Pix.: 22992540111 (Qualquer ajuda é bem Vinda. Gratidão)
Inicio | Temas Bíblicos |Leia a Biblia Leia a Bíblia | Post´s em Espanhol |Doações |Contato
Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Elohim verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste. JOÃO 17:3
faceicon
A VOLTA DE JESUS E O REINO MESSIÂNICO DE MIL ANOS

A VOLTA DE JESUS E O REINO MESSIÂNICO DE MIL ANOS

  1. I)Como Jesus voltará?

  2. a)Nas nuvens dos céus (Lucas 21:27)

  3. b)Com poder e grande glória (Lucas 21:27)

  4. c)Acompanhado com todos seus anjos (Mateus 16:17)

  5. d)Visto por todos (Apocalipse 1:7/Mateus 24:30)

Algumas pessoas acreditam que a vinda do Messias será marcada por um arrebatamento secreto, uma vinda espiritual e invisível em que a igreja seria arrebatada sem que o restante da humanidade percebesse esse evento. Tal doutrina não está em conformidade com que diz as escrituras, uma vez que a vinda do Mestre será marcada por “som de trombeta” trombeta de Deus ainda, isto é, haverá muito barulho, além disso, é nos dito que as nações se lamentarão sobre o filho do homem, ou seja, a ideia de arrebatamento secreto não passa de uma tese fantasiosa e não tem nenhuma base na Bíblia.

  1. II)Quais eventos acontecerão na volta do Senhor?

  2. a)A ressurreição dos mortos em Cristo. (I Coríntios 15:22,23, I Tessalonicenses 4:16)

  3. b)O recolhimento dos servos de Deus que estarão espalhados nos quatro cantos da terra, primeiro se recolherá os que ressuscitarão e depois se recolherá os que estarão vivos na ocasião (Mateus 13:27 / I Tessalonicenses 4:15-17)

  4. c)Encontro com o senhor nos ares, isto é, os salvos terão um tipo de reunião com os anjos e com o mestre em nosso céu atmosférico.

  5. d)Lançamento do falso profeta e da besta em um lago de fogo. (Apocalipse 20:19,20)

  6. e)Destruição dos homens maus e ímpios (II Tessalonicenses 1:7-9/Provérbios 2:22/Salmos 37:9,22, Apocalipse 19:21)

  7. f)Prisão de satanás e seu lançamento em um abismo (Apocalipse 20:1-3)

  8. g)A reconciliação de Deus com o povo de Israel (Romanos 11:25-32/Jeremias 34:14-22, Zacarias 12:5-12)

III)   Para que Jesus voltará?

  1. a)Para tirar o domínio e o poder dos reis da terra e entregar para os servos de Deus (Daniel 7:27)

  2. b)Para sentar no trono de Davi e reinar sobre a casa de Jacó (Lucas 1:32,33/Mateus 25:31)

  3. c)Para restaurar o reino a Israel (Atos 1:6)

  4. d)Para dar o prêmio merecido a cada servo de Deus segundo as suas obras (Apocalipse 22:12).

As pessoas do bem não agüentam mais viver em um mundo tão hipócrita, mesquinho e egoísta. Injustiças, enganos, misérias e corrupções por todas as partes. Sem contar com a atuação maligna de homens maus que vêem a vida de outro ser humano como a vida de um inseto, isto é, sem importância para eles.  A volta do Messias, Jesus, vai por um fim nesse sistema de governo terreno e dar início em um reino de justiça e de paz.

Esse ensinamento é um ensinamento antigo em Israel. Todos os judeus aguardam o momento em que esse rei chamado por eles de Mashyah (Messias) apareça e estabeleça esse reino. Nos tempos de Cristo, por não entenderem que o Salvador deveria sofrer primeiro, pegaram o Filho de Deus e o colocaram em um jumentinho e começaram a clamar: “Bendito o que vem em nome do Senhor” por que eles fizeram isso? Por que eles criam e crêem até hoje nessa doutrina, ou seja, na doutrina que um rei há de reinar em nome da Majestade e trazer paz sobre toda a terra.  

  1. IV)Depois do encontro com Cristo nas nuvens, para aonde a igreja vai?

  2. a)Para a Jerusalém terrena (Zacarias 14:5)

O capitulo 14 do livro de Zacarias começa mostrando as nações tentando guerrear e invadir Jerusalém. Diz o profeta que parte da cidade será tomada e que os inimigos de Israel saquearão a cidade e que muitas mulheres sofrerão abusos. Logo em seguida, a profecia diz que muitos moradores de Jerusalém subirão o monte das oliveiras e acontecerá um terremoto. O povo tentará fugir dos inimigos pelos vales causados pelo terremoto. Nesse contexto, a visão diz: “ Então virá o Senhor, meu Deus, e todos os santos , com ele” verso 4. Quem é o Deus que está vindo aí? É o Deus que desce na pessoa de seu filho, já que Jesus cansou de dizer quando esteve por aqui que o Pai estava NELE e que quem o visse também veria o Pai, Deus (João 14:9,10). Há um texto que exemplifica bem isso “a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo” (II Coríntios 5:19). Se Deus está em Cristo, então, sob esse ponto de vista, Deus também volta, não pessoalmente, mas espiritualmente em seu filho por ocasião da volta do Messias, esse é o sentido do texto. Temos aí a relação continente (vaso) e conteúdo.

O profeta Zacarias também fala que o Senhor aparecerá com todos os santos, quem são esses santos? São justamente os santos que foram recolhidos dos quatro cantos da terra!

Veja o contexto da profecia “Naquele dia também sucederá que correrão de Jerusalém águas vivas para o mar oriental e para o mar ocidental (o profeta Ezequiel fala que esse é o momento em que as águas do mar morto se tornarão são, isto é, deixará de ser salgada e passará produzir peixes e animais marinhos em abundancia Ezequiel 47:6-12). Toda a terra se tornará como a planície de Geba e Rimom…habitarão nela e já não haverá maldição, e Jerusalém habitará segura” Zacarias 14:9-11

Outro verso que pode ajudar muito com esse tema: “Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar comigo no meu trono, assim como eu também eu venci e sentei no trono de meu Pai” (Apocalipse 3:21). Ao ressuscitar Jesus assentou à direta do trono do Pai (Hebreus 1:3/ I Pedro 3:22). O trono do Pai todo mundo sabe que está no céu, mas e o trono do filho, também está no céu?

O trono do Filho, o trono do Messias está em Jerusalém, a Jerusalém terrena mesmo. O trono de glória de Jesus é chamado de trono de Davi (Lucas 1:32). Trono de Davi não fica no céu! “Jerusalém…lá estão os tronos de justiça, os tronos da casa de Davi (Salmos 122:3-5).  Trono de Davi no céu, reinado messiânico no céu nunca foi um ensinamento genuíno! Tal ensinamento é conseqüências de equívocos doutrinários que adentraram a igreja a partir do século III.

 As pessoas precisam diferenciar dois aspectos do reino de Deus: Reino de Deus que acontecerá por intermédio do ungido (Cristo) que reinará em nome da Majestade. Reino que chamaremos aqui de reino messiânico. Durante o reino messiânico a presença do Pai é indireta. Deus habita conosco como habitava no santuário nos tempos de Moisés. Também teremos o reino de Deus com a presença direta da Majestade depois que seu trono descer junto com a cidade santa. Enquanto um reino entra em vigor a parti da volta do messias, o outro reino só entra em vigor depois de mil anos quando o trono da Majestade descer e Cristo ter que se sujeitar ao seu Pai e seu Deus (I Coríntios 15:24-28)

Portanto, a doutrina que ensina um reino messiânico no céu não é Bíblica. Está baseada em interpretações que se faz de versos soltos e desconexos do restante das escrituras. Não tem sentido dizer que o Messias e o povo de Deus vai reinar no terceiro céu, iria reinar sobre quem? Sobre os anjos? O povo de Deus vai reinar sobre o próprio povo de Deus? Não, quem reina e governa, reina e governa sobre alguém.

Além do mais, nenhum profeta falou de reino Messiânico no céu. A profecia da pedra (Jesus) que bate nos pés da estátua mostra que no momento em que a pedra bate nos pés da estátua se cria  uma grande montanha (reino de Deus) que enche toda a terra. Ou seja, a pedra não bate nos pés e volta para o céu. Os acontecimentos são em sequência, o quarto reino dividido é destruído e o Deus do céu estabelece um reino que jamais será destruído (Daniel 2:44)

O que disse o profeta Isaías? “Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes um renovo…Repousará sobre ele o Espírito do Eterno, o Espírito de sabedoria…julgará com justiça os pobres da terra e decidirá com equidade a favor dos mansos da terra, ferirá a terra com a vara de sua boca e com o sopro dos seus lábios matará o perveso…” (Isaías 11)

O que disse o profeta Jeremias? “Naqueles dias farei brotar a Davi um renovo de justiça e ele executará juízo e justiça na terra. Naqueles dias, Judá será salvo e Jerusalém habitará seguramente e ela será chamada Senhor, Justiça Nossa…(Jeremias 33:14-20).

Todos esses textos apontam para o reino Messiânico de Cristo. Jamais esses textos apontam para um reino messiânico posterior a outro reino messiânico no céu. É um equivoco interpretar esses textos como algo que acontece na terra depois de uma temporada no céu! Ademais, a Bíblia só fala de duas vindas de Cristo a esse mundo! A Bíblia em lugar nenhum fala de terceira vinda do Messias a terra! Ele veio e voltará para sentar em seu trono de glória e restaurar o reino a Israel; e onde estará seu trono de gloria? No céu? Não, em Jerusalém terrena, a cidade do grande Rei (Mateus 5:35).  

    

  1. V)O reinado do Messias durará quanto tempo?

  2. a)Mil anos.

O reinado messiânico durará mil anos. Esse período é o tempo em que o Filho de Deus põe ordem na casa e deixa a terra em condições de receber o trono de seu Pai e de seu Deus.

  1. VI)Quem ajudará o senhor a reinar e a governar a terra?

  2. a)Os santos. (Apocalipse 20:4)

Os salvos junto com a casa de Israel governarão e colocarão as nações no eixo, isto é, o governo teocrático será firme e rígido sobre os povos.

VII)   Quais serão as nações que serão súditas e que serão governadas pelo Messias e pelos filhos de Deus?

  1. a)Um resto de nação que ficará. (Zacarias 14:16-19)

Deus vai castigar as nações que subirão contra Jerusalém com morte e pragas, mas deixará um restante na terra. A Bíblia não menciona quem serão esses povos, só fala que é o restante das nações que foi destruída por tentarem guerrear contra Jerusalém. Outra coisa importante a falar é que pelo fato dessas nações não serem destruídas não quer dizer necessariamente que tais pessoas serão salvas ou que terão corpos glorificados. Não serão como os anjos como acontecerá com servos de Deus. Serão um resto de nação que o Eterno deixará na terra como súditas do novo reino.

Olha o que o próprio Jesus falou sobre essas nações: “Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá em pedaços como se fossem objetos de barro”…e para o nosso Deus os constituístes reinos e sacerdotes e reinarão sobre a terra(Apocalipse 2:26,27; 5:10). Esses versos provam que mesmo após a volta de Jesus ainda restará nações e que essas nações serão governadas por Cristo e pelos salvos.

Veja outra prova disso “Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos. Lançou-o no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações até que os mil anos completassem” (Apocalipse 20:2,3). Vamos fazer uma interpretação textual básica? Então, segundo esse texto, qual é motivo da prisão de satanás? Se você respondeu que Satanás foi preso para não enganar as nações você acertou. A preposição “PARA” indica finalidade, ou seja, satanás será preso justamente para não enganar ou atrapalhar o reino messiânico. Isso é bem simples de entender, mas infelizmente alguns grupos de cristãos entendem que satanás será preso porque a terra ficará vazia sem nenhum habitante nela, extrapolando a interpretação.

VIII)           O que acontecerá depois que o Messias reinar por mil anos?

  1. a)A soltura de satanás e de seus anjos. (Apocalipse 20:7,8)

Logo após satanás ser solto ele tentará enganar as nações.

  1. b)Satanás junto com as nações enganadas tenta tomar Jerusalém (Apocalipse 20:9)

Cuidado! Essa cidade amada chamada de “acampamento dos santos” não é ainda a cidade nova Jerusalém! A nova Jerusalém só desce depois que todos os inimigos de Deus são destruídos (A besta, o falso profeta, satanás e a própria morte que serão lançados no lago de fogo).

  1. c) A morte das nações rebeldes (Apocalipse 20:9).

  2. d)O lançamento de satanás em um lago de fogo e enxofre. (Apocalipse 20:10).

  3. e)O julgamento dos mortos que não ressuscitaram na primeira ressurreição (Apocalipse 20:11-13)

Perceba que até esse momento há morte no mundo. As nações rebeldes morreram com fogo do céu. Algumas pessoas que ressuscitarão também passarão pela morte, isto é, pela segunda morte. Ou seja, ainda há morte no planeta.

  1. f)O julgamento da própria morte (Apocalipse 20:14)

Metaforicamente a morte e o inferno (sepultura) serão lançados no lago de fogo e enxofre. A partir desse momento não haverá nenhuma morte na terra!

XIX)  O que acontecerá quando a morte for vencida no planeta?  

  1. a)A descida da nova Jerusalém com o trono da Majestade para a Terra (Apocalipse 21:2-4)

Somente depois do reino messiânico e do fim da própria morte é que a terra entra em condição favorável e perfeita para o governo direto do Altíssimo. Na verdade o reino do Messias dá início a um processo que termina com o julgamento da morte. Logo, é um erro deduzir que logo após o Salvador voltar o mundo se tornará perfeito de um hora para outra e que tudo estará perfeito como Deus quer. O reino do Messias é para, grosso modo, por a casa em ordem. E os servos de Deus terão o privilégio de participar dessa administração e governo. Porém, a perfeição de fato vem com a descida do trono da Majestade a terra. O momento de maior glória e o clímax da profecia se dá com a descida da cidade santa e com o próprio Deus habitando conosco aqui na terra! Aleluyah! Aleluyah mil vezes!

Outro ponto que vale mencionar é sobre as nações e povos que não darão ouvidos a satanás e que não serão mortas com fogo e enxofre. Como viverão esses povos com corpos não glorificados na presença de Deus? Perceba no Apocalipse que haverá novamente a arvore da vida e que as folhas das arvores serão para cura desses povos (Apocalipse 22:2). Isto é, ganharão corpos com a natureza de Adão mesmo, porém viverão eternamente por causa do fruto da árvore da vida.

Prezados, que a paz esteja com todos vocês. Esse estudo teve por objetivo mostrar a verdade sobre o reino messiânico. Como se sabe, muitos fazem uma tremenda confusão dizendo que o reino messiânico será no céu e que somente depois que Cristo reinar lá no céu (Acho que eles pensam que Cristo e o povo vai reinar sobre os anjos lá no céu) ele vai voltar para a terra. Não é isso que os profetas, Jeremias, Isaías, Daniel, Zacarias e outros diziam. Não é isso que os apóstolos e muito menos Jesus diz. Reinado do Messias no céu é mais uma doutrina equivocada, querido amigo, não existe tal ensino nas escrituras. Por isso, espero que você tenha ouvidos para ouvir e olhos para ver tais verdades. Deus o abençoe, paz.

http://abibliaemfocohoje.blogspot.com.br/2015/11/estudo-biblico-volta-de-jesus-e-o-reino.html?spref=fb

Tags: