Inicio | Temas Bíblicos |Leia a Biblia Leia a Bíblia | Post´s em Espanhol |Doações |Contato pt Portuguese
Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Elohim verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste. JOÃO 17:3
faceicon
A alegria de Deus para o seu povo (Sl. 126.1-3)

A alegria de Deus para o seu povo (Sl. 126.1-3)
1. A nossa felicidade como filhos de Deus deve ser expressar por nossa alegria.
1.1. Somos alegres porque podemos gozar agora a salvação de Cristo. Deus nos alcançou com sua mão de misericórdia. Ele nos tirou da condenação e nos fez livre do pecado (Rm. 8:1).

1.2. Somos alegres porque temos Deus como amigo. Ele nos reconciliou consigo mesmo e habita em nós. Temos a alegria com fruto dessa nova condição (Gl. 5:22 – Fruto do Espírito: alegria).

1.3. Somos alegres porque o Senhor restaurou nossa visão. Os planos passageiros foram substituídos por planos eternos. A vida passou a ser mais do que 70, 80 anos, tornou-se eterna.

2. O povo de Israel experimentou um período de grande tristeza.
2.1. Israel foi deportada de Jerusalém para Babilônia em 598 a.C. O rei Nabucodonoso levou o povo, outrora livre, para um cativeiro doloroso.

2.2. Israel sonhava com o cumprimento das profecias de Deus acerca da restauração. Ezequiel, Isaías, Jeremias profetizaram a restauração de Israel (Ez. 36:24; Is. 44-45).

2.3. Israel teve seus dias mudados no ano de 537 a. C. quando Ciro, o instrumento de Deus para o bem do seu povo, decretou que os exilados de Babilônia voltassem para Jerusalém. O povo ficou como quem sonha um sonho bom (vv. 1,2).

3. Deus restaura a nossa alegria cumprindo o que prometera. No Salmo (126) que lemos podemos encontrar algumas características da alegria de Deus para nossas vidas.

I. É UMA ALEGRIA SUBLIME.
1. Deus fez o impossível levando Israel de volta a Sião (Jerusalém). O que estava acontecendo para o Salmista parecia com um sonho, irreal: v. 1 “ficamos como quem sonha”. Para Deus nada é impossível no cumprimento do que ele prometeu.

1.1. O anjo lembrou esse fato a Maria (Lc. 1:37).

 PRECISAMOS MANTER A FÉ NAS PROMESSAS DE DEUS. O QUE É IMPOSSÍVEL AOS OLHOS É POSSÍVEL PARA DEUS. A NOSSA ALEGRIA SERÁ SUBLIME QUANDO ALCANÇARMOS O QUE DEUS NOS PROMETEU.

II. É UMA ALEGRIA TRANSFORMADORA.
1. A alegria do povo de Israel pela restauração transformou o semblante de tristeza em semblante de alegria, os lábios cerrados em lábios de alegria (v. 2a, 3). Era notória entre o povo a alegria pelo cumprimento das promessas de Deus.

1.1. A alegria no rosto sinaliza o que se passa no coração (Pv. 15:13).

 ALGUMAS PROMESSAS DE DEUS JÁ SE CUMPRIRAM E O NOSSO SEMBLANTE TRISTE PRECISA SER MUDADO POR ELAS. DELEITEMO-NOS NA SALVAÇÃO DE CRISTO, E ENTÃO TEREMOS UM RISO FÁCIL QUE EVIDENCIA A NOSSA ALEGRIA. CANTEMOS A SALVAÇÃO DO NOSSO DEUS.

III. É UMA ALEGRIA EVANGELIZADORA.
1. O povo de Israel testemunhou a graça de Deus às nações. Elas ficaram sabendo das grandes coisas que Deus havia realizado em seu povo. Todos podiam ver alegria daquela Israel (vv. 2b).

 A NOSSA ALEGRIA PRECISA ANUNCIAR AO MUNDO QUE A GRAÇA DE DEUS NOS ALCANÇOU. CONTAGIE AS PESSOAS A TUA VOLTA COM A ALEGRIA DE CRISTO. ELE NOS RESTAUROU MIRACULOSAMENTE.

 NO NOVO ANO QUE SE APROXIMA GOZEMOS DA ALEGRIA DE DEUS PARA NÓS. AQUELES QUE VIVEM POR FÉ JÁ PODEM GOZÁ-LA, POIS TEMOS A MAIOR GRAÇA QUE ALGUÉM PODE TER, JESUS CRISTO.

Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook
Postado por Leonardo J. N. Félix

Tags: