras, de que Ezequias, rei de Judah, as cobrira, e o deu ao rei d’Assyria.
2Re 18:17 Comtudo enviou o rei d’Assyria a Tartan, e a Rabsaris, e a Rabsaké, de Lachis, com um grande exercito ao rei Ezequias, a Jerusalem: e subiram, e vieram a Jerusalem; e, subindo e vindo elle, pararam ao pé do aqueducto da piscina superior, que está junto ao caminho do campo do lavandeiro.
2Re 18:18 E chamaram o rei, e saiu a elles
Eliakim, filho de Hilkias, o mordomo, e Sebna, o escrivão, e Joah, filho d’Asaph, o chanceler.
2Re 18:19 E Rabsaké lhes disse: Ora dizei a Ezequias: Assim diz o grande rei, o rei d’Assyria: Que confiança é esta em que confias?
2Re 18:20 Dizes tu (porém palavra de beiços é): Ha conselho e poder para a guerra. Em quem pois agora confias, que contra mim te rebellas?
2Re 18:21 Eis que agora tu confias n’aquelle bordão de cana quebrada, no Egypto, no qual, se alguem se encostar, entrar-lhe-ha pela mão e lh’a furará: assim é Pharaó, rei do Egypto, para com todos os que n’elle confiam.
2Re 18:22 Se porém me disserdes: Em Yahweh nosso Deus confiamos: porventura não é este aquelle cujos altos e cujos altares Ezequias tirou, e disse a Judah e a Jerusalem: Perante este altar vos inclinareis em Jerusalem?
2Re 18:23 Ora pois dá agora refens ao meu senhor, o rei da Assyria, e dar-te-hei dois mil cavallos, se tu poderes dar cavalleiros para elles.
2Re 18:24 Como pois farias virar o rosto d’um só principe dos menores servos de meu senhor? Porém tu confias no Egypto, por causa dos carros e cavalleiros.
2Re 18:25 Agora pois subi eu porventura sem Yahweh contra este logar, para o destruir? Yahweh me disse: Sobe contra esta terra, e destroe-a.
2Re 18:26 Então disse Eliakim, filho de Hilkias, e Sebna, e Joah, a Rabsaké: Rogamos-te que falles aos teus servos em syriaco; porque bem o entendemos; e não nos falles em judaico, aos ouvidos do povo que está em cima do muro.
2Re 18:27 Porém Rabsaké lhes disse: Porventura mandou-me meu senhor só a teu senhor e a ti, para fallar estas palavras? e não antes aos homens, que estão sentados em cima do muro, para que juntamente comvosco comam o seu esterco e bebam a sua urina?
2Re 18:28 Rabsaké pois se poz em pé, e clamou em alta voz em judaico, e fallou, e disse: Ouvi a palavra do grande rei, do rei da Assyria.
2Re 18:29 Assim diz o rei: Não vos engane Ezequias; porque não vos poderá livrar da sua mão;
2Re 18:30 Nem tão pouco vos faça Ezequias confiar em Yahweh, dizendo: Certamente nos livrará Yahweh, e esta cidade não será entregue na mão do rei da Assyria.
2Re 18:31 Não deis ouvidos a Ezequias; porque assim diz o rei da Assyria: Contratae comigo por presentes, e sahi a mim, e coma cada um da sua vide, e da sua figueira, e beba cada um a agua da sua cisterna,
2Re 18:32 Até que eu venha, e vos leve para uma terra como a vossa, terra de trigo e de mosto, terra de pão e de vinhas, terra de oliveiras, de azeite, e de mel; e assim vivereis, e não morrereis: e não deis ouvidos a Ezequias; porque vos incita, dizendo: Yahweh nos livrará.
2Re 18:33 Porventura os deuses das nações poderam livrar, cada um a sua terra, das mãos do rei da Assyria?
2Re 18:34 Que é feito dos deuses de Hamath e de Arpad? Que é feito dos deuses de Sepharvaim, Hena e Iva? porventura livraram a Samaria da minha mão?
2Re 18:35 Quaes são elles, d’entre todos os deuses das terras, que livraram a sua terra da minha mão? para que Yahweh livrasse a Jerusalem da minha mão?
2Re 18:36 Porém calou-se o povo, e não lhe respondeu uma só palavra; porque mandado do rei havia, dizendo: Não lhe respondereis.
2Re 18:37 Então Eliakim, filho d’Hilkias, o mordomo, e Sebna, o escrivão, e Joah, filho de Asaph, o chanceler, vieram a Ezequias com os vestidos rasgados, e lhe fizeram saber as palavras de Rabsaké.
2Re 19:1 E aconteceu que Ezequias, tendo-o ouvido, rasgou os seus vestidos, e se cubriu de sacco, e entrou na casa de Yahweh.
2Re 19:2 Então enviou a Eliakim, o mordomo, e a Sebna, o escrivão, e os anciãos dos sacerdotes, cobertos de saccos, ao propheta Isaias, filho de Amós.
2Re 19:3 E disseram-lhe: Assim diz Ezequias: Este dia é dia de angustia, e de vituperação, e de blasphemia; porque os filhos chegaram ao parto, e não ha força para parir.
2Re 19:4 Bem pode ser que Yahweh teu Deus ouça todas as palavras de Rabsaké, a quem enviou o seu senhor, o rei da Assyria, para affrontar o Deus vivo, e para vituperal-o com as palavras que Yahweh teu Deus tem ouvido: faze pois oração pelo resto que se acha.
2Re 19:5 E os servos do rei Ezequias vieram a Isaias.
2Re 19:6 E Isaias lhes disse: Assim direis a vosso senhor: Assim diz Yahweh: Não temas as palavras que ouviste, com as quaes os servos do rei da Assyria me blasphemaram.
2Re 19:7 Eis que metterei n’elle um espirito, e elle ouvirá um arroido, e vol-* *tará para a sua terra: á espada o farei cair na sua terra.
2Re 19:8 Voltou pois Rabsaké, e achou o rei da Assyria pelejando contra Libna, porque tinha ouvido que se havia partido de Lachis.
2Re 19:9 E, ouvindo elle dizer de Tirhaká, rei de Cus: Eis que ha saido para te fazer guerra; tornou a enviar mensageiros a Ezequias, dizendo:
2Re 19:10 Assim fallareis a Ezequias, rei de Judah, dizendo: Não te engane o teu Deus, em quem confias, dizendo: Jerusalem não será entregue na mão do rei d’Assyria.
2Re 19:11 Eis que já tens ouvido o que fizeram os reis da Assyria a todas as terras, destruindo-as totalmente, e tu te livrarás?
2Re 19:12 Porventura as livraram os deuses das nações, a quem destruiram, como a Gozan e a Haran? e a Reseph, e aos filhos de Eden, que estavam em Telassar?
2Re 19:13 Que é feito do rei de Hamath, e do rei de Arpad, e do rei da cidade de Sepharvaim, Hena e Iva?
2Re 19:14 Recebendo pois Ezequias as cartas das mãos dos mensageiros, e lendo-as, subiu á casa de Yahweh, e Ezequias as estendeu perante Yahweh.
2Re 19:15 E orou Ezequias perante Yahweh, e disse: Ó Yahweh Deus de Israel, que habitas entre os cherubins, tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra: tu fizeste os céus e a terra.
2Re 19:16 Inclina, Yahweh, o teu ouvido, e ouve; abre, Yahweh, os teus olhos, e olha: e ouve as palavras de Sanherib, que enviou a este, para affrontar o Deus vivo.
2Re 19:17 Verdade é, ó Yahweh, que os reis da Assyria assolaram as nações e as suas terras,
2Re 19:18 E lançaram os seus deuses no fogo; porquanto deuses não eram, mas obra de mãos de homens, madeira e pedra; por isso os destruiram.
2Re 19:19 Agora pois, ó Yahweh nosso Deus, sê servido de nos livrar da sua mão: e assim saberão todos os reinos da terra que só tu és Yahweh Deus.
2Re 19:20 Então Isaias, filho de Amós, mandou dizer a Ezequias: Assim diz Yahweh Deus de Israel: O que me pediste ácerca de Sanherib, rei da Assyria, ouvi.
2Re 19:21 Esta é a palavra que Yahweh fallou d’elle: A virgem, a filha de Sião, te despreza, de ti zomba; a filha de Jerusalem menea a cabeça por detraz de ti
2Re 19:22 A quem affrontaste e blasphemaste? E contra quem alçaste a voz, e ergueste os teus olhos ao alto? Contra o Sancto de Israel?
2Re 19:23 Por meio de teus mensageiros affrontaste Yahweh, e disseste: Com a multidão de meus carros subo eu ao alto dos montes, aos lados do Libano, e cortarei os seus altos cedros, e as suas mais formosas faias, e entrarei nas suas pousadas extremas, até no bosque do seu campo fertil.
2Re 19:24 Eu cavei, e bebi aguas estranhas; e com as plantas de meus pés sequei todos os rios dos logares fortes.
2Re 19:25 Porventura não ouviste que já d’antes fiz isto, e já desde os dias antigos o formei? agora porém o fiz vir, para que fosses tu que reduzisses as cidades fortes a montões desertos.
2Re 19:26 Por isso os moradores d’ellas, com as mãos encolhidas, ficaram pasmados e confundidos: eram como a herva do campo, e a hortaliça verde, e o feno dos telhados, e o trigo queimado, antes que se levante.
2Re 19:27 Porém o teu assentar, e o teu sair, e o teu entrar, eu o sei, e o teu furor contra mim.
2Re 19:28 Por causa do teu furor contra mim, e porque a tua revolta subiu aos meus ouvidos; portanto porei o meu anzol no teu nariz, e o meu freio nos teus beiços, e te farei voltar pelo caminho por onde vieste.
2Re 19:29 E isto te será por signal: este anno se comerá o que nascer por si mesmo, e no anno seguinte o que d’ahi proceder; porém o terceiro anno semeae e segae, e plantae vinhas, e comei os seus fructos.
2Re 19:30 Porque o que escapou da casa de Judah, e ficou de resto, tornará a lançar raizes para baixo, e dará fructo para cima.
2Re 19:31 Porque de Jerusalem sairá o restante, e do monte de Sião o que escapou: o zelo do Senhor fará isto.
2Re 19:32 Portanto, assim diz Yahweh ácerca do rei d’Assyria: Não entrará n’esta cidade, nem lançará n’ella frecha alguma: tão pouco virá perante ella com escudo, nem levantará contra ella tranqueira alguma.
2Re 19:33 Pelo caminho por onde vier por elle voltará; porém n’esta cidade não entrará, diz Yahweh.
2Re 19:34 Porque eu ampararei a esta cidade, para a livrar, por amor de mim e por amor do meu servo David.
2Re 19:35 Succedeu pois que n’aquella mesma noite saiu o anjo de Yahweh, e feriu no arraial dos assyrios a cento e oitenta e cinco mil d’elles; e, levantando-se pela manhã cedo, eis que todos eram corpos mortos.
2Re 19:36 Então Sanherib, rei d’Assyria, partiu, e se foi, e voltou: e ficou em Ninive.
2Re 19:37 E succedeu que, estando elle prostrado na casa de Nisroch, seu deus, Adram-melech e Sarezer, seus filhos, o feriram á espada; porém elles escaparam para a terra d’Ararat: e Esar-*haddon, seu filho, reinou em seu logar.
2Re 20:1 N’aquelles dias adoeceu Ezequias de morte: e o propheta Isaias, filho d’Amós, veiu a elle, e lhe disse: Assim diz Yahweh: Ordena a tua casa, porque morrerás, e não viverás.
2Re 20:2 Então virou o rosto para a parede, e orou aYahweh, dizendo:
2Re 20:3 Ah, Yahweh! Sê servido de te lembrar de que andei diante de ti em verdade, e com o coração perfeito, e fiz o que era recto aos teus olhos. E chorou Ezequias muitissimo.
2Re 20:4 Succedeu pois que, não havendo Isaias ainda saido do meio do pateo, veiu a elle a palavra deYahweh, dizendo:
2Re 20:5 Volta, e dize a Ezequias, chefe do meu povo: Assim
diz Yahweh Deus de teu pae David: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lagrimas; eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás á casa deYahweh.
2Re 20:6 E accrescentarei aos teus dias quinze annos, e das mãos do rei d’Assyria te livrarei, a ti e a esta cidade; e ampararei esta cidade por amor de mim, e por amor de David, meu servo.
2Re 20:7 Disse mais Isaias: Tomae uma pasta de figos. E a tomaram, e a pozeram sobre a chaga; e elle sarou.
2Re 20:8 E Ezequias disse a Isaias: Qual é o signal de que Yahweh me sarará, e de que ao terceiro dia subirei á casa deYahweh?
2Re 20:9 E disse Isaias: Isto te será signal, da parte deYahweh, de que Yahweh cumprirá a palavra que disse: Adiantar-se-ha a sombra dez graus, ou voltará dez graus atraz?
2Re 20:10 Então disse Ezequias: É facil que a sombra decline dez graus; não, mas volte a sombra dez graus atraz.
2Re 20:11 Então o propheta Isaias clamou aYahweh; e fez voltar a sombra dez graus atraz, pelos graus que tinha declinado nos graus do relogio de sol d’Achaz.
2Re 20:12 N’aquelle tempo enviou Berodac Baladan, filho de Baladan, rei de Babylonia, cartas e um presente a Ezequias; porque ouvira que Ezequias tinha estado doente.
2Re 20:13 E Ezequias lhes deu ouvidos, e lhes mostrou toda a casa de seu thesouro, a prata, e o oiro, e as especiarias, e os melhores unguentos, e a sua casa d’armas, e tudo quanto se achou nos seus thesouros: coisa nenhuma houve que lhes não mostrasse, nem em sua casa, nem em todo o seu dominio.
2Re 20:14 Então o propheta Isaias veiu ao rei Ezequias, e lhe disse: Que disseram aquelles homens, e d’onde vieram a ti? E disse Ezequias: De um paiz mui remoto vieram, de Babylonia.
2Re 20:15 E disse elle: Que viram em tua casa? E disse Ezequias: Tudo quanto ha em minha casa viram: coisa nenhuma ha nos meus thesouros que eu lhes não mostrasse.
2Re 20:16 Então disse Isaias a Ezequias: Ouve a palavra deYahweh:
2Re 20:17 Eis que veem dias em que tudo quanto houver em tua casa, e o que enthesouraram teus paes até ao dia de hoje, será levado a Babylonia: não ficará coisa alguma, disse Yahweh.
2Re 20:18 E ainda até de teus filhos, que procederem de ti, e que tu gerares, tomarão, para que sejam eunuchos no paço do rei de Babylonia.
2Re 20:19 Então disse Ezequias a Isaias: Boa é a palavra deYahweh que disseste. Disse mais: E pois não o seria? pois em meus dias haverá paz e verdade.
2Re 20:20 Ora o mais dos successos de Ezequias, e todo o seu poder, e como fez a piscina e o aqueducto, e como fez vir a agua á cidade, porventura não está escripto no livro das chronicas dos reis de Judah?
2Re 20:21 E Ezequias dormiu com seus paes: e Manasseh, seu filho, reinou em seu logar.
2Re 21:1 Tinha Manasseh doze annos de edade quando começou a reinar, e cincoenta e cinco annos reinou em Jerusalem: e era o nome de sua mãe Hephsiba.
2Re 21:2 E fez o que parecia mal aos olhos deYahweh, conforme as abominações dos gentios que Yahweh desterrara de suas possessões de diante dos filhos d’Israel.
2Re 21:3 Porque tornou a edificar os altos que Ezequias, seu pae, tinha destruido, e levantou altares a Baal, e fez um bosque como o que fizera Achab, rei d’Israel, e se inclinou diante de todo o exercito dos céus, e os serviu.
2Re 21:4 E edificou altares na casa deYahweh, de que Yahweh tinha dito: Em Jerusalem porei o meu nome.
2Re 21:5 Tambem edificou altares a todo o exercito dos céus em ambos os atrios da casa deYahweh.
2Re 21:6 E até fez passar a seu filho pelo fogo, e adivinhava pelas nuvens, e era agoureiro, e ordenou adivinhos e feiticeiros: e proseguiu em fazer mal aos olhos deYahweh, para o provocar á ira.
2Re 21:7 Tambem poz uma imagem de esculptura, do bosque que tinha feito, na casa de que Yahweh dissera a David e a Salomão, seu filho: N’esta casa e em Jerusalem, que escolhi de todas as tribus d’Israel, porei o meu nome para sempre.
2Re 21:8 E mais não farei mover o pé d’Israel d’esta terra que tenho dado a seus paes; comtanto sómente que tenham cuidado de fazer conforme tudo o que lhes tenho ordenado, e conforme toda a lei que Moysés, meu servo, lhes ordenou.
2Re 21:9 Porém não ouviram; porque Manasseh de tal modo os fez errar, que fizeram peior do que as nações, que Yahweh tinha destruido de diante dos filhos de Israel.
2Re 21:10 Então Yahweh fallou pelo ministerio de seus servos, os prophetas, dizendo:
2Re 21:11 Porquanto Manasseh, rei de Judah, fez estas abominações, fazendo peior do que quanto fizeram os amorrheos, que antes d’elle foram, e até tambem a Judah fez peccar com os seus idolos;
2Re 21:12 Por isso assim diz Yahweh Deus de Israel: Eis que hei de trazer um mal sobre Jerusalem e Judah, que qualquer que ouvir, lhe ficarão retinindo ambas as orelhas.
2Re 21:13 E estenderei sobre Jerusalem o cordel de Samaria e o prumo da casa de Achab: e limparei a Jerusalem, como quem limpa a escudela, a limpa e a vira sobre a sua face.
2Re 21:14 E desampararei o resto da minha herança, entregal-os-hei na mão de seus inimigos; e far-se-hão roubo e despojo para todos os seus inimigos.
2Re 21:15 Porquanto fizeram o que parecia mal aos meus olhos, e me provocaram á ira, desde o dia em que seus paes sairam do Egypto até hoje.
2Re 21:16 De mais d’isto, tambem Manasseh derramou muitissimo sangue innocente, até que encheu a Jerusalem de um ao outro extremo, afóra o seu peccado, com que fez peccar a Judah, fazendo o que parecia mal aos olhos deYahweh.
2Re 21:17 Quanto ao mais dos filhos de Manasseh, e a tudo quanto fez mais, e ao seu peccado, que peccou, porventura não está escripto no livro das chronicas dos reis de Judah?
2Re 21:18 E Manasseh dormiu com seus paes, e foi sepultado no jardim da sua casa, no jardim de Uza: e Amon, seu filho, reinou em seu logar.
2Re 21:19 Tinha Amon vinte e dois annos de edade quando começou a reinar, e dois annos reinou em Jerusalem: e era o nome de sua mãe Mesullemeth, filha d’Harus, de Jotba.
2Re 21:20 E fez o que parecia mal aos olhos deYahweh, como fizera Manasseh, seu pae.
2Re 21:21 Porque andou em todo o caminho em que andara seu pae: e serviu os idolos, a que seu pae tinha servido, e se inclinou diante d’elles.
2Re 21:22 Assim deixou aYahweh, Deus de seus paes, e não andou no caminho deYahweh.
2Re 21:23 E os servos de Amon conspiraram contra elle, e mataram o rei em sua casa.
2Re 21:24 Porém o povo da terra feriu a todos os que conspiraram contra o rei Amon: e o povo da terra poz a Josias, seu filho, rei em seu logar.
2Re 21:25 Quanto ao mais dos successos de Amon, que fez, porventura não está escripto no livro das chronicas dos reis de Judah?
2Re 21:26 E o sepultaram na sua sepultura, no jardim de Usa: e Josias, seu filho, reinou em seu logar.
2Re 22:1 Tinha Josias oito annos d’edade quando começou a reinar, e reinou trinta e um annos em Jerusalem: e era o nome de sua mãe, Jedida, filha de Adais, de Boskath.
2Re 22:2 E fez o que era recto aos olhos deYahweh; e andou em todo o caminho de David, seu pae, e não se apartou d’elle nem para a direita nem para a esquerda.
2Re 22:3 Succedeu pois que, no anno decimo oitavo do rei Josias, o rei mandou ao escrivão Saphan, filho de Asalias, filho de Mesullam, á casa de Yahweh, dizendo:
2Re 22:4 Sobe a Hilkias, o summo sacerdote, para que tome o dinheiro que se trouxe á casa deYahweh, o qual os guardas do umbral da porta ajuntaram do povo,
2Re 22:5 E que o dêem na mão dos que teem cargo da obra, e estão encarregados da casa deYahweh; para que o dêem áquelles que fazem a obra que ha na casa deYahweh, para repararem as quebraduras da casa
2Re 22:6 Aos carpinteiros, e aos edificadores, e aos pedreiros: e para comprar madeira e pedras lavradas, para repararem a casa.
2Re 22:7 Porém com elles se não fez conta do dinheiro que se lhes entregara nas suas mãos, porquanto obravam com fidelidade.
2Re 22:8 Então disse o summo sacerdote Hilkias, ao escrivão Saphan: Achei o livro da lei na casa deYahweh. E Hilkias deu o livro a Saphan, e elle o leu.
2Re 22:9 Então o escrivão Saphan veiu ao rei, e referiu ao rei a resposta; e disse: Teus servos ajuntaram o dinheiro que se achou na casa, e o entregaram na mão dos que teem cargo da obra, que estão encarregados da casa deYahweh.
2Re 22:10 Tambem Saphan, o escrivão, fez saber ao rei, dizendo: O sacerdote Hilkias me deu um livro. E Saphan o leu diante do rei.
2Re 22:11 Succedeu pois que, ouvindo o rei as palavras do livro da lei, rasgou os seus vestidos.
2Re 22:12 E o rei mandou a Hilkias, o sacerdote, e a Ahikam, filho de Saphan, e a Acbor, filho de Micaias, e a Saphan, o escrivão, e a Asaias, o servo do rei, dizendo:
2Re 22:13 Ide, e consultae a Yahweh por mim, e pelo povo, e por todo o Judah, ácerca das palavras d’este livro que se achou; porque grande é o furor deYahweh, que se accendeu contra nós; porquanto nossos paes não deram ouvidos ás palavras d’este livro, para fazerem conforme tudo quanto de nós está escripto.
2Re 22:14 Então foi o sacerdote Hilkias, e Ahikam, e Acbor, e Saphan, e Asaias á prophetiza Hulda, mulher de Sallum, filho de Tikva, o filho de Harhas, o guarda das vestiduras (e ella habitava em Jerusalem, na segunda parte,) e lhe fallaram.
2Re 22:15 E ella lhes disse: Assim diz Yahweh, o Deus de Israel: Dizei ao homem que vos enviou a mim:
2Re 22:16 Assim diz Yahweh: Eis que trarei mal sobre este logar, e sobre os seus moradores, a saber: todas as palavras do livro que leu o rei de Judah.
2Re 22:17 Porquanto me deixaram, e queimaram incenso a outros deuses, para me provocarem á ira por todas as obras das suas mãos, o meu furor se accendeu contra este logar, e não se apagará.
2Re 22:18 Porém ao rei de Judah, que vos enviou a consultar aYahweh, assim lhe direis: Assim diz Yahweh o Deus de Israel ácerca das palavras, que ouviste:

2Re 22:19 Porquanto o teu coração se enterneceu, e te humilhaste perante Yahweh, quando ouviste o que fallei contra este logar, e contra os seus moradores, que seria para assolação e para maldição, e que rasgaste os teus vestidos, e choraste perante mim, tambem eu te ouvi, diz Yahweh.
2Re 22:20 Pelo que eis que eu te ajuntarei a teus paes, e tu serás ajuntado em paz á tua sepultura, e os teus olhos não verão todo o mal que hei de trazer sobre este logar. Então tornaram a trazer ao rei a resposta.
2Re 23:1 Então o rei enviou, e todos os anciãos de Judah e de Jerusalem se ajuntaram a elle.
2Re 23:2 E o rei subiu á casa de Yahweh, e com elle todos os homens de Judah, e todos o moradores de Jerusalem, e os sacerdotes, e os prophetas, e todo o povo, desde o mais pequeno até ao maior: e leu aos ouvidos d’elles todas as palavras do livro do concerto, que se achou na casa de Yahweh.
2Re 23:3 E o rei se poz em pé junto á columna, e fez o concerto perante Yahweh, para andarem atraz de Yahweh, e guardarem os seus mandamentos, e os seus testemunhos, e os seus estatutos, com todo o coração, e com toda a alma, confirmando as palavras d’este concerto, que estavam escriptas n’aquelle livro; e todo o povo esteve por este concerto.
2Re 23:4 E o rei mandou ao summo sacerdote Hilkias, e aos sacerdotes da segunda ordem, e aos guardas do umbral da porta, que se tirassem do templo de Yahweh todos os vasos que se tinham feito para Baal, e para o bosque, e para todo o exercito dos céus: e os queimou fóra de Jerusalem, nos campos de Cedron, e levou o pó d’elles a Bethel.
2Re 23:5 Tambem abrogou os sacerdotes que os reis de Judah estabeleceram para incensarem sobre os altos nas cidades de Judah, e ao redor de Jerusalem, como tambem os que incensavam a Baal, ao sol, e á lua, e aos mais planetas, e a todo o exercito dos céus.
2Re 23:6 Tambem tirou da casa de Yahweh o bosque para fóra de Jerusalem até ao ribeiro de Cedron, e o queimou junto ao ribeiro de Cedron, e o desfez em pó, e lançou o seu pó sobre as sepulturas dos filhos do povo
2Re 23:7 Tambem derribou as casas dos rapazes escandalosos que estavam na casa de Yahweh, em que as mulheres teciam casinhas para o bosque.
2Re 23:8 E a todos os sacerdotes trouxe das cidades de Judah, e profanou os altos em que os sacerdotes incensavam, desde Geba até Berseba: e derribou os altos das portas, o que estava á entrada da porta de Josué, o chefe da cidade, que estava á mão esquerda d’aquelle que entrava pela porta da cidade.
2Re 23:9 Mas os sacerdotes dos altos não sacrificavam sobre o altar de Yahweh em Jerusalem; porém comiam pães asmos no meio de seus irmãos.
2Re 23:10 Tambem profanou a Topheth, que está no valle dos filhos de Hinnom; para que ninguem fizesse passar a seu filho, ou sua filha, pelo fogo a Molech.
2Re 23:11 Tambem tirou os cavallos que os reis de Judah tinham ordenado para o sol, á entrada da casa de Yahweh, perto da camara de Nathan-melech, o eunucho, que estava no precinto: e os carros do sol queimou a fogo.
2Re 23:12 Tambem o rei derribou os altares que estavam sobre o terraço do cenaculo de Achaz, os quaes fizeram os reis de Judah, como tambem o rei derribou os altares que fizera Manasseh nos dois atrios da casa de Yahweh: e esmiuçados os tirou d’ali, e lançou o pó d’elles no ribeiro de Cedron.
2Re 23:13 O rei profanou tambem os altos que estavam defronte de Jerusalem, á mão direita do monte de Mashith, os quaes edificara Salomão, rei d’Israel, a Astoreth, a abominação dos sidonios, e a Camos, a abominação dos moabitas, e a Milcom, a abominação dos filhos d’Ammon.
2Re 23:14 Similhantemente quebrou as estatuas, e cortou os bosques, e encheu o seu logar com ossos de homens.
2Re 23:15 E tambem o altar que estava em Bethel, e o alto que fez Jeroboão, filho de Nebat, que tinha feito peccar a Israel, juntamente com aquelle altar tambem o alto derribou; queimando o alto, em pó o esmiuçou, e queimou o bosque.
2Re 23:16 E, virando-se Josias, viu as sepulturas que estavam ali no monte, e enviou, e tomou os ossos das sepulturas, e os queimou sobre aquelle altar, e assim o profanou, conforme palavra de Yahweh, que apregoara o homem de Deus, quando apregoou estas palavras.
2Re 23:17 Então disse: Que é este monumento que vejo? E o homens da cidade lhe disseram: É a sepultura do homem de Deus que veiu de Judah, e apregoou estas coisas que fizeste contra este altar de Bethel.
2Re 23:18 E disse: Deixae-o estar; ninguem mexa nos seus ossos. Assim deixaram estar os seus ossos com os ossos do propheta que viera de Samaria.
2Re 23:19 De mais d’isto tambem Josias tirou todas as casas dos altos que havia nas cidades de Samaria, e que os reis d’Israel tinham feito para provocarem á ira; e lhes fez conforme todos os feitos que tinha feito em Bethel.
2Re 23:20 E sacrificou todos os sacerdotes dos altos, que havia ali, sobre os altares, e queimou ossos de homens sobre elles: depois voltou a Jerusalem.
2Re 23:21 E o rei deu ordem a todo o povo, dizendo: Celebrae a paschoa a Yahweh vosso Deus, como está escripto no livro do concerto.
2Re 23:22 Porque nunca se celebrou tal paschoa como esta desde os dias dos juizes que julgaram a Israel, nem em todos os dias dos reis d’Israel, nem tão pouco dos reis de Judah.
2Re 23:23 Porém no anno decimo oitavo do rei Josias esta paschoa se celebrou ae Yahweh em Jerusalem.
2Re 23:24 E tambem os adivinhos, e os feiticeiros, e os terafins, e os idolos, e todas as abominações que se viam na terra de Judah e em Jerusalem, os extirpou Josias, para confirmar as palavras da lei, que estavam escriptas no livro que o sacerdote Hilkias achara na casa de Yahweh.
2Re 23:25 E antes d’elle não houve rei similhante, que se convertesse a Yahweh com todo o seu coração, e com toda a sua alma, e com todas as suas forças, conforme toda a lei de Moysés: e depois d’elle nunca se levantou outro tal.
2Re 23:26 Todavia Yahweh se não tornou do ardor da sua grande ira, com que ardia a sua ira contra Judah, por todas as provocações com que Manasseh o tinha provocado.
2Re 23:27 E disse Yahweh: Tambem a Judah hei de tirar de diante da minha face, como tirei a Israel, e rejeitarei esta cidade de Jerusalem que elegi, como tambem a casa de que disse: Estará ali o meu nome.
2Re 23:28 Ora o mais dos successos de Josias, e tudo quanto fez, porventura não está escripto no livro das chronicas dos reis de Judah?
2Re 23:29 Nos seus dias subiu Pharaó Neco, rei do Egypto, contra o rei d’Assyria, ao rio Euphrates: e o rei Josias lhe foi ao encontro; e, vendo-o elle, o matou em Megiddo.
2Re 23:30 E seus servos o levaram morto de Megiddo, e o trouxeram a Jerusalem, e o sepultaram na sua sepultura: e o povo da terra tomou a Joachaz, filho de Josias, e o ungiram, e o fizeram rei em logar de seu pae.
2Re 23:31 Tinha Joachaz vinte e tres annos de edade quando começou a reinar, e tres mezes reinou em Jerusalem: e era o nome de sua mãe Hamutal, filha de Jeremias, de Libna.
2Re 23:32 E fez o que parecia mal aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizeram seus paes.
2Re 23:33 Porém Pharaó Neco o mandou prender em Ribla, em terra de Hamath, para que não reinasse em Jerusalem: e á terra impoz pena de cem talentos de prata e um talento de oiro.
2Re 23:34 Tambem Pharaó Neco estabeleceu rei a Eliakim, filho de Josias, em logar de seu pae Josias, e lhe mudou o nome em Joaquim: porém a Joachaz tomou comsigo, e veiu ao Egypto e morreu ali.
2Re 23:35 E Joaquim deu aquella prata e aquelle oiro a Pharaó; porém fintou a terra, para dar esse dinheiro conforme o mandado de Pharaó: a cada um segundo a sua avaliação demandou a prata e o oiro do povo da terra, para o dar a Pharaó Neco.
2Re 23:36 Tinha Joaquim vinte e cinco annos de edade quando começou a reinar, e reinou onze annos em Jerusalem: e era o nome de sua mãe Zebuda, filha de Pedaia, de Ruma.
2Re 23:37 E fez o que parecia mal aos olhos de Yahweh, conforme tudo quanto fizeram seus paes.
2Re 24:1 Nos seus dias subiu Nabucodonosor, rei de Babylonia, e Joaquim ficou tres annos seu servo; depois se virou, e se rebellou contra elle.
2Re 24:2 E Deus enviou contra elle as tro-* *pas dos chaldeos, e as tropas dos syros, e as tropas dos moabitas, e as tropas dos filhos d’Ammon; e as enviou contra Judah, para o destruir, conforme a palavra deYahweh, que fallara pelo ministerio de seus servos, os prophetas.
2Re 24:3 E, na verdade, conforme o mandado de Yahweh, assim succedeu a Judah, que a tirou de diante da sua face, por causa dos peccados de Manasseh, conforme tudo quanto fizera.
2Re 24:4 Como tambem por causa do sangue innocente que derramou, enchendo a Jerusalem de sangue innocente: e por isso Yahweh não quiz perdoar.
2Re 24:5 Ora o mais dos successos de Joaquim, e tudo quanto fez, porventura não está escripto no livro das chronicas dos reis de Judah?
2Re 24:6 E Joaquim dormiu com seus paes: e Joachin, seu filho, reinou em seu logar.
2Re 24:7 E o rei do Egypto nunca mais saiu da sua terra; porque o rei de Babylonia tomou tudo quanto era do rei do Egypto, desde o rio do Egypto até ao rio Euphrates.
2Re 24:8 Tinha Joachin dezoito annos de edade quando começou a reinar, e reinou tres mezes em Jerusalem: e era o nome de sua mãe, Nehustha, filha de Elnathan, de Jerusalem.
2Re 24:9 E fez o que parecia mal aos olhos de Yahweh, conforme tudo quanto fizera seu pae.
2Re 24:10 N’aquelle tempo subiram os servos de Nabucodonosor, rei de Babylonia, a Jerusalem, e a cidade foi cercada.
2Re 24:11 Tambem veiu Nabucodonosor, rei de Babylonia, contra a cidade, quando já os seus servos a estavam cercando.
2Re 24:12 Então saiu Joachin, rei de Judah, ao rei de Babylonia, elle, e sua mãe, e seus servos, e seus principes, e seus eunuchos; e o rei de Babylonia o tomou preso, no anno oitavo do seu reinado.
2Re 24:13 E tirou
d’ali todos os thesouros da casa de Yahweh, e os thesouros da casa do rei: e fendeu todos os vasos d’oiro, que fizera Salomão, rei de Israel, no templo de Yahweh, comoe Yahweh tinha dito.
2Re 24:14 E transportou a toda a Jerusalem, como tambem a todos os principes, e a todos os homens valorosos, dez mil presos, e a todos os carpinteiros e ferreiros: ninguem ficou senão o povo pobre da terra.
2Re 24:15 Assim transportou Joachin a Babylonia; como tambem a mãe do rei, e as mulheres do rei, e os seus eunuchos, e os poderosos da terra levou presos de Jerusalem a Babylonia.
2Re 24:16 E todos os homens, valentes, até sete mil, e carpinteiros e ferreiros até mil, e todos os varões dextros na guerra, a estes o rei de Babylonia, levou presos para Babylonia.
2Re 24:17 E o rei de Babylonia estabeleceu a Mathanias, seu tio, rei em seu logar: e lhe mudou o nome em Zedekias.
2Re 24:18 Tinha Zedekias vinte e um annos de edade quando começou a reinar, e reinou onze annos em Jerusalem: e era o nome de sua mãe Hamutal, filha de Jeremias, de Libna.
2Re 24:19 E fez o que parecia mal aos olhos de Yahweh, conforme tudo quanto fizera Joaquim.
2Re 24:20 Porque assim succedeu por causa da ira de Yahweh contra Jerusalem, e contra Judah, até os rejeitar de diante da sua face: e Zedekias se rebellou contra o rei de Babylonia.
2Re 25:1 E succedeu que, no nono anno do seu reinado, no mez decimo, aos dez do mez, Nabucodonosor, rei de Babylonia, veiu contra Jerusalem, elle e todo o seu exercito, e se acampou contra ella, e levantaram contra ella tranqueiras em redor.
2Re 25:2 E a cidade foi sitiada até ao undecimo anno do rei Zedekias.
2Re 25:3 Aos nove do mez quarto, quando a cidade se via apertada da fome, nem havia pão para o povo da terra.
2Re 25:4 Então a cidade foi arrombada, e todos os homens de guerra fugiram de noite pelo caminho da porta, entre os dois muros que estavam junto ao jardim do rei (porque os chaldeos estavam contra a cidade em redor), e o rei se foi pelo caminho da campina.
2Re 25:5 Porém o exercito dos chaldeos perseguiu o rei, e o alcançaram nas campinas de Jericó: e todo o seu exercito se dispersou d’elle.
2Re 25:6 E tomaram o rei, e o fizeram subir ao rei de Babylonia, a Ribla: e procederam contra elle.
2Re 25:7 E aos filhos de Zedekias degolaram diante dos seus olhos: e vasaram os olhos a Zedekias, e o ataram com duas cadeias de bronze, e o levaram a Babylonia.
2Re 25:8 E no quinto mez no setimo dia do mez (este era o anno decimo nono de Nabucodonosor rei de Babylonia), veiu Nebuzaradan, capitão da guarda, servo do rei de Babylonia, a Jerusalem,
2Re 25:9 E queimou a casa de Yahweh e a casa do rei, como tambem todas as casas de Jerusalem, e todas as casas dos grandes, queimou.
2Re 25:10 E todo o exercito dos chaldeos, que estava com o capitão da guarda, derribou os muros em redor de Jerusalem.
2Re 25:11 E o mais do povo que deixaram ficar na cidade, e os rebeldes que se renderam ao rei de Babylonia, e o mais da multidão, Nebuzaradan, o capitão da guarda, levou presos.
2Re 25:12 Porém dos mais pobres da terra deixou o capitão da guarda ficar alguns para vinheiros e para lavradores.
2Re 25:13 Quebraram mais os chaldeos as columnas de cobre que estavam na casa de Yahweh, como tambem as bases e o mar de cobre que estavam na casa de Yahweh: e levaram o seu bronze para Babylonia.
2Re 25:14 Tambem tomaram as caldeiras, e as pás, e os apagadores, e os perfumadores, e todos os vasos de cobre, com que se ministrava.
2Re 25:15 Tambem o capitão da guarda tomou os braseiros, e as bacias, o que era de puro oiro, em oiro e o que era de prata, em prata.
2Re 25:16 As duas columnas, um mar, e as bases, que Salomão fizera para a casa de Yahweh: o cobre de todos estes vasos não tinha peso.
2Re 25:17 A altura d’uma columna era de dezoito covados, e sobre ella havia um capitel de cobre, e de altura tinha o capitel tres covados; e a rede, e as romãs em roda do capitel, tudo era de cobre; e similhante a esta era a outra columna com a rede.
2Re 25:18 Tambem o capitão da guarda tomou a Seraias, primeiro sacerdote, e a Zephanias segundo sacerdote, e aos tres guardas do umbral da porta.
2Re 25:19 E da cidade tomou a um eunucho, que tinha cargo da gente de guerra, e a cinco homens dos que viam a face do rei, e se acharam na cidade, como tambem ao escrivão-mór do exercito, que registrava o povo da terra para a guerra, e a sessenta homens do povo da terra, que se acharam na cidade.
2Re 25:20 E tomando-os Nebuzaradan, o capitão da guarda, os trouxe ao rei de Babylonia, a Ribla.
2Re 25:21 E o rei de Babylonia os feriu e os matou em Ribla, na terra de Hamath: e Judah foi levado preso para fóra da sua terra.
2Re 25:22 Porém, quanto ao povo que ficava na terra de Judah, e Nabucodonosor, rei de Babylonia, deixou ficar, poz sobre elle por maioral a Gedalias, filho de Ahikam, filho de Saphan.
2Re 25:23 Ouvindo pois os capitães dos exercitos, elles e os seus homens, que o rei de Babylonia puzera a Gedalias por maioral, vieram a Gedalias, a Mispah, a saber: Ishmael, filho de Nethanias, e Johanan, filho de Kareath, e Seraias, filho de Tanhumeth, o netophatita, e Jazanias, filho do Maacatita, elles e os seus homens.
2Re 25:24 E Gedalias jurou a elles e aos seus homens, e lhes disse: Não temaes ser servos dos chaldeos: ficae na terra, e servi ao rei de Babylonia, e bem vos irá.
2Re 25:25 Succedeu, porém, que, no setimo mez, veiu Ishmael, filho de Nethanias, o filho de Elisama, da semente real, e dez homens com elle, e feriram a Gedalias, e elle morreu, como tambem aos judeos, e aos chaldeos que estavam com elle em Mispah.
2Re 25:26 Então todo o povo se levantou, desde o mais pequeno até ao maior, como tambem os capitães dos exercitos, e vieram ao Egypto, porque temiam os chaldeos.
2Re 25:27 Depois d’isto succedeu que, no anno trinta e sete do captiveiro de Joaquim, rei de Judah, no mez duodecimo, aos vinte e sete do mez, Evil-*merodac, rei de Babylonia, levantou, no anno em que reinou, a cabeça de Joaquim, rei de Judah, da casa da prisão.
2Re 25:28 E lhe fallou benignamente: e poz o seu throno acima do throno dos reis que estavam com elle em Babylonia.
2Re 25:29 E lhe mudou os vestidos da prisão, e de continuo comeu pão na sua presença todos os dias da sua vida.
2Re 25:30 E, quanto á sua subsistencia, pelo rei lhe foi dada subsistencia continua, a porção de cada dia no seu dia, todos os dias da sua vida.