Pix.: 22992540111 (Qualquer ajuda é bem Vinda. Gratidão)
Inicio | Temas Bíblicos |Leia a Biblia Leia a Bíblia | Post´s em Espanhol |Doações |Contato
Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Elohim verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste. JOÃO 17:3
faceicon
A Ceia do Senhor e o Lava-pés

A Ceia do Senhor e o Lava-pés

Objetivo da LIÇÃO
Mostrar a importância e a necessidade de participarmos regularmente da Ceia do Senhor e do Lava-pés. Esta cerimônia é realizada anualmente, em tempo determinado (14 de Nisã) segundo as Escrituras.

INTRODUÇÃO
Os judeus não conseguiram entender o que o Messias lhes dizia (João 6:51,52). Na verdade, comer Sua carne e beber Seus sangue não é um ato de canibalismo. É espiritual. Do dia 13 para 14 de Nisã, ou Abib, Jesus esclareceu tudo, realizando a Santa Ceia com seus apóstolos. Após a ceia pascal, levantou-se da mesa. tirou as vestes de cima, deitou água numa bacia e passou a lavar os pés de Seus discípulos. Ensinava ali a humildade e nos mandou imitar Seu exemplo para não perdê-la. Terminando essa lição, voltou à mesa e seguiu dando preciosas instruções. Era chegada a hora de revelar o traidor Judas Iscariotes. Agora, verdadeiramente na chamada Ceia do Senhor, Ele entrega o bocado molhado ao traidor. Ao participarmos da Ceia, adquirimos força e vida: Vida eterna!

QUESTIONÁRIO
1. No batismo somos revestidos de Cristo e na Ceia ?
No batismo, temos nós em Cristo, e na Ceia, Cristo em nós. Ao recebermos os símbolos, nos alimentamos espiritualmente, e nos preparamos para a ressurreição (João 6:54) em Sua segunda vinda.

2. Em que condições não podemos participar da Ceia? Podemos oferecer a Ceia a visitantes ou participar de cerimônias similares nas denominações?
Se nossa consciência nos acusa de algum erro não confessado ou admitido, se estamos mal com algum irmão, se afastados, em disciplina ou desligados da Igreja a Ceia pode redundar em condenação para nós (I Cor. 11:27-29). Recomendamos que se procure o pastor para aconselhamentos. Ficar sem a Ceia, também é grave. Quem deixar de tomar a Ceia por mais de uma vez consecutiva, deve ser aconselhado. Não podemos dar a Ceia a pessoas que não sejam membros legítimos da Igreja de Deus e nem devemos participar de ceias noutros movimentos.

3. Por que o lava-pés é celebrado após da Ceia do Senhor?
Tomando como base o texto de Lucas 22, podemos observar que logo após comerem a páscoa e a santa-ceia, os discipulos começaram a discutir entre si pra saber qual seria o maior maior entre eles. Por isso é que o texto de João 13 diz que terminada a ceia Jesus levantou e lavou os pés dos discípulos para mostrar entre eles que quisesse ser o maior que fosse o menor.

4. É necessário o lava-pés? Como se realiza este cerimonial?
Foi recomendado para cadastramento das viúvas (I Tim.5:10). Costumava-se oferecer água para lavagem dos pés aos visitantes (Lucas 7:44). Jesus o instituiu mostrando Sua humildade e nos ordenou igualmente a praticá-lo (João 13:13-17).

5. Por que a Ceia do Senhor é celebrada anualmente, no início do dia 14 de Nisã?
João Batista reconheceu em Jesus o Cordeiro de Deus que tiraria o pecado do mundo. No antigo pacto, um cordeiro pascal simbolizando Jesus, morria anualmente na tarde do 14 de Nisã ou Abib (primeiro mês do calendário religioso hebraico) e era comido à noite (Êxodo 12:3,6,8). Jesus é nossa páscoa e tinha que cumprir Seu papel. O antitipo deveria encontrar o tipo. Como Ele não podia estar presente para comer a última páscoa (Luc. 22:8,15); instituir a Ceia e morrer no mesmo horário, celebrou a Ceia antecipadamente, mas dentro do dia marcado: 14 de Nisã. Biblicamente, após o pôr-do-sol, já é outro dia. Paulo nos diz que a Ceia foi celebrada à noite (I Cor. 11:23). Ora, se a Ceia é um memorial da morte do Senhor, não vemos razão para ser celebrada fora da data de sua morte. Nós a celebramos na noitinha de 13 para 14 de Nisã, no mesmo tempo feito por Jesus. Outrossim, há os que, além de celebrá-la fora da data, ainda a fazem pela manhã, ou à tarde. Nestes casos pode ser tudo: santo café, lanche do Senhor, mas nunca santa ceia, pois ceia é refeição noturna.

6. Que elementos são necessários para esta celebração?
Pão asmo e vinho puro (Mat. 26:26-29). Fermento é o símbolo da falsidade. A Ceia foi celebrada na época dos pães asmos e, evidentemente, com asmos. Paulo nos recomenda a nos limparmos do fermento e a fazermos festa com asmos (I Cor. 5:7,8). O fermento, neste caso, representava os crentes em pecado que contaminavam a Igreja de Deus em Corinto.

7. Não havendo um pastor ou consagrado quem celebra a Ceia?
O ideal era que houvesse um consagrado¬ para estar em cada cidade. Não havendo, o ministério excepcionalmente autoriza os principais irmãos a ministrarem a Ceia. No A.T. a páscoa era celebrada nas casas e as famílias pequenas se juntavam ; provavelmente a cerimônia era celebrada pelos chefes das casas.

IGREJA DE DEUS 7 DIA

Tags: