Pix.: 22992540111 (Qualquer ajuda é bem Vinda. Gratidão)
Inicio | Temas Bíblicos |Leia a Biblia Leia a Bíblia | Post´s em Espanhol |Doações |Contato
Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Elohim verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste. JOÃO 17:3
faceicon
Conhecendo os Atributos de Deus

Conhecendo os Atributos de Deus

Salmos 139

INTRODUÇÃO:
Desde que o tempo teve inicio, o homem tem procurado descrever ou retratar Deus por meio de figuras de pinturas, levando criar ídolos, e com isto surgiu à idolatria. Mas Deus se revelou aos homens através das sagradas Escrituras. È nas páginas da Bíblia que conhecemos como é Deus através dos seus atributos. Ao estudarmos os atributos de Deus veremos como é que Deus age em relação a sua criatura, pois Deus é uma pessoa e ele tem o interesse de se relacionar com o homem que Ele criou. A natureza de Deus se revela pelos seus atributos. Precisamos ter o cuidado de não imagina-los como sendo abstratos, mas como meios vitais que revelam a natureza de Deus.

1. O que são Atributos de Deus. O dicionário de português define a palavra atributos como: 1. característica, propriedade, qualidade. 2. símbolo, emblema, insígnia. “O termo atributo, em sua aplicação ás pessoas e ás coisas, significa algo pertencente ás pessoas ou coisas”. Pode ser definido como qualidades ou características essencial, permanente, distintiva e que pode ser afirmada, como por exemplo, a cor ou o perfume. Os atributos de uma coisa lhe são tão essências que, sem eles, ela não poderia ser o que é; e isso é igualmente verdade dos atributos de uma pessoa. Se um homem se visse privado dos atributos que lhe pertencem, deixaria de ser homem (Se o homem não pensar ele deixaria de ser homem), pois tais atributos lhe são inerentes, na sua qualidade de ser humano. Se transferirmos essas idéias a Deus, descobriremos que Seus atributos lhe pertencem são inalteravelmente, e, portanto, o que Ele é agora, há de ser sempre.
“Os atributos de Deus, portanto são aquelas características essenciais, permanentes e distintivas, inseparáveis de sua natureza e que condicionam Seu caráter.” A palavra atributo vem do latim atributum, que significa o que é próprio a uma pessoa.

2. Como que são Classificados os Atributos de Deus. – Os teólogos têm classificados os atributos de Deus para melhor estudarmos. As divisões são o seguinte.

• Atributos naturais ou incomunicáveis – Os atributos naturais de Deus são todos aqueles que pertencem á sua existência, eles são incomunicáveis, pois não transferem esses atributos a ninguém, esses atributos pertencem somente a Deus. Ex. Eternidade, Auto-existência, Imutabilidade, Onipotência, Onisciência, Onipresença e etc.
• Atributos morais ou comunicáveis – {do latim atributum, o que é próprio a uma pessoa ou coisa + mores, costumes } Qualidades do caráter de Deus que o tornam o conhecidos como um Ser Justo, Santo, bom, benigno, reto, verdadeiro e etc. Esses atributos são comunicáveis pois ele transmite aos seus filhos essas qualidades.

I. Deus é Onisciente – A palavra onisciência se deriva de duas palavras latinas, Omnes, que significa tudo, e scientia, que significa conhecimento. Deus é Espírito e, como tal, tem todo conhecimento. Ele é Espírito perfeito e, como tal, possui perfeito conhecimento. O termo denota a infinita inteligência de Deus. Seu conhecimento de todas as coisas. Calvino definiu a Onisciência como aquele atributo mediante o qual Deus conhece a si mesmo e as todas as outras cosias em um só simplicíssimo ato eterno.

• O conhecimento de Deus não pode ser medido ( Is 40.28 )
• Deus conhece todos os nossos pensamentos e intenções (Sl 139.1-4)
• Deus sabe tudo quanto ocorre em todos os lugares, tanto o bem como o mal (Pv 15.3)
• A onisciência de Deus inclui tudo; Seu conhecimento é universal, inclui tudo o que se pode ser conhecido (I Jo 3.20). A onisciência de Deus, realmente deve fazer-nos ficar envergonhados ao cometer pecados; mas também deve encorajá-los a confessar. Podemos contar os nossos segredos a um amigo que não os conhece; muito mais devemos fazê-lo Aquele que já os conhece. O conhecimento de Deus em muito ultrapassa nossas confissões, e antecipa o que temos a dizer-lhe.
• Deus conhece desde toda a eternidade aquilo que será durante toda a eternidade. (Is 46.9-10) O conhecimento de Deus das coisas que ainda não ocorreram chamamos de Presciência (Ver antes ou conhecer antes) I Pe 1.2. Quando Deus conhece o que vai acontecer e prepara um plano, chamamos isto de providência. Ex. O cordeiro que foi morto antes da fundação do mundo (Ap 13.8)
”Deus nada faz nem permite fazer. Senão o que tu mesmo farias se pudesse ver. O fim de todas as coisas aqui como Ele o pode ver.”

II. Deus é Onipresente – A palavra onipresença deriva de dois vocábulos latinos, omnis, que significa tudo”, e praesum” , estar próximo ou presente. As escrituras representam Deus a preencher a imensidade; Ele está presente em todos os lugares, e não existe ponto do universo onde Ele não se encontre. (Dt 4.39; Sl 139.7-10; Jr 23.23-24 ). Deus é o nosso ambiente mais próximo.

III. Deus é Onipotente – O poder de Deus não é condicionado nem limitado por qualquer pessoa fora dele mesmo. O poder, ou seja , a eficiência de fazer acontecer as coisas, é um atributo de Deus. Deus é a causa originadora do universo, e nele o seu Poder opera sempre. A palavra onipotência deriva de dois termos latinos, omnis e potentia que juntas significam “todo poder”. Esse atributo significa que seu poder é ilimitado, que ele tem poder de fazer qualquer coisa que queira fazer. A onipotência de Deus é aquele atributo pelo qual Ele pode fazer suceder qualquer coisa que deseje. A declaração de Deus da sua intenção é a garantia de que ela se realizará. Deus pode fazer todas as coisas nada é por demais difícil para Ele, Tudo é possível (Gn 18.14; Mt 19.26 ).

1. Sua expressão.
Pela voz de Deus Sl 68.33
Pelo de Deus Ex 8.19; Sl 8.3
Pela mão de Deus Ex 9.3,15; Is 48.13
2. Sua descrição
Grande Sl 79.11
Forte Sl 89.13
Incomparável Ex 15.11.12, Dt 3.24; Sl 89.8.
3. Sua demonstração
Na criação Sl 102.25
No governar tudo Sl 66.7
No livrar o seu povo Sl 106.8

Conclusão:
1. Quando conhecemos os atributos de Deus os problemas que nos assolam ficam cada vez menores.

2. Quando estudamos os atributos a fé em Deus é aumentada

Autor: Mario Eduardo Vigilato

Tags: