Inicio | Temas Bíblicos |Leia a Biblia Leia a Bíblia | Post´s em Espanhol |Doações |Contato pt Portuguese
Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Elohim verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste. JOÃO 17:3
faceicon
Ezequiel

Voltar

Eze 1:1 E aconteceu que aos trinta annos, no quarto mez, no dia quinto do mez, estando eu no meio dos captivos, junto ao rio Chebar, se abriram os céus, e eu vi visões de Deus.
Eze 1:2 No quinto dia do mez (que foi no quinto anno do captiveiro do rei Joachim),
Eze 1:3 Veiu expressamente a palavra de Yahweh a Ezequiel, filho de Buzi, o sacerdote, na terra dos chaldeos, junto ao rio de Chebar, e ali esteve sobre elle a mão de Yahweh.
Eze 1:4 Então vi, e eis que um vento tempestuoso vinha do norte, uma grande nuvem, e um fogo revolvendo-se n’ella, e um resplandor ao redor d’ella, e no meio d’ella havia uma coisa como de côr de ambar, que sahia do meio do fogo.
Eze 1:5 E do meio d’ella sahia a similhança de quatro animaes; e esta era a sua apparencia: Tinham a similhança de homens.
Eze 1:6 E cada um tinha quatro rostos, como tambem cada um d’elles quatro azas.
Eze 1:7 E os seus pés eram pés direitos; e as plantas dos seus pés como a planta do pé d’uma bezerra, e luziam como a côr de cobre abrazado.
Eze 1:8 E tinham mãos de homem debaixo das suas azas, aos quatro lados; e assim todos quatro tinham seus rostos e suas azas.
Eze 1:9 Uniam-se as suas azas uma á outra: não se viravam quando iam, e cada qual andava diante do seu rosto.
Eze 1:10 E a similhança dos seus rostos era como o rosto de homem; e á mão direita todos os quatro tinham rosto de leão, e á mão esquerda todos os quatro tinham rosto de boi; e rosto de aguia todos os quatro.
Eze 1:11 E os seus rostos e as suas azas estavam divididas por cima: cada qual tinha duas azas juntas uma á outra, e duas cobriam os corpos d’elles.
Eze 1:12 E cada qual andava diante do seu rosto; para onde o espirito havia de ir, iam; não se viravam quando andavam.
Eze 1:13 E, quanto á similhança dos animaes, o seu parecer era como de brazas de fogo ardentes, como uma apparencia d’alampadas: o fogo corria por entre os animaes, e o fogo resplandecia, e do fogo sahiam relampagos;
Eze 1:14 E os animaes corriam, e tornavam, á similhança dos relampagos.
Eze 1:15 E vi os animaes: e eis aqui uma roda na terra junto aos animaes, para cada um dos seus quatro rostos.
Eze 1:16 O aspecto das rodas, e a obra d’ellas, era como côr de turqueza; e as quatro tinham uma mesma similhança: e o seu aspecto, e a sua obra, era como se estivera uma roda no meio de outra roda.
Eze 1:17 Andando ellas, andavam pelos quatro lados d’elles; não se viravam quando andavam.
Eze 1:18 E as suas costas eram tão altas, que mettiam medo; e estas quatro tinham as suas costas cheias de olhos ao redor.
Eze 1:19 E, andando os animaes, andavam as rodas ao pé d’elles; e,

 elevando-se os animaes da terra, elevavam-se tambem as rodas.
Eze 1:20 Para onde o espirito havia de ir, iam; para lá havia o espirito de ir; e as rodas se elevavam defronte d’elles, porque o espirito de vida estava nas rodas.
Eze 1:21 Andando elles, andavam ellas, e, parando elles, paravam ellas, e, elevando-se elles da terra, elevavam-se tambem as rodas defronte d’elles; porque o espirito dos animaes estava nas rodas.
Eze 1:22 E sobre as cabeças dos animaes havia uma similhança de firmamento, como um aspecto de crystal terrivel, estendido por cima, sobre as suas cabeças.
Eze 1:23 E debaixo do firmamento estavam as suas azas direitas uma para a outra: cada um tinha duas, que lhe cobriam o corpo de uma banda; e cada um tinha outras duas, que os cobriam da outra banda.
Eze 1:24 E, andando elles, ouvi o ruido das suas azas, com o ruido de muitas aguas, como a voz do Omnipotente, a voz d’um estrondo, como o estrepito de um exercito: parando elles, abaixavam as suas azas.
Eze 1:25 E ouviu-se uma voz por cima do firmamento, que ficava por cima das suas cabeças: parando elles, abaixavam as suas azas.
Eze 1:26 E por cima do firmamento, que ficava por cima das suas cabeças, havia uma similhança de throno, como d’uma saphira; e sobre a similhança do throno uma similhança ao aspecto d’um homem, que estava por cima, sobre elle.
Eze 1:27 E vi como a côr de ambar, como o aspecto do fogo pelo interior d’elle, desde o aspecto dos seus lombos, e d’ahi para cima; e, desde o aspecto dos seus lombos e d’ahi para baixo, vi como a similhança do fogo, e um resplandor ao redor d’elle.
Eze 1:28 Como o aspecto do arco que apparece na nuvem no dia da chuva, assim era o aspecto do resplandor em redor: este era o aspecto da similhança da gloria de Yahweh: e, vendo-a eu, cahi sobre o meu rosto, e ouvi a voz de quem fallava.
Eze 2:1 E disse-me: Filho do homem, põe-te sobre os teus pés, e fallarei comtigo.
Eze 2:2 Então entrou em mim o espirito, fallando elle comigo, que me poz sobre os meus pés, e ouvi o que me fallava.
Eze 2:3 E disse-me: Filho do homem, eu te envio aos filhos d’Israel, ás nações rebeldes que se rebellaram contra mim; elles e seus paes prevaricaram contra mim, até este mesmo dia
Eze 2:4 E são filhos de semblante duro, e obstinados de coração: eu te envio a elles, e lhes dirás: Assim diz o Senhor Yahweh.
Eze 2:5 E elles, quer ouçam quer deixem de ouvir (porque elles são casa rebelde), saberão, comtudo, que esteve no meio d’elles um propheta.
Eze 2:6 E tu, ó filho do homem, não os temas, nem temas as suas palavras; ainda que são sarças e espinhos para comtigo, e tu habites com escorpiões, não temas as suas palavras, nem te assustes com os seus rostos, porque casa rebelde são elles.
Eze 2:7 Porém tu lhes dirás as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir: porquanto elles são rebeldes.
Eze 2:8 Mas tu, ó filho do homem, ouve o que eu te fallo, não sejas rebelde como a casa rebelde: abre a tua bocca, e come o que eu te dou.
Eze 2:9 Então vi, e eis que uma mão se estendia para mim, e eis que n’ella havia um rolo de livro.
Eze 2:10 E estendeu-o diante de mim, e elle estava escripto por dentro e por fóra: e n’elle estavam escriptas lamentações, e suspiros e ais.
Eze 3:1 Depois me disse: Filho do homem, come o que achares: come este rolo, e vae, falla á casa d’Israel.
Eze 3:2 Então abri a minha bocca, e me deu a comer o rolo.
Eze 3:3 E disse-me: Filho do homem, dá de comer ao teu ventre, e enche as tuas entranhas d’este rolo que eu te dou. Então o comi, e era na minha bocca doce como o mel.
Eze 3:4 E disse-me: Filho do homem, vae, entra na casa d’Israel, e dize-lhe as minhas palavras.
Eze 3:5 Porque tu não és enviado a um povo de profunda falla, nem de lingua difficil, senão á casa de Israel;
Eze 3:6 Nem a muitos povos de profunda falla, e de lingua difficil, cujas palavras não possas entender: se eu aos taes te enviara, porventura não te dariam ouvidos.
Eze 3:7 Porém a casa d’Israel não te quererá dar ouvidos, porque não me querem dar ouvidos a mim; porque toda a casa d’Israel é obstinada de testa e dura de coração.
Eze 3:8 Eis que fiz duro o teu rosto contra os seus rostos, e forte a tua testa contra a sua testa.
Eze 3:9 Fiz como diamante a tua testa, mais forte do que a pederneira: não os temas pois, nem te assombres com os seus rostos, porque casa rebelde são.
Eze 3:10 Disse-me mais: Filho do homem, mette no teu coração todas as minhas palavras que te hei de dizer, e ouve-as com os teus ouvidos.
Eze 3:11 Eia pois, vae aos do captiveiro, aos filhos do teu povo, e lhes fallarás, e lhes dirás: Assim diz o Senhor Yahweh, quer ouçam quer deixem de ouvir.
Eze 3:12 E levantou-me o espirito, e ouvi por detraz de mim uma voz de grande estrondo, que dizia: Bemdita seja a gloria de Yahweh, do seu logar.
Eze 3:13 E ouvi o sonido das azas dos animaes, que tocavam umas nas outras, e o sonido das rodas defronte d’elles, e o sonido d’um grande estrondo.
Eze 3:14 Então o espirito me levantou, e me levou; e eu me fui mui triste, pelo ardor do meu espirito; porém a mão de Yahweh era forte sobre mim.
Eze 3:15 E vim aos do captiveiro, a Tel-abib, que moravam junto ao rio Chebar, e eu morava onde elles moravam: e morei ali sete dias, pasmado no meio d’elles.
Eze 3:16 E succedeu que, ao fim de sete dias, veiu a palavra de Yahweh a mim, dizendo:
Eze 3:17 Filho do homem: Eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; e tu da minha bocca ouvirás a palavra, e os avisarás da minha parte.
Eze 3:18 Quando eu disser ao impio: Certamente morrerás; e tu o não avisares, nem fallares para avisar ao impio ácerca do seu caminho impio, para o conservar em vida, aquelle impio morrerá na sua maldade, mas o seu sangue da tua mão o requererei.
Eze 3:19 Porém, se avisares ao impio, e elle não se converter da sua impiedade e do seu caminho impio, elle morrerá na sua maldade, e tu livraste a tua alma.
Eze 3:20 Similhantemente, quando o justo se desviar da sua justiça, e fizer maldade, e eu pozer diante d’elle um tropeço, elle morrerá; porque tu o não avisaste, no seu peccado morrerá, e suas justiças que fizera não virão em memoria, mas o seu sangue da tua mão o requererei.
Eze 3:21 Porém, avisando tu ao justo, para que o justo não peque, e elle não peccar, certamente viverá; porque foi avisado; e tu livraste a tua alma.
Eze 3:22 E a mão de Yahweh estava sobre mim ali, e me disse: Levanta-te, e sae ao valle, e ali fallarei comtigo.
Eze 3:23 E levantei-me, e sahi ao valle, e eis que a gloria de Yahweh estava ali, como a gloria que vi junto ao rio Chebar; e cahi sobre o meu rosto.
Eze 3:24 Então entrou em mim o espirito, e me poz sobre os meus pés, e fallou comigo, e me disse: Entra, encerra-te dentro da tua casa.
Eze 3:25 Porque tu, ó filho do homem, eis que porão cordas sobre ti, e te ligarão com ellas: não sairás pois ao meio d’elles.
Eze 3:26 E eu farei que a tua lingua se pegue ao teu paladar, e ficarás mudo, e não lhes servirás de varão que reprehenda; porque casa rebelde são elles.
Eze 3:27 Mas, quando eu fallar comtigo, abrirei a tua bocca, e lhes dirás: Assim diz Yahweh: Quem ouvir ouça, e quem deixar de ouvir, deixe; porque casa rebelde são elles.
Eze 4:1 Tu pois, ó filho do homem, toma um tijolo, e pôl-o-has diante de ti, e grava n’elle a cidade de Jerusalem.
Eze 4:2 E põe contra ella um cerco, e edifica contra ella uma fortificação, e levanta contra ella uma tranqueira, e põe contra ella arraiaes, e põe-lhe vaevens em redor.
Eze 4:3 E tu toma uma sertã de ferro, e põe-n’a por muro de ferro entre ti e entre a cidade; e dirige para ella o teu rosto, e assim será cercada, e a cercarás; isto servirá de signal á casa de Israel.
Eze 4:4 Tu tambem deita-te sobre o teu lado esquerdo, e põe a maldade da casa de Israel sobre elle: conforme o numero dos dias que te deitares sobre elle, levarás as suas maldades.
Eze 4:5 Porque eu já te tenho dado os annos da sua maldade, conforme o numero dos dias, trezentos e noventa dias; e levarás a maldade da casa de Israel.
Eze 4:6 E, quando cumprires estes, tornar-te-has a deitar sobre o teu lado direito, e levarás a maldade da casa de Judah quarenta dias: um dia te dei por cada anno.
Eze 4:7 Dirigirás pois o teu rosto para o cerco de Jerusalem, e o teu braço estará descoberto, e prophetizarás contra ella.
Eze 4:8 E eis que porei sobre ti cordas: assim tu não te voltarás d’um lado para o outro, até que cumpras os dias do teu cerco.
Eze 4:9 E tu toma trigo, e cevada, e favas, e lentilhas, e milho, e aveia, e mette-os n’um vaso, e faze d’elles pão: conforme o numero dos dias que tu te deitares sobre o teu lado, trezentos e noventa dias, comerás d’isso.
Eze 4:10 E a tua comida, que has de comer, será do peso de vinte siclos cada dia: de tempo em tempo a comerás.
Eze 4:11 Tambem beberás a agua por medida, a saber, a sexta parte d’um hin: de tempo em tempo beberás.
Eze 4:12 E o comerás como bolos de cevada, e o cozerás com o esterco que sae do homem, diante dos olhos d’elles.
Eze 4:13 E disse Yahweh: Assim comerão os filhos de Israel o seu pão immundo, entre as nações ás quaes os lançarei.
Eze 4:14 Então disse eu: Ah! Senhor, Yahweh! eis que a minha alma não foi contaminada, porque nunca comi coisa morta, nem despedaçada, desde a minha mocidade até agora: nem carne abominavel entrou na minha bocca.
Eze 4:15 E disse-me: Vê, tenho-te dado bosta de vaccas, em logar de esterco de homem; e com ella prepararás o teu pão.
Eze 4:16 Então me disse: Filho do homem, eis que eu quebranto o sustento do pão em Jerusalem, e comerão o pão por peso, e com desgosto; e a agua beberão por medida, e com espanto;
Eze 4:17 Para que o pão e a agua lhes falte, e se espantem uns com

 os outros, e se consumam nas suas maldades.
Eze 5:1 E tu, ó filho do homem, toma uma faca aguda, uma navalha de barbeiro, e tomal-a-has, e a farás passar por cima da tua cabeça e da tua barba: então tomarás uma balança, e repartirás os cabellos.
Eze 5:2 A terça parte queimarás no fogo, no meio da cidade, quando se cumprirem os dias do cerco: então tomarás outra terça parte, e feril-a-has com uma espada ao redor d’ella; e a outra terça parte espalharas ao vento; porque desembainharei a espada atraz d’elles.
Eze 5:3 Tambem tomarás d’elles um pequeno numero, e atal-os-has nas bordas do teu vestido.
Eze 5:4 E ainda d’estes tomarás alguns, e os lançarás no meio do fogo e os queimarás a fogo; e d’ali sairá um fogo contra toda a casa de Israel.
Eze 5:5 Assim diz o Senhor Yahweh: Esta é Jerusalem, pul-a no meio das nações e terras que estão ao redor d’ella.
Eze 5:6 Porém ella mudou em impiedade os meus juizos, mais do que as nações, e os meus estatutos mais do que as terras que estão ao redor d’ella; porque rejeitaram os meus juizos, e não andaram nos meus preceitos.
Eze 5:7 Portanto assim diz o Senhor Yahweh: Porquanto multiplicastes as vossas maldades mais do que as nações, que estão ao redor de vós, nos meus estatutos não andastes, nem fizestes os meus juizos, nem ainda fizestes conforme os juizos das nações que estão ao redor de vós;
Eze 5:8 Por isso assim diz o Senhor Yahweh: Eis que eu estou contra ti, sim, eu: e executarei juizos no meio de ti aos olhos das nações.
Eze 5:9 E farei em ti o que nunca fiz, e o qual não fareis jámais, por causa de todas as tuas abominações.
Eze 5:10 Portanto os paes comerão a seus filhos no meio de ti, e os filhos comerão a seus paes; e executarei em ti juizos, espalharei todo o teu residuo a todos os ventos.
Eze 5:11 Portanto vivo eu, diz o Senhor Yahweh, certamente (porquanto profanaste o meu sanctuario com todas as tuas coisas detestaveis, e com todas as tuas abominações), tambem eu te diminuirei, e o meu olho te não perdoará, nem tambem me apiedarei.
Eze 5:12 Uma terça parte de ti morrerá da peste, e se consumirá á fome no meio de ti; e outra terça parte cairá á espada em redor de ti; e a outra terça parte espalharei a todos os ventos, e a espada desembainharei atraz d’elles
Eze 5:13 Assim se cumprirá a minha ira, e farei descançar n’elles o meu furor, e me consolarei; e saberão que eu, Yahweh , tenho fallado no meu zêlo, quando cumprir n’elles o meu furor.
Eze 5:14 E te porei em assolação, e para opprobrio entre as nações que estão em redor de ti, aos olhos de todos os que passarem.
Eze 5:15 E o opprobrio e a infamia servirão de instrucção e espanto ás nações que estão em redor de ti, quando eu executar em ti juizos com ira, e com furor, e com sanhudos castigos: Eu, Yahweh, fallei
Eze 5:16 Quando eu enviar as más frechas da fome contra elles, que servirão para destruição, as quaes eu mandarei para vos destruir, então augmentarei a fome sobre vós, e vos quebrantarei o sustento do pão.
Eze 5:17 E enviarei sobre vós a fome, e as más bestas que te desfilharão; e a peste e o sangue passarão por ti; e trarei a espada sobre ti: Eu, Yahweh, fallei.
Eze 6:1 E veiu a mim a palavra de Yahweh, dizendo:
Eze 6:2 Filho do homem, dirige o teu rosto para os montes de Israel, e prophetiza contra elles.
Eze 6:3 E dirás: Montes d’Israel, ouvi a palavra do Senhor Yahweh: Assim diz o Senhor Yahweh aos montes, aos outeiros, aos ribeiros e aos valles: Eis que eu, sim eu, trarei a espada sobre vós, e destruirei os vossos altos.
Eze 6:4 E serão assolados os vossos altares, e quebradas as vossas imagens do sol, e derribarei os vossos traspassados, diante dos vossos idolos.
Eze 6:5 E porei os cadaveres dos filhos de Israel diante dos seus idolos; e espalharei os vossos ossos em redor dos vossos altares.
Eze 6:6 Em todas as vossas habitações as cidades serão destruidas, e os altos assolados; para que os vossos altares sejam destruidos e assolados, e os vossos idolos se quebrem e cessem, e as vossas imagens do sol sejam cortadas, e desfeitas as vossas obras.
Eze 6:7 E os traspassados cairão no meio de vós; para que saibaes que eu sou Yahweh.
Eze 6:8 Porém deixarei um resto, para que tenhaes alguns que escaparem da espada entre as nações, quando fordes espalhados pelas terras.
Eze 6:9 Então se lembrarão de mim os que escaparem de vós entre as nações para onde foram levados em captiveiro; porquanto me quebrantei por causa do seu coração fornicario, que se desviou de mim, e por causa dos seus olhos, que andaram fornicando após os seus idolos; e terão nojo de si mesmos, por causa das maldades que fizeram em todas as suas abominações.
Eze 6:10 E saberão que eu sou Yahweh, e que não disse debalde que lhes faria este mal.
Eze 6:11 Assim diz o Senhor Yahweh: Bate com a mão, e pateia com o teu pé, e dize: Ah, por todas as abominações das maldades da casa d’Israel! porque cairão á espada, e de fome, e de peste
Eze 6:12 O que estiver longe morrerá de peste, e o que está perto cairá á espada; e o que ficar de resto e cercado morrerá de fome: e cumprirei o meu furor contra elles.
Eze 6:13 Então sabereis que eu sou Yahweh, quando estiverem os seus traspassados no meio dos seus idolos, em redor dos seus altares, em todo o outeiro alto, em todos os cumes dos montes, e debaixo de toda a arvore verde, e debaixo de todo o carvalho espesso, no logar onde offereciam perfume de cheiro suave a todos os seus idolos.
Eze 6:14 E estenderei a minha mão sobre elles, e farei a terra assolada, e mais assolada do que o deserto da banda de Diblath, em todas as suas habitações: e saberão que eu sou Yahweh.
Eze 7:1 Depois veiu a palavra de Yahweh a mim, dizendo:
Eze 7:2 E tu, ó filho do homem, assim diz o Senhor Yahweh ácerca da terra d’Israel: Vem o fim, o fim vem sobre os quatro cantos da terra.
Eze 7:3 Agora vem o fim sobre ti, porque enviarei sobre ti a minha ira, e te julgarei conforme os teus caminhos, e trarei sobre ti todas as tuas abominações.
Eze 7:4 E não te poupará o meu olho, nem me apiedarei de ti, mas porei sobre ti os teus caminhos, e as tuas abominações estarão no meio de ti: e sabereis que eu sou Yahweh.
Eze 7:5 Assim diz o Senhor Yahweh: Um mal, eis que um só mal vem.
Eze 7:6 Vem o fim, o fim vem, despertou-se contra ti; eis que vem.
Eze 7:7 Vem a manhã a ti, ó habitador da terra. Vem o tempo; chegado é o dia da turbação, e não ha echo nos montes.
Eze 7:8 Agora depressa derramarei o meu furor sobre ti, e cumprirei a minha ira contra ti, e te julgarei conforme os teus caminhos, e porei sobre ti todas as tuas abominações.
Eze 7:9 E não te poupará o meu olho, nem me apiedarei de ti; conforme os teus caminhos carregarei sobre ti, e as tuas abominações estarão no meio de ti; e sabereis que eu sou Yahweh, que firo
Eze 7:10 Eis aqui o dia, eis que vem; já saiu a manhã, já floresceu a vara, já reverdeceu a soberba.
Eze 7:11 A violencia se levantou para vara de impiedade: nada restará d’elles, nem da sua multidão, nem do seu arroido, nem haverá lamentação por elles.
Eze 7:12 Vem o tempo, já é chegado o dia; o que compra não se alegre, e o que vende não se entristeça: porque a ira ardente está sobre toda a multidão d’elles.
Eze 7:13 Porque o que vende não tornará a possuir o que vendeu, ainda que a vida d’elles estivesse entre os viventes; porque a visão não tornará para traz sobre toda a sua multidão; nem ninguem esforçará a sua vida com a sua iniquidade.
Eze 7:14 Já tocaram a trombeta, e tudo prepararam, porém não ha quem vá á peleja, porque sobre toda a sua multidão está a minha ardente ira.
Eze 7:15 Fóra a espada, e dentro a peste e a fome: o que estiver no campo morrerá á espada, e o que estiver na cidade a fome e a peste o consumirão.
Eze 7:16 E escaparão os que escaparem d’elles, porém estarão pelos montes, como pombas dos valles, todos gemendo, cada um por causa da sua maldade.
Eze 7:17 Todas as mãos se enfraquecerão, e todos os joelhos escorrerão em aguas.
Eze 7:18 E se cingirão de saccos, e os cobrirá o tremor: e sobre todos os rostos haverá vergonha, e sobre todas as suas cabeças calva.
Eze 7:19 A sua prata lançarão pelas ruas, e o seu oiro será como immundicia; nem a sua prata nem o seu oiro os poderá livrar no dia do furor de Yahweh: não fartarão elles a sua alma, nem lhes encherão as entranhas, porque isto foi o tropeço da sua maldade
Eze 7:20 E a gloria do seu ornamento elle a poz em magnificencia, porém fizeram n’ella imagens das suas abominações e coisas detestaveis: por isso eu lh’a tenho feito coisa immunda.
Eze 7:21 E a entregarei na mão dos estranhos por preza, e aos impios da terra por despojo: e a profanarão.
Eze 7:22 E desviarei d’elles o meu rosto, e profanarão o meu logar occulto; porque entrarão n’elle saqueadores, e o profanarão.
Eze 7:23 Faze uma cadeia, porque a terra está cheia de juizo de sangue, e a cidade está cheia de violencia.
Eze 7:24 E farei vir os pessimos de entre as nações, e possuirão as suas casas: e farei cessar a arrogancia dos valentes, e os que os sanctificam serão profanados.
Eze 7:25 Vem a destruição, e buscarão a paz, porém não a ha
Eze 7:24 Miseria sobre miseria virá, e se levantará rumor sobre rumor: então buscarão do propheta uma visão, porém do sacerdote perecerá a lei como tambem dos anciãos o conselho.
Eze 7:27 O rei lamentará, e o principe se vestirá de assolação, e as mãos do povo da terra se conturbarão; conforme o seu caminho lhes farei, e com os seus juizos os julgarei; e saberão que eu sou Yahweh
Eze 8:1 Succedeu pois, no sexto anno, no mez sexto, no quinto dia do mez, estando eu assentado na minha casa, e os anciãos de Judah assentados diante de mim, que ali a mão do Senhor Yahweh

 caiu sobre mim.
Eze 8:2 E olhei, e eis uma similhança como aspecto de fogo; desde o aspecto dos seus lombos, e d’ahi para baixo, era fogo; e dos seus lombos e d’ahi para cima como aspecto de um resplandor como de côr de ambar;
Eze 8:3 E estendeu a fórma d’uma mão, e me tomou pelos cabellos da minha cabeça; e o Espirito me levantou entre a terra e o céu, e me trouxe a Jerusalem em visões de Deus, até á entrada da porta do pateo de dentro, que olha para o norte, onde estava o assento da imagem dos ciumes, que provoca a ciumes
Eze 8:4 E eis que a gloria do Deus d’Israel estava ali, conforme o aspecto que eu tinha visto no valle.
Eze 8:5 E disse-me: Filho do homem, levanta agora os teus olhos para o caminho do norte. E levantei os meus olhos para o caminho do norte, e eis que da banda do norte, á porta do altar, estava esta imagem de ciumes na entrada.
Eze 8:6 E disse-me: Filho do homem, vês tu o que elles estão fazendo? as grandes abominações que a casa d’Israel faz aqui, para que me alongue do meu sanctuario? porém ainda tornarás a vêr maiores abominações.
Eze 8:7 E levou-me á porta do atrio: então olhei, e eis que havia um buraco na parede.
Eze 8:8 E disse-me: Filho do homem, cava agora n’aquella parede. E cavei na parede, e eis que havia uma porta.
Eze 8:9 Então me disse: Entra, e vê as malignas abominações que elles fazem aqui.
Eze 8:10 E entrei, e olhei, e eis que toda a forma de reptis, e bestas abominaveis, e de todos os idolos da casa d’Israel, estavam pintados na parede em todo o redor.
Eze 8:11 E setenta homens dos anciãos da casa de Israel, com Jaazanias, filho de Saphan, que estava no meio d’elles, estavam em pé diante d’elles, e cada um tinha na mão o seu incensario; e subia uma espessa nuvem de incenso.
Eze 8:12 Então me disse: Viste, porventura, filho do homem, o que os anciãos da casa de Israel fazem nas trevas, cada um nas suas camaras pintadas de imagens? porque dizem: Yahweh não nos vê; já desamparou Yahweh a terra.
Eze 8:13 E disse-me: Ainda tornarás a ver maiores abominações, que estes fazem.
Eze 8:14 E levou-me á entrada da porta da casa de Yahweh, que está da banda do norte, e eis ali estavam mulheres assentadas chorando a Tammuz.
Eze 8:15 E disse-me: Viste porventura isto, filho do homem? ainda tornarás a ver abominações maiores do que estas.
Eze 8:16 E levou-me para o atrio interior da casa de Yahweh, e eis que estavam á entrada do templo de Yahweh, entre o portico e o altar, quasi vinte e cinco homens, voltadas as costas para o templo de Yahweh, e virados os rostos para o oriente; e elles adoravam o sol virados para o oriente.
Eze 8:17 Então me disse: Viste isto, filho do homem? ha porventura coisa mais leviana para a casa de Judah, do que fazer taes abominações, que fazem aqui? havendo enchido a terra de violencia, tornam a irritar-me; porque eis que elles chegam o ramo ao nariz.
Eze 8:18 Pelo que tambem eu usarei com elles de furor; o meu olho não poupará, nem me apiedarei: e, ainda que me gritem aos ouvidos com grande voz, comtudo não os ouvirei.
Eze 9:1 Então me gritou aos ouvidos com grande voz, dizendo: Fazei chegar os intendentes da cidade, cada um com as suas armas destruidoras na mão.
Eze 9:2 E eis que vinham seis homens caminho da porta alta, que olha para o norte, e cada um com as suas armas destruidoras na mão, e entre elles um homem vestido de linho, com um tinteiro de escrivão á sua cinta; e entraram, e se pozeram junto ao altar de bronze.
Eze 9:3 E a gloria do Deus d’Israel se levantou de sobre o cherubim sobre o qual estava, até ao umbral da casa; e clamou ao homem vestido de linho, que tinha o tinteiro de escrivão á sua cinta.
Eze 9:4 E disse-lhe Yahweh: Passa pelo meio da cidade, pelo meio de Jerusalem, e marca com um signal as testas dos homens que suspiram e que gemem por causa de todas as abominações que se commettem no meio d’ella.
Eze 9:5 E aos outros disse a meus ouvidos: Passae pela cidade após elle, e feri: não poupe o vosso olho, nem vos compadeçaes.
Eze 9:6 Matae velhos, mancebos, e virgens, e meninos, e mulheres, até exterminal-os; porém a todo o homem que tiver o signal não vos chegueis; e começae pelo meu sanctuario. E começaram pelos homens mais velhos que estavam diante da casa
Eze 9:7 E disse-lhes: Contaminae a casa e enchei os atrios de mortos: sahi. E sairam, e feriram na cidade.
Eze 9:8 Succedeu pois que, havendo-os ferido, e ficando eu de resto, cahi sobre a minha face, e clamei, e disse: Ah! Senhor Yahweh! dar-se-ha caso que destruas todo o restante de Israel, derramando a tua indignação sobre Jerusalem?
Eze 9:9 Então me disse: A maldade da casa de Israel e de Judah é grandissima, e a terra se encheu de sangue e a cidade se encheu de perversidade; porque dizem: Yahweh deixou a terra, e Yahweh não vê
Eze 9:10 Pois tambem, emquanto a mim, não poupará o meu olho, nem me compadecerei: sobre a cabeça d’elles farei recair o seu caminho.
Eze 9:11 E eis que o homem que estava vestido de linho, a cuja cinta estava o tinteiro, tornou com a resposta, dizendo: Fiz como me mandaste.
Eze 10:1 Depois olhei, e eis que no firmamento, que estava por cima da cabeça dos cherubins, appareceu sobre elles como uma pedra de safira, como o aspecto da similhança d’um throno.
Eze 10:2 E fallou ao homem vestido de linho, dizendo: Vae por entre as rodas, até debaixo do cherubim, e enche os punhos de brazas accesas d’entre os cherubins, e espalha-as sobre a cidade. E elle entrou á minha vista.
Eze 10:3 E os cherubins estavam ao lado direito da casa, quando entrou aquelle homem; e uma nuvem encheu o atrio interior.
Eze 10:4 Então se levantou a gloria de Yahweh de sobre o cherubim para o umbral da casa; e encheu-se a casa d’uma nuvem, e o atrio se encheu do resplandor da gloria de Yahweh.
Eze 10:5 E o estrondo das azas dos cherubins se ouviu até ao atrio exterior, como a voz do Deus Todo-poderoso, quando falla.
Eze 10:6 Succedeu pois que, dando elle ordem ao homem vestido de linho, dizendo: Toma fogo d’entre as rodas, d’entre os cherubins, entrou elle, e se poz junto ás rodas.
Eze 10:7 Então estendeu um cherubim a sua mão de entre os cherubins para o fogo que estava entre os cherubins; e o tomou, e o poz nas mãos do que estava vestido de linho; o qual o tomou, e saiu.
Eze 10:8 E appareceu nos cherubins uma similhança de mão de homem debaixo das suas azas.
Eze 10:9 Então olhei, e eis quatro rodas junto aos cherubins, uma roda junto a um cherubim, e outra roda junto a outro cherubim; e o aspecto das rodas era como côr de pedra de turqueza.
Eze 10:10 E, quanto ao seu aspecto, as quatro tinham uma mesma similhança; como se estivera uma roda no meio d’outra roda.
Eze 10:11 Andando estes, andavam est’outras pelos quatro lados d’elles; não se viravam quando andavam, mas para o logar para onde olhava a cabeça para esse andavam; não se viravam quando andavam.
Eze 10:12 E todo o seu corpo, e as suas costas, e as suas mãos, e as suas azas, e as rodas, as rodas que os quatro tinham, estavam cheias d’olhos em redor.
Eze 10:13 E, quanto ás rodas, a ellas se lhes chamou a meus ouvidos Galgal.
Eze 10:14 E cada um tinha quatro rostos: o rosto do primeiro era rosto de cherubim, e o rosto do segundo rosto de homem, e do terceiro era rosto de leão, e do quarto rosto de aguia.
Eze 10:15 E os cherubins se elevaram ao alto: estes são os mesmos animaes que vi junto ao rio de Chebar.
Eze 10:16 E, andando os cherubins, andavam as rodas juntamente com elles; e, levantando os cherubins as suas azas, para se elevarem de sobre a terra, tambem as rodas não se separavam d’elles.
Eze 10:17 Parando elles, paravam ellas; e, elevando-se elles, elevavam-se ellas, porque o espirito de vida estava n’ellas.
Eze 10:18 Então saiu a gloria de Yahweh de sobre o umbral da casa de Yahweh, e parou sobre os cherubins.
Eze 10:19 E os cherubins alçaram as suas azas, e se elevaram da terra aos meus olhos, quando sairam; e as rodas os acompanhavam: e cada um parou á entrada da porta oriental da casa de Yahweh; e a gloria do Deus de Israel estava em cima sobre elles.
Eze 10:20 Estes são os animaes que vi debaixo do Deus de Israel, junto ao rio de Chebar, e conheci que eram cherubins.
Eze 10:21 Cada um tinha quatro rostos e cada um quatro azas, e a similhança de mãos de homem debaixo das suas azas.
Eze 10:22 E a similhança dos seus rostos era a dos rostos que eu tinha visto junto ao rio de Chebar, o aspecto d’elles e elles mesmos: cada um andava ao direito do seu rosto.
Eze 11:1 Então me levantou o Espirito, e me levou á porta oriental da casa de Yahweh, que olha para o oriente; e eis que estavam á entrada da porta vinte e cinco homens; e no meio d’elles vi a Jaazanias, filho de Azus, e a Pelatias, filho de Benaias, principes do povo.
Eze 11:2 E disse-me: Filho do homem, estes são os homens que pensam na perversidade, e aconselham conselho mau n’esta cidade.
Eze 11:3 Que dizem: Não está proximo o tempo de edificar casas; esta cidade é a caldeira, e nós a carne.
Eze 11:4 Portanto, prophetiza contra elles: prophetiza, ó filho do homem.
Eze 11:5 Caiu pois sobre mim o Espirito de Yahweh, e disse-me: Dize: Assim diz Yahweh: Assim vós dizeis, ó casa d’Israel, porque, quanto ás coisas que vos sobem ao espirito, eu as conheço.
Eze 11:6 Multiplicastes os vossos mortos n’esta cidade, e enchestes as suas ruas de mortos.
Eze 11:7 Portanto, assim diz o Senhor Yahweh: Vossos mortos, que deitastes no meio d’ella, esses são a carne, e ella é a caldeira: a vós, porém, vos tirarei do meio d’ella.
Eze 11:8 Temestes a espada, e a espada trarei sobre vós, diz o Senhor Yahweh.
Eze 11:9 E vos farei sair do meio d’ella, e vos entregarei na mão de estranhos, e exercerei os meus juizos entre vós.
Eze 11:10

 Caireis á espada, e nos confins d’Israel vos julgarei; e sabereis que eu sou Yahweh.
Eze 11:11 Esta cidade não vos servirá de caldeira, nem vós servireis de carne no meio d’ella: nos confins d’Israel vos julgarei.
Eze 11:12 E sabereis que eu sou Yahweh, porque nos meus estatutos não andastes, nem fizestes os meus juizos; antes fizestes conforme os juizos das nações que estão em redor de vós
Eze 11:13 E aconteceu que, prophetizando eu, morreu Pelatias, filho de Benaias: então cahi sobre o meu rosto, e clamei com grande voz, e disse: Ah! Senhor Yahweh! porventura farás tu consummação do resto d’Israel?
Eze 11:14 Então veiu a mim a palavra de Yahweh , dizendo:
Eze 11:15 Filho do homem, teus irmãos, sim, teus irmãos, os homens de teu parentesco, e toda a casa de Israel, todos elles, são aquelles a quem os habitantes de Jerusalem disseram: Apartae-vos para longe de Yahweh; esta terra se nos deu em possessão.
Eze 11:16 Portanto, dize: Assim diz o Senhor Yahweh: Ainda que os lancei para longe entre as nações, e ainda que os espalhei pelas terras, todavia lhes servirei de sanctuario, por um pouco de tempo, nas terras para onde foram.
Eze 11:17 Portanto, dize: Assim diz o Senhor Yahweh: Ora ajuntar-vos-hei dos povos, e vos recolherei das terras para onde fostes lançados, e vos darei a terra d’Israel.
Eze 11:18 E virão ali, e tirarão d’ella todas as suas coisas detestaveis e todas as suas abominações.
Eze 11:19 E lhes darei um mesmo coração, e espirito novo porei dentro d’elles: e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne
Eze 11:20 Para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juizos, e os façam: e elles me serão por povo, e eu lhes serei por Deus.
Eze 11:21 Quanto áquelles cujo coração andar conforme o coração das suas coisas detestaveis, e das suas abominações, farei recair nas suas cabeças o seu caminho, diz o Senhor Yahweh
Eze 11:22 Então os cherubins elevaram as suas azas, e as rodas os acompanhavam; e a gloria do Deus d’Israel estava em cima, sobre elles.
Eze 11:23 E a gloria de Yahweh se alçou desde o meio da cidade; e se poz sobre o monte que está defronte do oriente da cidade.
Eze 11:24 Depois o Espirito me levantou, e me levou á Chaldea, para os do captiveiro, em visão, pelo Espirito de Deus; e subiu de sobre mim a visão que eu tinha visto.
Eze 11:25 E fallei aos do captiveiro todas as coisas que Yahweh me tinha mostrado.
Eze 12:1 E veiu a mim a palavra de Yahweh, dizendo:
Eze 12:2 Filho do homem, tu habitas no meio da casa rebelde, que tem olhos para ver e não vê, e tem ouvidos para ouvir e não ouve; porque casa rebelde é.
Eze 12:3 Tu, pois, ó filho do homem, faze trastes de quem se muda de paiz, e de dia muda de logar aos olhos d’elles; e do teu logar mudarás a outro logar aos olhos d’elles; bem pode ser que reparem n’isso, ainda que elles são casa rebelde.
Eze 12:4 Aos olhos d’elles tirarás para fóra pois, de dia, os teus trastes, como trastes de quem se muda de logar; então tu sairás de tarde aos olhos d’elles, como quem sae mudando de logar.
Eze 12:5 Escava para ti, á vista d’elles, a parede, e tira para fóra por ella os trastes.
Eze 12:6 Aos olhos d’elles aos hombros os levarás, ás escuras os tirarás, e cobrirás a tua cara, para que não vejas a terra: porque te dei por signal maravilhoso á casa d’Israel.
Eze 12:7 E fiz assim, como se me deu ordem: os meus trastes tirei para fóra de dia, como trastes de quem se muda de logar: então á tarde escavei na parede com a mão; ás escuras os tirei para fóra, e aos hombros os levei, aos olhos d’elles.
Eze 12:8 E veiu a mim a palavra de Yahweh, pela manhã, dizendo:
Eze 12:9 Filho do homem, porventura não te disse a casa d’Israel, aquella casa rebelde: Que fazes tu?
Eze 12:10 Dize-lhes: Assim diz o Senhor Yahweh: Esta carga é contra o principe em Jerusalem, e contra toda a casa d’Israel, que está no meio d’ella.
Eze 12:11 Dize: Eu sou o vosso maravilhoso signal: assim como eu fiz, assim se lhes fará a elles; por transportação irão em captiveiro;
Eze 12:12 E o principe que está no meio d’elles aos hombros levará ás escuras os trastes, e sairá: a parede escavarão para os tirarem por ella: o seu rosto cobrirá, para que elle com o olho não veja a terra.
Eze 12:13 Tambem estenderei a minha rede sobre elle, e será apanhado no meu laço: e o levarei a Babylonia, á terra dos chaldeos, e comtudo não a verá, ainda que ali morrerá.
Eze 12:14 E a todos os que estiverem ao redor d’elle em seu soccorro, e a todas as suas tropas, espalharei a todos os ventos: e desembainharei a espada atraz d’elles.
Eze 12:15 Assim saberão que eu sou Yahweh, quando eu os derramar entre as nações e os espalhar pelas terras.
Eze 12:16 Porém d’elles deixarei ficar de resto alguns poucos da espada, da fome, e da peste, para que contem todas as suas abominações entre as nações para onde forem; e saberão que eu sou Yahweh.
Eze 12:017 Então veiu a mim a palavra de Yahweh, dizendo:
Eze 12:18 Filho do homem, o teu pão comerás com tremor, e a tua agua beberás com estremecimento e com receio.
Eze 12:19 E dirás ao povo da terra: Assim diz o Senhor’ Yahweh ácerca dos habitantes de Jerusalem, na terra d’Israel: O seu pão comerão com receio, e a sua agua beberão com susto, porquanto a sua terra será despojada de sua abundancia, por causa da violencia de todos os que habitam n’ella.
Eze 12:20 E as cidades habitadas serão desoladas, e a terra se tornará em assolação; e sabereis que eu sou Yahweh.
Eze 12:21 E veiu ainda a mim a palavra de Yahweh, dizendo:
Eze 12:22 Filho do homem, que dictado é este que vós tendes na terra d’Israel, dizendo: Prolongar-se-hão os dias, e perecerá toda a visão?
Eze 12:23 Portanto, dize-lhes: Assim diz o Senhor Yahweh: Farei cessar este dictado, e não se servirão mais d’este dictado em Israel; porém dize-lhes: Já se chegaram os dias e a palavra de toda a visão.
Eze 12:24 Porque não haverá mais alguma visão vã, nem adivinhação lisongeira, no meio da casa d’Israel.
Eze 12:25 Porque eu, o Yahweh, fallarei, e a palavra que eu fallar se fará; não terá mais tardança; porque em vossos dias, ó casa rebelde, fallarei uma palavra e a cumprirei, diz o Senhor Yahweh.
Eze 12:26 Veiu mais a mim a palavra de Yahweh, dizendo:
Eze 12:27 Filho do homem, eis que os da casa d’Israel dizem: A visão que este vê é para muitos dias, e elle prophetiza de tempos que estão longe.
Eze 12:28 Portanto dize-lhes: Assim diz o Senhor Yahweh: Não será differida mais alguma das minhas palavras: e a palavra que fallei se fará, diz o Senhor Yahweh .
Eze 13:1 E veiu a mim a palavra de Yahweh, dizendo:
Eze 13:2 Filho do homem, prophetiza contra os prophetas de Israel que prophetizam, e dize aos que prophetizam de seu coração: Ouvi a palavra de Yahweh:
Eze 13:3 Assim diz o Senhor Yahweh: Ai dos prophetas loucos, que seguem o seu proprio espirito e o que não viram!
Eze 13:4 Os teus prophetas, ó Israel, são como raposas nos desertos.
Eze 13:5 Não subistes ás brechas, nem tapastes o muro quebrado para a casa d’Israel, para estardes na peleja no dia de Yahweh.
Eze 13:6 Vêem vaidade e adivinhação mentirosa os que dizem: Yahweh disse; e o Senhor os não enviou: e fazem que se espere o cumprimento da palavra.
Eze 13:7 Porventura não vêdes visão de vaidade, e não fallaes adivinhação mentirosa, quando dizeis: Yahweh diz, sendo que eu tal não fallei
Eze 13:8 Portanto assim diz o Senhor Yahweh: Porquanto fallaes vaidade, e vêdes a mentira, portanto eis que eu sou contra vós, diz o Senhor Yahweh.
Eze 13:9 E a minha mão será contra os prophetas que vêem vaidade e que adivinham mentira: na congregação do meu povo não estarão, nem nos registros da casa d’Israel se escreverão, nem entrarão na terra de Israel: e sabereis que eu sou o Senhor Yahweh.
Eze 13:10 Porquanto, sim, porquanto andam enganando o meu povo, dizendo: Paz, não havendo paz; e um edifica a parede de lodo, e eis que outros a rebocam de cal não adubada;
Eze 13:11 Dize aos que a rebocam de cal não adubada que cairá: haverá uma grande pancada de chuva, e vós, ó pedras grandes de saraiva, caireis, e um vento tempestuoso a fenderá.
Eze 13:12 Ora, eis que, caindo a parede, não vos dirão: Então onde está o reboco de que a rebocastes?
Eze 13:13 Portanto assim diz o Senhor Yahweh: Um vento tempestuoso farei, sim, romper no meu furor, e uma grande pancada de chuva haverá na minha ira, e grandes pedras de saraiva na minha indignação, para consumir.
Eze 13:14 E derribarei a parede que rebocastes de cal não adubada, e darei com ella por terra, e o seu fundamento se descobrirá; assim cairá, e perecereis no meio d’ella, e sabereis que eu sou Yahweh.
Eze 13:15 Assim cumprirei o meu furor contra a parede, e contra os que a rebocam de cal não adubada; e vos direi: Já não ha parede, nem existem os que a rebocam;
Eze 13:16 A saber, os prophetas de Israel, que prophetizam de Jerusalem, e vêem para ella visão de paz, não havendo paz, diz o Senhor Yahweh.
Eze 13:17 E tu, ó filho do homem, dirige o teu rosto contra as filhas do teu povo, que prophetizam de seu coração, e prophetiza contra ellas.
Eze 13:18 E dize: Assim diz o Senhor Yahweh: Ai das que cozem almofadas para todos os sovacos, e que fazem travesseiros para cabeças de toda a estatua, para caçarem as almas! porventura caçareis as almas do meu povo? e as almas guardareis em vida para vós?
Eze 13:19 E me profanareis para com o meu povo, por punhados de cevada, e por pedaços de pão, para matardes as almas que não haviam de morrer, e para guardardes em vida as almas que não haviam de viver, mentindo assim ao meu povo que escuta a mentira?
Eze 13:20 Portanto assim diz o Senhor Yahweh: Eis ahi vou eu contra as vossas almofadas, com que vós ali caçaes as almas nos jardins, e as

 arrancarei de vossos braços, e soltarei as almas que vós caçaes, as almas nos jardins.
Eze 13:21 E rasgarei os vossos toucadores, e livrarei o meu povo das vossas mãos, e nunca mais estarão em vossas mãos para vossa caça; e sabereis que eu sou Yahweh.
Eze 13:22 Porquanto entristecestes o coração do justo com falsidade, não o havendo eu entristecido; e porquanto esforçastes as mãos do impio, para que não se desviasse do seu mau caminho, para guardal-o em vida;
Eze 13:23 Portanto não vereis mais a vaidade, nem adivinhareis adivinhação; mas livrarei o meu povo das vossas mãos, e sabereis que eu sou Yahweh.
Eze 14:1 E vieram a mim alguns homens dos anciãos de Israel, e se assentaram diante de mim.
Eze 14:2 Então veiu a mim a palavra de Yahweh, dizendo:
Eze 14:3 Filho do homem, estes homens levantaram os seus idolos sobre os seus corações, e o tropeço da sua maldade pozeram diante da sua face; porventura pois devéras me perguntam?
Eze 14:4 Portanto falla com elles, e dize-lhes: Assim diz o Senhor Yahweh: Qualquer homem da casa de Israel, que levantar os seus idolos sobre o seu coração, e o tropeço da sua maldade pozer diante da sua face, e vier ao propheta, eu, Yahweh, vindo elle, lhe responderei conforme a multidão dos seus idolos;
Eze 14:5 Para apanhar a casa de Israel no seu coração, porquanto todos se apartaram de mim para seguirem os seus idolos.
Eze 14:6 Portanto dize á casa de Israel: Assim diz o Senhor Yahweh: Convertei-vos, e deixae-vos converter dos vossos idolos; e desviae os vossos rostos de todas as vossas abominações.
Eze 14:7 Porque qualquer homem da casa de Israel, e dos estrangeiros que peregrinam em Israel, que se alienar de mim, e levantar os seus idolos sobre o seu coração, e pozer o tropeço da sua maldade diante do seu rosto, e vier ao propheta, para me consultar por meio d’elle, eu, Yahweh, lhe responderei por mim mesmo.
Eze 14:8 E porei o meu rosto contra o tal homem, e o assolarei para que sirva de signal e de dictado, e arrancal-o-hei do meio do meu povo: e sabereis que eu sou Yahweh.
Eze 14:9 E quando o propheta se deixar persuadir, e fallar alguma coisa, eu, Yahweh, persuadi esse propheta; e estenderei a minha mão contra elle, e destruil-o-hei do meio do meu povo Israel,
Eze 14:10 E levarão a sua maldade: como fôr a maldade do que pergunta, assim será a maldade do propheta;
Eze 14:11 Para que a casa de Israel não se desvie mais d’após mim, nem se contamine mais com todas as suas transgressões: então elles me serão por povo, e eu lhes serei por Deus, diz o Senhor Yahweh.
Eze 14:12 Veiu ainda a mim a palavra de Yahweh, dizendo:
Eze 14:13 Filho do homem, quando uma terra peccar contra mim, gravemente rebellando, então estenderei a minha mão contra ella, e lhe quebrarei o sustento do pão, e enviarei contra ella fome, e arrancarei d’ella homens e animaes:
Eze 14:14 Ainda que estivessem no meio d’ella estes tres homens, Noé, Daniel e Job, elles pela sua justiça livrariam sómente a sua alma, diz o Senhor Yahweh.
Eze 14:15 Se eu fizer passar pela terra as más bestas, e ellas a despojarem de filhos, que ella seja assolada, e ninguem possa passar por ella por causa das bestas;
Eze 14:16 E estes tres homens estivessem no meio d’ella, vivo eu, diz o Senhor Yahweh, que nem a filhos nem a filhas livrariam; elles só ficariam livres, e a terra seria assolada.
Eze 14:17 Ou, se eu trouxer a espada sobre a tal terra, e disser: Espada, passa pela terra: e eu arrancar d’ella homens e bestas:
Eze 14:18 Ainda que aquelles tres homens estivessem n’ella, vivo eu, diz o Senhor Yahweh, que nem filhos nem filhas livrariam, senão elles só ficariam livres.
Eze 14:19 Ou, se eu enviar a peste sobre a tal terra, e derramar o meu furor sobre ella com sangue, para arrancar d’ella homens e bestas:
Eze 14:20 Ainda que Noé, Daniel e Job estivessem no meio d’ella, vivo eu, diz o Senhor Yahweh, que nem um filho nem uma filha livrariam a sua alma, mas só elles livrarão as suas proprias almas pela sua justiça.
Eze 14:21 Porque assim diz o Senhor Yahweh: Quanto mais, se eu enviar os meus quatro maus juizos, a espada, e a fome, e as más bestas, e a peste, contra Jerusalem, para arrancar d’ella homens e bestas?
Eze 14:22 Porém eis que alguns dos que escaparem ficarão de resto n’ella, que serão tirados para fóra, assim filhos como filhas; eis que elles sairão a vós, e vereis o seu caminho e os seus feitos; e ficareis consolados do mal que eu trouxe sobre Jerusalem, e de tudo o que trouxe sobre ella.
Eze 14:23 E vos consolarão, quando virdes o seu caminho e os seus feitos; e sabereis que não fiz sem razão tudo quanto fiz n’ella, diz o Senhor Yahweh.
Eze 15:1 E veiu a mim a palavra de Yahweh, dizendo:
Eze 15:2 Filho do homem, que mais é o pau da videira do que todo outro pau? ou o sarmento entre os paus do bosque?
Eze 15:3 Toma-se porventura d’elle madeira para fazer alguma obra? ou toma-se d’elle alguma estaca, para que se lhe pendure algum traste?
Eze 15:4 Eis que o entregam ao fogo, para que seja consumido; ambas as suas extremidades consome o fogo, e o meio d’elle fica queimado: serviria porventura para alguma obra?
Eze 15:5 Eis que, estando inteiro, não se fazia d’elle obra, quanto menos sendo consumido do fogo? e, sendo queimado, se faria ainda obra d’elle?
Eze 15:06 Portanto, assim diz o Senhor Yahweh: Como é o pau da videira entre os paus do bosque, o que entrego ao fogo para que seja consumido, assim entregarei os habitantes de Jerusalem.
Eze 15:7 Porque porei a minha face contra elles; saindo elles de um fogo, outro fogo os consumirá; e sabereis que eu sou Yahweh, quando tiver posto a minha face contra elles.
Eze 15:8 E tornarei a terra em assolação, porquanto grandemente prevaricaram, diz o Senhor Yahweh.
Eze 16:1 E veiu a mim a palavra de Yahweh, dizendo:
Eze 16:2 Filho do homem, faze conhecer a Jerusalem as suas abominações.
Eze 16:3 E dize: Assim diz o Senhor Yahweh a Jerusalem: A tua origem e o teu nascimento procedem da terra dos cananeos: teu pae era amorrheo, e a tua mãe hethea.
Eze 16:4 E, quanto ao teu nascimento, no dia em que nasceste não te foi cortado o umbigo, nem foste lavada com a agua, vendo-te eu; nem tão pouco foste esfregada com sal, nem envolta em faixas.
Eze 16:5 Não se compadeceu de ti olho algum, para te fazer alguma coisa d’isto, compadecido de ti; antes foste lançada na face do campo, pelo nojo da tua alma, no dia em que tu nasceste.
Eze 16:6 E, passando eu por ao pé de ti, vi-te pizada no teu sangue, e disse-te: Ainda que estejas no teu sangue, vive; sim, disse-te: Ainda que estejas no teu sangue, vive
Eze 16:7 Eu te fiz multiplicar como o renovo do campo, e cresceste, e te engrandeceste, e chegaste á grande formosura: avultaram os peitos, e brotou o teu pello; porém estavas nua e descoberta.
Eze 16:8 E, passando eu por ao pé de ti, vi-te, e eis que o teu tempo era tempo de amores; e estendi sobre ti a ourela do meu manto, e cobri a tua nudez; e dei-te juramento, e entrei em concerto comtigo, diz o Senhor Yahweh, e tu ficaste sendo minha.
Eze 16:9 Então te lavei na agua, e te enxuguei do teu sangue, e te ungi com oleo.
Eze 16:10 E te vesti de bordadura, e te calcei de pello de texugo, e te cingi de linho fino, e te cobri de seda.
Eze 16:11 E te ornei com ornamentos, e te puz braceletes nas mãos e um collar á rodo do teu pescoço.
Eze 16:12 E te puz uma joia pendente na testa, e pendentes nas orelhas, e uma corôa de gloria na cabeça.
Eze 16:13 E assim foste ornada de oiro e prata, e o teu vestido foi de linho fino, e de seda e bordadura: nutriste-te de flor de farinha, e mel e oleo; e foste formosa em extremo, e foste prospera, até chegares a ser rainha.
Eze 16:14 E saiu de ti a fama entre as nações, por causa da tua formosura, porque perfeita era, por causa da minha gloria que eu tinha posto sobre ti, diz o Senhor Yahweh.
Eze 16:15 Porém confiaste na tua formosura, e fornicaste por causa da tua fama; derramaste as tuas fornicações a todo o que passava, para seres sua.
Eze 16:16 E tomaste dos teus vestidos, e fizeste logares altos enfeitados, de diversas côres, e fornicaste sobre elles: taes coisas não vieram, nem hão de vir.
Eze 16:17 E tomaste as tuas joias de enfeite, que eu te dei do meu oiro e da minha prata, e fizeste imagens do homens, e fornicaste com ellas.
Eze 16:18 E tomaste os teus vestidos bordados, e os cobriste; e o meu oleo e o meu perfume pozeste diante d’ellas.
Eze 16:19 E o meu pão que te dei, a flor de farinha, e o oleo e o mel com que eu te sustentava tambem pozeste diante d’ellas em cheiro suave; e assim foi, diz o Senhor Yahweh.
Eze 16:20 Além d’isto, tomaste a teus filhos e tuas filhas, que me tinhas gerado, e os sacrificaste a ellas, para os consumirem: acaso é pequena a tua fornicação?
Eze 16:21 E mataste a meus filhos, e os entregaste a ellas para os fazerem passar pelo fogo.
Eze 16:22 E em todas as tuas abominações, e tuas fornicações, não te lembraste dos dias da tua mocidade, quando tu estavas nua e descoberta, e pizada no teu sangue.
Eze 16:23 E succedeu, depois de toda a tua maldade (ai! ai de ti! diz o Senhor Yahweh),
Eze 16:24 Que edificaste uma abobada, e fizeste logares altos por todas as ruas.
Eze 16:25 A cada canto do caminho edificaste o teu logar alto, e fizeste abominavel a tua formosura, e alargaste os teus pés a todo o que passava: e assim multiplicaste as tuas fornicações.
Eze 16:26 Tambem fornicaste com os filhos do Egypto, teus visinhos de grandes carnes, e multiplicaste a tua fornicação para me provocares á ira.
Eze 16:27 Pelo que eis que estendi a minha mão sobre ti, e diminui a tua porção; e te entreguei á vontade das que te aborrecem, a saber, das filhas dos philisteos, as quaes se envergonhavam do teu caminho depravado.


Eze 16:28 Tambem fornicaste com os filhos da Assyria, porquanto eras insaciavel; e, fornicando com elles, nem ainda assim ficaste farta;
Eze 16:29 Antes multiplicaste as tuas fornicações na terra de Canaan até Chaldea, e nem ainda com isso te fartaste.
Eze 16:30 Quão fraco está o teu coração, diz Yahweh, fazendo tu todas estas coisas, obras d’uma mulher meretriz e imperiosa!
Eze 16:31 Edificando tu a tua abobada ao canto de cada caminho, e fazendo o teu logar alto em cada rua! nem foste como a meretriz, desprezando a paga;
Eze 16:32 Antes como a mulher adultera que, em logar de seu marido, recebe os estranhos.
Eze 16:33 A todas as meretrizes dão paga, mas tu dás os teus presentes a todos os teus amantes; e lhes dás presentes, para que venham a ti de todas as partes, por tuas fornicações.
Eze 16:34 Assim que comtigo succede o contrario das mulheres nas tuas fornicações, pois após ti não andam para fornicar; porque, dando tu a paga, e a ti não sendo dada a paga, te fizeste contraria ás outras.
Eze 16:35 Portanto, ó meretriz, ouve a palavra de Yahweh.
Eze 16:36 Assim diz o Senhor Yahweh: Porquanto se derramou o teu dinheiro, e se descobriu a tua nudez nas tuas fornicações com os teus amantes, como tambem com todos os idolos das tuas abominações, e no sangue de teus filhos que lhes deste:
Eze 16:37 Portanto, eis que ajuntarei a todos os teus amantes, com os quaes te misturaste, como tambem a todos os que amaste, com todos os que aborreceste, e ajuntal-os-hei contra ti em redor, e descobrirei a tua nudez diante d’elles, para que vejam toda a tua nudez.
Eze 16:38 E julgar-te-hei segundo o teu juizo das adulteras e das que derramam sangue; e entregar-te-hei ao sangue de furor e de ciume.
Eze 16:39 E entregar-te-hei nas suas mãos, e derribarão a tua abobada, e transtornarão os teus altos logares, e te despirão os teus vestidos, e tomarão as tuas joias de enfeite, e te deixarão nua e descoberta.
Eze 16:40 Então farão subir contra ti um ajuntamento, e te apedrejarão com pedra, e te traspassarão com as suas espadas.
Eze 16:41 E queimarão as tuas casas a fogo, e executarão juizos contra ti, aos olhos de muitas mulheres; e te farei cessar de ser meretriz, e paga não darás mais.
Eze 16:42 Assim farei descançar em ti o meu furor, e os meus ciumes se desviarão de ti, e me aquietarei, e nunca mais me indignarei.
Eze 16:43 Porquanto não te lembraste dos dias da tua mocidade, e me provocaste á ira com tudo isto: pelo que, eis que tambem eu farei recair o teu caminho sobre a tua cabeça, diz o Senhor Yahweh, e não farás tal enormidade de mais sobre todas as tuas abominações.
Eze 16:44 Eis que todo o que usa de proverbios usará de ti n’este proverbio, dizendo: Qual a mãe, tal sua filha.
Eze 16:45 Tu és a filha de tua mãe, que tinha nojo de seu marido e de seus filhos; e tu és a irmã de tuas irmãs, que tinham nojo de seus maridos e de seus filhos: vossa mãe foi hethea, e vosso pae amorrheo.
Eze 16:46 E tua irmã maior é Samaria, ella e suas filhas, a qual habita á tua esquerda: e tua irmã menor que tu, que habita á tua mão direita, é Sodoma e suas filhas
Eze 16:47 Todavia não andaste nos caminhos, nem fizeste conforme as suas abominações, como se isto mui pouco fôra; porém te corrompeste mais do que ellas, em todos os teus caminhos.
Eze 16:48 Vivo eu, diz o Senhor Yahweh, que não fez Sodoma, tua irmã, nem ella, nem suas filhas, como fizeste tu e tuas filhas.
Eze 16:49 Eis que esta foi a maldade de Sodoma, tua irmã; soberba, fartura de pão, e abundancia de ociosidade teve ella e suas filhas, porém nunca esforçou a mão do pobre e do necessitado.
Eze 16:50 E se ensoberbeceram, e fizeram abominação diante de mim; pelo que as tirei d’ali, vendo eu isto.
Eze 16:51 Tambem Samaria não commetteu a metade de teus peccados: e multiplicaste as tuas abominações mais do que ellas, e justificaste a tuas irmãs, com todas as tuas abominações que fizeste.
Eze 16:52 Tu pois tambem leva a tua vergonha, tu que julgaste a tuas irmãs, pelos teus peccados, que fizeste mais abominaveis do que ellas; mais justas são do que tu: envergonha-te logo tambem, e leva a tua vergonha, pois justificaste a tuas irmãs.
Eze 16:53 Eu pois farei voltar os captivos d’elles; os captivos de Sodoma e suas filhas, e os captivos de Samaria e suas filhas, e os captivos do teu captiveiro entre ellas;
Eze 16:54 Para que leves a tua vergonha, e sejas envergonhada por tudo o que fizeste, dando-lhes tu consolação.
Eze 16:55 Quando tuas irmãs, Sodoma e suas filhas, tornarem ao seu primeiro estado, e tambem Samaria e suas filhas tornarem ao seu primeiro estado, tambem tu e tuas filhas tornareis ao vosso primeiro estado.
Eze 16:56 Nem até Sodoma, tua irmã, foi ouvida na tua bocca, no dia das tuas soberbas,
Eze 16:57 Antes que se descobrisse a tua maldade, como no tempo do desprezo das filhas da Syria, e de todos os que estavam ao redor d’ella, as filhas dos philisteos, que te desprezavam em redor.
Eze 16:58 A tua enormidade e as tuas abominações tu levarás, diz Yahweh.
Eze 16:59 Porque assim diz o Senhor Yahweh: Tambem te farei como fizeste; que desprezaste o juramento, quebrantando o concerto.
Eze 16:60 Comtudo eu me lembrarei do meu concerto comtigo nos dias da tua mocidade; e estabelecerei comtigo um concerto eterno.
Eze 16:61 Então te lembrarás dos teus caminhos, e te confundirás, quando receberes tuas irmãs maiores do que tu, com as menores do que tu, porque t’as darei por filhas, porém não pelo teu concerto.
Eze 16:62 Porque eu estabelecerei o meu concerto comtigo, e saberás que eu sou Yahweh;
Eze 16:63 Para que te lembres d’isso, e te envergonhes, e nunca mais abras a tua bocca por causa da tua vergonha, quando me reconciliar comtigo de tudo quanto fizeste, diz o Senhor Yahweh.
Eze 17:1 E veiu a mim a palavra de Yahweh, dizendo:
Eze 17:2 Filho do homem, propõe uma parabola, e usa d’uma comparação para com a casa de Israel.
Eze 17:3 E disse: Assim diz o Senhor Yahweh: Uma grande aguia, de grandes azas, comprida de plumagem, e cheia de pennas de varias côres, veiu ao Libano e levou o mais alto ramo d’um cedro.
Eze 17:4 E arrancou a ponta mais alta dos seus ramos, e a trouxe á terra de mercancia, na cidade de mercancia, na cidade de mercadores a poz.
Eze 17:5 Tomou da semente da terra, e a lançou n’um campo de semente: tomando-a, a poz junto ás grandes aguas com grande prudencia.
Eze 17:6 E brotou, e tornou-se n’uma videira mui larga, de pouca altura, virando-se para ella os seus ramos, porque as suas raizes estavam debaixo d’ella; e tornou-se n’uma videira, e produzia sarmentos, e brotava renovos.
Eze 17:7 E houve mais uma grande aguia, de grandes azas, e cheia de pennas; e eis que esta videira lançou para ella as suas raizes, e estendeu para ella os seus ramos, para que a regasse pelas aréolas do seu plantio.
Eze 17:8 N’uma boa terra, á borda de muitas aguas, estava ella plantada, para produzir ramos, e para dar fructo, para que fosse videira excellente.
Eze 17:9 Dize: Assim diz o Senhor Yahweh: Porventura prosperará? ou não lhe arrancará as suas raizes, e não cortará o seu fructo, e seccar-se-ha? em todas as folhas de seus renovos se seccará, e isto não com braço grande, nem com muita gente, para a arrancar pelas suas raizes.
Eze 17:10 Mas eis que porventura, estando plantada, prosperará? porventura, tocando-lhe vento oriental, de todo não se seccará? nas aréolas do seu plantio se seccará.
Eze 17:11 Então veiu a mim a palavra de Yahweh, dizendo:
Eze 17:12 Dize agora á casa rebelde: Porventura não sabeis o que querem dizer estas coisas? dize: Eis que veiu o rei de Babylonia a Jerusalem, e tomou o seu rei e os seus principes, e os levou comsigo para Babylonia;
Eze 17:13 E tomou um da semente real, e fez concerto com elle, e o trouxe para fazer juramento; e tomou os poderosos da terra comsigo,
Eze 17:14 Para que o reino ficasse humilhado, e não se levantasse: para que, guardando o seu concerto, podesse subsistir.
Eze 17:15 Porém se rebellou contra elle, enviando os seus mensageiros ao Egypto, para que se lhe mandassem cavallos e muita gente: porventura prosperará ou escapará aquelle que faz taes coisas? ou quebrantará o concerto, e ainda escapará?
Eze 17:16 Vivo eu, diz o Senhor Yahweh, que morrerá em logar do rei que o fez reinar, cujo juramento desprezou, e cujo concerto quebrantou; com elle no meio de Babylonia morrerá.
Eze 17:17 E Pharaó, nem com grande exercito, nem com uma companhia numerosa, nada acabará com elle em guerra, levantando tranqueiras e edificando baluartes, para destruir muitas vidas.
Eze 17:18 Porque desprezou o juramento, quebrantando o concerto, e eis que deu a sua mão; havendo pois feito todas estas coisas, não escapará.
Eze 17:19 Portanto, assim diz o Senhor Yahweh: Vivo eu, que o meu juramento, que desprezou, e o meu concerto, que quebrantou, isto farei recair sobre a sua cabeça.
Eze 17:20 E estenderei sobre elle a minha rede, e ficará preso no meu laço; e o levarei a Babylonia, e ali entrarei em juizo com elle pela rebeldia com que se rebellou contra mim.
Eze 17:21 E todos os seus fugitivos, com todas as suas tropas, cairão á espada, e os que restarem serão espalhados a todo o vento; e sabereis que eu, Yahweh, o fallei.
Eze 17:022 Assim diz o Senhor Yahweh: Tambem eu tomarei do cucuruto do cedro alto, e o plantarei; do principal dos seus renovos cortarei o mais tenro, e o plantarei sobre um monte alto e sublime.
Eze 17:23 No monte alto d’Israel o plantarei, e produzirá ramos, e dará fructo, e se fará um cedro excellente; e habitarão debaixo d’elle todas as aves de toda a sorte de azas, e á sombra dos seus ramos habitarão.
Eze 17:24 Assim saberão todas as arvores do campo que eu, Yahweh, abaixei a arvore alta, alcei a arvore baixa, sequei a arvore

 verde, e fiz reverdecer a arvore secca: eu, Yahweh , o fallei, e o farei.
Eze 18:1 E veiu a mim a palavra de Yahweh, dizendo:
Eze 18:2 Que tendes vós, vós que dizeis esta parabola da terra de Israel, dizendo: Os paes comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotaram?
Eze 18:3 Vivo eu, diz o Senhor Yahweh, que nunca mais direis esta parabola em Israel.
Eze 18:4 Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pae, assim tambem a alma do filho é minha: a alma que peccar, essa morrerá.
Eze 18:5 Sendo pois o homem justo, e fazendo juizo e justiça,
Eze 18:6 Se não comer sobre os montes, nem levantar os seus olhos para os idolos da casa de Israel, nem contaminar a mulher do seu proximo, nem se chegar á mulher na sua separação,
Eze 18:7 E se não opprimir a ninguem, tornando ao devedor o seu penhor, e se não fizer roubo, se der o seu pão ao faminto, e cobrir ao nú com vestido,
Eze 18:8 Se não der o seu dinheiro á usura, e não receber demais, se desviar a sua mão da injustiça, e fizer verdadeiro juizo entre homem e homem,
Eze 18:9 Se andar nos meus estatutos, e guardar os meus juizos, para obrar segundo a verdade, o tal justo certamente viverá, diz o Senhor Yahweh.
Eze 18:10 E se elle gerar um filho ladrão, derramador de sangue, que fizer a seu irmão qualquer d’estas coisas;
Eze 18:11 E que não fizer todas as demais coisas, mas antes comer sobre os montes, e contaminar a mulher de seu proximo,
Eze 18:12 Opprimir ao afflicto e necessitado, fizer roubos, não tornar o penhor, e levantar os seus olhos para os idolos, e fizer abominação,
Eze 18:13 Der o seu dinheiro á usura, e receber demais, porventura viverá? Não viverá: todas estas abominações elle fez, certamente morrerá; o seu sangue será sobre elle.
Eze 018:14 E eis que, se tambem elle gerar filho que vir todos os peccados que seu pae fez, e, vendo-os, não commetter coisas similhantes,
Eze 18:15 Não comer sobre os montes, e não levantar os seus olhos para os idolos da casa de Israel, e não contaminar a mulher de seu proximo,
Eze 18:16 E não opprimir a ninguem, e não retiver o penhor, e não fizer roubo, der o seu pão ao faminto, e cobrir ao nú com vestido,
Eze 18:17 Desviar do afflicto a sua mão, não receber usura em demasia, fizer os meus juizos, e andar nos meus estatutos, o tal não morrerá pela maldade de seu pae; certamente viverá.
Eze 18:18 Seu pae, porquanto fez oppressão, roubou os bens do irmão, e fez o que não era bom no meio de seu povo, eis que elle morrerá pela sua maldade.
Eze 18:19 Porém dizeis: Porque não levará o filho a maldade do pae? Porque o filho fez juizo e justiça, e guardou todos os meus estatutos, e os praticou, por isso certamente viverá.
Eze 18:20 A alma que peccar, essa morrerá: o filho não levará a maldade do pae, nem o pae levará a maldade do filho: a justiça do justo será sobre elle, e a impiedade do impio será sobre elle.
Eze 18:21 Mas se o impio se converter de todos os seus peccados que commetteu, e guardar todos os meus estatutos, e fizer juizo e justiça, certamente viverá; não morrerá.
Eze 18:22 De todas as suas transgressões que commetteu não haverá lembrança contra elle: pela sua justiça que praticou viverá.
Eze 18:23 Porventura de qualquer maneira desejaria eu a morte do impio? diz o Senhor Yahweh; porventura não desejo que se converta dos seus caminhos e viva?
Eze 18:24 Mas, desviando-se o justo da sua justiça, e commettendo a iniquidade, fazendo conforme todas as abominações que faz o impio, porventura viveria? de todas as suas justiças que tiver feito não se fará memoria: na sua transgressão com que transgrediu, e no seu peccado com que peccou, n’elles morrerá.
Eze 18:25 Dizeis, porém: O caminho de Yahweh não é direito. Ouvi agora, ó casa d’Israel: Porventura não são os vossos caminhos indirectos?
Eze 18:26 Desviando-se o justo da sua justiça, e commettendo iniquidade, morrerá por ella: na sua iniquidade que commetteu morrerá.
Eze 18:27 Porém, convertendo-se o impio da sua impiedade que commetteu, e praticando o juizo e a justiça, conservará este a sua alma em vida.
Eze 18:28 Porquanto considera, e se converte de todas as suas transgressões que commetteu; certamente viverá, não morrerá.
Eze 18:29 Comtudo, diz a casa d’Israel: O caminho de Yahweh não é direito. Porventura os meus caminhos não serão direitos, ó casa de Israel? porventura não são os vossos caminhos indirectos?
Eze 18:30 Portanto, eu vos julgarei, cada um conforme os seus caminhos, ó casa d’Israel, diz o Senhor Yahweh: tornae-vos, e convertei-vos de todas as vossas transgressões, e a iniquidade não vos servirá de tropeço.
Eze 18:31 Lançae de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes, e fazei-vos um coração novo e um espirito novo; pois por que razão morrerieis, ó casa d’Israel?
Eze 18:32 Porque não tomo prazer na morte do que morre, diz o Senhor Yahweh: convertei-vos, pois, e vivei.
Eze 19:1 E tu levanta uma lamentação sobre os principes d’Israel.
Eze 19:2 E dize: Quem foi tua mãe? uma leoa entre leões deitada creou os seus cachorros no meio dos leõesinhos.
Eze 19:3 E fez crescer um dos seus cachorrinhos, e veiu a ser leãosinho e aprendeu a apanhar a preza; e devorou os homens,
Eze 19:4 E, ouvindo fallar d’elle as nações, foi apanhado na cova d’ellas, e o trouxeram com ganchos á terra do Egypto.
Eze 19:5 Vendo pois ella que havia esperado muito, e que a sua expectação era perdida, tomou outro dos seus cachorros, e fez d’elle um leãosinho.
Eze 19:6 Este pois, andando continuamente no meio dos leões, veiu a ser leãosinho, e aprendeu a apanhar a preza: e devorou homens.
Eze 19:7 E conheceu os seus palacios, e destruiu as suas cidades; e assolou-se a terra, e a sua plenitude, ao ouvir o seu rugido.
Eze 19:8 Então se ajuntavam contra elle as gentes das provincias em roda, e estenderam sobre elle a rede, e foi apanhado na cova d’ellas.
Eze 19:9 E metteram-n’o em carcere com ganchos, e o levaram ao rei de Babylonia; fizeram-n’o entrar nos logares fortes, para que se não ouvisse mais a sua voz nos montes de Israel.
Eze 19:10 Tua mãe era como uma videira na tua quietação, plantada á borda das aguas, fructificando, e foi cheia de ramos, por causa das muitas aguas.
Eze 19:11 E tinha varas fortes para sceptros de dominadores, e elevou-se a sua estatura entre os espessos ramos; e foi vista na sua altura com a multidão dos seus ramos.
Eze 19:12 Porém foi arrancada com furor, foi abatida até á terra, e o vento oriental seccou o seu fructo; quebraram-se e seccaram-se as suas fortes varas, o fogo as consumiu,
Eze 19:13 E agora está plantada no deserto, n’uma terra secca e sedenta.
Eze 19:14 E d’uma vara dos seus ramos saiu fogo que consumiu o seu fructo de maneira que n’ella não ha mais vara forte, sceptro para dominar. Esta é a lamentação, e servirá de lamentação.
Eze 20:1 E aconteceu, no setimo anno, no mez quinto, aos dez do mez, que vieram alguns dos anciãos de Israel, para consultarem Yahweh; e assentaram-se diante de mim.
Eze 20:2 Então veiu a mim a palavra de Yahweh, dizendo:
Eze 20:3 Filho do homem, falla aos anciãos de Israel, e dize-lhes: Assim diz o Senhor Yahweh : Vindes vós consultar-me? vivo eu, que vós não me consultareis, diz o Senhor Yahweh.
Eze 20:4 Porventura tu os julgarias, julgarias tu, ó filho do homem? notifica-lhes as abominações de seus paes;
Eze 20:5 E dize-lhes: Assim diz o Senhor Yahweh: No dia em que escolhi a Israel, levantei a minha mão para a semente da casa de Jacob, e me dei a conhecer a elles na terra do Egypto, e levantei a minha mão para elles, dizendo: Eu sou Yahweh vosso Deus;
Eze 20:6 N’aquelle dia levantei a minha mão para elles, que os tiraria da terra do Egypto, para uma terra que já tinha previsto para elles, que mana leite e mel, que é a gloria de todas as terras.
Eze 20:7 Então lhes disse: Cada um lance de si as abominações dos seus olhos, e não vos contamineis com os idolos do Egypto: eu sou Yahweh vosso Deus.
Eze 20:8 Porém rebellaram-se contra mim, e não me quizeram ouvir; ninguem lançava de si as abominações dos seus olhos, nem deixava os idolos do Egypto: então eu disse que derramaria sobre elles o meu furor, para cumprir a minha ira contra elles no meio da terra do Egypto.
Eze 20:9 Porém obrei por amor do meu nome, para que não fosse profanado diante dos olhos das nações, no meio das quaes estavam, a cujos olhos eu me dei a conhecer a elles, para os tirar para fóra da terra do Egypto.
Eze 20:10 E os tirei para fóra da terra do Egypto, e os levei ao deserto.
Eze 20:11 E dei-lhes os meus estatutos, e lhes mostrei os meus juizos, os quaes, se os fizer o homem, viverá por elles.
Eze 20:12 E tambem lhes dei os meus sabbados, para que servissem de signal entre mim e entre elles: para que soubessem que eu sou Yahweh que os sanctifica.
Eze 20:13 Mas a casa de Israel se rebellou contra mim no deserto, não andando nos meus estatutos, e rejeitando os meus juizos, os quaes, fazendo-os, o homem viverá por elles; e profanaram grandemente os meus sabbados; e eu disse que derramaria sobre elles o meu furor no deserto, para os consumir.
Eze 20:14 Porém obrei por amor do meu nome, para que não fosse profanado diante dos olhos das nações perante cujos olhos os fiz sair.
Eze 20:15 E, comtudo, eu levantei a minha mão para elles no deserto, que não os faria entrar na terra que lhes tinha dado, que mana leite e mel, que é a gloria de todas as terras,
Eze 20:16 Porque rejeitaram os meus juizos, e não andaram nos meus estatutos, e profanaram os meus sabbados; porque o seu coração andava após os seus idolos.
Eze 20:17 Porém o meu olho lhes perdoou, para não os destruir nem os consumir no deserto.
Eze 20:18 Mas disse eu a seus filhos no deserto: Não andeis nos estatutos de vossos paes, nem guardeis os

 seus juizos, nem vos contamineis com os seus idolos.
Eze 20:19 Eu sou Yahweh vosso Deus; andae nos meus estatutos, e guardae os meus juizos, e fazei-os.
Eze 20:20 E sanctificae os meus sabbados, e servirão de signal entre mim e entre vós, para que saibaes que eu sou Yahweh vosso Deus.
Eze 20:21 Mas tambem os filhos se rebellaram contra mim, e não andaram nos meus estatutos, nem guardaram os meus juizos para os fazer, os quaes, fazendo-os, o homem viverá por elles; tambem profanaram os meus sabbados; e eu disse que derramaria sobre elles o meu furor, para cumprir contra elles a minha ira no deserto.
Eze 20:22 Porém retirei a minha mão, e obrei por amor do meu nome, para que não fosse profanado perante os olhos das nações, perante cujos olhos os fiz sair
Eze 20:23 Tambem eu levantei a minha mão para elles no deserto, que os espalharia entre as nações, e os derramaria pelas terras;
Eze 20:24 Porque não fizeram os meus juizos, e rejeitaram os meus estatutos, e profanaram os meus sabbados, e os seus olhos se iam após os idolos de seus paes.
Eze 20:25 Pelo que tambem eu lhes dei estatutos que não eram bons, como tambem juizos pelos quaes não haviam de viver;
Eze 20:26 E os contaminei em os seus dons, porquanto faziam passar pelo fogo tudo o que abre a madre: para os assolar, para que soubessem que eu sou Yahweh.
Eze 20:27 Portanto falla á casa de Israel, ó filho do homem, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Yahweh: Ainda até n’isto me blasphemaram vossos paes, que, com uma transgressão, transgrediram contra mim
Eze 20:28 Porque, havendo-os eu introduzido na terra sobre a qual eu levantara a minha mão que lh’a havia de dar, então olharam para todo o outeiro alto, e para toda a arvore espessa, e sacrificaram ali os seus sacrificios, e apresentaram ali a provocação das suas offertas, pozeram ali os seus cheiros suaves, e ali derramaram as suas libações.
Eze 20:29 E eu lhes disse: Que alto é este, aonde vós ides? e seu nome foi chamado Bamah até ao dia de hoje.
Eze 20:30 Portanto dize á casa de Israel: Assim diz o Senhor Yahweh: Estaes vós contaminados no caminho de vossos paes? e fornicaes após as suas abominações?
Eze 20:31 E, quando offereceis os vossos dons, e fazeis passar os vossos filhos pelo fogo, então vós estaes contaminados com todos os vossos idolos, até este dia? e vós me consultarieis, ó casa de Israel? vivo eu, diz o Senhor Yahweh, que vós me não consultareis.
Eze 20:32 E o que subiu ao vosso espirito de maneira alguma succederá, quando dizeis: Seremos como as nações, como as demais gerações da terra, servindo ao madeiro e á pedra
Eze 20:33 Vivo eu, diz o Senhor Yahweh, que com mão forte, e com braço estendido, e com indignação derramada, hei de reinar sobre vós
Eze 20:34 E vos tirarei d’entre os povos, e vos congregarei das terras nas quaes andaes espalhados, com mão forte, e com braço estendido, e com indignação derramada.
Eze 20:35 E vos levarei ao deserto dos povos; e ali entrarei em juizo comvosco cara a cara.
Eze 20:36 Como já entrei em juizo com vossos paes, no deserto da terra do Egypto, assim entrarei em juizo comvosco, diz o Senhor Yahweh.
Eze 20:37 E vos farei passar debaixo da vara, e vos farei entrar no vinculo do concerto.
Eze 20:38 E separarei d’entre vós os rebeldes, e os que prevaricaram contra mim; da terra das suas peregrinações os tirarei, mas á terra de Israel não voltarão: e sabereis que eu sou Yahweh.
Eze 20:39 E, quanto a vós, ó casa de Israel, assim diz o Senhor Yahweh: Ide, servi cada um os seus idolos, pois que a mim me não quereis ouvir; não profaneis mais o meu sancto nome com as vossas dadivas e com os vossos idolos.
Eze 20:40 Porque no meu sancto monte, no monte alto de Israel, diz o Senhor Yahweh, ali me servirá toda a casa de Israel, toda ella n’aquella terra: ali me deleitarei n’elles, e ali demandarei as vossas offertas alçadas, e as primicias das vossas dadivas, com todas as vossas coisas sanctas.
Eze 20:41 Com cheiro suave me deleitarei em vós, quando eu vos tirar d’entre os povos e vos congregar das terras em que andaes espalhados; e serei sanctificado em vós perante os olhos das nações.
Eze 20:42 E sabereis que eu sou Yahweh, quando eu vos tiver tornado a trazer á terra de Israel, á terra pela qual levantei a minha mão para dal-a a vossos paes.
Eze 20:43 E ali vos lembrareis de vossos caminhos, e de todos os vossos tratos com que vos contaminastes, e tereis nojo de vós mesmos, por todas as vossas maldades que tendes commettido.
Eze 20:44 E sabereis que eu sou Yahweh, quando eu obrar comvosco por amor do meu nome; não conforme os vossos maus caminhos, nem conforme os vossos tratos corruptos, ó casa de Israel, disse o Senhor Yahweh.
Eze 20:45 E veiu a mim a palavra de Yahweh, dizendo:
Eze 20:46 Filho do homem, dirige o teu rosto para o caminho do sul, e derrama as tuas palavras contra o sul, e prophetiza contra o bosque do campo do sul.
Eze 20:47 E dize ao bosque do sul: Ouve a palavra de Yahweh: Assim diz o Senhor Yahweh: Eis que accenderei em ti um fogo que em ti consumirá toda a arvore verde e toda a arvore secca: não se apagará a chamma flammejante, antes com ella se queimarão todos os rostos, desde o sul até ao norte.
Eze 20:48 E verá toda a carne que eu, Yahweh, o accendi: não se apagará.
Eze 20:49 Então disse eu: Ah! Senhor Yahweh! elles dizem de mim: Porventura não falla este por parabolas?
Eze 21:1 E veiu a mim a palavra de Yahweh, dizendo:
Eze 21:2 Filho do homem, dirige o teu rosto contra Jerusalem, e derrama as tuas palavras contra os sanctuarios, e prophetiza contra a terra de Israel.
Eze 21:3 E dize á terra de Israel: Assim diz Yahweh: Eis me aqui contra ti, e tirarei a minha espada da sua bainha, e exterminarei do meio de ti o justo e o impio.
Eze 21:4 E, porquanto hei de exterminar do meio de ti o justo e o impio, por isso sairá a minha espada da sua bainha contra toda a carne, desde o sul até ao norte.
Eze 21:5 E saberá toda a carne que eu, Yahweh, tirei a minha espada da sua bainha: nunca mais voltará a ella.
Eze 21:6 Tu, porém, ó filho do homem, suspira; suspira aos olhos d’elles, com quebrantamento dos lombos e com amargura.
Eze 21:7 E será que, quando elles te disserem: Porque suspiras tu? dirás: Pela fama, porque já vem; e todo o coração desmaiará, e todas as mãos se enfraquecerão, e todo o espirito se angustiará, e todos os joelhos se desfarão em aguas; eis que já vem, e se fará, diz o Senhor Yahweh.
Eze 21:8 E veiu a mim a palavra de Yahweh, dizendo:
Eze 21:9 Filho do homem, prophetiza, e dize: Assim diz Yahweh: dize: A espada, a espada está afiada, e tambem açacalada.
Eze 21:10 Para matar com grande matança está afiada, para reduzir está açacalada: alegrar-nos-hemos pois? a vara de meu filho é que despreza todo o madeiro.
Eze 21:11 E a deu a açacalar, para usar d’ella com a mão: esta espada está afiada, e está açacalada, para a metter na mão do que está para matar.
Eze 21:12 Grita e uiva, ó filho do homem, porque esta será contra o meu povo, será contra todos os principes de Israel: espantos terá o meu povo por causa da espada; portanto bate na côxa.
Eze 21:13 Quando se fez a prova que havia então? porventura tambem não haveria vara desprezadora? diz o Senhor Yahweh.
Eze 21:14 Tu pois, ó filho do homem, prophetiza, e bate com as mãos uma na outra; porque a espada até á terceira vez se dobrará: a espada é dos atravessados grandes, que entrará a elles até nas recamaras.
Eze 21:15 Para que desmaie o coração, e se multipliquem os tropeços, contra todas as suas portas puz a ponta da espada, a que foi feita para reduzir, e está reservada para matar!
Eze 21:16 Ó espada, reune-te, vira-te para a direita; prepara-te, vira-te para a esquerda, para onde quer que o teu rosto se dirigir.
Eze 21:17 E tambem eu baterei com as minhas mãos uma na outra, e farei descançar a minha indignação: eu, Yahweh, o fallei.
Eze 21:18 E veiu a mim a palavra de Yahweh, dizendo:
Eze 21:19 Tu pois, ó filho do homem, propõe dois caminhos, por onde venha a espada do rei de Babylonia: ambos procederão de uma mesma terra, e escolhe uma banda; no cimo do caminho da cidade o escolhe.
Eze 21:20 Um caminho proporás, por onde virá a espada contra Rabba dos filhos d’Ammon, e contra Judah, em Jerusalem, a fortificada.
Eze 21:21 Porque o rei de Babylonia parará na encruzilhada, no cimo dos dois caminhos, para usar de adivinhações: aguçará as suas frechas, consultará os terafins, attentará para o figado
Eze 21:22 Á sua direita estará a adivinhação sobre Jerusalem, para ordenar os arietes, para abrir a bocca á matança, para levantar a voz com jubilo, para pôr os arietes contra as portas, para levantar uma tranqueira, para edificar um baluarte.
Eze 21:23 Isto será aos olhos d’elles como adivinhação vã, porquanto foram ajuramentados com juramentos entre elles; porém elle se lembrará da maldade, para que sejam apanhados.
Eze 21:24 Portanto assim diz o Senhor Yahweh : Porquanto me fazeis lembrar da vossa maldade, descobrindo-se as vossas prevaricações, apparecendo os vossos peccados em todos os vossos tratos, porquanto viestes em memoria, sereis apanhados na mão.
Eze 21:25 E tu, ó profano e impio principe d’Israel, cujo dia virá no campo da extrema maldade,
Eze 21:26 Assim diz o Senhor Yahweh: Tira para fóra o diadema, e levanta de ti a corôa; esta não será a mesma; exalta ao humilde, e humilha ao soberbo.
Eze 21:27 Ao revéz, ao revéz, ao revéz porei aquella corôa, e ella mais não será, até que venha aquelle a quem pertence de direito, e a elle a darei.
Eze 21:28 E tu, ó filho do homem, prophetiza, e dize: Assim diz o Senhor Yahweh ácerca dos filhos de Ammon, e ácerca do seu desprezo: dize pois: A espada, a espada está desembainhada, açacalada para a matança, para consumir, para reluzir;


Eze 21:29 Entretanto que te vêem vaidade, entretanto que te adivinham mentira, para te pôrem aos pescoços dos traspassados pelos impios, cujo dia virá no tempo da extrema maldade.
Eze 21:30 Torna a tua espada á sua bainha: no logar em que foste creado, na terra do teu nascimento, julgarei.
Eze 21:31 E derramarei sobre ti a minha indignação, assoprarei contra ti o fogo do meu furor, entregar-te-hei nas mãos dos homens fogosos, inventores de destruição.
Eze 21:32 Para o fogo servirás de pasto: o teu sangue será no meio da terra: não virás em memoria; porque eu, Yahweh, o fallei.
Eze 22:1 E veiu a mim a palavra de Yahweh, dizendo:
Eze 22:2 Tu pois, ó filho do homem, porventura julgarás, julgarás a cidade sanguinolenta? faze-lhe conhecer pois todas as suas abominações.
Eze 22:3 E dize: Assim diz o Senhor Yahweh: Ai da cidade que derrama o sangue no meio d’ella, para que venha o seu tempo! que faz idolos contra si mesma, para se contaminar!
Eze 22:4 Pelo teu sangue que derramaste te fizeste culpada, e pelos teus idolos que fabricaste te contaminaste, e fizeste chegar os teus dias, e vieste aos teus annos; por isso eu te fiz o opprobrio das nações e o escarneo de todas as terras.
Eze 22:5 As que estão perto e as que estão longe de ti escarnecerão de ti, immunda de nome, cheia de inquietação.
Eze 22:6 Eis que os principes de Israel, cada um conforme o seu poder, estiveram em ti, para derramarem o sangue.
Eze 22:7 Ao pae e á mãe desprezaram em ti; para com o estrangeiro usaram de oppressão no meio de ti: ao orphão e á viuva opprimiram em ti.
Eze 22:8 As minhas coisas sagradas desprezaste, e os meus sabbados profanaste.
Eze 22:9 Homens calumniadores se acharam em ti, para derramarem o sangue; e em ti sobre os montes comeram; enormidade commetteram no meio de ti.
Eze 22:10 A vergonha do pae descobriram em ti: a que estava immunda, na sua separação, humilharam no meio de ti.
Eze 22:11 Tambem um fez abominação com a mulher do seu proximo, e outro contaminou abominavelmente a sua nora, e outro humilhou no meio de ti a sua irmã, filha de seu pae.
Eze 22:12 Presentes receberam no meio de ti para derramarem o sangue: usura e demasia tomaste, e usaste de avareza com o teu proximo, opprimindo-o; porém de mim te esqueceste, diz o Senhor Yahweh.
Eze 22:13 E eis que bati as mãos contra a tua avareza, de que usaste, e por causa de teu sangue, que houve no meio de ti.
Eze 22:14 Porventura estará firme o teu coração? porventura estarão fortes as tuas mãos, nos dias em que eu tratarei comtigo? eu, Yahweh, o fallei, e o farei.
Eze 22:15 E espalhar-te-hei entre as nações, e espalhar-te-hei pelas terras, e cosumirei a tua immundicia.
Eze 22:16 Assim serás profanada em ti aos olhos das nações, e saberás que eu sou Yahweh.
Eze 22:17 E veiu a mim a palavra de Yahweh, dizendo:
Eze 22:18 Filho do homem, a casa de Israel se tornou para mim em escorias: todos elles são bronze, e estanho, e ferro, e chumbo no meio do forno: em escorias de prata se tornaram.
Eze 22:19 Portanto assim diz o Senhor Yahweh: Porquanto todos vós vos tornastes em escorias, por isso eis que eu vos ajuntarei no meio de Jerusalem.
Eze 22:20 Como se ajuntam a prata, e o bronze, e o ferro, e o chumbo, e o estanho, no meio do forno, para assoprar o fogo sobre elles, para fundir, assim vos ajuntarei na minha ira e no meu furor, e ali vos deixarei e fundirei.
Eze 22:21 E congregar-vos-hei, e assoprarei sobre vós o fogo do meu furor; e sereis fundidos no meio d’ella.
Eze 22:22 Como se funde a prata no meio do forno, assim sereis fundidos no meio d’ella; e sabereis que eu, Yahweh, derramei o meu furor sobre vós.
Eze 22:23 E veiu a mim a palavra de Yahweh, dizendo:
Eze 22:24 Filho do homem, dize-lhe: Tu és uma terra que não está purificada: e não tem chuva no dia da indignação.
Eze 22:25 Conjuração dos seus prophetas ha no meio d’ella, como um leão que dá bramido, que arrebata a preza: elles devoram as almas; thesouros e coisas preciosas tomam, multiplicam as suas viuvas no meio d’ella.
Eze 22:26 Os seus sacerdotes violentam a minha lei, e profanam as minhas coisas sagradas; entre o sancto e o profano não fazem differença, nem discernem o impuro do puro; e de meus sabbados escondem os seus olhos, e assim sou profanado no meio d’elles.
Eze 22:27 Os seus principes no meio d’ella são como lobos que arrebatam a preza, para derramarem o sangue, para destruirem as almas, para seguirem a avareza.
Eze 22:28 E os seus prophetas os rebocam de cal não adubada, vendo vaidade, e predizendo-lhes mentira, dizendo: Assim diz o Senhor Yahweh; sem que Yahweh  tivesse fallado.
Eze 22:29 Ao povo da terra opprimem gravemente, e andam fazendo roubos, e fazem violencia ao afflicto e necessitado, e ao estrangeiro opprimem sem razão.
Eze 22:30 E busquei d’entre elles um homem que estivesse tapando o muro, e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruisse; porém a ninguem achei.
Eze 22:31 Por isso eu derramei sobre elle a minha indignação, com o fogo do meu furor os consumi; fiz que o seu caminho recaisse sobre as suas cabeças, diz o Senhor Yahweh.
Eze 23:1 Veiu mais a mim a palavra de Yahweh, dizendo:
Eze 23:2 Filho do homem, houve duas mulheres, filhas de uma mãe.
Eze 23:3 Estas fornicaram no Egypto; na sua mocidade fornicaram; ali foram apertados os seus peitos, e ali foram apalpados os seios da sua virgindade.
Eze 23:4 E os seus nomes eram: Ohola, a mais velha, e Oholiba, sua irmã; e foram minhas, e pariram filhos e filhas; e, quanto aos seus nomes, Samaria é Ohola, e Jerusalem é Oholiba.
Eze 23:5 E fornicou Ohola, sendo minha; e enamorou-se dos seus amantes, dos assyrios, seus visinhos,
Eze 23:6 Vestidos de azul, prefeitos e magistrados, todos mancebos de cobiçar, cavalleiros montados a cavallo.
Eze 23:7 Assim commetteu ella as suas fornicações com elles, os quaes todos eram a flôr dos filhos da Assyria, e com todos os de quem se enamorava; com todos os seus idolos se contaminou.
Eze 23:8 E as suas fornicações, que trouxe do Egypto, não as deixou; porque com ella se deitaram na sua mocidade, e elles apalparam os seios da sua virgindade, e derramaram sobre ella a sua fornicação.
Eze 23:9 Portanto a entreguei na mão dos seus amantes, na mão dos filhos da Assyria, de quem se enamorara.
Eze 23:10 Estes descobriram a sua vergonha, levaram seus filhos e suas filhas, mas a ella mataram á espada; e foi afamada entre as mulheres, e n’ella exerceram os juizos.
Eze 23:11 O que vendo sua irmã Oholiba, corrompeu o seu amor mais do que ella, e as suas fornicações mais do que as fornicações de sua irmã
Eze 23:12 Enamorou-se dos filhos da Assyria, dos prefeitos e dos magistrados seus visinhos, vestidos com primor, cavalleiros que andam montados em cavallos, todos mancebos de cobiçar.
Eze 23:13 E vi que se tinha contaminado; que o caminho de ambas era o mesmo.
Eze 23:14 E augmentou as suas fornicações, porque viu homens pintados na parede, imagens dos chaldeos, pintadas de vermelho;
Eze 23:15 Cingidos de cinto nos seus lombos, e tiaras largas tingidas nas suas cabeças, todos de parecer de capitães, á similhança dos filhos de Babylonia em Chaldea, terra do seu nascimento.
Eze 23:16 E se enamorou d’elles, vendo-os com os seus olhos: e lhes mandou mensageiros a Chaldea.
Eze 23:17 Então vieram a ella os filhos de Babylonia para a cama dos amores, e a contaminaram com as suas fornicações: e ella se contaminou com elles; então apartou-se d’elles a alma d’ella.
Eze 23:18 Assim descobriu as suas fornicações, e descobriu a sua vergonha: então a minha alma se apartou d’ella, como já se tinha apartado a minha alma de sua irmã.
Eze 23:19 Porém multiplicou as suas fornicações, lembrando-se dos dias da sua mocidade, em que fornicara na terra do Egypto.
Eze 23:20 E enamorou-se dos seus amantes, cujas carnes são como carnes de jumentos, e cujo fluxo é como o fluxo de cavallos.
Eze 23:21 Assim trouxeste á memoria a enormidade da tua mocidade, quando os do Egypto apalpavam os teus seios, por causa dos peitos da tua mocidade.
Eze 23:22 Por isso, ó Oholiba, assim diz o Senhor Yahweh: Eis que eu suscitarei contra ti os teus amantes, dos quaes se tinha apartado a tua alma, e os trarei contra ti de em redor:
Eze 23:23 Os filhos de Babylonia, e todos os chaldeos de Pecod, e de Soa, e de Coa, e todos os filhos da Assyria com elles, mancebos de cobiçar, prefeitos e magistrados todos elles, capitães e homens afamados, todos elles montados a cavallo.
Eze 23:24 E virão contra ti com carros, carretas e rodas, e com ajuntamento de povos; e se porão contra ti em redor com rodelas, e escudos, e capacetes: e porei diante d’elles o juizo, e julgar-te-hão segundo os teus juizos.
Eze 23:25 E porei contra ti o meu zelo, e usarão de indignação comtigo: o nariz e as orelhas te tirarão, e o que te ficar de resto cairá á espada: teus filhos e tuas filhas elles te tomarão, e o que ficar por ultimo em ti será consumido pelo fogo.
Eze 23:26 Tambem te despirão os teus vestidos, e te tomarão as tuas joias de enfeite.
Eze 23:27 Assim farei cessar em ti a tua enormidade e a tua fornicação da terra do Egypto; e não levantarás os teus olhos para elles, nem te lembrarás mais do Egypto.
Eze 23:28 Porque assim diz o Senhor Yahweh : Eis que eu te entregarei na mão dos que aborreces, na mão d’aquelles de quem se tinha apartado a tua alma.
Eze 23:29 E te tratarão com odio, e levarão todo o teu trabalho, e te deixarão nua e despida: e descobrir-se-ha a vergonha da tua fornicação, e a tua enormidade, e as tuas fornicações.
Eze 23:30 Estas coisas se te farão, porquanto tu fornicaste após os gentios, e porquanto te contaminaste com os seus idolos.
Eze 23:31 No caminho de tua irmã andaste; por isso te darei o seu copo na tua

 mão.
Eze 23:32 Assim diz o Senhor Yahweh: Beberás o copo de tua irmã, fundo e largo: servirás de riso e escarneo; elle leva muito.
Eze 23:33 De embriaguez e de dôr te encherás: o copo de tua irmã Samaria é copo de espanto e de assolação.
Eze 23:34 Bebel-o-has pois, e esgotal-o-has, e os seus cacos roerás, e os teus peitos arrancarás; porque eu o fallei, diz o Senhor Yahweh.
Eze 23:35 Portanto, assim diz o Senhor Yahweh: Porquanto te esqueceste de mim, e me lançaste para traz das tuas costas, leva tu pois tambem a tua enormidade e as tuas fornicações.
Eze 23:36 E disse-me Yahweh: Filho do homem, porventura julgarias a Ohola e a Oholiba? mostra-lhes pois as suas abominações.
Eze 23:37 Porque commetteram adulterio, e sangue se acha nas suas mãos, e com os seus idolos commetteram adulterio, e até os seus filhos, que me geraram, fizeram passar pelo fogo por si, para os consumir.
Eze 23:38 E ainda isto me fizeram: contaminaram o meu sanctuario no mesmo dia, e profanaram os meus sabbados.
Eze 23:39 Porque, havendo sacrificado seus filhos aos seus idolos, vinham ao meu sanctuario no mesmo dia para o profanarem; e eis que assim fizeram no meio da minha casa.
Eze 23:40 E, o que mais é, enviaram uns homens, que haviam de vir de longe, aos quaes fôra enviado um mensageiro, e eis que vieram, por amor dos quaes te lavaste, coloriste os teus olhos, e te enfeitaste de enfeites.
Eze 23:41 E te assentaste sobre um leito de honra, diante do qual estava uma mesa preparada: e pozeste sobre ella o meu incenso e o meu oleo.
Eze 23:42 Havia com ella a voz de uma multidão satisfeita, e com varões da classe baixa foram trazidos beberrões do deserto; e pozeram braceletes nas suas mãos, e corôas de esplendor nas suas cabeças.
Eze 23:43 Então disse á envelhecida em adulterios: Agora devéras fornicarão as suas fornicações, como tambem ella.
Eze 23:44 E entraram a ella, como quem entra a uma prostituta: assim entraram a Ohola e a Oholiba, mulheres infames.
Eze 23:45 De maneira que homens justos elles as julgarão conforme o juizo das adulteras, e conforme o juizo das que derramam o sangue; porque adulteras são, e sangue ha nas suas mãos.
Eze 23:46 Porque assim diz o Senhor Yahweh: Farei subir contra ellas uma congregação, e as entregarei ao desterro e ao roubo.
Eze 23:47 E a congregação as apedrejará com pedras, e as acutilarão com as suas espadas: a seus filhos e a suas filhas matarão, e as suas casas queimarão a fogo.
Eze 23:48 Assim farei cessar a infamia da terra, para que se escarmentem todas as mulheres, e não façam conforme a vossa infamia.
Eze 23:49 E a vossa infamia carregarão sobre vós, e levareis os peccados dos vossos idolos; e sabereis que eu sou o Senhor Yahweh .
Eze 24:1 E veiu a mim a palavra de Yahweh, no nono anno, no decimo mez, aos dez do mez, dizendo:
Eze 24:2 Filho do homem, escreve o nome d’este dia, d’este mesmo dia; porque o rei de Babylonia se achega a Jerusalem n’este mesmo dia.
Eze 24:3 E usa de uma comparação para com a casa rebelde, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Yahweh: Põe a panella ao lume, põe-n’a, e deita-lhe tambem agua dentro.
Eze 24:4 Ajunta n’ella os seus pedaços, todos os bons pedaços, as pernas e as espadoas; enche-a de ossos escolhidos.
Eze 24:5 Pega no melhor do rebanho, e queima tambem os ossos debaixo d’ella: faze-a ferver bem, e cozam-se dentro d’ella os seus ossos.
Eze 24:6 Portanto, assim diz o Senhor Yahweh: Ai da cidade sanguinaria, da panella cuja escuma está n’ella, e cuja escuma não saiu d’ella! tira d’ella pedaços a pedaços, não caia sorte sobre ella
Eze 24:7 Porque o seu sangue está no meio d’ella, sobre uma penha descalvada o poz: não o derramou sobre a terra, para o cobrir com pó.
Eze 24:8 Para que eu faça subir a indignação, para tomar vingança, tambem eu puz o seu sangue n’uma penha descalvada, para que não se encubra.
Eze 24:9 Portanto, assim diz o Senhor Yahweh: Ai da cidade sanguinaria! tambem eu farei uma grande fogueira.
Eze 24:10 Amontoa muita lenha, accende o fogo, consome a carne, e tempera-a com especiarias, e ardam os ossos.
Eze 24:11 Então a porás vazia sobre as suas brazas, para que ella aqueça, e se queime a sua ferrugem, e se funda a sua immundicia no meio d’ella, e se consuma a sua escuma.
Eze 24:12 Com vaidades me cançou; e não saiu d’ella a sua muita escuma; ao fogo irá a sua escuma.
Eze 24:13 Na immundicia ha infamia, porquanto te purifiquei, e tu não te purificaste; nunca mais serás purificada da tua immundicia, emquanto eu não fizer descançar sobre ti a minha indignação.
Eze 24:14 Eu, Yahweh, o fallei; virá, e o farei: não me tornarei atraz, e não pouparei, nem me arrependerei; conforme os teus caminhos, e conforme os teus tratos, te julgarão, diz o Senhor Yahweh.
Eze 24:15 E veiu a mim a palavra de Yahweh , dizendo:
Eze 24:16 Filho do homem, eis que tirarei de ti o desejo dos teus olhos d’um golpe, mas não lamentarás, nem chorarás, nem te correrão as lagrimas.
Eze 24:17 Refreia-te de gemer, não farás luto por mortos, ata o teu turbante, e mette nos pés os teus sapatos; e não te rebuçarás, e o pão dos homens não comerás
Eze 24:18 E fallei ao povo pela manhã, e á tarde morreu minha mulher: e fiz pela manhã como se me deu ordem.
Eze 24:19 E o povo me disse: Porventura não nos farás saber o que nos significam estas coisas que tu estás fazendo?
Eze 24:20 E eu lhes disse: Veiu a mim a palavra de Yahweh, dizendo:
Eze 24:21 Dize á casa de Israel: Assim diz o Senhor Yahweh: Eis que eu profanarei o meu sanctuario, a gloria da vossa fortaleza, o desejo dos vossos olhos, e o regalo das vossas almas; e vossos filhos e vossas filhas, que deixastes, cairão á espada.
Eze 24:22 E fareis como eu fiz: não vos rebuçareis, e não comereis o pão dos homens.
Eze 24:23 E tereis nas cabeças os vossos turbantes, e os vossos sapatos nos pés; não lamentareis, nem chorareis, mas definhar-vos-heis nas vossas maldades, e dareis gemidos uns com os outros.
Eze 24:24 Assim vos servirá Ezequiel de signal; conforme tudo quanto fez fareis: vendo isto, então sabereis que eu sou o Senhor Yahweh.
Eze 24:25 E tu, filho do homem, porventura não será no dia que eu lhes tirar a sua fortaleza, o gozo do seu ornamento, o desejo dos seus olhos, e a saudade das suas almas, seus filhos e suas filhas,
Eze 24:26 Aquelle dia em que virá ter comtigo algum que escapar, para t’o fazer ouvir com os ouvidos?
Eze 24:27 N’aquelle dia abrir-se-ha a tua bocca para com aquelle que escapar, e fallarás, e mais não ficarás mudo: assim lhes virás a ser um signal maravilhoso, e saberão que eu sou Yahweh.
Eze 25:1 E veiu a mim a palavra de Yahweh, dizendo:
Eze 25:2 Filho do homem, dirige o teu rosto contra os filhos de Ammon, e prophetiza contra elles.
Eze 25:3 E dize aos filhos de Ammon: Ouvi a palavra do Senhor Jehovah: Assim diz o Senhor Yahweh: Porquanto tu disseste: Ha! ha! ácerca do meu sanctuario, quando foi profanado; e ácerca da terra de Israel, quando foi assolada; e ácerca da casa de Judah, quando foram no captiveiro;
Eze 25:4 Portanto, eis que te entregarei em possessão aos do oriente, e estabelecerão os seus paços em ti, e porão em ti as suas moradas; elles comerão os teus fructos, e elles beberão o teu leite
Eze 25:5 E farei de Rabba uma estrebaria de camelos, e dos filhos de Ammon um curral de ovelhas: e sabereis que eu sou Yahweh.
Eze 25:6 Porque assim diz o Senhor Yahweh : Porquanto bateste com as mãos, e pateaste com os pés, e te alegraste de coração em todo o teu despojo sobre a terra d’Israel,
Eze 25:7 Portanto, eis que eu estenderei a minha mão contra ti, e te darei por despojo ás nações, e te arrancarei d’entre os povos, e te destruirei d’entre as terras, e te acabarei de todo; e saberás que eu sou Yahweh.
Eze 25:8 Assim diz o Senhor Yahweh: Porquanto dizem Moab e Seir: Eis que a casa de Judah é como todas as nações;
Eze 25:9 Portanto, eis que eu abrirei o lado de Moab desde as cidades, desde as suas cidades fóra das fronteiras, a gloria da terra, Beth-jesimoth, Baal-meon, e até Kiriathaim.
Eze 25:10 Para os do oriente, com a terra dos filhos de Ammon, a qual entregarei em possessão, para que não haja memoria dos filhos de Ammon entre as nações.
Eze 25:11 Tambem executarei juizos em Moab, e saberão que eu sou Yahweh.
Eze 25:12 Assim diz o Senhor Yahweh: Porquanto Edom se houve vingativamente para com a casa de Judah, e se fizeram culpadissimos, quando se vingaram d’elles;
Eze 25:13 Portanto assim diz o Senhor Yahweh: Tambem estenderei a minha mão contra Edom, e arrancarei d’ella homens e animaes; e a tornarei em deserto desde Teman, e até Dedan cairão á espada.
Eze 25:14 E exercitarei a minha vingança sobre Edom, pela mão do meu povo de Israel; e farão em Edom segundo a minha ira e segundo o meu furor; e conhecerão a minha vingança, diz o Senhor Yahweh.
Eze 25:15 Assim diz o Senhor Yahweh: Porquanto os philisteos usaram de vingança, e executaram vingança de coração com despojo, para destruirem com perpetua inimizade,
Eze 25:16 Portanto assim diz o Senhor Yahweh: Eis que eu estendo a minha mão contra os philisteos, e arrancarei os cheretheos, e destruirei o resto do porto do mar.
Eze 25:17 E executarei n’elles grandes vinganças, com castigos de furor, e saberão que eu sou Yahweh, quando eu tiver exercido a minha vingança sobre elles.
Eze 26:1 E succedeu no undecimo anno, ao primeiro do mez, que veiu a mim a palavra de Yahweh, dizendo:
Eze 26:2 Filho do homem, porquanto Tyro disse no tocante a Jerusalem: Ha! ha! já está quebrada a porta dos povos; já se virou para mim; eu me encherei, agora que ella está assolada:
Eze 26:3 Portanto assim diz o Senhor Yahweh: Eis que eu estou contra ti, ó Tyro, e farei subir contra ti muitas nações, como se o mar fizesse subir as suas ondas,


Eze 26:4 Que destruirão os muros de Tyro, e derribarão as suas torres; e eu lhe varrerei o seu pó d’ella, e d’ella farei uma penha descalvada.
Eze 26:5 No meio do mar virá a ser um enxugadouro das redes; porque já eu o fallei, diz o Senhor Yahweh; e servirá de despojo para as nações.
Eze 26:6 E suas filhas, que estiveram no campo, serão mortas a espada; e saberão que eu sou Yahweh.
Eze 26:7 Porque assim diz o Senhor Yahweh: Eis que eu trarei contra Tyro a Nabucodonosor, rei de Babylonia, desde o norte, o rei dos reis, com cavallos, e com carros, e com cavalleiros, e companhias, e muito povo.
Eze 26:8 As tuas filhas no campo elle as matará á espada, e fará um baluarte contra ti, e fundará uma tranqueira contra ti, e levantará rodelas contra ti.
Eze 26:9 E porá trabucos em frente de ti contra os teus muros, e derribará as tuas torres com os seus machados.
Eze 26:10 Com a multidão de seus cavallos te cobrirá o seu pó: os teus muros tremerão com o estrondo dos cavalleiros, e das rodas, e dos carros, quando elle entrar pelas tuas portas, como pelas entradas de uma cidade em que se fez brecha.
Eze 26:11 Com as unhas dos seus cavallos pisará todas as tuas ruas: ao teu povo matará á espada, e as columnas da tua fortaleza derribar-se-hão em terra.
Eze 26:12 E roubarão as tuas riquezas, e saquearão as tuas mercadorias, e derribarão os teus muros, e arrazarão as tuas casas preciosas; e as tuas pedras, e as tuas madeiras, e o teu pó, lançarão no meio das aguas.
Eze 26:13 E farei cessar o arroido das tuas cantigas, e o som das tuas harpas não se ouvirá mais.
Eze 26:14 E farei de ti uma penha descalvada; virás a ser um enxugadouro das redes, nunca mais serás edificada; porque eu, Yahweh, o fallei, diz o Senhor Yahweh.
Eze 26:15 Assim diz o Senhor Yahweh  a Tyro: Porventura não tremerão as ilhas com o estrondo da tua queda, quando gemerem os traspassados, quando se fizer uma espantosa matança no meio de ti
Eze 26:16 E todos os principes do mar descerão dos seus thronos, e tirarão de si os seus mantos, e despirão os seus vestidos bordados: de tremores se vestirão, sobre a terra se assentarão, e estremecerão a cada momento; e em ti pasmarão.
Eze 26:17 E levantarão uma lamentação sobre ti, e te dirão: Como pereceste do mar, ó bem povoada e afamada cidade, que foste forte no mar; ella e os seus moradores, que atemorizaram a todos os moradores d’ella!
Eze 26:18 Agora estremecerão as ilhas no dia da tua saida, e as ilhas, que estão no mar, turbar-se-hão da sua saida.
Eze 26:19 Porque assim diz o Senhor Yahweh: Quando eu te tiver feito uma cidade assolada, como as cidades que se não habitam, quando fizer sobre ti um abysmo, e as muitas aguas te cobrirem,
Eze 26:20 Então te farei descer com os que descem á cova, ao povo antigo, e te deitarei nas mais baixas partes da terra, em logares desertos antigos, com os que descem á cova, para que não sejas habitada; e estabelecerei a gloria na terra dos viventes.
Eze 27:21 Mas por grande espanto te porei a ti, e não serás mais; e quando te buscarem então nunca mais serás achada para sempre, diz o Senhor Yahweh.
Eze 27:1 E veiu a mim a palavra de Yahweh, dizendo:
Eze 27:2 Tu pois, ó filho do homem, levanta uma lamentação sobre Tyro.
Eze 27:3 E dize a Tyro, que habita nas estradas do mar, e negoceia com os povos em muitas ilhas: Assim diz o Senhor Yahweh: Ó Tyro, tu dizes: Eu sou perfeita em formosura.
Eze 27:4 No coração dos mares estão os teus termos; os que te edificaram aperfeiçoaram a tua formosura.
Eze 27:5 Fabricaram todos os teus convezes de faias de Senir; trouxeram cedros do Libano para te fazerem mastros.
Eze 27:6 Fizeram os teus remos de carvalhos de Basan: a companhia dos assyrios fez os teus bancos de marfim das ilhas dos chitteos.
Eze 27:7 Linho fino bordado do Egypto era a tua cortina, para te servir de vela; azul e purpura das ilhas d’Elisa era a tua cobertura.
Eze 27:8 Os moradores de Sidon e de Arvad foram os teus remeiros; os teus sabios, ó Tyro, que se achavam em ti, esses foram os teus pilotos.
Eze 27:9 Os anciãos de Gebal e seus sabios foram em ti os que concertavam as tuas fendas: todos os navios do mar e os marinheiros se acharam em ti, para negociar os teus negocios.
Eze 27:10 Os persas, e os lidios, e os puteos eram no teu exercito os teus soldados: escudos e capacetes penduraram em ti: elles te deram o teu renome.
Eze 27:11 Os filhos de Arvad e o teu exercito estavam sobre os teus muros em redor, e os gamaditas sobre as tuas torres: penduravam os seus escudos nos teus muros em redor; elles aperfeiçoavam a tua formosura.
Eze 27:12 Tarsis era a que negociava comtigo, por causa da abundancia de toda a casta de fazenda: com prata, ferro, estanho, e chumbo negociavam em tuas feiras.
Eze 27:13 Javan, Tubal e Mesech eram teus mercadores: com almas de homens e vasos de bronze fizeram negocios comtigo.
Eze 27:14 Da casa de Togarma traziam ás tuas feiras cavallos, e cavalleiros e mulos.
Eze 27:15 Os filhos de Dedan eram os teus mercadores; muitas ilhas eram o commercio da tua mão: dentes de marfim e pau preto tornavam a dar-te em presente.
Eze 27:16 A Syria negociava comtigo por causa da multidão das tuas boas obras: esmeralda, purpura, e obra bordada, e seda, e coraes e crystal traziam ás tuas feiras.
Eze 27:17 Judah e a terra de Israel, elles eram os teus mercadores: com trigo de Minith, e pannagh, e mel, e azeite e balsamo fizeram negocios comtigo.
Eze 27:18 Damasco negociava comtigo, por causa da multidão das tuas obras, por causa da multidão de toda a sorte de fazenda, com vinho de Chelbon e lã branca.
Eze 27:19 Tambem Dan, e Javan, o caminhante, traficavam nas tuas feiras: ferro polido, casca, e canna aromatica entravam no teu negocio.
Eze 27:20 Dedan negociava comtigo com pannos preciosos para carros.
Eze 27:21 Arabia, e todos os principes de Kedar, eram elles os mercadores de tua mão, com cordeiros, e carneiros e bodes; n’estas coisas negociavam comtigo.
Eze 27:22 Os mercadores de Sheba e Raama eram elles os teus mercadores em todos os mais subidos aromas, e em toda a pedra preciosa e oiro contratavam nas tuas feiras.
Eze 27:23 Haran, e Canne e Eden, os mercadores de Sheba, Assur e Kilmad negociavam comtigo.
Eze 27:24 Estes eram teus mercadores em toda a sorte de mercadorias, em fardos de cardeo, e bordado, e em cofres de roupas preciosas, amarrados com cordas e mettidos em cofres de cedro, na tua mercadoria.
Eze 27:25 Os navios de Tarsis cantavam de ti por causa de teu negocio; e te encheste, e te glorificaste muito no meio dos mares.
Eze 27:26 Os teus remeiros te conduziram sobre grandes aguas: o vento oriental te quebrantou no meio dos mares.
Eze 27:27 As tuas fazendas e as tuas feiras, o teu negocio, os teus marinheiros, e os teus pilotos, os que concertavam as tuas fendas, e os que faziam os teus negocios, e todos os teus soldados, que estão em ti, juntamente com toda a tua congregação, que está no meio de ti, cairão no meio dos mares no dia da tua queda.
Eze 27:28 Ao estrondo da gritaria dos teus pilotos tremerão os arrabaldes.
Eze 27:29 E todos os que pegam no remo, os marinheiros, e todos os pilotos do mar descerão de seus navios, e na terra pararão.
Eze 27:30 E farão ouvir a sua voz sobre ti, e gritarão amargamente; e lançarão pó sobre as cabeças, e na cinza se revolverão.
Eze 27:31 E se farão inteiramente calvos por tua causa, e se cingirão de saccos, e chorarão sobre ti com amargura da alma, e amarga lamentação.
Eze 27:32 E levantarão uma lamentação sobre ti no seu pranto, e lamentarão sobre ti, dizendo: Quem foi como Tyro? como a destruida no meio do mar
Eze 27:33 Quando as tuas mercadorias procediam dos mares, fartaste a muitos povos; com a multidão da tua fazenda e do teu negocio, enriqueceste os reis da terra.
Eze 27:34 No tempo em que foste quebrantada dos mares, nas profundezas das aguas, cairam os teus negocios e toda a tua congregação no meio de ti.
Eze 27:35 Todos os moradores das ilhas foram a teu respeito cheios de espanto; e os seus reis tremeram em grande maneira, e foram perturbados nos seus rostos.
Eze 27:36 Os mercadores d’entre os povos assobiaram sobre ti: tu te tornaste em grande espanto, e nunca jámais serás para sempre.
Eze 28:1 E veiu a mim a palavra de Yahweh, dizendo:
Eze 28:2 Filho do homem, dize ao principe de Tyro: Assim diz o Senhor Yahweh: Porquanto se eleva o teu coração, e dizes: Eu sou Deus, na cadeira de Deus me assento no meio dos mares (sendo tu homem, e não Deus), e estimas o teu coração como se fôra o coração de Deus
Eze 28:3 Eis que mais sabio és que Daniel: nada ha de occulto que se possa esconder de ti.
Eze 28:4 Pela tua sabedoria e pelo teu entendimento alcançaste o teu poder, e adquiriste oiro e prata nos teus thesouros.
Eze 28:5 Pela extensão da tua sabedoria no teu commercio augmentaste o teu poder; e eleva-se o teu coração por causa do teu poder;
Eze 28:6 Portanto, assim diz o Senhor Yahweh: Porquanto estimas o teu coração, como se fôra o coração de Deus
Eze 28:7 Por isso eis que eu trarei sobre ti estranhos, os mais formidaveis d’entre as nações, os quaes desembainharão as suas espadas contra a formosura da tua sabedoria, e mancharão o teu resplandor.
Eze 28:8 Á cova te farão descer, e morrerás da morte dos traspassados no meio dos mares.
Eze 28:9 Porventura pois de alguma maneira dirás diante d’aquelle que te matar: Eu sou Deus; sendo tu homem, e não Deus, na mão do que te traspassa?
Eze 28:10 Da morte dos incircumcisos morrerás, por mão dos estranhos; porque eu o fallei, diz o Senhor Yahweh.
Eze 28:11 Veiu mais a mim a palavra de Yahweh, dizendo:
Eze 28:12 Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tyro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Yahweh: Tu és o sellador da somma,

 cheio de sabedoria e perfeito em formosura.
Eze 28:13 Estavas no Eden, jardim de Deus, toda a pedra preciosa era a tua cobertura, sardonia, topazio, diamante, turqueza, onyx, jaspe, saphira, carbunculo, esmeralda e oiro: a obra dos teus tambores e dos teus pifaros estava em ti; no dia em que foste creado foram preparados.
Eze 28:14 Tu eras o cherubim, ungido para cobridor, e te estabeleci: no monte sancto de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
Eze 28:15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste creado, até que se achou iniquidade em ti.
Eze 28:16 Na multiplicação do teu commercio encheram o teu interior de violencia, e peccaste; pelo que te lançarei profanado do monte de Deus, e te farei perecer, ó cherubim cobridor, do meio das pedras afogueadas.
Eze 28:17 Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplandor; por terra te lancei, diante dos reis te puz, para que olhem para ti.
Eze 28:18 Pela multidão das tuas iniquidades, pela injustiça do teu commercio profanaste os teus sanctuarios: eu pois fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu a ti, e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem.
Eze 28:19 Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais serás para sempre.
Eze 28:20 E veiu a mim a palavra de Yahweh, dizendo:
Eze 28:21 Filho do homem, dirige o teu rosto contra Sidon, e prophetiza contra ella,
Eze 28:22 E dize: Assim diz o Senhor Yahweh: Eis-me contra ti, ó Sidon, e serei glorificado no meio de ti; e saberão que eu sou Yahweh, quando n’ella executar juizos e n’ella me sanctificar.
Eze 28:23 Porque enviarei contra ella a peste, e o sangue nas suas ruas, e os traspassados cairão no meio d’ella, á espada, estando em roda contra ella; e saberão que eu sou Yahweh.
Eze 28:24 E a casa de Israel nunca mais terá espinho que a roce, nem espinho que cause dôr, de todos os que de ao redor d’elles os roubam; e saberão que eu sou o Senhor Yahweh.
Eze 28:25 Assim diz o Senhor Yahweh: Quando eu congregar a casa d’Israel d’entre os povos entre os quaes estão espalhados, e eu me sanctificar entre elles, perante os olhos das nações, então habitarão na sua terra que dei a meu servo, a Jacob.
Eze 28:26 E habitarão n’ella seguros, e edificarão casas, e plantarão vinhas, e habitarão seguros, quando eu executar juizos contra todos os que roubam nos seus contornos; e saberão que eu sou Yahweh seu Deus
Eze 29:1 No decimo anno, no decimo mez, no dia doze do mez, veiu a mim a palavra de Yahweh, dizendo:
Eze 29:2 Filho do homem, dirige o teu rosto contra Pharaó, rei do Egypto, e prophetiza contra elle e contra todo o Egypto.
Eze 29:3 Falla, e dize: Assim diz o Senhor Yahweh: Eis-me contra ti, ó Pharaó, rei do Egypto, o grande dragão, que pousa no meio dos seus rios, e que diz: O meu rio é meu, e eu o fiz para mim
Eze 29:4 Porém eu porei anzoes em teus queixos, e prenderei o peixe dos teus rios ás tuas escamas; e todo o peixe dos teus rios se pegará ás tuas escamas.
Eze 29:5 E te deixarei no deserto, a ti e a todo o peixe dos teus rios; sobre a face do campo cairás: não serás recolhido nem ajuntado: aos animaes da terra e ás aves do céu te dei por mantimento.
Eze 29:6 E saberão todos os moradores do Egypto que eu sou Yahweh, porquanto se fizera um bordão de canna para a casa d’Israel.
Eze 29:7 Tomando-te elles pela tua mão, te quebrantaste, e lhes rasgaste todo o hombro, e, encostando-se elles a ti, te quebraste, e lhes fizeste estar immoveis a todos os lombos.
Eze 29:8 Portanto, assim diz o Senhor Yahweh: Eis que eu trarei sobre ti a espada, e destruirei de ti homem e animal.
Eze 29:9 E a terra do Egypto se tornará em assolação e deserto; e saberão que eu sou Yahweh, porquanto disse: O rio é meu, e eu o fiz.
Eze 29:10 Portanto, eis que eu estou contra ti e contra os teus rios; e tornarei a terra do Egypto em desertas e assoladas solidões, desde a torre de Sevene até aos confins da Ethiopia.
Eze 29:11 Não passará por ella pé de homem, nem pé de animal passará por ella, nem será habitada quarenta annos
Eze 29:12 Porque tornarei a terra do Egypto em assolação no meio das terras assoladas; e as suas cidades no meio das cidades desertas se tornarão em assolação por quarenta annos; e espalharei os egypcios entre as nações, e os derramarei pelas terras
Eze 29:13 Porém assim diz o Senhor Yahweh: Ao cabo de quarenta annos ajuntarei os egypcios d’entre os povos entre os quaes foram espalhados.
Eze 29:14 E tornarei a trazer o captiveiro dos egypcios, e os tornarei á terra de Pathros, á terra do seu commercio; e serão ali um reino baixo.
Eze 29:15 Mais baixo se fará do que os outros reinos, e nunca mais se exalçará sobre as nações; porque os diminuirei, para que não dominem sobre as nações.
Eze 29:16 E não servirá mais á casa d’Israel de confiança, para lhe trazer á lembrança a sua iniquidade, quando olharem para traz d’elles; antes saberão que eu sou o Senhor Yahweh.
Eze 29:17 E succedeu que, no anno vinte e sete, no mez primeiro, no primeiro dia do mez, veiu a mim a palavra de Yahweh, dizendo:
Eze 29:18 Filho do homem, Nabucodonozor, rei de Babylonia, fez com que o seu exercito prestasse um grande serviço contra Tyro; toda a cabeça se tornou calva, e todo o hombro se pelou: e não houve paga de Tyro para ella, nem para o seu exercito, pelo serviço que prestou contra ella.
Eze 29:19 Portanto, assim diz o Senhor Yahweh: Eis que eu darei a Nabucodonozor, rei de Babylonia, a terra do Egypto; e levará a sua multidão, e despojará o seu despojo, e roubará a sua preza, e isto será a paga para o seu exercito.
Eze 29:20 Por paga do seu trabalho, com que serviu contra ella, lhe dei a terra do Egypto; porquanto trabalharam por mim, diz o Senhor Yahweh.
Eze 29:21 N’aquelle dia farei brotar o poder na casa de Israel, e te darei abrimento da bocca no meio d’elles; e saberão que eu sou Yahweh.
Eze 30:01 E veiu a mim a palavra de Yahweh, dizendo:
Eze 30:2 Filho do homem, prophetiza, e dize: Assim diz o Senhor Yahweh: Uivae: Ah! aquelle dia!
Eze 30:3 Porque já está perto o dia, já está perto, digo, o dia de Yahweh: dia nublado: o tempo dos gentios será.
Eze 30:4 E espada virá ao Egypto, e haverá grande dôr na Ethiopia, quando cairem os traspassados no Egypto; e tomarão a sua multidão, e quebrar-se-hão os seus fundamentos.
Eze 30:5 Ethiopia, e Put, e Lud, e toda a mistura de gente, e Cub, e os filhos da terra do concerto, com elles cairão á espada.
Eze 30:6 Assim diz Yahweh: Tambem cairão os que o Egypto sustem, e descerá a soberba de seu poder: desde a torre de Sevene n’elle cairão á espada, diz o Senhor Yahweh.
Eze 30:7 E serão assolados no meio das terras assoladas; e as suas cidades estarão no meio das cidades desertas.
Eze 30:8 E saberão que eu sou Yahweh, quando eu puzer fogo ao Egypto, e forem quebrados todos os que lhe davam auxilio.
Eze 30:9 N’aquelle dia sairão mensageiros de diante de mim em navios, para espantarem a Ethiopia descuidada; e haverá n’elles grandes dôres, como no dia do Egypto; porque, eis que já vem
Eze 30:10 Assim diz o Senhor Yahweh: Eu pois farei cessar a multidão do Egypto, por mão de Nabucodonozor, rei de Babylonia.
Eze 30:11 Elle e o seu povo com elle, os mais formidaveis das nações, serão levados para destruirem a terra; e desembainharão as suas espadas contra o Egypto, e encherão a terra de traspassados.
Eze 30:12 E os rios farei seccos, e venderei a terra á mão dos maus, e assolarei a terra e a sua plenitude pela mão dos estranhos; eu, Yahweh, o fallei.
Eze 30:13 Assim diz o Senhor Yahweh: Tambem destruirei os idolos, e farei cessar as imagens de Noph: e não haverá mais um principe da terra do Egypto; e porei o temor na terra do Egypto.
Eze 30:14 E assolarei a Pathros, e porei fogo a Zoan, e executarei juizos em No.
Eze 30:15 E derramarei o meu furor sobre Sin, a força do Egypto, e exterminarei a multidão de No.
Eze 30:16 E porei fogo no Egypto; Sin terá grande dôr, e No será fendida, e Noph terá angustias quotidianas.
Eze 30:17 Os mancebos de Aven e Pibeseth cairão á espada, e as moças irão em captiveiro.
Eze 30:18 E em Tahpanes se escurecerá o dia, quando eu quebrar ali os jugos do Egypto, e n’ella cessar a soberba da sua força: uma nuvem a cobrirá, e suas filhas irão em captiveiro.
Eze 30:19 Assim executarei juizos no Egypto, e saberão que eu sou Yahweh.
Eze 30:20 E succedeu que, no anno undecimo, no mez primeiro, aos sete do mez, veiu a mim a palavra de Yahweh, dizendo:
Eze 30:21 Filho do homem, eu quebrei o braço de Pharaó, rei do Egypto, e eis que não será atado com emplastos, nem lhe porão uma ligadura para o atar, para o esforçar, para que pegue na espada.
Eze 30:22 Portanto assim diz o Senhor Yahweh: Eis que eu estou contra Pharaó, rei do Egypto, e quebrarei os seus braços, assim o forte como o quebrado, e farei cair da sua mão a espada.
Eze 30:23 E espalharei os egypcios entre as nações, e os espalharei pelas terras.
Eze 30:24 E esforçarei os braços do rei de Babylonia, e darei a minha espada na sua mão; porém quebrarei os braços de Pharaó, e diante d’elle gemerá como geme o traspassado.
Eze 30:25 Esforçarei, digo, os braços do rei de Babylonia, mas os braços de Pharaó cairão; e saberão que eu sou Yahweh, quando eu metter a minha espada na mão do rei de Babylonia, e elle a estender sobre a terra do Egypto
Eze 30:26 E espalharei os egypcios entre as nações, e os espalharei pelas terras: assim saberão que eu sou Yahweh.
Eze 31:1 E succedeu, no anno undecimo, no terceiro mez, ao primeiro do mez, que veiu a mim a palavra de Yahweh, dizendo:
Eze 31:2 Filho do homem, dize a Pharaó, rei do Egypto, e á sua multidão:

 A quem és similhante na tua grandeza?
Eze 31:3 Eis que a Assyria era um cedro no Libano, de ramos formosos, sombrio de ramagem e de alta estatura, e entre os ramos espessos estava a sua copa.
Eze 31:4 As aguas o fizeram crescer, o abysmo o exalçou: com as suas correntes corria em torno do seu plantio, e enviava os regatos a todas as arvores do campo.
Eze 31:5 Por isso se elevou a sua estatura sobre todas as arvores do campo, e se multiplicaram os seus ramos, e se alongaram as suas varas, por causa das muitas aguas que enviava.
Eze 31:6 Todas as aves do céu se aninhavam nos seus ramos, e todos os animaes do campo geravam debaixo dos seus ramos, e todos os grandes povos se assentavam á sua sombra.
Eze 31:7 Assim era elle formoso na sua grandeza, na extensão dos seus ramos, porque a sua raiz estava junto ás muitas aguas.
Eze 31:8 Os cedros não o escureciam no jardim de Deus; as faias não egualavam os seus ramos, e os castanheiros não eram como os seus renovos: nenhuma arvore no jardim de Deus se assimilhou a elle na sua formosura.
Eze 31:9 Formoso o fiz com a multidão dos seus ramos; e todas as arvores do Eden, que estavam no jardim de Deus, tiveram inveja d’elle.
Eze 31:10 Portanto assim diz o Senhor Yahweh: Porquanto te elevaste na tua estatura, e se levantou a sua copa no meio dos espessos ramos, e o seu coração se exalçou na sua altura,
Eze 31:11 Portanto o entreguei na mão da mais poderosa das nações, para que o tratasse com o tratamento merecido; pela sua impiedade o lançarei fóra.
Eze 31:12 E uns estranhos o exterminaram, os mais formidaveis das nações, e o deixaram: cairam os seus ramos sobre os montes e por todos os valles, e os seus renovos foram quebrados por todas as correntes da terra; e todos os povos da terra se retiraram da sua sombra, e o deixaram.
Eze 31:13 Todas as aves do céu habitavam sobre a sua ruina, e todos os animaes do campo se acolheram sob os seus renovos;
Eze 31:14 Para que todas as arvores das aguas não se elevem na sua estatura, nem levantem a sua copa no meio dos ramos espessos, nem todas as que bebem as aguas venham a confiar em si, por causa da sua altura; porque já todos estão entregues á morte, até á terra mais baixa, no meio dos filhos dos homens, com os que descem á cova.
Eze 31:15 Assim diz o Senhor Yahweh: No dia em que elle desceu ao inferno, fiz eu que houvesse luto; fiz cobrir o abysmo, por sua causa, e retive as suas correntes, e se cohibiram; e cobri o Libano de preto por causa d’elle, e todas as arvores do campo por causa d’elle desfalleceram.
Eze 31:16 Ao som da sua queda fiz tremer as nações, quando o fiz descer ao inferno com os que descem á cova; e todas as arvores do Eden, a flor e o melhor do Libano, todas as arvores que bebem aguas, se consolavam na terra mais baixa.
Eze 31:17 Tambem estes com elles descerão ao inferno, aos que foram traspassados á espada, e os que foram seu braço, e que estavam assentados á sombra no meio das nações.
Eze 31:18 A quem pois és assim similhante em gloria e em grandeza entre as arvores do Eden? antes serás derribado com as arvores do Eden á terra mais baixa; no meio dos incircumcisos jazerás com os que foram traspassados á espada: este é Pharaó e toda a sua multidão, diz o Senhor Yahweh
Eze 32:1 E succedeu que, no anno duodecimo, no mez duodecimo, ao primeiro do mez, veiu a mim a palavra de Yahweh, dizendo:
Eze 32:2 Filho do homem, levanta uma lamentação sobre Pharaó, rei do Egypto, e dize-lhe: Similhante eras a um filho de leão entre as nações, e tu foste como um dragão nos mares, e trasbordavas os teus rios, e turbavas as aguas com os teus pés, e enlameavas os seus rios.
Eze 32:3 Assim diz o Senhor Yahweh: Portanto, estenderei sobre ti a minha rede com ajuntamento de muitos povos, e te farão subir na minha rede.
Eze 32:4 Então te deixarei em terra; sobre a face do campo te lançarei, e farei morar sobre ti todas as aves do céu, e fartarei de ti os animaes de toda a terra.
Eze 32:5 E porei as tuas carnes sobre os montes, e encherei os valles da tua altura.
Eze 32:6 E a terra onde nadas regarei com o teu sangue até aos montes; e as correntes se encherão de ti.
Eze 32:7 E, apagando-te eu, cobrirei os céus, e ennegrecerei as suas estrellas: ao sol encobrirei com uma nuvem, e a lua não deixará resplandecer a sua luz.
Eze 32:8 Todas as brilhantes luzes do céu ennegrecerei sobre ti, e trarei trevas sobre a tua terra, diz o Senhor Yahweh.
Eze 32:9 E farei vexar o coração de muitos povos, quando eu levar a tua destruição entre as nações, ás terras que não conheceste.
Eze 32:10 E farei com que muitos povos fiquem pasmados de ti, e os seus reis tremam em grande maneira, quando eu brandir a minha espada ante os seus rostos; e estremecerão a cada momento, cada um pela sua vida, no dia da tua queda.
Eze 32:11 Porque assim diz o Senhor Yahweh : A espada do rei de Babylonia virá sobre ti.
Eze 32:12 Farei cair a tua multidão com as espadas dos valentes, que são todos os mais formidaveis das gentes; e destruirão a soberba do Egypto, e toda a sua multidão será perdida.
Eze 32:13 E destruirei todos os seus animaes de sobre as muitas aguas; nem as turbará mais pé de homem, nem as turbarão unhas de animaes.
Eze 32:14 Então farei profundar as suas aguas, e farei correr os seus rios como o azeite, diz o Senhor Yahweh.
Eze 32:15 Quando eu tornar a terra do Egypto em assolação, e a terra fôr assolada em sua plenitude, e quando ferir a todos os que habitam n’ella, então saberão que eu sou Yahweh.
Eze 32:16 Esta é a lamentação, segundo a qual lamentarão; as filhas das nações assim lamentarão; sobre o Egypto e sobre toda a sua multidão assim lamentarão, diz o Senhor Yahweh.
Eze 32:17 E succedeu que, no anno duodecimo, aos quinze do mez, veiu a mim a palavra de Yahweh, dizendo:
Eze 32:18 Filho do homem, pranteia sobre a multidão do Egypto, e faze-a descer, a ella e ás filhas das nações magnificas, á terra mais baixa, aos que descem á cova.
Eze 32:19 A quem sobrepujas tu em ser aprazivel? desce, e deita-te com os incircumcisos.
Eze 32:20 No meio d’aquelles que foram traspassados á espada cairão; á espada está entregue; arrastae-a e a toda a sua multidão.
Eze 32:21 Os mais poderosos dos valentes lhe fallarão desde o meio do inferno, com os que a soccorrem: desceram, jazeram os incircumcisos traspassados á espada.
Eze 32:22 Ali está Assur com todo o seu ajuntamento; em redor d’elle estão os seus sepulchros; todos elles foram traspassados e cairam á espada.
Eze 32:23 Cujos sepulchros foram postos nos lados da cova, e o seu ajuntamento está em redor do seu sepulchro: todos foram traspassados, e cairam á espada, os quaes tinham causado espanto na terra dos viventes.
Eze 32:24 Ali está Elam com toda a sua multidão em redor do seu sepulchro: todos elles foram traspassados, e cairam á espada, os quaes desceram incircumcisos ás mais baixas partes da terra, os quaes causaram terror na terra dos viventes, e levaram a sua vergonha com os que desceram á cova
Eze 32:25 No meio dos traspassados lhe pozeram uma cama entre toda a sua multidão; ao redor d’elle estão os seus sepulchros: todos elles são incircumcisos, traspassados á espada; porque causaram terror na terra dos viventes, e levaram a sua vergonha com os que desceram á cova; no meio dos traspassados foi posto.
Eze 32:26 Ali esta Mesech e Tubal com toda a sua multidão; ao redor d’elles estão os seus sepulchros: todos elles são incircumcisos, e traspassados á espada, porquanto causaram terror na terra dos viventes.
Eze 32:27 Porém não jazeram com os valentes que cairam dos incircumcisos, os quaes desceram ao inferno com as suas armas de guerra e pozeram as suas espadas debaixo das suas cabeças; e a sua iniquidade está sobre os seus ossos, porquanto eram o terror dos heroes na terra dos viventes.
Eze 32:28 Tambem tu serás quebrado no meio dos incircumcisos, e jazerás com os que foram traspassados á espada.
Eze 32:29 Ali está Edom, os seus reis e todos os seus principes, que com o seu poder foram postos com os que foram traspassados á espada; estes jazem com os incircumcisos e com os que desceram á cova.
Eze 32:30 Ali estão os principes do norte, todos elles, e todos os sidonios, que desceram com os traspassados, envergonhados com o terror causado pelo seu poder; e jazem incircumcisos com os que foram traspassados á espada, e levam a sua vergonha com os que desceram á cova.
Eze 32:31 Pharaó os verá, e se consolará com toda a sua multidão, os traspassados á espada, Pharaó, e todo o seu exercito, diz o Senhor Yahweh.
Eze 32:32 Porque tambem eu dei o meu espanto na terra dos viventes; pelo que jazerá no meio dos incircumcisos, com os traspassados á espada, Pharaó e toda a sua multidão, diz o Senhor Yahweh .
Eze 33:1 E veiu a mim a palavra de Yahweh, dizendo:
Eze 33:2 Filho do homem, falla aos filhos do teu povo, e dize-lhes: Quando eu fizer vir a espada sobre a terra, e o povo da terra tomar um homem dos seus termos, e o constituir por seu atalaia,
Eze 33:3 E elle vir que a espada vem sobre a terra, e tocar a trombeta, e avisar o povo,
Eze 33:4 E aquelle que ouvir o som da trombeta, não se der por avisado, e vier a espada, e o tomar, o seu sangue será sobre a sua cabeça.
Eze 33:5 Elle ouviu o som da trombeta, e não se deu por avisado, o seu sangue será sobre elle; mas o que se dá por avisado salvará a sua vida.
Eze 33:6 Porém, quando o atalaia vir que vem a espada, e não tocar a trombeta, e não fôr avisado o povo, e a espada vier, e levar uma vida d’entre elles, este tal foi levado na sua iniquidade, porém o seu sangue demandarei da mão do atalaia.
Eze 33:7 A ti pois, ó filho do homem, te constitui por atalaia sobre a casa d’Israel; tu pois ouvirás a palavra da minha bocca, e lh’a annunciarás da minha parte.
Eze 33:8 Dizendo

 eu pois ao impio: Ó impio, certamente morrerás; e tu lhe não fallares, para dissuadir ao impio do seu caminho, morrerá esse impio na sua iniquidade, porém o seu sangue eu o demandarei da tua mão.
Eze 33:9 Mas, quando tu tiveres dissuadido ao impio do seu caminho, para que se converta d’elle, e elle se não converter do seu caminho, elle morrerá na sua iniquidade; porém tu livraste a tua alma.
Eze 33:10 Tu pois, filho do homem, dize á casa de Israel: Assim fallaes vós, dizendo: Visto que as nossas prevaricações e os nossos peccados estão sobre nós, e nós desfallecemos n’elles, como viveremos então?
Eze 33:11 Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor Yahweh, que não tenho prazer na morte do impio, mas que o impio se converta do seu caminho, e viva: convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que razão morrereis, ó casa de Israel?
Eze 33:12 Tu pois, filho do homem, dize aos filhos do teu povo: A justiça do justo não o fará escapar no dia da sua prevaricação; e, quanto á impiedade do impio, não cairá por ella, no dia em que se converter da sua impiedade; nem o justo por ella poderá viver no dia em que peccar.
Eze 33:13 Quando eu disser ao justo que certamente viverá, e elle confiar na sua justiça, e fizer iniquidade, não virão em memoria todas as suas justiças, mas na sua iniquidade, que faz, n’ella morrerá.
Eze 33:14 Quando eu tambem disser ao impio: Certamente morrerás; e elle se converter do seu peccado, e fizer juizo e justiça,
Eze 33:15 Restituindo esse impio o penhor, pagando o furtado, andando nos estatutos da vida, e não fazendo iniquidade, certamente viverá, não morrerá.
Eze 33:16 De todos os seus peccados com que peccou não se fará memoria contra elle: juizo e justiça fez, certamente viverá.
Eze 33:17 Ainda dizem os filhos do teu povo: Não é recto o caminho de Yahweh: mas o proprio caminho d’elles é que não é recto.
Eze 33:18 Desviando-se o justo da sua justiça, e fazendo iniquidade, morrerá n’ella.
Eze 33:19 E, convertendo-se o impio da sua impiedade, e fazendo juizo e justiça, elle viverá por elles.
Eze 33:20 Ainda dizeis: Não é recto o caminho de Yahweh: julgar-vos-hei a cada um conforme os seus caminhos, ó casa de Israel.
Eze 33:21 E succedeu que, no anno duodecimo, no decimo mez, aos cinco do mez do nosso captiveiro, veiu a mim um que tinha escapado de Jerusalem, dizendo: Já ferida é a cidade.
Eze 33:22 Ora a mão de Yahweh estivera sobre mim pela tarde, antes que viesse o que tinha escapado, e abriu a minha bocca, até que chegou a mim pela manhã; e abriu-se a minha bocca, e não fiquei mais em silencio.
Eze 33:23 Então veiu a mim a palavra de Yahweh, dizendo:
Eze 33:24 Filho do homem, os moradores d’estes logares desertos da terra de Israel, fallando, dizem: Abrahão era um só, e possuiu esta terra; porém nós somos muitos, esta terra a nós foi dada em possessão.
Eze 33:25 Dize-lhes portanto: Assim diz o Senhor Yahweh: A carne com o sangue comeis, e levantaes os vossos olhos para os vossos idolos, e derramaes o sangue! e possuireis esta terra?
Eze 33:26 Estribaes-vos sobre a vossa espada, commetteis abominação, e contaminaes cada um a mulher do seu proximo! e possuireis a terra?
Eze 33:27 Assim lhes dirás: Assim disse o Senhor Yahweh: Vivo eu, que os que estiverem em logares desertos, cairão á espada, e o que estiver sobre a face do campo o entregarei á fera, para que o coma, e os que estiverem em logares fortes e em cavernas morrerão de pestilencia.
Eze 33:28 Porque tornarei a terra em assolação e espanto, e cessará a soberba da sua força; e os montes de Israel serão tão assolados que não haja quem passe por elles.
Eze 33:29 Então saberão que eu sou Yahweh, quando eu tornar a terra em assolação e espanto, por todas as suas abominações que fizeram.
Eze 33:30 Quanto a ti, ó filho do homem, os filhos do teu povo fallam de ti junto ás paredes e nas portas das casas; e falla um com o outro, cada um a seu irmão, dizendo; Vinde, peço-vos, e ouvi qual seja a palavra que procede de Yahweh.
Eze 33:31 E elles veem a ti, como o povo costumava vir, e se assentam diante de ti, como o meu povo, e ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra: antes elles lisongeiam com a sua bocca, porém o seu coração segue a sua avareza.
Eze 33:32 E eis que tu lhe és como uma canção de amores, de quem tem voz suave, e que bem tange; porque ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra
Eze 33:33 Porém, quando vier isto (eis que está para vir), então saberão que houve no meio d’elles um propheta.
Eze 34:1 E veiu a mim a palavra de Yahweh, dizendo:
Eze 34:2 Filho do homem, prophetiza contra os pastores de Israel; prophetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor Yahweh : Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! porventura os pastores não apascentarão as ovelhas?
Eze 34:3 Comeis o gordo, e vos vestis de lã; degolaes o cevado; porém não apascentaes as ovelhas.
Eze 34:4 As fracas não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes: porém dominaes sobre ellas com rigor e dureza.
Eze 34:5 Assim se espalharam, por não haver pastor, e ficaram para pasto de toda a besta do campo, porquanto se espalharam.
Eze 34:6 As minhas ovelhas andam desgarradas por todos os montes, e por todo o alto outeiro; e as minhas ovelhas andam espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem pergunte por ellas, sem haver quem as busque.
Eze 34:7 Portanto, ó pastores, ouvi a palavra de Yahweh:
Eze 34:8 Vivo eu, diz o Senhor Yahweh, que, porquanto as minhas ovelhas foram entregues á rapina, e as minhas ovelhas vieram a servir de pasto a toda a besta do campo, á falta de pastor, e os meus pastores não perguntam pelas minhas ovelhas, e os pastores se apascentam a si mesmos, e não apascentam as minhas ovelhas;
Eze 34:9 Portanto, ó pastores, ouvi a palavra de Yahweh:
Eze 34:10 Assim diz o Senhor Yahweh: Eis que eu estou contra os pastores, e demandarei as minhas ovelhas da sua mão, e os farei cessar de apascentar as ovelhas, e os pastores não se apascentarão mais a si mesmos; e livrarei as minhas ovelhas da sua bocca, e lhes não servirão mais de pasto.
Eze 34:11 Porque assim diz o Senhor Yahweh: Eis que eu, eu digo, perguntarei pelas minhas ovelhas, e as buscarei.
Eze 34:12 Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e as farei escapar de todos os logares por onde andam espalhadas, no dia da nuvem e da escuridão.
Eze 34:13 E as tirarei dos povos, e as congregarei das terras, e as trarei á sua terra, e as apascentarei nos montes de Israel, junto ás correntes, e em todas as habitações da terra.
Eze 34:14 Em bons pastos as apascentarei, e nos altos montes de Israel será a sua malhada; ali se deitarão n’uma boa malhada, e pastarão em pastos gordos nos montes de Israel.
Eze 34:15 Eu apascentarei as minhas ovelhas, e eu as farei repousar, diz o Senhor Yahweh.
Eze 34:16 A perdida buscarei, e a desgarrada tornarei a trazer, e a quebrada atarei, e a enferma fortalecerei; mas a gorda e a forte destruirei; apascental-as-hei com juizo.
Eze 34:17 E quanto a vós, ó ovelhas minhas, assim diz o Senhor Yahweh: Eis que eu julgarei entre gado pequeno e gado pequeno, entre carneiros e bodes.
Eze 34:18 Acaso não vos basta que pasteis o bom pasto, senão que pizeis o resto de vossos pastos a vossos pés? e que bebaes as profundas aguas, senão que enlameeis o resto com os vossos pés
Eze 34:19 E as minhas ovelhas pastarão o que foi pizado com os vossos pés, e beberão o que tem sido turvado com os vossos pés.
Eze 34:20 Por isso o Senhor Yahweh assim lhes diz: Eis que eu, sim, eu, julgarei entre o gado gordo e o gado magro.
Eze 34:21 Porquanto com o lado e com o hombro daes empurrões, e com as vossas pontas escorneaes todas as fracas, até que as espalhaes para fóra,
Eze 34:22 Portanto livrarei as minhas ovelhas, para que não sirvam mais de rapina, e julgarei entre gado miudo e gado miudo.
Eze 34:23 E levantarei sobre ellas um só pastor, e elle as apascentará: meu servo David, este as apascentará, e este lhes servirá de pastor.
Eze 34:24 E eu, Yahweh, lhes serei por Deus, e o meu servo David será principe no meio d’elles: eu, Yahweh, o fallei.
Eze 34:25 E farei com elles um concerto de paz, e farei cessar a besta ruim da terra, e habitarão no deserto seguramente, e dormirão nos bosques.
Eze 34:26 E a elles, e aos logares ao redor do meu outeiro, os porei por benção; e farei descer a chuva a seu tempo: chuvas de benção serão.
Eze 34:27 E as arvores do campo darão o seu fructo, e a terra dará a sua novidade, e estarão seguros na sua terra; e saberão que eu sou Yahweh, quando eu quebrar as varas do seu jugo e os livrar da mão dos que se serviam d’elles.
Eze 34:28 E não servirão mais de rapina aos gentios, e a besta fera da terra nunca mais os comerá: e habitarão seguramente, e ninguem haverá que os espante.
Eze 34:29 E lhes levantarei uma planta de nome, e nunca mais serão arrebatados da fome na terra, nem mais levarão sobre si o opprobrio dos gentios.
Eze 34:30 Saberão, porém, que eu, Yahweh seu Deus, estou com elles, e que elles são o meu povo, a casa d’Israel, diz o Senhor Yahweh.
Eze 34:31 Vós pois, ó ovelhas minhas, ovelhas do meu pasto; homens sois; porém eu sou o vosso Deus, diz o Senhor Yahweh.
Eze 35:1 E veiu a mim a palavra de Yahweh, dizendo:
Eze 35:2 Filho do homem, dirige o teu rosto contra o monte de Seir, e prophetiza contra elle.
Eze 35:3 E dize-lhe: Assim diz o Senhor Yahweh: Eis que eu estou contra ti, ó monte de Seir, e estenderei a minha mão contra ti, e te porei em assolação e espanto.
Eze 35:4 As tuas cidades porei em solidão, e tu te tornarás em assolação; e saberás que eu

 sou Yahweh.
Eze 35:5 Porquanto guardas inimizade perpetua, e fizeste derramar os filhos d’Israel pela violencia da espada no tepmo da extrema iniquidade,
Eze 35:6 Por isso vivo eu, diz o Senhor Yahweh, que te preparei para sangue, e o sangue te perseguirá; pois que não aborreceste o sangue, o sangue te perseguirá.
Eze 35:7 E farei do monte de Seir uma extrema assolação, e exterminarei d’elle o que por elle passar, e o que por elle tornar.
Eze 35:8 E encherei os seus montes dos seus traspassados; nos teus outeiros, e nos teus valles, e em todas as tuas correntes cairão os traspassados á espada.
Eze 35:9 Em assolações perpetuas te porei, e as tuas cidades nunca mais serão habitadas: assim sabereis que eu sou Yahweh.
Eze 35:10 Porquanto dizes: Os dois povos e as duas terras serão minhas, e as possuiremos, sendo que Yahweh se achava ali,
Eze 35:11 Portanto, vivo eu, diz o Senhor Yahweh, que usarei conforme a tua ira, e conforme a tua inveja, de que usaste, com o teu odio, contra elles; e serei conhecido d’elles, quando te julgar.
Eze 35:12 E saberás que eu, Yahweh, ouvi todas as tuas blasphemias, que disseste contra os montes d’Israel, dizendo: Já estão assolados, a nós nos são entregues por pasto.
Eze 35:13 Assim vos engrandecestes contra mim com a vossa bocca, e multiplicastes as vossas palavras contra mim: eu o ouvi.
Eze 35:14 Assim diz o Senhor Yahweh: Quando se alegra toda a terra te porei em assolação.
Eze 35:15 Como te alegraste da herança da casa de Israel, porque está assolada, assim te farei a ti: em assolação serás tomado, ó monte de Seir, e todo o Edom, todo, digo; e saberão que eu sou Yahweh
Eze 36:1 E tu, ó filho do homem, prophetiza aos montes de Israel, e dize: Montes de Israel, ouvi a palavra de Yahweh.
Eze 36:2 Assim diz o Senhor Yahweh: Porquanto diz o inimigo sobre vós: Ah! ah! até as eternas alturas são por nossa herança;
Eze 36:3 Portanto, prophetiza, e dize: Assim diz o Senhor Yahweh: Porquanto vos assolaram e devoraram em redor, para que vós ficasseis feitos herança do resto das nações, e estaes levantados em labios do paroleiro, e em infamia do povo,
Eze 36:4 Portanto, ouvi, ó montes de Israel, a palavra do Senhor Yahweh: Assim diz o Senhor Yahweh aos montes e aos outeiros, ás correntes e aos valles, aos logares assolados e solitarios, e ás cidades desamparadas, que se tornaram em rapina e em escarneo ao resto das nações que lhes estão em redor
Eze 36:5 Portanto, assim diz o Senhor Yahweh: Certamente no fogo do meu zelo fallei contra o resto das nações, e contra todo o Edom, que se appropriaram da minha terra, com alegria de todo o coração, e com menosprezo da alma, para ser lançada fóra á rapina
Eze 36:6 Portanto, prophetiza sobre a terra de Israel, e dize aos montes e aos outeiros, ás correntes e aos valles: Assim diz o Senhor Yahweh: Eis que fallei no meu zelo e no meu furor, porquanto levastes sobre vós o opprobrio dos gentios.
Eze 36:7 Portanto, assim diz o Senhor Yahweh: Eu levantei a minha mão, para que os gentios que vos estão em redor levem o seu opprobrio sobre si mesmos.
Eze 36:8 Porém vós, ó montes de Israel, ainda produzireis o vosso ramo, e dareis o vosso fructo para o meu povo de Israel; porque estão para vir
Eze 36:9 Porque eis que eu estou comvosco; e eu me virarei para vós, e sereis lavrados e semeados.
Eze 36:10 E multiplicarei os homens sobre vós, a toda a casa de Israel, a toda ella: e as cidades serão habitadas, e as solidões serão edificadas.
Eze 36:11 E multiplicarei homens e bestas sobre vós, e se multiplicarão, e fructificarão: e vos farei habitar como d’antes, e o farei melhor que nos vossos principios; e sabereis que eu sou Yahweh.
Eze 36:12 E farei andar sobre vós uns homens; o meu povo de Israel: elles te possuirão, e serás a sua herança, e nunca mais os desfilharás.
Eze 36:13 Assim diz o Senhor Yahweh: Porquanto vos dizem: Tu és uma terra que devora os homens, e és uma terra que desfilha os seus povos;
Eze 36:14 Por isso tu não devorarás mais os homens, nem desfilharás mais os teus povos, diz o Senhor Yahweh.
Eze 36:15 E farei que nunca mais se ouça em ti a affronta dos gentios; nem levarás mais sobre ti o opprobrio das gentes nem mais desfilharás a tua nação, diz o Senhor Yahweh.
Eze 36:16 E veiu a mim a palavra de Yahweh, dizendo:
Eze 36:17 Filho do homem, quando a casa de Israel habitava na sua terra, então a contaminaram com os seus caminhos e com as suas acções: como a immundicia de uma mulher separada, era o seu caminho perante o meu rosto.
Eze 36:18 Derramei pois o meu furor sobre elles, por causa do sangue que derramaram sobre a terra, e dos seus idolos, com que a contaminaram.
Eze 36:19 E os espalhei entre as nações, e foram espalhados pelas terras: conforme os seus caminhos, e conforme os seus tratos, os julguei.
Eze 36:20 E, chegando ás nações para onde se foram, profanaram o meu sancto nome; porquanto se dizia d’elles: Estes são o povo de Yahweh, e sairam da sua terra.
Eze 36:21 Porém os poupei por amor do meu sancto nome, o qual a casa de Israel profanou entre as nações para onde foi.
Eze 36:22 Dize portanto á casa de Israel: Assim diz o Senhor Yahweh: Não é por vosso respeito que eu o faço, ó casa de Israel, porém pelo meu sancto nome, que profanaste entre as nações para onde vós fostes.
Eze 36:23 E eu sanctificarei o meu grande nome, que foi profanado entre as nações, o qual profanastes no meio d’ellas; e as nações saberão que eu sou Yahweh, diz o Senhor Yahweh, quando eu fôr sanctificado aos seus olhos
Eze 36:24 E vos tomarei d’entre as nações, e vos congregarei de todas as terras, e vos trarei para a vossa terra.
Eze 36:25 Então espalharei agua pura sobre vós, e ficareis purificados: de todas as vossas immundicias e de todos os vossos idolos vos purificarei.
Eze 36:26 E vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espirito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne, e vos darei um coração de carne.
Eze 36:27 E porei dentro de vós o meu espirito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juizos, e os façaes.
Eze 36:28 E habitareis na terra que eu dei a vossos paes, e vós me sereis por povo, e eu vos serei por Senhor.
Eze 36:29 E vos livrarei de todas as vossas immundicias; e chamarei o trigo, e o multiplicarei, e não trarei fome sobre vós.
Eze 36:30 E multiplicarei o fructo das arvores, e a novidade do campo, para que nunca mais recebaes o opprobrio da fome entre as nações.
Eze 36:31 Então vos lembrareis dos vossos maus caminhos, e dos vossos tratos, que não foram bons; e tereis nojo em vós mesmos das vossas maldades e das vossas abominações.
Eze 36:32 Não é por amor de vós que eu faço isto, diz o Senhor Yahweh; notorio vos seja: envergonhae-vos, e ficae confusa sobre os vossos caminhos, ó casa de Israel.
Eze 36:33 Assim diz o Senhor Yahweh: No dia em que eu vos purificar de todas as vossas maldades, então farei com que sejam habitadas as cidades e sejam edificadas as solidões.
Eze 36:34 E a terra assolada se lavrará, em logar de ser assolada aos olhos de todos os que passavam.
Eze 36:35 E dirão: Esta terra assolada ficou como jardim do Eden; e as cidades solitarias, e assoladas, e destruidas, estão fortalecidas e habitadas.
Eze 36:36 Então saberão as nações, que ficarem de resto em redor de vós, que eu, Yahweh, reedifico as cidades destruidas, e planto o assolado: eu, Yahweh, o fallei, e farei.
Eze 36:37 Assim diz o Senhor Yahweh: Ainda por isso serei requerido da casa de Israel, que lh’o faça: multiplical-os-hei de homens, como a um rebanho.
Eze 36:38 Como o rebanho sanctificado, como o rebanho de Jerusalem nas suas solemnidades, assim as cidades desertas serão cheias de rebanhos de homens; e saberão que eu sou Yahweh.
Eze 37:1 Veiu sobre mim a mão de Yahweh, e Yahweh, pelo espirito, me levou e me poz no meio de um valle que estava cheio de ossos.
Eze 37:2 E me fez passar por toda a roda d’elles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do valle, e eis que estavam sequissimos.
Eze 37:3 E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor Yahweh, tu o sabes.
Eze 37:4 Então me disse: Prophetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos seccos, ouvi a palavra de Yahweh.
Eze 37:5 Assim diz o Senhor Yahweh a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espirito, e vivereis.
Eze 37:6 E porei nervos sobre vós, e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pelle, e porei em vós o espirito, e vivereis, e sabereis que eu sou Yahweh.
Eze 37:7 Então prophetizei como se me deu ordem; e houve um arroido, prophetizando eu; e eis que se fez um reboliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso.
Eze 37:8 E olhei, e eis que vinham nervos sobre elles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pelle sobre elles por cima; porém não havia n’elles espirito.
Eze 37:9 E elle me disse: Prophetiza ao espirito, prophetiza, ó filho do homem, e dize ao espirito: Assim diz o Senhor Yahweh: Vem dos quatro ventos, ó espirito, e assopra sobre estes mortos, e viverão.
Eze 37:10 E prophetizei como elle me deu ordem: então o espirito entrou n’elles, e viveram, e se pozeram em seus pés, um exercito grande em extremo.
Eze 37:11 Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel: eis que dizem: Os nossos ossos se seccaram, e pereceu a nossa esperança: nós estamos cortados.
Eze 37:12 Portanto prophetiza, e dize-lhes: Assim diz Yahweh:Eis que eu abrirei as vossas sepulturas, e vos farei subir das vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei á terra de Israel.
Eze 37:13 E sabereis que eu sou Yahweh, quando eu abrir as vossas sepulturas, e vos fizer subir das vossas sepulturas, ó povo meu.
Eze 37:14 E porei em vós o meu espirito, e vivereis, e

 vos metterei na vossa terra, e sabereis que eu, Yahweh, fallei isto, e o fiz, diz Yahweh.
Eze 37:15 E veiu a mim a palavra de Yahweh, dizendo:
Eze 37:16 Tu, pois, ó filho do homem, toma um pau, e escreve n’elle: A Judah e aos filhos de Israel, seus companheiros. E toma outro pau, e escreve n’elle: A José, o pau de Ephraim, e de toda a casa de Israel, seus companheiros.
Eze 37:17 E ajunta um ao outro, para que sejam um pau; e serão unidos na tua mão.
Eze 37:18 E quando te fallarem os filhos do teu povo, dizendo: Porventura não nos declaras que significam estas coisas?
Eze 37:19 Então lhes dirás: Assim diz o Senhor Yahweh: Eis que eu tomarei o pau de José, que esteve na mão de Ephraim, e das tribus de Israel, seus companheiros, e os ajuntarei com elle ao pau de Judah, e farei d’elles um só pau, e elles se farão um só na minha mão.
Eze 37:20 E os paus, sobre que houveres escripto, estarão na tua mão, perante os olhos d’elles.
Eze 37:21 Dize-lhes pois: Assim diz o Senhor Yahweh: Eis que eu tomarei os filhos de Israel de entre as nações, para onde elles foram, e os congregarei de todas as partes, e os levarei á sua terra.
Eze 37:22 E d’elles farei uma nação na terra, nos montes d’Israel, e todos elles terão por seu rei um só rei; e nunca mais serão duas nações; nunca mais para o futuro se dividirão em dois reinos.
Eze 37:23 E nunca mais se contaminarão com os seus idolos, nem com as suas abominações, nem com as suas prevaricações, e os livrarei de todas as suas habitações, em que peccaram, e os purificarei: assim me serão por povo, e eu lhes serei por Deus.
Eze 37:24 E meu Servo David será rei sobre elles, e todos elles terão um só pastor; e andarão nos meus juizos, e guardarão os meus estatutos, e os farão.
Eze 37:25 E habitarão na terra que dei a meu servo Jacob, em que habitaram vossos paes; e habitarão n’ella, elles e seus filhos, e os filhos de seus filhos, para sempre, e David, meu servo, será seu principe eternamente.
Eze 37:26 E farei com elles um concerto de paz; será com elles um concerto perpetuo; e os porei, e os multiplicarei, e porei o meu sanctuario no meio d’elles para sempre.
Eze 37:27 E o meu tabernaculo estará com elles, e lhes serei por Deus e elles me serão por povo.
Eze 37:28 E as nações saberão que eu sou Yahweh que sanctifico a Israel, quando estiver o meu sanctuario no meio d’elles para sempre.
Eze 38:1 Veiu mais a mim a palavra de Yahweh, dizendo:
Eze 38:2 Filho do homem, dirige o teu rosto contra Gog, terra de Magog, principe e chefe de Mesech e Tubal, e prophetiza contra elle,
Eze 38:3 E dize: Assim diz o Senhor Yahweh: Eis que eu estou contra ti, ó Gog, principe e chefe de Mesech e de Tubal;
Eze 38:4 E te farei voltar, e porei anzoes nos teus queixos, e te levarei a ti, com todo o teu exercito, cavallos e cavalleiros, todos vestidos bizarramente, congregação grande, com escudo e rodela, manejando todos a espada:
Eze 38:5 Persas, ethiopes, e puteos com elles, todos elles com escudo e capacete;
Eze 38:6 Gomer e todas as suas tropas, a casa de Togarma, da banda do norte, e todas as suas tropas, muitos povos comtigo.
Eze 38:7 Prepara-te, e dispõe-te, tu e todas as tuas congregações que se ajuntaram ao pé de ti, e serve-lhes tu de guarda.
Eze 38:8 Depois de muitos dias serás visitado: no fim dos annos virás á terra que se retirou da espada, e que foi congregada d’entre muitos povos aos montes de Israel, que sempre serviram de assolação; mas aquella terra foi tirada d’entre os povos, e todos elles habitarão seguramente.
Eze 38:9 Então subirás, virás como uma tempestade, far-te-has como uma nuvem para cobrir a terra, tu e todas as tuas tropas, e muitos povos comtigo.
Eze 38:10 Assim diz o Senhor Yahweh: E será n’aquelle dia que subirão conselhos sobre o teu coração, e maquinarás um mau designio,
Eze 38:11 E dirás: Subirei contra a terra das aldeias, virei contra os que estão em repouso, que habitam seguros; todos elles habitam sem muro, e não teem ferrolho nem portas;
Eze 38:12 Para despojar o despojo, e para roubar o roubo, para tornar a tua mão contra as terras desertas que agora se habitam, e contra o povo que se ajuntou d’entre as nações, e já tem gado e possessões, que habita no meio da terra.
Eze 38:13 Sheba, e Dedan, e os mercadores de Tarsis, e todos os seus leõesinhos te dirão: Porventura tu vens a despojar o despojo? ou ajuntaste o teu ajuntamento para roubar o roubo? para levar a prata e o oiro, para tomar o gado e possessões, para despojar o grande despojo?
Eze 38:14 Portanto, prophetiza, ó filho do homem, e dize a Gog: Assim diz o Senhor Yahweh: Porventura não o experimentarás n’aquelle dia, quando o meu povo Israel habitar com segurança?
Eze 38:15 Virás pois do teu logar, das* bandas do norte, tu e muitos povos comtigo, montados todos a cavallo, grande ajuntamento, e exercito numeroso,
Eze 38:16 E subirás contra o meu povo Israel, como uma nuvem, para cobrir a terra: no fim dos dias succederá; então te trarei contra a minha terra, para que as nações me conheçam a mim, quando eu me houver sanctificado em ti aos seus olhos, ó Gog
Eze 38:17 Assim diz o Senhor Yahweh: Porventura não és tu aquelle de quem eu disse nos dias antigos, pelo ministerio de meus servos, os prophetas de Israel, que n’aquelles dias prophetizaram largos annos, que te traria contra elles?
Eze 38:18 Succederá, porém, n’aquelle dia, no dia em que vier Gog contra a terra de Israel, diz o Senhor Yahweh, que a minha indignação subirá a meus narizes.
Eze 38:19 Porque fallei no meu zelo, no fogo do meu furor, que n’aquelle dia haverá grande tremor sobre a terra de Israel;
Eze 38:20 De tal maneira que tremerão diante da minha face os peixes do mar, e as aves do céu, e os animaes do campo, e todos os reptis que se arrastam sobre a terra, e todos os homens que estão sobre a face da terra; e os montes serão deitados abaixo, e os precipicios cairão, e todos os muros cairão á terra.
Eze 38:21 Porque chamarei sobre elle a espada por todos os meus montes, diz o Senhor Yahweh: a espada de cada um se voltará contra seu irmão.
Eze 38:22 E contenderei com elle pela peste e pelo sangue; e uma chuva inundante, e grandes pedras de saraiva, fogo, e enxofre choverei sobre elle, e sobre as suas tropas, e sobre os muitos povos que estiverem com elle.
Eze 38:23 Assim eu me engrandecerei e me sanctificarei, e me farei conhecer aos olhos de muitas nações; e saberão que eu sou Yahweh.
Eze 39:1 Tu pois, ó filho do homem, prophetiza ainda contra Gog, e dize: Assim diz o Senhor Yahweh: Eis que eu estou contra ti, ó Gog, principe e chefe de Mesech e de Tubal.

Eze 39:2 E te farei voltar, e te porei seis anzoes, e te farei subir das bandas do norte, e te trarei aos montes de Israel.

Eze 39:3 E tirarei o teu arco da tua mão esquerda, e farei cair as tuas frechas da tua mão direita.
Eze 39:4 Nos montes de Israel cairás, tu e todas as tuas tropas, e os povos que estão comtigo; e ás aves de rapina, e ás aves de toda a aza, e aos animaes do campo, te dei por pasto.
Eze 39:5 Sobre a face do campo cairás, porque eu o fallei, diz o Senhor Yahweh.
Eze 39:6 E enviarei um fogo a Magog, e entre os que habitam seguros nas ilhas; e saberão que eu sou Yahweh.
Eze 39:7 E farei conhecido o meu sancto nome no meio do meu povo Israel, e nunca mais deixarei profanar o meu sancto nome; e as nações saberão que eu sou Yahweh, o Sancto em Israel.
Eze 39:8 Eis que é vindo, e será feito, diz o Senhor Yahweh: este é o dia de que tenho fallado.
Eze 39:9 E os habitantes das cidades de Israel sairão, e accenderão fogo, e queimarão as armas, e os escudos e as rodelas, com os arcos, e com as frechas, e com os bastões de mão, e com as lanças; e accenderão fogo com ellas por sete annos.
Eze 39:10 E não trarão lenha do campo, nem a cortarão dos bosques, mas com as armas accenderão fogo; e roubarão aos que os roubaram, e despojarão aos que os despojaram, diz o Senhor Yahweh.
Eze 39:11 E succederá que, n’aquelle dia, darei ali a Gog um logar de sepultura em Israel, o valle dos que passam ao oriente do mar; e este tapará os narizes aos que passarem; e ali sepultarão a Gog, e a toda a sua multidão, e lhe chamarão o valle da multidão de Gog.
Eze 39:12 E a casa de Israel os enterrará por sete mezes, para purificar a terra.
Eze 39:13 Pois todo o povo da terra os enterrará, e lhes será de nomeada o dia em que eu fôr glorificado, diz o Senhor Yahweh.
Eze 39:14 E separarão uns homens que incessantemente passarão pela terra, para que elles, juntamente com os que passam, sepultem os que tiverem ficado sobre a face da terra, para a purificarem: ao cabo de sete mezes farão esta busca.
Eze 39:15 E os que passam pela terra passarão, e, vendo algum o osso de um homem, lhe levantará ao pé um signal, até que os enterradores o houverem enterrado no valle da multidão de Gog.
Eze 39:16 E tambem o nome da cidade será Hamona: assim purificarão a terra.
Eze 39:17 Tu, pois, ó filho do homem, assim diz o Senhor Yahweh, dize ás aves de toda a aza, e a todos os animaes do campo: Ajuntae-vos e vinde, congregae-vos de ao redor para o meu sacrificio, que eu sacrifiquei por vós, um sacrificio grande, nos montes de Israel, e comei carne e bebei sangue.
Eze 39:18 Comereis a carne dos principes da terra; dos carneiros, dos cordeiros, e dos bodes, e dos bezerros, todos cevados de Basan.
Eze 39:19 E comereis a gordura até vos fartardes, e bebereis o sangue até vos embebedardes, do meu sacrificio, que sacrifiquei por vós.
Eze 39:20 E vos fartareis á minha mesa, de cavallos, e de carros, de valentes, e de todos os homens de guerra, diz o Senhor Yahweh.
Eze 39:21 E eu porei a minha gloria entre as nações, e todas as nações verão o meu juizo, que eu tiver executado, e a minha mão, que sobre ellas tiver carregado.


Eze 39:22 E saberão os da casa de Israel que eu sou Yahweh seu Deus, desde aquelle dia em diante.
Eze 39:23 E as nações saberão que os da casa d’Israel, por causa da sua iniquidade, foram levados em captiveiro, porque se rebellaram contra mim, e eu escondi d’elles a minha face, e os entreguei nas mãos de seus adversarios, e todos cairam á espada.
Eze 39:24 Conforme a sua immundicia e conforme as suas prevaricações usei com elles, e escondi d’elles a minha face.
Eze 39:25 Portanto assim diz o Senhor Yahweh: Agora tornarei a trazer os captivos de Jacob, e me compadecerei de toda a casa d’Israel; zelarei pelo meu sancto nome;
Eze 39:26 Quando houverem levado sobre si a sua vergonha, e toda a sua rebeldia, com que se rebellaram contra mim, habitando elles seguros na sua terra, sem haver quem os espantasse.
Eze 39:27 Quando eu os tornar a trazer de entre os povos, e os houver ajuntado das terras de seus inimigos, e eu fôr sanctificado n’elles aos olhos de muitas nações,
Eze 39:28 Então saberão que eu sou Yahweh seu Deus, vendo que eu os fiz levar em captiveiro entre as nações, e os tornei a ajuntar para a sua terra, e nenhum d’elles deixei lá mais
Eze 39:29 Nem esconderei mais a minha face d’elles, quando eu houver derramado o meu espirito sobre a casa de Israel, diz o Senhor Yahweh.
Eze 40:1 No anno vinte e cinco do nosso captiveiro, no principio do anno, no decimo dia do mez, quatorze annos depois que a cidade foi ferida, n’aquelle mesmo dia veiu sobre mim a mão de Yahweh, e me levou para lá.
Eze 40:2 Em visões de Deus me levou á terra d’Israel, e me poz sobre um monte mui alto, e havia sobre elle como edificio de cidade para a banda do sul.
Eze 40:3 E, havendo-me levado ali, eis que um homem cujo parecer era como o parecer de cobre tinha um cordel de linho na sua mão e uma canna de medir; e elle estava em pé na porta.
Eze 40:4 E disse-me o homem: Filho do homem, vê com os teus olhos, e ouve com os teus ouvidos, e põe no teu coração tudo quanto eu te fizer vêr; porque afim de t’o mostrar foste tu aqui trazido: annuncia pois á casa de Israel tudo quanto tu vires
Eze 40:5 E eis um muro fóra da casa em redor, e na mão do homem uma canna de medir, de seis covados, cada covado d’um covado e um palmo, e mediu a largura do edificio, d’uma canna, e a altura, d’uma canna.
Eze 40:6 Então veiu á porta que olhava para o caminho do oriente, e subiu pelos seus degraus; mediu o umbral da porta, uma canna de largo, e o outro umbral, d’uma canna de largo.
Eze 40:7 E cada camarinha era uma canna de comprido, e outra canna de largo, e entre as camarinhas havia cinco covados; e o umbral da porta, ao pé do vestibulo da porta, era d’uma canna, por dentro.
Eze 40:8 Tambem mediu o vestibulo da porta por dentro, d’uma canna.
Eze 40:9 Então mediu o outro alpendre da porta, de oito covados, e os seus pilares, de dois covados, e o vestibulo da porta, por dentro.
Eze 40:10 E as camarinhas da porta do caminho para o oriente eram tres d’esta e tres da outra banda, uma mesma medida era a das tres: tambem os pilares d’esta e da outra banda tinham a mesma medida.
Eze 40:11 Mediu mais a largura da entrada da porta, de dez covados; e o comprimento da porta, treze covados.
Eze 40:12 E o espaço de diante das camarinhas era de um covado, e de um covado o espaço da outra banda: e cada camarinha tinha seis covados d’uma e seis covados da outra banda.
Eze 40:13 Então mediu a porta desde o telhado d’uma camarinha até ao telhado da outra, vinte e cinco covados de largo, porta contra porta.
Eze 40:14 Tambem fez pilares de sessenta covados, a saber, para o pilar do atrio, em roda da porta.
Eze 40:15 E, desde a dianteira da porta da entrada até á dianteira do vestibulo da porta interior, havia cincoenta covados.
Eze 40:16 Fez tambem janellas de fechar nas camarinhas, e nos seus pilares, dentro da porta ao redor, e da mesma sorte nos vestibulos: e as janellas estavam á roda pela parte de dentro, e nos pilares havia palmas.
Eze 40:17 E elle me levou ao atrio exterior; e eis que havia n’elle camaras, e um solhado que estava feito no atrio em redor: trinta camaras havia n’aquelle solhado.
Eze 40:18 E o solhado da banda das portas era a par do comprimento das portas: o solhado estava debaixo.
Eze 40:19 E mediu a largura da dianteira do atrio interior, por fóra, cem covados, da banda do oriente e do norte.
Eze 40:20 E, quanto á porta que olhava para o caminho do norte, no atrio exterior, elle mediu o seu comprimento e a sua largura.
Eze 40:21 E as suas camarinhas, tres d’uma banda, e tres da outra, e os seus pilares e os seus vestibulos eram da medida da primeira porta: cincoenta covados era o seu comprimento, e a largura vinte e cinco covados.
Eze 40:22 E as suas janellas, e os seus vestibulos, e as suas palmas, eram da medida da porta que olhava para o caminho do oriente; e subiam a ella por sete degraus, e os seus vestibulos estavam diante d’ellas.
Eze 40:23 E estava a porta do atrio interior defronte da porta do norte e do oriente; e mediu de porta a porta cem covados.
Eze 40:24 Então elle me levou ao caminho do sul, e eis uma porta que olhava para o caminho do sul, e mediu os seus pilares e os seus vestibulos conforme estas medidas.
Eze 40:25 E tinha tambem janellas em redor dos seus vestibulos, como estas janellas: cincoenta covados o comprimento, e a largura vinte e cinco covados.
Eze 40:26 E de sete degraus eram as suas subidas, e os seus vestibulos diante d’ellas; e tinha umas palmas, uma d’uma banda e outra da outra banda, nos seus pilares.
Eze 40:27 Tambem havia uma porta no atrio interior para o caminho do sul; e mediu de porta a porta, para o caminho do sul, cem covados.
Eze 40:28 Então me levou ao atrio interior pela porta do sul; e mediu a porta do sul, conforme estas medidas.
Eze 40:29 E as suas camarinhas, e os seus pilares, e os seus vestibulos eram conforme estas medidas; e tinham tambem janellas ao redor dos seus vestibulos: o comprimento era de cincoenta covados, e a largura de vinte e cinco covados.
Eze 40:30 E havia vestibulos em redor: o comprimento era de vinte e cinco covados, e a largura de cinco covados.
Eze 40:31 E os seus vestibulos estavam no atrio exterior, e tinham palmas nos seus pilares; e de oito degraus eram as suas subidas.
Eze 40:32 Depois me levou ao atrio interior, para o caminho do oriente, e mediu a porta conforme estas medidas;
Eze 40:33 Como tambem as suas camarinhas, e os seus pilares, e os seus vestibulos, conforme estas medidas; e tinha tambem janellas em redor dos seus vestibulos: o comprimento de cincoenta covados, e a largura de vinte e cinco covados.
Eze 40:34 E os seus vestibulos estavam no atrio de fóra: tambem havia palmas nos seus pilares de uma e de outra banda; e eram as suas subidas de oito degraus.
Eze 40:35 Então me levou á porta do norte, e mediu conforme estas medidas;
Eze 40:36 As suas camarinhas, os seus pilares, e os seus vestibulos; tambem tinha janellas em redor: o comprimento era de cincoenta covados, e a largura de vinte e cinco covados.
Eze 40:37 E os seus pilares estavam no atrio exterior: tambem havia palmas nos seus pilares de uma e de outra banda; e eram as suas subidas de oito degraus.
Eze 40:38 E a sua camara e a sua porta estavam junto aos pilares das portas onde levavam o holocausto.
Eze 40:39 E no vestibulo da porta havia duas mesas de uma banda, e duas mesas da outra, para n’ellas se degolar o holocausto e o sacrificio pelo peccado e pela culpa.
Eze 40:40 Tambem da banda de fóra da subida para a entrada da porta do norte havia duas mesas; e da outra banda, que estava no vestibulo da porta, havia duas mesas.
Eze 40:41 Quatro mesas de uma, e quatro mesas da outra banda; aos lados da porta oito mesas, sobre as quaes immolavam.
Eze 40:42 E as quatro mesas para o holocausto eram de pedras lavradas: o comprimento era de um covado e meio, e a largura de um covado e meio, e a altura de um covado: e sobre ellas se punham os instrumentos com que immolavam o holocausto e o sacrificio.
Eze 40:43 E as pedras do lar eram de um palmo de grossura, postas na casa em redor, e sobre as mesas a carne da offerta.
Eze 40:44 E fóra da porta interior estavam as camaras dos cantores, no atrio de dentro, que estava da banda da porta do norte e olhava para o caminho do sul: uma estava á banda da porta do oriente, a qual olhava para o caminho do norte.
Eze 40:45 E elle me disse: Esta camara que olha para o caminho do sul é para os sacerdotes que teem a guarda do templo.
Eze 40:46 Mas a camara que olha para o caminho do norte é para os sacerdotes que teem a guarda do altar: estes são os filhos de Zadoc, que se chegam a Yahweh, d’entre os filhos de Levi, para o servir.
Eze 40:47 E mediu o atrio: o comprimento de cem covados e a largura de cem covados, quadrado; e o altar estava diante do templo.
Eze 40:48 Então me levou ao vestibulo do templo, e mediu a cada pilar do vestibulo, cinco covados de uma banda, e cinco covados da outra; e a largura da porta, tres covados de uma banda, e tres covados da outra.
Eze 40:49 O comprimento do vestibulo era de vinte covados, e a largura de onze covados, e com degraus, pelos quaes se subia; e havia columnas junto aos pilares, uma de uma banda e outra da outra.
Eze 41:1 Então me levou ao templo, e mediu os pilares, seis covados de largura de uma banda, e seis covados de largura da outra, que era a largura da tenda.
Eze 41:2 E a largura da entrada, dez covados; e as bandas da entrada, cinco covados de uma banda e cinco covados da outra: tambem mediu o seu comprimento, de quarenta covados, e a largura, de vinte covados.
Eze 41:3 E entrou dentro, e mediu o pilar da entrada, dois covados, e a entrada, seis covados, e a largura da entrada, sete covados.
Eze 41:4 Tambem mediu o seu comprimento,

 vinte covados, e a largura, vinte covados, diante do templo, e me disse: Esta é a Sanctidade das Sanctidades.
Eze 41:5 E mediu a parede do templo, seis covados, e a largura das camaras lateraes, quatro covados, por todo o redor do templo.
Eze 41:6 E as camaras lateraes, camara sobre camara, eram trinta e tres por ordem, e entravam na parede que tocava no templo pelas camaras lateraes em redor, para travarem d’ellas, porque não travavam da parede do templo.
Eze 41:7 E havia maior largura e volta nas camaras lateraes para cima, porque o caracol do templo subia mui alto por todo o redor do templo, por isso que o templo tinha mais largura para cima; e assim da camara baixa se subia á mais alta pelo meio.
Eze 41:8 E olhei para a altura do templo em redor: e eram os fundamentos das camaras lateraes da medida de uma canna inteira, seis covados, o covado tomado até ao sobaco.
Eze 41:9 A grossura da parede das camaras lateraes de fóra era de cinco covados; e o que foi deixado vazio era o logar das camaras lateraes, que estavam junto ao templo.
Eze 41:10 E entre as camaras havia a largura de vinte covados por todo o redor do templo.
Eze 41:11 E as entradas das camaras lateraes estavam voltadas para o logar vazio: uma entrada para o caminho do norte, e outra entrada para o do sul: e a largura do logar vazio era de cinco covados em redor.
Eze 41:12 Era tambem o edificio que estava diante da separação, á esquina do caminho do occidente, da largura de setenta covados; e a parede do edificio de cinco covados de largura em redor; e o seu comprimento era de noventa covados.
Eze 41:13 E mediu o templo, do comprimento de cem covados, como tambem a separação, e o edificio, e as suas paredes, cem covados de comprimento.
Eze 41:14 E a largura da dianteira do templo, e da separação para o oriente, de uma e de outra parte, de cem covados.
Eze 41:15 Tambem mediu o comprimento do edificio, diante da separação, que lhe estava por detraz, e as suas galerias de uma e de outra parte, de cem covados, com o templo de dentro e os vestibulos do atrio.
Eze 41:16 Os umbraes e as janellas estreitas, e as galerias em redor dos tres, defronte do umbral, estavam cobertas de madeira em redor; e isto desde o chão até ás janellas; e as janellas estavam cobertas.
Eze 41:17 Até ao que havia em cima da porta, e até ao templo de dentro e de fóra, e até toda a parede em redor, por dentro e por fóra, tudo por medida.
Eze 41:18 E foi feito com cherubins e palmas, de maneira que cada palma estava entre cherubim e cherubim, e cada cherubim tinha dois rostos,
Eze 41:19 A saber: um rosto de homem olhava para a palma d’uma banda, e um rosto de leãosinho para a palma da outra: assim foi feito por toda a casa em redor.
Eze 41:20 Desde o chão até por cima da entrada estavam feitos os cherubins e as palmas, como tambem pela parede do templo.
Eze 41:21 As hombreiras do templo eram quadradas, e, no tocante á dianteira do sanctuario, a feição d’uma era como a feição da outra.
Eze 41:22 O altar de madeira era de tres covados de altura, e o seu comprimento de dois covados, e tinha as suas esquinas; e o seu comprimento e as suas paredes eram de madeira; e me disse: Esta é a mesa que está perante a face de Yahweh.
Eze 41:23 E o templo e o sanctuario ambos tinham duas portas.
Eze 41:24 E havia dois batentes para as portas: dois batentes que viravam; dois para uma porta, e dois batentes para a outra.
Eze 41:25 E foram feitos n’ellas, nas portas do templo, cherubins e palmas, como estavam feitos nas paredes, e havia uma trave grossa de madeira na dianteira do vestibulo por fóra.
Eze 41:26 E havia janellas estreitas, e palmas, d’uma e d’outra banda, pelas bandas do vestibulo, como tambem nas camaras do templo e nas grossas traves.
Eze 42:1 Depois d’isto fez-me sair para fóra, ao atrio exterior, para a banda do caminho do norte; e me levou ás camaras que estavam defronte do largo vazio, e que estavam defronte do edificio, da banda do norte.
Eze 42:2 Defronte do comprimento de cem covados era a entrada do norte: e a largura era de cincoenta covados.
Eze 42:3 Defronte dos vinte covados, que tinha o atrio interior, e defronte do pavimento que tinha o atrio exterior, havia galeria contra galeria em tres andares.
Eze 42:4 E diante das camaras havia um passeio de dez covados de largo, da banda de dentro, e um caminho d’um covado, e as suas entradas da banda do norte.
Eze 42:5 E as camaras de cima eram mais estreitas; porquanto as galerias eram mais altas do que aquellas, a saber, as de baixo e as do meio do edificio.
Eze 42:6 Porque ellas eram de tres andares, porém não tinham columnas como as columnas dos atrios; por isso desde o chão se iam estreitando, mais do que as de baixo e as do meio.
Eze 42:7 E o muro que estava de fóra, defronte das camaras, no caminho do atrio exterior, por diante das camaras, tinha cincoenta covados de comprimento.
Eze 42:8 Porque o comprimento das camaras, que tinha o atrio exterior, era de cincoenta covados; e eis que defronte do templo havia cem covados.
Eze 42:9 E debaixo d’estas camaras estava a entrada do oriente, quando se entra n’ellas do atrio de fóra.
Eze 42:10 Na largura do muro do atrio para o caminho do oriente, diante do logar vazio, e diante do edificio, havia tambem camaras.
Eze 42:11 E o caminho de diante d’ellas era da feição das camaras, e olhava para o caminho do norte; conforme o seu comprimento, assim era a sua largura; e todas as suas saidas eram tambem conforme as suas feições, e conforme as suas entradas.
Eze 42:12 E conforme as entradas das camaras, que olhavam para o caminho do sul, havia tambem uma entrada no topo do caminho, do caminho de diante do muro direito, para o caminho do oriente, quando se entra por ellas.
Eze 42:13 Então me disse: As camaras do norte, e as camaras do sul, que estão diante do logar vazio, ellas são camaras sanctas, em que os sacerdotes, que se chegam a Yahweh, comerão as coisas mais sanctas: ali porão as coisas mais sanctas, e as offertas de comer, e a expiação pelo peccado, e a expiação pela culpa; porque o logar é sancto
Eze 42:14 Quando os sacerdotes entrarem, não sairão do sanctuario para o atrio exterior, mas porão ali as suas vestiduras com que ministraram, porque ellas são sanctidade; e vestir-se-hão d’outras vestiduras, e assim se approximarão do que toca ao povo.
Eze 42:15 E, acabando elle de medir o templo interior, elle me fez sair pelo caminho da porta, cuja face olha para o caminho do oriente; e a mediu em redor.
Eze 42:16 Mediu a banda oriental com a canna de medir, quinhentas cannas com a canna de medir ao redor.
Eze 42:17 Mediu a banda do norte, quinhentas cannas com a canna de medir ao redor.
Eze 42:18 A banda do sul tambem mediu, quinhentas cannas com a canna de medir.
Eze 42:19 Deu uma volta para a banda do occidente, e mediu quinhentas cannas com a canna de medir.
Eze 42:20 Pelas quatro bandas a mediu, e tinha um muro em redor, quinhentas cannas de comprimento, e quinhentas de largura, para fazer separação entre o sancto e o profano.
Eze 43:1 Então me levou á porta, á porta que olha para o caminho do oriente.
Eze 43:2 E eis que a gloria do Deus de Israel vinha do caminho do oriente; e a sua voz era como a voz de muitas aguas, e a terra resplandeceu por causa da sua gloria.
Eze 43:3 E o aspecto da visão que vi era como o aspecto que eu tinha visto quando vim a destruir a cidade; e eram os aspectos da visão como o aspecto que vi junto ao rio de Chebar; e cahi sobre o meu rosto.
Eze 43:4 E a gloria de Yahweh entrou no templo pelo caminho da porta, cuja face está para o caminho do oriente.
Eze 43:5 E levantou-me o espirito, e me levou ao atrio interior: e eis que a gloria de Yahweh encheu o templo.
Eze 43:6 E ouvi a um que fallava comigo de dentro do templo, e estava um homem em pé junto comigo.
Eze 43:7 E me disse: Filho do homem, este é o logar do meu throno, e o logar das plantas dos meus pés, onde habitarei no meio dos filhos de Israel para sempre; e os da casa de Israel não contaminarão mais o meu nome sancto, nem elles nem os seus reis, pelas suas fornicações, e pelos cadaveres dos seus reis, nos seus altos
Eze 43:8 Pondo o seu umbral ao pé do meu umbral, e a sua umbreira junto á minha umbreira, e havendo uma parede entre mim e entre elles; e contaminaram o meu sancto nome com as suas abominações que faziam; por isso eu os consumi na minha ira
Eze 43:9 Agora lançarão para longe de mim a sua fornicação, e os cadaveres dos seus reis, e habitarei no meio d’elles para sempre.
Eze 43:10 Tu pois, ó filho do homem, mostra á casa de Israel esta casa, para que se envergonhe das suas maldades, e meça o exemplar d’ella.
Eze 43:11 E, envergonhando-se elles de tudo quanto fizeram, faze-lhes saber a forma d’esta casa, e a sua figura, e as suas saidas, e as suas entradas, e todas as suas formas, e todos os seus estatutos, todas as suas formas, e todas as suas leis; e escreve-as aos seus olhos, para que guardem toda a sua forma, e todos os seus estatutos, e os façam.
Eze 43:12 Esta é a lei da casa: Sobre o cume do monte todo o seu contorno em redor será sanctidade de sanctidades; eis que esta é a lei da casa.
Eze 43:13 E estas são as medidas do altar, pelos covados; o covado é um covado e um palmo: e o seio d’um covado de altura, e um covado de largura, e o seu contorno da sua borda ao redor, d’um palmo; e zesta é a base do altar.
Eze 43:14 E do seio desde a terra até á listra de baixo, dois covados, e de largura um covado: e desde a pequena listra até á listra grande, quatro covados, e a largura d’um covado.
Eze 43:15 E o Harel, de quatro covados: e desde o Ariel e até acima havia quatro cornos.
Eze 43:16 E o Ariel terá doze covados de comprimento, e doze de largura, quadrado nos quatro lados.
Eze 43:17

 E a listra, quatorze covados de comprimento, e quatorze de largura, nos seus quatro lados; e o contorno, ao redor d’ella, de meio covado, e o seio d’ella, de um covado, ao redor: e os seus degraus olhavam para o oriente.
Eze 43:18 E me disse: Filho do homem, assim diz o Senhor Yahweh: Estes são os estatutos do altar, no dia em que o farão, para offerecer sobre elle holocausto e para espalhar sobre elle sangue.
Eze 43:19 E aos sacerdotes levitas, que são da semente de Zadoc, que se chegam a mim (diz o Senhor Yahweh) para me servirem, darás um bezerro, para expiação do peccado.
Eze 43:20 E tomarás do seu sangue, e o porás sobre os seus quatro cornos, e nas quatro esquinas da listra, e no contorno ao redor: assim o purificarás e o expiarás.
Eze 43:21 Então tomarás o bezerro da expiação do peccado, e o queimarão no logar da casa para isso ordenado, fóra do sanctuario.
Eze 43:22 E no segundo dia offerecerás um bode, sem mancha, para expiação do peccado: e purificarão o altar, como o purificaram com o bezerro.
Eze 43:23 E, acabando tu de o purificar, offerecerás um bezerro, sem mancha, e um carneiro do rebanho, sem mancha.
Eze 43:24 E os offerecerás perante a face do Senhor; e os sacerdotes deitarão sal sobre elles, e os offerecerão em holocausto a Yahweh.
Eze 43:25 Por sete dias prepararás um bode de expiação cada dia: tambem prepararão um bezerro, e um carneiro do rebanho, sem mancha.
Eze 43:26 Por sete dias expiarão o altar, e o purificarão, e encherão as suas mãos.
Eze 43:27 E, cumprindo elles estes dias, será que, ao oitavo dia, e d’ali em diante, prepararão os sacerdotes sobre o altar os vossos holocaustos e os vossos sacrificios pacificos; e eu me deleitarei em vós, diz o Senhor Yahweh.
Eze 44:1 Então me fez voltar para o caminho da porta do sanctuario exterior, que olha para o oriente, a qual estava fechada.
Eze 44:2 E disse-me Yahweh: Esta porta estará fechada, não se abrirá, nem ninguem entrará por ella; porquanto Yahweh Deus de Israel entrou por ella: por isso estará fechada.
Eze 44:3 O principe, o principe, elle se assentará n’ella, para comer o pão diante de Yahweh; pelo caminho do vestibulo da porta entrará, e pelo caminho d’elle sairá.
Eze 44:4 Depois me levou pelo caminho da porta do norte, diante da casa; e olhei, e eis que a gloria de Yahweh encheu a casa de Yahweh; então cahi sobre o meu rosto.
Eze 44:5 E disse-me Yahweh: Filho do homem, põe no teu coração, e olha com os teus olhos, e ouve com os teus ouvidos, tudo quanto eu fallar comtigo de todos os estatutos da casa de Yahweh , e de todas as suas leis; e põe o teu coração na entrada da casa, com todas as saidas do sanctuario.
Eze 44:6 E dize ao rebelde, á casa de Israel: Assim diz o Senhor Yahweh: Bastem-vos todas as vossas abominações, ó casa d’Israel!
Eze 44:7 Porque introduzistes estranhos, incircumcisos de coração e incircumcisos de carne, para estarem no meu sanctuario, para o profanarem em minha casa, quando offereceis o meu pão, a gordura, e o sangue; e elles invalidaram o meu concerto, por causa de todas as vossas abominações.
Eze 44:8 E não guardastes a ordenança das minhas coisas sagradas; antes vos constituistes, a vós mesmos, guardas da minha ordenança no meu sanctuario.
Eze 44:9 Assim diz o Senhor Yahweh : Nenhum estranho, incircumciso de coração nem incircumciso de carne, entrará no meu sanctuario, d’entre os estranhos que se acharem no meio dos filhos de Israel.
Eze 44:10 Mas os levitas que se apartaram para longe de mim, quando Israel andava errado, os quaes andavam errados, desviados de mim, por irem atraz dos seus idolos, bem levarão sobre si a sua iniquidade.
Eze 44:11 Comtudo serão ministros no meu sanctuario, nos officios das portas da casa, e servirão a casa: elles degolarão o holocausto, e o sacrificio para o povo, e elles estarão perante elles, para os servir.
Eze 44:12 Porque lhes ministraram diante dos seus idolos, e serviram á casa de Israel de tropeço de maldade: por isso eu levantei a minha mão sobre elles, diz o Senhor Yahweh, e elles levarão sobre si a sua iniquidade.
Eze 44:13 E não se chegarão a mim, para me servirem no sacerdocio, nem para se chegarem a alguma de todas as minhas coisas sagradas, ás sanctidades de sanctidades, mas levarão sobre si a sua vergonha e as suas abominações que commetteram.
Eze 44:14 Comtudo, os constituirei guardas da ordenança da casa, em todo o seu serviço, e em tudo o que n’ella se fizer.
Eze 44:15 Mas os sacerdotes leviticos, os filhos de Zadoc, que guardaram a ordenança do meu sanctuario quando os filhos de Israel andavam errados de mim, elles se chegarão a mim, para me servirem, e estarão diante de mim, para me offerecerem a gordura e o sangue, diz o Senhor Yahweh.
Eze 44:16 Elles entrarão no meu sanctuario, e elles se chegarão á minha mesa, para me servirem, e guardarão a minha ordenança.
Eze 44:17 E será que, quando entrarem pelas portas do atrio interior, se vestirão de vestiduras de linho; e não subirá lã sobre elles, quando servirem nas portas do atrio interior, e dentro.
Eze 44:18 Coifas de linho estarão sobre as suas cabeças, e ceroulas de linho estarão sobre os seus lombos: não se cingirão de modo que lhes venha suor
Eze 44:19 E, saindo elles ao atrio exterior, ao atrio exterior ao povo, despirão as suas vestiduras com que elles ministraram, e as porão nas sanctas camaras, e se vestirão de outros vestidos, para que não sanctifiquem o povo estando com as suas vestiduras.
Eze 44:20 E a sua cabeça não raparão, nem deixarão crescer o seu cabello; antes, como convem, tosquiarão as suas cabeças.
Eze 44:21 E nenhum sacerdote beberá vinho quando entrar no atrio interior.
Eze 44:22 E elles não se casarão nem com viuva nem com repudiada, mas tomarão virgens da semente da casa de Israel, ou viuva que fôr viuva de sacerdote.
Eze 44:23 E a meu povo ensinarão a differença entre o sancto e o profano, e lhe farão saber a differença entre o impuro e o puro.
Eze 44:24 E, quando houver pleito, elles assistirão a elle para o julgarem; pelos meus juizos o julgarão: e as minhas leis e os meus estatutos em todas as minhas solemnidades guardarão, e os meus sabbados sanctificarão.
Eze 44:25 E elles não entrarão a homem morto, para se contaminarem; mas por pae, ou por mãe, ou por filho, ou por filha, ou por irmão, ou por irmã que não tiver marido, se poderão contaminar.
Eze 44:26 E, depois da sua purificação, lhe contarão sete dias.
Eze 44:27 E, no dia em que elle entrar no logar sancto, no atrio interior, para ministrar no logar sancto, offerecerá a sua expiação pelo peccado, diz o Senhor Yahweh.
Eze 44:28 E isto lhes será por herança: eu serei a sua herança: não lhes dareis portanto possessão em Israel: eu sou a sua possessão.
Eze 44:29 A offerta de manjares, e o sacrificio pelo peccado, e o sacrificio pela culpa elles comerão; e toda a coisa consagrada em Israel será d’elles.
Eze 44:30 E as primicias de todos os primeiros fructos de tudo, e toda a offerta de todas as vossas offertas, serão dos sacerdotes; tambem as primeiras das vossas massas dareis ao sacerdote; para que faça repousar a benção sobre a tua casa.
Eze 44:31 Nenhuma coisa, que de si mesmo haja morrido ou haja sido arrebatada de aves e das bestas, comerão os sacerdotes.
Eze 45 1 Quando pois repartirdes a terra por sortes em herança, offerecereis uma offerta a Yahweh, um logar sancto da terra: o comprimento será o comprimento de vinte e cinco mil cannas de medir, e a largura de dez mil: este será sancto em todo o seu contorno ao redor.
Eze 45:2 Serão d’isto para o sanctuario quinhentas com mais quinhentas, em quadrado do redor, e terá em redor um arrabalde de cincoenta covados.
Eze 45:3 E d’esta medida medirás o comprimento de vinte e cinco mil covados, e a largura de dez mil: e ali estará o sanctuario e o logar sanctissimo.
Eze 45:4 Este será o logar sancto da terra; elle será para os sacerdotes que administram o sanctuario e se approximam para servir a Yahweh; e lhes servirá de logar para casas, e de logar sancto para o sanctuario.
Eze 45:5 E terão os levitas, ministros da casa, em possessão sua, vinte e cinco mil medidas de comprimento, para vinte camaras.
Eze 45:6 E para possessão da cidade, de largura dareis cinco mil cannas, e de comprimento vinte e cinco mil, defronte da offerta sancta: o que será para toda a casa de Israel.
Eze 45:6 O principe porém terá a sua parte d’esta e da outra banda da sancta offerta, e da possessão da cidade, diante da sancta offerta, e diante da possessão da cidade, da esquina occidental para o occidente, e da esquina oriental para o oriente; e será o comprimento, defronte d’uma das partes, desde o termo occidental até ao termo oriental.
Eze 45:8 E esta terra será a sua possessão em Israel; e os meus principes nunca mais opprimirão o meu povo, antes deixarão a terra á casa de Israel, conforme as suas tribus.
Eze 45:9 Assim diz o Senhor Yahweh: Já vos baste, ó principes de Israel; affastae a violencia e a assolação, e praticae juizo e justiça: tirae as vossas imposições do meu povo, diz o Senhor Yahweh.
Eze 45:10 Balanças justas, e epha justo, e bato justo tereis.
Eze 45:11 O epha e o bato serão d’uma mesma medida, de maneira que o bato contenha a decima parte do homer, e o epha a decima parte do homer; conforme o homer será a sua medida.
Eze 45:12 E o siclo será de vinte geras: vinte siclos, vinte e cinco siclos, e quinze siclos vos servirão d’um arratel.
Eze 45:13 Esta será a offerta que haveis de offerecer: a sexta parte d’um epha de cada homer de trigo; tambem dareis a sexta parte d’um epha de cada homer de cevada.
Eze 45:14 Quanto ao estatuto do azeite, de cada bato de azeite offerecereis a decima parte d’um bato tirado d’um coro, que é um homer de dez batos; porque dez batos fazem um homer.
Eze 45:15

 E um cordeiro do rebanho, de cada duzentos, da mais regada terra de Israel, para offerta de manjares, e para holocausto, e para sacrificio pacifico; para fazer expiação por elles, diz o Senhor Yahweh.
Eze 45:16 Todo o povo da terra concorrerá a esta offerta, pelo principe em Israel.
Eze 45:17 E estarão a cargo do principe os holocaustos, e as offertas de manjares, e as libações, nas festas, e nas luas novas, e nos sabbados, em todas as solemnidades da casa de Israel: elle fará a expiação pelo peccado, e a offerta de manjares, e o holocausto, e os sacrificios pacificos, para fazer expiação pela casa de Israel.
Eze 45:18 Assim diz o Senhor Yahweh: No primeiro mez, no primeiro dia do mez, tomarás um bezerro sem mancha, e purificarás o sanctuario.
Eze 45:19 E o sacerdote tomará do sangue do sacrificio pela expiação, e porá d’elle nas hombreiras da casa, e nas quatro esquinas da listra do altar, e nas hombreiras da porta do atrio interior.
Eze 45:20 Assim tambem farás no setimo dia do mez, por causa dos que erram, e por causa dos simplices: assim expiareis a casa.
Eze 45:21 No primeiro mez, no dia quatorze do mez, tereis a paschoa, uma festa de sete dias; pão asmo se comerá.
Eze 45:22 E o principe no mesmo dia, por si e por todo o povo da terra, preparará um bezerro de expiação pelo peccado.
Eze 45:23 E nos sete dias da festa preparará um holocausto a Yahweh, de sete bezerros e sete carneiros sem mancha, cada dia durante os sete dias; e o sacrificio de expiação d’um bode cada dia.
Eze 45:24 Tambem preparará uma offerta de manjares, a saber, um epha, para cada bezerro, e um epha para cada carneiro, e um hin de azeite para cada epha.
Eze 45:25 No setimo mez, no dia quinze do mez, na festa, fará o mesmo todos os sete dias, tanto o sacrificio pela expiação, como o holocausto, e como a offerta de manjares, e como o azeite.
Eze 46:1 Assim diz o Senhor Yahweh: A porta do atrio interior, que olha para o oriente, estará fechada os seis dias que são de trabalho; porém no dia de sabbado ella se abrirá; tambem no dia da lua nova se abrirá.
Eze 46:2 E o principe entrará pelo caminho do vestibulo da porta, por fóra, e estará em pé na hombreira da porta; e os sacerdotes prepararão o seu holocausto, e os seus sacrificios pacificos, e elle se prostrará no umbral da porta, e sairá; porém a porta não se fechará até á tarde.
Eze 46:3 E o povo da terra se prostrará á entrada da mesma porta, nos sabbados e nas luas novas, diante de Yahweh.
Eze 46:4 E o holocausto, que o principe offerecerá a Yahweh, será, no dia de sabbado, seis cordeiros sem mancha e um carneiro sem mancha.
Eze 46:5 E a offerta de manjares será um epha para cada carneiro; e para cada cordeiro, a offerta de manjares será um dom da sua mão; e de azeite um hin para cada epha.
Eze 46:6 Mas no dia da lua nova será um bezerro, sem mancha; e seis cordeiros e um carneiro, elles serão sem mancha.
Eze 46:7 E preparará por offerta de manjares um epha para o bezerro e um epha para o carneiro, mas para os cordeiros, conforme o que alcançar a sua mão; e um hin de azeite para um epha.
Eze 46:8 E, quando entrar o principe, entrará pelo caminho do vestibulo da porta, e sairá pelo mesmo caminho.
Eze 46:9 Mas, quando vier o povo da terra perante a face de Yahweh nas solemnidades, aquelle que entrar pelo caminho da porta do norte, para adorar, sairá pelo caminho da porta do sul; e aquelle que entrar pelo caminho da porta do sul sairá pelo caminho da porta do norte: não tornará pelo caminho da porta por onde entrou, mas sairá pela outra que está opposta.
Eze 46:10 E o principe no meio d’elles entrará, quando elles entrarem, e, saindo elles, sairão todos.
Eze 46:11 E nas festas e nas solemnidades será a offerta de manjares um epha para o bezerro, e um epha para o carneiro, mas para os cordeiros um dom da sua mão; e de azeite um hin para um epha.
Eze 46:12 E, quando o principe fizer offerta voluntaria de holocaustos, ou de sacrificios pacificos, por offerta voluntaria a Yahweh, então lhe abrirão a porta que olha para o oriente, e fará o seu holocausto e os seus sacrificios pacificos, como houver feito no dia de sabbado; e sairá, e se fechará a porta depois d’elle sair
Eze 46:13 E prepararás um cordeiro d’um anno sem mancha, em holocausto a Yahweh, cada dia: todas as manhãs o prepararás.
Eze 46:14 E, por offerta de manjares farás juntamente com elle, todas as manhãs, a sexta parte d’um epha, e de azeite a terça parte d’um hin, para sovar a flor de farinha; por offerta de manjares para Yahweh, em estatutos perpetuos e continuos.
Eze 46:15 Assim prepararão o cordeiro, e a offerta de manjares, e o azeite, todas as manhãs, em holocausto continuo.
Eze 46:16 Assim diz o Senhor Yahweh: Quando o principe der um presente da sua herança a algum de seus filhos, isto será para seus filhos: será possessão d’elles por herança.
Eze 46:17 Porém, dando elle um presente da sua herança a algum dos seus servos, será d’este até ao anno da liberdade; então tornará para o principe, porque herança d’elle é; seus filhos, elles a herdarão.
Eze 46:18 E o principe não tomará nada da herança do povo, para os defraudar da sua possessão: da sua possessão deixará herança a seus filhos, para que o meu povo não seja espalhado, cada um da sua possessão.
Eze 46:19 Depois d’isto me trouxe pela entrada que estava ao lado da porta, ás camaras sanctas dos sacerdotes, que olhavam para o norte; e eis que ali estava um logar em ambos os lados, para a banda do occidente.
Eze 46:20 E elle me disse: Este é o logar onde os sacerdotes cozerão o sacrificio pela culpa, e o sacrificio pelo peccado, e onde cozerão a offerta de manjares, para que a não tragam ao atrio exterior para sanctificarem o povo.
Eze 46:21 Então me levou para fóra, para o atrio exterior, e me fez passar ás quatro esquinas do atrio: e eis que em cada esquina do atrio havia outro atrio.
Eze 46:22 Nas quatro esquinas do atrio havia outros atrios com chaminés de quarenta covados de comprimento e de trinta de largura: estas quatro esquinas tinham uma mesma medida.
Eze 46:23 E um muro havia ao redor d’ellas, ao redor das quatro: e havia cozinhas feitas por baixo dos muros ao redor.
Eze 46:24 E me disse: Estas são as casas dos cozinheiros, onde os ministros da casa cozerão o sacrificio do povo.
Eze 47:1 Depois d’isto me fez voltar á entrada da casa, e eis que sahiam umas aguas debaixo do umbral da casa para o oriente; porque a face da casa olhava para o oriente, e as aguas desciam de debaixo, desde a banda direita da casa, da banda do sul do altar.
Eze 47:2 E elle me tirou pelo caminho da porta do norte, e me fez dar uma volta pelo caminho de fóra, até á porta exterior, pelo caminho que olha para o oriente; e eis que manavam umas aguas desde a banda direita.
Eze 47:3 E, saindo aquelle homem para o oriente, tinha na mão um cordel de medir; e mediu mil covados, e me fez passar pelas aguas, aguas que me davam pelos artelhos.
Eze 47:4 E mediu mil covados, e me fez passar pelas aguas, aguas que me davam pelos joelhos; e mediu mais mil, e me fez passar por aguas que me davam pelos lombos.
Eze 47:5 E mediu mais mil, e era um ribeiro, que eu não podia passar, porque as aguas eram profundas, aguas que se deviam passar a nado, ribeiro pelo qual não se podia passar.
Eze 47:6 E me disse: Porventura viste isto, ó filho do homem? Então me levou, e me tornou a trazer á borda do ribeiro.
Eze 47:7 E, tornando eu, eis que á borda do ribeiro havia uma grande abundancia de arvores, de uma e de outra banda.
Eze 47:8 Então me disse: Estas aguas saem para a Galilea do oriente, e descem á campina, e entram no mar; e, sendo levadas ao mar, sararão as aguas.
Eze 47:9 E será que toda a creatura vivente que nadar por onde quer que entrarem estes dois ribeiros viverá, e haverá muitissimo peixe; porque lá chegarão estas aguas, e sararão, e viverá tudo por onde quer que entrar este ribeiro.
Eze 47:10 Será tambem que os pescadores estarão em pé junto a elle, desde Engedi até En-eglaim; haverá tambem logares para estender as redes: o seu peixe, segundo a sua especie, será como o peixe do mar grande, em multidão excessiva.
Eze 47:11 Porém os seus charcos e os seus lamaceiros não sararão; serão deixados para sal
Eze 47:12 E junto ao ribeiro, á sua borda, de uma e de outra banda, subirá toda a sorte de arvore que dá fructo para se comer: não cairá a sua folha, nem perecerá o seu fructo: nos seus mezes produzirá novos fructos, porque as suas aguas saem do sanctuario; e o seu fructo servirá de comida e a sua folha de remedio
Eze 47:13 Assim diz o Senhor Yahweh: Este será o termo conforme o qual tomareis a terra em herança, segundo as doze tribus de Israel: José terá duas partes.
Eze 47:14 E vós a herdareis, tanto um como o outro; terra sobre a qual levantei a minha mão, para a dar a vossos paes: assim que esta mesma terra vos cairá a vós em herança.
Eze 47:15 E este será o termo da terra, da banda do norte: desde o mar grande, caminho de Hethlon, até á entrada de Zedad;
Eze 47:16 Hamath, Berotha, Sibraim, que estão entre o termo de Damasco e entre o termo de Hamath: Hazer-hattichon, que está junto ao termo de Havran.
Eze 47:17 E o termo será desde o mar Hazer-enon, o termo de Damasco, e o norte, que olha para o norte, e o termo de Hamath: e este será o termo do norte.
Eze 47:18 E o termo do oriente, entre Hauran, e Damasco, e Gilead, e a terra de Israel será o Jordão; desde o termo do norte até ao mar do oriente medireis: e este será o termo do oriente.
Eze 47:19 E o termo do sul, ao sul será desde Tamar, até ás aguas da contenda de Cades, junto ao ribeiro, até ao mar grande: e este será o termo do sul ao sul.
Eze 47:20 E o termo do occidente será o mar grande, desde o termo do sul até a entrada de Hamath: este será o termo do occidente.


Eze 47:21 Repartireis pois esta terra entre vós, segundo as tribus de Israel.
Eze 47:22 Será, porém, que a sorteareis para vossa herança, e para a dos estrangeiros que peregrinam no meio de vós, que gerarão filhos no meio de vós; e vos serão como naturaes entre os filhos de Israel; comvosco entrarão em herança, no meio das tribus de Israel.
Eze 47:23 E será que na tribu em que peregrinar o estrangeiro ali lhe dareis a sua herança, diz o Senhor Yahweh.
Eze 48:1 E estes são os nomes das tribus: desde o fim do norte, da banda do caminho de Hethlon, vindo para Hamath, Hazer-enon, o termo de Damasco para o norte, ao pé de Hamath: e ella terá a banda do oriente e do occidente; Dan terá uma porção.
Eze 48:2 E junto ao termo de Dan, desde a banda do oriente até á banda do occidente, Aser terá uma porção.
Eze 48:3 E junto ao termo de Aser, desde a banda do oriente até á banda do occidente, Naphtali uma porção.
Eze 48:4 E junto ao termo de Naphtali, desde a banda do oriente até á banda do occidente, Manassés uma porção.
Eze 48:5 E junto ao termo de Manassés, desde a banda do oriente até á banda do occidente, Ephraim uma porção.
Eze 48:6 E junto ao termo de Ephraim, desde a banda do oriente até á banda do occidente, Ruben uma porção.
Eze 48:7 E junto ao termo de Ruben, desde a banda do oriente até á banda do occidente, Judah uma porção.
Eze 48:8 E junto ao termo de Judah, desde a banda do oriente até á banda do occidente, será a offerta que haveis de offerecer, vinte e cinco mil cannas de largura, e de comprimento como uma das demais partes, desde a banda do oriente até á banda do occidente; e o sanctuario estará no meio d’ella.
Eze 48:9 A offerta que haveis de offerecer a Yahweh será do comprimento de vinte e cinco mil cannas, e da largura de dez mil.
Eze 48:10 E ali será a offerta sancta para os sacerdotes, para o norte vinte e cinco mil cannas de comprimento, e para o occidente dez mil de largura, e para o oriente dez mil de largura, e para o sul vinte e cinco mil de comprimento: e o sanctuario de Yahweh estará no meio d’ella.
Eze 48:11 E será para os sacerdotes sanctificados d’entre os filhos de Zadoc, que guardaram a minha ordenança, que não andaram errados, quando os filhos d’Israel andavam errados, como erraram os outros levitas.
Eze 48:12 E o offerecido da offerta da terra lhes será sanctidade de sanctidades, junto ao termo dos levitas.
Eze 48:13 E os levitas terão defronte do termo dos sacerdotes vinte e cinco mil cannas de comprimento, e de largura dez mil: todo o comprimento será vinte e cinco mil, e a largura dez mil.
Eze 48:14 E não venderão d’isto, nem trocarão, nem transferirão as primicias da terra, porque é sanctidade a Yahweh.
Eze 48:15 Porém as cinco mil, as que ficaram da largura diante das vinte e cinco mil, ficarão profanas para a cidade, para habitação e para arrabaldes; e a cidade estará no meio d’ellas.
Eze 48:16 E estas serão as suas medidas: a banda do norte de quatro mil e quinhentas cannas, e a banda do sul de quatro mil e quinhentas, e a banda do oriente de quatro mil e quinhentas, e a banda do occidente de quatro mil e quinhentas.
Eze 48:17 E os arrabaldes da cidade serão para o norte de duzentas e cincoenta cannas, e para o sul de duzentas e cincoenta, e para o oriente de duzentas e cincoenta, e para o occidente de duzentas e cincoenta.
Eze 48:18 E, quanto ao que ficou do resto do comprimento, defronte da sancta offerta, será dez mil para o oriente, e dez mil para o occidente; e estará defronte da sancta offerta; e a sua novidade será para sustento d’aquelles que servem a cidade.
Eze 48:19 E os que servem a cidade servil-a-hão d’entre todas as tribus d’Israel.
Eze 48:20 Toda a offerta será de vinte e cinco mil cannas com mais vinte e cinco mil: em quadrado offerecereis a sancta offerta, com a possessão da cidade.
Eze 48:21 E o que ficou de resto será para o principe; d’esta e da outra banda da sancta offerta, e da possessão da cidade, diante das vinte e cinco mil cannas da offerta, até ao termo do oriente e do occidente, diante das vinte e cinco mil, até ao termo do occidente, defronte das porções, será para o principe: e a offerta sancta e o sanctuario da casa será no meio d’ella.
Eze 48:22 E desde a possessão dos levitas, e desde a possessão da cidade, no meio do que será para o principe, entre o termo de Judah e o termo de Benjamin, será para o principe.
Eze 48:23 E, quanto ao resto das tribus, desde a banda do oriente até á banda do occidente, Benjamin terá uma porção.
Eze 48:24 E junto ao termo de Benjamin, desde a banda do oriente até á banda do occidente, Simeão uma porção.
Eze 48:25 E junto ao termo de Simeão, desde a banda do oriente até á banda do occidente, Issacar uma porção.
Eze 48:26 E junto ao termo de Issacar, desde a banda do oriente até á banda do occidente, Zebulon uma porção.
Eze 48:27 E junto ao termo de Zebulon, desde a banda do oriente até á banda do occidente, Gad uma porção.
Eze 48:28 E junto ao termo de Gad, ao sul, da banda do sul, será o termo de Tamar até ás aguas da contenda de Cades, junto ao ribeiro até ao mar grande.
Eze 48:29 Esta é a terra que sorteareis em herança ás tribus de Israel; e estas são as suas porções, diz o Senhor Yahweh.
Eze 48:30 E estas são as saidas da cidade, desde a banda do norte: quatro mil e quinhentas medidas.
Eze 48:31 E as portas da cidade serão conforme os nomes das tribus de Israel: tres portas para o norte: a porta de Ruben uma, a porta de Judah outra, a porta de Levi outra.
Eze 48:32 E da banda do oriente quatro mil e quinhentas medidas, e tres portas, a saber: a porta de José uma, a porta de Benjamin outra, a porta de Dan outra.
Eze 48:33 E da banda do sul quatro mil e quinhentas medidas, e tres portas: a porta de Simeão uma, a porta de Issacar outra, a porta de Zebulon outra.
Eze 48:34 Da banda do occidente quatro mil e quinhentas medidas, e as suas tres portas: a porta de Gad uma, a porta de Aser outra, a porta de Naphtali outra.
Eze 48:35 Dezoito mil medidas em redor; e o nome da cidade desde aquelle dia será: Yahweh está ali.