Inicio | Temas Bíblicos |Leia a Biblia Leia a Bíblia | Post´s em Espanhol |Doações |Contato pt Portuguese
Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Elohim verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste. JOÃO 17:3
faceicon
“EM QUE SENTIDO O FIM DA LEI É CRISTO?”

“EM QUE SENTIDO O FIM DA LEI É CRISTO?”
Romanos 10: 4
Um erro cometido por TODAS as principais versões em português e pela MAIORIA dos comentaristas, é a tradução aqui do termo grego “telos” como “fim”, no sentido de término.

A KJV é ambígua, nela o versículo diz: “Porque o fim da lei é Cristo, para a justiça de todo o que crê”; com isso, cabe ao leitor decidir se “fim” significa “término” ou “objetivo” (como em “o fim justifica os meios”).
Outras versões decidem a questão por ele e o fazem de forma equivocada.

A New English Bible diz: “Porque Cristo põe fim à lei e traz justiça para aquele que tem fé”; e a nota na margem da como alternativa: Cristo é o fim da lei como um caminho que leva a justiça para todo aquele que tem fé.
A Jerusalém Bible (Católica Romana) vai ainda mais longe: “Mas agora a Lei chegou ao fim com Cristo, e todo aquele que tem fé pode ser justificado”.
De igual modo, a Today’s English Version (a “Good News” Bible): “Pois Cristo levou a Lei ao fim, de modo que todo aquele que crê se acertou com Deus”.
No entanto, o Messias NÃO ACABOU com a lei, nem é o término da lei como um caminho para a justiça.
Esta verdade não é secundária, mas fundamental para o evangelho, e não se pode comprometê-la, ainda que TODA A TEOLOGIA CRISTÃ se volte contra ela!
A idéia de que a lei chegou ao fim com Cristo é INACEITÁVEL E FALSA!
O termo grego “telos” usado 42 vezes no Novo Testamento, tem o sentido de “fim, suspensão, término” em quatro ou cinco passagens (Marcos 3: 26 \ Lucas 1: 33 \ 2 Coríntios 3: 13 \ Hebreus 7: 3 \ 1 Pedro 4: 7).

Mas, na grande maioria dos casos, seu significado é:
1= “alvo, objetivo, finalidade” para o qual um movimento está sendo direcionado (1 Timóteo 1: 5 \ 1 Pedro 1: 9).

2= “consequência, resultado, consumação, última parte” de um processo que não está sendo obviamente conduzido e que pode ou não terminar (Romanos 6: 21,22 \ Mateus 26: 58 \ Hebreus 6: 8).
Então, porque “telos” normalmente é considerado com o sentido de “término” aqui?
Porque esse é mais um equívoco da teologia cristã; a teologia equivocadamente entende que a lei mosaica não oferece a justiça de Deus por meio da confiança.
Nem as paráfrases de A Bíblia Viva (“Cristo dá àqueles que confiam nele tudo quanto vocês estão procurando conseguir através da guarda de suas leis. Ele torna tudo isso desnecessário”), E nem a paráfrase da Bíblia Phillips (“Cristo significa o fim da luta pela justiça por meio da lei para todos os que crêem nele”), nem estas entenderam o “X” da questão.
É verdade que quem passa a confiar em Cristo depende dele para obter a salvação e, portanto, acaba com seu esforço próprio. Mas esse versículo não fala de pôr fim a algo.
Sha’ul\Saulo\Também chamado Paulo diz: A pessoa que tem a confiança em Deus que a própria Torá requer irá – precisamente por ter essa confiança, que forma a base de toda a obediência à Torá (Cap. 1: 5) – entender o evangelho e responder a ele também por meio da confiança em Cristo, o Mashiach de Deus. É desse modo – e somente assim – que ela será considerada justa aos olhos de Deus a quem ela deseja servir e do Deus da Torá à qual ela deseja obedecer. Somente crendo em Cristo é que ela poderá obedecer à Torá. Não crendo em Cristo, ela estará desobedecendo a Torá\instrução. Isso acontece porque o OBJETIVO ESTABELECIDO PELA TORÁ\INSTRUÇÃO É O MESSIAS, QUE OFERECE A JUSTIÇA DA TORÁ\INSTRUÇÃO, QUE É A JUSTIÇA DE DEUS, A TODO QUE DEPOSITA SUA CONFIANÇA.
Postado por pastor thiago sanchez

Tags: