Pix.: 22992540111 (Qualquer ajuda é bem Vinda. Gratidão)
Inicio | Temas Bíblicos |Leia a Biblia Leia a Bíblia | Post´s em Espanhol |Doações |Contato
Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Elohim verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste. JOÃO 17:3
faceicon
Espiritualidade na família

Espiritualidade na família

Ninguém pode ignorar que a esteira rolante da vida tem sido desfavorável para a família!

Quantas pragas investem contra o lar e sua estrutura! E as raízes não têm sido poupadas pelo veneno tóxico de uma cultura sem Deus e, portanto, destituída dos reais valores que devem nutrir e motivar o perfeito funcionamento da complexa e sofisticada mecânica da vida em família.

A família é uma instituição divina. A apesar deste contexto, a família jamais acabará. A família é o oásis do mundo desajustado. O relacionamento saudável no ambiente familiar reabastece as nossas baterias desgastadas no dia-a-dia, na luta pela sobrevivência.

Parafraseando Martin Buber, reafirmo que, “O homem completo só existe no contexto familiar”. Salta aos olhos, a importância da família. Sabemos que há, infelizmente, muitos homens e mulheres que não estão dando à família a devida importância. A família deve ter prioridade: observamos como as pessoas cuidam mais da casa, do carro, da loja, do seu próprio lazer, do que da família.

Quantas famílias cujos negócios vão bem, e elas mesmas vão mal. Quantas casas muito bem arrumadas, onde moram famílias que estão se desintegrando. Quantos executivos que dirigem bem suas empresas, mas que não conseguem, ou não acertam dirigir bem o seu lar.

A família desempenha um papel muito importante na vida de todos nós. Muito grande é a influência da família na nossa formação. Em grande parte nós somos aquilo que é nossa família.

A família somente atingirá os seus propósitos na medida em que mantiver um relacionamento com o seu Criador. É preciso conhecimento para se estabelecer essa relação. Uma relação de amor e entrega que envolve basicamente o coração. A reconquista deste primeiro amor é o objeto da espiritualidade na família.

Deus se revela na família de forma pessoal e nos convida a ter um relacionamento com Ele da mesma forma como se relaciona conosco: amando.

A família, para ser feliz e cumprir a sua missão aqui no mundo precisa estar firmada no Senhor (Sl 127.1).

Muito mais do que de bens materiais ou conforto material a família necessita de um relacionamento real com Deus.

No Salmo 11.3, a Bíblia diz claramente: “Ora, destruídos os fundamentos que poderá fazer o justo?”. Sem cultivarmos os valores espirituais, fica difícil enfrentarmos os vários problemas que atingem a família.

CULTIVANDO A ESPIRITUALIDADE NA FAMÍLIA

É preciso resgatar aquele tempo quando os pais, principalmente a mãe, reservava tempo para ensinar a Palavra de Deus aos filhos. Hoje, com o corre-corre da vida, essa prática vai se tornando cada vez mais difícil. Entretanto, cremos que com um pouco de boa vontade e dedicação, podemos paulatinamente resgatar essa dinâmica tão saudável para a família.

O importante é que os pais procurem descobrir a maneira e o momento mais adequados para os filhos aprenderem a ter um relacionamento íntimo com Deus. Assim, como os filhos têm horário para natação, futebol, ginástica e outras atividades físico-esportivas, devem tê-lo para desenvolver um verdadeiro encontro com Deus.

Ter um relacionamento pessoal com Deus é se relacionar com alguém que sabe tudo a nosso respeito. Esse relacionamento começa quando colocamos em prática o maior mandamento – amar a Deus.

Devemos, portanto, acima de tudo, amar a Deus (Dt. 6.5 e Mt. 22.37). Quando amamos a Deus, temos: Alegria com Ele, as coisas que interessam a Deus nos alegram. (Sl 5.11). Temos verdadeiramente amor uns pelos outros (I Jo. 2.9-10 e 4.20).

O Pr. Ricardo Barbosa de Souza, em seu livro “O Caminho do Coração”, diz que “o pior marido não é o infiel, mas aquele que é extremamente fiel, zeloso, cuidadoso, provedor, mas incapaz de amar”. E diz mais: “Muitas vezes a nossa espiritualidade é assim, temos o conhecimento, experiência, mas perdemos o amor. Só o amor de Deus pode produzir em nós amor pelos outros”.Quando amamos a Deus, Ele tem interesse especial em nós. (I Cor. 8.3).

As virtudes na família desenvolvem-se como resultado da comunhão com Deus. Onde se depende d’Ele. Ele é indispensável.

A oração e o estudo da Palavra é o caminho para a busca de intimidade com Deus. A compreensão do papel de cada membro da família, como esposo, pai, esposa, mãe e filhos, reconhecendo que esses encargos foram delegados por Deus, é criar ambiente saudável para amar a Deus e obedecê-Lo.

Numa família onde se cultiva um relacionamento com Deus, todos estão sujeitos ao Seu comando.

Os pais necessitam obter uma compreensão muito clara dos seus privilégios e dos seus deveres.

A Bíblia ensina que os filhos são herança do Senhor. Salmo 127.3. Todos os pais estão vendo assim os seus filhos? Estão agradecendo a Deus por eles? Promover a espiritualidade na família envolve alguns princípios para pais e filhos.

Pais:
• 1. Orar pelos filhos, mesmo antes de terem nascido. I Sm. 1.27. Consideremos também o cuidado de Jó com seus filhos. Jó 1.5.

• 2. Ensinar os filhos. – Gen. 18.19 e Pv. 22.6. Ensinar principalmente a Palavra de Deus.

• 3. Disciplinar os filhos. Pv. 23.13. É bom lembrar que a disciplina deve ser aplicada sem ódio. Deve visar o bem do filho. Ef. 6.4.

• 4. Os pais devem amar os filhos e cuidar bem deles. A Palavra de Deus é muito clara. I Tm. 5.8.

Filhos:
• 1. Obedecer aos pais. Ef. 6.1. Vivemos dias em que o espírito de rebeldia impera. E essa rebeldia começa no lar.

• 2. Honrar pai e mãe. Ef. 6.2-3. O filho deve alegrar seus pais. Em Pv. 10.1 encontramos uma referência ao filho que honra e ao que desonra seus pais.

Precisamos firmar o compromisso de ajudar nossa família, a ser uma família feliz. Uma família que cumpra a sua missão, ajudando todos os seus membros a serem pessoas ajustadas, onde se cultiva a verdadeira espiritualidade, enfim, cultivar a espiritualidade em família significa:

• Ter compromisso, fidelidade, amor. Ser do Senhor, pertencer à família de Deus.

• Prontidão para servir. É disposição para perdoar, coragem para renunciar, é empolgar-se com as lides do reino;

Se cultivarmos a verdadeira espiritualidade, o mundo haverá de ver as marcas da ação de Deus em nossas famílias.
http://www.clickfamilia.org.br/default.aspx?pagecode=344

Tags: