Inicio | Temas Bíblicos |Leia a Biblia Leia a Bíblia | Post´s em Espanhol |Doações |Contato pt Portuguese
Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Elohim verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste. JOÃO 17:3
faceicon
A Bíblia fala sobre o trabalho

A Bíblia fala sobre o trabalho

Introdução: O seguidor de Yehshua será exímio trabalhador. Não será sanguessuga de ninguém. Em períodos de enfermidade ou calamidade, deverá ser ajudado pela família e pela comunidade nazarena; fora isso, deverá ser operoso com sua inteligência e com a obra de suas mãos nas ferramentas.

1 – O TRABALHO É O SACRIFÍCIO PARA SE CONSEGUIR A ALIMENTAÇÃO. No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado, porquanto és pó e em pó te tornarás. Yahweh Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra, de que fora tomado. Gn 3. 19,23. Já foi dito que o trabalho consciente dignifica o homem; é verdade. O esforço para ser produtivo e útil nas realizações de tarefas do emprego ou como profissional liberal são as fontes lícitas e justas do bom viver.

2 – O TRABALHO EVITA ATIVIDADES DESONESTAS. Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. Ef 4. 28. Jogos de azar, prostituição, contrabando e tráfico de drogas são atrasos na vida da humanidade. São fatores negativos e com consequências desastrosas e até mortais. Não são trabalhos dignos; são subornos, espertezas e desmandos.

3 – O TRABALHO É APROPRIADO PARA O HOMEM QUE TEME A DEUS. Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos! Pois comerás do trabalho das tuas mãos, feliz serás, e te irá bem. Sl 128. 1-2. Os seguidores do Messias deverão ser o exemplo de dedicação e bom desempenho de seu ofício, seja ele qual for. O pão nosso de cada dia jamais chegará até os preguiçosos e ociosos durante a vida toda. O vício de pedir é feio e injustificável para os que têm saúde; que se procure serviço até encontrar.

4 – A MULHER VIRTUOSA DESENVOLVE TAMBÉM SEU TRABALHO. Ainda de noite, se levanta e dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas. Estende as mãos ao fuso, e as palmas das suas mãos pegam na roca. Olha pelo governo de sua casa e não come o pão da preguiça. Pv 31. 15, 19, 27. O trabalho pesado não era para ser desenvolvido pela mulher, mas tarefas suaves e domésticas. Nos tempos dos Séculos XX e XXI, porém, elas trabalham quase em pé de igualdade com os homens. Cabe ao casal analisar se a ausência dela no lar não é prejudicial à criação dos filhos.

5 – O MESSIANICOS QUE NÃO É DEDICADO A TRABALHAR TORNA-SE ESCÂNDALO NA COMUNIDADE. Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto: que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também. Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes, fazendo coisas vãs. II Ts 3. 10-11. Quem não trabalha dá muita mão de obra. A ociosidade é a mãe dos vícios de toda sorte. Os governantes deveriam abrir frentes de serviços para todas as idades e condicionamentos culturais; a fome seria diminuída, bem como “serviços” de ganho rápido.

6 – O PATRÃO CRENTE DEVE TRATAR CONDIGNAMENTE SEU TRABALHADOR. E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaças, sabendo também que o Senhor deles e vosso está no céu e que para com ele não há acepção de pessoas. Ef 6. 9. O patrão precisa dar prioridade ao tratamento condigno aos seus funcionários; sem eles, suas obras e sua clientela serão reduzidas. O bom funcionário é a mola mestra do empreendimento. Salário justo, bonificações periódicas e até, se for possível, participação nos lucros.

7 – O CRENTE EMPREGADO DE UM CRENTE DEVERÁ SER MAIS AINDA TRABALHADOR PRODUTIVO. Vós, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo, não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus; servindo de boa vontade como ao Senhor e não como aos homens, sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre. Ef 6. 5-8. Assim procedendo, galgará posições mais relevantes e rentáveis. Glorificará a Deus com sua postura de servo fiel e diligente. Mesmo o patrão ímpio gostará de ter trabalhadores obedientes, produtivos e honestos. Daniel, o profeta, procedeu assim.

8 – O TRABALHO GERA OS BENS PARA A COMODIDADE DAS PESSOAS. A ciência se multiplicará. Dn 12. 4. Aproveitando sabiamente a ciência evoluída, os homens têm criado fantásticas comodidades para a raça humana. Pelo trabalho constrói-se a moradia, fabricam-se os eletrodomésticos e os meios de transporte; o vestuário, os remédios e outros bens de consumo. Temos pelo trabalho a energia elétrica, a água encanada e os meios de comunicação.

Conclusão: A Bíblia tem orientações e mandamentos concernentes ao serviço secular. O que vimos acima serve, porém, de base para o bem-estar dos conscientes de que no “suor do rosto” é que se ganha o pão. Se um Nazareno genuíno for apanhado como esmoler, algo está errado com ele, com sua família ou com sua irmandade de igreja.

(Os textos bíblicos são da Bíblia Revista e Corrigida)

Escrito por: Pr. Odair Alves de Oliveira (

Tags: