Inicio | Temas Bíblicos |Leia a Biblia Leia a Bíblia | Post´s em Espanhol |Doações |Contato pt Portuguese
Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Elohim verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste. JOÃO 17:3
faceicon
EXODO

Voltar

Exo 1:1 Estes pois são os nomes dos filhos de Israel, que entraram no Egypto com Jacob: cada um entrou com sua casa:
Exo 1:2 Ruben, Simeão, Levi, e Judah;
Exo 1:3 Issacar, Zabulon, e Benjamin;
Exo 1:4 Dan e Naphtali, Gad e Aser.
Exo 1:5 Todas as almas, pois, que procederam da côxa de Jacob, foram setenta almas: José, porém, estava no Egypto.
Exo 1:6 Sendo pois José fallecido, e todos os seus irmãos, e toda aquella geração,
Exo 1:7 Os filhos de Israel fructificaram, e augmentaram muito, e multiplicaram-se, e foram fortalecidos grandemente; de maneira que a terra se encheu d’elles.
Exo 1:8 Depois levantou-se um novo rei sobre o Egypto, que não conhecera a José;
Exo 1:9 O qual disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é muito, e mais poderoso do que nós.
Exo 1:10 Eia, usemos sabiamente para com elle, para que não se multiplique, e aconteça que, vindo guerra, elle tambem se ajunte com os nossos inimigos, e peleje contra nós, e suba da terra.
Exo 1:11 E pozeram sobre elles maioraes de tributos, para os affligirem com suas cargas. Porque edificaram a Pharaó cidades de thesouros, Pitom e Ramesses.
Exo 1:12 Mas quanto mais o affligiam, tanto mais se multiplicava, e tanto mais crescia: de maneira que se enfadavam por causa dos filhos de Israel.
Exo 1:13 E os egypcios faziam servir os filhos de Israel com dureza;
Exo 1:14 Assim que lhes fizeram amargar a vida com dura servidão em barro, e em tijolos, e com todo o trabalho no campo; com todo o seu serviço, em que os serviam com dureza.
Exo 1:15 E o rei do Egypto fallou ás parteiras das hebreas (das quaes o nome de uma era Siphra, e o nome da outra Pua),
Exo 1:16 E disse: Quando ajudardes a parir as hebreas, e as virdes sobre os assentos, se fôr filho, matae-o; mas se fôr filha, então viva.
Exo 1:17 As parteiras, porém, temeram a Deus, e não fizeram como o rei do Egypto lhes dissera, antes conservavam os meninos com vida.
Exo 1:18 Então o rei do Egypto chamou as parteiras, e disse-lhes: Porque fizestes isto, que guardastes os meninos com vida?
Exo 1:19 E as parteiras disseram a Pharaó: Porquanto as mulheres hebreas não são como as egypcias: porque são vivas, e já teem parido antes que a parteira venha a ellas.
Exo 1:20 Portanto Deus fez bem ás parteiras. E o povo se augmentou, e se fortaleceu muito.
Exo 1:21 E aconteceu que, porquanto as parteiras temeram a Deus, estabeleceu-lhes casas.
Exo 1:22 Então ordenou Pharaó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem lancareis no rio, mas a todas as filhas guardareis com vida.
Exo 2:1 E foi-se um varão da casa de Levi, e casou com uma filha de Levi.
Exo 2:2 E a mulher concebeu, e pariu um filho, e, vendo que elle era formoso, escondeu-o tres mezes.
Exo 2:3 Não podendo, porém, mais escondel-o tomou uma arca de juncos, e a betumou com betume e pêz; e, pondo n’ella o menino, a poz nos juncos á borda do rio
Exo 2:4 E sua irmã parou-se de longe, para saber o que lhe havia de acontecer.
Exo 2:5 E a filha de Pharaó desceu a lavar-se no rio, e as suas donzellas passeavam, pela borda do rio: e ella viu a arca no meio dos juncos, e enviou a sua creada, e a tomou.
Exo 2:6 E abrindo-a, viu ao menino, e eis que o menino chorava; e moveu-se de compaixão d’elle, e disse: Dos meninos dos hebreos é este.
Exo 2:7 Então disse sua irmã á filha de Pharaó: Irei eu a chamar uma ama das hebreas, que crie este menino por ti?
Exo 2:8 E a filha de Pharaó disse-lhe: Vae. E foi-se a moça, e chamou a mãe do menino.
Exo 2:9 Então lhe disse a filha de Pharaó: Leva este menino, e cria-m’o: eu te darei teu salario. E a mulher tomou o menino, e creou-o.
Exo 2:10 E, sendo o menino já grande, ella o trouxe á filha de Pharaó, a qual o adoptou; e chamou o seu nome Moysés, e disse: Porque das aguas o tenho tirado.
Exo 2:11 E aconteceu n’aquelles dias que, sendo Moysés já grande, saiu a seus irmãos, e attentou nas suas cargas: e viu que um varão egypcio feria a um hebreu, varão de seus irmãos.
Exo 2:12 E olhou a uma e a outra banda, e, vendo que ninguem ali havia, feriu ao egypcio, e escondeu-o na areia.
Exo 2:13 E tornou a sair no dia seguinte, e eis que dois varões hebreos contendiam; e disse ao injusto: Porque feres a teu proximo?
Exo 2:14 O qual disse: Quem te tem posto a ti por maioral e juiz sobre nós? pensas matar-me, como mataste o egypcio? Então temeu Moysés, e disse: Certamente este negocio foi descoberto.
Exo 2:15 Ouvindo pois Pharaó este negocio, procurou matar a Moysés: mas Moysés fugiu de diante da face

 de Pharaó, e habitou na terra de Midian, e assentou-se junto a um poço.
Exo 2:16 E o sacerdote de Midian tinha sete filhas, as quaes vieram a tirar agua, e encheram as pias, para dar de beber ao rebanho de seu pae.
Exo 2:17 Então vieram os pastores, e lançaram-as d’ali; Moysés porém levantou-se, e defendeu-as, e abeberou-lhes o rebanho.
Exo 2:18 E vindo ellas a Reuel seu pae, elle disse: Porque hoje tomastes tão depressa?
Exo 2:19 E ellas disseram: Um homem egypcio nos livrou da mão dos pastores; e tambem nos tirou agua em abundancia, e abeberou o rebanho.
Exo 2:20 E disse a suas filhas: E onde está elle? porque deixastes o homem? chamae-o para que coma pão.
Exo 2:21 E Moysés consentiu em morar com aquelle homem: e elle deu a Moysés sua filha Zippora,
Exo 2:22 A qual pariu um filho, e elle chamou o seu nome Gerson, porque disse: Peregrino fui em terra estranha.
Exo 2:23 E aconteceu depois de muitos d’estes dias, morrendo o rei do Egypto, que os filhos de Israel suspiraram por causa da servidão, e clamaram: e o seu clamor subiu a Deus por causa de sua servidão.
Exo 2:24 E ouviu Deus o seu gemido, e lembrou-se Deus do seu concerto com Abrahão, com Isaac, e com Jacob;
Exo 2:25 E attentou Deus para os filhos d’Israel, e conheceu-os Deus.
Exo 3:1 E apascentava Moysés o rebanho de Jethro, seu sogro, sacerdote em Midian: e levou o rebanho atrás do deserto, e veiu ao monte de Deus, a Horeb.
Exo 3:2 E appareceu-lhe o anjo de Yahweh em uma chamma de fogo do meio d’uma sarça: e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia.
Exo 3:3 E Moysés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça se não queima.
Exo 3:4 E vendo Yahweh que se virava para lá a vêr, bradou Deus a elle do meio da sarça, e disse: Moysés, Moysés. E elle disse: Eis-me aqui
Exo 3:5 E disse: Não te chegues para cá: tira os teus sapatos de teus pés; porque o logar em que tu estás é terra sancta.
Exo 3:6 Disse mais: Eu sou o Deus de teu pae, o Deus de Abrahão, o Deus de Isaac, e o Deus de Jacob. E Moysés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus.
Exo 3:7 E disse Yahweh: Tenho visto attentamente a afflicção do meu povo, que está no Egypto, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exactores, porque conheci as suas dôres.
Exo 3:8 Portanto desci para livral-o da mão dos egypcios, e para fazel-o subir d’aquella terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel: ao logar do Cananeo, e do Hetheo, e do Amorrheo, e do Pherezeo, e do Heveo, e do Jebuseo.
Exo 3:9 E agora, eis que o clamor dos filhos d’Israel é vindo a mim, e tambem tenho visto a oppressão com que os egypcios os opprimem.
Exo 3:10 Vem agora, pois, e eu te enviarei a Pharaó, para que tires o meu povo (os filhos d’Israel), do Egypto.
Exo 3:11 Então Moysés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Pharaó e tire do Egypto os filhos d’Israel?
Exo 3:12 E Deus disse: Certamente eu serei comtigo; e isto te será por signal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egypto, servireis a Deus n’este monte.
Exo 3:13 Então disse Moysés a Deus: Eis que quando vier aos filhos d’Israel, e lhes disser: O Deus de vossos paes me enviou a vós; e elles me disserem: Qual é o seu nome? que lhes direi?
Exo 3:14 E disse Deus a Moysés: SEREI O QUE SEREI. Disse mais: Assim dirás aos filhos d’Israel: Serei me enviou a vós.
Exo 3:15 E Deus disse mais a Moysés: Assim dirás aos filhos d’Israel: Yahweh Deus de vossos paes, o Deus de Abrahão, o Deus de Isaac, e o Deus de Jacob, me enviou a vós: este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração
Exo 3:16 Vae, e ajunta os anciãos d’Israel, e dize-lhes:  Yahweh, o Deus de vossos paes, o Deus de Abrahão, de Isaac e de Jacob, me appareceu, dizendo: Certamente vos tenho visitado, e visto o que vos é feito no Egypto.
Exo 3:17 Portanto eu disse: Far-vos-hei subir da afflicção do Egypto á terra do cananeo, do hetheo, e do amorrheo, e do pherezeo, e do heveo, e do jebuseo, a uma terra que mana leite e mel.
Exo 3:18 E ouvirão a tua voz; e virás, tu e os anciãos d’Israel, ao rei do Egypto, e dir-lhe-heis: Yahweh, o Deus dos hebreos, nos encontrou: agora pois deixa-nos ir caminho de tres dias para o deserto, para que sacrifiquemos a Yahweh nosso Deus.
Exo 3:19 Eu sei, porém, que o rei do Egypto não vos deixará ir, nem ainda por uma mão forte.
Exo 3:20 Porque eu estenderei a minha mão, e ferirei ao Egypto com todas as minhas maravilhas que farei no meio d’elle: depois vos deixará ir.
Exo 3:21 E eu darei graça a este povo aos olhos dos egypcios; e acontecerá que, quando sairdes, não saireis vazios,
Exo 3:22 Porque cada mulher pedirá á sua visinha e á sua hospeda vasos de prata, e vasos de oiro, e vestidos, os quaes poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; e despojareis ao Egypto.
Exo 4:1 Então respondeu Moysés, e disse: Mas eis que me não crerão, nem ouvirão a minha voz, porque dirão: Yahweh não te appareceu.
Exo 4:2 E Yahweh disse-lhe: Que é isso na tua mão? E elle disse: Uma vara.
Exo 4:3 E elle disse: Lança-a na terra. Elle a lançou na terra, e tornou-se em cobra: e Moysés fugia d’ella.
Exo 4:4 Então disse Yahweh a Moysés: Estende a tua mão, e pega-lhe pela cauda, E estendeu sua mão, e pegou-lhe pela cauda, e tornou-se em vara na sua mão
Exo 4:5 Para que creiam que te appareceu Yahweh, Deus de seus paes, o Deus de Abrahão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacob.
Exo 4:6 E disse-lhe mais Yahweh: Mette agora a tua mão no teu seio. E, tirando-a, eis que a sua mão estava leprosa, branca como a neve.
Exo 4:7 E disse: Torna a metter a tua mão no teu seio. E tornou a metter sua mão no seu seio: depois tirou-a do seu seio, e eis que se tornara como a sua outra carne.
Exo 4:8 E acontecerá que, se elles te não crerem, nem ouvirem a voz do primeiro signal, crerão a voz do derradeiro signal;
Exo 4:9 E se acontecer que ainda não creiam a estes dois signaes, nem ouvirem a tua voz, tomarás das aguas do rio, e as derramarás na terra secca: e as aguas, que tomarás do rio, tornar-se-hão em sangue sobre a terra secca.
Exo 4:10 Então disse Moysés a Yahweh: Ah Yahweh! eu não sou homem que bem falla, nem de hontem nem de antehontem, nem ainda desde que tens fallado ao teu servo; porque sou pesado de bocca, e pesado de lingua.
Exo 4:11 E disse-lhe Yahweh: Quem fez a bocca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? não sou eu, Yahweh?
Exo 4:12 Vae pois agora, e eu serei com a tua bocca, e te ensinarei o que has de fallar.
Exo 4:13 Elle porém disse: Ah Yahweh! envia pela mão d’aquelle a quem tu has de enviar.
Exo 4:14 Então se accendeu a ira de Yahweh contra Moysés, e disse: Não é Aarão, o levita, teu irmão? eu sei que elle fallará muito bem: e eis que elle tambem sae ao teu encontro; e, vendo-te, se alegrará em seu coração
Exo 4:15 E tu lhe fallarás, e porás as palavras na sua bocca: e eu serei com a tua bocca, e com a sua bocca, ensinando-vos o que haveis de fazer.
Exo 4:16 E elle fallará por ti ao povo: e aconlecerá que elle te será por bocca, e tu lhe serás por Deus.
Exo 4:17 Toma pois esta vara na tua mão, com que farás os signaes.
Exo 4:18 Então foi-se Moysés, e voltou para Jethro seu sogro, e disse-lhe; Eu irei agora, e tornarei a meus irmãos, que estão no Egypto, para ver se ainda vivem. Disse pois Jethro a Moysés: Vae em paz.
Exo 4:19 Disse tambem Yahweh a Moysés em Midian: Vae, volta para o Egypto; porque todos os que buscavam a tua alma morreram.
Exo 4:20 Tomou pois Moysés sua mulher e seus filhos, e os levou sobre um jumento, e tornou-se á terra do Egypto; e Moysés tomou a vara de Deus na sua mão.
Exo 4:21 E disse Yahweh a Moysés: Quando fores tornado ao Egypto, attenta que faças diante de Pharaó todas as maravi-*lhas que tenho posto na tua mão: mas eu endurecerei o seu coração, para que não deixe ir o povo
Exo 4:22 Então dirás a Pharaó: Assim diz Yahweh: Israel é meu filho, meu primogenito.
Exo 4:23 E eu te tenho dito: Deixa ir o meu filho, para que me sirva; mas tu recusaste deixal-o ir: eis que eu matarei a teu filho, o teu primogenito.
Exo 4:24 E aconteceu no caminho, n’uma estalagem, que Yahweh o encontrou, e o quiz matar.
Exo 4:25 Então Zippora tomou uma pedra aguda, e circumcidou o prepucio de seu filho, e o lançou a seus pés, e disse: Certamente me és um esposo sanguinario.
Exo 4:26 E desviou-se d’elle. Então ella disse: Esposo sanguinario, por causa da circumcisão.
Exo 4:27 Disse tambem Yahweh a Aarão: Vae ao encontro de Moysés ao deserto. E elle foi, encontrou-o no monte de Deus, e beijou-o.
Exo 4:28 E denunciou Moysés a Aarão todas as palavras de Yahweh, que o enviara, e todos os signaes que lhe mandara.
Exo 4:29 Então foram Moysés e Aarão, e ajuntaram todos os anciãos dos filhos de Israel.
Exo 4:30 E Aarão fallou todas as palavras que Yahweh fallara a Moysés, e fez os signaes perante os olhos do povo,
Exo 4:31 E o povo creu, e ouviram que Yahweh visitava aos filhos d’Israel, e que via a sua afflicção: e inclinaram-se, e adoraram.
Exo 5:1 E depois foram Moysés e Aarão, e disseram a Pharaó: Assim diz Yahweh Deus d’Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto.
Exo 5:2 Mas Pharaó disse: Quem é Yahweh, cuja voz eu ouvirei, para deixar ir Israel? não conheço Yahweh, nem tão pouco deixarei ir Israel.
Exo 5:3 E elles disseram: O Deus dos hebreos nos encontrou; portanto deixa-nos agora ir caminho de tres dias ao deserto, para que não venha sobre nós com pestilencia ou com espada.
Exo 5:4 Então disse-lhes o rei do Egypto: Moysés e Aarão, porque fazeis cessar o povo das suas obras? ide a vossas cargas.
Exo 5:5 E disse tambem

 Pharaó: Eis que o povo da terra já é muito, e vós fazeis cessal-os das suas cargas.
Exo 5:6 Portanto deu ordem Pharaó n’aquelle mesmo dia aos exactores do povo, e aos seus officiaes, dizendo:
Exo 5:7 D’aqui em diante não torneis a dar palha ao povo, para fazer tijolos, como fizestes hontem e antehontem: vão elles mesmos, e colham palhas para si.
Exo 5:8 E lhes imporeis a conta dos tijolos que fizeram hontem, e antehontem: nada diminuireis d’ella: porque elles estão ociosos; por isso clamam, dizendo: Vamos, sacrifiquemos ao nosso Deus.
Exo 5:9 Aggrave-se o serviço sobre estes homens, para que se occupem n’elle, e não confiem em palavras de mentira.
Exo 5:10 Então sairam os exactores do povo, e seus officiaes, e fallaram ao povo, dizendo: Assim diz Pharaó: Eu não vos darei palha;
Exo 5:11 Ide vós mesmos, e tomae vós palha d’onde a achardes: porque nada se diminuirá de vosso serviço.
Exo 5:12 Então o povo se espalhou por toda a terra do Egypto, a colher rastolho em logar de palha.
Exo 5:13 E os exactores os apertavam, dizendo: Acabae vossa obra, a tarefa de cada dia, como quando havia palha.
Exo 5:14 E foram açoitados os officiaes dos filhos d’Israel, que os exactores de Pharaó tinham posto sobre elles, dizendo estes: Porque não acabastes vossa tarefa, fazendo tijolos como antes, assim tambem hontem e hoje?
Exo 5:15 Pelo que foram-se os officiaes dos filhos d’Israel, e clamaram a Pharaó, dizendo: Porque fazes assim a teus servos?
Exo 5:16 Palha não se dá a teus servos, e nos dizem: Fazei tijolos: e eis que teus servos são açoitados; porém o teu povo tem a culpa.
Exo 5:17 Mas elle disse: Vós sois ociosos: vós sois ociosos: por isso dizeis: Vamos, sacrifiquemos a Yahweh.
Exo 5:18 Ide pois agora, trabalhae: palha porém não se vos dará: comtudo, dareis a conta dos tijolos.
Exo 5:19 Então os officiaes dos filhos d’Israel viram-se em afflicção, porquanto se dizia: Nada diminuireis de vossos tijolos, da tarefa do dia no seu dia.
Exo 5:20 E encontraram a Moysés e a Aarão, que estavam defronte d’elles, quando sairam de Pharaó,
Exo 5:21 E disseram-lhes: Yahweh attente sobre vós, e julgue isso, porquanto fizeste feder o nosso cheiro diante de Pharaó, e diante de seus servos, dando-*lhes a espada nas mãos, para nos matar.
Exo 5:22 Então se tornou Moysés a Yahweh, e disse: Yahweh! porque fizeste mal a este povo? porque me enviaste?
Exo 5:23 Porque desde que entrei a Pharaó, para fallar em teu nome, elle maltratou a este povo; e de nenhuma sorte livraste o teu povo.
Exo 6:1 Então disse Yahweh a Moysés: Agora verás o que hei de fazer a Pharaó: porque por uma mão poderosa os deixará ir, sim, por uma mão poderosa os lançará de sua terra.
Exo 6:2 Fallou mais Deus a Moysés, e disse: Eu sou Yahweh,
Exo 6:3 E eu appareci a Abrahão, a Isaac, e a Jacob, como Deus o Todo-poderoso: mas pelo meu nome, Yahweh, não lhes fui perfeitamente conhecido.
Exo 6:4 E tambem estabeleci o meu concerto com elles, para dar-lhes a terra de Canaan, a terra de suas peregrinações, na qual foram peregrinos.
Exo 6:5 E tambem tenho ouvido o gemido dos filhos d’Israel, aos quaes os egypcios fazem servir, e me lembrei do meu concerto.
Exo 6:6 Portanto dize aos filhos de Israel: Eu sou Yahweh, e vos tirarei de debaixo das cargas dos egypcios, e vos resgatarei com braço estendido e com juizos grandes.
Exo 6:7 E eu vos tomarei por meu povo, e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou Yahweh vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egypcios;
Exo 6:8 E eu vos levarei á terra, ácerca da qual levantei minha mão, que a daria a Abrahão, a Isaac, e a Jacob, e vol-a darei por herança, eu Yahweh.
Exo 6:9 D’este modo fallou Moysés aos filhos d’Israel, mas elles não ouviram a Moysés, por causa da ancia do espirito e da dura servidão.
Exo 6:10 Fallou mais Yahweh a Moysés, dizendo:
Exo 6:11 Entra, e falla a Pharaó rei do Egypto, que deixe sair os filhos d’Israel da sua terra.
Exo 6:12 Moysés, porém, fallou perante Yahweh, dizendo: Eis que os filhos d’Israel me não teem ouvido; como pois Pharaó me ouvirá? tambem eu sou incircumciso dos labios.
Exo 6:13 Todavia Yahweh fallou a Moysés e a Aarão, e deu-lhes mandamento para os filhos de Israel, e para Pharaó rei do Egypto, para que tirassem os filhos de Israel da terra do Egypto.
Exo 6:14 Estas são as cabeças das casas de seus paes: Os filhos de Ruben, o primogenito de Israel: Hanoch e Pallu, Hezron e Carmi; estas são as familias de Ruben.
Exo 6:15 E os filhos de Simeão: Jemuel, e Jamin, e Ohad, e Jachin, e Zohar, e Shaul, filho de uma cananea; estas são as familias de Simeão.
Exo 6:16 E estes são os nomes dos filhos de Levi, segundo as suas gerações: Gerson, e Koath, e Merari: e os annos da vida de Levi foram cento e trinta e sete annos.
Exo 6:17 Os filhos de Gerson: Libni e Simei, segundo as suas familias;
Exo 6:18 E os filhos de Kohath: Amram, e Izhar, e Hebron, e Uzziel: e os annos da vida de Kohath foram cento e trinta e tres annos.
Exo 6:19 E os filhos de Merari: Mahali e Musi: estas são as familias de Levi, segundo as suas gerações.
Exo 6:20 E Amram tomou por mulher a Jochebed, sua tia, e ella pariu-lhe a Aarão e a Moysés: e os annos da vida de Amram foram cento e trinta e sete annos.
Exo 6:21 E os filhos de Izhar: Korah, e Nepheg, e Zichri.
Exo 6:22 E os filhos de Uzziel: Misael, e Elzaphan e Sithri.
Exo 6:23 E Aarão tomou por mulher a Eliseba, filha de Amminadab, irmã de Nahasson; e ella pariu-lhe a Nadab, e Abihu, Eleazar e Ithamar.
Exo 6:24 E os filhos de Korah: Assir, e Elkana, e Abiasaph: estas são as familias dos Korithas.
Exo 6:25 E Eleazar, filho de Aarão, tomou para si por mulher uma das filhas de Putiel, e ella pariu-lhe a Phineas: estas são as cabeças dos paes dos levitas, segundo as suas familias.
Exo 6:26 Estes são Aarão e Moysés, aos quaes Yahweh disse: Tirae os filhos de Israel da terra do Egypto, segundo os seus exercitos.
Exo 6:27 Estes são os que fallaram a Pharaó, rei do Egypto, para que tirasse do Egypto os filhos de Israel: estes são Moysés e Aarão.
Exo 6:28 E aconteceu que n’aquelle dia, quando Yahweh fallou a Moysés na terra do Egypto,
Exo 6:29 Fallou Yahweh a Moysés, dizendo: Eu sou Yahweh; falla a Pharaó, rei do Egypto, tudo quanto eu te digo a ti.
Exo 6:30 Então disse Moysés perante Yahweh: Eis que eu sou incircumciso dos labios; como pois Pharaó me ouvirá?
Exo 7:1 Então disse Yahweh a Moysés: Eis que te tenho posto por Deus sobre Pharaó, e Aarão, teu irmão, será o teu propheta.
Exo 7:2 Tu fallarás tudo o que eu te mandar: e Aarão teu irmão fallará a Pharaó, que deixe ir os filhos de Israel da sua terra.
Exo 7:3 Eu, porém, endurecerei o coração de Pharaó, e multiplicarei na terra do Egypto os meus signaes e as minhas maravilhas.
Exo 7:4 Pharaó pois não vos ouvirá; e eu porei minha mão sobre o Egypto, e tirarei meus exercitos, meu povo, os filhos de Israel, da terra do Egypto, com grandes juizos.
Exo 7:5 Então os egypcios saberão que eu sou Yahweh, quando estender a minha mão sobre o Egypto, e tirar os filhos de Israel do meio d’elles.
Exo 7:6 Então fez Moysés e Aarão; como Yahweh lhes ordenara, assim fizeram.
Exo 7:7 E Moysés era da edade de oitenta annos, e Aarão da edade de oitenta e tres annos, quando fallaram a Pharaó.
Exo 7:8 E Yahweh fallou a Moysés e a Aarão, dizendo:
Exo 7:9 Quando Pharaó vos fallar, dizendo: Fazei por vós algum milagre; dirás a Aarão: Toma a tua vara, e lança-a diante de Pharaó; e se tornará em serpente.
Exo 7:10 Então Moysés e Aarão entraram a Pharaó, e fizeram assim como Yahweh ordenara: e lançou Aarão a sua vara diante de Pharaó, e diante dos seus servos, e tornou-se em serpente.
Exo 7:11 E Pharaó tambem chamou os sabios e encantadores: e os magos do Egypto fizeram tambem o mesmo com os seus encantamentos,
Exo 7:12 Porque cada um lançou sua vara, e tornaram-se em serpentes: mas a vara de Aarão tragou as varas d’elles.
Exo 7:13 Porém o coração de Pharaó se endureceu, e não os ouviu, como Yahweh tinha dito
Exo 7:14 Então disse Yahweh a Moysés: O coração de Pharaó está aggravado: recusa deixar ir o povo.
Exo 7:15 Vae pela manhã a Pharaó: eis que elle sairá ás aguas: põe-te em frente d’elle na praia do rio, e tomarás em tua mão a vara que se tornou em cobra.
Exo 7:16 E lhe dirás: Yahweh, o Deus dos hebreos, me tem enviado a ti, dizendo: Deixa ir o meu povo, para que me sirva no deserto; porém eis que até agora não tens ouvido.
Exo 7:17 Assim diz Yahweh: N’isto saberás que eu sou Yahweh: Eis que eu com esta vara, que tenho em minha mão, ferirei as aguas que estão no rio, e tornar-se-hão em sangue.
Exo 7:18 E os peixes, que estão no rio, morrerão, e o rio federá; e os egypcios nausear-se-hão, bebendo a agua do rio
Exo 7:19 Disse mais Yahweh a Moysés: Dize a Aarão: Toma tu a vara, e estende a tua mão sobre as aguas do Egypto, sobre as suas correntes, sobre os seus rios, e sobre os seus tanques, e sobre todo o ajuntamento das suas aguas, para que se tornem em sangue: e haja sangue em toda a terra do Egypto, assim nos vasos de madeira como nos de pedra.
Exo 7:20 E Moysés e Aarão fizeram assim como Yahweh tinha mandado: e levantou a vara, e feriu as aguas que estavam no rio, diante dos olhos de Pharaó, e diante dos olhos de seus servos; e todas as aguas do rio se tornaram em sangue.
Exo 7:21 E os peixes, que estavam no rio, morreram, e o rio fedeu, que os egypcios não podiam beber a agua do rio: e houve sangue por toda a terra do Egypto.
Exo 7:22 Porém os magos do Egypto tambem fizeram o mesmo com os seus encantamentos; de maneira que o coração de Pharaó se endureceu, e não os ouviu, como Yahweh tinha dito
Exo 7:23 E

 virou-se Pharaó, e foi para sua casa: nem ainda n’isto poz seu coração.
Exo 7:24 E todos os egypcios cavaram poços junto ao rio, para beberem agua; porquanto não podiam beber das aguas do rio.
Exo 7:25 Assim se cumpriram sete dias, depois que Yahweh ferira o rio.
Exo 8:1 Depois disse Yahweh a Moysés: Entra a Pharaó, e dize-lhe: Assim diz Yahweh: Deixa ir o meu povo, para que me sirva.
Exo 8:2 E se recusares deixal-o ir, eis que ferirei com rãs todos os teus termos.
Exo 8:3 E o rio creará rãs, que subirão e virão á tua casa, e ao teu dormitorio, e sobre a tua cama, e ás casas dos teus servos, e sobre o teu povo, e aos teus fornos, e ás tuas amassadeiras.
Exo 8:4 E as rãs subirão sobre ti, e sobre o teu povo, e sobre todos os teus servos.
Exo 8:5 Disse mais Yahweh a Moysés: Dize a Aarão: Estende a tua mão com tua vara sobre as correntes, e sobre os rios, e sobre os tanques, e faze subir rãs sobre a terra do Egypto.
Exo 8:6 E Aarão estendeu a sua mão sobre as aguas do Egypto, e subiram rãs, e cobriram a terra do Egypto.
Exo 8:7 Então os magos fizeram o mesmo com os seus encantamentos: e fizeram subir rãs sobre a terra do Egypto.
Exo 8:8 E Pharaó chamou a Moysés e a Aarão, e disse: Rogae a Yahweh que tire as rãs de mim e do meu povo; depois deixarei ir o povo, para que sacrifiquem a Yahweh.
Exo 8:9 E Moysés disse a Pharaó: Tu tenhas a honra sobre mim: Quando orarei por ti, e pelos teus servos, e por teu povo, para tirar as rãs de ti, e das suas casas, que sómente fiquem no rio
Exo 8:10 E elle disse: Ámanhã. E Moysés disse: Seja conforme á tua palavra, para que saibas que ninguem ha como Yahweh nosso Deus.
Exo 8:11 E as rãs apartar-se-hão de ti, e das tuas casas, e dos teus servos, e do teu povo: sómente ficarão no rio
Exo 8:12 Então saiu Moysés e Aarão de Pharaó: e Moysés clamou a Yahweh por causa das rãs que tinha posto sobre Pharaó,
Exo 8:13 E Yahweh fez conforme á palavra de Moysés: e as rãs morreram nas casas, nos pateos, e nos campos,
Exo 8:14 E ajuntaram-as em montões, e a terra fedeu.
Exo 8:15 Vendo pois Pharaó que havia descanço, aggravou o seu coração, e não os ouviu, como Yahweh tinha dito
Exo 8:16 Disse mais Yahweh a Moysés: Dize a Aarão: Estende a tua vara, e fere o pó da terra, para que se torne em piolhos por toda a terra do Egypto.
Exo 8:17 E fizeram assim; porque Aarão estendeu a sua mão com a sua vara, e feriu o pó da terra, e havia muitos piolhos nos homens e no gado: todo o pó da terra se tornou em piolhos em toda a terra do Egypto.
Exo 8:18 E os magos fizeram tambem assim com os seus encantamentos para produzir piolhos, mas não poderam: e havia piolhos nos homens e no gado.
Exo 8:19 Então disseram os magos a Pharaó: Isto é o dedo de Deus. Porém o coração de Pharaó se endureceu, e não os ouvia, como Yahweh tinha dito.
Exo 8:20 Disse mais Yahweh a Moysés: Levanta-te pela manhã cedo, e põe-te diante de Pharaó; eis que elle sairá ás aguas, e dize-lhe: Assim diz Yahweh: Deixa ir o meu povo, para que me sirva
Exo 8:21 Porque se não deixares ir o meu povo, eis que enviarei enxames de moscas sobre ti, e sobre os teus servos, e sobre o teu povo, e á tuas casas; e as casas dos egypcios se encherão d’estes enxames, e tambem a terra em que elles estiverem.
Exo 8:22 E n’aquelle dia eu separarei a terra de Goshen, em que meu povo habita, que n’ella não haja enxames de moscas, para que saibas que eu sou Yahweh no meio d’esta terra.
Exo 8:23 E porei separação entre o meu povo e o teu povo: ámanhã será este signal.
Exo 8:24 E Yahweh fez assim; e vieram grandes enxames de moscas á casa de Pharaó, e ás casas dos seus servos, e sobre toda a terra do Egypto: a terra foi corrompida d’estes enxames.
Exo 8:25 Então chamou Pharaó a Moysés e a Aarão, e disse: Ide, e sacrificae ao vosso Deus n’esta terra.
Exo 8:24 E Moysés disse: Não convem que façamos assim, porque sacrificariamos a Yahweh nosso Deus a abominação dos egypcios: eis que se sacrificassemos a abominação dos egypcios perante os seus olhos, não nos apedrejariam elles?
Exo 8:27 Deixa-nos ir caminho de tres dias ao deserto, para que sacrifiquemos a Yahweh nosso Deus, como elle nos dirá.
Exo 8:28 Então disse Pharaó: Deixar-vos-hei ir, para que sacrifiqueis a Yahweh vosso Deus no deserto; sómente que, indo, não vades longe; orae tambem por mim
Exo 8:29 E Moysés disse: Eis que saio de ti, e orarei a Yahweh, que estes enxames de moscas se retirem ámanhã de Pharaó, dos seus servos, e do seu povo: sómente que Pharaó não mais me engane, não deixando ir a este povo para sacrificar a Yahweh.
Exo 8:30 Então saiu Moysés de Pharaó, e orou a Yahweh,
Exo 8:31 E fez Yahweh conforme á palavra de Moysés, e os enxames de moscas se retiraram de Pharaó, dos seus servos, e do seu povo: não ficou uma só.
Exo 8:32 Mas aggravou Pharaó ainda esta vez seu coração, e não deixou ir o povo.
Exo 9:1 Depois Yahweh disse a Moysés: Entra a Pharaó, e dize-lhe: Assim diz Yahweh, o Deus dos hebreos: Deixa ir o meu povo, para que me sirva.
Exo 9:2 Porque se recusares de os deixar ir, e ainda por força os detiveres,
Exo 9:3 Eis que a mão de Yahweh será sobre teu gado, que está no campo, sobre os cavallos, sobre os jumentos, sobre os camelos, sobre os bois, e sobre as ovelhas, com pestilencia gravissima.
Exo 9:4 E Yahweh fará separação entre o gado dos israelitas, e o gado dos egypcios, que nada morra de tudo o que fôr dos filhos d’Israel.
Exo 9:5 E Yahweh assignalou certo tempo, dizendo: Amanhã fará Yahweh esta coisa na terra.
Exo 9:6 E Yahweh fez esta coisa no dia seguinte, e todo o gado dos egypcios morreu: porém do gado dos filhos d’Israel não morreu nenhum.
Exo 9:007 E Pharaó enviou a ver, e eis que do gado d’Israel não morrera nenhum: porém o coração de Pharaó se aggravou, e não deixou ir o povo
Exo 9:8 Então disse Yahweh a Moysés e a Aarão: Tomae vossos punhos cheios da cinza do forno, e Moysés a espalhe para o céu diante dos olhos de Pharaó;
Exo 9:9 E tornar-se-ha em pó miudo sobre toda a terra do Egypto, e se tornará em sarna, que arrebente em ulceras nos homens e no gado, por toda a terra do Egypto.
Exo 9:10 E elles tomaram a cinza do forno, e pozeram-se diante de Pharaó, e Moysés a espalhou para o céu: e tornou-se em sarna, que arrebentava em ulceras nos homens e no gado;
Exo 9:11 De maneira que os magos não podiam parar diante de Moysés, por causa da sarna; porque havia sarna em os magos, e em todos os egypcios.
Exo 9:12 Porém Yahweh endureceu o coração de Pharaó, e não os ouviu, como Yahweh tinha dito a Moysés.
Exo 9:13 Então disse Yahweh a Moysés: Levanta-te pela manhã cedo, e põe-te diante de Pharaó, e dize-lhe: Assim diz Yahweh, o Deus dos hebreos: Deixa ir o meu povo, para que me sirva;
Exo 9:14 Porque esta vez enviarei todas as minhas pragas sobre o teu coração, e sobre os teus servos, e sobre o teu povo, para que saibas que não ha outro como Eu em toda a terra.
Exo 9:15 Porque agora tenho estendido minha mão, para te ferir a ti e ao teu povo com pestilencia, e para que sejas destruido da terra;
Exo 9:16 Mas devéras para isto te levantei, para mostrar minha potencia em ti, e para que o meu nome seja annunciado em toda a terra.
Exo 9:17 Tu ainda te levantas contra o meu povo, para não os deixar ir?
Exo 9:18 Eis que ámanhã por este tempo farei chover saraiva mui grave, qual nunca houve no Egypto, desde o dia em que foi fundado até agora.
Exo 9:19 Agora pois envia, recolhe o teu gado, e tudo o que tens no campo; todo o homem e animal, que fôr achado no campo, e não fôr recolhido á casa, a saraiva cairá sobre elles, e morrerão.
Exo 9:20 Quem dos servos de Pharaó temia a palavra de Yahweh, fez fugir os seus servos e o seu gado para as casas;
Exo 9:21 Mas aquelle que não tinha applicado a palavra de Yahweh ao seu coração, deixou os seus servos e o seu gado no campo.
Exo 9:22 Então disse Yahweh a Moysés: Estende a tua mão para o céu, e haverá saraiva em toda a terra do Egypto, sobre os homens e sobre o gado, e sobre toda a herva do campo na terra de Egypto.
Exo 9:23 E Moysés estendeu a sua vara para o céu, e Yahweh deu trovões e saraiva, e fogo corria pela terra; e Yahweh fez chover saraiva sobre a terra do Egypto.
Exo 9:24 E havia saraiva, e fogo misturado entre a saraiva, mui grave, qual nunca houve em toda a terra do Egypto, desde que veiu a ser uma nação.
Exo 9:25 E a saraiva feriu, em toda a terra do Egypto, tudo quanto havia no campo, desde os homens até aos animaes: tambem a saraiva feriu toda a herva do campo, e quebrou todas as arvores do campo.
Exo 9:26 Sómente na terra de Goshen, onde estavam, os filhos de Israel, não havia saraiva.
Exo 9:27 Então Pharaó enviou para chamar a Moysés e a Aarão, e disse-lhes: Esta vez pequei; Yahweh é justo, mas eu e o meu povo impios.
Exo 9:28 Orae a Yahweh (pois que basta) para que não haja mais trovões de Deus nem saraiva; e eu vos deixarei ir, e não ficareis mais aqui.
Exo 9:29 Então lhe disse Moysés: Em saindo da cidade estenderei minhas mãos a Yahweh: os trovões cessarão, e não haverá mais saraiva; para que saibas que a terra é de Yahweh.
Exo 9:30 Todavia, quanto a ti e aos teus servos, eu sei que ainda não temereis diante de Yahweh Deus.
Exo 9:31 E o linho e a cevada foram feridos, porque a cevada já estava na espiga, e o linho na cana,
Exo 9:32 Mas o trigo e o centeio não foram feridos, porque estavam cobertos.
Exo 9:33 Saiu pois Moysés de Pharaó, da cidade, e estendeu as suas mãos a Yahweh: e cessaram os trovões e a saraiva, e a chuva não caiu mais sobre a terra.
Exo 9:34 Vendo Pharaó que cessou a chuva, e a saraiva, e os trovões, continuou em peccar: e aggravou o seu coração, elle e os seus

 servos.
Exo 9:35 Assim o coração de Pharaó se endureceu, e não deixou ir os filhos de Israel, como o Senhor tinha dito por Moysés.

Exo 10:1 Depois disse Yahweh a Moysés: Entra a Pharaó, porque tenho aggravado o seu coração, e o coração de seus servos, para fazer estes meus signaes no meio d’elle,
Exo 10:2 E para que contes aos ouvidos de teus filhos, e dos filhos de teus filhos, as coisas que obrei no Egypto, e os meus signaes, que tenho feito entre elles: para que saibaes que eu sou Yahweh.
Exo 10:3 Assim foram Moysés e Aarão a Pharaó, e disseram-lhe: Assim diz Yahweh, o Deus dos hebreos: Até quando recusas humilhar-te diante de mim? deixa ir o meu povo, para que me sirva;
Exo 10:4 Porque se ainda recusares deixar ir o meu povo, eis que trarei ámanhã gafanhotos aos teus termos,
Exo 10:5 E cobrirão a face da terra, que a terra não se poderá ver; e elles comerão o resto do que escapou, o que vos ficou da saraiva: tambem comerão toda a arvore que vos cresce no campo;
Exo 10:6 E encherão as tuas casas, e as casas de todos os teus servos, e as casas de todos os egypcios, quaes nunca viram teus paes, nem os paes de teus paes, desde o dia, era que elles foram sobre a terra até ao dia de hoje. E virou-se, e saiu da presença de Pharaó.
Exo 10:7 E os servos de Pharaó disseram-lhe: Até quando este nos ha de ser por laço? deixa ir os homens, para que sirvam a Yahweh seu Deus: ainda não sabes que o Egypto está destruido?
Exo 10:8 Então Moysés e Aarão foram levados outra vez a Pharaó, e elle disse-lhes: Ide, servi a Yahweh vosso Deus. Quaes são os que hão de ir
Exo 10:9 E Moysés disse: Havemos de ir com os nossos meninos, e com os nossos velhos; com os nossos filhos, e com as nossas filhas, com as nossas ovelhas, e com os nossos bois havemos de ir; porque festa de Yahweh temos.
Exo 10:10 Então elle lhes disse: Seja Yahweh assim comvosco, como eu vos deixarei ir a vós e a vossos filhos: olhae que ha mal diante da vossa face.
Exo 10:11 Não será assim: andae agora vós, varões, e servi a Yahweh; pois isso é o que pedistes. E os empuxaram da face de Pharaó.
Exo 10:12 Então disse Yahweh a Moysés: Estende a tua mão sobre a terra do Egypto pelos gafanhotos, para que venham sobre a terra do Egypto, e comam toda a herva da terra, tudo o que deixou a saraiva.
Exo 10:13 Então estendeu Moysés sua vara sobre a terra do Egypto, e Yahweh trouxe sobre a terra um vento oriental todo aquelle dia e toda aquella noite: e aconteceu que pela manhã o vento oriental trouxe os gafanhotos.
Exo 10:14 E vieram os gafanhotos sobre toda a terra do Egypto, e assentaram-se sobre todos os termos do Egypto; mui graves foram; antes d’estes nunca houve taes gafanhotos, nem depois d’elles virão outros taes.
Exo 10:15 Porque cobriram a face de toda a terra, de modo que a terra se escureceu; e comeram toda a herva da terra, e todo o fructo das arvores, que deixara a saraiva; e não ficou alguma verdura nas arvores, nem na herva do campo, em toda a terra do Egypto.
Exo 10:16 Então Pharaó se apressou a chamar a Moysés e a Aarão, e disse: Pequei contra Yahweh vosso Deus, e contra vós
Exo 10:17 Agora, pois, peço-vos que perdoeis o meu peccado sómente d’esta vez, e que oreis a Yahweh vosso Deus que tire de mim sómente esta morte.
Exo 10:18 E saiu da presença de Pharaó, e orou a Yahweh.
Exo 10:19 Então Yahweh trouxe um vento occidental fortissimo, o qual levantou os gafanhotos e os lançou no Mar Vermelho; nem ainda um gafanhoto ficou em todos os termos do Egypto.
Exo 10:20 Yahweh, porém, endureceu o coração de Pharaó, e não deixou ir os filhos de Israel.
Exo 10:21 Então disse Yahweh a Moysés: Estende a tua mão para o céu, e virão trevas sobre a terra do Egypto, trevas que se apalpem.
Exo 10:22 E Moysés estendeu a sua mão para o céu, e houve trevas espessas em toda a terra do Egypto por tres dias.
Exo 10:23 Não viu um ao outro, e ninguem se levantou do seu logar por tres dias; mas todos os filhos de Israel tinham luz em suas habitações.
Exo 10:24 Então Pharaó chamou a Moysés, e disse: Ide, servi a Yahweh: sómente fiquem vossas ovelhas e vossas vaccas: vão tambem comvosco as vossas creanças.
Exo 10:25 Moysés, porém, disse: Tu tambem darás em nossas mãos sacrificios e holocaustos, que offereçamos a Yahweh nosso Deus
Exo 10:26 E tambem o nosso gado ha de ir comnosco, nem uma unha ficará; porque d’aquelle havemos de tomar, para servir a Yahweh nosso Deus: porque não sabemos com que havemos de servir a Yahweh, até que cheguemos lá
Exo 10:27 Yahweh, porém, endureceu o coração de Pharaó, e não os quiz deixar ir.
Exo 10:28 E disse-lhe Pharaó: Vae-te de mim, guarda-te que não mais vejas o meu rosto: porque no dia em que vires o meu rosto, morrerás.
Exo 10:29 E disse Moysés: Bem disseste; eu nunca mais verei o teu rosto.
Exo 11:1 E Yahweh dissera a Moysés: Ainda uma praga trarei sobre Pharaó e sobre o Egypto: depois vos deixarei ir d’aqui: e, quando vos deixar ir totalmente, a toda a pressa vos lançará d’aqui.
Exo 11:2 Falla agora aos ouvidos do povo, que cada varão peça ao seu visinho, e cada mulher á sua visinha, vasos de prata e vasos de oiro.
Exo 11:3 E Yahweh deu graça ao povo aos olhos dos egypcios; tambem o varão Moysés era mui grande na terra do Egypto, aos olhos dos servos de Pharaó, e aos olhos do povo.
Exo 11:4 Disse mais Moysés: Assim Yahweh tem dito: Á meia noite eu sairei pelo meio do Egypto;
Exo 11:5 E todo o primogenito na terra do Egypto morrerá, desde o primogenito de Pharaó, que houvera de assentar-se sobre o seu throno, até ao primogenito da serva que está detraz da mó, e todo o primogenito dos animaes.
Exo 11:6 E haverá grande clamor em toda a terra do Egypto, qual nunca houve similhante e nunca haverá;
Exo 11:7 Mas entre todos os filhos de Israel nem ainda um cão moverá a sua lingua, desde os homens até aos animaes, para que saibaes que Yahweh fez differença entre os egypcios e os israelitas.
Exo 11:8 Então todos estes teus servos descerão a mim, e se inclinarão diante de mim, dizendo: Sae tu, e todo o povo que te segue as pisadas; e depois eu sairei. E saiu de Pharaó em ardor de ira
Exo 11:9 Yahweh dissera a Moysés: Pharaó vos não ouvirá, para que as minhas maravilhas se multipliquem na terra do Egypto.
Exo 11:10 E Moysés e Aarão fizeram todas estas maravilhas diante de Pharaó; mas Yahweh endureceu o coração de Pharaó, que não deixou ir os filhos de Israel da sua terra.

Exo 12:1 E fallou Yahweh a Moysés e a Aarão na terra do Egypto, dizendo:
Exo 12:2 Este mesmo mez vos será o principio dos mezes: este vos será o primeiro dos mezes do anno.
Exo 12:3 Fallae a toda a congregação d’Israel, dizendo: Aos dez d’este mez tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos paes, um cordeiro para cada casa.
Exo 12:4 Mas se a casa fôr pequena para um cordeiro, então elle tome a seu visinho perto de sua casa, conforme ao numero das almas: cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao cordeiro.
Exo 12:5 O cordeiro, ou cabrito, será sem macula, um macho de um anno, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras,
Exo 12:6 E o guardareis até ao decimo quarto dia d’este mez , e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará á tarde.
Exo 12:7 E tomarão do sangue, e pol-o-hão em ambas as umbreiras, e na lumieira da porta, nas casas em que o comerão.
Exo 12:8 E n’aquella noite comerão a carne assada no fogo, com pães asmos; com hervas amargosas a comerão.
Exo 12:9 Não comereis d’elle crú, nem cozido em agua, senão assado ao fogo, a sua cabeça com os seus pés e com a sua fressura.
Exo 12:10 E nada d’elle deixareis até ámanhã: mas o que d’elle ficar até ámanhã, queimareis no fogo.
Exo 12:11 Assim pois o comereis: os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão: e o comereis apressadamente: esta é a paschoa de Yahweh.
Exo 12:12 E eu passarei pela terra do Egypto esta noite, e ferirei todo o primogenito na terra do Egypto, desde os homens até aos animaes; e em todos os deuses do Egypto farei juizos, Eu sou Yahweh.
Exo 12:13 E aquelle sangue vos será por signal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egypto.
Exo 12:14 E este dia vos será por memoria, e celebral-o-heis por festa a Yahweh: nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpetuo.
Exo 12:15 Sete dias comereis pães asmos; ao primeiro dia tirareis o fermento das vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado, desde o primeiro até ao setimo dia, aquella alma será cortada d’Israel.
Exo 12:16 E ao primeiro dia haverá sancta convocação; tambem ao setimo dia tereis sancta convocação: nenhuma obra se fará n’elles, senão o que cada alma houver de comer; isso sómente apromptareis para vós.
Exo 12:17 Guardae pois a festa dos pães asmos, porque n’aquelle mesmo dia tirei vossos exercitos da terra do Egypto: pelo que guardareis a este dia nas vossas gerações por estatuto perpetuo.
Exo 012:018 No primeiro mez, aos quatorze dias do mez, á tarde, comereis pães asmos até vinte e um do mez á tarde.
Exo 12:19 Por sete dias não se ache nenhum fermento nas vossas casas: porque qualquer que comer pão levedado, aquella alma será cortada da congregação de Israel, assim o estrangeiro como o natural da terra.
Exo 12:20 Nenhuma coisa levedada comereis; em todas as vossas habitações comereis pães asmos.
Exo 12:21 Chamou pois Moysés a todos os anciãos de Israel, e disse-lhes: Escolhei e tomae vós cordeiros para vossas familias, e sacrificae a paschoa.
Exo 12:22 Então tomae um mólho de hyssopo, e molhae-o no sangue que estiver na bacia, e mettei na lumieira da porta, e em ambas as umbreiras, do sangue que estiver na bacia, porém nenhum de

 vós saia da porta da sua casa até á manhã
Exo 12:23 Porque Yahweh passará para ferir aos egypcios, porém quando vir o sangue na lumieira da porta, e em ambas as umbreiras, Yahweh passará aquella porta, e não deixará ao destruidor entrar em vossas casas, para vos ferir.
Exo 12:24 Portanto guardae isto por estatuto para vós, e para vossos filhos para sempre.
Exo 12:25 E acontecerá que, quando entrardes na terra que Yahweh vos dará, como tem dito, guardareis este culto.
Exo 12:26 E acontecerá que, quando vossos filhos vos disserem: Que culto é este vosso?
Exo 12:27 Então direis: Este é o sacrificio da paschoa a Yahweh, que passou as casas dos filhos d’Israel no Egypto, quando feriu aos egypcios, e livrou as nossas casas. Então o povo inclinou-se, e adorou.
Exo 12:28 E foram os filhos d’Israel, e fizeram isso; como Yahweh ordenara a Moysés e a Aarão, assim fizeram.
Exo 12:29 E aconteceu, á meia noite, que Yahweh feriu a todos os primogenitos na terra do Egypto, desde o primogenito de Pharaó, que se sentava em seu throno, até ao primogenito do captivo que estava no carcere, e todos os primogenitos dos animaes.
Exo 12:30 E Pharaó levantou-se de noite, elle e todos os seus servos, e todos os egypcios; e havia grande clamor no Egypto, porque não havia casa em que não houvesse um morto.
Exo 12:31 Então chamou a Moysés e a Aarão de noite, e disse: Levantae-vos, sahi do meio do meu povo, tanto vós como os filhos d’Israel: e ide, servi a Yahweh, como tendes dito.
Exo 12:32 Levae tambem comvosco vossas ovelhas e vossas vaccas, como tendes dito; e ide, e abençoae-me tambem a mim.
Exo 12:33 E os egypcios apertavam ao povo, apressando-se para lançal-os da terra; porque diziam: Todos somos mortos.
Exo12:034 E o povo tomou a sua massa, antes que levedasse, as suas amassadeiras atadas em seus vestidos, sobre seus hombros.
Exo 12:35 Fizeram pois os filhos de Israel conforme á palavra de Moysés, e pediram aos egypcios vasos de prata, e vasos de oiro, e vestidos.
Exo 12:36 E Yahweh deu graça ao povo em os olhos dos egypcios, e emprestavam-*lhes: e elles despojavam aos egypcios.
Exo 12:37 Assim partiram os filhos de Israel de Rameses para Succoth, coisa de seiscentos mil de pé, sómente de varões, sem contar os meninos.
Exo 12:38 E subiu tambem com elles muita mistura de gente, e ovelhas, e vaccas, uma grande multidão de gado.
Exo 12:39 E cozeram bolos asmos da massa que levaram do Egypto, porque não se tinha levedado, porquanto foram lançados do Egypto; e não se poderam deter, nem ainda se prepararam comida.
Exo 12:40 O tempo que os filhos de Israel habitaram no Egypto foi de quatrocentos e trinta annos.
Exo 12:41 E aconteceu, passados os quatrocentos e trinta annos, n’aquelle mesmo dia succedeu que todos os exercitos de Yahweh sairam da terra do Egypto.
Exo 12:42 Esta noite se guardará a Yahweh, porque n’ella os tirou da terra do Egypto: esta é a noite de Yahweh, que devem guardar todos os filhos de Israel nas suas gerações.
Exo 12:43 Disse mais Yahweh a Moysés e a Aarão: Esta é a ordenança da paschoa; nenhum filho do estrangeiro comerá d’ella.
Exo 12:44 Porém todo o servo de qualquer, comprado por dinheiro, depois que o houveres circumcidado, então comerá d’ella.
Exo 12:45 O estrangeiro e o assalariado não comerão d’ella.
Exo 12:46 N’uma casa se comerá; não levarás d’aquella carne fóra da casa, nem d’ella quebrareis osso.
Exo 12:47 Toda a congregação de Israel o fará.
Exo 12:48 Porém se algum estrangeiro se hospedar comtigo, e quizer celebrar a paschoa a Yahweh, seja-lhe circumcidado todo o macho, e então chegará a celebral-a, e será como o natural da terra; mas nenhum incircumciso comerá d’ella.
Exo 12:49 Uma mesma lei haja para o natural, e para o estrangeiro que peregrinar entre vós.
Exo 12:50 E todos os filhos de Israel o fizeram: como Yahweh ordenara a Moysés e a Aarão, assim fizeram.
Exo 12:51 E aconteceu n’aquelle mesmo dia que oYahweh tirou os filhos de Israel da terra do Egypto, segundo os seus exercitos.
Exo 13:1 Então fallou Yahweh a Moysés, dizendo:
Exo 13:2 Sanctifica-me todo o primogenito, o que abrir toda a madre entre os filhos de Israel, de homens e de animaes: porque meu é.
Exo 13:3 E Moysés disse ao povo: Lembrae-*vos d’este mesmo dia, em que saistes do Egypto, da casa da servidão; pois com mão forte Yahweh vos tirou d’aqui: portanto não comereis pão levedado.
Exo 13:4 Hoje, no mez de Abib, vós sahis.
Exo 13:5 E acontecerá que, quando Yahweh te houver mettido na terra dos cananeos, e dos hetheos, e dos amorrheos, e dos heveos, e dos jebuzeos, a qual jurou a teus paes que t’a daria, terra que mana leite e mel, guardarás este culto n’este mez.
Exo 13:6 Sete dias comerãs pães asmos; e ao setimo dia haverá festa a Yahweh.
Exo 13:7 Sete dias se comerão pães asmos, e o levedado não se verá comtigo, nem ainda fermento será visto em todos os teus termos.
Exo 13:8 E n’aquelle mesmo dia farás saber a teu filho, dizendo: Isto é pelo que Yahweh me tem feito, quando eu sahi do Egypto.
Exo 13:9 E te será por signal sobre tua mão, e por lembrança entre teus olhos; para que a lei de Yahweh esteja em tua bocca: porquanto com mão forte Yahweh te tirou do Egypto.
Exo 13:10 Portanto tu guardarás este estatuto a seu tempo, de anno em anno.
Exo 13:11 Tambem acontecerá que, quando Yahweh te houver mettido na terra dos cananeos, como jurou a ti e a teus paes, quando t’a houver dado,
Exo 13:12 Farás passar a Yahweh tudo o que abrir a madre, e tudo o que abrir a madre do fructo dos animaes que terás: os machos serão de Yahweh.
Exo 13:13 Porém tudo o que abrir a madre da jumenta, resgatarás com cordeiro; e se o não resgatares cortar-lhe-has a cabeça: mas todo o primogenito do homem entre teus filhos resgatarás.
Exo 13:14 Se acontecer que teu filho no tempo futuro te pergunte, dizendo: Que é isto? dir-lhe-has: Yahweh nos tirou com mão forte do Egypto, da casa da servidão.
Exo 13:15 Porque succedeu que, endurecendo-se Pharaó, para não nos deixar ir, Yahweh matou todos os primogenitos na terra do Egypto, do primogenito do homem até ao primogenito dos animaes: por isso eu sacrifico a Yahweh os machos de tudo que abre a madre; porém a todo o primogenito de meus filhos eu resgato.
Exo 13:16 E será por signal sobre tua mão, e por frontaes entre os teus olhos; porque Yahweh nos tirou do Egypto com mão forte.
Exo 13:17 E aconteceu, que quando Pharaó deixou ir o povo, Deus não os levou pelo caminho da terra dos philisteos, que estava mais perto; porque Deus disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a guerra, e se tornem ao Egypto.
Exo 13:18 Mas Deus fez rodear o povo pelo caminho no deserto do Mar Vermelho: e subiram os filhos de Israel da terra do Egypto armados.
Exo 13:19 E tomou Moysés os ossos de José comsigo, porquanto havia este estreitamente ajuramentado aos filhos de Israel, dizendo: Certamente Deus vos visitará; fazei pois subir d’aqui os meus ossos comvosco.
Exo 13:20 Assim se partiram de Succoth, e acamparam-se em Etham, á entrada do deserto.
Exo 13:21 E Yahweh ia adiante d’elles, de dia n’uma columna de nuvem, para os guiar pelo caminho, e de noite n’uma columna de fogo, para os allumiar, para que caminhassem de dia e de noite.
Exo 13:22 Nunca tirou de diante da face do povo a columna de nuvem, de dia, nem a columna de fogo, de noite.
Exo 14:1 Então fallou Yahweh a Moysés, dizendo:
Exo 14:2 Falla aos filhos de Israel que tornem, e que se acampem diante de Pi-hahiroth, entre Migdol e o mar, diante de Baal-zephon: em frente d’elle assentareis o campo junto ao mar.
Exo 14:3 Então Pharaó dirá dos filhos de Israel: Estão embaraçados na terra, o deserto os encerrou.
Exo 14:4 E eu endurecerei o coração de Pharaó, para que os persiga, e serei glorificado em Pharaó em todo o seu exercito, e saberão os egypcios que eu sou Yahweh. E elles fizeram assim.
Exo 14:5 Sendo pois annunciado ao rei do Egypto que o povo fugia, mudou-se o coração de Pharaó e dos seus servos contra o povo, e disseram: Porque fizemos isso, havendo deixado ir a Israel, que nos não sirva?
Exo 14:6 E apromptou o seu carro, e tomou comsigo o seu povo;
Exo 14:7 E tomou seiscentos carros escolhidos, e todos os carros do Egypto, e os capitães sobre elles todos.
Exo 14:8 Porque Yahweh endureceu o coração de Pharaó, rei do Egypto, que perseguisse aos filhos de Israel: porém os filhos de Israel sairam com alta mão
Exo 14:9 E os egypcios perseguiram-n’os, todos os cavallos e carros de Pharaó, e os seus cavalleiros, e o seu exercito, e alcançaram-n’os acampados junto ao mar, perto de Pi-hahiroth, diante de Baal-zephon.
Exo 14:10 E, chegando Pharaó, os filhos de Israel levantaram seus olhos, e eis que os egypcios vinham atraz d’elles, e temeram muito; então os filhos de Israel clamaram a Yahweh.
Exo 14:11 E disseram a Moysés: Não havia sepulchros no Egypto, que nos tiraste de lá, para que morramos n’este deserto? porque nos fizeste isto, que nos tens tirado do Egypto?
Exo 14:12 Não é esta a palavra que te temos fallado no Egypto, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos egypcios? pois que melhor nos fôra servir aos egypcios, do que morrermos no deserto.
Exo 14:13 Moysés, porém, disse ao povo: Não temaes; estae quietos, e vêde o livramento de Yahweh, que hoje vos fará: porque aos egypcios, que hoje vistes, nunca mais vereis para sempre:
Exo 14:14 Yahweh pelejará por vós, e vos calareis.
Exo 14:15 Então disse Yahweh a Moysés: Porque clamas a mim? dize aos filhos de Israel que marchem.
Exo 14:16 E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em secco.
Exo 14:17 E eu, eis que endurecerei o coração dos egypcios, para que entrem n’elle atraz

 d’elles; e eu serei glorificado em Pharaó, e em todo o seu exercito, nos seus carros e nos seus cavalleiros,
Exo 14:18 E os egypcios saberão que eu sou Yahweh, quando fôr glorificado em Pharaó, nos seus carros e nos seus cavalleiros.
Exo 014:019 E o anjo de Deus, que ia diante do exercito d’Israel, se retirou, e ia detraz d’elles: tambem a columna de nuvem se retirou de diante d’elles, e se poz atraz d’elles,
Exo 14:20 E ia entre o campo dos egypcios e o campo d’Israel: e a nuvem era escuridade para aquelles, e para estes esclarecia a noite: de maneira que em toda a noite não chegou um ao outro.
Exo 14:21 Então Moysés estendeu a sua mão sobre o mar, e Yahweh fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquella noite; e o mar tornou-se em secco, e as aguas foram partidas.
Exo 14:22 E os filhos d’Israel entraram pelo meio do mar em secco: e as aguas foram-lhes como muro á sua direita e á sua esquerda.
Exo 14:23 E os egypcios seguiram-n’os, e entraram atraz d’elles todos os cavallos de Pharaó, os seus carros e os seus cavalleiros, até ao meio do mar.
Exo 14:24 E aconteceu que, na vigilia d’aquella manhã, Yahweh, na columna do fogo e da nuvem, viu o campo dos egypcios: e alvorotou o campo dos egypcios,
Exo 14:25 E tirou-lhes as rodas dos seus carros, e fel-os andar difficultosamente. Então disseram os egypcios: Fujamos da face d’Israel, porque Yahweh por elles peleja contra os egypcios.
Exo 14:26 E disse Yahweh a Moysés: Estende a tua mão sobre o mar, para que as aguas tornem sobre os egypcios, sobre os seus carros e sobre os seus cavalleiros.
Exo 14:27 Então Moysés estendeu a sua mão sobre o mar, e o mar tornou-se em sua força ao amanhecer, e os egypcios fugiram ao seu encontro: e Yahweh derribou os egypcios no meio do mar
Exo 14:28 Porque as aguas, tornando, cobriram os carros e os cavalleiros de todo o exercito de Pharaó, que os haviam seguido no mar: nem ainda um d’elles ficou.
Exo 14:29 Mas os filhos d’Israel foram pelo meio do mar secco: e as aguas foram-lhes como muro á sua mão direita e á sua esquerda.
Exo 14:30 Assim Yahweh salvou Israel n’aquelle dia da mão dos egypcios: e Israel viu os egypcios mortos na praia do mar.
Exo 14:31 E viu Israel a grande mão que Yahweh mostrara aos egypcios; e temeu o povo a Yahweh, e creram em Yahweh e em Moysés, seu servo.
Exo 15:1 Então cantou Moysés e os filhos d’Israel este cantico a Yahweh, e fallaram, dizendo: Cantarei a Yahweh, porque summamente se exaltou: lançou no mar o cavallo e o seu cavalleiro.
Exo 15:2 Yahweh é a minha força, e o meu cantico; elle me foi por salvação; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitação; elle é o Deus de meu pae, por isso o exaltarei.
Exo 15:3 Yahweh é varão de guerra: o Yahweh é o seu nome.
Exo 15:4 Lançou no mar os carros de Pharaó e o seu exercito; e os seus escolhidos principes afogaram-se no Mar Vermelho.
Exo 15:5 Os abysmos os cobriram: desceram ás profundezas como pedra.
Exo 15:6 A tua dextra, ó Yahweh, se tem glorificado em potencia: a tua dextra, ó Yahweh, tem despedaçado o inimigo;
Exo 15:7 E com a grandeza da tua excellencia derribaste aos que se levantaram contra ti: enviaste o teu furor, que os consumiu como o rastolho.
Exo 15:8 E com o sopro dos teus narizes amontoaram-se as aguas, as correntes pararam-se como montão: os abysmos coalharam-se no coração do mar.
Exo 15:9 O inimigo dizia: Perseguirei, alcançarei, repartirei os despojos: fartar-se-*ha a minha alma d’elles, arrancarei a minha espada, a minha mão os destruirá,
Exo 15:10 Sopraste com o teu vento, o mar os cobriu: afundaram-se como chumbo em vehementes aguas.
Exo 15:11 Ó Yahweh, quem é como tu entre os deuses? quem é como tu glorificado em sanctidade, terrivel em louvores, obrando maravilhas?
Exo 15:12 Estendeste a tua mão direita: a terra os tragou.
Exo 15:13 Tu, com a tua beneficencia, guiaste a este povo, que salvaste: com a tua força o levaste á habitação da tua sanctidade.
Exo 15:14 Os povos o ouvirão, elles estremecerão: apoderar-se-ha uma dôr dos habitantes da Palestina.
Exo 15:15 Então os principes de Edom se pasmarão, dos poderosos dos moabitas apoderar-se-ha um tremor, derreter-se-hão todos os habitantes de Canaan.
Exo 15:16 Espanto e pavor cairá sobre elles: pela grandeza do teu braço emmudecerão como pedra; até que o teu povo haja passado, ó Yahweh, até que passe este povo que adquiriste.
Exo 15:17 Tu os introduzirás, e os plantarás no monte da tua herança, no logar que tu, ó Yahweh, apparelhaste para a tua habitação, o sanctuario, ó Yahweh, que as tuas mãos estabeleceram.
Exo 15:18 Yahweh reinará eterna e perpetuamente;
Exo 15:19 Porque os cavallos de Pharaó, com os seus carros e com os seus cavalleiros, entraram no mar, e Yahweh fez tornar as aguas do mar sobre elles; mas os filhos d’Israel passaram em secco pelo meio do mar.
Exo 15:20 Então Miriam, a prophetiza, a irmã d’Aarão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres sairam atraz d’ella com tamboris e com danças.
Exo 15:21 E Miriam lhes respondia: Cantae a Yahweh, porque summamente se exaltou, e lançou no mar o cavallo com o seu cavalleiro.
Exo 15:22 Depois fez Moysés partir os israelitas do Mar Vermelho, e sairam ao deserto de Sur: e andaram tres dias no deserto, e não acharam aguas.
Exo 15:23 Então chegaram a Marah; mas não poderam beber as aguas de Marah, porque eram amargas: por isso chamou-*se o seu nome Marah.
Exo 15:24 E o povo murmurou contra Moysés, dizendo: Que havemos de beber?
Exo 15:25 E elle clamou a Yahweh, e Yahweh mostrou-lhe um lenho que lançou nas aguas, e as aguas se tornaram doces: ali lhes deu estatutos e uma ordenação, e ali os provou.
Exo 15:26 E disse: Se ouvires attento a voz de Yahweh teu Deus, e obrares o que é recto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que puz sobre o Egypto; porque eu sou Yahweh que te sara.
Exo 15:27 Então vieram a Elim, e havia ali doze fontes d’agua e setenta palmeiras: e ali se acamparam junto das aguas.
Exo 16:1 E partidos de Elim, toda a congregação dos filhos d’Israel veiu ao deserto de Sin, que está entre Elim e Sinai, aos quinze dias do mez segundo, depois que sairam da terra do Egypto.
Exo 16:2 E toda a congregação dos filhos d’Israel murmurou contra Moysés e contra Aarão no deserto.
Exo 16:3 E os filhos d’Israel disseram-lhes: Quem déra que nós morressemos por mão do Senhor na terra do Egypto, quando estavamos sentados ás panellas da carne, quando comiamos pão até fartar! porque nos tendes tirado a este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão.
Exo 16:4 Então disse Yahweh a Moysés: Eis que vos choverei pão dos céus, e o povo sairá, e colherá cada dia a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não.
Exo 16:5 E acontecerá, ao sexto dia, que apparelhem o que colheram: e será dobrado do que colhem cada dia.
Exo 16:6 Então disse Moysés, e Aarão a todos os filhos d’Israel: A tarde sabereis que Yahweh vos tirou da terra do Egypto,
Exo 16:7 E ámandã vereis a gloria de Yahweh, porquanto ouviu as vossas murmurações contra Yahweh: porque quem somos nós, que murmureis contra nós?
Exo 16:8 Disse mais Moysés: Isso será quando Yahweh á tarde vos der carne para comer, e pela manhã pão a fartar, porquanto Yahweh ouviu as vossas murmurações, com que murmuraes contra elle: porque, quem somos nós? As vossas murmurações não são contra nós, mas sim contra Yahweh.
Exo 16:9 Depois disse Moysés a Aarão: Dize a toda a congregação dos filhos d’Israel: Chegae-vos para diante de Yahweh, porque ouviu as vossas murmurações.
Exo 16:10 E aconteceu que, quando fallou Aarão a toda a congregação dos filhos d’Israel, e elles se viraram para o deserto, eis que a gloria de Yahweh appareceu na nuvem.
Exo 16:11 E Yahweh fallou a Moysés, dizendo:
Exo 16:12 Tenho ouvido as murmurações dos filhos de Israel; falla-lhes, dizendo: Entre as duas tardes comereis carne, e pela manhã vos fartareis de pão: e sabereis que eu sou Yahweh vosso Deus.
Exo 16:13 E aconteceu que á tarde subiram codornizes, e cobriram o arraial: e pela manhã jazia o orvalho ao redor do arraial,
Exo 16:14 E, alçando-se o orvalho caido, eis que sobre a face do deserto estava uma coisa miuda, redonda, miuda como a geada sobre a terra.
Exo 16:15 E, vendo-a os filhos d’Israel, disseram uns aos outros: Que é isto; porque não sabiam o que era. Disse-lhes pois Moysés: Este é o pão que Yahweh vos deu para comer.
Exo 16:16 Esta é a palavra que Yahweh tem mandado: Colhei d’elle cada um conforme ao que pode comer, um gomer por cada cabeça, segundo o numero das vossas almas; cada um tomará para os que se acharem na sua tenda.
Exo 16:17 E os filhos d’Israel fizeram assim; e colheram, uns mais e outros menos.
Exo 16:18 Porém, medindo-o com o gomer, não sobejava ao que colhera muito, nem faltava ao que colhera pouco: cada um colheu tanto quanto podia comer.
Exo 16:19 E disse-lhes Moysés: Ninguem d’elle deixe para ámanhã.
Exo 16:20 Elles, porém, não deram ouvidos a Moysés, antes alguns d’elles deixaram d’elle para a amanhã; e aquelle criou bichos, e fedeu; por isso indignou-se Moysés contra elles.
Exo 16:21 Elles pois o colhiam cada manhã, cada um conforme ao que podia comer; porque, aquentando o sol, derretia-se.
Exo 16:22 E aconteceu que ao sexto dia colheram pão em dobro, dois gomeres para cada um: e todos os principes da congregação vieram, e contaram-n’o a Moysés.
Exo 16:23 E elle disse-lhes: Isto é o que Yahweh tem dito: Amanhã é repouso, do sancto sabbado de Yahweh: o que quizerdes cozer no forno, cozei-o, e o que quizerdes cozer em agua, cozei-o em agua; e tudo o que sobejar, para vós ponde em guarda

 até ámanhã.
Exo 16:24 E guardaram-n’o até ámanhã, como Moysés tinha ordenado: e não fedeu, nem n’elle houve algum bicho.
Exo 16:25 Então disse Moysés: Comei-o hoje, porquanto hoje é o sabbado de Yahweh: hoje não o achareis no campo.
Exo 16:26 Seis dias o colhereis, mas o setimo dia é o sabbado; n’aquelle não haverá.
Exo 16:27 E aconteceu ao setimo dia, que alguns do povo sairam para colher, mas não o acharam.
Exo 16:28 Então disse Yahweh a Moysés: Até quando recusareis de guardar os meus mandamentos e as minhas leis?
Exo 16:29 Vêde, porquanto Yahweh vos deu o sabbado, portanto elle no sexto dia vos dá pão para dois dias; cada um fique no seu logar, que ninguem saia do seu logar no setimo dia.
Exo 16:30 Assim repousou o povo no setimo dia.
Exo 16:31 E chamou a casa de Israel o seu nome manná; e era como semente de coentro branco, e o seu sabor como bolos de mel.
Exo 16:32 E disse Moysés: Esta é a palavra que Yahweh tem mandado: Encherás um gomer d’elle em guarda para as vossas gerações, para que vejam o pão que vos tenho dado a comer n’este deserto, quando eu vos tirei da terra do Egypto.
Exo 16:33 Disse tambem Moysés a Aarão: Toma um vaso, e mette n’elle um gomer cheio de manná, e pôe-o diante de Yahweh, em guarda para as vossas gerações.
Exo 16:34 Como Yahweh tinha ordenado a Moysés, assim Aarão o poz diante do testemunho em guarda.
Exo 16:35 E comeram os filhos d’Israel manná quarenta annos, até que entraram em terra habitada: comeram manná até que chegaram aos termos da terra de Canaan.
Exo 16:36 E um gomer é a decima parte do epha.
Exo 17:1 Depois toda a congregação dos filhos d’Israel partiu do deserto de Sin pelas suas jornadas, segundo o mandamento de Yahweh, e acamparam em Rephidim; e não havia ali agua para o povo beber.
Exo 17:2 Então contendeu o povo com Moysés, e disseram: Dae-nos agua para beber. E Moysés lhes disse: Porque contendeis commigo? porque tentaes a Yahweh?
Exo 17:3 Tendo pois ali o povo sêde d’agua, o povo murmurou contra Moysés, e disse: Porque nos fizeste subir do Egypto, para nos matares de sêde, a nós e aos nossos filhos, e ao nosso gado?
Exo 17:4 E clamou Moysés a Yahweh, dizendo: Que farei a este povo? d’aqui a pouco me apedrejarão.
Exo 17:5 Então disse Yahweh a Moysés: Passa diante do povo, e toma comtigo alguns dos anciãos de Israel: e toma na tua mão a tua vara, com que feriste o rio: vae
Exo 17:6 Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horeb, e tu ferirás a rocha, e d’ella sairão aguas e o povo beberá. E Moysés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel.
Exo 17:7 E chamou o nome d’aquelle logar Massah e Meribah, por causa da contenda dos filhos de Israel, e porquanto tentaram a Yahweh, dizendo: Está Yahweh no meio de nós, ou não?
Exo 17:8 Então veiu Amalek, e pelejou contra Israel em Rephidim.
Exo 17:9 Pelo que disse Moysés a Josué: Escolhe-nos homens, e sae, peleja contra Amalek: ámanhã eu estarei sobre o cume do outeiro, e a vara de Deus estará na minha mão.
Exo 17:10 E fez Josué como Moysés lhe dissera, pelejando contra Amalek: mas Moysés, Aarão, e Hur subiram ao cume do outeiro.
Exo 17:11 E acontecia que, quando Moysés levantava a sua mão, Israel prevalecia: mas quando elle abaixava a sua mão, Amalek prevalecia.
Exo 17:12 Porém as mãos de Moysés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a pozeram debaixo d’elle, para assentar-se sobre ella: e Aarão e Hur sustentaram as suas mãos, um d’uma banda, e o outra da outra: assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se poz
Exo 17:13 E assim Josué desfez a Amalek, e a seu povo, ao fio da espada.
Exo 17:14 Então disse Yahweh a Moysés; Escreve isto para memoria n’um livro, e relata-o aos ouvidos de Josué; que eu totalmente hei de riscar a memoria d’Amalek de debaixo dos céus.
Exo 17:15 E Moysés edificou um altar, e chamou o seu nome,  Yahweh é minha bandeira.
Exo 17:16 E disse: Porquanto jurou Yahweh, haverá guerra de Yahweh contra Amalek de geração em geração.
Exo 18:1 Ora Jethro, sacerdote de Midian, sogro de Moysés, ouviu todas as coisas que Deus tinha feito a Moysés e a Israel seu povo: como Yahweh tinha tirado a Israel do Egypto.
Exo 18:2 E Jethro, sogro de Moysés, tomou a Zippora, a mulher de Moysés, depois que elle lh’a enviara,
Exo 18:3 Com seus dois filhos, dos quaes um se chamava Gerson; porque disse: Eu fui peregrino em terra estranha;
Exo 18:4 E o outro se chamava Eliezer; porque disse: O Deus de meu pae foi por minha ajuda, e me livrou da espada de Pharaó.
Exo 18:5 Vindo pois Jethro, o sogro de Moysés, com seus filhos e com sua mulher, a Moysés no deserto, ao monte de Deus, onde se tinha acampado,
Exo 18:6 Disse a Moysés: Eu, teu sogro Jethro, venho a ti, com tua mulher, e seus dois filhos com ella.
Exo 18:7 Então saiu Moysés ao encontro de seu sogro, e inclinou-se, e beijou-o, e perguntaram um ao outro como estavam, e entraram na tenda.
Exo 18:8 E Moysés contou a seu sogro todas as coisas que Yahweh tinha feito a Pharaó e aos egypcios por amor de Israel, e todo o trabalho que passaram no caminho, e como Yahweh os livrara.
Exo 18:9 E alegrou-se Jethro de todo o bem que Yahweh tinha feito a Israel, livrando-o da mão dos egypcios.
Exo 18:10 E Jethro disse: Bemdito seja Yahweh, que vos livrou das mãos dos egypcios e da mão de Pharaó; que livrou a este povo de debaixo da mão dos egypcios.
Exo 18:11 Agora sei que Yahweh é maior que todos os deuses: porque na coisa, em que se ensoberbeceram, os sobrepujou.
Exo 18:12 Então tomou Jethro, o sogro de Moysés, holocausto e sacrificios para Deus: e veiu Aarão, e todos os anciãos de Israel, para comerem pão com o sogro de Moysés diante de Deus.
Exo 18:13 E aconteceu que, ao outro dia, Moysés assentou-se para julgar o povo; e o povo estava em pé diante de Moysés desde a manhã até á tarde
Exo 18:14 Vendo pois o sogro de Moysés tudo o que elle fazia ao povo, disse: Que é isto, que tu fazes as povo? porque te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até á tarde?
Exo 18:15 Então disse Moysés a seu sogro: É porque este povo vem a mim, para consultar a Deus:
Exo 18:16 Quando tem algum negocio vem a mim, para que eu julgue entre um e outro, e lhes declare os estatutos de Deus, e as suas leis.
Exo 18:17 O sogro de Moysés porém lhe disse: Não é bom o que fazes.
Exo 18:18 Totalmente desfallecerás, assim tu, como este povo que está comtigo: porque este negocio é mui difficil para ti; tu só não o podes fazer.
Exo 18:19 Ouve agora minha voz, eu te aconselharei, e Deus será comtigo: Sê tu pelo povo diante de Deus, e leva tu as coisas a Deus;
Exo 18:20 E declara-lhes os estatutos e as leis, e faze-lhes saber o caminho em que devem andar, e a obra que devem fazer.
Exo18:21 E tu d’entre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborrecem a avareza; e põe-n’os sobre elles por maioraes de mil, maioraes de cento, maioraes de cincoenta, e maioraes de dez;
Exo 18:22 Para que julguem este povo em tempo; e seja que todo o negocio pequeno elles o julguem: assim a ti mesmo te alliviarás da carga, e elles a levarão comtigo.
Exo 18:23 Se isto fizeres, e Deus t’o mandar, poderás então subsistir: assim tambem todo este povo em paz virá ao seu logar.
Exo 18:24 E Moysés deu ouvidos á voz de seu sogro, e fez tudo quanto tinha dito;
Exo 18:25 E escolheu Moysés homens capazes, de todo o Israel, e os poz por cabeças sobre o povo: maioraes de mil, maioraes de cento, maioraes de cincoenta, e maioraes de dez.
Exo 18:26 E elles julgaram o povo em todo o tempo; o negocio arduo trouxeram a Moysés, e todo o negocio pequeno julgaram elles.
Exo 18:27 Então despediu Moysés o seu sogro, o qual se foi á sua terra.
Exo 19:1 Ao terceiro mez da saida dos filhos de Israel da terra do Egypto, no mesmo dia vieram ao deserto de Sinai,
Exo 19:2 Porque partiram de Rephidim e vieram ao deserto de Sinai, e acamparam-se no deserto: Israel pois ali acampou-se defronte do monte.
Exo 19:3 E subiu Moysés a Deus, e Yahweh o chamou do monte, dizendo: Assim fallarás á casa de Jacob, e annunciarás aos filhos de Israel:
Exo 19:4 Vós tendes visto o que fiz aos egypcios, como vos levei sobre azas d’aguias, e vos trouxe a mim;
Exo 19:5 Agora pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz, e guardardes o meu concerto, então sereis a minha propriedade peculiar d’entre todos os povos: porque toda a terra é minha.
Exo 19:6 E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo sancto. Estas são as palavras que fallarás aos filhos de Israel.
Exo 19:7 E veiu Moysés, e chamou os anciãos do povo, e expoz diante d’elles todas estas palavras, que Yahweh lhe tinha ordenado.
Exo 19:8 Então todo o povo respondeu a uma voz, e disseram: Tudo o que Yahweh tem fallado, faremos. E relatou Moysés a Yahweh as palavras do povo.
Exo 19:9 E disse Yahweh a Moysés; Eis que eu virei a ti n’uma nuvem espessa, para que o povo ouça, fallando eu comtigo, e para que tambem te creiam eternamente. Porque Moysés tinha annunciado as palavras do seu povo a Yahweh.
Exo 19:10 Disse tambem Yahweh a Moysés: Vae ao povo, e sanctifica-os hoje e ámanhã, e lavem elles os seus vestidos,
Exo 19:11 E estejam promptos para o terceiro dia: porquanto no terceiro dia Yahweh descerá ante dos olhos de todo o povo sobre o monte de Sinai.
Exo 19:12 E marcarás limites ao povo em redor, dizendo: Guardae-vos que não subaes ao monte, nem toqueis o seu termo; todo aquelle, que tocar o monte, certamente morrerá.
Exo 19:13 Nenhuma mão tocará n’elle: porque certamente será apedrejado ou asseteado; quer seja animal, quer seja homem, não viverá; soando a buzina longamente, então subirão ao monte.

Exo 19:14 Então Moysés desceu do monte ao povo, e sanctificou o povo; e

 lavaram os seus vestidos.
Exo 19:15 E disse ao povo: Estae promptos ao terceiro dia; e não chegueis a mulher.
Exo 19:16 E aconteceu ao terceiro dia, ao amanhecer, que houve trovões e relampagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um sonido de buzina mui forte, de maneira que estremeceu todo o povo que estava no arraial.
Exo 19:17 E Moysés levou o povo fóra do arraial ao encontro de Deus; e puzeram-*se ao pé do monte.
Exo 19:18 E todo o monte de Sinai fumegava, porque Yahweh descera sobre elle em fogo: e o seu fumo subiu como fumo d’um forno, e todo o monte tremia grandemente.
Exo 19:19 E o sonido da buzina ia esforçando-*se em grande maneira: Moysés fallava, e Deus lhe respondia em voz alta.
Exo 19:20 E, descendo Yahweh sobre o monte de Sinai, sobre o cume do monte, chamou Yahweh a Moysés ao cume do monte; e Moysés subiu.
Exo 19:21 E disse Yahweh a Moysés: Desce, protesta ao povo que não trespassem o termo, para ver Yahweh, e muitos d’elles perecerem.
Exo 19:22 E tambem os sacerdotes, que se chegam a Yahweh, se hão de sanctificar, para que o Senhor não se lance sobre elles.
Exo 19:23 Então disse Moysés a Yahweh: O povo não poderá subir ao monte de Sinai, porque tu nos tens protestado, dizendo: Marca termos ao monte, e sanctifica-o.
Exo 19:24 E disse-lhe Yahweh: Vae, desce: depois subirás tu, e Aarão comtigo: os sacerdotes, porém, e o povo não trespassem o termo para subir a Yahweh, para que não se lance sobre elles.
Exo 19:25 Então Moysés desceu ao povo, e disse-lhes isto.
Exo 20:1 Então fallou Deus todas estas palavras, dizendo:
Exo 20:2 Eu sou Yahweh teu Deus, que te tirei da terra do Egypto, da casa da servidão.
Exo 20:3 Não terás outros deuses diante de mim.
Exo 20:4 Não farás para ti imagem d’esculptura, nem alguma similhança do que ha em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas aguas debaixo da terra.
Exo 20:5 Não te encurvarás a ellas nem as servirás: porque eu, Yahweh teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos paes nos filhos, até á terceira e quarta geração d’aquelles que me aborrecem,
Exo 20:6 E faço misericordia em milhares, aos que me amam, e aos que guardam os meus mandamentos.
Exo 20:7 Não tomarás o nome de Yahweh teu Deus em vão: porque Yahweh não terá por innocente o que tomar o seu nome em vão.
Exo 20:8 Lembra-te do dia do sabbado, para o sanctificar.
Exo 20:9 Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra,
Exo 20:10 Mas o setimo dia é o sabbado de Yahweh teu Deus: não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem a tua besta, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
Exo 20:11 Porque em seis dias fez Yahweh os céus e a terra, o mar e tudo que n’elles ha, e ao setimo dia descançou: portanto abençoou Yahweh o dia do sabbado, e o sanctificou,
Exo 20:12 Honra a teu pae e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que Yahweh teu Deus te dá.
Exo 20:13 Não matarás.
Exo 20:14 Não adulterarás.
Exo 20:15 Não furtarás.
Exo 20:16 Não dirás falso testemunho contra o teu proximo.
Exo 20:17 Não cubiçarás a casa do teu proximo, não cubiçarás a mulher do teu proximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu proximo.
Exo 20:18 E todo o povo viu os trovões e os relampagos, e o sonido da buzina, e o monte fumegando: e o povo, vendo isso retirou-se e poz-se de longe.
Exo 20:19 E disseram a Moysés: Falla tu comnosco, e ouviremos: e não falle Deus comnosco, para que não morramos.
Exo 20:20 E disse Moysés ao povo: Não temaes, que Deus veiu para provar-*vos, e para que o seu temor esteja diante de vós, para que não pequeis.
Exo 20:21 E o povo estava em pé de longe: Moysés, porém, se chegou á escuridade, onde Deus estava.
Exo 20:22 Então disse Yahweh a Moysés: Assim dirás aos filhos d’Israel: Vós tendes visto que eu fallei comvosco desde os céus.
Exo 20:23 Não fareis outros deuses commigo; deuses de prata ou deuses de oiro não fareis para vós.
Exo 20:24 Um altar de terra me farás, e sobre elle sacrificarás os teus holocaustos, e as tuas offertas pacificas, as tuas ovelhas, e as tuas vaccas: em todo o logar, onde eu fizer celebrar a memoria do meu nome, virei a ti, e te abençoarei.
Exo 20:25 E se me fizeres um altar de pedras, não o farás de pedras lavradas: se sobre elle levantares o teu buril, profanal-o-has.
Exo 20:26 Não subirás tambem por degraus ao meu altar, para que a tua nudez não seja descoberta diante d’elles.
Exo 21:1 Estes são os estatutos que lhes proporás.
Exo 21:2 Se comprares um servo hebreo, seis annos servirá; mas ao setimo sairá forro, de graça.
Exo 21:3 Se entrou só com o seu corpo, só com o seu corpo sairá: se elle era homem casado, sairá sua mulher com elle.
Exo 21:4 Se seu senhor lhe houver dado uma mulher, e ella lhe houver parido filhos ou filhas, a mulher e seus filhos serão de seu senhor, e elle sairá só com sen corpo.
Exo 21:5 Mas se aquelle servo expressamente disser: Eu amo a meu senhor, e a minha mulher, e a meus filhos; não quero sair forro:
Exo 21:6 Então seu senhor o levará aos juizes, e o fará chegar á porta, ou ao postigo, e seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e o servirá para sempre.
Exo 21:7 E se algum vender sua filha por serva, não sairá como saem os servos.
Exo 21:8 Se desagradar aos olhos de seu senhor, e não se desposar com ella, fará que se resgate: não poderá vendel-a a um povo estranho, usando deslealmente com ella.
Exo 21:9 Mas se a desposar com seu filho, fará com ella conforme ao direito das filhas.
Exo 21:10 Se lhe tomar outra, não deminuirá o mantimento d’esta, nem o seu vestido, nem a sua obrigação marital.
Exo 21:11 E se lhe não fizer estas tres coisas, sairá de graça, sem dar dinheiro.
Exo 21:12 Quem ferir alguem, que morra, elle tambem certamente morrerá;
Exo 21:13 Porém o que lhe não armou ciladas, mas Deus o fez encontrar nas suas mãos, ordenar-te-hei um logar, para onde elle fugirá.
Exo 21:14 Mas se alguem se ensoberbecer contra o seu proximo, matando-o com engano, tiral-o-has do meu altar, para que morra.
Exo 21:15 O que ferir a seu pae, ou a sua mãe, certamente morrerá.
Exo 21:16 E quem furtar algum homem, e o vender, ou fôr achado na sua mão, certamente morrerá.
Exo 21:17 E quem amaldiçoar a seu pae ou a sua mãe, certamente morrerá.
Exo 21:18 E se alguns homens pelejarem, ferindo-se um ao outro com pedra ou com o punho, e este não morrer, mas cair na cama;
Exo 21:19 Se elle tornar a levantar-se e andar fóra sobre o seu bordão, então aquelle que o feriu será absolvido: sómente lhe pagará o tempo que perdera e o fará curar totalmente.
Exo 21:20 Se alguem ferir a seu servo, ou a sua serva com pau, e morrer debaixo da sua mão, certamente será castigado;
Exo 21:21 Porém se ficar vivo por um ou dois dias, não será castigado, porque é seu dinheiro.
Exo 21:22 Se alguns homens pelejarem, e ferirem uma mulher gravida, e forem causa que aborte, porém não houver morte, certamente será multado, conforme ao que lhe impuzer o marido da mulher, e pagará diante dos juizes.
Exo 21:23 Mas se houver morte, então darás vida por vida,
Exo 21:24 Olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé
Exo 21:25 Queimadura por queimadura, ferida por ferida, golpe por golpe.
Exo 21:26 E quando alguem ferir o olho do seu servo, ou o olho da sua serva, e o damnificar, o deixará ir forro pelo seu olho.
Exo 21:27 E se tirar o dente do seu servo, ou o dente da sua serva, o deixará ir forro pelo seu dente.
Exo 21:28 E se algum boi escornear homem ou mulher, e morrer, o boi será apedrejado certamente, e a sua carne se não comerá; mas o dono do boi será absolvido.
Exo 21:29 Mas se o boi d’antes era escorneador, e o seu dono foi conhecedor d’isso, e não o guardou, matando homem ou mulher, o boi será apedrejado, e tambem o seu dono morrerá.
Exo 21:30 Se lhe fôr imposto resgate, então dará por resgate da sua vida tudo quanto lhe fôr imposto,
Exo 21:31 Quer tenha escorneado um filho, quer tenha escorneado uma filha; conforme a este estatuto lhe será feito.
Exo 21:32 Se o boi escornear um servo, ou uma serva, dará trinta siclos de prata ao seu senhor, e o boi será apedrejado.
Exo 21:33 Se alguem abrir uma cova, ou se alguem cavar uma cova, e não a cobrir, e n’ella cair um boi ou jumento,
Exo 21:34 O dono da cova o pagará, ao seu dono o dinheiro restituirá; mas o morto será seu.
Exo 21:35 Se o boi de alguem ferir o boi do seu proximo, e morrer, então se venderá o boi vivo, e o dinheiro d’elle se repartirá egualmente, e tambem o morto se repartirá egualmente.
Exo 21:36 Mas se foi notorio que aquelle boi d’antes era escorneador, e seu dono não o guardou, certamente pagará boi por boi; porém o morto será seu
Exo 22:1 Se alguem furtar boi ou ovelha, e o degolar ou vender, por um boi pagará cinco bois, e pela ovelha quatro ovelhas.
Exo 22:2 Se o ladrão fôr achado na mina, e fôr ferido, e morrer, o que o feriu não será culpado do sangue.
Exo 22:3 Se o sol houver saido sobre elle, será culpado do sangue: totalmente o restituirá: e se não tiver com que pagar, será vendido por seu furto.
Exo 22:4 Se o furto fôr achado vivo na sua mão, seja boi, ou jumento, ou ovelha, pagará o dobro.
Exo 22:5 Se alguem fizer pastar n’um campo ou n’uma vinha, e largar a sua besta, para comer no campo de outro, o melhor do seu proprio campo e o melhor da sua propria vinha restituirá.
Exo 22:6 Se arrebentar um fogo, e prender os espinhos, e abrazar a meda de trigo, ou a seara, ou o campo, aquelle que accendeu o fogo totalmente pagará o queimado.
Exo 22:7 Se alguem der prata, os vasos ao seu proximo a guardar, e fôr furtado da casa d’aquelle homem, se o ladrão se achar, pagará o dobro.
Exo 22:8 Se o ladrão não se achar, então o dono da casa será levado diante dos juizes, a ver se não metteu a sua mão na fazenda do seu proximo.
Exo 22:9 Sobre todo o negocio de injustiça, sobre boi, sobre jumento, sobre gado miudo, sobre vestido, sobre toda a coisa perdida, de que alguem disser que é sua a causa de ambos virá perante os juizes, aquelle a quem condemnarem os juizes o pagará em dobro ao seu proximo.
Exo 22:10 Se alguem der a seu proximo a guardar um jumento, ou boi, ou ovelha, ou alguma besta, e morrer, ou fôr dilacerado, ou afugentado, ninguem o vendo,
Exo 22:11 Então haverá juramento de Yahweh entre ambos, que não metteu a sua mão na fazenda do seu proximo: e seu dono o acceitará, e o outro não o restituirá.
Exo 22:12 Mas se lhe fôr furtado, o pagará ao seu dono.
Exo 22:13 Porém se lhe fôr dilacerado, tral-o-ha em testemunho d’isso, e não pagará o dilacerado.
Exo 22:14 E se alguem a seu proximo pedir alguma coisa, e fôr damnificada ou morta, não estando presente o seu dono, certamente a restituirá.
Exo 22:15 Se o seu dono esteve presente, não a restituirá: se foi alugada, será pelo seu aluguer.
Exo 22:16 Se alguem enganar alguma virgem, que não fôr desposada, e se deitar com ella, certamente a dotará por sua mulher.
Exo 22:17 Se seu pae inteiramente recusar dar-lh’a, dará dinheiro conforme ao dote das virgens.
Exo 22:18 A feiticeira não deixarás viver.
Exo 22:19 Todo aquelle que se deitar com animal, certamente morrerá.
Exo 22:20 O que sacrificar aos deuses, e não só a Yahweh, será morto.
Exo 22:21 O estrangeiro não affligirás, nem o opprimirás; pois estrangeiros fostes na terra do Egypto.
Exo 22:22 A nenhuma viuva nem orphão affligireis.
Exo 22:23 Se de alguma maneira os affligires, e elles clamarem a mim, eu certamente ouvirei o seu clamor,
Exo 22:24 E a minha ira se accenderá, e vos matarei á espada; e vossas mulheres ficarão viuvas, e vossos filhos orphãos.
Exo 22:25 Se emprestares dinheiro ao meu povo, ao pobre que está comtigo, não te haverás com elle como um usurario; não lhe imporeis usura.
Exo 022:026 Se tomares em penhor o vestido do teu proximo, lh’o restituirás antes do pôr do sol,
Exo 22:27 Porque aquella é a sua cobertura, e o vestido da sua pelle; em que se deitaria? será pois que, quando clamar a mim, eu o ouvirei, porque sou misericordioso.
Exo 22:28 Os juizes não amaldiçoarás, e o principe d’entre o teu povo não maldirás.
Exo 22:29 As tuas primicias, e os teus licores não dilatarás: o primogenito de teus filhos me darás.
Exo 22:30 Assim farás dos teus bois e das tuas ovelhas: sete dias estarão com sua mãe, e ao oitavo dia m’os darás.
Exo 22:31 E ser-me-heis homens sanctos; portanto não comereis carne despedaçada no campo: aos cães a lançareis.
Exo 23:1 Nao admittirás falso rumor, e não porás a tua mão com o impio, para seres testemunha falsa.
Exo 23:2 Não seguirás a multidão para fazeres o mal: nem n’uma demanda fallarás, tomando parte com o maior numero para torcer o direito.
Exo 23:3 Nem ao pobre favorecerás na sua demanda.
Exo 23:4 Se encontrares o boi do teu inimigo, ou o seu jumento, desgarrado, sem falta lh’o reconduzirás.
Exo 23:5 Se vires o jumento d’aquelle que te aborrece deitado debaixo da sua carga, deixarás pois de ajudal-o? certamente o ajudarás juntamente com elle.
Exo 23:6 Não perverterás o direito do teu pobre na sua demanda.
Exo 23:7 De palavras de falsidade te affastarás, e não matarás o innocente e o justo; porque não justificarei o impio.
Exo 23:8 Tambem presente não tomarás: porque o presente cega os que teem vista, e perverte as palavras dos justos.
Exo 23:9 Tambem não opprimirás o estrangeiro; pois vós conheceis o coração do estrangeiro, pois fostes estrangeiros na terra do Egypto.
Exo 23:10 Tambem seis annos semearás tua terra, e recolherás os seus fructos;
Exo 23:11 Mas ao setimo a soltarás e deixarás descançar, para que possam comer os pobres do teu povo, e do sobejo comam os animaes do campo. Assim farás com a tua vinha e com o teu olival.
Exo 23:12 Seis dias farás os teus negocios, mas ao setimo dia descançarás: para que descance o teu boi, e o teu jumento; e para que tome alento o filho da tua escrava, e o estrangeiro.
Exo 23:13 E em tudo o que vos tenho dito, guardae-vos: e do nome de outros deuses nem vos lembreis, nem se ouça da vossa bocca.
Exo 23:14 Tres vezes no anno me celebrareis festa.
Exo 23:15 A festa dos pães asmos guardarás: sete dias comerás pães asmos, como te tenho ordenado, ao tempo apontado no mez de Abib; porque n’elle saiste do Egypto: e ninguem appareça vasio perante mim.
Exo 23:16 E a festa da sega dos primeiros fructos do teu trabalho, que houveres semeado no campo, e a festa da colheita á saida do anno, quando tiveres colhido do campo o teu trabalho.
Exo 23:17 Tres vezes no anno todos os teus machos apparecerão diante de Yahweh.
Exo 23:18 Não offerecerás o sangue do meu sacrificio com pão levedado: nem ficará a gordura da minha festa de noite até á manhã
Exo 23:19 As primicias dos primeiros fructos da tua terra trarás á casa de Yahweh teu Deus: não cozerás o cabrito no leite de sua mãe
Exo 23:20 Eis-que eu envio um anjo diante de ti, para que te guarde n’este caminho, e te leve ao logar que te tenho apparelhado.
Exo 23:21 Guarda-te diante d’elle, e ouve a sua voz, e não o provoques á ira: porque não perdoará a vossa rebellião; porque o meu nome está n’elle.
Exo 23:22 Mas se diligentemente ouvires a sua voz, e fizeres tudo o que eu disser, então serei inimigo dos teus inimigos, e adversario dos teus adversarios.
Exo 23:23 Porque o meu anjo irá diante de ti, e te levará aos amorrheos, e aos hetheos, e aos phereseos, e aos cananeos, heveos e jebuseos: e eu os destruirei.
Exo 23:24 Não te inclinarás diante dos seus deuses, nem os servirás, nem farás conforme ás suas obras: antes os destruirás totalmente, e quebrarás de todo as suas estatuas.
Exo 23:25 E servireis a Yahweh vosso Deus, e elle abençoará o vosso pão e a vossa agua: e eu tirarei do meio de ti as enfermidades.
Exo 23:26 Não haverá alguma que mova, nem esteril na tua terra: o numero dos teus dias cumprirei.
Exo 23:27 Enviarei o meu terror diante de ti, destruindo a todo o povo aonde entrares, e farei que todos os teus inimigos te virem as costas.
Exo 23:28 Tambem enviarei vespões diante de ti, que lancem fóra os heveos, os cananeos, e os hetheos diante de ti.
Exo 23:29 N’um só anno os não lançarei fóra diante de ti, para que a terra se não torne em deserto, e as feras do campo se não multipliquem contra ti.
Exo 23:30 Pouco a pouco os lançarei diante de ti, até que sejas multiplicado, e possuas a terra por herança.
Exo 23:31 E porei os teus termos desde o Mar Vermelho até ao mar dos philisteos, e desde o deserto até ao rio: porque darei nas tuas mãos os moradores da terra, para que os lances fóra diante de ti.
Exo 23:32 Não farás concerto algum com elles, ou com os seus deuses.
Exo 23:33 Na tua terra não habitarão, para que não te façam peccar contra mim: se servires aos seus deuses, certamente te será um laço
Exo 24:1 Depois disse a Moysés: Sobe a Yahweh, tu e Aarão, Nadab e Abihu, e setenta dos anciãos d’Israel; e inclinae-vos de longe.
Exo 24:2 E Moysés só se chegará a Yahweh; mas elles não se cheguem, nem o povo suba com elle.
Exo 24:3 Vindo pois Moysés, e contando ao povo todas as palavras de Yahweh, e todos os estatutos, então o povo respondeu a uma voz, e disseram: Todas as palavras, que Yahweh tem fallado, faremos.
Exo 24:4 E Moysés escreveu todas as palavras de Yahweh, e levantou-se pela manhã de madrugada, e edificou um altar ao pé do monte, e doze monumentos, segundo as doze tribus d’Israel;
Exo 24:5 E enviou os mancebos dos filhos d’Israel, os quaes offereceram holocaustos, e sacrificaram a Yahweh sacrificios pacificos de bezerros.
Exo 24:6 E Moysés tomou a metade do sangue, e a poz em bacias; e a outra metade do sangue espargiu sobre o altar.
Exo 24:7 E tomou o livro do concerto e o leu aos ouvidos do povo, e elles disseram: Tudo o que Yahweh tem fallado faremos, e obedeceremos.
Exo 24:8 Então tomou Moysés aquelle sangue, e espargiu-o sobre o povo, e disse: Eis-*aqui o sangue do concerto que Yahweh tem feito comvosco sobre todas estas palavras.
Exo 24:9 E subiram Moysés e Aarão, Nadab e Abihu, e setenta dos anciãos d’Isrel,
Exo 24:10 E viram o Deus d’Israel, e debaixo de seus pés havia como uma obra de pedra de saphira, e como o parecer do céu na sua claridade.
Exo 24:11 Porém não estendeu a sua mão sobre os escolhidos dos filhos d’Israel, mas viram a Deus, e comeram e beberam.
Exo 24:12 Então disse Yahweh a Moysés: Sobe a mim ao monte, e fica lá: e dar-te-hei taboas de pedra, e a lei, e os mandamentos que tenho escripto, para os ensinar.
Exo 24:13 E levantou-se Moysés com Josué seu servidor; e subiu Moysés ao monte de Deus,
Exo 24:14 E disse aos anciãos: Esperae-nos aqui, até que tornemos a vós: e eis que Aarão e Hur ficam comvosco; quem tiver algum negocio, se chegará a elles.
Exo 24:15 E, subindo Moysés ao monte, a nuvem cobriu o monte.
Exo 24:16 E habitava a gloria de Yahweh sobre o monte de Sinai, e a nuvem o cobriu por seis dias: e ao setimo dia chamou a Moysés do meio da nuvem.
Exo 24:17 E o parecer da gloria de Yahweh era como um fogo consumidor no cume do monte, aos olhos dos filhos d’Israel.
Exo 24:18 E Moysés entrou no meio da nuvem, depois que subiu ao monte: e Moysés esteve no monte quarenta dias e quarenta noites.
Exo 25:1 Então fallou Yahweh a Moysés, dizendo:
Exo 25:2 Falla aos filhos d’Israel, que me tragam uma offerta alçada: de todo o homem cujo coração se mover voluntariamente, d’elle tomareis a minha offerta alçada.
Exo 25:3 E esta é a offerta alçada que tomareis d’elles: oiro,

 e prata, e cobre,
Exo 25:4 E azul, e purpura, e carmezim, e linho fino, e pellos de cabras,
Exo 25:5 E pelles de carneiros tintas de vermelho, e pelles de teixugos, e madeira de sittim,
Exo 25:6 Azeite para a luz, especiarias para o oleo da uncção, e especiarias para o incenso,
Exo 25:7 Pedras sardonicas, e pedras d’engaste para o ephod e para o peitoral.
Exo 25:8 E me farão um sanctuario, e habitarei no meio d’elles.
Exo 25:9 Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernaculo, e para modelo de todos os seus vasos, assim mesmo o fareis.
Exo 25:10 Tambem farão uma arca de madeira de sittim: o seu comprimento será de dois covados e meio, e a sua largura d’um covado e meio, e d’um covado e meio a sua altura.
Exo 25:11 E cobril-a-has d’oiro puro, por dentro e por fóra a cobrirás: e farás sobre ella uma corôa de oiro ao redor;
Exo 25:12 E fundirás para ella quatro argolas d’oiro, e as porás nos quatro cantos d’ella, duas argolas n’um lado d’ella, e duas argolas n’outro lado d’ella.
Exo 25:13 E farás varas de madeira de sittim, e as cobrirás com oiro,
Exo 25:14 E metterás as varas nas argolas, aos lados da arca, para levar-se com ellas a arca.
Exo 25:15 As varas estarão nas argolas da arca, não se tirarão d’ella.
Exo 25:16 Depois porás na arca o testemunho, que eu te darei.
Exo 25:17 Tambem farás um propiciatorio, d’oiro puro: o seu comprimento será de dois covados e meio, e a sua largura d’um covado e meio.
Exo 25:18 Farás tambem dois cherubins d’oiro: d’oiro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatorio.
Exo 25:19 Farás um cherubim na extremidade d’uma parte, e o outro cherubim na extremidade da outra parte: de uma só peça com o propiciatorio, fareis os cherubins nas duas extremidades d’elle.
Exo 25:20 Os cherubins estenderão as suas azas por de cima, cobrindo com as suas azas o propiciatorio; as faces d’elles uma defronte da outra: as faces dos cherubins attentarão para o propiciatorio.
Exo 25:21 E porás o propiciatorio em cima da arca, depois que houveres posto na arca o testemunho que eu te darei.
Exo 25:22 E ali virei a ti, e fallarei comtigo de cima do propiciatorio, do meio dos dois cherubins (que estão sobre a arca do testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos d’Israel.
Exo 25:23 Tambem farás uma mesa de madeira de sittim; o seu comprimento será de dois covados, e a sua largura d’um covado, e a sua altura de um covado e meio,
Exo 25:24 E cobril-a-has com oiro puro: tambem lhe farás uma corôa d’oiro ao redor.
Exo 25:25 Tambem lhe farás uma moldura ao redor, da largura d’uma mão, e lhe farás uma corôa d’oiro ao redor da moldura.
Exo 25:26 Tambem lhe farás quatro argolas d’oiro; e porás as argolas aos quatro cantos, que estão nos seus quatro pés.
Exo 25:27 Defronte da moldura estarão as argolas, como logares para os varaes, para levar-se a mesa.
Exo 25:28 Farás pois estes varaes de madeira de sittim, e cobril-os-has com oiro; e levar-se-ha com elles a mesa.
Exo 25:29 Tambem farás os seus pratos, e as suas colheres, e as suas cobertas, e as suas tigellas com que se hão de cobrir; d’oiro puro os farás.
Exo 25:30 E sobre a mesa porás o pão da proposição perante a minha face continuamente.
Exo 25:31 Tambem farás um castiçal d’oiro puro; d’oiro batido se fará este castiçal: o seu pé, as suas canas, as suas copas, as suas maçãs, e as suas flores serão do mesmo.
Exo 25:32 E dos seus lados sairão seis canas: tres canas do castiçal d’um lado d’elle, e tres canas do castiçal do outro lado d’elle.
Exo 25:33 N’uma cana haverá tres copos a modo d’amendoas, uma maçã e uma flor; e tres copos a modo d’amendoas na outra cana, uma maçã e uma flor: assim serão as seis canas que saem do castiçal.
Exo 25:34 Mas no castiçal mesmo haverá quatro copos a modo d’amendoas, com suas maçãs e com suas flores;
Exo 25:35 E uma maçã debaixo de duas canas que saem d’elle; e ainda uma maçã debaixo de duas outras canas que saem d’elle; e ainda mais uma maçã debaixo de duas outras canas que saem d’elle; assim se fará com as seis canas que saem do castiçal.
Exo 25:36 As suas macãs as suas canas serão do mesmo: tudo será d’uma só peça, obra batida d’oiro puro
Exo 25:37 Tambem lhe farás sete lampadas, as quaes se accenderão para alumiar defronte d’elle.
Exo 25:38 Os seus espevitadores e os seus apagadores serão d’oiro puro.
Exo 25:39 D’um talento d’oiro puro os farás, com todos estes vasos.
Exo 25:40 Attenta pois que o faças conforme ao seu modelo, que te foi mostrado no monte.
Exo 26:1 E o tabernaculo farás de dez cortinas de linho fino torcido, e azul, purpura, e carmezim: com cherubins as farás d’obra esmerada.
Exo 26:2 O comprimento d’uma cortina será de vinte e oito covados, e a largura de uma cortina de quatro covados: todas estas cortinas serão d’uma medida.
Exo 26:3 Cinco cortinas se enlaçarão uma á outra: e as outras cinco cortinas se enlaçarão uma com a outra.
Exo 26:4 E farás laçadas d’azul na ponta d’uma cortina, na extremidade, na juntura: assim tambem farás na ponta da extremidade da outra cortina, na segunda juntura.
Exo 26:5 Cincoenta laçadas farás n’uma cortina, e outras cincoenta laçadas farás na extremidade da cortina que está na segunda juntura: as laçadas estarão travadas uma com a outra.
Exo 26:6 Farás tambem cincoenta colchetes d’oiro, e ajuntarás com estes colchetes as cortinas, uma com a outra, e será um tabernaculo.
Exo 26:7 Farás tambem cortinas de pellos de cabras por tenda sobre o tabernaculo: d’onze cortinas as farás.
Exo 26:8 O comprimento d’uma cortina será de trinta covados, e a largura da mesma cortina de quatro covados: estas onze cortinas serão d’uma medida.
Exo 26:9 E ajuntarás cinco d’estas cortinas por si, e as outras seis cortinas tambem por si: e dobrarás a sesta cortina diante da tenda.
Exo 26:10 E farás cincoenta laçadas na borda d’uma cortina, na extremidade, na juntura, e outras cincoenta laçadas na borda da outra cortina, na segunda juntura.
Exo 26:11 Farás tambem cincoenta colchetes de cobre, e metterás os colchetes nas laçadas, e assim ajuntarás a tenda, para que seja uma
Exo 26:12 E o resto que sobejar das cortinas da tenda, a metade da cortina que sobejar, penderá de sobejo ás costas do tabernaculo.
Exo 26:13 E um covado d’uma banda, e outro covado da outra, que sobejará no comprimento das cortinas da tenda, penderá de sobejo aos lados do tabernaculo d’uma e d’outra banda, para cobril-o.
Exo 26:14 Farás tambem á tenda uma coberta de pelles de carneiro, tintas de vermelho, e outra coberta de pelles de teixugo em cima.
Exo 026:015 Farás tambem as taboas para o tabernaculo de madeira de sittim, que estarão levantadas.
Exo 26:16 O comprimento d’uma taboa será de dez covados, e a largura de cada taboa será d’um covado e meio.
Exo 26:17 Duas couceiras terá cada taboa, travadas uma com a outra: assim farás com todas as taboas do tabernaculo.
Exo 26:18 E farás as taboas para o tabernaculo assim: vinte taboas para a banda do meio dia ao sul.
Exo 26:19 Farás tambem quarenta bases de prata debaixo das vinte taboas: duas bases debaixo d’uma taboa para as suas duas couceiras, e duas bases debaixo d’outra taboa para as suas duas couceiras.
Exo 26:20 Tambem haverá vinte taboas ao outro lado do tabernaculo, para a banda do norte,
Exo 026:021 Com as suas quarenta bases de prata: duas bases debaixo d’uma taboa, e duas bases debaixo d’outra taboa,
Exo 26:22 E ao lado do tabernaculo para o occidente farás seis taboas.
Exo 26:23 Farás tambem duas taboas para os cantos do tabernaculo, d’ambos os lados;
Exo 26:24 E por baixo se ajuntarão, e tambem em cima d’elle se ajuntarão n’uma argola. Assim se fará com as duas taboas: ambas serão por taboas para os dois cantos.
Exo 26:25 Assim serão as oito taboas com as suas bases de prata, dezeseis bases: duas bases debaixo d’uma taboa, e duas bases debaixo d’outra taboa.
Exo 26:26 Farás tambem cinco barras de madeira de sittim, para as taboas d’um lado do tabernaculo,
Exo 26:27 E cinco barras para as taboas do outro lado do tabernaculo; como tambem cinco barras para as taboas do outro lado do tabernaculo, d’ambas as bandas para o occidente.
Exo 26:28 E a barra do meio estará no meio das taboas, passando d’uma extremidade até á outra.
Exo 26:29 E cobrirás d’oiro as taboas, e farás d’oiro as suas argolas, para metter por ellas as barras: tambem as barras as cobrirás d’oiro.
Exo 26:30 Então levantarás o tabernaculo conforme ao modelo que te foi mostrado no monte.
Exo 26:31 Depois farás um véu de azul, e purpura, e carmezim, e de linho fino torcido; com cherubins de obra prima se fará,
Exo 26:32 E o porás sobre quatro columnas de madeira de sittim, cobertas de oiro: seus colchetes serão de oiro, sobre quatro bases de prata.
Exo 026:33 Pendurarás o véu debaixo dos colchetes, e metterás a arca do testemunho ali dentro do véu: e este véu vos fará separação entre o sanctuario e o logar sanctissimo.
Exo 26:34 E porás a coberta do propiciatorio sobre a arca do testemunho no sanctissimo,
Exo 26:35 E a mesa porás fóra do véu, e o castiçal defronte da mesa, ao lado do tabernaculo, para o sul; mas a mesa porás á banda do norte
Exo 26:36 Farás tambem para a porta da tenda uma coberta de azul, e purpura, e carmezim, e de linho fino torcido, de obra de bordador,
Exo 26:37 E farás para esta coberta cinco columnas de madeira de sittim, e as cobrirás de oiro; seus colchetes serão de oiro, e far-lhe-has de fundição cinco bases de cobre.
Exo 27:1 Farás tambem o altar de madeira de sittim: cinco covados será o comprimento, e cinco covados a largura (será quadrado o altar), e tres covados a sua altura.
Exo 27:2 E farás os seus cornos aos seus quatro cantos: os seus cornos serão do mesmo, e o cobrirás de cobre.
Exo 27:3 Far-lhe-has tambem

 as suas caldeirinhas, para recolher a sua cinza, e as suas pás, e as suas bacias, e os seus garfos, e os seus brazeiros: todos os seus vasos farás de cobre.
Exo 27:4 Far-lhe-has tambem um crivo de cobre era fórma de rede, e farás a esta rede quatro argolas de metal aos seus quatro cantos,
Exo 27:5 E as porás dentro do cerco do altar para baixo, de maneira que a rede chegue até ao meio do altar.
Exo 27:6 Farás tambem varaes para o altar, varaes de madeira de sittim, e os cobrirás de cobre.
Exo 27:7 E os varaes se metterão nas argolas, de maneira que os varaes estejam de ambos os lados do altar, quando fôr levado.
Exo 27:8 Oco de taboas o farás; como se te mostrou no monte, assim o farão.
Exo 27:9 Farás tambem o pateo do tabernaculo, ao lado do meio-dia para o sul: o pateo terá cortinas de linho fino torcido; o comprimento de cada lado será de cem covados.
Exo 27:10 Tambem as suas vinte columnas e as suas vinte bases serão de cobre: os colchetes das columnas e as suas faixas serão de prata.
Exo 27:11 Assim tambem ao lado do norte as cortinas na longura serão de cem covados de comprimento: e as suas vinte columnas e as suas vinte bases serão de cobre; os colchetes das columnas e as suas faixas serão de prata.
Exo 27:12 E na largura do pateo ao lado do occidente haverá cortinas de cincoenta covados: as suas columnas dez, e as suas bases dez.
Exo 27:13 Similhantemente a largura do pateo ao lado oriental para o levante será de cincoenta covados.
Exo 27:14 De maneira que haja quinze covados das cortinas de um lado: suas columnas tres, e as suas bases tres.
Exo 27:15 E quinze covados das cortinas ao outro lado: as suas columnas tres, e as suas bases tres.
Exo 27:16 E á porta do pateo haverá uma coberta de vinte covados, de azul, e purpura, e carmezim, e de linho fino torcido, de obra de bordador: as suas columnas quatro, e as suas bases quatro.
Exo 27:17 Todas as columnas do pateo ao redor serão cingidas de faixas de prata, mas as suas bases de cobre.
Exo 27:18 O comprimento do pateo será de cem covados, e a largura de cada banda de cincoenta, e a altura de cinco covados, de linho fino torcido: mas as suas bases serão de cobre.
Exo 27:19 No tocante a todos os vasos do tabernaculo em todo o seu serviço, até todos os seus pregos, e todos os pregos do pateo, serão de cobre.
Exo 27:20 Tu pois ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de oliveiras, batido para o candieiro; para fazer arder as lampadas continuamente.
Exo 27:21 Na tenda da congregação fóra do véu, que está diante do testemunho, Aarão e seus filhos as porão em ordem, desde a tarde até á manhã, perante Yahweh: um estatuto perpetuo será este pelas suas gerações, aos filhos de Israel.
Exo 28:1 Depois tu farás chegar a ti teu irmão Aarão, e seus filhos com elle, do meio dos filhos de Israel, para me administrarem o officio sacerdotal: a saber, Aarão, Nadab e Abihu, Eleazar e Ithamar, os filhos de Aarão.
Exo 28:2 E farás vestidos sanctos a Aarão teu irmão, para gloria e ornamento.
Exo 28:3 Fallarás tambem a todos os que são sabios de coração, a quem eu tenho enchido do espirito da sabedoria, que façam vestidos a Aarão para sanctifical-o; para que me administre o officio sacerdotal.
Exo 28:4 Estes pois são os vestidos que farão: um peitoral, e um ephod, e um manto, e uma tunica bordada, uma mitra, e um cinto: farão pois sanctos vestidos a Aarão teu irmão, e a seus filhos, para me administrarem o officio sacerdotal.
Exo 28:5 E tomarão o oiro, e o azul, e a purpura, e o carmezim, e o linho fino,
Exo 28:6 E farão o ephod de oiro, e de azul, e de purpura, e de carmezim, e de linho fino torcido, de obra esmerada.
Exo 28:7 Terá duas hombreiras, que se unam ás suas duas pontas, e assim se unirá.
Exo 28:8 E o cinto de obra esmerada do seu ephod, que estará sobre elle, será da sua mesma obra, do mesmo, de oiro, de azul, e de purpura, e de carmezim, e de linho fino torcido.
Exo 28:9 E tomarás duas pedras sardonicas, e lavrarás n’ellas os nomes dos filhos de Israel,
Exo 28:10 Seis dos seus nomes n’uma pedra, e os outros seis nomes na outra pedra, segundo as suas gerações;
Exo 28:11 Conforme á obra do lapidario, como o lavor de sêllos lavrarás estas duas pedras, com os nomes dos filhos de Israel: engastadas ao redor em oiro as farás.
Exo 28:12 E porás as duas pedras nas hombreiras do ephod, por pedras de memoria para os filhos de Israel: e Aarão levará os seus nomes sobre ambos os seus hombros, para memoria diante de Yahweh.
Exo 28:13 Farás tambem engastes de oiro,
Exo 28:14 E duas cadeiasinhas de oiro puro: de egual medida, de obra de fieira as farás: e as cadeiasinhas de fieira porás nos engastes.
Exo 28:15 Farás tambem o peitoral do juizo de obra esmerada, conforme á obra do ephod o farás: de oiro, de azul, e de purpura, e de carmezim, e de linho fino torcido o farás.
Exo 28:16 Quadrado e dobrado, será de um palmo o seu comprimento, e de um palmo a sua largura;
Exo 28:17 E o encherás de pedras de engaste, com quatro ordens de pedras: a ordem de uma sardia, de um topazio, e de um carbunculo: esta será a primeira ordem:
Exo 28:18 E a segunda ordem será de uma esmeralda, de uma saphira, e de um diamante:
Exo 28:19 E a terceira ordem será de um jacinto, de uma agatha, e de uma amethista:
Exo 28:20 E a quarta ordem será de uma turqueza, e de uma sardonica, e de um jaspe; engastadas em oiro serão nos seus engastes.
Exo 28:21 E serão aquellas pedras segundo os nomes dos filhos de Israel, doze segundo os seus nomes: serão esculpidas como sêllos, cada uma com o seu nome, para as doze tribus.
Exo 28:22 Tambem farás ao peitoral cadeiasinhas de egual medida da obra de trança de oiro puro.
Exo 28:23 Tambem farás ao peitoral dois anneis de oiro, e porás os dois anneis nas extremidades do peitoral.
Exo 28:24 Então metterás as duas cadeiasinhas de fieira d’oiro nos dois anneis, nas extremidades do peitoral:
Exo 28:25 E as duas pontas das duas cadeiasinhas de fieira metterás nos dois engastes, e as porás nas hombreiras do ephod, defronte d’elle.
Exo 28:26 Farás tambem dois anneis d’oiro, e os porás nas duas extremidades do peitoral, na sua borda que estiver junto ao ephod por dentro.
Exo 28:27 Farás tambem dois anneis d’oiro, que porás nas duas hombreiras do ephod, abaixo, defronte d’elle, defronte da sua juntura, sobre o cinto d’obra esmerada do ephod.
Exo 28:28 E ligarão o peitoral com os seus anneis aos anneis do ephod por cima com um cordão d’azul, para que esteja sobre o cinto d’obra esmerada do ephod; e nunca se separará o peitoral do ephod.
Exo 28:29 Assim Aarão levará os nomes dos filhos d’Israel no peitoral do juizo sobre o seu coração, quando entrar no sanctuario, para memoria diante de Yahweh continuamente.
Exo 28:30 Tambem porás no peitoral do juizo Urim e Thummim, para que estejam sobre o coração de Aarão, quando entrar diante de Yahweh: assim Aarão levará o juizo dos filhos de Israel sobre o seu coração diante de Yahweh continuamente.
Exo 28:31 Tambem farás o manto do ephod, todo azul.
Exo 28:32 E o collar da cabeça estará no meio d’elle: este collar terá uma borda d’obra tecida ao redor: como collar de saia de malha será n’elle, para que se não rompa.
Exo 28:33 E nas suas bordas farás romãs d’azul, e de purpura, e de carmezim, ao redor das suas bordas; e campainhas d’oiro no meio d’ellas ao redor.
Exo 28:34 Uma campainha d’oiro, e uma romã, outra campainha d’oiro, e outra romã, haverá nas bordas do manto ao redor,
Exo 28:35 E estará sobre Aarão quando ministrar, para que se ouça o seu sonido, quando entrar no sanctuario diante de Yahweh, e quando sair, para que não morra.
Exo 28:36 Tambem farás uma lamina d’oiro puro, e n’ella gravarás á maneira de gravuras de sellos: Sanctidade a Yahweh.
Exo 28:37 E atal-a-has com um cordão d’azul, de maneira que esteja na mitra; sobre a frente da mitra estará.
Exo 28:38 E estará sobre a testa de Aarão, para que Aarão leve a iniquidade das coisas sanctas, que os filhos d’Israel sanctificarem em todas as offertas de suas coisas sanctas; e estará continuamente na sua testa, para que tenham acceitação perante Yahweh.
Exo 28:39 Tambem farás tunica de linho fino: tambem farás uma mitra de linho fino: mas o cinto farás d’obra de bordador.
Exo 28:40 Tambem farás tunicas aos filhos de Aarão, e far-lhes-has cintos: tambem lhes farás tiaras, para gloria e ornamento.
Exo 28:41 E vestirás com elles a Aarão teu irmão, e tambem seus filhos: e os ungirás e consagrarás, e os sanctificarás, para que me administrem o sacerdocio.
Exo 28:42 Faze-lhes tambem calções de linho, para cobrirem a carne nua: serão dos lombos até ás pernas.
Exo 28:43 E estarão sobre Aarão e sobre seus filhos, quando entrarem na tenda da congregação, ou quando chegarem ao altar para ministrar no sanctuario, para que não levem iniquidade, e morram; isto será estatuto perpetuo para elle e para a sua semente depois d’elle.
Exo 29:1 Isto é o que lhes has de fazer, para os sanctificar, para que me administrem o sacerdocio: Toma um novilho, e dois carneiros sem macula,
Exo 29:2 E pão asmo, e bolos asmos, amassados com azeite, e coscorões asmos, untados com azeite: com flor de farinha de trigo os farás,
Exo 29:3 E os porás n’um cesto, e os trarás no cesto, com o novilho e os dois carneiros.
Exo 29:4 Então farás chegar a Aarão e a seus filhos á porta da tenda da congregação, e os lavarás com agua;
Exo 29:5 Depois tomarás os vestidos, e vestirás a Aarão da tunica e do manto do ephod, e do ephod mesmo, e do peitoral: e o cingirás com o cinto de obra de artifice do ephod.
Exo 29:6 E a mitra porás sobre a sua cabeça: a corôa da sanctidade porás sobre a mitra;
Exo 29:7 E tomarás o azeite da uncção, e o derramarás sobre a sua cabeça: assim o ungirás.
Exo 29:8

 Depois farás chegar seus filhos, e lhes farás vestir tunicas,
Exo 29:9 E os cingirás com o cinto, a Aarão e a seus filhos, e lhes atarás as tiaras, para que tenham o sacerdocio por estatuto perpetuo, e sagrarás a Aarão e a seus filhos;
Exo 29:10 E farás chegar o novilho diante da tenda da congregação, e Aarão e seus filhos porão as suas mãos sobre a cabeça do novilho;
Exo 29:11 E degolarás o novilho perante Yahweh, á porta da tenda da congregação.
Exo 29:12 Depois tomarás do sangue do novilho, e o porás com o teu dedo sobre os cornos do altar, e todo o de mais sangue derramarás á base do altar.
Exo 29:13 Tambem tomarás toda a gordura que cobre as entranhas, e o redenho de sobre o figado, e ambos os rins, e a gordura que houver n’elles, e queimal-os-has sobre o altar;
Exo 29:14 Mas a carne do novilho, e a sua pelle, e o seu esterco queimarás com fogo fóra do arraial: sacrificio por peccado é
Exo 29:15 Depois tomarás um carneiro, e Aarão e seus filhos porão as suas mãos sobre a cabeça do carneiro,
Exo 29:16 E degolarás o carneiro, e tomarás o seu sangue, e o espalharás sobre o altar ao redor;
Exo 29:17 E partirás o carneiro por suas partes, e lavarás as suas entranhas e as suas pernas, e as porás sobre as suas partes e sobre a sua cabeça,
Exo 29:18 Assim queimarás todo o carneiro sobre o altar: é um holocausto para Yahweh, cheiro suave; uma offerta queimada a Yahweh.
Exo 29:19 Depois tomarás o outro carneiro, e Aarão e seus filhos porão as suas mãos sobre a cabeça do carneiro;
Exo 29:20 E degolarás o carneiro, e tomarás do seu sangue, e o porás sobre a ponta da orelha direita de Aarão, e sobre a ponta das orelhas direitas de seus filhos, como tambem sobre o dedo pollegar das suas mãos direitas, e sobre o dedo pollegar dos seus pés direitos: e o resto do sangue espalharás sobre o altar ao redor:
Exo 29:21 Então tomarás do sangue, que estará sobre o altar, e do azeite da uncção, e o espargirás sobre Aarão e sobre os seus vestidos, e sobre seus filhos, e sobre os vestidos de seus filhos com elle; para que elle seja sanctificado, e os seus vestidos, tambem seus filhos, e os vestidos de seus filhos com elle.
Exo 29:22 Depois tomarás do carneiro a gordura, e a cauda, e a gordura que cobre as entranhas, e o redenho do figado, e ambos os rins com a gordura que houver n’elles, e o hombro direito, porque é carneiro das consagrações;
Exo 29:23 E uma fogaça de pão, e um bolo de pão azeitado, e um coscorão do cesto dos pães asmos que estiverem diante de Yahweh,
Exo 29:24 E tudo porás nas mãos de Aarão, e nas mãos de seus filhos: e com movimento o moverás perante Yahweh.
Exo 29:25 Depois o tomarás das suas mãos, e o queimarás no altar sobre o holocausto por cheiro suave perante Yahweh; offerta queimada a Yahweh é.
Exo 29:26 E tomarás o peito do carneiro das consagrações, que é de Aarão, e com movimento o moverás perante Yahweh: e isto será a tua porção
Exo 29:27 E sanctificarás o peito do movimento e o hombro da offerta alçada, que foi movido e alçado do carneiro das consagrações, que fôr d’Aarão e de seus filhos
Exo 29:28 E será para Aarão e para seus filhos por estatuto perpetuo dos filhos d’Israel, porque é offerta alçada: e a offerta alçada será dos filhos d’Israel dos seus sacrificios pacificos; a sua offerta alçada será para Yahweh.
Exo 29:29 E os vestidos sanctos, que são d’Aarão, serão de seus filhos depois d’elle, para serem ungidos n’elles e para sagral-os n’elles.
Exo 29:30 Sete dias os vestirá aquelle que de seus filhos fôr sacerdote em seu logar, quando entrar na tenda da congregação para ministrar no sanctuario.
Exo 29:31 E tomarás o carneiro das consagrações, e cozerás a sua carne no logar sancto;
Exo 29:32 E Aarão e seus filhos comerão a carne d’este carneiro, e o pão que está no cesto á porta da tenda da congregação,
Exo 29:33 E comerão as coisas com que fôr feita expiação, para consagral-os, e para sanctifical-os: mas um estranho as não comerá, porque sanctas são.
Exo 29:34 E se sobejar alguma coisa da carne das consagrações ou do pão até á manhã, o que sobejar queimarás com fogo: não se comerá, porque sancto é
Exo 29:35 Assim pois farás a Aarão e a seus filhos, conforme a tudo o que eu te tenho ordenado: por sete dias os sagrarás.
Exo 29:36 Tambem cada dia prepararás um novilho por sacrificio pelo peccado para as expiações, e expiarás o altar, fazendo expiação sobre elle; e o ungirás para sanctifical-o.
Exo 29:37 Sete dias farás expiação pelo altar, e o sanctificarás: e o altar será sanctissimo; tudo o que tocar o altar será sancto.
Exo 29:38 Isto pois é o que offerecereis sobre o altar: dois cordeiros d’um anno cada dia continuamente.
Exo 29:39 Um cordeiro offerecerás pela manhã, e o outro cordeiro offerecerás de tarde.
Exo 29:40 Com um cordeiro a decima parte de flôr de farinha, misturada com a quarta parte d’um hin d’azeite moido, e para libação a quarta parte d’um hin de vinho,
Exo 29:41 E o outro cordeiro offerecerás á tarde, e com elle farás como com a offerta da manhã, e conforme á sua libação, por cheiro suave; offerta queimada é a Yahweh.
Exo 29:42 Este será o holocausto continuo por vossas gerações, á porta da tenda da congregação, perante Yahweh, onde vos encontrarei, para fallar comtigo ali.
Exo 29:43 E ali virei aos filhos d’Israel, para que por minha gloria sejam sanctificados,
Exo 29:44 E sanctificarei a tenda da congregação e o altar; tambem sanctificarei a Aarão e seus filhos, para que me administrem o sacerdocio.
Exo 29:45 E habitarei no meio dos filhos d’Israel, e lhes serei por Deus,
Exo 29:46 E saberão que eu sou Yahweh seu Deus, que os tenho tirado da terra do Egypto, para habitar no meio d’elles: Eu sou Yahweh seu Deus.
Exo 30:1 E farás um altar para queimar o incenso: de madeira de sittim o farás.
Exo 30:2 O seu comprimento será d’um covado, e a sua largura d’um covado; será quadrado, e dois covados a sua altura: d’elle mesmo serão os seus cornos.
Exo 30:3 E com oiro puro o forrarás, o seu tecto, e as suas paredes ao redor, e os seus cornos; e lhe farás uma corôa d’oiro ao redor.
Exo 30:4 Tambem lhe farás duas argolas d’oiro debaixo da sua corôa; aos dois lados as farás, d’ambas as bandas: e serão para logares dos varaes, com que será levado.
Exo 30:5 E os varaes farás de madeira de sittim, e os forrarás com oiro.
Exo 30:6 E o porás diante do véu que está diante da arca do testemunho, diante do propiciatorio, que está sobre o testemunho, onde me ajuntarei comtigo.
Exo 30:7 E Aarão sobre elle queimará o incenso das especiarias; cada manhã, quando põe em ordem as lampadas, o queimara.
Exo 30:8 E, accendendo Aarão as lampadas á tarde, o queimará: este será incenso continuo perante Yahweh pelas vossas gerações.
Exo 30:9 Não offerecereis sobre elle incenso estranho, nem holocausto, nem offerta: nem tão pouco derramareis sobre elle libações.
Exo 30:10 E uma vez no anno Aarão fará expiação sobre os seus cornos com o sangue do sacrificio das expiações: uma vez no anno fará expiação sobre elle pelas vossas gerações: sanctissimo é a Yahweh.
Exo 30:11 Fallou mais Yahweh a Moysés, dizendo:
Exo 30:12 Quando tomares a somma dos filhos d’Israel, conforme á sua conta, cada um d’elles dará a Yahweh resgate da sua alma, quando os contares; para que não haja entre elles praga alguma, quando os contares.
Exo 30:13 Isto dará todo aquelle que passar ao arrolamento: a metade d’um siclo, segundo o siclo do sanctuario (este siclo é de vinte obolos): a metade d’um siclo é a offerta a Yahweh.
Exo 30:14 Qualquer que passar o arrolamento de vinte annos e acima, dará a offerta alçada a Yahweh.
Exo 30:15 O rico não augmentará, e o pobre não deminuirá da metade do siclo, quando derem a offerta alçada a Yahweh, para fazer expiação por vossas almas.
Exo 30:16 E tomarás o dinheiro das expiações dos filhos d’Israel, e o darás ao serviço da tenda da congregação; e será para memoria aos filhos d’Israel diante de Yahweh, para fazer expiação por vossas almas.
Exo 30:17 E fallou Yahweh a Moysés, dizendo:
Exo 30:18 Farás tambem uma pia de cobre com a sua base de cobre, para lavar: e as porás entre a tenda da congregação e o altar; e deitarás agua n’ella.
Exo 30:19 E Aarão e seus filhos n’ella lavarão as suas mãos e os seus pés.
Exo 30:20 Quando entrarem na tenda da congregação, lavar-se-hão com agua, para que não morram, ou quando se chegarem ao altar para ministrar, para accender a offerta queimada a Yahweh.
Exo 30:21 Lavarão pois as suas mãos e os seus pés, para que não morram: e isto lhes será por estatuto perpetuo a elle e á sua semente nas suas gerações.
Exo 30:22 Fallou mais Yahweh a Moysés, dizendo:
Exo 30:23 Tu pois toma para ti das principaes especiarias, da mais pura myrrha quinhentos siclos, e de canella aromatica a metade, a saber, duzentos e cincoenta siclos, e de calamo aromatico duzentos e cincoenta siclos,
Exo 30:24 E de cassia quinhentos siclos, segundo o siclo do sanctuario, e d’azeite de oliveiras um hin.
Exo 30:25 E d’isto farás o azeite da sancta uncção, o perfume composto segundo a obra do perfumista: este será o azeite da sancta uncção.
Exo 30:26 E com elle ungirás a tenda da congregação, e a arca do testemunho,
Exo 30:27 E a mesa com todos os seus vasos, e o castiçal com os seus vasos, e o altar do incenso,
Exo 30:28 E o altar do holocausto com todos os seus vasos, e a pia com a sua base.
Exo 30:29 Assim sanctificarás estas coisas, para que sejam sanctissimas: tudo o que tocar n’ellas será sancto.
Exo 30:30 Tambem ungirás a Aarão e seus filhos, e os sanctificarás para me administrarem o sacerdocio.
Exo 30:31 E fallarás aos filhos d’Israel, dizendo: Este me será o azeite da sancta uncção nas vossas gerações.
Exo 30:32 Não se ungirá com elle a carne do

 homem, nem fareis outro similhante conforme á sua composição: sancto é, e será sancto para vós.
Exo 30:33 O homem que compozer tal perfume como este, ou que d’elle pozer sobre um estranho, será extirpado dos seus povos.
Exo 30:34 Disse mais Yahweh a Moysés: Toma-te especiarias aromaticas, estoraque, e onicha, e galbano; estas especiarias aromaticas e o incenso puro de egual peso;
Exo 30:35 E d’isto farás incenso, um perfume segundo a arte do perfumista, temperado, puro e sancto;
Exo 30:36 E d’elle moendo o pizarás, e d’elle porás diante do testemunho, na tenda da congregação, onde eu virei a ti: coisa sanctissima vos será.
Exo 30:37 Porém o incenso que farás conforme á composição d’este, não o fareis para vós mesmos: sancto será para Yahweh.
Exo 30:38 O homem que fizer tal como este para cheirar, será extirpado do seu povo.
Exo 31:1 Depois fallou Yahweh a Moysés, dizendo:
Exo 31:2 Eis que eu tenho chamado por nome a Bezaleel, o filho de Uri, filho d’Ur, da tribu de Judah,
Exo 31:3 E o enchi do espirito de Deus, de sabedoria, e de entendimento, e de sciencia, em todo o artificio,
Exo 31:4 Para inventar invenções, e obrar em oiro, em prata, e em cobre,
Exo 31:5 E em lavramento de pedras para engastar, e em artificio de madeira, para obrar em todo o lavor.
Exo 31:6 E eis que eu tenho posto com elle a Aholiab, o filho de Ahisamach, da tribu de Dan, e tenho dado sabedoria ao coração de todo aquelle que é sabio de coração, para que façam tudo o que te tenho ordenado;
Exo 31:7 A saber, a tenda da congregação, e a arca do testemunho, e o propiciatorio que estará sobre ella, e todos os vasos da tenda;
Exo 31:8 E a mesa com os seus vasos, e o castiçal puro com todos os seus vasos, e o altar do incenso;
Exo 31:9 E o altar do holocausto com todos os seus vasos, e a pia com a sua base;
Exo 31:10 E os vestidos do ministerio, e os vestidos sanctos de Aarão o sacerdote, e os vestidos de seus filhos, para administrarem o sacerdocio;
Exo 31:11 E o azeite da uncção, e o incenso aromatico para o sanctuario: farão conforme a tudo que te tenho mandado.
Exo 31:12 Fallou mais Yahweh a Moysés, dizendo:
Exo 31:13 Tu pois falla aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sabbados: porquanto isso é um signal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibaes que eu sou Yahweh, que vos sanctifica.
Exo 31:14 Portanto guardareis o sabbado, porque sancto é para vós: aquelle que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que n’elle fizer alguma obra, aquella alma será extirpada do meio do seu povo.
Exo 31:15 Seis dias se fará obra, porém o setimo dia é o sabbado do descanço, sancto a Yahweh; qualquer que no dia do sabbado fizer obra, certamente morrerá.
Exo 31:16 Guardarão pois o sabbado os filhos de Israel, celebrando o sabbado nas suas gerações por concerto perpetuo.
Exo 31:17 Entre mim e os filhos de Israel será um signal para sempre: porque em seis dias fez Yahweh os céus e a terra, e ao setimo dia descançou, e restaurou-se.
Exo 31:18 E deu a Moysés (quando acabou de fallar com elle no monte de Sinai) as duas taboas do testemunho, taboas de pedra, escriptas pelo dedo de Deus.
Exo 32:1 Mas vendo o povo que Moysés tardava em descer do monte, ajuntou-se o povo a Aarão, e disseram-*lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós: porque emquanto a este Moysés, a este homem que nos tirou da terra do Egypto, não sabemos o que lhe succedeu.
Exo 32:2 E Aarão lhes disse: Arrancae os pendentes de oiro, que estão nas orelhas de vossas mulheres, e de vossos filhos, e de vossas filhas, e trazeim’os.
Exo 32:3 Então todo o povo arrancou os pendentes de oiro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Aarão,
Exo 32:4 E elle os tomou das suas mãos, e formou o oiro com um buril, e fez d’elle um bezerro de fundição. Então disseram: Estes são teus deuses, ó Israel, que te tiraram da terra do Egypto.
Exo 32:5 E Aarão, vendo isto, edificou um altar diante d’elle: e Aarão apregoou, e disse: Ámanhã será festa a Yahweh.
Exo 32:6 E no dia seguinte madrugaram, e offereceram holocaustos, e trouxeram offertas pacificas; e o povo assentou-se a comer e a beber; depois levantaram-se a folgar.
Exo 32:7 Então disse Yahweh a Moysés: Vae, desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egypto, se tem corrompido,
Exo 32:8 E depressa se tem desviado do caminho que eu lhes tinha ordenado: fizeram para si um bezerro de fundição, e perante elle se inclinaram, e sacrificaram-lhe, e disseram: Estes são os teus deuses, ó Israel, que te tiraram da terra do Egypto.
Exo 32:9 Disse mais Yahweh a Moysés: Tenho visto a este povo, e eis que é povo obstinado.
Exo 32:10 Agora pois deixa-me que o meu furor se accenda contra elles, e os consuma: e eu te farei uma grande nação.
Exo 32:11 Porém Moysés supplicou a Yahweh seu Deus, e disse: Yahweh, porque se accende o teu furor contra o teu povo, que tu tiraste da terra do Egypto com grande força e com forte mão?
Exo 32:12 Porque hão de fallar os egypcios, dizendo: Para mal os tirou, para matal-os nos montes, e para destruil-os da face da terra? Torna-te da ira do teu furor, e arrepende-te d’este mal contra o teu povo.
Exo 32:13 Lembra-te de Abrahão, de Isaac, e de Israel, os teus servos, aos quaes por ti mesmo tens jurado, e lhes disseste: Multiplicarei a vossa semente como as estrellas dos céus, e darei á vossa semente toda esta terra, de que tenho dito, para que a possuam por herança eternamente.
Exo 32:14 Então Yahweh arrependeu-se do mal que dissera, que havia de fazer ao seu povo.
Exo 32:15 E tornou-se Moysés, e desceu do monte com as duas taboas do testemunho na sua mão, taboas escriptas de ambas as bandas; de uma e de outra banda escriptas estavam,
Exo 32:16 E aquellas taboas eram obra de Deus; tambem a escriptura era a mesma escriptura de Deus, esculpida nas taboas.
Exo 32:17 E, ouvindo Josué a voz do povo que jubilava, disse a Moysés: Alarido de guerra ha no arraial.
Exo 32:18 Porém elle disse: Não é alarido dos victoriosos, nem alarido dos vencidos, mas o alarido dos que cantam eu ouço.
Exo 32:19 E aconteceu que, chegando elle ao arraial, e vendo o bezerro e as danças, accendeu-se O furor de Moysés, e arremessou as taboas das suas mãos, e quebrou-as ao pé do monte;
Exo 32:20 E tomou o bezerro que tinham feito, e queimou-o no fogo, moendo-o até que se tornou em pó; e o espargiu sobre as aguas, e deu-o a beber aos filhos de Israel.
Exo 32:21 E Moysés disse a Aarão: Que te tem feito este povo, que sobre elle trouxeste tamanho peccado?
Exo 32:22 Então disse Aarão: Não se accenda a ira do meu senhor: tu sabes que este povo é inclinado ao mal
Exo 32:23 E elles me disseram: Faze-nos deuses que vão adiante de nós; porque não sabemos que succedeu a este Moysés, a este homem que nos tirou da terra do Egypto.
Exo 32:24 Então eu lhes disse: Quem tem oiro, arranque-o: e deram-m’o, e lancei-o no fogo, e saiu este bezerro.
Exo 32:25 E vendo Moysés que o povo estava despido, porque Aarão o havia despido para vergonha entre os seus inimigos,
Exo 32:26 Poz-se em pé Moysés na porta do arraial, e disse: Quem é de Yahweh, venha a mim. Então se ajuntaram a elle todos os filhos de Levi.
Exo 32:27 E disse-lhes: Assim diz Yahweh, o Deus de Israel: Cada um ponha a sua espada sobre a sua coxa: e passae e tornae pelo arraial de porta em porta, e mate cada um a seu irmão, e cada um a seu amigo, e cada um a seu proximo.
Exo 32:28 E os filhos de Levi fizeram conforme á palavra de Moysés: e cairam do povo aquelle dia uns tres mil homens.
Exo 32:29 Porquanto Moysés tinha dito: Consagrae hoje as vossas mãos a Yahweh; porquanto cada um será contra o seu filho, e contra o seu irmão: e isto para elle vos dar hoje benção.
Exo 32:30 E aconteceu que no dia seguinte Moysés disse ao povo: Vós peccastes grande peccado: agora porém subirei a Yahweh; porventura farei propiciação por vosso peccado.
Exo 32:31 Assim tornou-se Moysés a Yahweh, e disse: Ora, este povo peccou peccado grande, fazendo para si deuses d’oiro.
Exo 32:32 Agora pois perdoa o seu peccado, senão risca-me, peço-te, do teu Livro, que tens escripto.
Exo 32:33 Então disse Yahweh a Moysés: Aquelle que peccar contra mim, a este riscarei eu do meu livro.
Exo 32:34 Vae pois agora, conduze este povo para onde te tenho dito: eis que o meu anjo irá adiante de ti; porém no dia da minha visitação visitarei n’elles o seu peccado.
Exo 32:35 Assim feriu Yahweh o povo, porquanto fizeram o bezerro que Aarão tinha feito.
Exo 33:1 Disse mais Yahweh a Moysés: Vae, sobe d’aqui, tu e o povo que fizeste subir da terra do Egypto, á terra que jurei a Abrahão, a Isaac, e a Jacob, dizendo: Á tua semente a darei.
Exo 33:2 E enviarei um anjo diante de ti, e lançarei fóra os cananeos, e os amorrheos, e os hetheos, e os phereseos, e os heveos, e os jebuseos,
Exo 33:3 A uma terra que mana leite e mel: porque eu não subirei no meio de ti, porquanto és povo obstinado, para que te não consuma eu no caminho.
Exo 33:4 E, ouvindo o povo esta má palavra, entristeceram-se, e nenhum d’elles poz sobre si os seus atavios.
Exo 33:5 Porquanto Yahweh tinha dito a Moysés: Dize aos filhos de Israel: Povo obstinado és; se um momento subir no meio de ti, te consumirei: porém agora tira de ti os teus atavios, para que eu saiba o que te hei de fazer.
Exo 33:6 Então os filhos d’Israel se despojaram dos seus atavios, ao pé do monte de Horeb.
Exo 33:7 E tomou Moysés a tenda, e a estendeu para si fóra do arraial, desviada longe do arraial, e chamou-a a tenda da congregação: e aconteceu que todo aquelle que buscava Yahweh saiu á tenda da congregação, que estava fóra do arraial
Exo 33:8 E aconteceu que, saindo Moysés á tenda, todo o povo se levantava, e cada um ficou em pé á porta

 da sua tenda: e olhavam para Moysés pelas costas, até elle entrar na tenda
Exo 33:9 E aconteceu que, entrando Moysés na tenda, descia a columna de nuvem, e punha-se á porta da tenda: e Yahweh fallava com Moysés.
Exo 33:10 E, vendo todo o povo a columna de nuvem que estava á porta da tenda, todo o povo se levantou e inclinaram-*se cada um á porta da sua tenda.
Exo 33:11 E fallava Yahweh a Moysés cara a cara, como qualquer falla com o seu amigo: depois tornou-se ao arraial; mas o seu servidor Josué, filho de Nun, mancebo, nunca se apartava do meio da tenda.
Exo 33:12 E Moysés disse a Yahweh: Eis que tu me dizes: Faze subir a este povo, porém não me fazes saber a quem has de enviar commigo: e tu disseste: Conheço-te por teu nome, tambem achaste graça aos meus olhos.
Exo 33:13 Agora pois, se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que agora me faças saber o teu caminho, e conhecer-te-hei, para que ache graça aos teus olhos: e attenta que esta nação é o teu povo.
Exo 33:14 Disse pois: Irá a minha face comtigo para te fazer descançar.
Exo33:15 Então disse-lhe: Se a tua face não fôr comnosco, não nos faças subir d’aqui.
Exo 33:16 Como pois se saberá agora que tenho achado graça aos teus olhos, eu e o teu povo? acaso não é n’isso que andas tu comnosco? assim separados seremos, eu e o teu povo, de todo o povo que ha sobre a face da terra.
Exo 33:17 Então disse Yahweh a Moysés: Farei tambem isto, que tens dito; porquanto achaste graça aos meus olhos; e te conheço por nome.
Exo 33:18 Então elle disse: Rogo-te que me mostres a tua gloria.
Exo 33:19 Porém elle disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e apregoarei o nome de Yahweh diante de ti; e terei misericordia de quem tiver misericordia, e me compadecerei de quem me compadecer.
Exo 33:20 E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá.
Exo 33:21 Disse mais Yahweh: Eis aqui um logar junto a mim; ali te porás sobre a penha.
Exo 33:22 E acontecerá que, quando a minha gloria passar, te porei n’uma fenda da penha, e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado.
Exo 33:23 E, havendo eu tirado a minha mão, me verás pelas costas: mas a minha face não se verá.
Exo 34:1 Então disse Yahweh a Moysés: Lavra-te duas taboas de pedra, como as primeiras; e eu escreverei nas taboas as mesmas palavras que estavam nas primeiras taboas, que tu quebraste.
Exo 34:2 E apparelha-te para ámanhã, para que subas pela manhã ao monte de Sinai, e ali põe-te diante de mim no cume do monte.
Exo 34:3 E ninguem suba comtigo, e tambem ninguem appareça em todo o monte; nem ovelhas nem bois se apascentem defronte do monte.
Exo 34:4 Então elle lavrou duas taboas de pedra, como as primeiras; e levantou-se Moysés pela manhã de madrugada, e subiu ao monte de Sinai, como Yahweh lhe tinha ordenado: e tomou as duas taboas de pedra na sua mão.
Exo 34:5 E Yahweh desceu n’uma nuvem, e se poz ali junto a elle: e elle apregoou o nome de Yahweh.
Exo 34:6 Passando pois Yahweh perante a sua face, clamou: Yahweh Yahweh, Deus misericordioso e piedoso, tardio em iras e grande em beneficencia e verdade;
Exo 34:7 Que guarda a beneficencia em milhares; que perdoa a iniquidade, e a transgressão, e o peccado; que o culpado não tem por innocente; que visita a iniquidade dos paes sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até á terceira e quarta geração.
Exo 34:8 E Moysés apressou-se, e inclinou a cabeça á terra, encurvou-se,
Exo 34:9 E disse: Yahweh, se agora tenho achado graça aos teus olhos, vá agora Yahweh no meio de nós: porque este é povo obstinado; porém perdoa a nossa iniquidade e o nosso peccado, e toma-nos pela tua herança.
Exo 34:10 Então disse: Eis que eu faço um concerto; farei diante de todo o teu povo maravilhas que nunca foram feitas em toda a terra, nem entre gente alguma: de maneira que todo este povo, em cujo meio tu estás, veja a obra de Yahweh; porque coisa terrivel é o que faço comtigo.
Exo 34:11 Guarda o que eu te ordeno hoje: eis que eu lançarei fóra diante de ti os amorrheos, e os cananeos, e os hetheos, e os pereseos, e os heveos e os jebuseos.
Exo 34:12 Guarda-te que não faças concerto com os moradores da terra aonde has de entrar; para que não seja por laço no meio de ti.
Exo 34:13 Mas os seus altares transtornareis, e as suas estatuas quebrareis, e os seus bosques cortareis.
Exo 34:14 Porque te não inclinarás diante d’outro deus: pois o nome de Yahweh é Zeloso: Deus zeloso é elle:
Exo 34:15 Para que não faças concerto com os moradores da terra, e não forniquem após os seus deuses, nem sacrifiquem aos seus deuses, e tu, convidado d’elles, comas dos seus sacrificios,
Exo 34:16 E tomes mulheres das suas filhas para os teus filhos, e suas filhas, fornicando após os seus deuses, façam que tambem teus filhos forniquem após os seus deuses.
Exo 34:17 Não te farás deuses de fundição.
Exo 34:18 A festa dos pães asmos guardarás; sete dias comerás pães asmos, como te tenho ordenado, ao tempo apontado do mez de Abib: porque no mez d’Abib sais-te do Egypto.
Exo 34:19 Tudo o que abre a madre meu é, até todo o teu gado, que seja macho, abrindo a madre de vaccas e d’ovelhas;
Exo 34:20 O burro porém, que abrir a madre, resgatarás com cordeiro: mas, se o não resgatares, cortar-lhe-has a cabeça: todo o primogenito de teus filhos resgatarás. E ninguem apparecerá vazio diante de mim.
Exo 34:21 Seis dias obrarás, mas ao setimo dia descançarás: na aradura e na sega descançarás.
Exo 34:22 Tambem guardarás a festa das semanas, que é a festa das primicias da sega do trigo, e a festa da colheita á volta do anno.
Exo 34:23 Tres vezes no anno todo o macho entre ti apparecerá perante O senhor, Yahweh, Deus d’Israel;
Exo 34:24 Porque eu lançarei fóra as nações de diante de ti, e alargarei o teu termo: ninguem cubiçará a tua terra, quando subires para apparecer tres vezes no anno diante de Yahweh teu Deus.
Exo 34:25 Não sacrificarás o sangue do meu sacrificio com pão levedado, nem o sacrificio da festa da paschoa ficará da noite para a manhã.
Exo 34:26 As primicias dos primeiros fructos da tua terra trarás á casa de Yahweh teu Deus: não cozerás o cabrito no leite de sua mãe
Exo 34:27 Disse mais Yahweh a Moysés: Escreve-te estas palavras: porque conforme ao teor d’estas palavras tenho feito concerto comtigo e com Israel.
Exo 34:28 E esteve ali com Yahweh quarenta dias e quarenta noites: não comeu pão, nem bebeu agua, e escreveu nas taboas as palavras do concerto, os dez mandamentos.
Exo 34:29 E aconteceu que, descendo Moysés do monte Sinai (e Moysés trazia as duas taboas do testemunho em sua mão, quando desceu do monte), Moysés não sabia que a pelle do seu rosto resplandecia, depois que fallara com elle
Exo 34:30 Olhando pois Aarão e todos os filhos d’Israel para Moysés, eis que a pelle do seu rosto resplandecia; pelo que temeram de chegar-se a elle.
Exo 34:31 Então Moysés os chamou, e Aarão e todos os principes da congregação tornaram-se a elle: e Moysés lhes fallou.
Exo 34:32 Depois chegaram tambem todos os filhos d’Israel: e elle lhes ordenou tudo o que Yahweh fallára com elle no monte Sinai.
Exo 34:33 Assim acabou Moysés de fallar com elles, e tinha posto um véu sobre o seu rosto.
Exo 34:34 Porém, entrando Moysés perante Yahweh, para fallar com elle, tirava o véu até que sahia: e, saido, fallava com os filhos de Israel o que lhe era ordenado.
Exo 34:35 Assim pois viam os filhos d’Israel o rosto de Moysés, que resplandecia a pelle do rosto de Moysés: e tornou Moysés a pôr o véu sobre o seu rosto, até que entrava para fallar com elle.
Exo 35:1 Então fez Moysés ajuntar toda a congregação dos filhos d’Israel, e disse-lhes: Estas são as palavras que Yahweh ordenou que se fizessem.
Exo 35:2 Seis dias se trabalhará, mas o setimo dia vos será sancto, o sabbado do repouso a Yahweh: todo aquelle que fizer obra n’elle morrerá.
Exo 35:3 Não accendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia do sabbado.
Exo 35:4 Fallou mais Moysés a toda a congregação dos filhos d’Israel, dizendo: Esta é a palavra que Yahweh ordenou, dizendo:
Exo 35:5 Tomae, do que vós tendes, uma offerta para Yahweh: cada um, cujo coração é voluntariamente disposto, a trará por offerta alçada a Yahweh; oiro, e prata, e cobre
Exo 35:6 Como tambem azul, e purpura, e carmezim, e linho fino, e pellos de cabras.
Exo 35:7 E pelles de carneiros, tintas de vermelho, e pelles de teixugos, madeira de sittim,
Exo 35:8 E azeite para a luminaria, e especiarias para o azeite da uncção, e para o incenso aromatico,
Exo 35:9 E pedras sardonicas, e pedras d’engaste, para o ephod e para o peitoral.
Exo 35:10 E todos os sabios de coração entre vós virão, e farão tudo o que Yahweh tem mandado:
Exo 35:11 O tabernaculo, a sua tenda, e a sua coberta, os seus colchetes, e as suas taboas, as suas barras, as suas columnas, e as suas bases,
Exo 35:12 A arca e os seus varaes, o propiciatorio e o véu da coberta,
Exo 35:13 A mesa, e os seus varaes, e todos os seus vasos; e os pães da proposição,
Exo 35:14 E o castiçal da luminaria, e os seus vasos, e as suas lampadas, e o azeite para a luminaria,
Exo 35:15 E o altar do incenso e os seus varaes, e o azeite da uncção, e o incenso aromatico, e a coberta da porta á entrada do tabernaculo,
Exo 35:16 O altar do holocausto, e o crivo de cobre que terá seus varaes, e todos os seus vasos, a pia e a sua base,
Exo 35:17 As cortinas do pateo, as suas columnas e as suas bases, e a coberta da porta do pateo,
Exo 35:18 As estacas do tabernaculo, e as estacas do pateo, e as suas cordas,
Exo 35:19 Os vestidos do ministerio para ministrar no sanctuario, os vestidos sanctos d’Aarão o sacerdote, e os vestidos de seus filhos, para administrarem

 o sacerdocio.
Exo 35:20 Então toda a congregação dos filhos d’Israel saiu de diante de Moysés,
Exo 35:21 E veiu todo o homem, a quem o seu coração moveu, e todo aquelle cujo espirito voluntariamente o excitou, e trouxeram a offerta alçada a Yahweh para a obra da tenda da congregação, e para todo o seu serviço, e para os vestidos sanctos.
Exo 35:22 Assim que vieram homens e mulheres, todos dispostos de coração: trouxeram fivelas, e pendentes, e anneis, e braceletes, todo o vaso d’oiro; e todo o homem offerecia offerta d’oiro a Yahweh;
Exo 35:23 E todo o homem que se achou com azul, e purpura, e carmezim, e linho fino, e pellos de cabras, e pelles de carneiro tintas de vermelho, e pelles de teixugos, os trazia;
Exo 35:24 Todo aquelle que offerecia offerta alçada de prata ou de metal, a trazia por offerta alçada a Yahweh; e todo aquelle que se achava com madeira de sittim, a trazia para toda a obra do serviço.
Exo 35:25 E todas as mulheres sabias de coração fiavam com as suas mãos, e traziam o fiado, o azul e a purpura, o carmezim e o linho fino.
Exo 35:26 E todas as mulheres, cujo coração as moveu em sabedoria, fiavam os pellos das cabras.
Exo 35:27 E os principes traziam pedras sardonicas, e pedras d’engastes para o ephod e para o peitoral,
Exo 35:28 E especiarias, e azeite para a luminaria, e para o azeite da uncção, e para o incenso aromatico.
Exo 35:29 Todo o homem e mulher, cujo coração voluntariamente se moveu a trazer alguma coisa para toda a obra que Yahweh ordenara se fizesse pela mão de Moysés, aquillo trouxeram os filhos de Israel por offerta voluntaria a Yahweh.
Exo 35:30 Depois disse Moysés aos filhos de Israel: Eis que Yahweh tem chamado por nome a Bezaleel, o filho de Uri, filho de Ur, da tribu de Judah.
Exo 35:31 E o espirito de Deus o encheu de sabedoria, entendimento e sciencia em todo o artificio,
Exo 35:32 E para inventar invenções, para trabalhar em oiro, e em prata, e em cobre,
Exo 35:33 E em artificio de pedras para engastar, e em artificio de madeira para obrar em toda a obra esmerada.
Exo 35:34 Tambem lhe tem dado no seu coração para ensinar a outros: a elle e a Aholiab, o filho de Ahisamach, da tribu de Dan.
Exo 35:35 Encheu-os de sabedoria do coração, para fazer toda a obra de mestre, e a mais engenhosa, e do bordador, em azul, e em purpura, em carmezim, e em linho fino, e do tecelão: fazendo toda a obra, e inventando invenções.
Exo 36:1 Assim obraram Bezaleel e Aholiab, e todo o homem sabio de coração, a quem Yahweh déra sabedoria e intelligencia, para saber como haviam de fazer toda a obra para o serviço do sanctuario, conforme a tudo o que o Senhor tinha ordenado.
Exo 36:2 Porque Moysés chamara a Bezaleel e a Aholiab, e a todo o homem sabio de coração, em cujo coração Deus tinha dado sabedoria: a todo aquelle a quem o seu coração movera que se chegasse á obra para fazel-a
Exo 36:3 Tomaram pois de diante de Moysés toda a offerta alçada, que trouxeram os filhos de Israel para a obra do serviço do sanctuario, para fazel-a, e ainda elles lhe traziam cada manhã offerta voluntaria.
Exo 36:4 E vieram todos os sabios, que faziam toda a obra do sanctuario, cada um da obra que elles faziam,
Exo 36:5 E fallaram a Moysés, dizendo: O povo traz muito mais do que basta para o serviço da obra que Yahweh ordenou se fizesse.
Exo 36:6 Então mandou Moysés que fizessem passar uma voz pelo arraial, dizendo: Nenhum homem nem mulher faça mais obra alguma para a offerta alçada do sanctuario. Assim o povo foi prohibido de trazer mais,
Exo 36:7 Porque tinham materia bastante para toda a obra que havia de fazer-se, e ainda sobejava.
Exo 36:8 Assim todo o sabio de coração, entre os que faziam a obra, fez o tabernaculo de dez cortinas, de linho fino torcido, e de azul, e de purpura, e de carmezim, com cherubins; da obra mais esmerada as fez.
Exo 36:9 O comprimento de uma cortina era de vinte e oito covados, e a largura de outra cortina de quatro covados: todas as cortinas tinham uma mesma medida.
Exo 36:10 E elle ligou cinco cortinas uma com a outra; e outras cinco cortinas ligou uma com outra.
Exo 36:11 Depois fez laçadas de azul na borda de uma cortina, á extremidade, na juntura: assim tambem fez na borda, á extremidade da juntura da segunda cortina.
Exo 36:12 Cincoenta laçadas fez n’uma cortina, e cincoenta laçadas fez n’uma extremidade da cortina, que se ligava com a segunda: estas laçadas travavam uma com a outra.
Exo 36:13 Tambem fez cincoenta colchetes de oiro, e com estes colchetes uniu as cortinas uma com a outra; e foi feito assim um tabernaculo.
Exo 36:14 Fez tambem cortinas de pellos de cabras para a tenda sobre o tabernaculo: de onze cortinas as fez.
Exo 36:15 O comprimento de uma cortina era de trinta covados, e a largura de uma cortina de quatro covados: estas onze cortinas tinham uma mesma medida.
Exo 36:16 E elle uniu cinco cortinas á parte, e seis cortinas á parte,
Exo 36:17 E fez cincoenta laçadas na borda da ultima cortina, na juntura: tambem fez cincoenta laçadas na borda da cortina, na outra juntura.
Exo 36:18 Fez tambem cincoenta colchetes de metal, para ajuntar a tenda, para que fosse uma.
Exo 36:19 Fez tambem para a tenda uma coberta de pelles de carneiros, tintas de vermelho; e por cima uma coberta de pelles de teixugos.
Exo 36:20 Tambem fez taboas levantadas para o tabernaculo, de madeira de sittim.
Exo 36:21 O comprimento de uma taboa era de dez covados, e a largura de cada taboa era de um covado e meio.
Exo 36:22 Cada taboa tinha duas coiceiras, pregadas uma com a outra: assim fez com todas as taboas do tabernaculo.
Exo 36:23 Assim pois fez as taboas para o tabernaculo: vinte taboas para a banda do sul ao meio dia:
Exo 36:24 E fez quarenta bases de prata debaixo das vinte taboas: duas bases debaixo de uma taboa ás suas duas coiceiras, e duas bases de baixo d’outra taboa ás suas duas coiceiras.
Exo 36:25 Tambem fez vinte taboas ao outro lado do tabernaculo da banda do norte,
Exo 36:26 Com as suas quarenta bases de prata; duas bases debaixo de uma taboa, e duas bases debaixo de outra taboa.
Exo 36:27 E ao lado do tabernaculo para o occidente fez seis taboas.
Exo 36:28 Fez tambem duas taboas para os cantos do tabernaculo aos dois lados,
Exo 36:29 As quaes estavam juntas debaixo, e tambem se ajuntavam por cima com uma argola: assim fez com ellas ambas nos dois cantos.
Exo 36:30 Assim eram oito taboas com as suas bases de prata, a saber, dezeseis bases: duas bases debaixo de cada taboa.
Exo 36:31 Fez tambem barras de madeira de sittim: cinco para as taboas d’um lado do tabernaculo,
Exo 36:32 E cinco barras para as taboas do outro lado do tabernaculo; e outras cinco barras para as taboas do tabernaculo d’ambas as bandas do occidente.
Exo 36:33 E fez que a barra do meio passasse pelo meio das taboas d’uma extremidade até á outra.
Exo 36:34 E cobriu as taboas d’oiro, e as suas argolas (os logares das barras) fez d’oiro: as barras tambem cobriu d’oiro.
Exo 36:35 Depois fez o véu d’azul, e de purpura, e de carmezim, e de linho fino torcido; d’obra esmerada o fez com cherubins.
Exo 36:36 E fez-lhe quatro columnas de madeira de sittim, e as cobriu d’oiro: e seus colchetes fez d’oiro, e fundiu-lhe quatro bases de prata.
Exo 36:37 Fez tambem para a porta da tenda o véu d’azul, e de purpura, e de carmezim, e de linho fino torcido, da obra do bordador,
Exo 36:38 Com as suas cinco columnas e os seus colchetes; e as suas cabeças e as suas molduras cobriu d’oiro: e as suas cinco bases eram de cobre.
Exo 37:1 Fez tambem Bezaleel a arca de madeira de sittim: o seu comprimento era de dois covados e meio; e a sua largura d’um covado e meio; e a sua altura d’um covado e meio.
Exo 37:2 E cobriu-a d’oiro puro por dentro e por fóra; e fez-lhe uma corôa d’oiro ao redor;
Exo 37:3 E fundiu-lhe quatro argolas d’oiro aos seus quatro cantos, n’um lado duas, e no outro lado duas argolas;
Exo 37:4 E fez varaes de madeira de sittim, e os cobriu d’oiro;
Exo 37:5 E metteu os varaes pelas argolas aos lados da arca, para levar a arca.
Exo 37:6 Fez tambem d’oiro puro o propiciatorio: o seu comprimento era de dois covados e meio, e a sua largura d’um covado e meio.
Exo 37:7 Fez tambem dois cherubins d’oiro; d’obra batida os fez, ás duas extremidades do propiciatorio;
Exo 37:8 Um cherubim a uma extremidade d’esta banda, e o outro cherubim á outra extremidade da outra banda: do mesmo propiciatorio fez sair os cherubins ás duas extremidades d’elles.
Exo 37:9 E os cherubins estendiam as azas por cima, cobrindo com as suas azas o propiciatorio: e os seus rostos estavam defronte um do outro: os rostos dos cherubins estavam virados para o propiciatorio.
Exo 37:10 Fez tambem a mesa de madeira de sittim: o seu comprimento era de dois covados, e a sua largura d’um covado, e a sua altura d’um covado e meio.
Exo 37:11 E cobriu-a d’oiro puro, e fez-lhe uma corôa d’oiro ao redor.
Exo 37:12 Fez-lhe tambem uma moldura da largura d’uma mão ao redor: e fez uma corôa d’oiro ao redor da sua moldura.
Exo 37:13 Fundiu-lhe tambem quatro argolas d’oiro; e poz as argolas aos quatro cantos que estavam aos seus quatro pés.
Exo 37:14 Defronte da moldura estavam as argolas para os logares dos varaes, para levar a mesa.
Exo 37:15 Fez tambem os varaes de madeira de sittim, e os cobriu d’oiro, para levar a mesa.
Exo 37:16 E fez os vasos que haviam de estar sobre a mesa, os seus pratos, e as suas colheres, e as suas escudelas, e as suas cobertas, com que se haviam de cobrir, d’oiro puro.
Exo 37:17 Fez tambem o castiçal de oiro puro: d’obra batida fez este castiçal: o seu pé, e as suas canas, os seus copos, as suas maçãs, e as suas flôres do mesmo
Exo 37:18 Seis canas sahiam dos seus lados: tres canas do castiçal, de

 um lado d’elle, e tres canas do castiçal, d’outro lado.
Exo 37:19 N’uma cana estavam tres copos a modo d’amendoas, uma maçã e uma flôr: e n’outra cana tres copos a modo d’amendoas, uma maçã e uma flôr: assim para as seis canas que sahiam do castiçal.
Exo 37:20 Mas no mesmo castiçal havia quatro copos a modo d’amendoas com as suas maçãs e com as suas flôres.
Exo 37:21 E era uma maçã debaixo de duas canas do mesmo; e outra maçã debaixo de duas canas do mesmo; e mais uma maçã debaixo de duas canas do mesmo: assim se fez para as seis canas, que sahiam d’elle.
Exo 37:22 As suas maçãs e as suas canas eram do mesmo: tudo era uma obra batida de oiro puro.
Exo 37:23 E fez-lhe sete lampadas: os seus espivitadores e os seus apagadores eram d’oiro puro.
Exo 37:24 D’um talento d’oiro puro o fez, e todos os seus vasos.
Exo 37:25 E fez o altar do incenso de madeira de sittim: d’um covado era o seu comprimento, e de um covado a sua largura, quadrado; e de dois covados a sua altura: d’elle mesmo eram feitos os seus cornos.
Exo 37:26 E cobriu-o de oiro puro, a sua coberta, e as suas paredes ao redor, e os seus cornos: e fez-lhe uma corôa de oiro ao redor.
Exo 37:27 Fez-lhe tambem duas argolas de oiro debaixo da sua corôa, e os seus dois cantos, d’ambos os seus lados, para os logares dos varaes, para leval-o com elles.
Exo 37:28 E os varaes fez de madeira de sittim, e os cobriu de oiro.
Exo 37:29 Tambem fez o azeite sancto da uncção, e o incenso aromatico, puro, de obra do perfumista.
Exo 38:1 Fez tambem o altar do holocausto de madeira de sittim: de cinco covados era o seu comprimento, e de cinco covados a sua largura, quadrado; e de tres covados a sua altura.
Exo 38:2 E fez-lhe os seus cornos aos seus quatro cantos; do mesmo eram os seus cornos; e cobriu-o de cobre.
Exo 38:3 Fez tambem todos os vasos do altar: os caldeirões, e as pás, e as bacias, e os garfos, e os brazeiros: todos os seus vasos fez de cobre.
Exo 38:4 Fez tambem ao altar um crivo de cobre, de obra de rede, no seu cerco debaixo, até ao meio d’elle.
Exo 38:5 E fundiu quatro argolas ás quatro extremidades do crivo de cobre, para os logares dos varaes.
Exo 38:6 E fez os varaes de madeira de sittim, e os cobriu de cobre.
Exo 38:7 E metteu os varaes pelas argolas aos lados do altar, para leval-o com elles: fel-o oco de taboas.
Exo 38:8 Fez tambem a pia de cobre com a sua base de cobre, dos espelhos das mulheres que se ajuntavam, ajuntando-se á porta da tenda da congregação.
Exo 38:9 Fez tambem o pateo da banda do meio dia ao sul: as cortinas do pateo eram de linho fino torcido, de cem covados.
Exo 38:10 As suas vinte columnas e as suas vinte bases eram de cobre: os colchetes d’estas columnas e as suas molduras eram de prata;
Exo 38:11 E da banda do norte cortinas de cem covados; as suas vinte columnas e as suas vinte bases eram de cobre, os colchetes das columnas e as suas molduras eram de prata.
Exo 38:12 E da banda do occidente cortinas de cincoenta covados, as suas columnas dez, e as suas bases dez: os colchetes das columnas e as suas molduras eram de prata.
Exo 38:13 E da banda oriental, ao oriente, cortinas de cincoenta covados.
Exo 38:14 As cortinas d’esta banda da porta eram de quinze covados: as suas columnas tres e as suas bases tres.
Exo 38:15 E da outra banda da porta do pateo de ambos os lados eram cortinas de quinze covados: as suas columnas tres e as suas bases tres.
Exo 38:16 Todas as cortinas do pateo ao redor eram de linho fino torcido.
Exo 38:17 E as bases das columnas eram de cobre: os colchetes das columnas e as suas molduras eram de prata; e a coberta das suas cabeças de prata; e todas as columnas do pateo eram cingidas de prata.
Exo 38:18 E a coberta da porta do pateo era de obra de bordador, de azul, e de purpura, e de carmezim, e de linho fino torcido; e o comprimento era de vinte covados, e a altura, na largura, de cinco covados, defronte das cortinas do pateo.
Exo 38:19 E as suas quatro columnas e as suas quatro bases eram de cobre, os seus colchetes de prata, e a coberta das suas cabeças, e as suas molduras, de prata.
Exo 38:20 E todas as estacas do tabernaculo e do pateo ao redor eram de cobre.
Exo 38:21 Esta é a numeração das coisas contadas do tabernaculo do testemunho, que por ordem de Moysés foram contadas para o ministerio dos levitas por mão de Ithamar, filho de Aarão o sacerdote.
Exo 38:22 Fez pois Bezaleel, o filho de Uri, filho de Hur, da tribu de Judah, tudo quanto Yahweh tinha ordenado a Moysés.
Exo 38:23 E com elle Aholiab, o filho de Ahisamach, da tribu de Dan, um mestre de obra, e engenhoso artifice, e bordador em azul, e em purpura e em carmezim e em linho fino.
Exo 38:24 Todo o oiro gasto na obra, em toda a obra do sanctuario, a saber, o oiro da offerta, foi vinte e nove talentos e setecentos e trinta siclos, conforme ao siclo do Sanctuario;
Exo 38:25 E a prata dos arrolados da congregação foi cem talentos e mil e setecentos e setenta e cinco siclos, conforme ao siclo do sanctuario;
Exo 38:26 Um beca por cada cabeça, isto é, meio siclo, conforme ao siclo do sanctuario: de qualquer que passava aos arrolados, da edade de vinte annos e acima, que foram seiscentos e tres mil e quinhentos e cincoenta.
Exo 38:27 E houve cem talentos de prata para fundir as bases do sanctuario e as bases do véu: para cem bases eram cem talentos; um talento para cada base.
Exo 38:28 Mas dos mil e setecentos e setenta siclos fez os colchetes das columnas, e cobriu as suas cabeças, e as cingiu de molduras.
Exo 38:29 E o cobre da offerta foi setenta talentos e dois mil e quatrocentos siclos.
Exo 38:30 E d’elle fez as bases da porta da tenda da congregação e o altar de cobre, e o crivo de cobre e todos os vasos do altar,
Exo 38:31 E as bases do pateo ao redor, e as bases da porta do pateo, e todas as estacas do tabernaculo e todas as estacas do pateo ao redor.
Exo 39:1 Fizeram tambem os vestidos do ministerio, para ministrar no sanctuario de azul, e de purpura e de carmezim: tambem fizeram os vestidos sanctos, para Aarão, como Yahweh ordenara a Moysés.
Exo 39:2 Assim fez o ephod de oiro, de azul, e de purpura, e de carmezim e de linho fino torcido.
Exo 39:3 E estenderam as laminas de oiro, e as cortaram em fios, para entretecer entre o azul, e entre a purpura, e entre o carmezim, e entre o linho fino da obra mais esmerada.
Exo 39:4 Fizeram n’elle hombreiras que se ajuntassem: ás suas duas pontas se ajuntava.
Exo 39:5 E o cinto de artificio do ephod, que estava sobre elle, era conforme á sua obra, do mesmo, de oiro, de azul, e de purpura, e de carmezim, e de linho fino torcido, como Yahweh ordenara a Moysés.
Exo 39:6 Tambem prepararam as pedras sardonicas, engastadas em oiro, lavradas com gravuras de sêllo, com os nomes dos filhos de Israel,
Exo 39:7 E as poz sobre as hombreiras do ephod por pedras de memoria para os filhos de Israel, como Yahweh ordenara a Moysés.
Exo 39:8 Fez tambem o peitoral de obra de artifice, como a obra do ephod, de oiro, de azul, e de purpura, e de carmezim, e de linho fino torcido.
Exo 39:9 Quadrado era; dobrado fizeram o peitoral: o seu comprimento era de um palmo, e a sua largura de um palmo dobrado.
Exo 39:10 E engastaram n’elle quatro ordens de pedras: uma ordem de uma sardia, de um topazio, e de um carbunculo; esta é a primeira ordem:
Exo 39:11 E a segunda ordem de uma esmeralda, de uma saphira e de um diamante:
Exo 39:12 E a terceira ordem de um jacinto, de uma agatha, e de uma amethista:
Exo 39:13 E a quarta ordem de uma turqueza, e de uma sardonica, e de um jaspe, engastadas nos seus engastes de oiro.
Exo 39:14 Estas pedras pois eram segundo os nomes dos filhos de Israel, doze segundo os seus nomes; de gravura de sêllo, cada um com o seu nome, segundo as doze tribus.
Exo 39:15 Tambem fizeram para o peitoral cadeiasinhas de egual medida, obra de trança, de oiro puro.
Exo 39:16 E fizeram dois engastes de oiro e duas argolas de oiro; e pozeram as duas argolas nas duas extremidades do peitoral.
Exo 39:17 E pozeram as duas cadeiasinhas de trança de oiro nas duas argolas, nas duas extremidades do peitoral.
Exo 39:18 E as outras duas pontas das duas cadeiasinhas de trança pozeram nos dois engastes: e as pozeram sobre as hombreiras do ephod, defronte d’elle.
Exo 39:19 Fizeram tambem duas argolas de oiro, que pozeram nas outras duas extremidades do peitoral, na sua borda que estava junto ao ephod por dentro.
Exo 39:20 Fizeram mais duas argolas de oiro, que pozeram nas duas hombreiras do ephod, debaixo, defronte d’elle, defronte da sua juntura, sobre o cinto d’artificio do ephod.
Exo 39:21 E ligaram o peitoral com as suas argolas ás argolas do ephod com um cordão de azul, para que estivesse sobre o cinto de artificio do ephod, e o peitoral não se apartasse do ephod, como Yahweh ordenara a Moysés.
Exo 39:22 E fez o manto do ephod de obra torcida, todo de azul.
Exo 39:23 E o collar do manto estava no meio d’elle, como collar de saia de malha: este collar tinha uma borda em volta, para que se não rompesse.
Exo 39:24 E nas bordas do manto fizeram romãs de azul, e de purpura, e de carmezim, a fio torcido.
Exo 39:25 Fizeram tambem as campainhas de oiro puro, pondo as campainhas no meio das romãs nas bordas da capa, em roda, entre as romãs:
Exo 39:26 Uma campainha e uma romã, outra campainha e outra romã, nas bordas do manto á roda: para ministrar, como Yahweh ordenara a Moysés.
Exo 39:27 Fizeram tambem as tunicas de linho fino, de obra tecida, para Aarão e para seus filhos,
Exo 39:28 E a mitra de linho fino, e o ornato das tiaras de linho fino, e os calções de linho fino torcido,
Exo 39:29 E o cinto de linho fino torcido, e de azul, e de purpura, e de carmezim, de obra de bordador, como Yahweh

 ordenara a Moysés.
Exo 39:30 Fizeram tambem a folha da corôa de sanctidade de oiro puro, e n’ella escreveram o escripto como de gravura de sêllo: Sanctidade a Yahweh.
Exo 39:31 E ataram-n’o com um cordão de azul, para a atar á mitra em cima, como Yahweh ordenara a Moysés.
Exo 39:32 Assim se acabou toda a obra do tabernaculo da tenda da congregação; e os filhos de Israel fizeram conforme a tudo o que Yahweh ordenara a Moysés; assim o fizeram.
Exo 39:33 Depois trouxeram a Moysés o tabernaculo, a tenda e todos os seus vasos; os seus colchetes, as suas taboas, os seus varaes, e as suas columnas, e as suas bases;
Exo 39:34 E a coberta de pelles de carneiro tintas de vermelho, e a coberta de pelles de teixugos, e o véu da coberta;
Exo 39:35 A arca do testemunho, e os seus varaes, e o propiciatorio:
Exo 39:36 A mesa com todos os seus vasos, e os pães da proposição;
Exo 39:37 O castiçal puro com suas lampadas, as lampadas da ordenança, e todos os seus vasos, e o azeite para a luminaria;
Exo 39:38 Tambem o altar de oiro, e o azeite da uncção, e o incenso aromatico, e a coberta da porta da tenda;
Exo 39:39 O altar de cobre, e o seu crivo de cobre, os seus varaes, e todos os seus vasos, a pia, e a sua base;
Exo 39:40 As cortinas do pateo, as suas columnas, e as suas bases, e a coberta da porta do pateo, as suas cordas, e os seus pregos, e todos os vasos do serviço do tabernaculo, para a tenda da congregação;
Exo 39:41 Os vestidos do ministerio para ministrar no sanctuario; os sanctos vestidos de Aarão o sacerdote, e os vestidos dos seus filhos, para administrarem o sacerdocio.
Exo 39:42 Conforme a tudo o que Yahweh ordenara a Moysés, assim fizeram os filhos de Israel toda a obra.
Exo 39:43 Viu pois Moysés toda a obra, e eis que a tinham feito; como Yahweh ordenara, assim a fizeram: então Moysés os abençoou.
Exo 40:1 Fallou mais Yahweh a Moysés, dizendo:
Exo 40:2 No primeiro mez, no primeiro dia do mez, levantarás o tabernaculo da tenda da congregação,
Exo 40:3 E porás n’elle a arca do testemunho, e cobrirás a arca com o véu.
Exo 40:4 Depois metterás n’elle a mesa, e porás em ordem o que se deve pôr em ordem n’ella; tambem metterás n’elle o castiçal, e accenderás as suas lampadas.
Exo 40:5 E porás o altar de oiro para o incenso diante da arca do testemunho: então pendurarás a coberta da porta do tabernaculo.
Exo 40:6 Porás tambem o altar do holocausto diante da porta do tabernaculo da tenda da congregação.
Exo 40:7 E porás a pia entre a tenda da congregação e o altar, e n’ella porás agua.
Exo 40:8 Depois porás o pateo ao redor, e pendurarás a coberta á porta do pateo.
Exo 40:9 Então tomarás o azeite da uncção, e ungirás o tabernaculo, e tudo o que ha n’elle: e o sanctificarás com todos os seus vasos, e será sancto
Exo 40:10 Ungirás tambem o altar do holocausto, e todos os seus vasos; e sanctificarás o altar; e o altar será uma coisa sanctissima.
Exo 40:11 Então ungirás a pia e a sua base, e a sanctificarás.
Exo 40:12 Farás tambem chegar a Aarão e a seus filhos á porta da tenda da congregação; e os lavarás com agua.
Exo 40:13 E vestirás a Aarão os vestidos sanctos, e o ungirás, e o sanctificarás, para que me administre o sacerdocio.
Exo 40:14 Tambem farás chegar a seus filhos, e lhes vestirás as tunicas,
Exo 40:15 E os ungirás como ungiste a seu pae, para que me administrem o sacerdocio, e a sua uncção lhes será por sacerdocio perpetuo nas suas gerações.
Exo 40:16 E fel-o Moysés: conforme a tudo o que Yahweh lhe ordenou, assim o fez.
Exo 40:17 E aconteceu no mez primeiro, no anno segundo, ao primeiro do mez, que o tabernaculo foi levantado;
Exo 40:18 Porque Moysés levantou o tabernaculo, e poz as suas bases, e armou as suas taboas, e metteu n’elle os seus varaes, e levantou as suas columnas;
Exo 40:19 E estendeu a tenda sobre o tabernaculo, e poz a coberta da tenda sobre ella, em cima, como Yahweh ordenara a Moysés.
Exo 40:20 Tomou o testemunho, e pôl-o na arca, e metteu os varaes á arca; e poz o propiciatorio sobre a arca, em cima.
Exo 40:21 E levou a arca no tabernaculo, e pendurou o véu da cobertura, e cobriu a arca do testemunho, como Yahweh ordenara a Moysés.
Exo 40:22 Poz tambem a mesa na tenda da congregação, ao lado do tabernaculo para o norte, fóra do véu,
Exo 40:23 E sobre ella poz em ordem o pão perante Yahweh, como Yahweh ordenara a Moysés.
Exo 40:24 Poz tambem na tenda da congregação o castiçal defronte da mesa, ao lado do tabernaculo para o sul,
Exo 40:25 E accendeu as lampadas perante Yahweh, como Yahweh ordenara a Moysés.
Exo 40:26 E poz o altar d’oiro na tenda da congregação, diante do véu,
Exo 40:27 E accendeu sobre elle o incenso d’especiarias aromaticas, como Yahweh ordenara a Moysés.
Exo 40:28 Pendurou tambem a coberta da porta do tabernaculo,
Exo 40:29 E poz o altar do holocausto á porta do tabernaculo da tenda da congregação, e offereceu sobre elle holocausto e offerta de manjares, como Yahweh ordenara a Moysés.
Exo 40:30 Poz tambem a pia entre a tenda da congregação e o altar, e derramou agua n’ella, para lavar.
Exo 40:31 E Moysés, e Aarão e seus filhos lavaram n’ella as suas mãos e os seus pés.
Exo 40:32 Quando entravam na tenda da congregação, e quando chegavam ao altar, lavavam-se, como Yahweh ordenara a Moysés.
Exo 40:33 Levantou tambem o pateo ao redor do tabernaculo e do altar, e pendurou a coberta da porta do pateo. Assim Moysés acabou a obra.
Exo 40:34 Então a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a gloria de Yahweh encheu o tabernaculo;
Exo 40:35 De maneira que Moysés não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem ficava sobre elle, e a gloria de Yahweh enchia o tabernaculo.
Exo 40:36 Quando pois a nuvem se levantava de sobre o tabernaculo, então os filhos de Israel caminhavam em todas as suas jornadas.
Exo 40:37 Se a nuvem porém não se levantava, não caminhavam, até ao dia em que ella se levantava;
Exo 40:38 Porquanto a nuvem de Yahweh estava de dia sobre o tabernaculo, e o fogo estava de noite sobre elle, perante os olhos de toda a casa d’Israel, em todas as suas jornadas.