Pix.: 22992540111 (Qualquer ajuda é bem Vinda. Gratidão)
Inicio | Temas Bíblicos |Leia a Biblia Leia a Bíblia | Post´s em Espanhol |Doações |Contato
Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Elohim verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste. JOÃO 17:3
faceicon

SANTIFICAÇÃO

 Textos-base:  1Pe 1:16; Ef 5:26-27 e Ef 4:25-31.

Na Bíblia, o termo santificação significa: santidade, santificação, ser consagrado, santo, santificado, separado. A palavra é usada para distinguir entre o santo e o profano, o especial do vulgar (Lv 10:10). É desejo de nosso Senhor Jesus Cristo que todos os seus seguidores busquem a santificação. Ela é uma das características básicas da nossa identificação com Ele.

  1. Santidade é uma exigência de Deus para seu povo (1 Pe 1:16) – Quem se identifica com Cristo responde positivamente ao chamado de Deus para a santificação. Não podemos crer na conversão de uma pessoa, que depois de dizer ter sido alcançada pela graça, não responde positivamente ao mandamento da santificação. “Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo” (1Ts 4:7,8).

  1. A santidade é operada em nós pelo SENHOR (Ef. 5:26-27) – Ganhamos o direito à santificação através do sacrifício de Cristo. A santificação não é conseguida apenas pelos nossos esforços. Deus operou a parte que não nos era possível. Em 1 Co 6:11 temos a expressão, “fostes santificados”. O verbo está na “voz passiva”. Em João 17:17 Cristo ora para que o Pai nos santifique pela Palavra. Cristo santifica a igreja e os crentes individualmente. Porém é preciso desejar a santificação, buscá-la com toda a nossa alma e o Senhor cumprirá a sua parte. Você tem buscado santificar-se através da palavra de Deus?

III. A santidade implica em mudanças (Ef 4:25-31) – Não podemos andar na Palavra de Deus, sem uma mudança radical em nossas vidas. Para que a santificação opere em nossas vidas precisamos estar dispostos a mudar nosso procedimento. Deus não trará santificação a alguém que tem prazer no pecado, e que não deseja abandoná-lo.

Conclusão: Através de toda a Bíblia, a santificação tem sido um elemento essencial na relação entre Deus e seu povo. Esta qualidade de ser separado do pecado é uma característica fundamental da santidade de Deus, que tem que ser desenvolvida como parte do caráter de seus filhos. Deus não pretende que no isolemos deste mundo (Jo 17:14-21), mas que fujamos dos seus pecados (1 Tm 6:11) e brilhemos como luzes num mundo de trevas (Mt 5:14-16). Amem!

Escrito por Pr. Vivaldo Pinto

– See more at: http://www.vivaldopinto.com.br/index.php/estudos-biblicos/licoes/239-santificacao#sthash.UVlouDJC.dpuf

Tags: