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Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Elohim verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste. JOÃO 17:3
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A CIRCUNCISÃO NO NOVO TESTAMENTO

A CIRCUNCISÃO NO NOVO TESTAMENTO

Porquê surgiu o tema da Circuncisão nos Escritos de Paulo?
Porquê Paulo aceitou a celebração das Festas Santas de Yahweh por parte dos Crentes em
Yahshua,o MashYAH,provenientes dos Gentios e,no entanto,foi tão enérgico,ao expressar-se
acêrca da Circuncisão?
Na realidade,será que Paulo refutou a necessidade da Circuncisão ou a aprovou ?
A ORIGEM DA POLÉMICA
Regista-se em Actos 15:1:
“Então alguns que tinham descido da Judeia ensinavam assim os irmãos: Se vos não
circuncidardes,conforme o uso de Moisés,não podeis salvar-vos”.
Paulo e Bernabé encontraram uma grande contenda:
“Tendo tido Paulo e Bernabé não pequena discussão e contenda contra êles,resolveu-se que
Paulo e Bernabé,e alguns deles subissem a Jerusalém aos Apóstolos e aos Anciãos sôbre aquela
questão”. Act.15:2.
E os anciãos da Comunidade Nazarena,chegaram todos a esta conclusão:
“Mas cremos que seremos salvos pela Graça de Yahshua,o MashYAH,como êles também”.
Act.15:11.
AS CREDENCIAIS DE PAULO
Antes de continuar com o tema da Circuncisão,é necessário fazer uma reflexão acêrca de
quem era Paulo. Há certo tempo nos chegou um escrito de um objector que concluía que Paulo
tinha sido um falso apóstolo,um farsante,um jactancioso e que não foi recebido na Congregação
Primitiva,como Apóstolo de Yahshua,o MashYAH,p o que o autor do escrito citava varios
textos da Escritura.
Em primeiro lugar,êsse tipo de ataques é comum na política.
Quando não há base suficiente para atacar o programa de um político,os seus adversários
atacam a sua personalidade,tratando de o fazer parecer como alguém corrupto,indigno de
confiança.Os que falam assim de Paulo,geralmente,são pessoas que fomentam a idéia de que
os Crentes em Yahshua,o MashYAH têm que circuncidar-se para ser verdadeiros Israelitas.
E como Paulo se opõe a essa idéia,atacam-no cruelmente na falta de melhores argumentos.
Em segundo lugar,é óbvio que os que assim escrevem,arrancam do contexto e aplicam mal
muitos versículos.
Em terceiro lugar,não há necessidade de escever uma longa tese para refutar a teoria dos que desacreditam Paulo como Apóstolo um só texto derruba completamente todos os seus
argumentos e êste texto é da autoria nada menos que do Apóstolo Pedro.
“E tende por Salvação a longanimidade de nosso Soberano;como também o nosso amado
irmão Paulo vos escreveu,segundo a Sabedoria que lhe foi dada”. II Pedro 3:15.
Esta passagem nos ensina três verdades básicas:
Primeiro: que Paulo era recebido e apreciado pelos outros Apóstolos como um irmão genuíno.
Se tivesse sido um apóstolo falso,Pedro não o teria descrito como “nosso amado irmão Paulo”
Pedro teria sido o primeiro a desmascarar Paulo como falso Apóstolo.
Mas não foi êsse o caso.
Segundo:Pedro fala da Sabedoria que lhe foi dada a Paulo. Se Paulo tivesse sido um falso
apóstolo teria mostrado uma sabedoria simplesmente humana,produto do seu próprio intelecto.
Mas Pedro diz que a sabedoria de Paulo “lhe foi dada”. Òbviamente por Yahshua,o MashYAH.
Acêrca disto,vejam-se as passagens onde Paulo fala das revelações que teve da parte de
Yahshua. Todo o capítulo 9 de Actos.
Terceiro: Pedro compara os Escritos de Paulo com “Outras Escrituras”.
Isto é dizer muito.Para Pedro os Escritos de Paulo eram também Escrituras,querendo dizer
Inspiradas,portanto é óbvio que o seu apoio de apostolado é genuíno e válido.
E sendo êste o caso,aqueles que torcem os seus Escritos fazem-no para sua própria destruição
Como costumamos dizer:”Nada mais com o Testemunho”.
No entanto,precisamente,devido a êsse facto,muitos têm optado por rejeitar não só a Paulo,
senão a todos os Escritos Messianicos e,por fim,rejeitam a Yahshua,como MashYAH.
Tenho passado por varias experiências com essas pssoas.
INCIDENTE DE ENSINAMENTO
No entanto,depois daquela decisão de Actos 15:11 e 16:1-3,se relata o que tira dúvidas:
“Mas cremos que seremos salvos pela Graça de Yahshua,o MashYAH,como êles também”.
Actos 15:11.
“E chegou a Derbe e Listra. E eis que estava ali um certo discípulo por nome Timóteo,filho de
uma judia que era Crente,mas de pai Grego.
2-“Do qual davam bom testemunho os irmãos que estavam em Listra e Icónio.
3-“Paulo quiz que êste (Timóteo) fôsse com êle:e tomando-o,o circuncidou,por causa dos
Judeus que estavam naqueles lugares;porque todos sabiam que seu pai era Grego”.
Actos 16:1-3.
Como acabamos de ler,Paulo mesmo fêz com que Timóteo fôsse circuncidado.
Porquê o fêz ? Para que Timóteo se fizesse Judeu ?
Tampouco,porque Timóteo já era Judeu,por ser filho de mulher Judia,ainda que o pai
fôsse Grego. Então,porquê Paulo fêz circuncidar Timóteo?
O texto explica:
Paulo quiz que Timóteo fôsse com êle numa viagem missionária e,por motivo de os Judeus
que havia naqueles lugares,em Listra e Icónio.
Há duas lições básicas a extrair nesta passagem:
1-Primeiro: Timóteo era incircunciso e,no entanto,segundo o vers.2,disfrutava do apreço dos
irmãos que havia em Listra e Icónio. Actos 16:2: Isto é,Timóteo era um Crente em Yahshua,
um Judeu Nazareno,Judeu por nascimento e Crente pela Fé.Ninguém tinha dito a Timóteo,
que tinha que ser circuncidado para ser um verdadeiro Judeu Nazareno.
Tampouco Paulo lhe disse tal coisa.
2-Em segundo lugar,o texto afirma seguramente,porquê Paulo fêz circuncidar a Timóteo,por
causa dos Judeus que havia naqueles lugares (Vers.3).
Paulo ia prégar a Yahshua,o MashYAH entre os Judeus e queria levar a Timóteo consigo.
Se tivesse levado Timóteo,sem o circuncidar,os Judeus que não aceitavam Yahshua teriam
achado,em seguida,um motivo para rejeitar esta equipa missionária por ter uma
pessoa incircuncisa. A incircuncisão de Timóteo teria sido um impedimento para que os
Judeus nem sequer ouvissem a prégação de Paulo e Timóteo.
De maneira que podemos dizer,no entanto,que Paulo fêz circuncidar Timóteo por mera
conveniência,sim,para não dar lugar a uma rejeição influente,por parte dos Judeus.
De maneira que,baseado neste precedente,se um Crente Messianico da actualidade desejar
por exemplo,viver em Israel,ser recebido como cidadão Israelita ou como membro de uma
Comunidade Judaica tradicional pode circuncidar-se,mas então o faria por conveniência.
O problema com isto é que para ser membro de uma Comunidade Judaica tradicional lhe será
exigido não só circuncidar-se,senão também não aceitar a Yahshua como o MashYAH,coisa que
alguns fizeram para seu próprio prejuizo.
No entanto isto é muito diferente de dizer que os Crentes em Yahshua,o MashYAH têm que
circuncidar-se “pela Lei de Moisés”,como a chamou o autor de Actos,para fazer parte de Israel.
Alguns argumentam que a Circuncisão faz parte da Lei de Yahweh,parte da Aliança.
No entanto,uma análise objectiva de Romanos 2:25 anula êste argumento.
Paulo diz:-“Porque a Circuncisão é,na verdade proveitosa,se tu guardares a Lei;mas se tu és
transgresspr da Lei,a tua circuncisão se torna em incircuncisão”.
Para quê então,pergunto eu,serve a Circuncisão se cumpre a Lei ?
Serve para identificar-te como descendente de Abraão e filho da Aliança.
Mas se não cumprires a Lei da Aliança,então de nada te servirá a Circuncisão.
O ponto chave é isto:Nesta passagem,Paulo faz uma clara distinção entre a Lei e a Circuncisão,
não é a mesma coisa: A Lei é o têrmo da Aliança e a Circuncisão é o sinal da Aliança.
Não há que confundi-las.Como é que sabemos que Yahweh fêz essa distinção entre a Lei e a
Circuncisão e que não é um capricho de Paulo ?
Lei-se Gén.17:11:-
“Circuncidar-vos-eis na carne do prepúcio;e isto será Sinal de Pacto entre Mim e vós”.
ESTÁ A VER ?
O Próprio Yahweh está a dizer está a dizer que a Circuncisão é “O Sinal da Aliança”.
Uma coisa é a Aliança e outra o Sinal.
Uma coisa é a Lei e outra a Circuncisão.Não são a mesma coisa.
A importancia disto a veremos mais adiante.
Paulo sublinha o conceito que estamos tratando,ao dizer:
“Por outro lado se o incircunciso cumpre as exigências da Lei,a sua incircuncisão lhe será
contada como incircuncisão.E êsse incircunciso quando cumpre a Lei,te julgará a ti,que com o
teu código escrito e a tua circuncisão violar a Lei. De novo Paulo faz uma distinção entre a Lei,que
é o código escrito e a circuncisão”.
Note com atenção a passagem de Romanos 4:9-12:
“Vem pois esta bem-aventurança sôbre a circuncisão sómente,ou também sôbre a
incircuncisão ? Porque dizemos que a Fé foi imputada como Justiça a Abraão.
10-“Como lhe foi pois imputada? Estando na circuncisão ou na incircuncisão? Não na circuncisão,
mas na incircuncisão.
11-“E recebeu o sinal da circuncisão,sêlo da justiça da Fé quando estava na incircuncisão,para
que fôssse pai de todos os que crêem,estando êles também na incircuncisão;a fim de que
também a justiça lhe seja imputada.
12-“E fôsse pai da circuncisão,daqueles que não sómente são da circuncisão,mas que também
andam nas pisadas daquela Fé de nosso Pai Abraão,que tivera na incircuncisão”.
E aqui é onde Paulo faz a sua famosa e controversa afirmação:
“Porque não é Judeu o que o é exteriormente,nem é circuncisão a que o é exteriormente,
nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne.
29-“Mas é judeu o que o é no interior,e circuncisão a que o é do coração,no espírito,não na letra
cujo louvor não provém dos homens,mas de Yahweh”.
Vejamos também Rom.2:28,29.
Se o Todo-Poderoso é Um só,que justifica pela Fé a circuncisão,e por meio da Fé a
incircuncisão.
31-“Anulamos,pois,a Lei pela Fé? De maneira nenhuma,antes estabelecemos a Lei”.
Alguns argumentam que a circuncisão do coração não exclui a do prepúcio,mas esta
passagem ensina que a exclui sim.
De maneira que um homem pode estar incircunciso e continuar na Fé verdadeira,como
também pode fazê-lo estando circuncidado;não há diferença,nem uma forma é superior à
outra.
PAULO NÃO ESTAVA SÓSINHO NISTO
Muitos não sabem que Paulo não foi o único Judeu que não requereu a circuncisão dos seus
seguidores.
No Judaísmo Tradicional Antigo houve,inclusivamente,Rabinos e Missionários Judeus que não
requeriam a Circuncisão dos seus seguidores.
Veja esta citação no Livro:”O Judaísmo e o Dilema Cristão”,pelo Rabino Ben Zion Bokser,pág.
108:-“Houve missionários Judeus no Mundo Antigo que procuraram chamar Crentes dentre os
pagãos para a Fé. Mas os seus esforços nem sempre se inclinavam a chamar convertidos formais
ao chamar as pessoas a apartar-se dos seus costumes particulares para entrar na Fé Judaica.
“Os que estavam dispostos a entrar na Fé Judaica eram recebidos depois da devida preparação e circuncisão.Mas temos por exemplo,o caso do Missionário Ananias,o qual na realidade dissuadiu o Príncipe de Abilene de tomar êste passo quando o último estava ansioso
para se tornar um Crente do Judaísmo. Ananias deu-lhe urgência para seguir os princípios
universais do Judaísmo sem uma conversão formal,dizendo-lhe que devia adorar o Todo-Poderoso
sem se circuncidar,até mesmo quando êle tinha resolvido seguir rigorosamente a Lei Judaica,cuja
adoração ao Todo-Poderoso era de um valor superior à Circuncisão.”.
Josefo-Antiguidades XX-2,4.
“Dentro das suas próprias religiões nativas era possível que o povo lograsse progresso espiritual
e moral;abandonasse a superstição e a falsidade e reconhecesse a Soberania Universal do Todo-
Poderoso e a primazia da ordem moral,vindo a ser,unido em Espírito com o povo Judeu,ainda que
tècnicamente não fazendo parte dêle”. Surpreendente ?
Esta citação é de um Rabino Judeu tradicional,uma verdadeira jóia.
E isto foi exactamente o que Paulo,o Fariseu dos Fariseus,prégou na sua mensagem.
Os que querem impôr a Circuncisão aos Crentes Nazarenos deveriam estar atentos ao sentir
oficial dos Rabinos Judeus acêrca dêste tema.
Vejamos esta citação do mesmo Livro:
“Um Mestre Moderno do Judaismo expressou esta doutrina (a mesma da citação anterior)
sucintamente,quando disse;Quanto às outras religióes,nem a sua absorção,nem a sua destruição
é a meta e a esperança de Israel,como tampouco é nosso objectivo eliminar as entidades
nacionais.O nosso objectivo é ajudá-las a alcançar um desenvolvimento mais elevado e a eliminar
os seus elementos mais degradantes,desta maneira êles se unirão à fonte da qual se alimenta
Israel e virão sôbre a influência das suas verdades frutiferas…Isto se aplica ainda aos cultos
pagãos e certamente mais àquelas religiões que se fundamentam,em parte,nos ensinamentos
da Torah” Idem pagina 168.
De maneira que se pode ver uma harmonia completa e total entre o que Paulo ensina e aquela
posição Judaica a respeito de outras religiões.
De facto,nos Comentários Judaicos da Torah poderá encontrar esta declaração:
“Um Gentio que observa a Torah está num nível superior ao do Sumo-Sacerdote”.
Òbviamente isto se refer a um incircunciso,de outro modo não o chamava Gentio.
Isto é exactamente o que Paulo disse:
“Se,pois,a incircuncisão guardar os preceitos da Lei,porventura a incircuncisão não será
reputada como circuncisão?
27-E a incircuncisão que por natureza o é,se cumpre a Lei,não te julgará proventura a ti,pela
letra e circuncisão és transgressor da Lei ?
28-“Porque não é Judeu o que o é exteriormente,nem a circuncisão a que o é exteriormente na
carne.
29-Mas é Judeu o que o é no interior.e Circuncisão a que é do coração,no espírito,nao na letra:
cujo louvor não provém dos homens,mas de Yahweh Todo-Poderoso”-
Romanos 2:26-29.
O SIGNIFICADO DA CIRCUNCISÃO NA FÉ NAZARENA
O inspirado Apóstolo Paulo nos diz claramente qual é o significado da Circuncisão na Fé de
Yahshua,o MashYAH: Foi chamado alguém circunciso? Não desfaça a sua circuncisão.
Foi chamado alguém sendo incircunciso? Não se circuncide.
A Circuncisão não significa nada e a incircuncisão nada significa,o importante é guardar os
Mandamentos de Yahweh Todo-Poderoso.
“É alguém chamado,estando circuncidado? Fique circuncidado.É alguém chamado estando
incircuncidado? Não se circuncide.
19-“A Circuncisão é nada e a incircuncisão nada é,mas sim a observância dos Mandamentos de
Yahweh Todo-Poderoso”. I Cor.7:18,19.
Alguns dizem que êste argumento de Paulo não tem sentido porque circuncisão não de pode
desfazer. Os que tal coisa argumentam,ignoram que o historiador Josefo dá testemunho de que
alguns Judeus sob a perseguição de Antíoco Epifâneo,iam aos médicos para desfazer-se da
circuncisão pela cirurgia (I Mac.1:14,15).
É claro que de pode e Paulo sabia isso !
Novamente Paulo faz uma distinção entre a circuncisão e a Lei Celestial.
Certamente,tôda a evidência aponta para o facto de que uma pessoa pode observar os
Mandamentos de Yahweh e obter as suas Bênçãos,sem estar circuncidado.
Note que o Espírito Santo ensinou através de Paulo:
“Eis que eu,Paulo,vos digo que,se vos deixardes circuncidar,o MashYAH de nada vos
aproveitará.
3-“E de nôvo protesto a todo o homem,que se deixe circuncidar,que está obrigado a guardar
tôda a Lei.
4-“Separados estais do MashYAH,vós os que vos justificais pela Lei:da Graça tendes caído.
5-“Porque nós pelo Espírito da Fé aguardamos a Esperança da Justiça.
6-“Porque em Yahshua o MashYAH,nem a Circuncisão,nem a Incircuncisão,temvirtude alguma;
mas sim a Fé que opera por Amor”.
Gálatas 5:2-6.
Nos versiculos 4 e 5 que acabamos de citar,Paulo declara que diz estas coisas por aqueles que
buscam justificar-se devido a uma Lei.
Note outro aspecto que Paulo sublinha:
“Todos os que querem mostrar boa aparência na carne,êsses vos obrigam a circuncidar-vos,
sómente para não serem perseguidos por causa do madeiro de Yahshua.
13-“Porque nem ainda êsses mesmos que se circuncidam guardam a Lei,mas querem que vos
circuncideis,para se gloriarem na vossa carne.
14-Mas longe esteja de mim gloriar-me, não ser no Madeiro de Nosso Salvador Yahshua, o
MashYAH,pelo qual o Mundo está executado no madeiro para mim e eu para o Mundo.
15-“Porque em Yahshua,o MashYAH,nem a Circuncisão,nem a Incircuncisão tem virtude
alguma,mas sim o ser uma nova criatura”.
Gálatas 6:12-15.
Nada poderia ser mais claro do que isto que o Apóstolo dos Gentios disse e escreveu.
SEREMOS GENTIOS ?
Alguns pensam que o que identifica um homem como Gentio é que NÃO está Circuncidado e o
que o identifica como Judeu é o que está Circuncidado.
Êste argumento não passa a prova,porque as mulheres Judias não se circuncidam e são tão
da raça dos Judeus como os homens.
Mas ainda quanto aos homens há algo mais para dizer.
A passagem de Efésios 2:11-13 é muito importante:
“Portanto,lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis Gentios na carne,e chamados
Incircuncisão pelos que na carne se chamam Circuncisão feita pela mão dos homens.
12-“Que naquele tempo estáveis sem o MashYAH,separados da Comunidade d’Israel,e estranhos
aos Concertos da Promessa,não tendo Esperança,e sem o Todo-Poderoso no Mundo.
13-“Mas agora em Yahshua,o MashYAH,vós,que antes estáveis longe,já pelo Sangue do MashYAH
chegastes perto”.
Aqui,Paulo diz em primeiro lugar,que os Crentes em Yahshua o MashYAH que estavam em
Éfeso,antes,eram Gentios,estavam sem Yahshua o MashYAH e estavam longe de Israel,tudo no
tempo já passado.
No versiculo 19 conclui:
“Assim,que já não sois estrangeiros,nem forasteiros,mas concidadãos dos Santos e da Família de Yahweh”.
Esta Familia,òbviamente,é Israel,na qual entram os Gentios convertidos quando aceitam a
Yahshua,o MashYAH,ainda mesmo sem estarem circuncidados.
De maneira que,segundo o Espirito Santo que inspirou Paulo,o estar circuncidado não faz um
mais Judeu,nem o estar incircunciso o faz menos Judeu.
Paulo torna claro noutro lugar que o ser Judeu é uma condição do coração “por dentro”.
O Apóstolo dos Gentios advertiu os Crentes em Filipos:
“Guardai-vos dos cães,guardai-vos dos maus obreiros,guardai-vos da circuncisão.
“Porque a circuncisão somos nós que servimos ao Todo-Poderoso em Espírito,e nos
gloriamos em Yahshua,o MashYAH,e não confiamos na carne”.
Filipenses 3:2,3.
Aqui quando Paulo diz “guardai-vos do maus obreiros” ,chama-lhes mutiladoresàqueles
que querem que os Crentes em Yahshua se circuncidem. Trata-se um têrmo depreciativo e nada
agradável.Também afirma nesta passagem que os verdadeiros circuncidados são os que adoram
a Yahweh em Espírito.Não veja isto como alguém pode fazer parecer que Paulo não falou
contra a Circuncisão para os Crentes em Yahshua sob a Nova Aliança.
Mas Paulo falou sim contra esta prática em termos tão enfáticos que não deixam lugar a
dúvidas.
A NOVA CIRCUNCISÃO
Muitos têm recusado o ensinamento da passagem que vou citar agora.
Leia-o com discernimento:
“No MashYAH,vocês fosteis circuncidados com uma Circuncisão que não se faz à mão,mas
sim despojar-se completamente das inclinações carnais do corpo,por meio da Circuncisão de
Moisés,a qual receberam AO SER SEPULTADOS COM YAHSHUA,O MASHYAH – na imersão –
QUE É O BAPTISMO”.
A Escritura de Yahweh para Salvação,traduz assim êstes dois versiculos:
“No qual também estais circuncidados com a Circuncisão não feita por mão no despojo do
corpo da carne,A CIRCUNCISÃO DO MASHYAH.
“Sepultados com Êle no Baptismo,n’Êle também ressuscitastes pela Fé no Poder de Yahweh
,que O Ressuscitou dos mortos”.
Coloss.2:11,12.
Há três ensinamentos importantes nesta passagem:
1-Primeiro que a Circuncisão que Yahshua espera dos Crentes n’Êle e que chegam dos Gentios,é
uma Circuncisão Espiritual,no coração.
2-Segundo,que essa Circuncisão que o Crente recebe é a Circuncisão do MashYAH,a qual se
atribui ao Crente por imputação.O mesmo que a Justiça do MashYAH,que se lhe atribui ao
Crente por imputação como se fôsse mesmo sua.
3-E terceiro,que essa Circuncisão imputada do MashYAH se recebe no momento da imersão,
quando se aceita o Baptismo.
O Espírito de Santidade nos ensina que mesmo desde os tempos de Abraão a circuncisão
física no prepúcio era um SINAL EXTERNO da Circuncisão Espiritual do coração.E o mais
importante e que nos ensina também que desde a NOVA ALIANÇA A IMERSÃO,OU SEJA O
BAPTISMO – É O SINAL DESSA CIRCUNCISÃO ESPIRITUAL
Portanto,é claro: A Imersão em água – o Baptismo – vem substituir a Circuncisão física como
SINAL da Nova Aliança – o Novo Testamento.
Por isso,o Baptismo – a Imersão na água – é tão importante para o Crente.
A Imersão – o Baptismo – é um símbolo fácil de realizar e não necessita passar pela operação que mutila o homem – a Circuncisão no prepúcio.
Além disso,é um símbolo mais apropriado que a Circuncisão,porque o podem receber tanto
homens como mulheres.
Outras passagens dignas de consideração são as seguintes:
Actos 21:18-26; Gál.2:1-5; 4:5-12; Coloss.4:11; Tito 1:10; Jer.9:24; Ezeq.44:9; Deut.10:16.
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Nota como advertência do autor dêste estudo:
Escrevo isto,mas não é com o propósito de estabelecer polémica.
Estou convencido de que alguns Judeus Nazarenos praticam a Circuncisão,ainda que alguns
digam que é voluntária.
A minha posição não permite estar de acôrdo com isso,mas respeito a opinião de todos.
Yosef Aharoni
Publicado pela Congregação Filadélfia de Yahweh.
Tradução elaborada por Boner Daleoni – Moita – Portugal
Versão utilizada nesta tradução:
A ESCRITURA DE YAHWEH PARA SALVAÇÃO – Edição de 2011

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