Pix.: 22992540111 (Qualquer ajuda é bem Vinda. Gratidão)
Inicio | Temas Bíblicos |Leia a Biblia Leia a Bíblia | Post´s em Espanhol |Doações |Contato
Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Elohim verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste. JOÃO 17:3
faceicon
Malabarismo de textos bíblicos para tentar provar a Trindade

Malabarismo de textos bíblicos para tentar provar a Trindade
21:58 | Postado por O Apologista da Verdade |

Fonte da ilustração: www.jw.org

A Bíblia ensina que Deus é uma Trindade?

Um leitor me enviou o seguinte comentário:

Querido irmão.
Na internet me deparei com um argumento sobre a trindade, onde a pessoa usava o texto de Isaías, capitulo 6 com uma passagem do Evangelho (não me lembro qual) e Atos 20:26.
Onde os versículos falam de Jeová, de Jesus e do espírito santo.
Tentei pesquisar nas publicações da Sociedade, mas não consegui. Gostaria que você me desse alguma explicação. Agradeço.

Resposta do Apologista:

Os textos usados pelos trinitaristas são Isaías 6:1, 9, 10; João 12:36, 37, 39-41 e Atos 28:24-27.

O primeiro fala de Jeová, o segundo faz aplicação a Jesus e o terceiro texto refere-se ao espírito santo citando figuradamente essa passagem “por intermédio de Isaías”:

(Isaías 6:1, 9, 10) No ano em que morreu o Rei Uzias, eu, no entanto, cheguei a ver Jeová sentado num trono enaltecido e elevado, e as orlas da sua [veste] enchiam o templo. 9 E ele [Jeová] prosseguiu, dizendo: “Vai, e tens de dizer a este povo: ‘Ouvi vez após vez, mas não entendais; e vede vez após vez, mas não obtenhais conhecimento.’ 10 Torna embotado o coração deste povo e torna insensíveis os próprios ouvidos deles, e gruda os próprios olhos deles, para que não vejam com os seus olhos e não ouçam com os seus ouvidos, e para que seu próprio coração não entenda, e para que realmente não recuem e obtenham para si a cura.”

(João 12:36-37, 39-41) Enquanto tendes a luz, exercei fé na luz, a fim de que vos torneis filhos da luz.” Jesus falou estas coisas e foi embora, e escondeu-se deles. 37 Mas, embora tivesse realizado tantos sinais na frente deles, não depositavam fé nele. … A razão por que não podiam crer é que Isaías disse novamente: 40 “Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes os corações, para que não vissem com os seus olhos, nem compreendessem o pensamento com os seus corações, nem se voltassem e eu os sarasse.” 41 Isaías disse estas coisas, porque viu a sua glória e falou dele.

(Atos 28:24-27) E alguns começaram a acreditar nas coisas ditas; outros não queriam acreditar. 25 Assim, visto haver desacordo entre eles, começaram a retirar-se, fazendo Paulo este único comentário: “O espírito santo falou aptamente por intermédio de Isaías, o profeta, a vossos antepassados, 26 dizendo: ‘Vai a este povo e dize: “Ouvindo ouvireis, mas de modo algum entendereis; e, olhando olhareis, mas de modo algum vereis. 27 Pois o coração deste povo tem ficado embotado e com os seus ouvidos têm ouvido sem reação, e eles têm fechado os olhos; para que nunca vissem com os olhos, nem ouvissem com os ouvidos, nem entendessem com o coração e se voltassem, e eu os sarasse.”’

Reunindo as partes desses três livros bíblicos, os trinitaristas raciocinam assim: Isaías teve uma visão de Jeová, que ordenou a ele as palavras de Isaías 6:9, 10. Essas mesmas palavras foram aplicadas pelo apóstolo João a Jesus Cristo. Para os trinitaristas, isso torna Jeová e Jesus a mesma pessoa. Em Atos, diz-se que é o espírito santo que proclama as palavras originalmente de Jeová em Isaías 6:9, 10. Assim, segundo os trinitaristas, o espírito santo é o mesmo personagem que declara as palavras de Isaías 6:9 e 10.

Contudo, essa é uma argumentação simplória que vai contra a própria doutrina da Trindade. Pois, com tal argumentação, os trinitaristas estão se afirmando unicistas, visto que isso tornaria Jeová, Jesus e o espírito santo a MESMA E ÚNICA PESSOA. Isso atenta contra a Trindade, segundo a qual há um só Deus, mas em TRÊS pessoas distintas e separadas!

É impressionante até onde os trinitaristas vão na tentativa fútil de embasar uma doutrina antibíblica! Chegam a mudar de identidade ideológica e filosófica, vestindo a “camisa”, por assim dizer, do time adversário!

O verdadeiro sentido das passagens envolvidas

O ponto é que João aplicou o texto de Isaías 6:9, 10 a Jesus por este ser ‘o reflexo da glória’ de Deus. (Hebreus 1:3) E Atos 28:24 atribui a declaração de Isaías 6:9, 10 ao espírito santo pelo fato de Jeová usar Seu espírito – sua força ativa – para inspirar a escrita da Bíblia, inclusive a do livro de Isaías. – 1 Timóteo 3:16, 17.

Passando a regra trinitária na prova do fogo

Agora, se formos usar a regra de que a mesma expressão ou passagem usada a seres diferentes provaria que tais seres são o mesmo, então concluiríamos que Moisés e Deus são a mesma pessoa. Podemos ver isso nas passagens abaixo:

Marcos 7:10: “Por exemplo, MOISÉS DISSE: ‘Honra a teu pai e a tua mãe.”

Mateus 15:4: “Por exemplo, DEUS DISSE: ‘Honra a teu pai e a tua mãe’.”

Uma afirmação a respeito de alguém pode ser aplicada a outro quando há uma relação entre os dois. Visto que Deus deu a Lei POR INTERMÉDIO DE Moisés (João 1:17), o quinto mandamento (citado acima) pode ser atribuído aos dois, embora sejam pessoas distintas.

Para uma explanação plena do assunto, veja o tema Duas regras – uma falsa e uma verdadeira.

A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas.
Contato: oapologistadaverdade@gmail.com

Os artigos deste blog podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o blog oapologistadaverdade.blogspot.com.br

Tags:,