Pix.: 22992540111 (Qualquer ajuda é bem Vinda. Gratidão)
Inicio | Temas Bíblicos |Leia a Biblia Leia a Bíblia | Post´s em Espanhol |Doações |Contato
Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Elohim verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste. JOÃO 17:3
faceicon
É VERDADEIRA A DOUTRINA DA TRINDADE?

É VERDADEIRA A DOUTRINA DA TRINDADE?

A DOUTRINA DA TRINDADE
Texto Básico
“Vi na destra daquele que estava sentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora,
fechado e selado com sete selos. Vi também um anjo forte proclamando com uma grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de romper os seus selos?
Ninguém podia, nem no céu, nem sobre a terr

a, nem debaixo da terra, abrir o livro, nem olhar para ele. Então eu chorava muito, porque ninguém foi achado digno de abrir o livro nem de olhar para ele. Um dos anciãos disse-me: Não chores; eis aqui o Leão que é da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e para romper os seus sete selos.
Vi no meio do trono e das quatro criaturas viventes, e no meio dos anciãos, um Cordeiro em pé, como se tivesse sido morto, tendo sete chifres e sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus, enviados por toda a terra. Ele veio e tirou o livro da mão direita daquele que estava sentado sobre o trono. Havendo ele tomado o livro, as quatro criaturas viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa, e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de receber o livro e de abrir os seus selos, porque foste morto e compraste para Deus com o teu sangue homens de toda a tribo, e língua, e povo e nação, e lhes fizeste para nosso Deus reino e sacerdotes, e reinarão sobre a terra.” (Apoc.5:1-10)

Texto Áureo
“A vida eterna, porém, é esta, que conheçam a ti, único verdadeiro Deus, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste.”(Jo.17:3)

INTRODUÇÃO
Trindade: de onde veio tal ensinamento qual suas origens? teria este ensinamento algum respaldo nas Sagradas Escrituras? Porque o protestantismo, não obstante dizer que aceita a Bíblia como única regra de fé e prática, abraça esta doutrina,? Este dogma como outros inúmeros dogmas, são frutos da apostasia, da fusão do paganismo com a Religião apostata, certos princípios de povos pagãos e idolatras foram encorporados na teologia da Religião Romana, dentre eles estão a Imortalidade da Alma, a Guarda do Domingo como dia Sagrado de descanso, a veneração aos mortos, o culto aos Santos. a Trindade. e muito mais que não enumeraremos aqui. dentre estes Dogmas mas antigos e perigosos que se relaciona com blasfêmia ao único Criador esta a Trindade. A trindade teve seu inicio no Concilio de Nicéia, no ano 325 E.C. e como defensor Atanásio. o assunto foi debatido me Concílios posteriores e se estabeleceu, não na Comunidade Israelita de Yeshua da época, mas na ja Apostatada congregação da época. o Protestantismo herdou o dogma da Igreja Romana. como também muitos outros de seus pontos de fé. A Comunidade de Yeshua não assume posição unicista, dualista ou trinitariana, mas busca com clareza, expor o entendimento da verdadeira e antiga crença Monoteísta. que foi e é o principio de toda a fé dos Patriarcas e do povo Israelita.

QUESTIONAMENTO

1: Como se define o dogma da trindade? Quem são os verdadeiros trinitarianos? Para Webster trindade é “a únião de três pessoas ou hipostases (O Pai, o Filho, e o Espirito Santo) numa divindade, de modo que todos os três são um D’us, com relação á substância, mas três pessoas ou hipostases com relação á individualidade. (Webster’s Collegiate Dictionary-5° edição). Os trinitarianos advogam que a divindade consiste em três pessoas distintas e que cada qual é D’us, todavia constituem um só D’us.

2. Pode o Ruach Hakodesh (Espirito Santo) ser considerado terceira pessoa? Caso positivo, de qual pessoa Yeshua seria filho? Comentário: Se há três pessoas “distintas” Yeshua deve ser Filho de uma das duas restantes. Segundo as Escrituras, quem gera um filho é considerado o pai (Salmo 2:7;Heb.1:5) e quem gerou Yeshua foi o Ruach Hakodesh (Espirito Santo). (Mat 1:20; Luc. 1:35). por este raciocínio lógico e havendo uma trindade, Yeshua não é Filho do pai e sim do Ruach Hakodesh, uma vez que ninguem pode ser gerado de duas pessoas.
3. Em que situações o Ruach Hakodesh estaria sendo deixado de lado, se existisse mesmo a trindade? Nas saudações por carta os Shaliachim sempre mencionaram o Pai e o filho (Rom 1:7;I Cor. 1:3; II Cor. 1:2; Gál. 1:3; Efés. 1:2; Fil. 1:2; Tiago 1:1; II Ped. 1:2; I Jo 1:3)., etc. Embora o Espírito Santo apareça em I Ped 1:2 e I Cor 13:13, não é destacado como pessoa. D’us e Yeshua aparecem em seus tronos e a Bíblia só menciona dois tronos (Apoc.3:21;Mat. 25:31; Apoc.22:3).
Tem um texto muito controvertido que os trinitarianos citam para fundamentarem sua fé, e darei em um breve comentário o discernimento sobre ele veja:
” mas o Paráclito,(consolador) o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que eu vos disse.”( João 14:26).
Neste texto nos dá claramente que o Ruach Hakodesh (Espirito Santo) que o Pai enviaria, em nome de Yeshua ensinaria todas as coisas, ou seja ele se encarregaria de ensinar, e além disto fazer lembrar de tudo que foi ensinado (dito).
Facilmente podemos entender este texto a luz das Escrituras, primeiramente devemos saber que personificação não indica personalidade. vamos para o texto do mesmo escritor João (Yohanan)

“E quanto a vós, a unção que dele recebestes fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como vos ensinou ela, assim nele permanecei.”(Ijo.2:27)
Quem ensina? é a Unção que vem da parte de Elohim, é a força capacitadora que nos leva a aprender as verdades,

Zacarias 04:6
Ele me respondeu, dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos exércitos.
o que ensina não é uma terceira pessoa, mas a poderosa influência da unção emanada da bondade de Elohim, e que nos faz lembrar de tudo que ja aprendemos.
4. Reconhece a religião papal a incoerência protestante no caso desta doutrina? Graham Greene afirma: “Nossos oponentes as vezes afirmam que nenhuma doutrina deve ser sustentada dogmaticamente que não esteja explicitamente exposta na Escritura (ignorando que é somente pela autoridade da Igreja que reconhecemos certos Evangelhos e não outros como verdadeiros). Mas as Igrejas Protestantes, elas mesmas aceitam tais dogmas como trindade, para qual, não há uma precisa autorização na Evangelhos” (The Catholic Church New Dogma: The Assumption of Mary, Life 30/10/50.Pag.51).
5. O fato de certos textos apresentarem as três expressões juntas, provam uma trindade na divindade? Fatos atribuídos ao Espírito Santo indicam-lhe uma personalidade? Comentário: Elohim sempre opera no meio dos homens, por seu poder, Seu Espírito, pois não pode manifestar-se pessoalmente entre nós. Entristecer o Espírito de D’us é Entristecer a D’us. Kefas (Pedro) disse a Ananias e Safira que mentindo a ele, Kefas, (Nele estava o Ruach Hakodesh) eles estavama mentindo a D’us (Atos5:4,5;Efés.4:30) Se alguns textos atribuem ao Ruach Hakodesh certos sentimentos devemos entender que se referem a Yah-Elohim. Do Ruach hakodesh é dito que pode ser derramado e encher as pessoas(Atos 2:4,17); Como pode ocorrer isto com uma pessoa? Com o Poder ou Virtude, Unção que emana do Pai sim, é possível. Aqui justifica ser D’us o pai de Yeshua: pois o gerou por meio de seu poder impessoal! O Ruach Ha Kodesh (Espírito Santo) é, portanto, o poder de D’us.
Nota Espirito vem do Hebraico Ruach, e do grego Pneuma. que significa: espirito, halito, vento,sopro. Analise comigo em nosso idioma, os cognatos que derivam de Pneuma.
Pneu do carro. isto por causa do vento. tudo relacionado a Pneuma é vento: ferramentas pneumatícas. pneumonia. pneumologista etc…
6. Segundo as Escrituras, quem é Yeshua e que papel exerce como enviado do Pai? Mat. 16:16,17;
II João 3. Yeshua é o filho de Elohim o único D’us, não á um D’us filho e exerce atualmente o trabalho sacerdotal (Kohem) (Yeshua não é D’us) e de mediador. da nova Aliança. Submeterá a todos os inimigos debaixo de seus pés, governará a Terra no Reino Milenar Messiânico e, após a restauração plena do planeta, o entregará ao Pai. Yah-Elohim, descerá do Céu para vir a Terra, e sua santa Cidade Yerushalaim Celeste virá e estará entre os homens. E daí terá inicio o Reino Eterno (I Cor. 15:24-29). fica claro que Yeshua e o Pai são mesmo duas pessoas distintas, mas que o Pai é o único e soberano D’us, Yeshua é seu filho. Se Yeshua fosse o Próprio Pai, como querem os unicistas, Ele não podia se Mediador (I Tim 2:5; Gál.3:20).
7. Se a trindade apresenta três pessoas, sendo cada qual um D’us e tendo individualmente os mesmo atributos, poderia, um ser o D’us do outro? João 2:17; Apoc.3:12; Ef.1:3,7. Heb. 1:8,9. A Escritura ensina que há um só D’us (ICor. 8:6;Jo 17:3;Ef.4:6). A Comunidade de Yeshua crê em Yeshua como o filho de Yah- Elohim, e no Espírito santo como sendo o Próprio D’us, por ser seu filho único, ter nEle sua origem e pela autoridade dele recebida para a obra que tinha a fazer (Fil.2:6,11) No Principio, quando o Eterno pensou e falou, está ação é a palavra. A Palavra, ação de D’us, participou na criação de todas as coisas e se fez carne, a saber, o Senhor Yeshua, Portanto, pré-existiu como Palavra de D’us. para que Moshê pudesse conduzir seu povo, precisava de autoridade,. D’us considerou Moshê um como D’us e Aarão como seu profeta, (Êxodo 4:16;7:1). Isto quer dizer que Moshê estava investindo da autoridade divina para a obra que tinha a fazer. Neste caso representava e era D’us por Procuração.

Tags: