Pix.: 22992540111 (Qualquer ajuda é bem Vinda. Gratidão)
Inicio | Temas Bíblicos |Leia a Biblia Leia a Bíblia | Post´s em Espanhol |Doações |Contato
Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Elohim verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste. JOÃO 17:3
faceicon
Interpretações erradas com respeito a posição de Shaul diante da Torah

Interpretações erradas com respeito a posição de Shaul diante da Torah

Conforme já temos falado, a Torah é toda a Palavra de Deus, e não foi revogada pela B´rit Hadasha, pelo contrário foi confirmada e ratificada.

Vimos que Yeshua veio trazer o pleno significado à Torah e que Shaul continuou vivendo e praticando a Torah de Moshe DEPOIS de ser salvo.

Antes de falarmos dos trechos com respeito as declarações de Shaul erroneamente interpretadas como se referindo à Torah, queremos ver alguns versículos que confirmam o que vimos no capítulo anterior:

1TIMÓTEO1:8 Sabemos, porém, que a Torah é boa, se alguém dela se utiliza de modo legítimo,

ROMANOS7.12 Por conseguinte, a Torah é santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom.

Segundo Shaul, a Torah é boa e santa. Não há nenhum problema com relação à Torah. Ela é para ser vivida e praticada, e conforme veremos abaixo, viver a Torah não é um jugo, pelo contrário é um deleite.

Na realidade, o problema não está do lado da Torah (que é o lado de Deus), o problema está do lado humano, em suas fraquezas e incapacidades de ser um praticante da Torah pelas suas próprias forças (a enfermidade está na natureza pecaminosa do homem não nascido de novo, e não na Torah). A falta de entendimento deste conceito leva a uma série de distorções de interpretação nas afirmações de Shaul em sua epístolas.

Além disso, o problema também não está do lado de Deus, que deu a Torah para ser vivida e obedecida DEPOIS que recebemos a salvação em Yeshua. O problema está do lado humano, que introduziu uma distorção legalista da Torah (as “obras da lei” – ergon nomos), que via a obediência à Torah como o MEIO para a salvação, o que JAMAIS foi o propósito de Deus, pois a salvação SEMPRE FOI E SEMPRE SERÁ através da pessoa bendita de Yeshua HaMashiach.

1:1 Shaul, sheliach (não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Yeshua HaMashiach, e por Elohim Pai, que o ressuscitou dentre os mortos),

1:2 E todos os irmãos que estão comigo, às Congregações da Galácia:

1:3 Graça e Shalom da parte de Elohim Pai e do nosso Senhor Yeshua HaMashiach,

1:4 O qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente mundo mau, segundo a vontade de Elohim nosso Pai,

1:5 Ao qual seja dada glória para todo o sempre. Amen.

1:6 Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Mashiach para outra Boa Nova;

1:7 O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar a Boa Nova de Mashiach.

1:8 Mas, ainda que nós mesmos ou um Malach do céu vos anuncie outra Boa Nova além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.

1:9 Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outra Boa Nova além do que já recebestes, seja anátema.

1:10 Porque, persuado eu agora a homens ou a Elohim? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Mashiach.

1:11 Mas faço-vos saber, irmãos, que a Boa Nova que por mim foi anunciado não é segundo os homens.

1:12 Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Yeshua HaMashiach.

1:13 Porque já ouvistes qual foi antigamente a minha conduta no judaísmo, como sobremaneira perseguia a Congregação de Elohim e a assolava.

1:14 E na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais.

1:15 Mas, quando aprouve a Elohim, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça,

1:16 Revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os goim, não consultei a carne nem o sangue,

1:17 Nem tornei a Yerushalayim, a ter com os que já antes de mim eram sheliachim, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Dammesek.

1:18 Depois, passados três anos, fui a Yerushalayim para ver a Kefa, e fiquei com ele quinze dias.

1:19 E não vi a nenhum outro dos sheliachim, senão a Yaakov, irmão do Senhor.

1:20 Ora, acerca do que vos escrevo, eis que diante de Elohim testifico que não minto.

O salmista e a Torah

É interessante notar que o maior Salmo da Palavra de Deus (o 119) tem como tema principal a própria Torah. De fato, a palavra Torah (Strong’s number 08451) aparece 25 vezes neste Salmo.

E isso não pode passar desapercebido pois 25 = 5 x 5, e cinco é o número da GRAÇA. Temos aqui a relação entre a GRAÇA e a TORAH.

Na realidade, a própria revelação da Torah por Deus é uma manifestação da sua graça.

E a graça é manifesta de maneira mais abundante ainda, na pessoa de Yeshua HaMashiach, que mediante B´rit Hadasha confirma a Torah trazendo a graça necessária para praticar a Torah, levando-a para o coração.

Vejamos então os versículos do Sl 119:

SALMOS 119:1 Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Torah de YHWH.

Você quer ser bem-aventurado (bem-sucedido, mais do que feliz)? Então aprenda a andar (praticar, viver) todo o conselho da Torah de YHWH. Há uma promessa de bem aventurança para toda aquele que anda na Torah (idem para Sl 1.1,2)

SALMOS 119:18 Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua Torah .

Esta é a oração que temos que fazer por nós mesmos e pelo povo de Deus: pedir REVELAÇÃO de toda a Torah.

SALMOS 119:29 Afasta de mim o caminho da falsidade e ensina-me graciosamente a tua Torah.

Este versículo é tremendo. O salmista está dizendo que a Torah é dada ao homem como manifestação da graça de Deus. A palavra “graciosamente”, traduzida na ARA por “favorece-me” (de receber favor e graça) no hebraico é hanan (Strong’s number 2603) é quer dizer mostrar graça, favor e misericórdia.

Deus mostra sua graça ao homem em dar-lhe a Torah para que aprenda o caminho de felicidade e bem-aventurança.

SALMOS 119:34 Dá-me entendimento, e guardarei a tua Torah ; de todo o coração a cumprirei.

Novamente aqui a oração por revelação da Torah. Na realidade, não se pode viver a Torah em sua plenitude sem a revelação da Torah em sua plenitude.

SALMOS 119:44 Assim, observarei de contínuo a tua Torah , para todo o sempre.

SALMOS 119:51 Os soberbos zombam continuamente de mim; todavia, não me afasto da tua Torah .

SALMOS 119:53 De mim se apoderou a indignação, por causa dos pecadores que abandonaram a tua Torah .

SALMOS 119:55 Lembro-me, YHWH, do teu nome, durante a noite, e observo a tua Torah .

SALMOS 119:61 Laços de perversos me enleiam; contudo, não me esqueço da tua Torah .

Este versículo traz a condição para não ser enlaçado pelo inimigo: não se esquecer da Torah. Assim como no tempo do rei Josias ela esteve esquecida no interior do Templo até que foi redescoberta, durante séculos a Torah foi negligenciada e esquecida pelos crentes (que são templo de Ruach HaKodesh), mas nesta última hora do tempo do fim, Deus tem levado o seu povo a redescobrir e a viver a Torah em seu pleno significado.

SALMOS 119:70 Tornou-se-lhes o coração insensível, como se fosse de sebo; mas eu me comprazo na tua Torah .

Querido leitor, a Torah de Adonai tem sido o seu prazer?

SALMOS 119:72 Para mim vale mais a Torah que procede de tua boca do que milhares de ouro ou de prata.

SALMOS 119:77 Baixem sobre mim as tuas misericórdias, para que eu viva; pois na tua Torah está o meu deleite.

Não pense você leitor que praticar a Torah é um jugo, o salmista está dizendo que vivê-la é um deleite.

SALMOS 119:85 Para mim abriram covas os soberbos, que não andam consoante a tua Torah .

SALMOS 119:92 Não fosse a tua Torah ter sido o meu deleite, há muito já teria eu perecido na minha angústia.

SALMOS 119:97 Quanto amo a tua Torah ! É a minha meditação, todo o dia!

SALMOS 119:109 Estou de contínuo em perigo de vida; todavia, não me esqueço da tua Torah.

SALMOS 119:113 Aborreço a duplicidade, porém amo a tua Torah .

SALMOS 119:126 Já é tempo, YHWH, para intervires, pois a tua Torah está sendo violada.

SALMOS 119:136 Torrentes de água nascem dos meus olhos, porque os homens não guardam a tua Torah .

SALMOS 119:142 A tua justiça é justiça eterna, e a tua Torah é a própria verdade.

SALMOS 119:150 Aproximam-se de mim os que andam após a maldade; eles se afastam da tua Torah .

SALMOS 119:153 Atenta para a minha aflição e livra-me, pois não me esqueço da tua Torah .

SALMOS 119:163 Abomino e detesto a mentira; porém amo a tua Torah .

SALMOS 119:165 Grande paz têm os que amam a tua Torah ; para eles não há tropeço.

SALMOS 119:174 Suspiro, YHWH, por tua salvação; a tua Torah é todo o meu prazer.

Diante do exposto, vemos que a Palavra de Deus apresenta a Torah sempre no sentido positivo, e jamais com uma conotação negativa. Assim, quando Rav. Shaul fala da Torah na B´rit Hadasha (usando a palavra grega nomos) ele tem em mente a mesma conotação positiva do salmista no Salmo 119 (ver por exemplo os versículos já citados: I Tm 1.12 e Rm 7.8).

A má interpretação é causada no entanto, quando Rav. Shaul usa as expressões compostas no grego ergon nomos e hupo nomos, traduzidas respectivamente na ARA por “obras da lei” e “debaixo da lei”. Analisando os versículos em que elas apararecem percebemos que as mesmas são usadas no sentido negativo, e assim não se referem à Torah, que é vista como santa e boa.

Na realidade fazendo uma análise detalhada destes versículos, percebemos que hupo nomos se refere não à Torah mas sim a uma perversão legalista da Torah, que estabelece a obediência à Torah como condição sine qua non para a salvação, anulando pois a obra redentora do Messias Yeshua.

Conforme já comentado, a Torah jamais foi dada para a salvação, mas sim para ser obedecida DEPOIS de sermos salvos por Yeshua. A conclusão que chegamos é que Shaul nunca combateu à obediência à Torah (o que já foi provado anteriormente), mas sim toda distorção e perversão legalista da mesma.

Da mesma maneira, ergon nomos se refere à prática legalista da Torah visando a salvação.

Resumindo,

Apresentamos a seguir como exemplo em alguns versículos da B´rit Hadasha, a melhor tradução para ergon nomos e hupo nomos do que “obras da lei ” e debaixo da lei”, respectivamente:

ROMANOS 3:20 visto que ninguém será justificado diante dele por observância legalista da Torah, em razão de que pela Torah vem o pleno conhecimento do pecado (ela mostra as pessoas o quão pecadoras elas são, e portanto as leva à necessidade de salvação, a assim a irem ao Messias Yeshua).

ROMANOS 3:28 Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente da observância legalista da Torah.

GÁLATAS 2:16 sabendo, contudo, que o homem não é justificado pela observância legalista da Torah, e sim mediante a fé em Yeshua HaMashiach, também temos crido em Yeshua HaMashiach, para que fôssemos justificados pela fé no Messias e não por observância legalista da Torah, pois, por observância legalista da Torah, ninguém será justificado.

GÁLATAS 3:2 Quero apenas saber isto de vós: recebestes o Espírito pela observância legalista da Torah ou pela pregação da fé?

GÁLATAS 3:5 Aquele, pois, que vos concede o Espírito e que opera milagres entre vós, porventura, o faz pelas observância legalista da Torah ou pela pregação da fé?

GÁLATAS 3:10 Todos quantos, pois, são das observância legalista da Torah estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da Torah, para praticá-las.

ROMANOS 6:14 Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo de um sistema legalista, e sim da graça.

ROMANOS 6:15 E daí? Havemos de pecar porque não estamos debaixo de um sistema legalista, e sim da graça? De modo nenhum!

Postado há 6th October 2010 por César dos Anjos de Oliveira

 

Tags: