Pix.: 22992540111 (Qualquer ajuda é bem Vinda. Gratidão)
Inicio | Temas Bíblicos |Leia a Biblia Leia a Bíblia | Post´s em Espanhol |Doações |Contato
Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Elohim verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste. JOÃO 17:3
faceicon
A MELHOR DECISÃO É ATENDER O CHAMADO DE DEUS

A MELHOR DECISÃO É ATENDER O CHAMADO DE DEUS

Texto: Atos 26.14: Então ouvi uma voz que me dizia em aramaico: Saulo, Saulo, por que você está me perseguindo? Resistir ao aguilhão só lhe trará dor!

Alguma vez você já experimentou trafegar na contra mão? Locomover-se com seu veículo na contra mão pode trazer sérias conseqüências. Foi isto que o próprio Senhor Jesus mostrou a Saulo de Tarso, o implacável perseguidor da Igreja de Cristo. Saulo foi interrompido na viagem para Damasco, da Síria, quando tencionava ali prender judeus convertidos a Cristo. Jesus o surpreendeu de uma forma tremenda e para tanto utilizou uma linguagem que qualquer judeu daquele tempo entendia muito bem. Com as palavras transcritas acima o Senhor mostrou a Saulo que andar na contra mão de Deus é a pior coisa que alguém pode fazer na vida.

a) Certifique-se de que você não está andando na contra mão de Deus! Saulo era um fariseu dos mais devotados e na sua visão, um judeu que se tornava seguidor de Jesus cometia um crime. No entanto, o próprio Jesus veio até ele para mostrar que Saulo estava redondamente enganado. Há um alerta em Provérbios 14.12 que, de tão importante, é repetido em 16.25: Há caminho que parece reto ao homem, mas no final conduz à morte. Você pode se lembrar que nos tempos do Novo Testamento uma das maneiras dos cristãos chamarem a Igreja era de Caminho (At 24.14). Quem anda com Jesus segue no Caminho que conduz à vida eterna e não à morte.

b) A desobediência a Deus atrai dores: Foi isto que Jesus mostrou a Saulo ao dizer que resistir ao aguilhão lhe causaria dores. Tais palavras de Jesus tem a ver com o tratamento que se dava aos bois a fim de que eles abandonassem a resistência e aceitassem o jugo. Você sabe o que é um carro de boi e um arado puxado por animal? Pois tanto o boi que puxa um carro como o que move um arado têm que ser adestrados para isso. Jugo é o mesmo que canga – o equipamento que é preso ao animal a fim de conduzi-lo. Os fazendeiros dos tempos de Paulo usavam aguilhões (ferrões) para aguilhoar (fustigar) as pernas ou a anca do animal quando este tentasse se libertar do jugo.

Dar coices na aguilhada somente fazia com que o animal sofresse ainda mais dor. Bem depressa os bois aprendiam que não adiantava reagir escoiceando e, pouco a pouco se submetiam ao seu trabalho. Assim, o boi aprendia a obedecer a seu dono pela dor. A desobediência causava dor ao boi. Saulo entendeu o recado no mesmo instante. Deus quer que você também entenda este recado.

c) Quem não vem pelo amor, vem pela dor. Este é um ditado muito comum na Igreja de Jesus. Através das dores enfrentadas nos caminhos que até parecem bons, há pessoas que despertam para conhecer o Caminho. O Salmista escreveu que houve grande proveito nas aflições que enfrentou: Antes de ser afligido eu andava desviado, mas agora obedeço à tua palavra. Foi bom para mim ter sido afligido, para que aprendesse os teus decretos. (Sl 119.67, 71).

Ouve uma ocasião quando o Senhor Jesus ministrou aos seus discípulos acerca do jugo que Ele nos dá. Como já vimos, jugo é um instrumento de submeter ou controlar o animal. Jugo também é lei, mandamento. Penso que a maioria das pessoas não gosta da idéia de serem subjugadas pelo Senhor. Porém, ser Senhor significa ter controle sobre os servos. Ele é nosso Kiryós (Senhor, em grego) e somos propriedade exclusiva dEle. Entretanto, o próprio Jesus ensinou que Seu jugo é suave (Mt 11.30)

Jesus veio até Paulo para coloca-lo sob Seu jugo: Eu lhe apareci para constituí-lo servo e testemunha do que você viu a meu respeito e do que lhe mostrarei. Eu o livrarei do seu próprio povo e dos gentios, aos quais eu o envio para abrir-lhes os olhos e converte-los das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim. (Atos 26.16-18). Nestas palavras o Senhor estava revelando Seus planos para Saulo – de quem mudou o nome para Paulo. Igualmente, o Senhor colocou este jugo sobre nós.

Diga aos participantes da sua célula que cada um tem vivido sua vida até hoje, mas que assim como fez com Saulo de Tarso, o Senhor quer interferir em seu viver de maneira direta. Ele quer coloca-lo sob Seu jugo suave. Convide-os a agirem de maneira diferente do rei Agripa, para quem o apóstolo Paulo estava dando seu testemunho. Agripa era filho do Herodes que mandou matar o apóstolo Tiago (Atos 12.1) e que depois morreu castigado por Deus. Agripa era, também, bisneto do Herodes que reinava quando Jesus nasceu e que depois mandou matar as crianças de Belém.

Agripa teve a chance de conhecer o Caminho. Desvencilhou-se do apelo de Paulo com estas palavras: Você acha que em tão pouco tempo pode convencer-me a tornar-me cristão? (At 26.28). Como diz a letra de um hino antigo que cantávamos: Tão perto do Reino, mas sem salvação… Agripa esteve tão próximo de receber o jugo de Jesus. Preferiu a desobediência. A história conta que ele foi muito prestigiado pelo imperador Nero e que até homenageou o terrível imperador que perseguiu os cristãos mudando o nome da capital dos seus domínios, de Cesaréia de Filipos para Neronias. Ele escolheu o caminho errado…

Louve a Deus com seus discípulos por Jesus e pelo Caminho no qual estamos. Caminho de Salvação e Vida Eterna. Leve-os a declarar que não querem andar na contra mão, mas sim na Vocação que receberam em Cristo.

Na unção da colheita de Frutos Fiéis,

Seus pastores.

MINISTÉRIO MANANCIAL DE VIDA PARA AS NAÇÕES
IGREJA BATISTA VIDA NOVA
www.ibvidanova.org.br

SÉRIE: ATOS HOJE

ESTUDO 9:

Tags: