Inicio | Temas Bíblicos |Leia a Biblia Leia a Bíblia | Post´s em Espanhol |Doações |Contato pt Portuguese
Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Elohim verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste. JOÃO 17:3
faceicon
Habacuque

Voltar

Habacuque

 

CAPÍTULO 1

 

1 Revelação que o profeta Habacuque viu.

2 Até quando, Yahueh, eu clamarei, e tu não ouvirás? [Até quando] gritarei a ti: Violência!, e tu não salvarás?

3 Por que me fazes ver a injustiça, e vês a opressão? Pois assolação e violência estão em frente de mim, há brigas, e disputas se levantam.

4 Por isso que a lei é enfraquecida, e o juízo nunca se cumpre: porque o perverso cerca o justo, por o juízo é distorcido.

5 Vede entre as nações, e prestai atenção, e espantai-vos, espantai-vos; porque uma obra será feita em vossos dias, que quando for contada, não acreditareis.

|fn:  espantai-vos – i.e., maravilhai-vos, pasmai-vos

6 Porque eis que eu levanto os caldeus, uma nação amarga e veloz, que caminha pelas larguras da terra para tomar posse de moradas que não são suas.

7 Ela é espantosa é e terrível; que impõe seu próprio julgamento e sua própria honra.

8 E seus cavalos são mais rápidos que os leopardos, e mais ferozes que lobos de tarde; e seus cavaleiros avançam; seus cavaleiros virão de longe, e voarão como águias que se apressam para devorar.

9 Todos eles vêm para [fazer] violência; seus rostos estão orientados; e juntarão cativos como areia.

|fn:  orientados – obscuro

10 E escarnecerão dos reis, e zombarão dos príncipes; rirão de todas as fortalezas, porque amontoarão terra, e as tomarão.

11 Logo mudarão, e passarão adiante como o vento; porém culpado será quem confiar na força de seu elohim.

12 Não és tu desde o princípio, ó Yahueh, meu Elohim, meu Santo? Tu não morres. Ó Yahueh, tu os puseste para [executar] o julgamento; e tu, ó Rocha, os estabeleceste para castigar.

13 Teus olhos são puros demais para veres o mal, e não podes observar a opressão; ora, por que olharias aos enganadores, e calarias quando o perverso devora ao mais justo que ele?

14 Tornarias as pessoas como como os peixes do mar, como répteis que não têm quem os governe?

15 Ele tira a todos com anzol, em sua malha os ajunta, e os colhe em seu rede; por isso ele se alegra e tem prazer.

16 Por isso ele faz sacrifícios à sua malha, e oferece incensos à sua rede; porque com elas enriqueceu sua porção, e engordou sua comida.

17 Continuará ele, pois, a esvaziar a sua malha, e a matar as nações continuamente sem ter compaixão?

 

CAPÍTULO 2

 

1 Sobre minha guarda estarei, e sobre a fortaleza ficarei, e vigiarei para ver o que ele me falará, e o que eu responderei à minha queixa.

2 Então Yahueh me respondeu, e disse: Escreve a visão, e a põe claramente em tábuas, para que mesmo quem esteja correndo consiga ler.

3 Pois a visão ainda é para um tempo determinado, mas ao fim ela dará testemunho, e não será mentirosa; ainda que se tardar, espera-o, porque virá; não se atrasará.

4 Eis que o soberbo não tem a alma correta em si; mas o justo viverá por sua fé.

|fn:  fé – trad. alt. fidelidade

5 Pois também o vinho é enganador, [é como] um homem arrogante, que não fica quieto em casa; seu apetite se alarga como o mundo dos mortos, e é semelhante à morte, que não se farta; e ajunta a si todas as nações, e reúne a si todos os povos.

6 Por acaso todos estes não levantarão um insulto e provérbios de ridicularizações contra ele? E dirão: Ai daquele que acumula o que não era seu, e daquele de se enriquece por meio de extorsão! Até quando?

7 Por acaso não se levantarão de repente seus credores, e se despertarão os que te fazem tremer? Tu serás despojado por eles.

8 Visto que tu despojaste muitas nações, todos os povos restantes te despojarão; por causa do sangue das pessoas, e da violência contra a terra, as cidades e todos os seus moradores.

9 Ai daquele que obtém [riquezas] para sua casa por meios malignos, para pôr no alto seu ninho, para tentar se livrar do poder da calamidade.

10 Tramaste plano vergonhoso para tua casa, exterminaste muitos povos, e pecaste contra tua vida.

11 Porque a pedra clamará desde a parede, e a trave desde a estrutura de madeiras lhe responderá.

12 Ai daquele que edifica a cidade com sangues, e do que estabelece a vila com perversidade!

13 Eis que isto não vem da parte de Yahueh dos exércitos, que os povos trabalham para o fogo, e as nações se cansam em vão?

14 Porque a terra se encherá de conhecimento da glória de Yahueh, como as águas cobrem o mar.

15 Ai daquele que dá bebidas a seu próximo, tu que embebedas com teu furor, para que possas vê-los nus.

16 Tu te encherás de vergonha no lugar de honra; bebe tu também, e descobre o prepúcio; o cálice da mão direita de Yahueh voltará sobre ti, e haverá vergonha sobre a tua glória.

17 Porque a violência cometida contra o Líbano te cobrirá, e a destruição dos animais selvagens o assombrará; por causa dos sangues das pessoas, e da violência contra a terra, as cidades, e todos os seus moradores.

18 Que proveito há na imagem de escultura, que seu formador a esculpiu? E na imagem de fundição, que ensina mentiras? Quem a formou nela confia, tendo feito ídolos mudos.

19 Ai daquele que diz ao pedaço de madeira: Desperta-te; e à pedra muda: Levanta-te! Poderá essa coisa ensinar? Eis que está coberta de ouro e prata, mas não há dentro dela espírito algum.

20 Porém Yahueh está em seu santo templo; que toda a terra se cale diante dele.

 

CAPÍTULO 3

 

1 Oração do profeta Habacuque, conforme “Siguionote”.

2 Ó Yahueh, ouvido tenho tua fama; temi, Ó Yahueh, a tua obra; renova-a no meio dos anos; faze-a conhecida no meio dos anos; na ira lembra-te da misericórdia.

3 Elohim veio de Temã, o Santo do monte de Parã (Selá). Sua glória cobriu os céus, e a terra se encheu de seu louvor.

4 E houve resplendor como o da luz; raios brilhantes saíam de sua mão; e ali sua força estava escondida.

5 A praga ia adiante dele, e a pestilência seguia seus pés.

6 Ele parou, e sacudiu a terra; ele olhou, e abalou as nações; e os montes antigos foram despedaçados, os morros antigos caíram. Seus caminhos são eternos.

7 Vi as tendas de Cusã em aflição; as cortinas da terra de Midiã tremeram.

8 Por acaso Yahueh se irritou contra os rios? Foi tua ira contra os ribeiros? Foi tua ira contra o mar, quando cavalgaste sobre teus cavalos, e tuas carruagens de vitória?

9 Teu arco foi descoberto, as flechas foram preparadas pela [tua] palavra (Selá). Fendeste a terra com rios.

10 Os montes te viram, e tiveram dores; a inundação das águas passou. O abismo deu sua voz, e levantou suas mãos ao alto.

11 O sol e a lua pararam em suas moradas; à luz de tuas flechas passaram, com o resplendor de tua lança relampejante.

12 Com indignação marchaste pela terra, com ira trilhaste as nações.

13 Saíste para a salvar o teu povo, para salvar o teu ungido. Feriste o líder da casa do ímpio, descobrindo-o dos pés ao pescoço. (Selá)

|fn:  líder – lit. cabeça

14 Perfuraste com suas próprias lanças os líderes de suas tropas, que vieram impetuosamente para me dispersarem. A alegria deles era como a de devorarem os pobres às escondidas.

|fn:  líderes – lit. cabeças

15 Pisaste pelo mar com teus cavalos, pela turbulência de grandes águas.

16 Quando eu ouvi, meu ventre se perturbou; por causa do ruído meus lábios tremeram; podridão veio em meus ossos, e em meu lugar me perturbei; descansarei até o dia da angústia, quando virá contra o povo que nos ataca.

17 Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides, e falte o produto da oliveira, os campos não produzam alimento, as ovelhas sejam arrebatadas, e não haja vacas nos currais,

18 Mesmo assim eu me alegrarei em Yahueh, terei prazer no Elohim de minha salvação.

19 Yahueh Elohim, é minha fortaleza; ele fará meus pés como os das corças, e me fará andar sobre meus lugares altos. (Para o regente, com instrumentos de cordas).