Inicio | Temas Bíblicos |Leia a Biblia Leia a Bíblia | Post´s em Espanhol |Doações |Contato pt Portuguese
Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Elohim verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste. JOÃO 17:3
faceicon
Ageu

Voltar

Ageu

 

CAPÍTULO 1

 

1 No segundo ano segundo do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra de Yahueh, por meio do profeta Ageu, a Zorobabel filho de Sealtiel, governador de Judá, e a Josué filho de Jeozadaque, sumo sacerdote, dizendo:

2 Assim fala Yahueh dos exércitos: Este povo diz: O tempo não chegou, o tempo da casa de Yahueh ser reconstruída.

3 Veio, pois, a palavra de Yahueh por meio do profeta Ageu, dizendo:

4 Por acaso é para vós tempo de morar em vossas casas com telhado, e esta casa ficar deserta?

5 Pois assim diz Yahueh dos exércitos: Considerai vossos caminhos.

|fn:  Considerai – lit. ponde vossos corações – também v. 7

6 Semeais muito, mas colheis pouco; comeis, mas não vos fartais; bebeis, mas não vos satisfazeis; vós vos vestis, mas não vos aqueceis; e o assalariado recebe seu salário em bolsa furada.

7 Assim diz Yahueh dos exércitos: Considerai vossos caminhos.

8 Subi vós à montanha, trazei madeira, e reconstruí a casa; e dela me agradarei, e serei glorificado, diz Yahueh.

9 Esperastes por muito, e alcançastes pouco; e quando o trouxestes para casa, eu soprei nisso. Por que isto?, diz Yahueh dos exércitos. Porque minha casa está deserta, e cada um de vós corre para sua própria casa.

10 Por isso que os céus detêm o orvalho de vós, e a terra detém seus frutos.

11 E chamei a seca sobre a terra, sobre os montes, sobre o trigo, sobre o suco de uva, sobre o azeite, e sobre tudo o que a terra produz, e sobre os homens sobre e os animais, e sobre todo trabalho manual.

12 Então Zorobabel filho de Sealtiel, Josué filho de Jeozadaque, sumo sacerdote, e todo o resto do povo, ouviram a voz de Yahueh seu Elohim, e as palavras do profeta Ageu, como Yahueh Elohim deles havia o enviado; e o povo temeu diante de Yahueh.

13 Então Ageu, mensageiro de Yahueh, falou mensagem de Yahueh ao povo, dizendo: Eu estou convosco, diz Yahueh.

14 E Yahueh despertou o espírito de Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e o espírito de Josué filho de Jeozadaque, sumo sacerdote, e o espírito de todo o resto do povo; e vieram e começaram a obra na casa de Yahueh dos exércitos, Elohim deles,

15 No vigésimo quarto dia do sexto mês, no segundo ano do rei Dario.

 

CAPÍTULO 2

 

1 No sétimo mês, no vigésimo primeiro [dia] mês, veio a palavra de Yahueh por meio do profeta Ageu, dizendo:

2 Fala agora a Zorobabel filho de Sealtiel, governador de Judá, e a Josué filho de Jeozadaque, sumo sacerdote, e ao resto do povo, dizendo:

3 Quem restou dentre vós que tenha visto esta casa em sua primeira glória? E como a vedes agora? Não é esta como nada diante de vossos olhos?

4 Agora, pois, esforça-te, Zorobabel, diz Yahueh; esforça-te também Josué, filho de Jeozadaque, sumo sacerdote; e esforça-te, todo o povo da terra, diz Yahueh, e trabalhai; porque eu estou convosco, diz Yahueh dos exércitos.

5 Conforme o pacto que estabeleci convosco quando saístes do Egito, assim meu espírito está em meio de vós; não temais.

6 Porque assim diz Yahueh dos exércitos: Ainda uma vez, daqui a pouco, eu farei tremer os céus e a terra, o mar e a terra seca;

7 E farei tremer a todas as nações, e virá as coisas preciosas de todas as nações; e encherei esta casa de glória, diz Yahueh dos exércitos.

8 Minha é a prata, e meu é o ouro, diz Yahueh dos exércitos.

9 A glória desta última casa será maior que a da primeira, diz Yahueh dos exércitos; e neste lugar darei paz, diz Yahueh dos exércitos.

10 Ao vigésimo quarto [dia] do nono mês, no segundo ano de Dario, veio a palavra de Yahueh por mão do profeta Ageu, dizendo:

11 Assim diz Yahueh dos exércitos: Pergunta agora aos sacerdotes acerca da lei, dizendo:

12 Se alguém levar carnes santas na borda de sua veste, e com sua borda tocar o pão, a comida, o vinho, o azeite, ou qualquer [outra] comida, por acaso isso será santificado? E os sacerdotes responderam: Não.

13 E Ageu disse: Se um impuro por causa de um corpo morto tocar alguma destas coisas, ela será impura? E os sacerdotes responderam: Impura será.

14 Então Ageu respondeu: Assim é este povo, esta nação, diante de mim, diz Yahueh; e assim é toda obra de suas mãos; e todo o que ali oferecem é impuro.

15 Agora pois, considerai desde este dia em diante, antes que se ponha pedra sobre pedra no templo de Yahueh,

|fn:  considerai – lit. ponde vosso coração – também no v. 18

16 Antes que fossem estas coisas, vinham ao amontoado [de grão] de vinte [medidas] , e obtinham [somente] dez; vinham ao lagar para tirar cinquenta [vasos] do lagar, mas obtinham [somente] vinte.

17 Eu vos feri com ferrugem, mofo, e granizo em toda obra de vossas mãos; mas não vos [convertestes] a mim, diz Yahueh.

18 Considerai, pois, isto, desde este dia em diante, desde o dia vigésimo quatro [dia] do nono mês, desde o dia em o fundamento do templo de Yahueh foi posto; considerai.

19 Ainda há semente no celeiro? A videira, a figueira, a romeira, e oliveira ainda não têm dado frutos; mas a partir de hoje eu [vos] abençoarei.

20 E a palavra de Yahueh veio pela segunda vez a Ageu, ao vigésimo quarto [dia] do mês, dizendo:

21 Fala a Zorobabel, governador de Judá, dizendo: Eu farei tremer os céus e a terra;

22 E transtornarei o trono dos reinos, e destruirei a força dos reinos das nações; e transtornarei as carruagens, e os que nelas se sentam; e os cavalos e os que neles montam cairão, cada um pela espada de seu irmão.

23 Naquele dia, diz Yahueh dos exércitos, eu te tomarei, Zorobabel, filho de Sealtiel, servo meu, diz Yahueh, e te porei como anel de selar; porque eu te escolhi, diz Yahueh dos exércitos.