Inicio | Temas Bíblicos |Leia a Biblia Leia a Bíblia | Post´s em Espanhol |Doações |Contato pt Portuguese
Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Elohim verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste. JOÃO 17:3
faceicon
ISAIAS

Voltar

Isa 1:1 Visão d’Isaias, filho d’Amós, a qual viu sobre Judah e Jerusalem, nos dias d’Uzias, Jothão, Achaz, e Ezequias, reis de Judah.
Isa 1:2 Ouvi, ó céus, e presta ouvido, tu ó terra; porque falla Yahweh: Criei filhos, e exalcei-os; mas elles prevaricaram contra mim.
Isa 1:3 O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a mangedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende.
Isa 1:4 Ai da nação peccadora, do povo carregado d’iniquidade, da semente de malignos, dos filhos corruptores: deixaram a Yahweh, blasphemaram o Sancto d’Israel, tornaram-se para traz.
Isa 1:5 Porque ainda mais serieis castigados? ainda tanto mais vos rebellarieis: toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco.
Isa 1:6 Desde a planta do pé até á cabeça não ha n’elle coisa inteira, senão feridas, e inchaços, e chagas podres, não espremidas, nem vendadas, nem nenhuma d’ellas amollecida com oleo.
Isa 1:7 A vossa terra é uma assolação, as vossas cidades estão abrazadas do fogo: a vossa terra os estranhos a devoram em vossa presença; e é uma assolação, como a subversão por estranhos.
Isa 1:8 E a filha de Sião se ficou como a cabana na vinha, como a choupana no pepinal, como a cidade cercada.
Isa 1:9 Se Yahweh dos Exercitos nos não deixara algum pouco de resto, já como Sodoma seriamos, e similhantes a Gomorrha.
Isa 1:10 Ouvi a palavra de Yahweh, vós principes de Sodoma: prestae ouvidos á lei do nosso Deus, vós, ó povo de Gomorrha.
Isa 1:11 De que me serve a mim a multidão de vossos sacrificios, diz Yahweh? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura d’animaes cevados: nem folgo com o sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes.
Isa 1:12 Quando vindes a apparecer perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viesseis a pisar os meus atrios?
Isa 1:13 Não me tragaes mais offertas debalde: o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sabbados, e a convocação das congregações; não posso supportar iniquidade, nem mesmo o ajuntamento solemne.
Isa 1:14 As vossas luas novas, e as vossas solemnidades as aborrece a minha alma; já me são pesadas: já estou cançado de as soffrer.
Isa 1:15 Pelo que, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e até quando multiplicaes a oração não ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.
Isa 1:16 Lavae-vos, purificae-vos, tirae a maldade de vossos actos de diante dos meus olhos: cessae de fazer mal:
Isa 1:17 Aprendei a fazer bem; procurae o juizo; ajudae o oppresso: fazei justiça ao orphão; tratae da causa das viuvas.
Isa 1:18 Vinde agora, e argui-me, diz Yahweh: ainda que os vossos peccados sejam como a escarlata, elles se tornarão brancos como a neve: ainda que sejam vermelhos como o carmezim, se tornarão como a branca lã.
Isa 1:19 Se quizerdes, e ouvirdes, comereis o bem d’esta terra.
Isa 1:20 Mas se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados á espada; porque a bocca de Yahweh o disse.
Isa 1:21 Como se fez prostituta a cidade fiel! ella que estava cheia de juizo, justiça habitava n’ella, mas agora homicidas.
Isa 1:22 A tua prata se tornou em escorias, o teu vinho se misturou com agua.
Isa 1:23 Os teus
principes são rebeldes, e companheiros dos ladrões: cada um d’elles ama as peitas, e correm após salarios: não fazem justiça ao orphão, e não chega perante elles a causa das viuvas
Isa 1:24 Porquanto diz Yahweh Deus dos Exercitos, o Forte de Israel: Ah, consolar-me-hei ácerca dos meus adversarios, e vingar-me-hei dos meus inimigos:
Isa 1:25 E tornarei contra a minha mão, e purificarei inteiramente as tuas escorias; e tirar-te-hei todo o teu estanho.
Isa 1:26 E te restituirei os teus juizes, como foram d’antes; e os teus conselheiros, como antigamente; e então te chamarão cidade de justiça, cidade fiel.
Isa 1:27 Sião será remida com juizo, e os que voltam para ella com justiça.
Isa 1:28 Mas para os transgressores e os peccadores haverá juntamente destruição; e os que deixarem Yahweh serão consumidos.
Isa 1:29 Porque vos envergonhareis pelos carvalhos que cubiçastes, e sereis confundidos pelos jardins que escolhestes.
Isa 1:30 Porque sereis como o carvalho, ao qual caem as folhas, e como a floresta que não tem agua.
Isa 1:31 E o forte se tornará em estopa, e a sua obra em faisca; e ambos arderão juntamente, e não haverá quem os apague.
Isa 2:1 Visao que viu Isaias, filho de Amós, no tocante a Judah e a Jerusalem:
Isa 2:2 E acontecerá no ultimo dos dias que se firmará o monte da casa de Yahweh no cume dos montes, e se exalçará por cima dos outeiros: e concorrerão a elle todas as nações.
Isa 2:3 E irão muitos povos, e dirão: Vinde, subamos ao monte de Yahweh, á casa do Deus de Jacob, para que nos ensine ácerca dos seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalem a palavra de Yahweh.
Isa 2:4 E julgará entre as gentes, e reprehenderá a muitos povos; e converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças em foices: não alçará espada nação contra nação, nem aprenderão mais a guerrear.
Isa 2:5 Vinde, ó casa de Jacob: e andemos na luz de Yahweh.
Isa 2:6 Porém tu desamparaste ao teu povo, a casa de Jacob; porque se encheram d’impiedade mais do que os do oriente e são agoureiros como os philisteos; e mostram o seu contentamento nos filhos dos estranhos.
Isa 2:7 E a sua terra está cheia de prata e oiro, e não ha fim de seus thesouros: tambem está cheia a sua terra de cavallos, e dos seus carros não ha fim
Isa 2:8 Tambem está cheia a sua terra de idolos: inclinaram-se perante a obra das suas mãos, perante o que fabricaram os seus dedos.
Isa 2:9 Ali o povo se abate, e os nobres se humilham: portanto lhes não perdoarás.
Isa 2:10 Vae, entra nas rochas, e esconde-te no pó, da presença espantosa de Yahweh e da gloria da sua magestade.
Isa 2:11 Os olhos altivos dos homens serão abatidos, e a altivez dos varões será humilhada: e só Yahweh será exaltado n’aquelle dia.
Isa 2:12 Porque o dia de Yahweh dos Exercitos será contra todo o soberbo e altivo, e contra todo o exalçado, para que seja abatido;
Isa 2:13 E contra todos os cedros do Libano, altos e sublimes, e contra todos os carvalhos de Basan;
Isa 2:14 E contra todos os montes altos, e contra todos os outeiros levantados;
Isa 2:15 E contra toda a torre alta, e contra todo o muro firme;
Isa 2:16 E contra todos os navios de Tarsis, e contra todas as pinturas desejaveis.
Isa 2:17 E a altivez do homem será humilhada, e a altivez dos varões se abaterá, e só Yahweh será exaltado n’aquelle dia.
Isa 2:18 E todos os idolos totalmente perecerão.
Isa 2:19 Então metter-se-hão pelas cavernas das rochas, e pelas concavidades da terra, por causa da presença espantosa de Yahweh, e por causa da gloria da sua magestade, quando elle se levantar para espantar a terra.
Isa 2:20 N’aquelle dia o homem lançará ás toupeiras e aos morcegos os seus idolos de prata, e os seus idolos d’oiro, que se fizeram para se prostrarem diante d’elles.
Isa 2:21 E metter-se-hão pelas fendas das rochas, e pelas cavernas das penhas, por causa da presença espantosa de Yahweh, e por causa da gloria da sua magestade, quando elle se levantar para espantar a terra.
Isa 2:22 Pelo que deixae-vos do homem cujo folego está no seu nariz; porque em que se deve elle estimar?
Isa 3:1 Porque, eis que Yahweh Deus dos Exercitos tirará de Jerusalem e de Judah o bordão e o cajado: a todo o sustento de pão, e a toda a borda d’agua;
Isa 3:2 Ao valente, e ao soldado, ao juiz, e ao propheta, e ao adivinho, e ao ancião,
Isa 3:3 Ao capitão de cincoenta, e ao respeitavel, e ao conselheiro, e ao sabio entre os artifices, e ao eloquente.
Isa 3:4 E dar-lhes-hei mancebos por principes, e creanças dominarão sobre elles.
Isa 3:5 E o povo será opprimido; um será contra o outro, e cada um contra o seu proximo: o menino se atreverá contra o ancião, e o vil contra o nobre.
Isa 3:6 Quando algum travar de seu irmão da casa de seu pae, dizendo: Capa tens, sê nosso principe, e toma sob a tua mão esta ruina;
Isa 3:7 Então levantará a sua voz n’aquelle dia, dizendo: Não posso ser medico, nem tão pouco ha em minha casa pão, nem vestido algum: não me ponhaes por principe do povo.
Isa 3:8 Porque tropeçou Jerusalem, e Judah é caido; porquanto a sua lingua e as suas obras são contra Yahweh, para irritarem os olhos da sua gloria.
Isa 3:9 A apparencia das suas faces testifica contra elles; e publicam os seus peccados como Sodoma; não os dissimulam: ai da sua alma! porque se fazem mal a si mesmos.
Isa 3:10 Dizem ao justo que bem lhe irá; que comerão do fructo das suas obras.
Isa 3:11 Ai do impio! mal lhe irá: porque o galardão das suas mãos se lhe dará.
Isa 3:12 Os exactores do meu povo são creanças, e mulheres dominam sobre elle: ah, povo meu! os que te guiam te enganam, e devoram o caminho das tuas veredas.
Isa 3:13 Yahweh se apresenta a pleitear, e se põe a julgar os povos.
Isa 3:14 Yahweh vem em juizo contra os anciãos do seu povo, e contra os seus principes; porque vós consumistes esta vinha, o despojo do afflicto está em vossas casas.
Isa 3:15 Que tendes vós, que atropellaes o meu povo e moeis as faces dos afflictos? diz Yahweh, o Deus dos Exercitos.
Isa 3:16 Diz ainda mais Yahweh: Porquanto as filhas de Sião se exalçam, e andam com o pescoço emproado, fazendo acenos com os olhos, e, indo andando, andam como dançando, e cascavelando com os pés
Isa 3:17 Portanto Yahweh fará calva a mioleira das filhas de Sião, e Yahweh descobrirá as suas vergonhas.
Isa 3:18 N’aquelle dia tirará Yahweh o enfeite das ligas, e as redezinhas, e as luetas,
Isa 3:19 Os pendentes, e as manilhas, e os vestidos resplandecentes,
Isa 3:20 Os diademas, e os enfeites dos braços, e os cendaes, e as bocetas cheirosas, e as arrecadas,
Isa 3:21 Os anneis, e as joias pendentes do nariz,
Isa 3:22 Os vestidos de festa, e os mantos, e as coifas, e os alfinetes,
Isa 3:23 Os espelhos, e as capinhas de linho finissimas, e as toucas, e os véus.
Isa 3:24 E será que em logar de cheiro suave haverá fedor; e por cinto uma corda; e em logar d’encrespadura de cabellos, calva; e em logar de veste larga, cingimento de sacco; e queimadura em logar de formosura.
Isa 3:25 Teus varões cairão á espada, e teus valentes na peleja.
Isa 3:26 E as suas portas gemerão e prantearão; e ella, ficando desolada, se assentará no chão.
Isa 4:1 E sete mulheres n’aquelle dia lançarão mão d’um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos de nossos vestidos: tão sómente que sejamos chamadas pelo teu nome; tira o nosso opprobrio.
Isa 4:2 N’aquelle dia o Renovo de Yahweh será um ornamento e uma gloria; e o fructo da terra excellente e formoso para os que escaparem d’Israel.
Isa 4:3 E será que aquelle que ficar de resto em Sião, e o que ficar em Jerusalem, será chamado sancto: todo aquelle que em Jerusalem está escripto para vida;
Isa 4:4 Quando Yahweh lavar a immundicia das filhas de Sião, e limpar o sangue de Jerusalem do meio d’ella, com o espirito de juizo, e com o espirito de ardor.
Isa 4:5 E creará Yahweh sobre toda a habitação do monte de Sião, e sobre as suas congregações, uma nuvem de dia, e um fumo, e um resplandor de fogo chammejante de noite; porque sobre toda a gloria haverá protecção.
Isa 4:6 E haverá um tabernaculo para sombra com o calor do dia: e para refugio e esconderijo contra o alagamento e contra a chuva.
Isa 5:1 Agora cantarei ao meu amado o cantico do meu bem querido da sua vinha. O meu amado tem uma vinha n’um outeiro fertil.
Isa 5:2 E a cercou, e a limpou das pedras, e a plantou d’excellentes vides; e edificou no meio d’ella uma torre, e tambem fundou n’ella um lagar; e esperava que desse uvas boas, porém deu uvas bravas.
Isa 5:3 Agora pois, ó moradores de Jerusalem, e homens de Judah, julgae, vos peço, entre mim e a minha vinha.
Isa 5:4 Que mais se podia fazer á minha vinha, que eu lhe não tenha feito? como, esperando eu que desse uvas boas, veiu a dar uvas bravas?
Isa 5:5 Agora pois vos farei saber o que eu hei de fazer á minha vinha: tirarei a sua cerca, para que sirva de pasto; derribarei a sua parede, para que seja pisada;
Isa 5:6 E a tornarei em deserto; não será podada nem cavada; porém crescerão n’ella sarças e espinheiros; e ás nuvens darei ordem que não chovam chuva sobre ella.
Isa 5:7 Porque a vinha de Yahweh dos Exercitos é a casa d’Israel, e os homens de Judah são a planta das suas delicias: e esperou que fizesse juizo, e eis aqui é oppressão; justiça, e eis aqui clamor.
Isa 5:8 Ai dos que ajuntam casa a casa, achegam herdade a herdade, até que não haja mais logar, e só vós fiqueis os moradores no meio da terra!
Isa 5:9 Nos meus ouvidos estão estas coisas, disse Yahweh dos Exercitos: em verdade que muitas casas se tornarão em deserto, as grandes e excellentes sem moradores.
Isa 5:10 E dez geiras de
vinha não darão mais do que um batho: e um homer de semente não dará mais do que um efa
Isa 5:11 Ai dos que se levantam pela manhã, e seguiram a bebedice; e se deteem ali até á noite, até que o vinho os esquenta!
Isa 5:12 E harpas e alaudes, tamboris e gaitas, e vinho ha nos seus banquetes; e não olham para a obra de Yahweh, nem consideram as obras das suas mãos.
Isa 5:13 Portanto o meu povo será levado captivo, porque não tem entendimento; e os seus nobres terão fome, e a sua multidão se seccará de sêde
Isa 5:14 Portanto a sepultura grandemente se alargou, e se abriu a sua bocca desmesuradamente; e a gloria d’elles, e a sua multidão, com o seu arruido, e com os que galhofam a ella desceram.
Isa 5:15 Então o plebeu se abaterá, e o nobre se humilhará; e os olhos dos altivos se humilharão.
Isa 5:16 Porém Yahweh dos Exercitos será exaltado com juizo; e Deus, o Sancto, será sanctificado com justiça.
Isa 5:17 Então os cordeiros pastarão como de costume, e os estranhos comerão dos logares assolados dos gordos.
Isa 5:18 Ai dos que puxam pela iniquidade com cordas de vaidade, e pelo peccado como com cordagens de carros!
Isa 5:19 E dizem: Avie-se já com isso, e acabe a sua obra, para que já a vejamos; e achegue-se e venha já o conselho do Sancto de Israel, para que o venhamos a saber.
Isa 5:20 Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal: que fazem das escuridades luz, e da luz escuridades; e fazem do amargoso doce, e do doce amargoso!
Isa 5:21 Ai dos que são sabios a seus proprios olhos, e prudentes em si mesmos!
Isa 5:22 Ai dos que são poderosos para beber vinho, e varões fortes para misturar bebida forte:
Isa 5:23 Dos que justificam ao impio por peitas, e da justiça dos justos se desviam!
Isa 5:24 Pelo que como a lingua do fogo consome a estopa, e a palha se desfaz pela chamma, assim será a sua raiz como podridão, e a sua flor se esvaecerá como pó: porquanto rejeitaram a lei de Yahweh dos Exercitos, e desprezaram a palavra do Sancto de Israel.
Isa 5:25 Pelo que se accendeu a ira de Yahweh contra o seu povo, e estendeu a sua mão contra elle, e o feriu, de modo que as montanhas tremeram, e os seus cadaveres foram como immundicia pelo meio das ruas: com tudo isto não tornou atraz a sua ira, antes ainda está alçada a sua mão
Isa 5:26 Porque arvorará o estandarte entre as nações de longe, e lhes assobiará a que venham desde a extremidade da terra: e eis que virão apressurada e ligeiramente.
Isa 5:27 Não haverá entre elles cançado, nem tropeçante; ninguem tosquenejará nem dormirá: nem se lhe desatará o cinto dos seus lombos, nem se lhe quebrará a correia dos seus sapatos
Isa 5:28 As suas frechas serão agudas, e todos os seus arcos entezados: as unhas dos seus cavallos serão tidas na conta de penha, e as rodas dos seus carros como redemoinho de vento.
Isa 5:29 O seu bramido será como o do leão: bramarão como filhos de leão, e rugirão, e arrebatarão a preza, e a levarão, e redemptor não haverá.
Isa 5:30 E bramarão contra elles n’aquelle dia, como o bramido do mar: então olharão para a terra, e eis aqui trevas e ancia, e a luz se escurecerá em suas assolações.
Isa 6:1 No anno em que morreu o rei Uzias, eu vi a Yahweh assentado sobre um alto e sublime throno; e as suas fraldas enchiam o templo.
Isa 6:2 Seraphins estavam por cima d’elle: cada um tinha seis azas: com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés e com duas voavam.
Isa 6:3 E clamavam uns aos outros, dizendo: Sancto, Sancto, Sancto é Yahweh dos Exercitos: toda a terra está cheia da sua gloria.
Isa 6:4 E os umbraes das portas se moveram com a voz do que clamava, e a casa se encheu de fumo.
Isa 6:5 Então disse eu: Ai de mim! que vou perecendo, porquanto sou de labios immundos, e habito no meio d’um povo immundo de labios, porque os meus olhos viram o rei, Yahweh dos Exercitos.
Isa 6:6 Porém um dos seraphins voou para mim, trazendo na sua mão uma braza viva, que tomara do altar com uma tenaz;
Isa 6:7 E com ella tocou a minha bocca, e disse: Eis que isto tocou os teus labios: assim já se tirou de ti a tua culpa, e já está expiado o teu peccado.
Isa 6:8 Depois d’isto ouvi a voz de Yahweh, que dizia: A quem enviarei, e quem ha e ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.
Isa 6:9 Então disse elle: Vae, e dize a este povo: Ouvi, de facto, e não entendeis, e vede, em verdade, mas não percebeis.
Isa 6:10 Engorda o coração d’este povo, e aggrava-lhe os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que não veja com os seus olhos, e não ouça com os seus ouvidos, nem entenda com o seu coração, nem se converta, e elle o venha a sarar.
Isa 6:11 Então disse eu: Até quando, Yahweh? E respondeu: Até que se assolem as cidades, e não fique morador algum, nem homem algum nas casas, e a terra seja assolada de todo.
Isa 6:12 E Yahweh alongue d’ella aos homens, e no meio da terra seja grande o desamparo.
Isa 6:13 Porém ainda a decima parte ficará n’ella, e tornará a ser pastada: e como no carvalho, e como na azinheira, em que depois de se desfolharem, ainda fica firmeza, assim a sancta semente será a firmeza d’ella.
Isa 7:1 Succedeu pois nos dias de Achaz, filho de Jothão, filho d’Uzias, rei de Judah, que Resin, rei da Syria, e Peka, filho de Remalias, rei d’Israel, subiram a Jerusalem, para pelejar contra ella, porém, pelejando, nada poderam contra ella.
Isa 7:2 E deram aviso á casa de David, dizendo: A Syria repousa sobre Ephraim. Então se commoveu o seu coração, e o coração do seu povo, como se commovem as arvores do bosque com o vento
Isa 7:3 Então disse Yahweh a Isaias: Agora tu e teu filho Sear-jasub sahi ao encontro de Achaz, ao fim do canal do viveiro superior, ao caminho do campo do lavandeiro.
Isa 7:4 E dize-lhe: Guarda-te, e está descançado, não temas, nem se desanime o teu coração por causa d’estes dois rabos de tições fumegantes, por causa do ardor da ira de Resin, e da Syria, e do filho de Remalias.
Isa 7:5 Porquanto a Syria teve contra ti maligno conselho, com Ephraim, e com o filho de Remalias, dizendo:
Isa 7:6 Vamos subir contra Judah, e despertemol-o, e repartamol-o entre nós, e façamos reinar no meio d’elle como rei o filho de Tabeal.
Isa 7:7 Assim diz Yahweh Deus: Isto não subsistirá, nem tão pouco acontecerá.
Isa 7:8 Porém o cabeça da Syria será Damasco, e o cabeça de Damasco Resin: e dentro de sessenta e cinco annos Ephraim será quebrantado, e deixará de ser povo.
Isa 7:9 Entretanto o cabeça de Ephraim será Samaria, e o cabeça de Samaria o filho de Remalias: se o não crerdes, devéras não ficareis firmes.
Isa 7:10 E continuou Yahweh a fallar com Achaz, dizendo:
Isa 7:11 Pede para ti a Yahweh teu Deus um signal; pede-o ou em baixo nas profundezas ou em cima nas alturas.
Isa 7:12 Porém disse Achaz: Não o pedirei, nem tentarei a Yahweh.
Isa 7:13 Então disse: Ouvi agora, ó casa de David: Pouco vos é afadigardes os homens, senão que ainda afadigareis tambem ao meu Deus?
Isa 7:14 Portanto o mesmo Yahweh vos dará um signal: Eis que a virgem conceberá, e parirá um filho, e chamará o seu nome Emmanuel.
Isa 7:15 Manteiga e mel comerá, até que elle saiba rejeitar o mal e escolher o bem.
Isa 7:16 Na verdade, antes que este menino saiba rejeitar o mal e escolher o bem, a terra de que te enfadas será desamparada dos seus dois reis.
Isa 7:17 Porém Yahweh fará vir sobre ti, e sobre o teu povo, e sobre a casa de teu pae, dias taes, quaes nunca vieram, desde o dia em que Ephraim se desviou de Judah, pelo rei d’Assyria.
Isa 7:18 Porque ha de acontecer que n’aquelle dia assobiará Yahweh ás moscas, que ha no extremo dos rios do Egypto, e ás abelhas que andam na terra da Assyria;
Isa 7:19 E virão, e pousarão todas nos valles desertos e nas fendas das penhas, e em todos os espinhos e em todas as florestas.
Isa 7:20 N’aquelle dia rapará Yahweh com uma navalha alugada, que está d’além do rio, com o rei da Assyria, a cabeça e os cabellos dos pés: e até a barba totalmente tirará.
Isa 7:21 E succederá n’aquelle dia que alguem creará uma vacca e duas ovelhas:
Isa 7:22 E acontecerá que por causa da abundancia do leite que lhe derem comerá manteiga; e manteiga e mel comerá todo aquelle que ficar de resto no meio da terra.
Isa 7:23 Succederá tambem n’aquelle dia que todo o logar, em que houver mil vides, do valor de mil moedas de prata, será para as sarças e para os espinheiros.
Isa 7:24 Com arco e frechas se entrará n’elle, porque toda a terra será sarças e espinheiros.
Isa 7:25 E tambem todos os montes, que costumam cavar com enxadas, se não irá a elles por causa do temor das sarças e dos espinheiros, porém servirão para enviarem ali bois e serem pisados do gado miudo.
Isa 8:1 Disse-me tambem Yahweh: Toma um grande volume, e escreve n’elle em estylo de homem: Apressando-se ao despojo, apressurou-se á preza.
Isa 8:2 Então tomei comigo fieis testemunhas, a Urias sacerdote, e a Zacharias, filho de Jeberechias,
Isa 8:3 E cheguei-me á prophetiza, a qual concebeu, e pariu um filho; e Yahweh me disse: Chama o seu nome Maher-shalal-hash-baz.
Isa 8:4 Porque antes que o menino saiba chamar pae meu, ou mãe minha, se levarão as riquezas de Damasco, e os despojos de Samaria, diante do rei da Assyria.
Isa 8:5 E continuou Yahweh a fallar ainda comigo, dizendo:
Isa 8:6 Porquanto este povo desprezou as aguas de Siloé que correm brandamente, e com Resin e com o filho de Remalias se alegrou:
Isa 8:7 Portanto eis que Yahweh fará subir sobre elles as aguas do rio, fortes e impetuosas, ao rei da Assyria, com toda a sua gloria, e subirá acima sobre todos os seus leitos, e trasbordará por todas as suas ribanceiras.
Isa 8:8 E passará a Judah, inundando-a, e irá passando por elle e chegará até
ao pescoço: e a extensão de suas azas encherá a largura da tua terra, ó Emmanuel.
Isa 8:9 Ajuntae-vos em companhia, ó povos, e quebrantae-vos; e dae ouvidos, todos os que sois de longes terras, cingi-vos e sêde feitos em pedaços, cingi-vos e sêde feitos em pedaços.
Isa 8:10 Tomae juntamente conselho, e será dissipado: dizei a palavra, porém não subsistirá, porque Deus é comnosco.
Isa 8:11 Porque assim me disse Yahweh com mão forte, e me ensinou que não andasse pelo caminho d’este povo, dizendo:
Isa 8:12 Não chameis conjuração, a tudo quanto este povo chama conjuração: e não temaes o seu temor, nem tão pouco vos assombreis.
Isa 8:13 A Yahweh dos Exercitos, a elle sanctificae: e seja elle o vosso temor e seja elle o vosso assombro.
Isa 8:14 Então elle vos será por sanctuario, mas por pedra d’escandalo, e por penha de tropeço, ás duas casas d’Israel, por laço e rede aos moradores de Jerusalem.
Isa 8:15 E muitos tropeçarão entre elles, e cairão, e serão quebrantados, e enlaçados, e presos.
Isa 8:16 Liga o testemunho, sella a lei entre os meus discipulos.
Isa 8:17 E esperarei a Yahweh, que esconde o seu rosto da casa de Jacob, e a elle aguardarei.
Isa 8:18 Eis-me aqui e os filhos que me deu Yahweh, por signaes e por maravilhas em Israel, da parte de Yahweh dos Exercitos, que habita no monte de Sião.
Isa 8:19 Quando pois vos disserem: Consultae os adivinhos e os encantadores, e que, chilrando entre dentes, murmuram: Porventura não perguntará o povo a seu Deus? ou perguntar-se-ha pelos vivos aos mortos?
Isa 8:20 Á Lei e ao Testemunho, que se elles não fallarem segundo esta palavra, nunca verão a alva.
Isa 8:21 E passarão pela terra duramente opprimidos e famintos: e será que, tendo fome, e enfurecendo-se, então amaldiçoarão ao seu rei e ao seu Deus, olhando para cima
Isa 8:22 E, olhando para a terra, eis-que haverá angustia e escuridão, e serão entenebrecidos com ancia, e empuxados com escuridão.
Isa 9:1 Mas a terra, que foi angustiada, não será entenebrecida; envileceu nos primeiros tempos, a terra de Zabulon, e a terra de Naphtali; mas nos ultimos a ennobreceu junto ao caminho do mar, d’além do Jordão, na Galilea dos gentios.
Isa 9:2 O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na terra da sombra de morte resplandeceu uma luz.
Isa 9:3 Tu multiplicaste a este povo, porém a alegria lhe augmentaste: todos se alegrarão perante ti, como se alegram na sega, e como exultam quando se repartem os despojos.
Isa 9:4 Porque tu quebraste o jugo da sua carga, e o bordão dos seus hombros, e a vara do que o guiava, como no dia dos midianitas,
Isa 9:5 Quando toda a peleja d’aquelles que pelejavam se fazia com ruido, e os vestidos se revolviam em sangue e se queimavam para pasto do fogo.
Isa 9:6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus hombros, e o seu nome se chama Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pae da eternidade, Principe da paz.
Isa 9:7 Da grandeza d’este principado e da paz não haverá fim, sobre o throno de David e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juizo e com justiça, desde agora para sempre: o zelo de Yahweh dos Exercitos fará isto.
Isa 9:8 Yahweh enviou palavra a Jacob, e ella caiu em Israel.
Isa 9:9 E todo este povo o saberá, Ephraim e os moradores de Samaria, em soberba e altivez de coração, dizendo:
Isa 9:10 Os ladrilhos cairam, mas com cantaria tornaremos a edificar; cortaram-se as figueiras bravas, mas em cedros as mudaremos.
Isa 9:11 Porque Yahweh exalçará os adversarios de Resin contra elle, e misturará entre si os seus inimigos.
Isa 9:12 Porque diante virão os syros, e por detraz os philisteos, e devorarão a Israel á bocca aberta: e nem com tudo isto se apartou a sua ira, mas ainda está estendida a sua mão
Isa 9:13 Porque este povo se não torna para quem o fere, nem busca a Yahweh dos Exercitos.
Isa 9:14 Pelo que Yahweh cortará a cabeça, e a cauda, o ramo e o junco d’Israel n’um mesmo dia.
Isa 9:15 (O ancião e o varão de respeito é a cabeça, e o propheta que ensina a falsidade é a cauda.)
Isa 9:16 Porque os guias d’este povo são enganadores, e os guiados por elles serão devorados.
Isa 9:17 Pelo que Yahweh não tomará contentamento nos seus mancebos, e não se compadecerá dos seus orphãos e das suas viuvas, porque todos elles são hypocritas e malfazejos, e toda a bocca falla doidices: e nem com tudo isto se apartou a sua ira, mas ainda está estendida a sua mão.
Isa 9:18 Porque a impiedade se accende como um fogo, e até as sarças e os espinheiros devorará: e accenderá os confusos troncos da brenha, e subirão em espessas nuvens de fumo
Isa 9:19 Pelo furor de Yahweh dos Exercitos a terra se escurecerá, e será o povo como pasto do fogo; ninguem poupará ao seu irmão.
Isa 9:20 Se cortar da banda direita, ainda terá fome, e se comer da banda esquerda, ainda se não fartará: cada um comerá a carne de seu braço.
Isa 9:21 Manassés a Ephraim, e Ephraim a Manassés, e ambos elles serão contra Judah, e nem com tudo isto se apartou a sua ira, mas ainda está estendida a sua mão
Isa 10:1 Ai dos que ordenam ordenanças injustas, e dos que prescrevem trabalho aos escrivães.
Isa 10:2 Para desviarem aos pobres do seu direito, e para arrebatarem o direito dos afflictos do meu povo, para despojarem as viuvas e para roubarem os orphãos!
Isa 10:3 Mas que fareis vós-outros no dia da visitação, e da assolação, que ha de vir de longe? a quem vos refugiareis para obter soccorro, e onde deixareis a vossa gloria?
Isa 10:4 Sem que cada um se abata entre as prezas, e caia entre os mortos? Com tudo isto a sua ira se não apartou, mas ainda está estendida a sua mão.
Isa 10:5 Ai da Assyria! a vara da minha ira: porque a minha indignação é o bordão nas suas mãos.
Isa 10:6 Envial-o-hei contra uma nação hypocrita, e contra o povo do meu furor lhe darei ordem, para que lhe roube o roubo, e lhe despoje o despojo, e o ponha para ser pisado aos pés, como a lama das ruas:
Isa 10:7 Ainda que elle não cuide assim, nem o seu coração assim o imagine: antes no seu coração intentará destruir e desarraigar nações não poucas.
Isa 10:8 Porque diz: Porventura todos os meus principes não são elles reis?
Isa 10:9 Não é Calno como Carchemis? não é Hamath como Arphad? e Samaria como Damasco?
Isa 10:10 Como a minha mão achou os reinos dos idolos, ainda que as suas imagens de vulto fossem melhores do que as de Jerusalem e de que as de Samaria.
Isa 10:11 Porventura como fiz a Samaria e aos seus idolos, não faria eu tambem assim a Jerusalem e aos seus idolos?
Isa 10:12 Porque acontecerá que, havendo Yahweh acabado toda a sua obra no monte de Sião e em Jerusalem, então visitarei o fructo da arrogante grandeza do coração do rei da Assyria e a pompa da altivez dos seus olhos.
Isa 10:13 Porquanto disse: Com a força da minha mão o fiz, e com a minha sabedoria, porque sou entendido: e terei os limites dos povos, e roubei a sua provisão, e como valente abati aos moradores.
Isa 10:14 E achou a minha mão as riquezas dos povos como a um ninho, e como se ajuntam os ovos deixados, assim eu ajuntei a toda a terra, e não houve quem movesse a aza, ou abrisse a bocca, ou chilrasse.
Isa 10:15 Porventura gloriar-se-ha o machado contra o que corta com elle? ou presumirá a serra contra o que puxa por ella? como se o bordão movesse aos que o levantam, ou a vara se levantasse como não sendo pau?
Isa 10:16 Pelo que Yahweh, Yahweh dos Exercitos, enviará magreza entre os seus gordos, e debaixo da sua gloria accenderá incendio, como incendio de fogo.
Isa 10:17 Porque a Luz d’Israel virá a ser por fogo e o seu Sancto por labareda, que abraze e consuma os seus espinheiros e as suas sarças n’um dia.
Isa 10:18 Tambem consumirá a gloria da sua brenha, e do seu campo fertil, desde a alma até á carne, e será como quando o porta-bandeira se desmaia.
Isa 10:19 E o resto das arvores da sua brenha será tão pouco em numero, que um menino as possa escrever.
Isa 10:20 E acontecerá n’aquelle dia que os residuos d’Israel, e os escapados da casa de Jacob, nunca mais se estribarão sobre o que os feriu: antes se estribarão verdadeiramente sobre Yahweh, o Sancto d’Israel.
Isa 10:21 Os residuos se converterão, os residuos, digo, de Jacob, ao Deus forte.
Isa 10:22 Porque ainda que o teu povo, ó Israel, seja como a areia do mar, todavia só um resto d’elle se converterá: já a destruição está determinada, trasbordando em justiça.
Isa 10:23 Porque determinada já a destruição, o Senhor Yahweh dos Exercitos a executará no meio de toda esta terra.
Isa 10:24 Pelo que assim diz o Senhor Yahweh dos Exercitos: Não temas, povo meu, que habitas em Sião, á Assyria, quando te ferir com a vara, e contra ti levantar o seu bordão ao modo dos egypcios,
Isa 10:25 Porque d’aqui a bem pouco se cumprirão a minha indignação e a minha ira, para os consumir.
Isa 10:26 Porque Yahweh dos Exercitos levantará um açoite contra elle, qual a matança de Midian junto á rocha d’Oreb, e qual a sua vara sobre o mar, que levantará ao modo dos egypcios.
Isa 10:27 E acontecerá, no mesmo dia, que tirará a sua carga do teu hombro, e o seu jugo do teu pescoço: e o jugo será despedaçado por amor do ungido.
Isa 10:28 Já vem chegando a Aiath, já vae passando por Migron, e em Michmas lança a sua bagagem.
Isa 10:29 Já vão passando o vau, já se alojam em Geba: já Rama treme, e Gibeah de Saul vae fugindo.
Isa 10:30 Grita altamente com a tua voz, ó filha de Gallim! ouve ó Lais! ó tu pobre Anathoth.
Isa 10:31 Já Madmena se foi, os moradores de Gebim vão fugindo em bandos.
Isa 10:32 Ainda um dia parará em Nob: moverá a sua mão contra o monte da filha de Sião, o outeiro de Jerusalem.
Isa 10:33 Porém eis-que Yahweh
dos Exercitos decotará os ramos com violencia, e os de alta estatura serão cortados, e os altivos serão abatidos.
Isa 10:34 E cortará com o ferro a espessura da brenha, e o Libano cairá á mão de um poderoso.
Isa 11:1 Porque sairá uma vara do tronco de Jessé, e um renovo crescerá das suas raizes.
Isa 11:2 E repousará sobre elle o espirito de Yahweh, o espirito de sabedoria e de intelligencia, o espirito de conselho e de fortaleza, o espirito de conhecimento e do temor de Yahweh.
Isa 11:3 E o seu deleite será no temor de Yahweh: e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem reprehenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos,
Isa 11:4 Mas julgará com justiça aos pobres, e reprehenderá com equidade aos mansos da terra, porém ferirá a terra com a vara de sua bocca, e com o assopro dos seus labios matará ao impio
Isa 11:5 Porque a justiça será o cinto dos seus lombos, e a verdade o cinto dos seus rins.
Isa 11:6 E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará.
Isa 11:7 A vacca e a ursa pastarão juntas, seus filhos se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi
Isa 11:8 E brincará a creança de peito sobre o buraco do aspide, e o já desmamado metterá a sua mão na cova do basilisco.
Isa 11:9 Não se fará mal mem damno algum em nenhuma parte de todo o monte da minha sanctidade, porque a terra se encherá do conhecimento de Yahweh, como as aguas cobrem o fundo do mar.
Isa 11:10 Porque acontecerá n’aquelle dia que as nações perguntarão pela raiz de Jessé, posta por pendão dos povos, e o seu repouso será glorioso.
Isa 11:11 Porque ha de acontecer n’aquelle dia que Yahweh tornará a pôr a sua mão para adquirir outra vez os residuos do seu povo, que restarem da Assyria, e do Egypto, e de Pathros, e da Ethiopia, e de Elam, e de Sinear, e de Hamath, e das ilhas do mar.
Isa 11:12 E levantará um pendão entre as nações, e ajuntará os desterrados de Israel, e os dispersos de Judah congregará desde os quatro confins da terra
Isa 11:13 E a inveja de Ephraim se desviará, e os adversarios de Judah serão desarraigados: Ephraim não invejará a Judah e Judah não opprimirá a Ephraim.
Isa 11:14 Antes voarão sobre os hombros dos philisteos ao occidente, juntos despojarão aos do oriente: em Edom e Moab porão as suas mãos, e os filhos de Ammon lhes obedecerão.
Isa 11:15 E Yahweh destruirá totalmente o braço do mar do Egypto, e moverá a sua mão contra o rio com a força do seu vento, e o ferirá nas sete correntes e fará que se passe por elle com sapatos.
Isa 11:16 E haverá caminho plano para os residuos do seu povo, que restarem da Assyria, como succedeu a Israel no dia em que subiu da terra do Egypto.
Isa 12:1 E dirás n’aquelle dia: Graças te dou, ó Yahweh, de que, ainda que te iraste contra mim, comtudo a tua ira se retirou, e tu me consolas.
Isa 12:2 Eis que Deus é a minha salvação; n’elle confiarei, e não temerei; porque a minha força e o meu cantico é Deus Yahweh, e elle foi a minha salvação.
Isa 12:3 E vós tirareis aguas com alegria das fontes da salvação.
Isa 12:4 E direis n’aquelle dia: Dae graças a Yahweh, invocae o seu nome, manifestae os seus feitos entre os povos, contae quão exalçado é o seu nome.
Isa 12:5 Psalmodiae a Yahweh, porque fez coisas grandiosas: saiba-se isto em toda a terra.
Isa 12:6 Exulta e canta de gozo, ó moradora de Sião, porque o Sancto de Israel grande é no meio de ti
Isa 13:1 Pezo de Babylonia, que viu Isaias, filho de Amós.
Isa 13:2 Alçae uma bandeira sobre um alto monte, levantae a voz a elles: movei a mão em alto, para que entrem pelas portas dos principes.
Isa 13:3 Já eu passei ordens aos meus sanctificados: já tambem chamei aos meus valentes para minha ira, os quaes são exaltados na minha magestade.
Isa 13:4 Já se ouve a voz de arroido sobre os montes, como de muito povo: a voz do reboliço de reinos e de nações já congregadas. Yahweh dos Exercitos passa a mostra do exercito de guerra.
Isa 13:5 Já vem da terra de longe desde a extremidade do céu, assim Yahweh, como os instrumentos da sua indignação, para destruir toda aquella terra.
Isa 13:6 Uivae, pois, porque o dia de Yahweh já está perto: já vem como assolação do Todo-poderoso.
Isa 13:7 Pelo que todas as mãos se debilitarão, e o coração de todos os homens se desanimará.
Isa 13:8 E assombrar-se-hão, e apoderar-se-hão d’elles dôres e ais, e se angustiarão, como a mulher com dores de parto; cada um se espantará do seu proximo; os seus rostos serão rostos flammejantes.
Isa 13:9 Eis que o dia de Yahweh vem, horrendo, com furor e ira ardente, para pôr a terra em assolação, e destruir os peccadores d’ella.
Isa 13:10 Porque as estrellas dos céus e os seus astros não luzirão com a sua luz: o sol se escurecerá em nascendo, e a lua não resplandecerá com a sua luz.
Isa 13:11 Porque visitarei sobre o mundo a maldade, e sobre os impios a sua iniquidade: e farei cessar a arrogancia dos atrevidos, e abaterei a soberba dos tyrannos.
Isa 13:12 Farei que um homem seja mais precioso do que o oiro puro, e um homem mais do que o oiro fino d’Ophir.
Isa 13:13 Pelo que farei estremecer os céus; e a terra se moverá do seu logar, por causa do furor de Yahweh dos Exercitos, e por causa do dia da sua ardente ira.
Isa 13:14 E cada um será como a corça que foge, e como a ovelha que ninguem recolhe: cada um voltará para o seu povo, e cada um fugirá para a sua terra.
Isa 13:15 Qualquer que fôr achado será traspassado; e qualquer que se ajuntar com elle cairá á espada.
Isa 13:16 E suas creanças serão despedaçadas perante os seus olhos: as suas casas serão saqueadas, e as suas mulheres forçadas.
Isa 13:17 Eis que eu despertarei contra elles os médos, que não farão caso da prata, nem tão pouco desejarão oiro
Isa 13:18 E os seus arcos despedaçarão os mancebos, e não se compadecerão do fructo do ventre; o seu olho não poupará aos filhos.
Isa 13:19 Assim será Babylonia, o ornamento dos reinos, a gloria e a soberba dos chaldeos, como Sodoma e Gomorrha, quando Deus as transtornou.
Isa 13:20 Nunca mais haverá habitação n’ella, nem se habitará de geração em geração: nem o arabe armará ali a sua tenda, nem tão pouco os pastores ali farão as suas malhadas.
Isa 13:21 Mas as bestas feras do deserto repousarão ali, e as suas casas se encherão de horriveis animaes: e ali habitarão as avestruzinhas, e os satyros pularão ali
Isa 13:22 E as bestas feras que uivam se apuparão umas ás outras nos seus palacios vazios, como tambem os dragões nos seus palacios de prazer; pois bem perto já vem chegando o seu tempo, e os seus dias se não prolongarão.
Isa 14:1 Porque Yahweh se compadecerá de Jacob, e ainda escolherá a Israel e os porá na sua propria terra: e ajuntar-se-hão com elles os estranhos, e se achegarão á casa de Jacob
Isa 14:2 E os povos os receberão, e os levarão aos seus logares, e a casa d’Israel os possuirá por servos e por servas, na terra de Yahweh: e captivarão aquelles que os captivaram, e dominarão sobre os seus oppressores.
Isa 14:3 E acontecerá que no dia em que Deus vier a dar-te descanço do teu trabalho, e do teu tremor, e da dura servidão com que te fizeram servir,
Isa 14:4 Então levantarás este dito contra o rei de Babylonia, e dirás: Como já cessou o oppressor? como já cessou a cidade dourada?
Isa 14:5 Já quebrantou Yahweh o bastão dos impios e o sceptro dos dominadores.
Isa 14:6 Aquelle que feria aos povos com furor, com praga sem cessar, o que com ira dominava sobre as nações agora é perseguido, sem que alguem o possa impedir.
Isa 14:7 Já descança, já está socegada toda a terra: exclamam com jubilo.
Isa 14:8 Até as faias se alegram sobre ti, e os cedros do Libano, dizendo: Desde que tu ahi estás por terra já ninguem sobe contra nós que nos possa cortar.
Isa 14:9 O inferno debaixo se turbou por ti, para te sair ao encontro na tua vinda: desperta por ti os mortos, e todos os principes da terra, e faz levantar dos seus thronos a todos os reis das nações.
Isa 14:10 Estes todos responderão, e te dirão: Tu tambem adoeceste como nós, e foste similhante a nós.
Isa 14:11 Já foi derribada no inferno a tua soberba com o som dos teus alaudes: os bichinhos debaixo de ti se estenderão, e os bichos te cobrirão.
Isa 14:12 Como caiste desde o céu, ó estrella da manhã, filha da alva do dia? como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações?
Isa 14:13 E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, por cima das estrellas de Deus exaltarei o meu throno, e no monte da congregação me assentarei, da banda dos lados do norte.
Isa 14:14 Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei similhante ao Altissimo.
Isa 14:15 E comtudo derribado serás no inferno, aos lados da cova.
Isa 14:16 Os que te virem te contemplarão, considerar-te-hão, e dirão: É este o varão que fazia estremecer a terra, e que fazia tremer os reinos?
Isa 14:17 Que punha o mundo como o deserto, e assolava as suas cidades? que a seus presos não deixava ir soltos para suas casas?
Isa 14:18 Todos os reis das nações, todos quantos elles são, jazem com honra, cada um na sua casa.
Isa 14:19 Porém tu és lançado da tua sepultura, como um renovo abominavel, como um vestido de mortos atravessados á espada, como os que descem ao covil de pedras, como corpo morto e atropellado.
Isa 14:20 Com elles não serás ajuntado na sepultura; porque destruiste a tua terra e mataste o teu povo: a semente dos malignos não será nomeada para sempre.
Isa 14:21 Preparae a matança para os seus filhos pela maldade de seus paes, para que não se levantem, e possuam a terra, e encham o mundo de cidades.
Isa 14:22 Porque me levantarei contra elles, diz Yahweh dos Exercitos, e desarraigarei de Babylonia o nome,
e os residuos, e o filho, e o neto, diz Yahweh.
Isa 14:23 E pôl-a-hei por possessão das corujas e lagôas d’aguas: e varrel-a-hei com vassoura de perdição, diz Yahweh dos Exercitos.
Isa 14:24 Yahweh dos Exercitos jurou, dizendo: Como pensei, assim succederá, e como determinei, assim se effectuará.
Isa 14:25 Quebrantarei a Assyria na minha terra, e nas minhas montanhas a atropellarei, para que o seu jugo se aparte d’elles e a sua carga se desvie dos seus hombros.
Isa 14:26 Este é o conselho que se consultou sobre toda esta terra; e esta é a mão que está estendida sobre todas as nações.
Isa 14:27 Porque Yahweh dos Exercitos o determinou; quem pois o invalidará? e a sua mão estendida está; quem pois a tornará atraz?
Isa 14:28 No anno em que morreu o rei Achaz, aconteceu esta carga.
Isa 14:29 Não te alegres, ó tu, toda a Philistia, de que é quebrantada a vara que te feria; porque da raiz da cobra sairá um basilisco, e o seu fructo será uma serpente ardente, voadora.
Isa 14:30 E os primogenitos dos pobres serão apascentados, e os necessitados se deitarão seguros; porém farei morrer de fome a tua raiz, e elle matará os teus residuos.
Isa 14:31 Dá uivos, ó porta, grita, ó cidade, que já tu, ó Philistia, estás toda derretida; porque do norte vem um fumo, e nenhum solitario haverá nas suas congregações.
Isa 14:32 Que se responderá pois aos mensageiros do povo? Que Yahweh fundou a Sião, para que os oppressos do seu povo n’ella tenham refugio.
Isa 15:1 Pezo de Moab. Certamente de noite foi destruida Ar de Moab, e foi desfeita: certamente de noite foi destruida Kir de Moab, e foi desfeita.
Isa 15:2 Vae subindo a Bayith, e a Dibon, aos logares altos, a chorar: por Nebo e por Medeba Moab uivará; sobre todas as suas cabeças haverá calva, e toda a barba será rapada.
Isa 15:3 Cingiram-se de saccos nas suas ruas: nos seus terraços e nas suas praças todos andam uivando, e veem descendo e chorando.
Isa 15:4 Assim Hesbon como Eleale, andam gritando, até Jahas se ouve a sua voz; pelo que os armados de Moab fazem grande grita, a sua alma lhes será penosa.
Isa 15:5 O meu coração dá gritos por Moab: fugiram os seus fugitivos até Zoar, como a novilha de tres annos: porque vae subindo com choro pela subida de Luhith, porque no caminho de Horonaim levantam um lastimoso pranto.
Isa 15:6 Porque as aguas de Nimrim serão uma pura assolação; porque já seccou o feno, pereceu a herva, e não ha verdura alguma.
Isa 15:7 Pelo que a abundancia que ajuntaram, e o de mais que guardaram, ao ribeiro dos salgueiros o levaram.
Isa 15:8 Porque o pranto rodeará aos limites de Moab; até Eglaim chegará o seu uivo, e ainda até Beerelim chegará o seu uivo
Isa 15:9 Porquanto as aguas de Dimon estão cheias de sangue, porque ainda accrescentarei a Dimon os sobejos; a saber, leões contra aquelles que escaparem de Moab, como tambem contra as reliquias da terra.
Isa 16:1 Enviae o cordeiro ao dominador da terra desde Sela, ao deserto, até ao monte da filha de Sião.
Isa 16:2 D’outro modo succederá que serão as filhas de Moab junto aos váos de Arnon como o passaro vagueante, lançado do ninho.
Isa 16:3 Toma conselho, faze juizo, põe a tua sombra no pino do meio-dia como a noite; esconde os desterrados, e não descubras os vagueantes.
Isa 16:4 Habitem entre ti os meus desterrados, ó Moab: serve-lhes de refugio perante a face do destruidor; porque o oppressor tem fim; a destruição é desfeita, e os atropelladores já são consumidos sobre a terra
Isa 16:5 Porque o throno se confirmará em benignidade, e sobre elle no tabernaculo de David em verdade se assentará um que julgue, e busque o juizo, e se apresse á justiça.
Isa 16:6 Já ouvimos a soberba de Moab, que é soberbissimo: a sua altivez, e a sua soberba, e o seu furor; os seus ferrolhos não são tão seguros.
Isa 16:7 Portanto Moab uivará por Moab; todos uivarão: gemereis pelos fundamentos de Kir-hareseth, pois já estão quebrados.
Isa 16:8 Porque já os campos d’Hesbon enfraqueceram, como tambem a vide de Sibma; já os senhores das nações atropellaram as suas melhores plantas; vão chegando a Jazer; andam vagueando pelo deserto: os seus renovos se estenderam e já passaram além do mar
Isa 16:9 Pelo que prantearei, com o pranto de Jazer, a vide de Sibma; regar-te-hei com as minhas lagrimas, ó Hesbon e Eleale; porque já o jubilo dos teus fructos de verão e da tua sega caiu.
Isa 16:10 Assim que já se tirou o folguedo e a alegria do fertil campo, e já nas vinhas se não canta, nem jubilo algum se faz: já o pisador não pisará as uvas nos lagares; já fiz cessar o jubilo
Isa 16:11 Pelo que minhas entranhas fazem ruido por Moab como harpa, e o meu interior por Kirheres.
Isa 16:12 E será que, quando virem que já Moab está cançado nos altos, então entrará no seu sanctuario a orar, porém nada alcançará.
Isa 16:13 Esta é a palavra que fallou Yahweh desde então contra Moab.
Isa 16:14 Porém agora fallou Yahweh, dizendo: Dentro em tres annos (taes quaes os annos de jornaleiros), então se virá a envilecer a gloria de Moab, com toda a sua grande multidão; e o residuo será pouco, pequeno e impotente.
Isa 17:1 Pezo de Damasco. Eis que Damasco será tirada, e mais não será cidade, antes será um montão de ruinas.
Isa 17:2 As cidades d’Aroer serão desamparadas: hão de ser para os rebanhos que se deitarão sem que alguem os espante.
Isa 17:3 E a fortaleza d’Ephraim cessará, como tambem o reino de Damasco e o residuo da Syria; serão como a gloria dos filhos de Israel, diz Yahweh dos Exercitos.
Isa 17:4 E será n’aquelle dia que ficará attenuada a gloria de Jacob, e a gordura da sua carne se emmagrecerá.
Isa 17:5 Porque será como o segador que colhe a ceara e com o seu braço sega as espigas: e será tambem como o que colhe espigas no valle de Rephaim.
Isa 17:6 Porém ainda ficarão n’elle alguns rabiscos, como no sacudir da oliveira, em que só duas ou tres azeitonas ficam na mais alta ponta dos ramos, e quatro ou cinco em seus ramos fructiferos, diz Yahweh Deus d’Israel.
Isa 17:7 N’aquelle dia attentará o homem para o seu Creador, e os seus olhos olharão para o Sancto d’Israel.
Isa 17:8 E não attentará para os altares, obra das suas mãos, nem tão pouco olhará para o que fizeram seus dedos, nem para os bosques, nem para as imagens do sol.
Isa 17:9 N’aquelle dia serão as suas cidades fortes como plantas desamparadas, e como os mais altos ramos, os quaes vieram a deixar por causa dos filhos d’Israel, e haverá assolação.
Isa 17:10 Porquanto te esqueceste do Deus da tua salvação, e não te lembraste da rocha da tua fortaleza: pelo que bem plantarás plantas formosas, e as cercarás de sarmentos estranhos.
Isa 17:11 E no dia em que as plantares as farás crescer, e pela manhã farás que a tua semente brote: porém sómente será um montão do segado no dia da enfermidade e das dôres insoffriveis.
Isa 17:12 Ai da multidão dos grandes povos que bramam como bramem os mares, e do rugido das nações que rugem como rugem as impetuosas aguas.
Isa 17:13 Bem rugirão as nações, como rugem as muitas aguas, porém reprehendel-o-ha e fugirá para longe; e será afugentado como a pragana dos montes diante do vento, e como a bola diante do tufão
Isa 17:14 No tempo da tarde eis que ha pavor, mas antes que amanheça já não apparece: esta é a parte d’aquelles que nos despojam, e a sorte d’aquelles que nos saqueiam.
Isa 18:1 Ai da terra que ensombreia com as suas azas, que está alem dos rios da Ethiopia,
Isa 18:2 Que envia embaixadores por mar, e em navios de junco sobre as aguas, dizendo: Ide, mensageiros ligeiros, á nação arrastada e pellada, a um povo terrivel desde o seu principio e d’ahi em diante; a uma nação de regra em regra e de atropellar, cuja terra despojam os rios
Isa 18:3 Vós, todos os habitadores do mundo, e vós os moradores da terra, quando se arvorar a bandeira nos montes, o vereis; e quando se tocar a trombeta, o ouvireis.
Isa 18:4 Porque assim me disse Yahweh: Estarei quieto, olhando desde a minha morada, como o ardor resplandecente depois da chuva, como a nuvem do orvalho no ardor da sega.
Isa 18:5 Porque antes da sega, quando já o gomo está perfeito, e as uvas verdes amadurecem depois de brotarem, então podará os sarmentos com a podoa, e, cortando os ramos, os tirará d’ali.
Isa 18:6 Juntamente serão deixados ás aves dos montes e aos animaes da terra: e sobre elles passarão o verão as aves de rapina, e todos os animaes da terra invernarão sobre elles.
Isa 18:7 N’aquelle tempo trará um presente a Yahweh dos exercitos o povo arrastado e pellado, e o povo terrivel desde o seu principio e d’ahi em diante; uma nação de regra em regra e d’atropellar, cuja terra despojam os rios, ao logar do nome de Yahweh dos exercitos, ao monte de Sião.
Isa 19:1 Pezo do Egypto. Eis que Yahweh vem cavalgando n’uma nuvem ligeira, e virá ao Egypto: e os idolos do Egypto serão movidos perante a sua face, e o coração dos egypcios se derreterá no meio d’elles.
Isa 19:2 Porque farei com que os egypcios se levantem contra os egypcios, e cada um pelejará contra o seu irmão, e cada um contra o seu proximo, cidade contra cidade, reino contra reino.
Isa 19:3 E o espirito dos egypcios se esvaecerá no seu interior, e destruirei o seu conselho: então consultarão aos seus idolos, e encantadores, e adivinhos e magicos.
Isa 19:4 E entregarei os egypcios nas mãos de um senhor duro, e um rei rigoroso dominará sobre elles, diz Yahweh, o Senhor dos Exercitos.
Isa 19:5 E farão perecer as aguas do mar, e o rio se esgotará e seccará.
Isa 19:6 Tambem aos rios farão apodrecer e os esgotarão e farão seccar as correntes das cavas: as canas e os juncos se murcharão.
Isa 19:7 A relva junto ao rio, junto ás ribanceiras dos rios, e tudo o semeado junto ao rio, se seccará, ao longe se lançará,
e mais não subsistirá.
Isa 19:8 E os pescadores gemerão, e suspirarão todos os que lançam anzol ao rio, e os que estendem rede sobre as aguas desfallecerão.
Isa 19:9 E envergonhar-se-hão os que trabalham em linho fino, e os que tecem panno branco.
Isa 19:10 E juntamente com os seus fundamentos serão quebrantados todos os que fazem por pago viveiros de prazer.
Isa 19:11 Na verdade loucos são os principes de Zoan, o conselho dos sabios conselheiros de Pharaó se embruteceu: como pois a Pharaó direis: Sou filho dos sabios, filho dos antigos reis?
Isa 19:12 Onde estão agora os teus sabios? notifiquem-te agora, ou informem-se sobre o que Yahweh dos Exercitos determinou contra o Egypto.
Isa 19:13 Loucos se tornaram os principes de Zoan, enganados estão os principes de Noph: elles farão errar o Egypto, aquelles que são a pedra de esquina das suas tribus.
Isa 19:14 Já Yahweh derramou no meio d’elle um perverso espirito, e fizeram errar o Egypto em toda a sua obra, como o bebado quando se revolve no seu vomito.
Isa 19:15 E não aproveitará ao Egypto obra nenhuma que possa fazer a cabeça, a cauda, o ramo, ou o junco.
Isa 19:16 N’aquelle tempo os egypcios serão como mulheres, e tremerão e temerão por causa do movimento da mão de Yahweh dos Exercitos, que ha de mover contra elles.
Isa 19:17 E a terra de Judah será um espanto para os egypcios, e quem d’isso fizer menção se assombrará de si mesmo, por causa do conselho de Yahweh dos Exercitos, que determinou contra elles.
Isa 19:18 N’aquelle tempo haverá cinco cidades na terra do Egypto que fallem a lingua de Canaan e façam juramento a Yahweh dos Exercitos: e uma se chamará: Cidade de destruição.
Isa 19:19 N’aquelle tempo Yahweh terá um altar no meio da terra do Egypto, e um titulo a Yahweh, arvorado junto do seu termo.
Isa 19:20 E servirá de signal e de testemunho a Yahweh dos Exercitos na terra do Egypto, porque a Yahweh clamarão por causa dos oppressores, e elle lhes enviará um Redemptor e um Protector, que os livre.
Isa 19:21 E Yahweh se fará conhecer aos egypcios, e os egypcios conhecerão a Yahweh n’aquelle dia, e servirão com sacrificios e offertas, e votarão votos a Yahweh, e os pagarão.
Isa 19:22 E ferirá Yahweh aos egypcios, e os curará: e converter-se-hão a Yahweh, e mover-se-ha ás suas orações, e os curará;
Isa 19:23 N’aquelle dia haverá estrada do Egypto até á Assyria, e os assyrios virão ao Egypto, e os egypcios á Assyria: e os egypcios servirão com os assyrios a Yahweh.
Isa 19:24 N’aquelle dia Israel será o terceiro com os egypcios e os assyrios, uma benção no meio da terra.
Isa 19:25 Porque Yahweh dos Exercitos os abençoará, dizendo: Bemdito seja o meu povo do Egypto e Assyria, a obra de minhas mãos, e Israel a minha herança.
Isa 20:26 No anno em que veiu Tartan a Asdod, enviando-o Sargon, rei da Assyria, e guerreou contra Asdod, e a tomou;
Isa 20:1 No anno em que veiu Tartan a Asdod, enviando-o Sargon, rei da Assyria, e guerreou contra Asdod, e a tomou; Isa 20:2 No mesmo tempo fallou Yahweh pelo ministerio d’Isaias, filho d’Amós, dizendo: Vae, solta o sacco de teus lombos, e descalça os teus sapatos dos teus pés. E assim o fez, indo nú e descalço.
Isa 20:3 Então disse Yahweh: Assim como anda o meu servo Isaias, nú e descalço, por signal e prodigio de tres annos sobre o Egypto e sobre a Ethiopia,
Isa 20:4 Assim o rei da Assyria levará em captiveiro os presos do Egypto, e os captivados da Ethiopia, assim moços como velhos, nús e descalços, e descobertas as nadegas para vergonha dos egypcios.
Isa 20:5 E assombrar-se-hão, e envergonhar-se-hão, por causa dos ethiopes, para quem attentavam, como tambem dos egypcios, sua gloria.
Isa 20:6 Então dirão os moradores d’esta ilha n’aquelle dia: Olhae que tal foi aquelle, para quem attentavamos, a quem nos acolhemos por soccorro, para nos livrarmos da face do rei da Assyria! como pois escaparemos nós?
Isa 21:1 Pezo do deserto da banda do mar. Como os tufões de vento passam por meio da terra do sul, assim do deserto virá, da terra horrivel.
Isa 21:2 Visão dura se notificou: o perfido trata perfidamente, e o destruidor anda destruindo: sobe, ó Elam, sitía, ó médo, que já fiz cessar todo o seu gemido.
Isa 21:3 Pelo que os meus lombos estão cheios de grande enfermidade, angustias se apoderaram de mim como as angustias da que pare: já me encurvo de ouvir, e estou espantado de ver.
Isa 21:4 O meu coração anda errado, espavorece-me o horror: e o crepusculo, que desejava, me tornou em tremores.
Isa 21:5 Põe a mesa, vigia na atalaia, come, bebe: levantae-vos, principes, e untae o escudo.
Isa 21:6 Porque assim me disse Yahweh: Vae, põe uma sentinella, e que diga o que vir.
Isa 21:7 E viu um carro com um par de cavalleiros, um carro de jumentos, e um carro de camelos, e attentou attentamente com grande attenção.
Isa 21:8 E clamou: Um leão vejo, Yahweh, sobre a atalaia de vigia estou em pé continuamente de dia, e sobre a minha guarda me ponho noites inteiras.
Isa 21:9 E eis agora vem um carro de homens, e cavalleiros aos pares. Então respondeu e disse: Caída é Babylonia, caída é! e todas as imagens de esculptura dos seus deuses quebrantou contra a terra.
Isa 21:10 Ah malhada minha, e trigo da minha eira! o que ouvi de Yahweh dos Exercitos, Deus de Israel, isso vos notifiquei.
Isa 21:11 Pezo de Duma. Dão-me gritos de Seir: Guarda, que houve de noite? guarda, que houve de noite?
Isa 21:12 E disse o guarda: Vem a manhã, e tambem a noite; se quereis perguntar, perguntae; tornae-vos, e vinde.
Isa 21:13 Pezo contra Arabia. Nos bosques de Arabia passareis a noite, ó viandantes de Dedanim.
Isa 21:14 Sahi ao encontro dos sequiosos com agua: os moradores da terra de Tema com o seu pão encontraram os que fugiam.
Isa 21:15 Porque fogem de diante das espadas, de diante da espada nua, e de diante do arco armado, e de diante do pezo da guerra.
Isa 21:16 Porque assim me disse Yahweh: Ainda dentro d’um anno, como os annos de jornaleiro, será arruinada toda a gloria de Kedar.
Isa 21:17 E os residuos do numero dos frecheiros, os valentes dos filhos de Kedar, serão diminuidos, porque assim o disse Yahweh Deus de Israel.
Isa 22:1 Pezo do valle da visão. Que tens agora, que toda tu subiste aos telhados?
Isa 22:2 Tu, cheia de arroidos, cidade turbulenta, cidade que salta de alegria, os teus mortos não foram mortos á espada, nem morreram na guerra.
Isa 22:3 Todos os teus principes juntamente fugiram, os frecheiros os amarraram: todos os que em ti se acharam, foram amarrados juntamente, e fugiram de longe.
Isa 22:4 Portanto digo: Virae de mim a vista, e chorarei amargamente: não vos canceis mais em consolar-me pela destruição da filha do meu povo.
Isa 22:5 Porque é um dia d’alvoroço, e de atropellamento, e de confusão da parte do Senhor Yahweh dos Exercitos, no valle da visão: dia de derribar o muro e de gritar até ao monte.
Isa 22:6 Porque já Elam tomou a aljava, já o homem está no carro, tambem ha cavalleiros: e Kir descobre os escudos.
Isa 22:7 E será que os teus mais formosos valles se encherão de carros, e os cavalleiros se porão em ordem ás portas.
Isa 22:8 E descobrirá a coberta de Judah, e n’aquelle dia olharás para as armas da casa do bosque.
Isa 22:9 E vereis as roturas da cidade de David, porquanto já são muitas, e ajuntareis as aguas do viveiro de baixo.
Isa 22:10 Tambem contareis as casas de Jerusalem, e derribareis as casas, para fortalecer os muros.
Isa 22:11 Fareis tambem uma cova entre ambos os muros para as aguas do viveiro velho, porém não olhastes acima para o que fez isto, nem considerastes o que o formou desde a antiguidade.
Isa 22:12 E Yahweh, o Senhor dos Exercitos chamará n’aquelle dia ao choro, e ao pranto, e á rapadura da cabeça, e ao cingidouro do sacco.
Isa 22:13 Porém eis aqui gozo e alegria, matando-se vaccas e degolando-se ovelhas, comendo-se carne, e bebendo-se vinho, e dizendo-se: Comamos e bebamos, porque ámanhã morreremos.
Isa 22:14 Mas Yahweh dos Exercitos se manifestou nos meus ouvidos, dizendo: Vivo eu, que esta maldade não vos será perdoada até que morraes, diz o Senhor Yahweh dos Exercitos.
Isa 22:15 Assim diz o Senhor Yahweh dos Exercitos: Anda e vae-te com este thesoureiro, com Sebna, o mordomo, e dize-lhe:
Isa 22:16 Que é o que tens aqui? ou a quem tens tu aqui, que te lavrasses aqui sepultura? como o que lavra em logar alto a sua sepultura e debuxa na penha uma morada para si.
Isa 22:17 Eis que Yahweh d’aqui te transportará do transporte de varão, e de todo te cobrirá.
Isa 22:18 Certamente te fará rodar, como se faz rodar a bola em terra larga e espaçosa: ali morrerás, e ali acabarão os carros da tua gloria, ó opprobrio da casa do teu Senhor.
Isa 22:19 E rejeitar-te-hei do teu estado, e te repuxará do teu assento.
Isa 22:20 E será n’aquelle dia que chamarei a meu servo Eliakim filho d’Hilkias.
Isa 22:21 E vestil-o-hei da tua tunica, e esforçal-o-hei com o teu talabarte, e entregarei nas suas mãos o teu dominio, e será como pae para os moradores de Jerusalem, e para a casa de Judah.
Isa 22:22 E porei a chave da casa de David sobre o seu hombro, e abrirá, e ninguem fechará, e fechará, e ninguem abrirá.
Isa 22:23 E pregal-o-hei como a um prego n’um logar firme, e será como um throno de honra para a casa de seu pae.
Isa 22:24 E n’elle pendurarão toda a honra da casa de seu pae, dos renovos e dos descendentes, como tambem todos os vasos menores, desde os vasos das taças até todos os vasos dos odres.
Isa 22:25 N’aquelle dia, diz Yahweh dos Exercitos, o prego pregado em logar firme será tirado: e será cortado, e cairá, e a carga que n’elle está se cortará, porque Yahweh o disse.
Isa 23:1 Pezo de Tyro. Uivai, navios de Tharsis, porque já assolada está até n’ella casa nenhuma mais ficar e n’ella ninguem mais entrar: desde a terra de Chittim lhes foi isto revelado.
Isa 23:2
Calae-vos, moradores da ilha, vós a quem encheram os mercadores de Sidon, navegando pelo mar.
Isa 23:3 E a sua provisão era a semente de Sichor, que vinha com as muitas aguas da sega do rio, e era a feira das nações.
Isa 23:4 Envergonha-te, ó Sidon, porque já o mar, a fortaleza do mar, falla, dizendo: Eu não tive dôres de parto, nem pari, nem ainda creei mancebos, nem eduquei donzellas.
Isa 23:5 Como com as novas do Egypto, assim haverá dôres quando se ouvirem as de Tyro.
Isa 23:6 Passae a Tharsis: uivae, moradores da ilha.
Isa 23:7 É esta porventura a vossa cidade que andava pulando de alegria? cuja antiguidade é dos dias antigos? pois leval-a-hão os seus proprios pés para longe andarem a peregrinar.
Isa 23:8 Quem formou este designio contra Tyro, a coroadora? cujos mercadores são principes e cujos negociantes os mais nobres da terra?
Isa 23:9 Yahweh dos Exercitos formou este designio para profanar a soberba de todo o ornamento, e envilecer os mais nobres da terra.
Isa 23:10 Passa-te como rio pela tua terra, ó filha de Tharsis, pois já não ha precinta.
Isa 23:11 A sua mão estendeu sobre o mar, e turbou os reinos: Yahweh deu mandado contra Canaan, que se destruissem as suas fortalezas.
Isa 23:12 E disse: Nunca mais pularás de alegria, ó opprimida donzella, filha de Sidon: levanta-te, passa a Chittim, e ainda ali não terás descanço.
Isa 23:13 Vêde a terra dos chaldeos, ainda este povo não era povo; a Assyria o fundou para os que moravam no deserto: levantaram as suas fortalezas, e edificaram os seus paços; porém a arruinou de todo.
Isa 23:14 Uivae, navios de Tharsis, porque já é destruida a vossa força.
Isa 23:15 E será n’aquelle dia que Tyro será posta em esquecimento por setenta annos, como os dias d’um rei: porém no fim de setenta annos haverá em Tyro cantigas, como a cantiga d’uma prostituta.
Isa 23:16 Toma a harpa, rodeia a cidade, ó prostituta entregue ao esquecimento; toca bem, canta e repete a aria, para que haja memoria de ti.
Isa 23:17 Porque será no fim de setenta annos que Yahweh visitará a Tyro, e se tornará á sua ganancia de prostituta, e fornicará com todos os reinos da terra que ha sobre a face da terra.
Isa 23:18 E o seu commercio e a sua ganancia de prostituta será consagrado a Yahweh; não se enthesourará, nem se fechará; mas o seu commercio será para os que habitam perante Yahweh, para que comam até se saciarem, e tenham vestimenta duravel.
Isa 24:1 Eis que Yahweh esvazia a terra, e a desola, e transtorna a sua face, e espalha os seus moradores.
Isa 24:2 E assim como fôr o povo, assim será o sacerdote; como o servo, assim o seu senhor; como a serva, assim a sua senhora; como o comprador, assim o vendedor; como o que empresta, assim o que toma emprestado; como o que dá usura, assim o que toma usura.
Isa 24:3 De todo se esvaziará a terra, e de todo será saqueada, porque Yahweh pronunciou esta palavra.
Isa 24:4 A terra pranteia e se murcha: o mundo enfraquece e se murcha: enfraquecem os mais altos do povo da terra.
Isa 24:5 Porque a terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto trespassam as leis, mudam os estatutos, e aniquilam a alliança eterna.
Isa 24:6 Por isso a maldição consome a terra; e os que habitam n’ella serão desolados; por isso serão queimados os moradores da terra, e poucos homens ficarão de resto.
Isa 24:7 Pranteia o mosto, enfraquece a vida; e suspirarão todos os alegres de coração.
Isa 24:8 Já cessou o folguedo dos tamboris, acabou o arruido dos que pulam de prazer, e descançou a alegria da harpa.
Isa 24:9 Com cantares não beberão vinho; a bebida forte será amarga para os que a beberem.
Isa 24:10 Já demolida está a cidade vazia, todas as casas fecharam, ninguem já pode entrar.
Isa 24:11 Um lastimoso clamor por causa do vinho se ouve nas ruas: toda a alegria se escureceu, já se desterrou o gozo da terra.
Isa 24:12 Desolação ainda ficou de resto na cidade, e com estalidos se quebra a porta.
Isa 24:13 Porque assim será no interior da terra, e no meio d’estes povos, como a sacudidura da oliveira, e como os rabiscos, quando está acabada a vindima.
Isa 24:14 Estes alçarão a sua voz, e cantarão com alegria; e por causa da gloria de Yahweh exultarão desde o mar
Isa 24:15 Por isso glorificae a Yahweh nos valles, e nas ilhas do mar ao nome de Yahweh Deus d’Israel.
Isa 24:16 Dos ultimos fins da terra ouvimos psalmos para gloria do Justo; porém agora digo eu: Emmagreço, emmagreço, ai de mim! os perfidos tratam perfidamente, e com perfidia tratam os perfidos perfidamente.
Isa 24:17 O temor, e a cova, e o laço veem sobre ti, ó morador da terra.
Isa 24:18 E será que aquelle que fugir da voz do temor cairá na cova, e o que subir da cova o laço o prenderá; porque já as janellas do alto se abrem, e os fundamentos da terra tremerão.
Isa 24:19 De todo será quebrantada a terra, de todo se romperá a terra, e de todo se moverá a terra.
Isa 24:20 De todo balanceará a terra como o bebado, e será movida e removida como a choça de noite; e a sua transgressão se aggravará sobre ella, e cairá, e nunca mais se levantará.
Isa 24:21 E será que n’aquelle dia Yahweh visitará os exercitos do alto na altura, e os reis da terra sobre a terra.
Isa 24:22 E juntamente serão amontoados como presos n’uma masmorra, e serão encarcerados n’um carcere: e outra vez serão visitados depois de muitos dias.
Isa 24:23 E a lua se envergonhará, e o sol se confundirá quando Yahweh dos Exercitos reinar no monte de Sião e em Jerusalem; e então perante os seus anciãos haverá gloria.
Isa 25:1 Ó Yahweh, tu és o meu Deus; exaltar-te-hei a ti, e louvarei o teu nome, porque fizeste maravilhas: os teus conselhos antigos são verdade e firmeza.
Isa 25:2 Porque da cidade fizeste um montão de pedras, e da forte cidade uma inteira ruina, e do paço dos estranhos, que não seja mais cidade, e jámais se torne a edificar.
Isa 25:3 Pelo que te glorificará um poderoso povo, e a cidade das nações formidaveis te temerá.
Isa 25:4 Porque foste a fortaleza do pobre, e a fortaleza do necessitado, na sua angustia: refugio contra o alagamento, e sombra contra o calor; porque o sopro dos tyrannos é como o alagamento contra o muro.
Isa 25:5 Como o calor em logar secco, assim abaterás o impeto dos estranhos; como se aplaca o calor pela sombra da espessa nuvem, assim o cantico dos tyrannos será humilhado.
Isa 25:6 E Yahweh dos Exercitos fará n’este monte a todos os povos um convite de cevados, convite de vinhos puros, de tutanos gordos, e de vinhos puros, bem purificados.
Isa 25:7 E devorará n’este monte a mascara do rosto, com que todos os povos andam cobertos, e a cobertura com que todas as nações se cobrem.
Isa 25:8 Devorará tambem a morte com victoria, e assim enxugará o Senhor Yahweh as lagrimas de todos os rostos, e tirará o opprobrio do seu povo de toda a terra; porque Yahweh o disse.
Isa 25:9 E n’aquelle dia se dirá: Eis-que este é o nosso Deus, a quem aguardavamos, e elle nos salvará: este é Yahweh, a quem aguardavamos: na sua salvação pois nos gozaremos e alegraremos.
Isa 25:10 Porque a mão de Yahweh descançará n’este monte; mas Moab será trilhado debaixo d’elle, como se trilha a palha no monturo.
Isa 25:11 E estenderá as suas mãos por entre elles, como as estende o nadador para nadar: e abaterá a sua altivez com as ciladas das suas mãos d’elles.
Isa 25:12 E abaixará as altas fortalezas dos teus muros, as abaterá e as derribará em terra até ao pó.
Isa 26:1 N’aquelle dia se cantará este cantico na terra de Judah: Uma forte cidade temos, Deus lhe poz a salvação por muros e antemuros.
Isa 26:2 Abri as portas, para que entre n’ellas a nação justa, que observa a verdade.
Isa 26:3 Tu conservarás em paz aquelle cuja mente está firme em ti, porque confiará em ti
Isa 26:4 Confiae em Yahweh perpetuamente; porque em Deus Yahweh ha uma rocha eterna.
Isa 26:5 Porque elle abate os que habitam em logares sublimes, como tambem a cidade exalçada humilhará até ao chão, e a derribará até ao pó
Isa 26:6 O pé a atropellará; os pés dos afflictos, e os passos dos pobres.
Isa 26:7 O caminho do justo é todo plano: tu rectamente pesas o andar do justo.
Isa 26:8 Até no caminho dos teus juizos, Yahweh, te esperamos, no teu nome e na tua lembrança está o desejo da nossa alma.
Isa 26:9 Na minha alma te desejei de noite, e com o meu espirito, que está dentro de mim, madrugarei a buscar-te; porque, havendo os teus juizos na terra, os moradores do mundo aprendem justiça.
Isa 26:10 Ainda que se faça favor ao impio, nem por isso aprende a justiça; até na terra da rectidão obra iniquidade, e não olha para a alteza de Yahweh.
Isa 26:11 Ó Yahweh, ainda que esteja exaltada a tua mão, nem por isso a vêem: vel-a-hão, porém, e confundir-se-hão por causa do zelo que tens do teu povo; e o fogo consumirá a teus adversarios.
Isa 26:12 Ó Yahweh, tu nos darás a paz, porque tu és o que fizeste em nós todas as nossas obras.
Isa 26:13 Ó Yahweh Deus nosso, já outros senhores teem tido dominio sobre nós; porém, por ti só, nos lembramos do teu nome
Isa 26:14 Morrendo elles, não tornarão a viver; fallecendo, não resuscitarão; por isso os visitaste e destruiste, e apagaste toda a sua memoria.
Isa 26:15 Tu, Yahweh, augmentaste a esta gente, tu augmentaste a esta gente, fizeste-te glorioso; mas longe os lançaste, a todos os fins da terra.
Isa 26:16 Ó Yahweh, no aperto te visitaram; vindo sobre elles a tua correcção, derramaram a sua oração secreta.
Isa 26:17 Como a mulher gravida, quando está proxima ao parto, tem dôres do parto, e dá gritos nas suas dôres, assim fomos nós por causa da tua face, ó Yahweh!
Isa 26:18 Bem concebemos nós, e tivemos dôres de parto, porém parimos só vento: livramento não trouxemos á terra, nem cairam os moradores
do mundo
Isa 26:19 Os teus mortos viverão, como tambem o meu corpo morto, e assim resuscitarão; despertae e exultae, os que habitaes no pó, porque o teu orvalho será como o orvalho de hortaliças, e a terra lançará de si os mortos
Isa 26:20 Vae pois, povo meu, entra nos teus quartos, e fecha as tuas portas sobre ti: esconde-te por um só momento, até que passe a ira.
Isa 26:21 Porque eis-que Yahweh sairá do seu logar, para castigar os moradores da terra, por causa da sua iniquidade, e a terra descobrirá o seu sangue, e não encobrirá mais os seus mortos á espada.
Isa 27:1 N’aquelle dia Yahweh castigará com a sua espada dura, grande e forte, ao Leviathan, aquella serpente comprida, e ao Leviathan, aquella serpente tortuosa, e matará o dragão, que está no mar
Isa 27:2 N’aquelle dia haverá uma vinha de vinho tinto; cantae d’ella.
Isa 27:3 Eu Yahweh a guardo, e cada momento a regarei; para que ninguem lhe faça damno, de noite e de dia a guardarei.
Isa 27:4 Já não ha furor em mim: quem me poria sarças e espinheiros diante de mim na guerra? eu iria contra elles e juntamente os queimaria.
Isa 27:5 Ou pegue da minha força, e faça paz comigo: paz fará comigo.
Isa 27:6 Dias virão em que Jacob lançará raizes, e florescerá e brotará Israel, e encherão de fructo a face do mundo
Isa 27:7 Porventura feriu-o elle como feriu aos que o feriram? ou matou-o elle assim como matou aos que foram mortos por elle?
Isa 27:8 Com medida contendeste com ella, quando a rejeitaste, quando a tirou com o seu vento forte, no tempo do vento leste.
Isa 27:9 Por isso se expiará a iniquidade de Jacob, e este será todo o fructo, de se ter dado peccado: quando fizer a todas as pedras do altar como pedras de cal feitas em pedaços, então os bosques e as imagens do sol não poderão ficar em pé
Isa 27:10 Porque a forte cidade ficará solitaria, e a morada será rejeitada e desamparada como um deserto; ali pastarão os bezerros, e ali se deitarão, e devorarão as suas ramas.
Isa 27:11 Quando as suas ramas se seccarem, serão quebradas, e, vindo as mulheres, as accenderão, porque este povo não é povo de entendimento, pelo que aquelle que o fez não se compadecerá d’elle, nem aquelle que o formou lhe fará graça alguma.
Isa 27:12 E será n’aquelle dia que Yahweh o padejará como se padeja o trigo, desde as correntes do rio, até ao rio do Egypto; e vós, ó filhos de Israel, sereis colhidos um a um
Isa 27:13 E será n’aquelle dia que se tocará uma grande trombeta, e os que andavam perdidos pela terra da Assyria, e os que foram desterrados para a terra do Egypto tornarão a vir, e adorarão a Yahweh no monte sancto em Jerusalem.
Isa 28:1 Ai da corôa de soberba dos bebados de Ephraim, cujo glorioso ornamento é como a flor que cae, que está sobre a cabeça do fertil valle dos feridos do vinho.
Isa 28:2 Eis que Yahweh tem um valente e poderoso que como um alagamento de saraiva, tormenta de destruição, e como um alagamento de impetuosas aguas que trasbordam, com a mão derribará por terra.
Isa 28:3 A corôa de soberba dos bebados de Ephraim será pisada aos pés.
Isa 28:4 E a flor caida do seu glorioso ornamento, que está sobre a cabeça do fertil valle, será como a bêbera antes do verão, que, vendo a alguem, e tendo-a ainda na mão, a engole.
Isa 28:5 N’aquelle dia Yahweh dos Exercitos será por corôa gloriosa, e por grinalda formosa, para os residuos de seu povo;
Isa 28:6 E por espirito de juizo, para o que se assenta a julgar, e por fortaleza para os que fazem retirar a peleja até á porta.
Isa 28:7 Mas tambem estes erram com o vinho e com a bebida forte se desencaminham: até o sacerdote e o propheta erram por causa da bebida forte; são devorados do vinho; se desencaminham com a bebida forte, andam errados na visão, e tropeçam no juizo.
Isa 28:8 Porque todas as suas mesas estão cheias de vomitos e sujidade, até não haver mais logar limpo.
Isa 28:9 A quem pois se ensinaria a sciencia? e a quem se daria a entender o que se ouviu? ao desmamado do leite, e ao arrancado dos peitos.
Isa 28:10 Porque é mandamento, sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra: um pouco aqui, um pouco ali.
Isa 28:11 Pelo que por labios de gago, e por outra lingua, fallará a este povo.
Isa 28:12 Ao qual disse: Este é o descanço, dae descanço ao cançado, e este é o refrigerio: porém não quizeram ouvir.
Isa 28:13 Assim pois a palavra de Yahweh lhes será mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali; para que vão, e caiam para traz, e se quebrantem, e se enlacem, e sejam presos.
Isa 28:14 Pelo que ouvi a palavra de Yahweh, homens escarnecedores, que dominam este povo, que está em Jerusalem.
Isa 28:15 Porquanto dizeis: Fizemos concerto com a morte, e com o inferno fizemos alliança; quando passar o diluvio do açoite, não chegará a nós, porque pozemos a mentira por nosso refugio, e debaixo da falsidade nos escondemos.
Isa 28:16 Portanto assim diz o Senhor Yahweh: Eis que eu fundo em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada: aquelle que crer não se apresse.
Isa 28:17 E regrarei o juizo ao cordel, e a justiça ao nivel, e a saraiva varrerá o refugio da mentira, e as aguas cobrirão o esconderijo.
Isa 28:18 E o vosso concerto com a morte se annulará; e a vossa alliança com o inferno não subsistirá; e, quando o diluvio do açoite passar, então sereis d’elle pisados.
Isa 28:19 Desde que começa a passar, vos arrebatará, porque todas as manhãs passará, de dia e de noite: e será que sómente o ouvir a fama causará grande turbação.
Isa 28:20 Porque a cama será tão curta que ninguem se poderá estender n’ella; e o cobertor tão estreito que se não possa cobrir com elle
Isa 28:21 Porque Yahweh se levantará como no monte de Perazim, e se irará, como no valle de Gibeon, para fazer a sua obra, a sua estranha obra, e para executar o seu acto, o seu estranho acto.
Isa 28:22 Agora pois mais não escarneçaes, para que vossas ataduras se não façam mais fortes: porque já ao Senhor Yahweh dos Exercitos ouvi fallar d’uma destruição, e essa já está determinada sobre toda a terra.
Isa 28:23 Inclinae os ouvidos, e ouvi a minha voz: attendei bem, e ouvi o meu discurso.
Isa 28:24 Porventura lavra todo o dia o lavrador, para semear? ou abre e desterroa todo o dia a sua terra?
Isa 28:25 Porventura não é assim? quando já tem gradado a sua superficie, então esparge n’ella ervilhaca, e derrama cominho: ou lança n’ella do melhor trigo, ou cevada escolhida, ou centeio, cada qual no seu logar.
Isa 28:26 O seu Deus o ensina, e o instrue ácerca do que ha de fazer.
Isa 28:27 Porque a ervilhaca não se trilha com trilho, nem sobre o cominho passa roda de carro; mas com uma vara se sacode a ervilhaca, e o cominho com um páu.
Isa 28:28 O trigo é esmiuçado, mas não se trilha continuamente, nem se esmiuça com as rodas do seu carro, nem se quebranta com os seus cavallos.
Isa 28:29 Até isto procede de Yahweh dos Exercitos; porque é maravilhoso em conselho e grande em obra.
Isa 29:1 Ai d’Ariel, Ariel, a cidade em que David assentou o seu arraial! accrescentae anno a anno, e sacrifiquem sacrificios festivos.
Isa 29:2 Comtudo porei a Ariel em aperto, e haverá pranto e tristeza: e a cidade me será como Ariel.
Isa 29:3 Porque te cercarei com o meu arraial, e te sitiarei com baluartes, e levantarei tranqueiras contra ti.
Isa 29:4 Então serás abatida, fallarás desde debaixo da terra, e a tua falla desde o pó sairá fraca, e será a tua voz desde debaixo da terra, como a d’um feiticeiro, e a tua falla assobiará desde debaixo do pó.
Isa 29:5 E a multidão dos teus inimigos será como o pó miudo, e a multidão dos tyrannos como a pragana que passa, e n’um momento repentino succederá.
Isa 29:6 De Yahweh dos Exercitos serás visitada com trovões, e com terremotos, e grande arroido com tufão de vento, e tempestade, e labareda de fogo consumidor.
Isa 29:7 E como o sonho de visão de noite, assim será a multidão de todas as nações que pelejarão contra Ariel, como tambem todos os que pelejarão contra ella e contra os seus muros, e a porão em aperto.
Isa 29:8 Será tambem como o faminto que sonha, e eis-que lhe parece que come, porém, acordando, se acha a sua alma vazia, ou como o sequioso que sonha, e eis-que lhe parece que bebe, porém, acordando, eis-que ainda desfallecido se acha, e a sua alma com sêde: assim será toda a multidão das nações, que pelejarem contra o monte de Sião
Isa 29:9 Tardam, porém, pelo que vos maravilhae, andam folgando, portanto clamae: bebados estão, mas não de vinho, andam titubeando, mas não de bebida forte.
Isa 29:10 Porque Yahweh derramou sobre vós um espirito de profundo somno, e fechou os vossos olhos; vendou os prophetas, e os vossos cabeças, e os videntes.
Isa 29:11 Pelo que toda a visão vos é como as palavras d’um livro sellado que se dá ao que sabe ler, dizendo: Ora lê isto: e elle dirá: Não posso, porque está sellado.
Isa 29:12 Ou dá-se o livro ao que não sabe lêr, dizendo: Ora lê isto: e elle dirá: Não sei ler.
Isa 29:13 Porque Yahweh disse: Pois que este povo se chega para mim com a sua bocca, e com os seus labios me honra, porém o seu coração afugenta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruido;
Isa 29:14 Portanto eis-que continuarei a fazer uma obra maravilhosa no meio d’este povo; uma obra maravilhosa e um assombro, porque a sabedoria dos seus sabios perecerá, e o entendimento dos seus prudentes se esconderá.
Isa 29:15 Ai dos que querem esconder profundamente o conselho de Yahweh, e fazem as suas obras ás escuras, e dizem: Quem nos vê? e quem nos conhece?
Isa 29:16 Vossa perversidade é, como se o oleiro
fosse egual ao barro, e a obra dissesse ao seu artifice: Não me fez; e o vaso formado dissesse do seu oleiro: Nada sabe.
Isa 29:17 Porventura não se converterá o Libano, n’um breve momento, em campo fertil? e o campo fertil não se reputará por um bosque?
Isa 29:18 E n’aquelle dia os surdos ouvirão as palavras do livro, e d’entre a escuridão e d’entre as trevas as verão os olhos dos cegos.
Isa 29:19 E os mansos terão gozo sobre gozo em Yahweh; e os necessitados entre os homens se alegrarão no sancto de Israel:
Isa 29:20 Porque o tyranno fenece, e se consome o escarnecedor, e todos os que se dão á iniquidade são extirpados;
Isa 29:21 Os que fazem culpado ao homem por uma palavra, e armam laços ao que os reprehende na porta, e os que lançam o justo para o deserto.
Isa 29:22 Portanto assim diz Yahweh, que remiu a Abrahão, ácerca da casa de Jacob: Jacob não será agora mais envergonhado, nem agora se descorará mais a sua face
Isa 29:23 Mas vendo elle a seus filhos, a obra das minhas mãos, no meio d’elle, então sanctificarão o meu nome, e sanctificarão ao Sancto de Jacob, e temerão ao Deus de Israel.
Isa 29:24 E os errados de espirito virão a ter entendimento, e os murmuradores aprenderão doutrina.
Isa 30:1 Ai dos filhos que se rebellam, diz Yahweh, que tomaram conselho, mas não de mim; e que se cobriram com cobertura, mas não que venha do meu espirito; para assim accrescentarem peccado sobre peccado.
Isa 30:2 Que vão descer ao Egypto, e não perguntam á minha bocca; para se fortificarem com a força de Pharaó, e para confiarem na sombra do Egypto.
Isa 30:3 Porque a força de Pharaó se vos tornará em vergonha, e a confiança na sombra do Egypto em confusão.
Isa 30:4 Havendo estado os seus principes em Zoan, e havendo chegado os seus embaixadores a Hanes,
Isa 30:5 Então todos se envergonharão de um povo que de nada lhes aproveitará nem d’ajuda, nem de proveito, antes de vergonha, e até d’opprobrio, lhes servirá.
Isa 30:6 Peso das bestas do sul. Para a terra d’afflicção e de angustia (d’onde vem a leôa e o leão, o basilisco, e o aspide ardente voador) levarão ás costas de jumentinhos as suas fazendas, e sobre as corcovas de camelos os seus thesouros, a um povo que de nada lhes aproveitará.
Isa 30:7 Porque o Egypto os ajudará em vão, e por demais: pelo que clamei ácerca d’isto: No estarem quietos será a sua força.
Isa 30:8 Vae pois agora, escreve isto n’uma taboa perante elles, e aponta-o n’um livro; para que fique firme até ao dia ultimo, para sempre e perpetuamente.
Isa 30:9 Porque um povo rebelde é este, são filhos mentirosos, filhos que não querem ouvir a lei de Yahweh.
Isa 30:10 Que dizem aos videntes: Não vejaes; e aos que attentam: Não attenteis para nós no que é recto: dizei-nos coisas apraziveis, e vede para nós enganadoras lisonjas.
Isa 30:11 Desviae-vos do caminho, apartae-vos da vereda: fazei que cesse o Sancto de Israel de vir perante nós.
Isa 30:12 Pelo que assim diz o Sancto de Israel: Porquanto rejeitaes esta palavra, e confiaes na oppressão e perversidade, e sobre isso vos estribaes,
Isa 30:13 Por isso esta maldade vos será como a parede fendida, que vae caindo e já fórma barriga desde o mais alto muro, cuja queda virá subitamente n’um momento.
Isa 30:14 E os quebrará como quebram o vaso do oleiro, e, quebrando-os, não se compadecerá d’elles: nem ainda um se achará entre os seus pedaços para tomar fogo do lar, ou tirar agua da poça
Isa 30:15 Porque assim diz o Senhor Yahweh, o Sancto d’Israel: Tornando-vos e descançando, ficarieis livres, e no socego e na confiança estaria a vossa força, porém não quizestes.
Isa 30:16 E dizeis: Não; antes sobre cavallos fugiremos; mas por isso mesmo fugireis; e, Sobre cavallos ligeiros cavalgaremos; por isso os vossos perseguidores tambem serão ligeiros.
Isa 30:17 Mil homens fugirão ao grito d’um, e ao grito de cinco todos vós fugireis, até que sejaes deixados como o mastro no cume do monte, e como a bandeira no outeiro.
Isa 30:18 Por isso pois Yahweh esperará, para ter misericordia de vós; e por isso será exalçado, para se compadecer de vós, porque Yahweh é um Deus de equidade: bemaventurados todos os que o esperam.
Isa 30:19 Porque o povo em Sião habitará, em Jerusalem: não chorarás de nenhuma sorte; certamente se compadecerá de ti, á voz do teu clamor, e, ouvindo-a, te responderá.
Isa 30:20 Bem vos dará Yahweh, pão d’angustia e agua d’aperto, mas os teus doutores nunca mais fugirão de ti, como voando com azas; antes os teus olhos verão a todos os teus mestres.
Isa 30:21 E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detraz de ti, dizendo: Este é o caminho, andae n’elle, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda.
Isa 30:22 E terás por contaminadas as coberturas das tuas esculpturas de prata, e a coberta das tuas esculpturas fundidas d’oiro; e as lançarás fóra como um panno immundo, e dirás a cada uma d’ellas: Fóra d’aqui.
Isa 30:23 Então te dará chuva sobre a tua semente, com que semeares a terra, como tambem pão da novidade da terra; e esta será fertil e cheia: n’aquelle dia tambem o teu gado pastará em logares largos de pasto.
Isa 30:24 E os bois e os jumentinhos que lavram a terra, comerão grão puro, que fôr padejado com a pá, e cirandado com a ciranda.
Isa 30:25 E haverá em todo o monte alto, e em todo o outeiro levantado, ribeiros e correntes d’aguas, no dia da grande matança, quando cairem as torres.
Isa 30:26 E será a luz da lua como a luz do sol, e a luz do sol sete vezes maior, como a luz de sete dias, no dia em que Yahweh soldar a quebradura do seu povo, e curar a chaga da sua ferida.
Isa 30:27 Eis que o nome de Yahweh vem de longe, a sua ira está ardendo, e a carga é pesada: os seus labios estão cheios de indignação, e a sua lingua como um fogo consumidor.
Isa 30:28 E o seu assopro como o ribeiro trasbordando, que chega até ao pescoço: para sacudir as nações com sacudidura de vaidade, e como um freio de fazer errar nas queixadas dos povos.
Isa 30:29 Um cantico haverá entre vós, como na noite em que se sanctifica a festa; e alegria de coração, como aquelle que anda com gaita, para vir ao monte de Yahweh, á Rocha d’Israel.
Isa 30:30 E Yahweh fará ouvir a gloria da sua voz, e fará ver o abaixamento do seu braço, com indignação de ira, e labareda de fogo consumidor, raios e diluvio e pedra de saraiva.
Isa 30:31 Porque com a voz de Yahweh será desfeita em pedaços Assyria, que feriu com a vara.
Isa 30:32 E será, em todas as partes por onde passar o bordão affincado, que, sobre aquelle que Yahweh o puzer, ali estarão com tamboris e harpas; porque com combates de agitação combaterá contra elles
Isa 30:33 Porque já Tophet está preparada desde hontem, e já está preparada para o rei, já a afundou e alargou: a sua facha é de fogo, e tem muita lenha; o assopro de Yahweh como a torrente de enxofre a accenderá.
Isa 31:1 Ai dos que descem ao Egypto a buscar soccorro, e se estribam em cavallos; e teem confiança em carros, porque são muitos, e nos cavalleiros, porque são poderosissimos: e não attentam para o Sancto d’Israel, e não buscam a Yahweh.
Isa 31:2 Todavia tambem elle é sabio, e faz vir o mal, e não retirou as suas palavras; e se levantará contra a casa dos malfeitores, e contra a ajuda dos que obram a iniquidade.
Isa 31:3 Porque os egypcios são homens, e não Deus; e os seus cavallos carne, e não espirito; e Yahweh estenderá a sua mão, e dará comsigo em terra o auxiliador, e cairá o ajudado, e todos juntamente serão consumidos.
Isa 31:4 Porque assim me disse Yahweh: Como o leão, e o cachorro do leão, ruge sobre a sua preza, ainda que se convoquem contra elle uma multidão de pastores; não se espanta das suas vozes, nem se abate pela sua multidão: assim Yahweh dos Exercitos descerá, para pelejar pelo monte de Sião, e pelo seu outeiro.
Isa 31:5 Como as aves andam voando, assim Yahweh dos Exercitos amparará a Jerusalem: e, amparando, a livrará, e, passando, a salvará.
Isa 31:6 Convertei-vos pois áquelle contra quem os filhos d’Israel se rebellaram tão profundamente.
Isa 31:7 Porque n’aquelle dia cada um lançará fóra os seus idolos de prata, e os seus idolos d’oiro, que vos fabricaram as vossas mãos para peccardes.
Isa 31:8 E a Assyria cairá pela espada, não de varão; e a espada, não de homem, a consumirá; e fugirá perante a espada, e os seus mancebos serão derrotados.
Isa 31:9 E de medo se passará á sua rocha, e os seus principes se assombrarão da bandeira, diz Yahweh, cujo fogo está em Sião e a sua fornalha em Jerusalem.
Isa 32:1 Eis ahi está que reinará um Rei em justiça, e dominarão os principes segundo o juizo.
Isa 32:2 E será aquelle Varão como um esconderijo contra o vento, e um refugio contra a tempestade, como ribeiros d’aguas em logares seccos, e como a sombra d’uma grande rocha em terra sedenta.
Isa 32:3 E os olhos dos que veem não olharão para traz: e os ouvidos dos que ouvem estarão attentos.
Isa 32:4 E o coração dos imprudentes entenderá a sabedoria; e a lingua dos gagos estará prompta para fallar distinctamente.
Isa 32:5 Ao louco nunca mais se chamará liberal; e do avarento nunca mais se dirá que é generoso.
Isa 32:6 Porque o louco falla louquices, e o seu coração obra a iniquidade, para usar d’hypocrisia, e para fallar erros contra Yahweh, para deixar vazia a alma do faminto, e fazer com que o sedento venha a ter falta de beber.
Isa 32:7 Tambem todos os instrumentos do avarento são maus: elle maquina invenções malignas, para destruir os afflictos com palavras falsas, como tambem ao juizo, quando o pobre chega a fallar.
Isa 32:8 Mas o liberal projecta liberalidade, e pela liberalidade está em pé.
Isa 32:9 Levantae-vos, mulheres que estaes em repouso, e ouvi a minha voz: e vós, filhas, que estaes tão seguras, inclinae
os ouvidos ás minhas palavras.
Isa 32:10 Muitos dias de mais do anno vireis a ser turbadas, ó filhas que estaes tão seguras; porque a vindima se acabará, e a colheita não virá.
Isa 32:11 Tremei vós que estaes em repouso, e turbae-vos vós, filhas, que estaes tão seguras: despi-vos, e ponde-vos nuas, e cingi com sacco os vossoss lombos.
Isa 32:12 Lamentar-se-ha sobre os peitos, sobre os campos desejaveis, e sobre as vides fructuosas.
Isa 32:13 Sobre a terra do meu povo virão espinheiros e sarças; como tambem sobre todas as casas de alegria, na cidade que anda pulando de prazer.
Isa 32:14 Porque o palacio será desamparado, o arroido da cidade cessará: e Ophel e as torres da guarda servirão de cavernas eternamente, para alegria dos jumentos montezes, e para pasto dos gados;
Isa 32:15 Até que se derrame sobre nós o espirito do alto: então o deserto se tornará em campo fertil, e o campo fertil será reputado por um bosque.
Isa 32:16 E o juizo habitará no deserto, e a justiça morará no campo fertil.
Isa 32:17 E o effeito da justiça será paz, e a operação da justiça repouso e segurança, para sempre.
Isa 32:18 E o meu povo habitará em morada de paz, e em moradas bem seguras, e em logares quietos de descanço.
Isa 32:19 Mas, descendo ao bosque, saraivará e a cidade se abaixará inteiramente.
Isa 32:20 Bemaventurados vós os que semeaes sobre todas as aguas: e para lá enviaes o pé do boi e do jumento.
Isa 33:1 Ai de ti desolador, que não foste desolado, e que obras perfidamente contra os que não obraram perfidamente contra ti! acabando tu de desolar, serás desolado: e, acabando tu de tratar perfidamente, se tratará perfidamente contra ti.
Isa 33:2 Yahweh, tem misericordia de nós, por ti temos esperado: sê tu o seu braço nas madrugadas, como tambem a nossa salvação no tempo da tribulação.
Isa 33:3 Á voz do arroido fugirão os povos: á tua exaltação as gentes serão dispersas.
Isa 33:4 Então ajuntar-se-ha o vosso despojo como se apanha o pulgão: como os gafanhotos saltam, ali saltará.
Isa 33:5 Yahweh está exalçado, pois habita nas alturas: encheu a Sião de juizo e justiça.
Isa 33:6 E será que a firmeza dos teus tempos, e a força das tuas salvações, será a sabedoria e a sciencia: e o temor de Yahweh será o seu thesouro.
Isa 33:7 Eis-que os seus embaixadores estão clamando de fóra; e os mensageiros de paz estão chorando amargamente.
Isa 33:8 As estradas estão desoladas, cessam os que passam pelas veredas: desfaz a alliança, despreza as cidades, e a homem nenhum estima.
Isa 33:9 A terra geme e pranteia, o Libano se envergonha e se murcha: Saron se tornou como um deserto; e Basan e Carmelo foram sacudidos.
Isa 33:10 Agora pois me levantarei, diz Yahweh: agora serei exaltado, agora serei posto em alto.
Isa 33:11 Concebestes palha, parireis pragana: e o vosso espirito vos devorará como fogo.
Isa 33:12 E os povos serão como os incendios de cal: como espinhos cortados arderão no fogo.
Isa 33:13 Ouvi, vós os que estaes longe, o que tenho feito: e vós, que estaes visinhos, conhecei o meu poder.
Isa 33:14 Os peccadores de Sião se assombraram, o tremor surprehendeu os hypocritas. Quem d’entre nós habitará com o fogo consumidor? quem d’entre nós habitará com as labaredas eternas?
Isa 33:15 O que anda em justiça, e o que falla equidades; o que arremessa para longe de si o ganho de oppressões; o que sacode das suas mãos todo o presente; o que tapa os seus ouvidos para não ouvir ácerca de sangue e fecha os seus olhos para não ver o mal
Isa 33:16 Este habitará nas alturas, as fortalezas das rochas serão o seu alto refugio, o seu pão se lhe dá, as suas aguas são certas.
Isa 33:17 Os teus olhos verão o Rei na sua formosura, e verão a terra que está longe.
Isa 33:18 O teu coração considerará o assombro, dizendo: Onde o escrivão, onde o pagador? onde o que conta as torres?
Isa 33:19 Não verás mais aquelle povo espantavel, povo de falla tão profunda, que não se pode perceber e de lingua tão estranha que não se pode entender.
Isa 33:20 Olha para Sião, a cidade das nossas solemnidades: os teus olhos verão a Jerusalem, habitação quieta, tenda que não será derribada, cujas estacas nunca serão arrancadas, e de cujas cordas nenhuma se quebrará.
Isa 33:21 Mas Yahweh ali nos será grandioso, logar de rios e correntes largas será: barco nenhum de remo passará por elles, nem navio grande navegará por elles.
Isa 33:22 Porque Yahweh é o nosso Juiz: Yahweh é o nosso Legislador: Yahweh é o nosso Rei, elle nos salvará.
Isa 33:23 As tuas cordas se affrouxaram: não poderam ter firme o seu mastro, e vela não estenderam: então a preza d’abundantes despojos se repartirá; e até os côxos roubarão a preza.
Isa 33:24 E morador nenhum dirá: Enfermo estou; porque o povo que habitar n’ella será absolto d’iniquidade.
Isa 34:1 Chegae-vos, nações, para ouvir, e vós, povos, escutae: ouça a terra, e a sua plenitude, o mundo, e tudo quanto produz.
Isa 34:2 Porque a indignação de Yahweh está sobre todas as nações, e o seu furor sobre todo o seu exercito: elle as destruiu totalmente, entregou-as á matança.
Isa 34:3 E os seus mortos serão arremeçados e dos seus corpos subirá o seu fedor; e os montes se derreterão com o seu sangue.
Isa 34:4 E todo o exercito dos céus se gastará, e os céus se enrolarão como um livro: e todo o seu exercito cairá, como cae a folha da vide, e como cae o figo da figueira.
Isa 34:5 Porque a minha espada se embriagou nos céus: eis que sobre Edom descerá, e sobre o povo do meu anathema para juizo.
Isa 34:6 A espada de Yahweh está cheia de sangue, está engordurada da gordura de sangue de cordeiros e de bodes, da gordura dos rins de carneiros; porque Yahweh tem sacrificio em Bozra, e grande matança na terra de Edom.
Isa 34:7 E os unicornios descerão com elles, e os bezerros com os toiros: e a sua terra beberá sangue até se fartar, e o seu pó de gordura engordará.
Isa 34:8 Porque será o dia da vingança de Yahweh, anno de retribuições pela porfia de Sião.
Isa 34:9 E os seus ribeiros se tornarão em pez, e o seu pó em enxofre, e a sua terra em pez ardente.
Isa 34:10 Nem de noite nem de dia se apagará; para sempre o seu fumo subirá: de geração em geração será assolada; de seculo em seculo ninguem passará por ella.
Isa 34:11 Mas o pelicano e a coruja a possuirão, e o bufo e o corvo habitarão n’ella: porque estenderá sobre ella cordel de confusão e nivel de vaidade.
Isa 34:12 Os seus nobres (que já não ha n’ella) ao reino chamarão; porém todos os seus principes não serão coisa nenhuma.
Isa 34:13 E nos seus palacios crescerão espinhos, ortigas e cardos nas suas fortalezas; e será uma habitação de dragões, e sala para os filhos do avestruz.
Isa 34:14 E os cães bravos se encontrarão com os gatos bravos; e o demonio clamará ao seu companheiro: e os animaes nocturnos ali pousarão, e acharão logar de repouso para si.
Isa 34:15 Ali se aninhará a melroa e porá os seus ovos, e tirará os seus pintãos, e os recolherá debaixo da sua sombra: tambem ali os abutres se ajuntarão uns com os outros.
Isa 34:16 Buscae no livro de Yahweh, e lêde; nenhuma d’estas coisas falhará, nem uma nem outra faltará; porque a minha propria bocca o ordenou, e o seu espirito mesmo as ajuntará.
Isa 34:17 Porque elle mesmo lançou as sortes por elles, e a sua mão lh’a repartiu com o cordel: para sempre a possuirão, de geração em geração habitarão n’ella.
Isa 35:1 O deserto e os logares seccos se alegrarão d’isto; e o ermo exultará e florescerá como a rosa.
Isa 35:2 Abundantemente florescerá, e tambem se alegrará d’alegria e exultará; a gloria do Libano se lhe deu, o ornato do Carmelo e Saron: elles verão a gloria de Yahweh, o ornato do nosso Deus.
Isa 35:3 Confortae as mãos fracas, e esforçae os joelhos trementes.
Isa 35:4 Dizei aos turbados de coração: Confortae-vos, não temaes: eis-que o vosso Deus virá a tomar vingança, com pagos de Deus; elle virá, e vos salvará.
Isa 35:5 Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão.
Isa 35:6 Então os coxos saltarão como cervos, e a lingua dos mudos cantará: porque aguas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo.
Isa 35:7 E a terra secca se tornará em tanques, e a terra sedenta em mananciaes d’aguas; e nas habitações em que jaziam os dragões haverá herva com cannas e juncos.
Isa 35:8 E ali haverá estrada e caminho, que se chamará o caminho sancto; o immundo não passará por elle, mas será para estes: os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão.
Isa 35:9 Ali não haverá leão, nem besta fera subirá a elle, nem se achará n’elle: porém só os remidos andarão por elle.
Isa 35:10 E os resgatados de Yahweh tornarão, e virão a Sião com jubilo: e alegria eterna haverá sobre as suas cabeças: gozo e alegria alcançarão, e d’elles fugirá a tristeza e o gemido.
Isa 36:1 E aconteceu no anno decimo quarto do rei Ezequias que Senacherib, rei da Assyria subiu contra todas as cidades fortes de Judah, e as tomou.
Isa 36:2 Então o rei da Assyria enviou a Rabsaké, desde Lachis a Jerusalem, ao rei Ezequias com um grande exercito, e parou junto ao cano de agua do viveiro mais alto, junto ao caminho do campo do lavandeiro.
Isa 36:3 Então saiu a elle Eliakim, filho de d’Hilkias, o mordomo, e Sebna, o escrivão, e Joah, filho d’Asaph, o chanceller.
Isa 36:4 E Rabsaké lhes disse: Ora dizei a Ezequias: Assim diz o grande rei, o rei da Assyria: Que confiança é esta, em que confias?
Isa 36:5 Bem podera eu dizer (porém palavra de labios é): Ha conselho e poder para a guerra: em quem pois agora confias, que contra mim te rebellas?
Isa 36:6 Eis que confias n’aquelle bordão de canna quebrada, a saber, no Egypto, o qual, se alguem se encostar n’elle lhe entrará pela mão, e lh’a furará: assim é Pharaó, rei do Egypto, para com todos
os que n’elle confiam.
Isa 36:7 Porém se me disseres: Em Yahweh, nosso Deus, confiamos; porventura não é este aquelle cujos altos e cujos altares Ezequias tirou, e disse a Judah e a Jerusalem: Perante este altar vos inclinareis?
Isa 36:8 Ora, pois, dá agora refens ao meu senhor, o rei da Assyria, e dar-te-hei dois mil cavallos, se tu poderes dar cavalleiros para elles.
Isa 36:9 Como pois farias que se torne o rosto a um só principe dos minimos servos do meu senhor? porém tu confias no Egypto, por causa dos carros e cavalleiros.
Isa 36:10 Agora, pois, subi eu porventura sem Yahweh contra esta terra, para destruil-a? Yahweh mesmo me disse: Sobe contra esta terra, e destroe-a.
Isa 36:11 Então disse Eliakim, e Sebna, e Joah, a Rabsaké: Pedimos-te que falles aos teus servos em syriaco, porque bem o entendemos, e não nos falles em judaico, aos ouvidos do povo que está em cima do muro.
Isa 36:12 Porém Rabsaké disse: Porventura mandou-me o meu senhor só ao teu senhor e a ti, para fallar estas palavras? e não antes aos homens que estão assentados em cima do muro, para que comam comvosco o seu esterco, e bebam a sua urina?
Isa 36:13 Rabsaké pois se poz em pé, e clamou em alta voz em judaico, e disse: Ouvi as palavras do grande rei, do rei da Assyria.
Isa 36:14 Assim diz o rei: Não vos engane Ezequias; porque não vos poderá livrar.
Isa 36:15 Nem tão pouco Ezequias vos faça confiar em Yahweh, dizendo: Infallivelmente nos livrará Yahweh, e esta cidade não será entregue nas mãos do rei da Assyria.
Isa 36:16 Não deis ouvidos a Ezequias; porque assim diz o rei da Assyria: Contratae comigo por presentes, e sahi a mim, e comei vós cada um da sua vide, e da sua figueira, e bebei cada um da agua da sua cisterna;
Isa 36:17 Até que eu venha, e vos leve para uma terra como a vossa: terra de trigo e de mosto, terra de pão e de vinhas.
Isa 36:18 Não vos engane Ezequias, dizendo: Yahweh nos livrará. Porventura os deuses das nações livraram cada um a sua terra das mãos do rei da Assyria?
Isa 36:19 Onde estão os deuses d’Hamath e d’Arpad? onde estão os deuses de Sepharvaim? porventura livraram a Samaria da minha mão?
Isa 36:20 Quaes são elles, d’entre todos os deuses d’estas terras, os que livraram a sua terra das minhas mãos, para que Yahweh livrasse a Jerusalem das minhas mãos?
Isa 36:21 Porém elles se calaram, e palavra nenhuma lhe responderam; porque havia mandado do rei, dizendo: Não lhe respondereis.
Isa 36:22 Então Eliakim, filho d’Hilkias, o mordomo, e Sebna, o escrivão, e Joah, filho d’Asaph, o chanceller, vieram a Ezequias, com os vestidos rasgados, e lhe fizeram saber as palavras de Rabsaké.
Isa 37:1 E aconteceu que, tendo-o ouvido o rei Ezequias, rasgou os seus vestidos, e se cobriu de sacco, e entrou na casa de Yahweh.
Isa 37:2 Então enviou a Eliakim, o mordomo, e a Sebna, o escrivão, e aos anciãos dos sacerdotes, cobertos de saccos, a Isaias, filho d’Amós, o propheta.
Isa 37:3 E disseram-lhe: Assim diz Ezequias: Este dia é dia d’angustia e de vituperação, e de blasphemias; porque chegados são os filhos ao parto, e força não ha para parir
Isa 37:4 Porventura Yahweh teu Deus ouvirá as palavras de Rabsaké, a quem enviou o seu senhor, o rei da Assyria, para affrontar o Deus vivo, e para vituperal-o com as palavras que Yahweh teu Deus tem ouvido: faze oração pelo resto que ainda se acha.
Isa 37:5 E os servos do rei Ezequias vieram a Isaias.
Isa 37:6 E Isaias lhes disse: Assim direis a vosso senhor: Assim diz Yahweh: Não temas á vista das palavras que ouviste, com as quaes os servos do rei da Assyria me blasphemaram.
Isa 37:7 Eis que metterei n’elle um espirito, e elle ouvirá um arroido, e voltará para a sua terra; e fal-o-hei cair morto á espada na sua terra.
Isa 37:8 Voltou pois Rabsaké, e achou ao rei da Assyria pelejando contra Libna; porque ouvira que já se havia retirado de Lachis.
Isa 37:9 E, ouvindo elle dizer que Tirhaká, rei da Ethiopia, tinha saido para lhe fazer guerra, assim como o ouviu, tornou a enviar mensageiros a Ezequias, dizendo:
Isa 37:10 Assim fallareis a Ezequias, rei de Judah, dizendo: Não te engane o teu Deus, em quem confias, dizendo: Jerusalem não será entregue na mão do rei da Assyria.
Isa 37:11 Eis que já tens ouvido o que fizeram os reis da Assyria a todas as terras, destruindo-as totalmente: e escaparias tu?
Isa 37:12 Porventura as livraram os deuses das nações ás quaes meus paes destruiram, como a Gozan, e a Haran, e a Reseph, e aos filhos d’Eden, que estavam em Telassar?
Isa 37:13 Onde está o rei d’Hamath, e o rei d’Arpad, e o rei da cidade de Sepharvaim, Hena e Iva?
Isa 37:14 Recebendo pois Ezequias as cartas das mãos dos mensageiros, e lendo-as, subiu á casa de Yahweh e Ezequias as estendeu perante Yahweh.
Isa 37:15 E orou Ezequias a Yahweh, dizendo:
Isa 37:16 Ó Yahweh dos Exercitos, Deus d’Israel, que habitas entre os cherubins; tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.
Isa 37:17 Inclina, ó Yahweh, o teu ouvido, e ouve: abre, Yahweh, os teus olhos, e olha; e ouve todas as palavras de Senacherib, o qual enviou para affrontar o Deus vivo.
Isa 37:18 Verdade é, Yahweh, que os reis da Assyria assolaram todas as terras, com as suas comarcas,
Isa 37:19 E lançaram no fogo os seus deuses; porque deuses não eram, senão obra de mãos d’homens, madeira e pedra; por isso os destruiram.
Isa 37:20 Agora pois, ó Yahweh nosso Deus, livra-nos da sua mão; e assim saberão todos os reinos da terra, que só tu és Yahweh.
Isa 37:21 Então Isaias, filho d’Amós, mandou dizer a Ezequias: Assim diz Yahweh, o Deus d’Israel: Quanto ao que me pediste ácerca de Senacherib, rei da Assyria,
Isa 37:22 Esta é a palavra que Yahweh fallou d’elle: A virgem, a filha de Sião, te despreza, de ti zomba; a filha de Jerusalem menea a cabeça por detraz de ti
Isa 37:23 A quem affrontaste e blasphemaste? e contra quem alçaste a voz, e ergueste os teus olhos ao alto? Contra o Sancto d’Israel.
Isa 37:24 Por meio de teus servos affrontaste Yahweh, e disseste: Com a multidão dos meus carros subi eu aos cumes dos montes, aos lados do Libano; e cortarei os seus altos cedros e as suas faias escolhidas, e entrarei na altura do seu cume, ao bosque do seu campo fertil.
Isa 37:25 Eu cavei, e bebi as aguas; e com as plantas de meus pés sequei todos os rios do Egypto.
Isa 37:26 Porventura não ouviste que já muito d’antes eu fiz isto, e já desde os dias antigos o formei? agora porém o fiz vir, para que tu fosses o que destruisses as cidades fortes, e as reduzisses a montões assolados.
Isa 37:27 Por isso os seus moradores, com as mãos caidas, andaram atemorisados e envergonhados: eram como a herva do campo, e a hortaliça verde, e o feno dos telhados, e o trigo queimado antes da seara.
Isa 37:28 Porém eu sei o teu assentar, e o teu sair, e o teu entrar, e o teu furor contra mim.
Isa 37:29 Por causa do teu furor contra mim, e porque o teu tumulto subiu até aos meus ouvidos, portanto porei o meu anzol no seu nariz e o meu freio nos teus beiços, e te farei voltar pelo caminho por onde vieste.
Isa 37:30 E isto te seja por signal, que este anno se comerá o que de si mesmo nascer, e no segundo anno o que d’ahi proceder: porém no terceiro anno semeae e segae, e plantae vinhas, e comei os fructos d’ellas.
Isa 37:31 Porque o que escapou da casa de Judah, e ficou de resto, tornará a lançar raizes para baixo, e dará fructo para cima.
Isa 37:32 Porque de Jerusalem sairá o restante, e do monte de Sião o que escapou: o zelo de Yahweh dos Exercitos fará isto.
Isa 37:33 Pelo que assim diz Yahweh ácerca do rei da Assyria: Não entrará n’esta cidade, nem lançará n’ella frecha alguma: tão pouco virá perante ella com escudo, nem levantará contra ella tranqueira alguma.
Isa 37:34 Pelo caminho por onde vier, por esse voltará; porém n’esta cidade não entrará, diz o Senhor.
Isa 37:35 Porque eu ampararei a esta cidade, para a livrar, por amor de mim e por amor do meu servo David.
Isa 37:36 Então saiu o anjo de Yahweh, e feriu no arraial dos assyrios a cento e oitenta e cinco mil d’elles; e, levantando-se pela manhã cedo, eis que tudo eram corpos mortos.
Isa 37:37 Assim Senacherib, rei da Assyria, se retirou, e se foi, e voltou, e se ficou em Ninive.
Isa 37:38 E succedeu que, estando elle prostrado na casa de Nisroch, seu deus, Adramelech e Sarezer, seus filhos, o feriram á espada; porém elles se escaparam para a terra d’Ararat, e Esarhaddon, seu filho, reinou em seu logar.
Isa 38:1 N’aquelles dias Ezequias adoeceu d’uma enfermidade mortal: e veiu a elle Isaias, filho d’Amós, o propheta, e lhe disse: Assim diz Yahweh: Ordena a tua casa, porque morrerás, e não viverás.
Isa 38:2 Então virou Ezequias o seu rosto para a parede; e orou a Yahweh.
Isa 38:3 E disse: Ah Yahweh, lembra-te, te peço, de que andei diante de ti em verdade, e com coração perfeito, e fiz o que era recto aos teus olhos. E chorou Ezequias muitissimo.
Isa 38:4 Então veiu a palavra de Yahweh a Isaias, dizendo:
Isa 38:5 Vae, e dize a Ezequias: Assim diz Yahweh, o Deus de David teu pae: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lagrimas; eis que accrescento sobre os teus dias quinze annos.
Isa 38:6 E livrar-te-hei das mãos do rei da Assyria, a ti, e a esta cidade, e ampararei a esta cidade.
Isa 38:7 E isto te será por signal da parte de Yahweh de que Yahweh cumprirá esta palavra que fallou.
Isa 38:8 Eis que farei tornar a sombra dos graus, que declinou com o sol pelos graus do relogio d’Achaz dez graus atraz. Assim tornou o sol dez graus atraz, pelos graus que já tinha descido.
Isa 38:9 Escripturas d’Ezequias, rei de Judah, de quando adoeceu e sarou de sua enfermidade.
Isa 38:10 Eu disse no cessar de meus dias: Ir-me-hei ás portas da sepultura: já estou
privado do resto de meus annos.
Isa 38:11 Disse tambem: Já não verei mais a Yahweh, digo, na terra dos viventes: jámais verei o homem com os moradores do mundo.
Isa 38:12 Já o tempo da minha vida se foi, e foi trespassado de mim, como choça de pastor: cortei a minha vida, como tecelão que corta a sua teia; como desde os liços me cortará; desde o dia até á noite me acabarás.
Isa 38:13 Isto me propunha até á madrugada, que, como um leão, quebrantaria todos os meus ossos: desde o dia até á noite me acabarás.
Isa 38:14 Como o grou, ou a andorinha, assim chilreava, e gemia como a pomba: alçava os meus olhos ao alto; ó Yahweh ando opprimido, fica por meu fiador.
Isa 38:15 Que direi? como m’o prometteu, assim o fez: assim passarei mansamente por todos os meus annos, por causa da amargura da minha alma.
Isa 38:16 Yahweh, com estas coisas se vive, e em todas ellas está a vida do meu espirito, porque tu me curaste e me saraste.
Isa 38:17 Eis que até na paz a amargura me foi amarga; tu porém tão amorosamente abraçaste a minha alma, que não caiu na cova da corrupção; porque lançaste para traz das tuas costas todos os meus peccados.
Isa 38:18 Porque não te louvará a sepultura, nem a morte te glorificará: nem tão pouco esperarão em tua verdade os que descem á cova.
Isa 38:19 O vivente, o vivente, esse te louvará como eu hoje o faço: o pae aos filhos fará notoria a tua verdade.
Isa 38:20 Yahweh veiu salvar-me; pelo que, tangendo em meus instrumentos, lhe cantaremos todos os dias de nossa vida na casa de Yahweh.
Isa 38:21 E dissera Isaias: Tomem uma pasta de figos, e a ponham como emplasto sobre a chaga; e sarará.
Isa 38:22 Tambem dissera Ezequias: Qual será o signal de que hei de subir á casa de Yahweh?
Isa 39:1 N’aquelle tempo enviou Merodach-baladan, filho de Baladan, rei de Babylonia, cartas e um presente a Ezequias, porque tinha ouvido dizer que havia estado doente e que já tinha convalescido.
Isa 39:2 E Ezequias se alegrou d’elles, e lhes mostrou a casa do seu thesouro, a prata, e o oiro, e as especiarias, e os melhores unguentos, e toda a sua casa d’armas, e tudo quanto se achou nos seus thesouros: coisa nenhuma houve, nem em sua casa, nem em todo o seu dominio, que Ezequias lhes não mostrasse.
Isa 39:3 Então o propheta Isaias veiu ao rei Ezequias, e lhe disse: Que é o que aquelles homens disseram, e d’onde vieram a ti? E disse Ezequias: D’uma terra remota vieram a mim, de Babylonia.
Isa 39:4 E disse elle: Que é o que viram em tua casa? E disse Ezequias: Viram tudo quanto ha em minha casa; coisa nenhuma ha nos meus thesouros que eu deixasse de lhes mostrar.
Isa 39:5 Então disse Isaias a Ezequias: Ouve a palavra de Yahweh dos Exercitos:
Isa 39:6 Eis que veem dias em que tudo quanto houver em tua casa, e o que enthesouraram teus paes até ao dia d’hoje será levado para Babylonia: não ficará coisa alguma, disse Yahweh.
Isa 39:7 E ainda até de teus filhos, que procederem de ti, e tu gerares, tomarão, para que sejam eunuchos no palacio do rei de Babylonia.
Isa 39:8 Então disse Ezequias a Isaias: Boa é a palavra de Yahweh que disseste. Disse mais: Pois haja paz e verdade em meus dias.
Isa 40:1 Consolae, consolae o meu povo, diz o vosso Deus.
Isa 40:2 Fallae benignamente a Jerusalem, e bradae-lhe que já a sua malicia é acabada, que já a sua iniquidade está expiada e que já recebeu em dobro da mão de Yahweh, por todos os seus peccados.
Isa 40:3 Voz do que clama no deserto: Apparelhae o caminho de Yahweh: endireitae no ermo vereda a nosso Deus.
Isa 40:4 Todo o valle será exaltado, e todo o monte e todo o outeiro serão abatidos: e o torcido se endireitará, e o aspero se aplainará.
Isa 40:5 E a gloria de Yahweh se manifestará, e toda a carne juntamente verá que a bocca de Yahweh o disse.
Isa 40:6 Voz que diz: Clama; e disse: Que hei de clamar? Toda a carne é herva e toda a sua benignidade como as flores do campo.
Isa 40:7 Secca-se a herva, e caem as flores, soprando n’ellas o Espirito de Yahweh. Na verdade que herva é o povo.
Isa 40:8 Secca-se a herva, e caem as flores, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente.
Isa 40:9 Ah Sião, annunciadora de boas novas, sobe tu a um monte alto. Ah Jerusalem, annunciadora de boas novas, levanta a tua voz fortemente; levanta-a, não temas, e dize ás cidades de Judah: Eis aqui está o vosso Deus.
Isa 40:10 Eis que o Senhor Yahweh virá contra o forte, e o seu braço se assenhoreará d’elle: eis que o seu galardão vem com elle, e o seu salario diante da sua face.
Isa 40:11 Como pastor apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no seu seio: as paridas guiará suavemente.
Isa 40:12 Quem mediu com o seu punho as aguas, e tomou a medida dos céus aos palmos, e recolheu na maior medida o pó da terra e pesou os montes com peso e os outeiros em balanças?
Isa 40:13 Quem guiou o Espirito de Yahweh? e que conselheiro o ensinou?
Isa 40:14 Com quem tomou conselho, que lhe desse entendimento, e lhe ensinasse o caminho do juizo? lhe ensinasse sabedoria, e lhe fizesse notorio o caminho da sciencia?
Isa 40:15 Eis que as nações são consideradas por elle como a gota d’um balde, e como o pó miudo das balanças: eis que lança por ahi as ilhas como a pó miudo.
Isa 40:16 Nem todo o Libano basta para o fogo, nem os seus animaes bastam para holocaustos.
Isa 40:17 Todas as nações são como nada perante elle; e as reputa por menos que nada e como uma coisa vã
Isa 40:18 A quem pois fareis similhante a Deus? ou que similhança lhe apropriareis?
Isa 40:19 O artifice funde a imagem, e o ourives a cobre de oiro, e cadeias de prata lhe funde.
Isa 40:20 O empobrecido, que já não tem que offerecer, escolhe madeira que não se corrompe: artifice sabio se busca, para apparelhar uma imagem que se não possa mover.
Isa 40:21 Porventura não sabeis? porventura não ouvis? ou desde o principio se vos não notificou? ou não attentastes para os fundamentos da terra?
Isa 40:22 Elle é o que está assentado sobre o globo da terra, cujos moradores são para elle como gafanhotos: elle é o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para habitar n’elles:
Isa 40:23 O que torna em nada os principes, e faz como em coisa vã os juizes da terra.
Isa 40:24 E nem se plantam, nem se semeiam, nem se arraiga na terra o seu tronco cortado, e n’elles, soprando, se seccaram, e um tufão como pragana os levará.
Isa 40:25 A quem pois me fareis similhante, que lhe seja similhante? diz o Sancto.
Isa 40:26 Levantae ao alto os vossos olhos, e vede quem creou estas coisas, quem produz por conta o seu exercito, quem a todas chama pelos seus nomes; por causa da grandeza das suas forças, e porquanto é forte em poder, nenhuma d’ellas vem a faltar.
Isa 40:27 Porque pois dizes, ó Jacob, e tu fallas, ó Israel: O meu caminho está encoberto a Yahweh, e o meu juizo passa de largo pelo meu Deus?
Isa 40:28 Porventura não sabes, porventura não ouviste que o eterno Deus, Yahweh, o Creador dos fins da terra, nem se cança nem se fatiga? não ha esquadrinhação do seu entendimento.
Isa 40:29 Dá esforço ao cançado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
Isa 40:30 Os moços se cançarão e se fatigarão, e os mancebos certamente cairão.
Isa 40:31 Mas os que esperam em Yahweh renovarão as forças, subirão com azas como aguias: correrão, e não se cançarão; caminharão, e não se fatigarão.
Isa 41:1 Calae-vos perante mim, ó ilhas, e os povos renovem as forças: cheguem-se, e então fallem: cheguemo-nos juntos a juizo.
Isa 41:2 Quem suscitou do oriente o justo? e o chamou para o seu pé? quem deu as nações á sua face? e o fez dominar sobre reis? elle os entregou á sua espada como o pó, e como pragana arrebatada do vento ao seu arco.
Isa 41:3 Perseguiu-os, e passou em paz, por uma vereda por onde com os seus pés nunca tinha caminhado.
Isa 41:4 Quem obrou e fez isto, chamando as gerações desde o principio? eu Yahweh, o primeiro, e com os ultimos eu mesmo.
Isa 41:5 As ilhas o viram, e temeram: os fins da terra tremeram: approximaram-se, e vieram.
Isa 41:6 Um ao outro ajudou, e ao seu companheiro disse: Esforça-te.
Isa 41:7 E o artifice animou ao ourives, e o que alisa com o martello ao que bate na safra, dizendo da soldadura: Boa é. Então com pregos o firma, para que não venha a mover-se.
Isa 41:8 Porém tu, ó Israel, servo meu, tu Jacob, a quem elegi e tu semente de Abrahão, meu amigo?
Isa 41:9 Tu a quem tomei desde os fins da terra, e te chamei d’entre os seus mais excellentes, e te disse: Tu és o meu servo, a ti te escolhi e nunca te rejeitei.
Isa 41:10 Não temas, porque eu estou comtigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus: eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a dextra da minha justiça.
Isa 41:11 Eis que, envergonhados e confundidos serão todos os que se indignaram contra ti: tornar-se-hão como nada, e os que contenderem comtigo, perecerão.
Isa 41:12 Buscal-os-has, porém não os acharás; porém os que pelejarem comtigo, tornar-se-hão como nada, e como coisa que não é nada, os que guerrearem comtigo.
Isa 41:13 Porque eu, Yahweh teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, que eu te ajudo.
Isa 41:14 Não temas, ó bicho Jacob, povosinho d’Israel; eu te ajudo, diz Yahweh, e o teu redemptor é o Sancto d’Israel.
Isa 41:15 Eis que te puz por trilho agudo novo, que tem dentes agudos: os montes trilharás e moerás; e os outeiros tornarás como a folhelho.
Isa 41:16 Tu os padejarás e o vento os levará, e o tufão os espalhará, porém tu te alegrarás em Yahweh e te gloriarás no Sancto d’Israel.
Isa 41:17 Os afflictos e necessitados buscam aguas, mas nenhumas ha, e a sua lingua se secca de sêde: eu Yahweh os ouvirei, eu o Deus d’Israel os não desampararei.
Isa 41:18 Abrirei rios em
logares altos, e fontes no meio dos valles: tornarei o deserto em tanques de aguas, e a terra secca em mananciaes d’aguas.
Isa 41:19 Plantarei no deserto o cedro, a arvore de sitta, e a murta, e a oliveira: juntamente porei no ermo a faia, o olmeiro e o alamo;
Isa 41:20 Para que todos vejam, e saibam, e considerem, e juntamente entendam que a mão de Yahweh fez isto, e o Sancto d’Israel o creou.
Isa 41:21 Produzi a vossa demanda, diz Yahweh: trazei as vossas firmes razões, diz o Rei de Jacob.
Isa 41:22 Produzam e annunciem-nos as coisas que hão de acontecer: annunciae-nos quaes foram as coisas passadas, para que attentemos para ellas, e saibamos o fim d’ellas; ou fazei-nos ouvir as coisas futuras.
Isa 41:23 Annunciae-nos as coisas que ainda hão de vir, para que saibamos que sois deuses: ou fazei bem, ou fazei mal, para que nos assombremos, e juntamente o veremos.
Isa 41:24 Eis que sois menos do que nada e a vossa obra é menos do que nada: abominação é quem vos escolhe.
Isa 41:25 Desperto a um do norte, que ha de vir do nascimento do sol, e invocará o meu nome; e virá sobre os magistrados, como sobre o lodo, e, como o oleiro pisa o barro, os pisará.
Isa 41:26 Quem annunciou isto desde o principio, para que o possamos saber, ou desde antes, para que digamos: Justo é? Porém não ha quem annuncie, nem tão pouco quem manifeste, nem tão pouco quem ouça as vossas palavras.
Isa 41:27 Eu, o primeiro, sou o que digo a Sião: Eis que ali estão: e a Jerusalem darei um annunciador de boas novas.
Isa 041:28 Porque olhei, porém ninguem havia; nem mesmo entre estes conselheiro algum havia a quem perguntasse ou que me respondesse palavra.
Isa 41:29 Eis que todos são vaidade; as suas obras não são nada; as suas imagens de fundição são vento e nada.
Isa 42:1 Eis aqui o meu Servo, a quem sustenho, o meu Eleito, em quem se apraz a minha alma; puz o meu espirito sobre elle; juizo produzirá aos gentios.
Isa 42:2 Não clamará, nem alçará a sua voz, nem fará ouvir a sua voz na praça.
Isa 42:3 A canna trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega: com verdade produzirá o juizo;
Isa 42:4 Não se encobrirá, nem será quebrantado, até que ponha na terra o juizo: e as ilhas aguardarão a sua doutrina.
Isa 42:5 Assim diz Deus, Yahweh, que creou os céus, e os estendeu, e espraiou a terra, e a tudo quanto produz: que dá a respiração ao povo que habita n’ella, e o espirito aos que andam n’ella.
Isa 42:6 Eu Yahweh te chamei em justiça, e te tomarei pela mão, e te guardarei, e te darei por concerto do povo, e para luz dos gentios;
Isa 42:7 Para abrir os olhos cegos, para tirar da prisão os presos, e da casa do carcere os que jazem em trevas.
Isa 42:8 Eu sou Yahweh; este é o meu nome; a minha gloria pois a outrem não darei, nem o meu louvor ás imagens de esculptura.
Isa 42:9 Eis que as coisas d’antes já vieram, e as novas eu vos annuncio, e, antes que venham á luz, vol-as faço ouvir.
Isa 42:10 Cantae a Yahweh um cantico novo, e o seu louvor desde o fim da terra: como tambem vós os que navegaes pelo mar, e tudo quanto ha n’ella; vós, ilhas, e seus habitadores.
Isa 42:11 Alcem a voz o deserto e as suas cidades, com as aldeias que Kedar habita: exultem os que habitam nas rochas, e clamem do cume dos montes.
Isa 42:12 Dêem a gloria a Yahweh, e annunciem o seu louvor nas ilhas.
Isa 42:13 Yahweh como valente sairá, como homem de guerra despertará o zelo: exultará, e fará grande arruido, e sujeitará a seus inimigos.
Isa 42:14 Já ha muito me calei; estive posto em silencio, e me retive: darei gritos como a que está de parto, e a todos os assolarei e juntamente devorarei.
Isa 42:15 Os montes e outeiros tornarei em deserto, e toda a sua herva farei seccar, e tornarei os rios em ilhas, e as lagoas seccarei.
Isa 42:16 E guiarei os cegos pelo caminho que nunca conheceram, os farei caminhar pelas veredas que não conheceram: tornarei as trevas em luz perante elles, e as coisas tortas farei direitas. Estas coisas lhes farei, e nunca os desampararei.
Isa 42:17 Mas serão tornados atraz e confundir-se-hão de vergonha os que confiam em imagens de esculptura, e dizem ás imagens de fundição: Vós sois nossos deuses.
Isa 42:18 Surdos, ouvi, e vós, cegos, olhae, para que possaes ver.
Isa 42:19 Quem é cego, senão o meu servo, ou surdo como o meu mensageiro, a quem envio? e quem é cego como o perfeito, e cego como o servo de Yahweh?
Isa 42:20 Bem vêdes vós muitas coisas, porém vós as não guardaes: ainda que abre os ouvidos, comtudo nada ouve
Isa 42:21 Yahweh se agradava d’elle por amor da sua justiça: engrandeceu pela lei, e o fez glorioso.
Isa 42:22 Porém este é um povo roubado e saqueado: todos estão enlaçados em cavernas, e escondidos nas casas dos carceres: são postos por preza, e ninguem ha que os livre, por despojo, e ninguem diz: Restitue.
Isa 42:23 Quem ha entre vós que ouça isto? que attenda e ouça o que ha de ser depois?
Isa 42:24 Quem entregou a Jacob por despojo, e a Israel aos roubadores? porventura não foi Yahweh, aquelle contra quem peccámos, e nos caminhos do qual não queriam andar e não davam ouvidos á sua lei?
Isa 42:25 Pelo que derramou sobre elles a indignação da sua ira, e a força da guerra, e lhes poz labaredas em redor: porém n’isso não attentaram; e os queimou, porém não pozeram n’isso o coração.
Isa 43:1 Porém agora, assim diz Yahweh que te creou, ó Jacob, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi: chamei-te pelo teu nome, tu és meu.
Isa 43:2 Quando passares pelas aguas estarei comtigo, e quando pelos rios, não te submergirão: quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chamma arderá em ti.
Isa 43:3 Porque eu sou Yahweh teu Deus, o Sancto d’Israel, o teu Salvador: dei ao Egypto por teu resgate a Ethiopia e a Seba, em teu logar.
Isa 43:4 Emquanto foste precioso aos meus olhos, tambem foste glorificado, e eu te amei, pelo que dei os homens por ti, e os povos pela tua alma.
Isa 43:5 Não temas, pois, porque estou comtigo: trarei a tua semente desde o oriente, e te ajuntarei desde o occidente.
Isa 43:6 Direi ao norte; Dá; e ao sul; Não retenhas: trazei meus filhos de longe, e minhas filhas das extremidades da terra.
Isa 43:7 Todos os chamados do meu nome, e os que creei para a minha gloria, os formei, e tambem os fiz.
Isa 43:8 Trazei o povo cego, que tem olhos; e os surdos, que teem ouvidos.
Isa 43:9 Todas as nações se congreguem juntamente, e os povos se reunam; quem d’entre elles pode annunciar isto, e fazer-nos ouvir as coisas antigas? produzam as suas testemunhas, para que se justifiquem, e se ouça, e se diga: Verdade é.
Isa 43:10 Vós sois as minhas testemunhas, diz Yahweh, e o meu servo, a quem escolhi; para que o saibaes, e me creiaes, e entendaes que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.
Isa 43:11 Eu, eu sou Yahweh, e fóra de mim não ha Salvador.
Isa 43:12 Eu annunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e Deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz Yahweh; eu sou Deus.
Isa 43:13 Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguem ha que possa fazer escapar das minhas mãos: obrando eu, quem o desviará?
Isa 43:14 Assim diz Yahweh, teu Redemptor, o Sancto d’Israel: Por amor de vós enviei a Babylonia, e a todos os fiz descer como fugitivos, a saber, os chaldeos, nos navios em que exultavam.
Isa 43:15 Eu sou Yahweh, vosso Sancto, o Creador d’Israel, vosso Rei.
Isa 43:16 Assim diz Yahweh, o que preparou no mar um caminho, e nas aguas impetuosas uma vereda;
Isa 43:17 O que trouxe o carro e o cavallo, o exercito e a força: elles juntamente se deitaram, e nunca se levantarão: já estão apagados; como um pavio se apagaram.
Isa 43:18 Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.
Isa 43:19 Eis que farei uma coisa nova, agora sairá á luz: porventura não a sabereis? porque porei um caminho no deserto, e rios no ermo.
Isa 43:20 Os animaes do campo me servirão, os dragões, e os filhos do abestruz; porque porei aguas no deserto, e rios no ermo, para dar de beber ao meu povo, ao meu eleito.
Isa 43:21 A este povo formei para mim; o meu louvor relatarão.
Isa 43:22 Comtudo tu não me invocaste a mim, ó Jacob, mas te cançaste de mim, ó Israel.
Isa 43:23 Não me trouxeste o gado miudo dos teus holocaustos, nem me honraste com os teus sacrificios; não te fiz servir com presentes, nem te fatiguei com incenso.
Isa 43:24 Não me compraste por dinheiro canna aromatica, nem com a gordura dos teus sacrificios me encheste, mas me déste trabalho com os teus peccados, e me cançaste com as tuas maldades.
Isa 43:25 Eu, eu sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus peccados me não lembro.
Isa 43:26 Faze-me lembrar; entremos em juizo juntamente: aponta tu as tuas razões, para que te possa justificar.
Isa 43:27 Teu primeiro pae peccou, e os teus interpretes prevaricaram contra mim.
Isa 43:28 Pelo que profanarei os maioraes do sanctuario; e farei de Jacob um anathema, e de Israel um opprobrio.
Isa 44:1 Agora pois, ouve ó Jacob, servo meu, e tu ó Israel, a quem escolhi.
Isa 44:2 Assim diz Yahweh que te creou e te formou desde o ventre, e que te ajudará: Não temas, ó Jacob, servo meu, e tu, Jeshurun, a quem escolhi.
Isa 44:3 Porque derramarei agua sobre o sedento, e rios sobre a terra secca: derramarei o meu Espirito sobre a tua semente, e a minha benção sobre os teus descendentes.
Isa 44:4 E brotarão entre a herva, como salgueiros junto aos ribeiros das aguas.
Isa 44:5 Este dirá: Eu sou de Yahweh; e aquelle se chamará do nome de Jacob; e aquell’outro escreverá com a sua mão: Eu sou de Yahweh, e por sobrenome se tomará o nome de Israel.
Isa 44:6 Assim diz Yahweh, Rei d’Israel, e seu Redemptor,
Yahweh dos Exercitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o ultimo, e fóra de mim não ha Deus.
Isa 44:7 E quem chamará como eu, e d’antes annunciará isto, e o porá em ordem perante mim, desde que ordenei um povo eterno? e annunciem-lhes as coisas futuras, e as que ainda hão de vir
Isa 44:8 Não vos assombreis, nem temaes; porventura desde então não t’o fiz ouvir, e não annunciei? porque vós sois as minhas testemunhas. Porventura ha outro Deus fóra de mim? Não, não ha Rocha alguma mais, que eu conheça
Isa 44:9 Todos os artifices de imagens de esculptura são vaidade, e as suas coisas mais desejaveis são de nenhum prestimo; e ellas mesmas são as suas testemunhas; nada vêem nem entendem; pelo que serão confundidos.
Isa 44:10 Quem forma um deus, e funde uma imagem de esculptura, que é de nenhum prestimo?
Isa 44:11 Eis que todos os seus companheiros ficarão confundidos, pois os mesmos artifices são de entre os homens: ajuntem-se todos, e levantem-se; assombrar-se-hão, e serão juntamente confundidos.
Isa 44:12 O ferreiro faz o machado, e trabalha nas brazas, e o forma com martellos, e o lavra á força do seu braço: elle tem fome, e a sua força enfraquece, e não bebe agua, e desfallece.
Isa 44:13 O carpinteiro estende a regoa, o debuxa com a almagra, o aplaina com o cepilho, e o debuxa com o compasso: e o faz á similhança d’um homem, segundo a forma d’um homem, para se ficar em casa.
Isa 44:14 Quando corta para si cedros, então toma um cypreste, ou um carvalho, e esforça-se contra as arvores do bosque: planta um olmeiro, e a chuva o faz crescer.
Isa 44:15 Então servirá ao homem para queimar, e toma d’elles, e se aquenta, e os accende, e coze o pão: tambem faz um deus, e se prostra diante d’elle; tambem fabrica d’elle uma imagem d’esculptura, e ajoelha diante d’ella.
Isa 44:16 Metade d’elle queima no fogo, com a outra metade come carne; assa-a, e farta-se d’ella: tambem se aquenta, e diz: Ora já me aquentei, já vi o fogo.
Isa 44:17 Então do resto faz um deus, uma imagem de esculptura: ajoelha-se diante d’ella, e se inclina, e ora-lhe, e diz: Livra-me, porquanto tu és o meu deus.
Isa 44:18 Nada sabem, nem entendem; porque untou-lhes os olhos, para que não vejam, e os seus corações, para que não entendam.
Isa 44:19 E nenhum d’elles toma isto a peito, e já não teem conhecimento nem entendimento para dizer: Metade queimei no fogo, e cozi pão sobre as suas brazas, assei a ellas carne, e a comi: e faria eu do resto uma abominação? ajoelhar-me-hia eu ao que saiu d’uma arvore?
Isa 44:20 Apascenta-se de cinza: o seu coração enganado o desviou; de maneira que já não pode livrar a sua alma, nem dizer: Porventura não ha uma mentira na minha mão direita?
Isa 44:21 Lembra-te d’estas coisas ó Jacob e Israel, porquanto és meu servo; eu mesmo te formei, meu servo és, ó Israel; não me esquecerei de ti.
Isa 44:22 Desfaço as tuas transgressões como a nevoa, e os teus peccados como a nuvem: torna-te para mim, porque já eu te remi.
Isa 44:23 Cantae alegres, ó vós, céus, porque o Yahweh o fez: exultae vós, as partes mais baixas da terra, vós, montes, retumbae com jubilo; tambem vós, bosques, e todas as arvores que estão n’elles; porque Yahweh remiu a Jacob, e glorificou-se em Israel
Isa 44:24 Assim diz Yahweh, teu redemptor, e que te formou desde o ventre: Eu sou Yahweh que faço tudo, que, só eu, estendo os céus, e espraio a terra por mim mesmo;
Isa 44:25 Que desfaço os signaes dos inventores de mentiras, e enlouqueço aos adivinhos; que faço tornar atraz os sabios, e endoideço a sciencia d’elles;
Isa 44:26 Que confirma a palavra do seu servo, e cumpre o conselho dos seus mensageiros; que diz a Jerusalem: Tu serás habitada, e ás cidades de Judah: Sereis reedificadas, e eu levantarei as suas ruinas;
Isa 44:27 Que diz á profundeza: Secca-te, e eu seccarei os teus rios;
Isa 44:28 Que diz de Cyro: É meu pastor, e cumprirá todo o meu contentamento: dizendo tambem a Jerusalem: Sê edificada; e ao templo: Funda-te.
Isa 45:1 Assim diz Yahweh ao seu ungido, a Cyro, a quem tomo pela sua mão direita, para abater as nações diante de sua face, e eu soltarei os lombos dos reis, para abrir diante d’elle as portas, e as portas não se fecharão.
Isa 45:2 Eu irei diante de ti, e endireitarei os caminhos tortos: quebrarei as portas de bronze, e despedeçarei os ferrolhos de ferro.
Isa 45:3 E te darei os thesouros das escuridades, e as riquezas encobertas, para que possas saber que eu sou Yahweh, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.
Isa 45:4 Por amor de meu servo Jacob, e de Israel, meu eleito, eu a ti te chamei pelo teu nome, puz-te o teu sobrenome, ainda que me não conhecesses.
Isa 45:5 Eu sou Yahweh, e não ha outro: fóra de mim não ha Deus: eu te cingirei, ainda que tu me não conheças.
Isa 45:6 Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fóra de mim não ha outro: eu sou Yahweh, e não ha outro.
Isa 45:7 Eu fórmo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal: eu, Yahweh, faço todas estas coisas.
Isa 45:8 Distillae vós, céus, d’essas alturas, e as nuvens chovam justiça, abra-se a terra, e produza-se toda a sorte de salvação, e a justiça fructifique, juntamente; eu Yahweh, as creei
Isa 45:9 Ai d’aquelle que contende com o que o formou; o caco contenda com os cacos de barro: porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos?
Isa 45:10 Ai d’aquelle que diz ao pae: Que é o que geras? e á mulher: Que é o que pares?
Isa 45:11 Assim diz Yahweh, o Sancto de Israel, aquelle que o formou: Perguntae-me as coisas futuras; demandae-me ácerca de meus filhos, e ácerca da obra das minhas mãos.
Isa 45:12 Eu fiz a terra, e creei n’ella o homem; eu o fiz; as minhas mãos estenderam os céus, e a todos os seus exercitos dei as minhas ordens.
Isa 45:13 Eu o despertei em justiça, e todos os seus caminhos endireitarei: elle edificará a minha cidade, e soltará os meus captivos, não por preço nem por presentes, diz Yahweh dos Exercitos.
Isa 45:14 Assim diz Yahweh: O trabalho do Egypto, e o commercio dos ethiopes, e dos sabeos, homens d’alta estatura, se passarão para ti, e serão teus; irão atraz de ti, passarão em grilhões, e a ti se prostrarão; far-te-hão as suas supplicas diante de ti, dizendo: Devéras Deus está em ti, e nenhum outro deus ha mais.
Isa 45:15 Verdadeiramente tu és o Deus que se encobre, o Deus de Israel, o Salvador.
Isa 45:16 Envergonhar-se-hão, e tambem se confundirão todos: cairão juntamente na affronta os que fabricam imagens.
Isa 45:17 Porém Israel é salvo por Yahweh, por uma eterna salvação; pelo que não sereis envergonhados nem confundidos em todas as eternidades.
Isa 45:18 Porque assim diz Yahweh que tem creado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; elle a confirmou, não a creou vasia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou Yahweh e não ha outro.
Isa 45:19 Não fallei em occulto, nem em logar algum escuro da terra: não disse á semente de Jacob: Buscae-me em vão: eu sou Yahweh, que falla a justiça, e annuncio coisas rectas.
Isa 45:20 Congregae-vos, e vinde; chegae-vos juntos, os que escapastes das nações: nada sabem os que trazem em procissão as suas imagens de esculptura, de madeira feitas, e rogam a um deus que não pode salvar.
Isa 45:21 Annunciae, e chegae-vos, e tomae conselho todos juntos: quem fez ouvir isto desde a antiguidade? quem desde então o annunciou? porventura não sou eu, Yahweh? e não ha outro Deus senão eu; Deus justo e Salvador não o ha fóra de mim.
Isa 45:22 Virae-vos para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não ha outro.
Isa 45:23 Por mim mesmo tenho jurado, e já saiu da minha bocca a palavra de justiça, e não tornará atraz: que diante de mim se dobrará todo o joelho, e por mim jurará toda a lingua.
Isa 45:24 De mim se dirá: Devéras em Yahweh ha justiças e força: até elle chegarão; mas serão envergonhados todos os que se indignarem contra elle.
Isa 45:25 Porém em Yahweh será justificada, e se gloriará toda a semente de Israel.
Isa 46:1 Já Bel abatido está, já Nebo se encurvou, os seus idolos são postos sobre os animaes e sobre as bestas: as cargas dos vossos fardos são canceira para as bestas já cançadas.
Isa 46:2 Juntamente se encurvaram e se abateram; não poderam escapar da carga, mas a sua alma entrou em captiveiro.
Isa 46:3 Ouvi-me, ó casa de Jacob, e todo o residuo da casa de Israel; vós a quem trouxe nos braços desde o ventre, e levei desde a madre.
Isa 46:4 E até á velhice eu serei o mesmo, e ainda até ás cãs eu vos trarei: eu o fiz, e eu vos levarei, e eu vos trarei, e vos guardarei.
Isa 46:5 A quem me fareis similhante, e com quem me egualareis, e me comparareis, para que sejamos similhantes?
Isa 46:6 Gastam o oiro da bolsa, e pesam a prata com as balanças: alugam o ourives, e d’aquillo faz um deus, e diante d’elle se prostram e se inclinam.
Isa 46:7 Sobre os hombros o tomam, o levam, e o põem no seu logar; ali está em pé, do seu logar não se move: e, se alguem clama a elle, resposta nenhuma dá, nem o livra da sua tribulação.
Isa 46:8 Lembrae-vos d’isto, e tende animo: reconduzi-o ao coração, ó prevaricadores.
Isa 46:9 Lembrae-vos das coisas passadas desde a antiguidade: que eu sou Deus, e não ha outro Deus, não ha outro similhante a mim;
Isa 46:10 Que annuncio o fim desde o principio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não succederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade;
Isa 46:11 Que chamo a ave de rapina desde o oriente, e o homem do meu conselho desde terras remotas; porque assim o disse, e assim o farei vir; eu o formei, e tambem o farei.
Isa 46:12 Ouvi-me, ó duros de coração, os que estaes longe da justiça.
Isa 46:13 Faço chegar a minha justiça, e não estará ao
longe, e a minha salvação não tardará: mas estabelecerei em Sião a salvação, e em Israel a minha gloria.
Isa 47:1 Desce, e assenta-te no pó, ó virgem filha de Babylonia; assenta-te no chão; não ha já throno, ó filha dos chaldeos, porque nunca mais serás chamada a tenra nem a delicada.
Isa 47:2 Toma a mó, e moe a farinha: descobre as tuas guedelhas, descalça os pés, descobre as pernas e passa os rios.
Isa 47:3 A tua vergonha se descobrirá, e ver-se-ha o teu opprobrio: tomarei vingança, mas não irei contra ti como homem.
Isa 47:4 O nome do nosso redemptor é Yahweh dos Exercitos, o Sancto d’Israel.
Isa 47:5 Assenta-te calada, e entra nas trevas, ó filha dos chaldeos, porque nunca mais serás chamada senhora de reinos.
Isa 47:6 Muito me agastei contra o meu povo, profanei a minha herança, e os entreguei na tua mão: porém não usaste com elles de misericordia, e até sobre os velhos fizeste muito pesado o teu jugo
Isa 47:7 E dizias: Eu serei senhora para sempre: até agora não tomastes estas coisas em teu coração, nem te lembraste do fim d’ellas.
Isa 47:8 Agora pois ouve isto, tu que és dada a delicias, que habitas tão segura, que dizes no teu coração: Eu o sou, e fóra de mim não ha outra; não ficarei viuva, nem conhecerei a perda de filhos
Isa 47:9 Porém ambas estas coisas virão sobre ti n’um momento, no mesmo dia, perda de filhos e viuvez: em toda a sua perfeição virão sobre ti, por causa da multidão das tuas feitiçarias, por causa da abundancia dos teus muitos encantamentos.
Isa 47:10 Porque confiaste na tua maldade e disseste: Ninguem me pode ver; a tua sabedoria e a tua sciencia, essa te fez desviar, e disseste no teu coração: Eu o sou, e fóra de mim não ha outro.
Isa 47:11 Pelo que sobre ti virá mal de que não saberás a origem, e tal destruição cairá sobre ti, que a não poderás expiar; porque virá sobre ti de repente tão tempestuosa desolação, que a não poderás conhecer.
Isa 47:12 Deixa-te estar com os teus encantamentos, e com a multidão das tuas feitiçarias, em que trabalhaste desde a tua mocidade, a ver se te podes aproveitar, ou se porventura te podes fortificar.
Isa 47:13 Cançaste-te na multidão dos teus conselhos; levantem-se pois agora os agoureiros dos céus, os que contemplavam os astros, os prognosticadores das luas novas, e salvem-te do que ha de vir sobre ti
Isa 47:14 Eis que serão como a pragana, o fogo os queimará; não poderão arrancar a sua vida do poder da labareda; não serão brazas, para se aquentar a ellas, nem fogo para se assentar a elle.
Isa 47:15 Assim te serão aquelles com quem trabalhaste, os teus negociantes desde a tua mocidade: cada qual irá vagueando pelo seu caminho; ninguem te salvará.
Isa 48:1 Ouvi isto, casa de Jacob, que vos chamaes do nome d’Israel, e saistes das aguas de Judah, que juraes pelo nome de Yahweh, e fazeis menção do Deus de Israel, porém não em verdade nem em justiça.
Isa 48:2 E até da sancta cidade se nomeiam, e se firmam sobre o Deus de Israel; Yahweh dos Exercitos é o seu nome.
Isa 48:3 As coisas passadas já desde então annunciei, e procederam da minha bocca, e eu as fiz ouvir: apressuradamente as fiz, e vieram.
Isa 48:4 Porque eu sabia que eras duro, e a tua cerviz um nervo de ferro, e a tua testa de bronze.
Isa 48:5 Por isso t’o annunciei desde então, e t’o fiz ouvir antes que viesse, para que porventura não dissesses: O meu idolo fez estas coisas, ou a minha imagem de esculptura, ou a minha imagem de fundição as mandou.
Isa 48:6 Já o tens ouvido; olha bem para tudo isto; porventura assim vós o não annunciareis? desde agora te faço ouvir coisas novas e occultas, e que nunca conheceste.
Isa 48:7 Agora foram creadas, e não desde então, e antes d’este dia não as ouviste, para que porventura não digas: Eis que já eu as sabia.
Isa 48:8 Nem tu as ouviste, nem tu as conheceste, nem tão pouco desde então foi aberto o teu ouvido, porque eu sabia que obrarias muito perfidamente, e que foste chamado prevaricador desde o ventre.
Isa 48:9 Por amor do meu nome dilatarei a minha ira, e por amor do meu louvor me refrearei para comtigo, para que te não venha a cortar.
Isa 48:10 Eis que já te purifiquei, porém não como a prata: escolhi-te na fornalha da afflicção.
Isa 48:11 Por amor de mim, por amor de mim o farei, porque como seria profanado o meu nome? e a minha honra não a darei a outrem.
Isa 48:12 Dá-me ouvidos, ó Jacob, e tu, ó Israel, a quem chamei; eu sou o mesmo, eu o primeiro, eu tambem o ultimo.
Isa 48:13 Tambem a minha mão fundou a terra, e a minha dextra mediu os céus a palmos; eu os chamarei, e apparecerão juntos.
Isa 48:14 Ajuntae-vos todos vós, e ouvi: Quem ha, d’entre elles, que annunciasse estas coisas? Yahweh o amou, e executará a sua vontade contra Babylonia, e o seu braço será contra os chaldeos.
Isa 48:15 Eu, eu o tenho dito; tambem já eu o chamei, e o farei vir, e farei prospero o seu caminho.
Isa 48:16 Chegae-vos a mim, ouvi isto: Não fallei em occulto desde o principio, mas desde o tempo em que aquillo se fez eu estava ali, e agora o Senhor Yahweh me enviou o seu Espirito.
Isa 48:17 Assim diz Yahweh, o teu Redemptor, o Sancto de Israel: Eu sou Yahweh, o teu Deus, que te ensina o que é util, e te guia pelo caminho em que deves andar.
Isa 48:18 Ah! se déras ouvidos aos meus mandamentos! então seria a tua paz como o rio, e a tua justiça como as ondas do mar.
Isa 48:19 Tambem a tua semente seria como a areia, e os que procedem das tuas entranhas como o burgalhão d’ella, cujo nome nunca seria cortado nem destruido da minha face.
Isa 48:20 Sahi de Babylonia, fugi de entre os chaldeos. E annunciae com voz de jubilo; fazei ouvir isso, e levae-o até ao fim da terra: dizei: Yahweh remiu a seu servo Jacob.
Isa 48:21 E não tinham sêde, quando os levava pelos desertos; fez-lhes correr agua da rocha: fendendo elle as rochas, as aguas manavam d’ellas.
Isa 48:22 Porém os impios não teem paz, disse Yahweh.
Isa 49:1 Ouvi-me, ilhas, e escutae vós, povos de longe: Yahweh me chamou desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe fez menção do meu nome.
Isa 49:2 E fez a minha bocca como uma espada aguda, com a sombra da sua mão me cobriu: e me poz como uma frecha limpa, e me escondeu na sua aljava.
Isa 49:3 E me disse: Tu és meu servo: e Israel aquelle por quem hei de ser glorificado.
Isa 49:4 Porém eu disse: Debalde tenho trabalhado, inutil e vãmente gastei as minhas forças: todavia o meu direito está perante Yahweh, e o meu galardão perante o meu Deus
Isa 49:5 E agora diz Yahweh, que me formou desde o ventre para seu servo, que lhe tornasse a trazer Jacob a elle; porém Israel não se deixára ajuntar: comtudo aos olhos de Yahweh serei glorificado, e o meu Deus será a minha força.
Isa 49:6 Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribus de Jacob, e tornares a trazer os guardados em Israel: tambem te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até á extremidade da terra.
Isa 49:7 Assim diz Yahweh, o Redemptor de Israel, o seu Sancto, á alma desprezada, ao que a gente abomina, ao servo dos que dominam: Os reis o verão, e se levantarão, tambem os principes, e diante de ti se inclinarão, por amor de Yahweh, que é fiel, e do Sancto de Israel, que te escolheu.
Isa 49:8 Assim diz Yahweh: No tempo favoravel te ouvi e no dia da salvação te ajudei, e te guardarei, e te darei por concerto do povo, para restaurares a terra, para fazer possuir as herdades assoladas;
Isa 49:9 Para dizeres aos presos: Sahi; e aos que estão em trevas: Apparecei: pastarão nos caminhos, e em todos os logares altos haverá o seu pasto.
Isa 49:10 Nunca terão fome nem sêde, nem a calma nem o sol os affligirá; porque o que se compadece d’elles os guiará, e os levará mansamente aos mananciaes das aguas.
Isa 49:11 E tornarei a todos os meus montes em caminho; e as minhas veredas serão levantadas.
Isa 049:012 Eis que estes virão de longe, e eis que aquelles do norte, e do occidente, e aquell’outros da terra Sinim.
Isa 49:13 Exultae, ó céus, e alegra-te tu, terra, e vós, montes, estalae com jubilo, porque já Yahweh consolou o seu povo, e dos seus afflictos se compadecerá.
Isa 49:14 Porém Sião diz: Já me desamparou Yahweh, e Yahweh se esqueceu de mim.
Isa 49:15 Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que se não compadeça d’elle, do filho do seu ventre? ora ainda que esta se esquecesse d’elle, comtudo eu me não esquecerei de ti
Isa 49:16 Eis que em ambas as palmas das minhas mãos te tenho gravado: os teus muros estão continuamente perante mim.
Isa 49:17 Os teus filhos apressuradamente virão, porém os teus destruidores e os teus assoladores sairão para fóra de ti.
Isa 49:18 Levanta os teus olhos ao redor, e olha: todos estes que se ajuntam veem a ti: vivo eu, diz Yahweh, que de todos estes te vestirás, como d’um ornamento, e te cingirás d’elles como noiva.
Isa 49:19 Porque nos teus desertos, e nos teus logares solitarios, e na tua terra destruida, agora te verás apertada de moradores, e os que te devoravam se apartarão para longe de ti.
Isa 49:20 E ainda até os filhos da tua orphandade dirão aos teus ouvidos: Mui estreito é para mim este logar; aparta-te de mim, para que possa habitar n’elle.
Isa 49:21 E dirás no teu coração: Quem me gerou estes? pois eu estava desfilhada e solitaria; entrara em captiveiro, e me retirara; pois quem me creou estes? eis que eu só fui deixada de resto? e estes onde estavam?
Isa 49:22 Assim diz Yahweh: Eis que levantarei a minha mão para as nações, e aos povos arvorarei a minha bandeira: então trarão os teus filhos nos braços, e as tuas filhas serão levadas sobre os hombros.
Isa 49:23 E os reis serão os teus aios, e as suas princezas as tuas amas; diante de ti se inclinarão com o rosto em terra, e lamberão
o pó dos teus pés, e saberás que eu sou Yahweh, que os que confiam em mim não serão confundidos.
Isa 49:24 Porventura se tiraria a preza ao valente? ou os presos d’um justo escapariam?
Isa 49:25 Porém assim diz Yahweh: Por certo que os presos se tirarão ao valente, e a preza do tyranno escapará; porque eu contenderei com os teus contendedores, e os teus filhos eu remirei.
Isa 49:26 E sustentarei os teus oppressores com a sua propria carne, e com o seu proprio sangue se embriagarão, como com mosto; e toda a carne saberá que eu sou Yahweh, o teu Salvador e o teu Redemptor, o Forte de Jacob.
Isa 50:1 Assim diz Yahweh: Que libello de divorcio é este de vossa mãe, pelo qual eu a repudiei? ou quem é o meu crédor, a quem eu vos tenha vendido? eis que por vossas maldades fostes vendidos, e por vossas prevaricações vossa mãe foi repudiada.
Isa 50:2 Por que razão vim eu, e ninguem appareceu? chamei, e ninguem respondeu? porventura tanto se encolheu a minha mão, que já não possa remir? ou não ha mais força em mim para livrar? eis que com a minha reprehensão faço seccar o mar, torno os rios em deserto, até que cheirem mal os seus peixes, porquanto não teem agua e morrem de sêde.
Isa 50:3 Eu visto os céus de negridão, e pôr-lhes-hei um sacco para a sua cobertura.
Isa 50:4 O Senhor Yahweh me deu uma lingua erudita, para que saiba fallar a seu tempo uma boa palavra com o cançado: desperta-me todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que ouça, como aquelles que aprendem.
Isa 50:5 O Senhor Yahweh me abriu os ouvidos, e eu não sou rebelde: não me retiro para traz.
Isa 50:6 As minhas costas dou aos que me ferem, e as minhas faces aos que me arrancam os cabellos: não escondo a minha face de opprobrios e de escarros.
Isa 50:7 Porque o Senhor Yahweh me ajuda, pelo que me não confundo: por isso puz o meu rosto como um seixo, porque sei que não serei confundido.
Isa 50:8 Perto está o que me justifica; quem contenderá comigo? compareçamos juntamente: quem tem alguma causa contra mim? chegue-se para mim.
Isa 50:9 Eis que o Senhor Yahweh me ajuda; quem ha que me condemne? eis que todos elles como vestidos se envelhecerão, e a traça os comerá.
Isa 50:10 Quem ha entre vós que tema a Yahweh, e ouça a voz do seu servo? quando andar em trevas, e não tiver luz nenhuma, confie no nome de Yahweh, e firme-se sobre o seu Deus.
Isa 50:11 Eis que todos vós, que accendeis fogo, e vos cingis com faiscas, andae entre as labaredas do vosso fogo, e entre as faiscas que accendestes: isto vos vem da minha mão, e em tormentos jazereis.
Isa 51:1 Ouvi-me vós, os que seguis justiça, os que buscaes a Yahweh: olhae para a rocha d’onde fostes cortados, e para a caverna do poço d’onde fostes cavados.
Isa 51:2 Olhae para Abrahão, vosso Pae, e para Sarah, que vos pariu; porque, sendo elle só, o chamei, e o abençoei e multipliquei.
Isa 51:3 Porque Yahweh consolará a Sião; consolará a todos os seus logares desertos, e fará o seu deserto como o Eden, e a sua solidão como o jardim de Yahweh: gozo e alegria se achará n’ella, acção de graças, e voz de melodia.
Isa 51:4 Attendei-me, povo meu, e, nação minha, inclinae os ouvidos para mim; porque de mim sairá a lei, e o meu juizo farei repousar para luz dos povos.
Isa 51:5 Perto está a minha justiça, vem saindo a minha salvação, e os meus braços julgarão os povos: as ilhas me aguardarão, e no meu braço esperarão.
Isa 51:6 Levantae os vossos olhos para os céus, e olhae para a terra de baixo, porque os céus desapparecerão como o fumo, e a terra se envelhecerá como um vestido, e os seus moradores morrerão similhantemente; porém a minha salvação durará para sempre, e a minha justiça não será quebrantada
Isa 51:7 Ouvi-me, vós que conheceis a justiça, vós, povo em cujo coração está a minha lei: não temaes o opprobrio dos homens, nem vos turbeis pelas suas injurias.
Isa 51:8 Porque a traça os roerá como a um vestido, e o bicho os comerá como á lã: mas a minha justiça durará para sempre, e a minha salvação de geração em geração
Isa 51:9 Desperta-te, desperta-te, veste-te de força, ó braço de Yahweh: desperta-te como nos dias já passados, como nas gerações antigas; porventura não és tu aquelle que cortou em pedaços a Rahab, o que feriu ao dragão?
Isa 51:10 Não és tu aquelle que seccou o mar, as aguas do grande abysmo? o que fez o caminho no fundo do mar, para que passassem os remidos?
Isa 51:11 Assim tornarão os resgatados de Yahweh, e virão a Sião com jubilo, e perpetua alegria haverá sobre as suas cabeças: gozo e alegria alcançarão, a tristeza e o gemido fugirão.
Isa 51:12 Eu, eu sou aquelle que vos consola; quem pois és tu, para que temas o homem, que é mortal? ou o filho do homem, que se tornará em feno?
Isa 51:13 E te esqueces de Yahweh que te fez, que estendeu os céus, e fundou a terra, e temes continuamente todo o dia o furor do angustiador, quando se prepara para destruir: pois onde está o furor do que te attribulava?
Isa 51:14 O exilado captivo depressa será solto, e não morrerá na caverna, e o seu pão lhe não faltará.
Isa 51:15 Porque eu sou Yahweh teu Deus, que fendo o mar, e bramem as suas ondas. Yahweh dos Exercitos é o seu nome.
Isa 51:16 E ponho as minhas palavras na tua bocca, e te cubro com a sombra da minha mão; para plantar os céus, e para fundar a terra, e para dizer a Sião: Tu és o meu povo.
Isa 51:17 Desperta, desperta, levanta-te, ó Jerusalem, que bebeste da mão de Yahweh o calix do seu furor; bebeste e chupaste as fezes do calix da vagueação.
Isa 51:18 De todos os filhos que pariu nenhum ha que a guie mansamente; e de todos os filhos que creou nenhum que a tome pela mão.
Isa 51:19 Estas duas coisas te aconteceram; quem tem compaixão de ti? a assolação, e o quebrantamento, e a fome, e a espada! por quem te consolarei?
Isa 51:20 Já os teus filhos desmaiaram, jazem nas entradas de todos os caminhos, como o boi montez na rede; cheios estão do furor de Yahweh e da reprehensão do teu Deus.
Isa 51:21 Pelo que agora ouve isto, ó oppressa, e embriagada, mas não de vinho.
Isa 51:22 Assim diz o teu Senhor, Yahweh, e teu Deus, que pleiteará a causa do seu povo: Eis que eu tomo da tua mão o calix da vagueação, as fezes do calix do meu furor; nunca mais o beberás.
Isa 51:23 Porém pôl-o-hei nas mãos dos que te entristeceram, que dizem á tua alma: Abaixa-te, e passaremos sobre ti: e tu pozeste as tuas costas como chão, e como caminho, aos viandantes.
Isa 52:1 Desperta desperta, veste-te da tua fortaleza, ó Sião: veste-te dos teus vestidos formosos, ó Jerusalem, cidade sancta; porque nunca mais entrará em ti nem incircumciso nem immundo.
Isa 52:2 Sacode-te do pó, levanta-te, e assenta-te, ó Jerusalem: solta-te das ataduras de teu pescoço, ó captiva filha de Sião.
Isa 52:3 Porque assim diz Yahweh: Por nada fostes vendidos: tambem sem dinheiro sereis resgatados.
Isa 52:4 Porque assim diz o Senhor Yahweh: O meu povo em tempos passados desceu ao Egypto, para peregrinar lá, e a Assyria sem razão o opprimiu.
Isa 52:5 E agora, que tenho eu aqui que fazer? diz Yahweh; pois o meu povo foi tomado sem nenhuma razão: e os que dominam sobre elle o fazem uivar, diz Yahweh; e o meu nome é blasphemado incessantemente todo o dia.
Isa 52:6 Portanto o meu povo saberá o meu nome, por esta causa, n’aquelle dia; porque eu mesmo sou o que digo: Eis-me aqui.
Isa 52:7 Quão suaves são sobre os montes os pés do que annuncia as boas novas, o que faz ouvir a paz; do que annuncia o bem, que faz ouvir a salvação: do que diz a Sião: O teu Deus reina
Isa 52:8 Uma voz dos teus atalaias se ouve, alçam a voz, juntamente exultam; porque olho a olho verão, quando Yahweh tornar a trazer a Sião.
Isa 52:9 Clamae cantando, exultae juntamente, desertos de Jerusalem; porque Yahweh consolou o seu povo, remiu a Jerusalem.
Isa 52:10 Yahweh desnudou o seu sancto braço perante os olhos de todas as nações; e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus.
Isa 52:11 Retirae-vos, retirae-vos, sahi d’ahi, não toqueis coisa immunda: sahi do meio d’ella, purificae-vos, os que levaes os vasos de Yahweh.
Isa 52:12 Porque não sairieis apressadamente, nem vos ireis fugindo; porque Yahweh irá diante de vós, e o Deus d’Israel será a vossa rectaguarda.
Isa 52:13 Eis que o meu servo obrará com prudencia: será exaltado, e elevado, e mui sublime.
Isa 52:14 Como pasmaram muitos á vista de ti, de que o seu parecer estava tão desfigurado mais do que o de outro qualquer, e a sua figura mais do que a dos outros filhos dos homens,
Isa 52:15 Assim borrifará muitas nações, e os reis fecharão as suas boccas por causa d’elle; porque aquillo que não lhes foi annunciado o verão, e aquillo que elles não ouviram o entenderão.
Isa 53:1 Quem deu credito á nossa prégação? e a quem se manifestou o braço de Yahweh?
Isa 53:2 Porque foi subindo como renovo perante elle, e como raiz d’uma terra secca; não tinha parecer nem formosura; e, olhando nós para elle, não havia apparencia n’elle, para que o desejassemos.
Isa 53:3 Era desprezado, e o mais indigno entre os homens, homem de dôres, e experimentado nos trabalhos; e como um de quem os homens escondiam o rosto era desprezado, e não fizemos d’elle caso algum.
Isa 53:4 Verdadeiramente elle tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dôres levou sobre si; e nós o reputavamos por afflicto, ferido de Deus, e opprimido.
Isa 53:5 Porém elle foi ferido pelas nossas transgressões, e moido pelas nossas iniquidades: o castigo que nos traz a paz estava sobre elle, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Isa 53:6 Todos nós andavamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho: porém Yahweh fez cair sobre elle a iniquidade de nós todos.
Isa 53:7 Exigindo-se-lhe, elle foi opprimido, porém não abriu
a sua bocca: como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim não abriu a sua bocca.
Isa 53:8 Da ancia e do juizo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? porque foi cortado da terra dos viventes: pela transgressão do meu povo a praga estava sobre elle.
Isa 53:9 E pozeram a sua sepultura com os impios, e com o rico estava na sua morte; porquanto nunca fez injustiça, nem houve engano na sua bocca.
Isa 53:10 Porém a Yahweh agradou moel-o, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se pozer por expiação do peccado, verá a sua semente e prolongará os dias; e o bom prazer de Yahweh prosperará na sua mão.
Isa 53:11 O trabalho da sua alma elle verá, e se fartará; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos: porque as suas iniquidades levará sobre si.
Isa 53:12 Pelo que lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá elle o despojo; porque derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; e levou sobre si o peccado de muitos, e intercede pelos transgressores.
Isa 54:1 Canta alegremente, ó esteril, que não parias: exclama de prazer com alegre canto, e exulta, tu que não tiveste dôres de parto; porque mais são os filhos da solitaria, do que os filhos da casada, diz Yahweh.
Isa 54:2 Alarga o logar da tua tenda, e as cortinas das tuas habitações se estendam; não o impeças: alonga as tuas cordas, e affixa bem as tuas estacas.
Isa 54:3 Porque trasbordarás á mão direita e á esquerda; e a tua semente possuirá as nações e farão habitar as cidades assoladas.
Isa 54:4 Não temas, porque não serás envergonhada; e não te envergonhes, porque não serás confundida: antes te esquecerás da vergonha da tua mocidade, e não te lembrarás mais do opprobrio da tua viuvez.
Isa 54:5 Porque o teu Creador é o teu marido, Yahweh dos Exercitos é o seu nome; e o Sancto de Israel é o teu Redemptor; será chamado o Deus de toda a terra.
Isa 54:6 Porque Yahweh te chamou como a mulher desamparada, e triste de espirito: comtudo tu és a mulher da mocidade, ainda que foste desprezada, diz o teu Deus.
Isa 54:7 Por um pequeno momento te deixei, porém com grandes misericordias te recolherei;
Isa 54:8 Com uma pouca de ira escondi a minha face de ti por um momento; porém com benignidade eterna me compadecerei de ti, diz Yahweh, o teu Redemptor.
Isa 54:9 Porque isto será para mim como as aguas de Noé, quando jurei que as aguas de Noé não passariam mais sobre a terra: assim jurei que não me irarei mais contra ti, nem te reprehenderei.
Isa 54:10 Porque os montes se desviarão, e os outeiros tremerão; porém a minha benignidade se não desviará de ti, e o concerto da minha paz se não mudará, diz Yahweh, que se compadece de ti.
Isa 54:11 Tu, opprimida, arrojada com a tormenta e desconsolada, eis que eu porei as tuas pedras com todo o ornamento, e te fundarei sobre as safiras.
Isa 54:12 E as tuas janellas farei crystallinas, e as tuas portas de rubins, e todos os teus termos de pedras apraziveis.
Isa 54:13 E todos os teus filhos serão doutrinados de Yahweh; e a paz de teus filhos será abundante.
Isa 54:14 Com justiça serás confirmada: alonga-te da oppressão, porque já não temerás; como tambem do espanto, porque não chegará a ti.
Isa 54:15 Eis que certamente se ajuntarão contra ti, porém não comigo: quem se ajuntar contra ti cairá por amor de ti.
Isa 54:16 Eis que eu creei o ferreiro, que assopra as brazas no fogo, e que produz a ferramenta para a sua obra: tambem eu creei o destruidor, para desfazer.
Isa 54:17 Toda a ferramenta preparada contra ti não prosperará, e toda a lingua que se levantar contra ti em juizo tu a condemnarás: esta é a herança dos servos de Yahweh, e a sua justiça vem de mim, diz Yahweh.
Isa 55:1 Ó vós, todos os que tendes sêde, vinde ás aguas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprae, e comei; sim, vinde, pois, comprae, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite
Isa 55:2 Porque gastaes o dinheiro n’aquillo que não é pão? e o producto do vosso trabalho n’aquillo que não pode fartar? ouvi-me attentamente, e comei o bem, e a vossa alma se deleite com a gordura.
Isa 55:3 Inclinae os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque comvosco farei um concerto perpetuo, dando-vos as firmes beneficencias de David.
Isa 55:4 Eis que eu o dei por testemunha aos povos, por principe e mandador dos povos.
Isa 55:5 Eis que chamarás a uma nação que nunca conheceste, e uma nação que nunca te conheceu correrá para ti, por amor de Yahweh teu Deus, e do Sancto de Israel; porque elle te glorificou.
Isa 55:6 Buscae a Yahweh emquanto se pode achar, invocae-o emquanto está perto.
Isa 55:7 O impio deixe o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta a Yahweh; e se compadecerá d’elle; como tambem ao nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.
Isa 55:8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz Yahweh.
Isa 55:9 Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.
Isa 55 :10 Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não torna, porém rega a terra, e a faz produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come
Isa 55:11 Assim será a minha palavra, que sair da minha bocca; ella não tornará a mim vazia; antes fará o que me apraz, e prosperará n’aquillo para o que a enviei.
Isa 55:12 Porque com alegria saireis, e em paz sereis guiados: os montes e os outeiros exclamarão de prazer perante a vossa face, e todas as arvores do campo baterão as palmas.
Isa 55:13 Em logar do espinheiro crescerá a faia, e em logar da sarça crescerá a murta: o que será para Yahweh por nome, e por signal eterno, que nunca se apagará.
Isa 56:1 Assim diz Yahweh: Guardae o juizo, e fazei justiça, porque já a minha salvação está perto, para vir, e a minha justiça, para se manifestar.
Isa 56:2 Bemaventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão d’isto; que se guarda de profanar o sabbado, e guarda a sua mão de perpetrar algum mal.
Isa 56:3 E não falle o filho do estrangeiro, que se houver chegado a Yahweh, dizendo: De todo me apartou Yahweh do seu povo: nem tão pouco diga o eunucho: Eis que eu sou uma arvore secca.
Isa 56:4 Porque assim diz Yahweh dos eunuchos, que guardam os meus sabbados, e escolhem aquillo em que eu me agrado, e abraçam o meu concerto:
Isa 56:5 Tambem lhes darei na minha casa e dentro dos meus muros um logar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas: um nome eterno darei a cada um d’elles, que nunca se apagará.
Isa 56:6 E aos filhos dos estrangeiros, que se chegarem a Yahweh, para o servirem, e para amarem o nome de Yahweh, e para lhe servirem de servos, todos os que guardarem o sabbado, não o profanando, e os que abraçarem o meu concerto,
Isa 56:7 Tambem os levarei ao meu sancto monte, e os festejarei na minha casa de oração, os seus holocaustos e os seus sacrificios serão acceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada a casa de oração para todos os povos
Isa 56:8 Assim diz o Senhor Yahweh, que ajunta os dispersos de Israel: Ainda mais lhe ajuntarei com os que já se lhe ajuntaram.
Isa 56:9 Vós, todas as bestas do campo, todas as bestas dos bosques, vinde a comer.
Isa 56:10 Todos os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar: andam adormecidos, estão deitados, e amam o tosquenejar.
Isa 56:11 E estes cães são golosos, não se podem fartar; e elles são pastores que nada sabem entender: todos elles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganancia, cada um por sua parte.
Isa 56:12 Vinde, dizem, trarei vinho, e beberemos bebida forte; e o dia d’ámanhã será como este, e ainda maior e mais famoso.
Isa 57:1 Perece o justo, e não ha quem considere n’isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguem considere que o justo é recolhido antes do mal.
Isa 57:2 Entrará em paz: descançarão nas suas camas, os que houverem andado na sua rectidão.
Isa 57:3 Porém chegae-vos aqui, vós os filhos da agoureira, semente adulterina, e que commetteis fornicação.
Isa 57:4 De quem fazeis o vosso passatempo? contra quem alargaes a bocca, e deitaes para fóra a lingua? porventura não sois filhos da transgressão, semente da falsidade,
Isa 57:5 Que vos esquentaes com os deuses debaixo de toda a arvore verde, e sacrificaes os filhos nos ribeiros, debaixo dos cantos dos penhascos?
Isa 57:6 Nas pedras lisas dos ribeiros está a tua parte; estas, estas são a tua sorte; a estas tambem derramas a tua libação, e lhes offereces offertas: contentar-me-hia eu d’estas coisas?
Isa 57:7 Sobre os montes altos e levantados pões a tua cama; e lá sobes para sacrificar sacrificios.
Isa 57:8 E detraz das portas e dos umbraes pões os teus memoriaes; porque, desviando-te de mim, a outros te descobres, e sobes, alargas a tua cama, e fazes concerto com alguns d’elles: amas a sua cama, onde quer que a vês.
Isa 57:9 E vaes ao rei com oleo, e multiplicas os teus perfumes; e envias os teus embaixadores para longe, e te abates até aos infernos.
Isa 57:10 Na tua comprida viagem te cançaste; porém não dizes: É coisa desesperada: o que buscavas achaste; por isso não adoeces.
Isa 57:11 Mas de que tiveste receio, ou a quem temeste? porque mentiste, e não te lembraste de mim, nem no teu coração me pozeste? não é porventura porque eu me calo, e isso já desde muito tempo, e me não temes?
Isa 57:12 Eu publicarei a tua justiça, e as tuas obras, que não te aproveitarão.
Isa 57:13 Quando vieres a clamar, livrem-te os teus congregados; porém o vento a todos levará, e a vaidade
os arrebatará: mas o que confia em mim possuirá a terra, e herdará o meu sancto monte.
Isa 57:14 E dir-se-ha: Aplainae, aplainae a estrada, preparae o caminho: tirae os tropeços do caminho do meu povo.
Isa 57:15 Porque assim diz o alto e o sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é sancto: Na altura e no logar sancto habito; como tambem com o contrito e abatido de espirito, para vivificar o espirito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos.
Isa 57:16 Porque para sempre não contenderei, nem continuamente me indignarei; porque o espirito perante a minha face se opprimiria, e as almas que eu fiz.
Isa 57:17 Pela iniquidade da sua avareza me indignei, e os feri: escondi-me, e indignei-me; comtudo, rebeldes, seguiram o caminho do seu coração.
Isa 57:18 Eu vejo os seus caminhos, e os sararei, e os guiarei, e lhes tornarei a dar consolações, a saber, aos seus pranteadores.
Isa 57:19 Eu crio os fructos dos labios: paz, paz, para os que estão longe, e para os que estão perto, diz yahweh, e eu os sararei.
Isa 57:20 Mas os impios são como o mar bravo, porque não se pode aquietar, e as suas aguas lançam de si lama e lodo.
Isa 57:21 Os impios, diz o meu Deus, não teem paz.
Isa 58:1 Clama em alta voz, não te retenhas, levanta a tua voz como a trombeta e annuncia ao meu povo a sua transgressão, e á casa de Jacob os seus peccados.
Isa 58:2 Ainda que me buscam cada dia, tomam prazer em saber os meus caminhos, como um povo que obra justiça, e não deixa o direito do seu Deus: perguntam-me pelos direitos da justiça, e teem prazer em se chegarem a Deus,
Isa 58:3 Dizendo: Porque jejuamos nós, e tu não attentas para isso? Porque affligimos as nossas almas, e tu o não sabes? Eis que no dia em que jejuaes achaes o vosso contentamento, e estreitamente requereis todo o vosso trabalho.
Isa 58:4 Eis que para contendas e debates jejuaes, e para dardes punhadas impiamente: não jejueis como hoje, para fazer ouvir a vossa voz no alto.
Isa 58:5 Seria este o jejum que eu escolheria, que o homem um dia afflija a sua alma? que incline a sua cabeça como o junco, e estenda debaixo de si sacco e cinza? chamarias tu a isto jejum e dia aprazivel a Yahweh?
Isa 58:6 Porventura não é este o jejum que escolhi? que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo? e que deixes livres os quebrantados, e despedaces todo o jugo?
Isa 58:7 Porventura não é tambem que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desterrados? e, vendo o nú, o cubras, e não te escondas da tua carne?
Isa 58:8 Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante da tua face, e a gloria de Yahweh será a tua rectaguarda.
Isa 58:9 Então clamarás, e Yahweh te responderá; gritarás, e elle dirá: Eis-me aqui: se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o fallar vaidade;
Isa 58:10 E se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma afflicta: então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio dia
Isa 58:11 E Yahweh te guiará continuamente, e fartará a tua alma em grandes sequidões, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial de aguas, cujas aguas nunca faltam.
Isa 58:12 E os que de ti procederem edificarão os logares antigamente assolados; e levantarás os fundamentos de geração em geração: e chamar-te-hão reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar.
Isa 58:13 Se desviares o teu pé do sabbado, de fazeres a tua vontade no meu sancto dia, e chamares ao sabbado deleitoso, e o sancto dia de Yahweh, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua propria vontade, nem fallares as tuas proprias palavras,
Isa 58:14 Então te deleitarás em Yahweh, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, a te sustentarei com a herança de teu pae Jacob; porque a bocca de Yahweh o fallou.
Isa 59:1 Eis que a mão de Yahweh não está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido aggravado, para não poder ouvir.
Isa 59:2 Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus: e os vossos peccados encobrem o seu rosto de vós, para que não ouça.
Isa 59:3 Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos de iniquidade: os vossos labios fallam falsidade, a vossa lingua pronuncia perversidade.
Isa 59:4 Ninguem ha que clame pela justiça, nem ninguem que compareça em juizo pela verdade; confiam na vaidade, e andam fallando mentiras; concebem o trabalho, e parem a iniquidade.
Isa 59:5 Ovos de basilisco chocam, e tecem teias de aranha: o que comer dos ovos d’elles morrerá; e, apertando-os, sae d’elles uma vibora.
Isa 59:6 As suas teias não prestam para vestidos, nem se poderão cobrir com as suas obras: as suas obras são obras de iniquidade, e obra de violencia ha nas suas mãos.
Isa 59:7 Os seus pés correm para o mal, e se apressam para derramarem o sangue innocente: os seus pensamentos são pensamentos de iniquidade, destruição e quebrantamento ha nas suas estradas.
Isa 59:8 O caminho da paz não conhecem, nem ha juizo nos seus passos: as suas veredas torcem para si mesmos; todo aquelle que anda por ellas não tem conhecimento da paz.
Isa 59:9 Pelo que o juizo está longe de nós, e a justiça não nos alcança; esperámos pela luz, e eis que trevas nos veem; pelo resplandor, mas andamos em escuridão.
Isa 59:10 Apalpamos as paredes como cegos, e como sem olhos andamos apalpando: tropeçamos ao meio-dia como nas trevas, e nos logares escuros como mortos.
Isa 59:11 Todos nós bramamos como ursos, e continuamente gememos como pombas: esperamos pelo juizo, e não o ha; pela salvação, e está longe de nós.
Isa 59:12 Porque as nossas transgressões se multiplicaram perante ti, e os nossos peccados testificam contra nós; porque as nossas transgressões estão comnosco, e conhecemos as nossas iniquidades;
Isa 59:13 Como o prevaricar, e mentir contra Yahweh, e o retirar-se de após o nosso Deus, o fallar de oppressão e rebellião, o conceber e inventar palavras de falsidade do coração.
Isa 59:14 Pelo que o juizo se tornou atraz, e a justiça se poz de longe; porque a verdade anda tropeçando pelas ruas, e a equidade não pode entrar.
Isa 59:15 Sim, a verdade desfallece, e quem se desvia do mal arrisca-se a ser despojado: e Yahweh o viu, e pareceu mal aos seus olhos, por não haver juizo.
Isa 59:16 E vendo que ninguem havia, maravilhou-se de que não houvesse algum intercessor; pelo que o seu proprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua propria justiça o susteve;
Isa 59:17 Porque se vestiu de justiça, como de uma couraça, e poz o elmo da salvação na sua cabeça, e vestiu-se de vestidos de vingança por vestidura, e cobriu-se de zelo, como de um manto
Isa 59:18 Conforme as obras d’elles, assim dará a recompensa, furor aos seus adversarios, e recompensa aos seus inimigos: ás ilhas dará o pago.
Isa 59:19 Então temerão o nome de Yahweh desde o poente, e a sua gloria desde o nascente do sol: vindo o inimigo como uma corrente de aguas, o Espirito de Yahweh arvorará a bandeira contra elle.
Isa 59:20 E virá um Redemptor a Sião e aos que se convertem da transgressão em Jacob, diz Yahweh.
Isa 59:21 Quanto a mim, este é o meu concerto com elles, diz Yahweh: o meu espirito, que está sobre ti, e as minhas palavras, que puz em tua bocca, não se desviarão da tua bocca nem da bocca da tua semente, nem da bocca da semente da tua semente, diz Yahweh, desde agora e para todo o sempre.
Isa 60:1 Levanta-te, esclarece, porque já vem a tua luz, e a gloria de Yahweh já vae nascendo sobre ti.
Isa 60:2 Porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão os povos; porém sobre ti Yahweh virá nascendo, e a sua gloria se verá sobre ti.
Isa 60:3 E as nações caminharão á tua luz, e os reis ao resplandor que te nasceu.
Isa 60:4 Levanta em redor os teus olhos, e vê; todos estes já se ajuntaram, e veem a ti: teus filhos virão de longe, e tuas filhas se crearão á tua ilharga.
Isa 60:5 Então o verás, e serás illuminado, e o teu coração se espantará e alargará; porque a abundancia do mar se tornará a ti, e as riquezas das nações virão a ti.
Isa 60:6 A multidão de camelos te cobrirá, os dromedarios de Midian e Epha; todos virão de Seba: oiro e incenso trarão, e publicarão os louvores de Yahweh.
Isa 60:7 Todas as ovelhas de Kedar se congregarão a ti, os carneiros de Nebaioth te servirão: com agrado subirão ao meu altar, e eu glorificarei a casa da minha gloria.
Isa 60:8 Quem são estes que veem voando como nuvens, e como pombas ás suas janellas?
Isa 60:9 Certamente as ilhas me aguardarão, e primeiro os navios de Tarsis, para trazer teus filhos de longe, a sua prata e o seu oiro com elles, para o nome de Yahweh teu Deus, e para o Sancto de Israel, porquanto te glorificou.
Isa 60:10 E os filhos dos estrangeiros edificarão os teus muros, e os seus reis te servirão; porque no meu furor te feri, porém na minha benignidade tive misericordia de ti
Isa 60:11 E as tuas portas estarão abertas de continuo, nem de dia nem de noite se fecharão; para que tragam a ti as riquezas das nações, e, conduzidos com ellas, os seus reis.
Isa 60:12 Porque a nação e o reino que te não servirem perecerão; e as taes nações de todo serão assoladas.
Isa 60:13 A gloria do Libano virá a ti; a faia, o pinheiro, e o buxo juntamente, para ornarem o logar do meu sanctuario, e glorificarei o logar dos meus pés.
Isa 60:14 Tambem virão a ti, inclinando-se, os filhos dos que te opprimiram; e prostrar-se-hão ás plantas dos teus pés todos os que te blasphemaram; e chamar-te-hão a cidade de Yahweh, a Sião do Sancto de Israel.
Isa 60:15 Em logar de que foste deixada, e aborrecida, e ninguem passava por ti, te porei uma excellencia perpetua, um gozo de geração em geração.

Isa 60:16 E mamarás o leite das nações, e mamarás os peitos dos reis; e saberás que eu sou Yahweh, o teu Salvador, e o teu Redemptor, o Possante de Jacob.
Isa 60:17 Por cobre trarei oiro, e por ferro trarei prata, e por madeira bronze, e por pedras ferro: e farei pacificos os teus inspectores e justos os teus exactores.
Isa 60:18 Nunca mais se ouvirá violencia na tua terra, desolação nem destruição nos teus termos; mas aos teus muros chamarás salvação, e ás tuas portas louvor.
Isa 60:19 Nunca mais te servirá o sol para luz do dia, nem com o seu resplandor a lua te alumiará; mas Yahweh será a tua luz perpetua, e o teu Deus a tua gloria.
Isa 60:20 Nunca mais se porá o teu sol, nem a tua lua minguará; porque Yahweh será a tua luz perpetua, e os dias do teu luto se virão a acabar.
Isa 60:21 E todos os do teu povo serão justos, para sempre herdarão a terra; serão renovos por mim plantados, obra das minhas mãos, para que seja glorificado.
Isa 60:22 O mais pequeno virá a ser mil, e o minimo um povo grandissimo: eu, o Senhor, ao seu tempo o farei promptamente.
Isa 61:1 O Espirito do Senhor Yahweh está sobre mim; porque Yahweh me ungiu, para prégar boas novas aos mansos: enviou-me a restaurar os contritos de coração, a apregoar liberdade aos captivos, e a abertura de prisão aos presos;
Isa 61:2 A apregoar o anno acceitavel de Yahweh e o dia da vingança do nosso Deus, a consolar todos os tristes;
Isa 61:3 A ordenar aos tristes de Sião que se lhes dê ornamento por cinza, oleo de gozo por tristeza, vestidura de louvor por espirito angustiado; para que se chamem carvalhos de justiça, plantados de Yahweh, para que seja glorificado.
Isa 61:4 E edificarão os logares antigamente assolados, e restaurarão os de antes destruidos, e renovarão as cidades assoladas, destruidas de geração em geração.
Isa 61:5 E haverá estrangeiros, e apascentarão os vossos rebanhos: e estranhos serão os vossos lavradores e os vossos vinheiros.
Isa 61:6 Porém vós sereis chamados sacerdotes de Yahweh, e vos chamarão ministros de nosso Deus: comereis a abundancia das nações, e na sua gloria vos gloriareis.
Isa 61:7 Por vossa dupla vergonha, e affronta, exultarão sobre a sua parte; pelo que na sua terra possuirão o dobro, e terão perpetua alegria.
Isa 61:8 Porque eu, Yahweh, amo o juizo, aborreço a rapina no holocausto; e farei que a sua obra seja em verdade; e farei um concerto eterno com elles.
Isa 61:9 E a sua semente será conhecida entre as nações, e os seus descendentes no meio dos povos; todos quantos os virem os conhecerão, que são a semente bemdita de Yahweh.
Isa 61:10 Gozo-me muito em Yahweh, a minha alma se alegra no meu Deus: porque me vestiu de vestidos de salvação, me cobriu com o manto de justiça, como quando o noivo se orna com atavio sacerdotal, e como a noiva se enfeita com as suas joias.
Isa 61:11 Porque, como a terra produz os seus renovos, e como o horto faz brotar o que n’elle se semeia, assim o Senhor Yahweh fará brotar a justiça e o louvor para todas as nações.
Isa 62:1 Por amor de Sião me não calarei, e por amor de Jerusalem me não aquietarei; até que saia a sua justiça como um resplandor, e a sua salvação como uma tocha accesa
Isa 62:2 E as nações verão a tua justiça, e todos os reis a tua gloria; e chamar-te-hão por um nome novo, que a bocca de Yahweh nomeará.
Isa 62:3 E serás uma corôa de gloria na mão de Yahweh, e um diadema real na mão do teu Deus.
Isa 62:4 Nunca mais te chamarão: Desamparada, nem a tua terra nunca mais nomearão: Assolada; mas chamar-te-hão: O meu prazer está n’ella; e a tua terra: A casada; porque Yahweh se agrada de ti; e a tua terra se casará.
Isa 62:5 Porque, como o mancebo se casa com a donzella, assim teus filhos se casarão comtigo: e, como o noivo se alegra da noiva, assim se alegrará de ti o teu Deus.
Isa 62:6 Ó Jerusalem, sobre os teus muros puz guardas, que todo o dia e toda a noite de continuo se não calarão: ó vós, os que fazeis menção de Yahweh, não haja silencio em vós,
Isa 62:7 Nem lhe deis a elle silencio, até que confirme, e até que ponha a Jerusalem por louvor na terra.
Isa 62:8 Jurou Yahweh pela sua mão direita, e pelo braço da sua força, que nunca mais darei o teu trigo por comida aos teus inimigos, nem os estranhos beberão o teu mosto, em que trabalhaste.
Isa 62:9 Porém os que o ajuntarem o comerão, e louvarão a Yahweh: e os que o colherem beberão nos atrios do meu sanctuario.
Isa 62:10 Passae, passae pelas portas; preparae o caminho ao povo: aplainae, aplainae a estrada, limpae-a das pedras; arvorae a bandeira aos povos.
Isa 62:11 Eis que Yahweh fez ouvir até ás extremidades da terra: Dizei á filha de Sião: Eis que a tua salvação vem: eis que comsigo o seu galardão, e a sua obra diante d’elle
Isa 62:12 E chamal-os-hão: Povo sancto, remidos de Yahweh; e tu serás chamada Buscada, a cidade não desamparada.
Isa 63:1 Quem é este, que vem de Edom, com vestidos tintos de Bozra? este ornado com a sua vestidura, que marcha com a sua grande força? Eu, que fallo em justiça, poderoso para salvar.
Isa 63:2 Porque estás vermelho na tua vestidura? e os teus vestidos como aquelle que piza no lagar?
Isa 63:3 Eu pizei só o lagar, e dos povos ninguem houve commigo; e os pizei na minha ira, e os atropelei no meu furor; e o seu sangue se aspergia sobre os meus vestidos, e manchei toda a minha vestidura.
Isa 63:4 Porque o dia da vingança estava no meu coração; e o anno dos meus remedios é chegado.
Isa 63:5 E olhei, e não havia quem me ajudasse; e espantei-me de que não houvesse quem me sustivesse, pelo que o meu braço me trouxe a salvação, e o meu furor me susteve.
Isa 63:6 E atropelei os povos na minha ira, e os embebedei no meu furor; e a sua força derribei por terra.
Isa 63:7 Das benignidades de Yahweh farei menção, e dos muitos louvores de Yahweh, conforme tudo quanto Yahweh nos fez; e da grande bondade para com a casa de Israel, que usou com elles segundo as suas misericordias, e segundo a multidão das suas benignidades.
Isa 63:8 Porque dizia: Comtudo meu povo são, filhos que não mentirão: assim se lhes fez Salvador.
Isa 63:9 Em toda a angustia d’elles elle foi angustiado, e o anjo da sua face os salvou; pelo seu amor, e pela sua compaixão elle os remiu; e os tomou, e os trouxe sobre si todos os dias da antiguidade.
Isa 63:10 Porém elles foram rebeldes, e contristaram o seu Espirito Sancto; pelo que se lhes tornou em inimigo, e elle mesmo pelejou contra elles.
Isa 63:11 Todavia se lembrou dos dias da antiguidade, de Moysés, e do seu povo. Porém onde está agora o que os fez subir do mar com os pastores do seu rebanho? onde está o que punha no meio d’elles o seu Espirito Sancto?
Isa 63:12 O que o braço da sua gloria fez andar á mão direita de Moysés? o que fendeu as aguas diante d’elles, para se fazer um nome eterno?
Isa 63:13 O que os guiou pelos abysmos, como o cavallo no deserto; nunca tropeçaram.
Isa 63:14 Como a besta que desce aos valles, o Espirito de Yahweh lhes deu descanço: assim guiaste ao teu povo, para te fazeres um nome glorioso.
Isa 63:15 Attenta desde os céus, e olha desde a tua sancta e gloriosa habitação. Onde estão o teu zelo e as tuas forças? o arroido das tuas entranhas, e das tuas misericordias, detem-se para comigo!
Isa 63:16 Porém tu és nosso Pae, ainda que Abrahão nos não conhece, e Israel não nos reconhece: Tu, ó Yahweh, és nosso Pae; nosso Redemptor desde a antiguidade é o teu nome.
Isa 63:17 Porque, ó Yahweh, nos fazes errar dos teus caminhos? Porque endureces o nosso coração, para que te não temamos? Torna, por amor dos teus servos, ás tribus da tua herança.
Isa 63:18 Só por um pouco de tempo a possuiu o teu sancto povo: nossos adversarios pizaram o teu sanctuario.
Isa 63:19 Somos feitos como aquelles sobre quem tu nunca dominaste, e como os que nunca se chamaram pelo teu nome.
Isa 64:1 Oh! se fendesses os céus, e descesses, se os montes se escoassem de diante da tua face!
Isa 64:2 Como o fogo de fundir arde, e o fogo faz ferver as aguas, para fazeres notorio o teu nome aos teus adversarios, e assim as nações tremessem da tua presença!
Isa 64:3 Como quando fazias coisas terriveis, quaes nunca esperavamos, quando descias, e os montes se escoavam de diante da tua face.
Isa 64:4 Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem olho viu, fóra de ti, ó Deus, o que ha de fazer áquelle que o espera.
Isa 64:5 Saiste ao encontro áquelle que se alegrava e praticava justiça e aos que se lembram de ti nos teus caminhos: eis que te enfureceste, porque peccámos; n’elles ha eternidade, para que sejamos salvos.
Isa 64:6 Porém todos nós somos como o immundo, e todas as nossas justiças como trapo da immundicia; e todos nós caimos como a folha, e as nossas culpas como um vento nos arrebatam.
Isa 64:7 E já ninguem ha que invoque o teu nome, que se desperte, para pegar de ti; porque escondes de nós o teu rosto, e nos fazes derreter, por causa das nossas iniquidades.
Isa 64:8 Porém agora, ó Yahweh, tu és nosso Pae: nós o barro, e tu o nosso oleiro; e todos nós a obra das tuas mãos
Isa 64:9 Não te enfureças tanto, ó Yahweh, nem perpetuamente te lembres da iniquidade: eis, olha, peço-te, todos nós somos o teu povo
Isa 64:10 As tuas sanctas cidades estão feitas um deserto: Sião está feita um deserto, Jerusalem está assolada.
Isa 64:11 A nossa sancta e gloriosa casa, em que te louvavam nossos paes, foi queimada a fogo; e todas as nossas desejaveis coisas se tornaram em assolação.
Isa 64:12 Conter-te-hias tu ainda sobre estas coisas, ó Yahweh? ficarias calado, e nos opprimirias tanto?
Isa 65:1 Fui buscado dos que não perguntavam por mim, fui achado de aquelles que me não buscavam: a um povo que se não chamava do meu nome eu disse: Eis-me aqui.

Isa 65:2 Estendi as minhas mãos todo o dia a um povo rebelde, que caminha por caminho não bom, após os seus pensamentos:
Isa 65:3 Povo que me irrita diante da minha face de continuo, sacrificando em jardins e queimando incenso sobre tijolos;
Isa 65:4 Assentando-se junto ás sepulturas, e passando as noites junto aos logares secretos: comendo carne de porco, e tendo caldo de coisas abominaveis nos seus vasos.
Isa 65:5 E dizem: Tira-te lá, e não te chegues a mim, porque sou mais sancto do que tu. Estes são um fumo no meu nariz, um fogo que arde todo o dia.
Isa 65:6 Eis que está escripto diante de mim: não me calarei; porém eu pagarei, e pagarei no seu seio,
Isa 65:7 As vossas iniquidades, e juntamente as iniquidades de vossos paes, diz Yahweh, que queimaram incenso nos montes, e me affrontaram nos outeiros: pelo que lhes tornarei a medir o galardão das suas obras antigas no seu seio.
Isa 65:8 Assim diz Yahweh: Como quando se acha mosto n’um cacho de uvas, dizem: Não o desperdices, pois ha benção n’elle; assim eu o farei por amor de meus servos, que os não destrua a todos.
Isa 65:9 E produzirei semente de Jacob, e de Judah um herdeiro, que possua os meus montes; e os meus eleitos herdarão a terra e os meus servos habitarão ali.
Isa 65:10 E Saron servirá de curral de ovelhas, e o valle de Achor de malhada de gados, para o meu povo, que me buscou.
Isa 65:11 Mas a vós, os que vos apartaes de Yahweh, os que vos esqueceis do meu sancto monte, os que pondes a mesa ao exercito, e os que misturaes a bebida para o numero,
Isa 65:12 Tambem eu vos contarei á espada, e todos vos encurvareis á matança; porquanto chamei, e não respondestes; fallei, e não ouvistes: mas fizestes o que mal parece aos meus olhos, e escolhestes aquillo em que não tinha prazer.
Isa 65:13 Pelo que assim diz o Senhor Yahweh: Eis que os meus servos comerão, porém vós padecereis fome: eis que os meus servos beberão, porém vós tereis sêde: eis que os meus servos se alegrarão, porém vós vos envergonhareis:
Isa 65:14 Eis que os meus servos exultarão do bom animo, porém vós gritareis de tristeza de animo; e uivareis pelo quebrantamento de espirito.
Isa 65:15 E deixareis o vosso nome aos meus eleitos por maldição; e o Senhor Yahweh te matará; e a seus servos chamará por outro nome.
Isa 65:16 Assim que aquelle que se bemdisser na terra, se bemdirá no Deus da verdade; e aquelle que jurar na terra, jurará pelo Deus da verdade; porque já estão esquecidas as angustias passadas, e porque já estão encobertas de diante dos meus olhos
Isa 65:17 Porque, eis que eu crio céus novos e terra nova; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais subirão ao coração.
Isa 65:18 Porém vós folgareis e exultareis perpetuamente no que eu crio; porque eis que crio a Jerusalem uma alegria, e ao seu povo um gozo.
Isa 65:19 E folgarei em Jerusalem, e exultarei no meu povo; e nunca mais se ouvirá n’ella voz de choro nem voz de clamor.
Isa 65:20 Não haverá mais d’ali n’ella mamante de poucos dias, nem velho que não cumpra os seus dias; porque o mancebo morrerá de cem annos; porém o peccador de cem annos será amaldiçoado.
Isa 65:21 E edificarão casas, e as habitarão; e plantarão vinhas, e comerão o seu fructo.
Isa 65:22 Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque os dias do meu povo serão como os dias da arvore, e os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos até á velhice.
Isa 65:23 Não trabalharão debalde, nem parirão para a perturbação; porque são a semente dos bemditos de Yahweh, e os seus descendentes com elles
Isa 65:24 E será que antes que clamem eu responderei: estando elles ainda fallando, eu os ouvirei.
Isa 65:25 O lobo e o cordeiro se apascentarão ambos juntos, e o leão comerá palha como o boi: e pó será a comida da serpente. Não farão mal nem damno algum em todo o meu sancto monte, diz o Senhor
Isa 66:1 Assim diz Yahweh: Os céus são o meu throno, e a terra o escabello dos meus pés: qual seria a casa que vós me edificarieis? e qual seria o logar do meu descanço?
Isa 66:2 Porque a minha mão fez todas estas coisas, e assim todas estas coisas foram feitas, diz Yahweh; mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espirito, e que treme da minha palavra.
Isa 66:3 Quem mata um boi é como o que fere um homem; quem sacrifica um cordeiro é como o que degola um cão; quem offerece uma oblação é como o que offerece sangue de porco; quem offerece incenso memorativo é como o que bemdiz a um idolo: tambem estes escolhem os seus proprios caminhos, e a sua alma toma prazer nas suas abominações;
Isa 66:4 Tambem eu escolherei seus escarneos, farei vir sobre elles os seus temores; porquanto clamei e ninguem respondeu, fallei, e não escutaram; mas fizeram o que parece mal aos meus olhos, e escolheram aquillo em que não tinha prazer.
Isa 66:5 Ouvi a palavra de Yahweh, os que tremeis da sua palavra. Vossos irmãos, que vos aborrecem e longe de si vos separam por amor do meu nome, dizem: Glorifique-se Yahweh; porém apparecerá para a vossa alegria, e elles serão confundidos.
Isa 66:6 Uma voz de grande rumor haverá da cidade, uma voz do templo, a voz de Yahweh, que dá o pago aos seus inimigos.
Isa 66:7 Antes que estivesse de parto, pariu; antes que lhe viessem as dores, deu á luz um filho macho.
Isa 66:8 Quem jámais ouviu tal coisa? quem viu coisas similhantes? poder-se-hia fazer parir uma terra n’um só dia? nasceria uma nação de uma só vez? mas já Sião esteve de parto e já pariu seus filhos.
Isa 66:9 Abriria eu a madre, e não geraria? diz o Yahweh: geraria eu, e fechar-me-hia? diz o teu Deus.
Isa 66:10 Gozae-vos com Jerusalem, e alegrae-vos d’ella, vós todos os que a amaes: alegrae-vos com ella de alegria, todos os que pranteastes por ella;
Isa 66:11 Para que mameis, e vos farteis dos peitos das suas consolações: para que chupeis, e vos deleiteis com o resplandor da sua gloria.
Isa 66:12 Porque assim diz Yahweh: Eis que estenderei sobre ella a paz como um rio, e a gloria das nações como um ribeiro que trasborda; então mamareis, ao colo vos trarão, e sobre os joelhos vos afagarão.
Isa 66:13 Como alguem a quem consola sua mãe, assim eu vos consolarei; e em Jerusalem vós sereis consolados.
Isa 66:14 E o vereis e alegrar-se-ha o vosso coração, e os vossos ossos reverdecerão como a herva tenra: então a mão de Yahweh será notoria aos seus servos, e elle se indignará contra os seus inimigos.
Isa 66:15 Porque, eis que Yahweh virá em fogo; e os seus carros como um torvelinho; para tornar a sua ira em furor, e a sua reprehensão em chammas de fogo.
Isa 66:16 Porque com fogo e com a sua espada entrará Yahweh em juizo com toda a carne; e os mortos por Yahweh serão multiplicados.
Isa 66:17 Os que se sanctificam, e se purificam nos jardins uns após os outros, no meio d’elles: os que comem carne de porco, e a abominação, e o rato: juntamente serão consumidos, diz Yahweh.
Isa 66:18 Porque conheço as suas obras e os seus pensamentos! o tempo vem em que ajuntarei todas as nações e linguas; e virão, e verão a minha gloria.
Isa 66:19 E porei entre elles um signal, e os que d’elles escaparem enviarei ás nações, a Tarsis, Pul, e Lud, frecheiros a Tubal e Javan, até ás ilhas de mais longe, que não ouviram a minha fama, nem viram a minha gloria; e annunciarão a minha gloria entre as nações
Isa 66:20 E trarão a todos os vossos irmãos, d’entre todas as nações, de presente a Yahweh, sobre cavallos, e em carros, e em liteiras, e sobre mulas, e sobre dromedarios, ao meu sancto monte, a Jerusalem, diz Yahweh: como quando os filhos de Israel trazem os seus presentes em vasos limpos á casa de Yahweh:
Isa 66:21 E tambem d’elles tomarei a alguns para sacerdotes e para levitas, diz Yahweh.
Isa 66:22 Porque, como os céus novos, e a terra nova, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz Yahweh, assim tambem ha de estar a vossa semente e o vosso nome.
Isa 66:23 E será que desde uma lua nova até á outra, e desde um sabbado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz Yahweh.
Isa 66:24 E sairão, e verão os corpos mortos dos homens que prevaricaram contra mim; porque o seu bicho nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará; e serão em horror a toda a carne.