Pix.: 22992540111 (Qualquer ajuda é bem Vinda. Gratidão)
Inicio | Temas Bíblicos |Leia a Biblia Leia a Bíblia | Post´s em Espanhol |Doações |Contato
Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Elohim verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste. JOÃO 17:3
faceicon
JESUS É JEOVÁ TAMBÉM?

JESUS É JEOVÁ TAMBÉM?
Algumas passagens do antigo testamento que profetizavam a primeira e a segunda vinda do Messias mencionavam que “Jeová” haveria de vir “preparai o caminho de JEOVÁ e endireitai veredas no ermo ao nosso Deus” Isaías 40:3-5 “Então, virá JEOVÁ, meu Deus, e todos os santos, com ele” Zacarias 14:5. Estas duas passagens, do profeta Isaías e do profeta Zacarias, respectivamente, apontam para o inicio do ministério do Filho de Deus em que João Batista preparou o caminho de Jeová e aponta para a segunda vinda de Jesus onde é dito que “Jeová” virá com todos os Santos. Vale lembrar que estamos usando o nome de Deus como Jeová aqui por ser a tradução do tetragrama “YHVH” na Bíblia Brasileira e não que acreditamos ser esse o nome verdadeiro do Eterno. A verdade é que esta ideia de mencionar “Jeová” para os eventos que apontam para vinda de Cristo tem levado muitos teólogos a acreditarem que Jesus é Jeová também.

Para não cairmos em erros de interpretação temos que entender como Deus interage com seus Filhos e criaturas. Primeiro, Deus não pode interagir diretamente com os Filhos dos homens. Ninguém suportaria ver Deus face a face como os Serafins o fazem no céu “o único que possui imortalidade, que habita na luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver” I Timóteo 6:16. Essa é a primeira regra chave. Segundo, Deus só vai interagir diretamente com a humanidade com a descida da Cidade Santa em que é dito: “Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles” Apocalipse 21:3.
Então como entender essas passagens que dizem que “Jeová” esteve conosco antes da descida da Cidade Santa? Acontece que Deus é espírito e isso quer dizer que ele não está limitado a lugar ou a tempo. Pode estar sentado em seu trono nas alturas e ao mesmo tempo falar na boca de um profeta, manifestar-se em uma nuvem de Glória como fez com Moisés no tabernáculo, ou seja, para Deus habitar entre os homens e interagir com eles não precisa descer do céu. Veja o exemplo do santuário, Deus disse que Moisés deveria construir um santuário para ele habitar no meio do povo Êxodo 25:8. No entanto, a própria Bíblia diz que Deus não pode habitar em templos terrenos, se Deus não habita em templo terrenos porque está escrito que ele habitaria? Isso nos leva a entender que é possível Deus interagir na humanidade e com a humanidade por seu Espírito (mente) sem precisar deixar seu lugar de habitação celestial.
Um espírita, por exemplo, fica diante de um corpo conversando, mas a interação não é com o dono do corpo, é com o espírito (demonio) que está nele. Qualquer pessoa que ver esse diálogo sem entender o contexto vai pensar que a interação é com o médium mesmo. Abraão, por exemplo, após receber três homens em sua casa e fazer refeições com eles, conversou cara a cara com um deles que se passou por “Jeová”. Como o Jeová que habita na luz inacessível que homem algum jamais viu e nem pode ver poderia entrar na casa de Abraão e ainda comer carne de boi com ele? “Apareceu Jeová a Abraão nos carvalhais de Manre”, “E Abraão ficou na presença de Jeová” Gênesis 18:1,22. A pessoa que entrou na casa de Abraão e comeu do gado e provou da coalhada e do pão foi o anjo na forma humana, agora quem estava nesse anjo é que era Jeová. Em Juízes 6 diz que o anjo do Senhor apareceu a Gideão, em todo o capítulos faz menção do anjo do Senhor, porém no verso 14 em diante é dito que Jeová mesmo estava falando com Gideão “ Então, se virou Jeová para ele e disse”. Semelhante coisa aconteceu com Jacó que após passar a noite lutando com um anjo exclamou: “Vi Deus face a face” Genesis 32:22-30. Logo, apesar das pessoas estarem diante do anjo do Senhor, e embora pareça, para quem não entende o contexto, que Jeová é o corpo diante do servo de Deus, Jeová é a pessoa que, pelo seu Espírito, usa a boca desses instrumentos, Deus neles.

Um exemplo muito interessante é o da sarça ardente. Em um primeiro momento fala que o anjo de Jeová apareceu em uma sarça ardente. Estevão confirmou que foi o anjo de Jeová que apareceu a Moisés Atos 7:30,35, mas em alguns momentos da interação entre Moisés e o anjo, Deus assume a boca do anjo” Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó” Gênesis 3:6. Era Deus realmente que estava falando com Moisés, era Deus realmente que estava ali, só que Deus usando seu anjo como uma espécie de “médim” digamos, pois o corpo que estava diante de Moisés era do anjo do senhor, mas quem falava não.

Então até aqui vimos que Deus pode interagir com os seres humanos usando seus instrumentos, os anjos, ou seja, Deus não é o corpo que se apresenta diante das pessoas, mas Deus é quem está usando esse corpo. Desse modo, fica fácil entender como que Deus entrou na casa de Abraão, como que Deus brigou com Jacó, como que Deus falou com Moises, isto é, pelo seu Espírito atuando em seus instrumentos.
Outra coisa importante é entender que o Jeová que aparecia no antigo testamento era Deus mesmo, não era Jesus como muitos pensam. As pessoas do antigo testamento não conheciam a Jesus! Elas não o chamam de Jeová por reconhecerem a pessoa de Jesus, pelo contrário, os textos dizem que era o anjo de Jeová, Jesus nunca teve natureza de anjo!

Do mesmo jeito que Deus desceu a terra, indiretamente, usando esses instrumentos, os anjos, Deus fez usando seu Filho amado: Jesus Cristo. O próprio Messias disse que o Pai estava nele. Disse também que o Consolador (Espírito do Pai) esteve diante dos discípulos o tempo todo, isto é, durante o ministério de Jesus, quem estava curando e fazendo milagres, aconselhando as pessoas, perdoando os pecados, era o Pai no Filho “não crês que eu estou no Pai e o Pai em mim? As palavras que vos digo não as digo por mim mesmo, mas o Pai que permanece em mim, faz as obras” João 14:10. “…Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação 2 Coríntios 5:19.

Por isso que o profeta Isaías diz que era Jeová quem viria na primeira vinda de Cristo. Por isso que o profeta Zacarias diz também que Jeová voltará quando o Messias retornar. Não se pode confundir, o Filho de Deus é um templo que carrega seu Pai. Diferenciar o vaso do azeite ou o conteúdo do recipiente é a chave para entender esse tema.

Infelizmente a teologia está enferma, não entendem esse principio básico da palavra de Deus. Não conseguem entender as formas que Deus interage com seus servos e consequentemente criam doutrinas absurdas, tremendas aberrações do ponto de vista teológico. Dizer que o Filho de Jeová também é Jeová é não é correto, Deus nuca foi Jesus !
http://abibliaemfocohoje.blogspot.com.br/2014/02/jesus-e-jeova-tambem.html

Tags: