Inicio | Temas Bíblicos |Leia a Biblia Leia a Bíblia | Post´s em Espanhol |Doações |Contato pt Portuguese
Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Elohim verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste. JOÃO 17:3
faceicon
JOSUÉ

Voltar

Jos 1:1 E succedeu depois da morte de Moysés, servo de Yahweh, que Yahweh fallou a Josué, filho de Nun, servo de Moysés, dizendo:
Jos 1:2 Moysés, meu servo, é morto: levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, a terra que eu dou aos filhos d’Israel.
Jos 1:3 Todo o logar que pisar a planta do vosso pé vol-o tenho dado, como eu disse a Moysés.
Jos 1:4 Desde o deserto e desde este Libano, até ao grande rio, o rio Euphrates, toda a terra dos hetheos, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo.
Jos 1:5 Nenhum se susterá diante de ti, todos os dias da tua vida: como fui com Moysés, assim serei comtigo: não te deixarei nem te desampararei.
Jos 1:6 Esforça-te, e tem bom animo: porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus paes lhes daria.
Jos 1:7 Tão sómente esforça-te e tem mui bom animo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moysés te ordenou; d’ella não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.
Jos 1:8 Não se aparte da tua bocca o livro d’esta lei; antes medita n’elle dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto n’elle está escripto; porque então farás prosperar o teu caminho, e então prudentemente te conduzirás.
Jos 1:9 Não t’o mandei eu? esforça-te, e tem bom animo; não pasmes, nem te espantes: porque Yahweh teu Deus é comtigo, por onde quer que andares.
Jos 1:10 Então deu ordem Josué aos principes do povo, dizendo:
Jos 1:11 Passae pelo meio do arraial, e ordenae ao povo, dizendo: Provei-vos de comida, porque dentro de tres dias passareis este Jordão, para que entreis a possuir a terra que vos dá Yahweh vosso Deus, que possuaes.
Jos 1:12 E fallou Josué aos rubenitas, e aos gaditas, e á meia tribu de Manasseh, dizendo:
Jos 1:13 Lembrae-vos da palavra que vos mandou Moysés, o servo de Yahweh, dizendo: Yahweh vosso Deus vos dá descanço, e vos dá esta terra.
Jos 1:14 Vossas mulheres, vossos meninos e vosso gado fiquem na terra que Moysés vos deu d’esta banda do Jordão; porém vós passareis armados na frente de vossos irmãos, todos os valentes e valorosos, e ajudal-os-heis;
Jos 1:15 Até que Yahweh dê descanço a vossos irmãos, como a vós, e elles tambem possuam a terra que Yahweh vosso Deus lhes dá; então tornareis á terra da vossa herança, e possuireis a que vos deu Moysés, o servo de Yahweh, d’esta banda do Jordão, para o nascente do sol.
Jos 1:16 Então responderam a Josué, dizendo: Tudo quanto nos ordenaste faremos, e onde quer que nos enviares iremos.
Jos 1:17 Como em tudo ouvimos a Moysés, assim te ouviremos a ti: tão sómente que Yahweh teu Deus seja comtigo, como foi com Moysés.
Jos 1:18 Todo o homem, que fôr rebelde á tua bocca, e não ouvir as tuas palavras em tudo quanto lhe mandares, morrerá: tão sómente esforça-te, e tem bom animo.
Jos 2:1 E enviou Josué, filho de Nun, dois homens desde Sittim a espiar secretamente, dizendo: Andae, considerae a terra, e a Jericó. Foram pois, e entraram na casa d’uma mulher prostituta, cujo nome era Rahab, e dormiram ali.
Jos 2:2 Então deu-se noticia ao rei de Jericó, dizendo: Eis-que esta noite vieram aqui uns homens dos filhos d’Israel, para espiar a terra.
Jos 2:3 Pelo que enviou o rei de Jericó a Rahab, dizendo: Tira fóra os homens que vieram a ti, e entraram na tua casa, porque vieram espiar toda a terra.
Jos 2:4 Porém aquella mulher tomou a ambos aquelles homens, e os escondeu, e disse: É verdade que vieram homens a mim, porém eu não sabia d’onde eram.
Jos 2:5 E aconteceu que, havendo-se de fechar a porta, sendo já escuro, aquelles homens sairam; não sei para onde aquelles homens se foram: ide após d’elles depressa, porque vós os alcançareis.
Jos 2:6 Porém ella os tinha feito subir ao telhado, e os tinha escondido entre as canas do linho, que puzera em ordem sobre o telhado.
Jos 2:7 E foram-se aquelles homens após d’elles pelo caminho do Jordão, até aos váos: e fechou-se a porta, havendo saido os que iam após d’elles.
Jos 2:8 E, antes que elles dormissem, ella subiu a elles sobre o telhado;
Jos 2:9 E disse aos homens: Bem sei que Yahweh vos deu esta terra, e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desmaiados diante de vós.
Jos 2:10 Porque temos ouvido que Yahweh seccou as aguas do Mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egypto, e o que fizestes aos dois reis dos amorrheos, a Sehon e a Og, que estavam d’além do Jordão, os quaes destruistes.
Jos 2:11 O que ouvindo, desmaiou o nosso coração, e em ninguem mais ha animo algum, por causa da vossa presença: porque Yahweh vosso Deus é Deus em cima nos céus e em baixo na terra.
Jos 2:12 Agora pois, jurae-me, vos peço, por Yahweh, pois que vos fiz beneficencia, que vós tambem fareis beneficencia á casa de meu pae, e dae-me um certo signal
Jos 2:13 De que dareis a vida a meu pae e a minha mãe, como tambem a meus irmãos e a minhas irmãs, com tudo o que teem, e de que livrareis as nossas vidas da morte.
Jos 2:14 Então aquelles homens responderam-lhe: A nossa vida responderá pela vossa até ao ponto de morrer, se não denunciardes este nosso negocio, e será pois que, dando-nos Yahweh esta terra, usaremos comtigo de beneficencia e de fidelidade.
Jos 2:15 Ella então os fez descer por uma corda pela janella, porquanto a sua casa estava sobre

 o muro da cidade, e ella morava sobre o muro.
Jos 2:16 E disse-lhes: Ide-vos ao monte, para que, porventura, vos não encontrem os perseguidores, e escondei-vos lá tres dias, até que voltem os perseguidores, e depois ide pelo vosso caminho.
Jos 2:17 E disseram-lhe aquelles homens: Desobrigados seremos d’este teu juramento que nos fizeste jurar.
Jos 2:18 Eis que, vindo nós á terra, atarás este cordão de fio d’escarlata á janella por onde nos fizeste descer; e recolherás em casa comtigo a teu pae, e a tua mãe, e a teus irmãos e a toda a familia de teu pae
Jos 2:19 Será pois que qualquer que sair fóra da porta da tua casa o seu sangue será sobre a sua cabeça, e nós seremos sem culpa; mas qualquer que estiver comtigo em casa o seu sangue seja sobre a nossa cabeça, se n’elle se puzer mão.
Jos 2:20 Porém, se tu denunciares este nosso negocio, seremos desobrigados do teu juramento, que nos fizeste jurar.
Jos 2:21 E ella disse: Conforme ás vossas palavras, assim seja. Então os despediu; e elles se foram; e ella atou o cordão d’escarlata á janella.
Jos 2:22 Foram-se pois, e chegaram ao monte, e ficaram ali tres dias, até que voltaram os perseguidores, porque os perseguidores os buscaram por todo o caminho, porém não os acharam.
Jos 2:23 Assim aquelles dois homens voltaram, e desceram do monte, e passaram, e vieram a Josué, filho de Nun, e contaram-lhe tudo quanto lhes acontecera;
Jos 2:24 E disseram a Josué: Certamente Yahweh tem dado toda esta terra nas nossas mãos, pois até todos os moradores estão desmaiados diante de nós
Jos 3:1 Levantou-se pois Josué de madrugada, e partiram de Sittim, e vieram até ao Jordão, elle e todos os filhos d’Israel: e pousaram ali, antes que passassem.
Jos 3:2 E succedeu, ao fim de tres dias, que os principes passaram pelo meio do arraial;
Jos 3:3 E ordenaram ao povo, dizendo: Quando virdes a arca do concerto de  Yahweh vosso Deus, e que os sacerdotes levitas a levam, parti vós tambem do vosso logar, e segui-a.
Jos 3:4 Haja comtudo distancia entre vós e ella, como da medida de dois mil covados: e não vos chegueis a ella, para que saibaes o caminho pelo qual haveis d’ir; porquanto por este caminho nunca passastes antes.
Jos 3:5 Disse Josué tambem ao povo: Sanctificae-vos, porque ámanhã fará Yahweh maravilhas no meio de vós
Jos 3:6 E fallou Josué aos sacerdotes, dizendo: Levantae a arca do concerto, e passae adiante d’este povo. Levantaram pois a arca do concerto, e foram andando adiante do povo.
Jos 3:7 E Yahweh disse a Josué: Este dia começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam, que assim como fui com Moysés assim serei comtigo.
Jos 3:8 Tu pois ordenarás aos sacerdotes que levam a arca do concerto, dizendo: Quando vierdes até á borda das aguas do Jordão, parareis no Jordão.
Jos 3:9 Então disse Josué aos filhos d’Israel: Chegae-vos para cá, e ouvi as palavras de Yahweh vosso Deus.
Jos 3:10 Disse mais Josué: N’isto conhecereis que o Deus vivo está no meio de vós: e que de todo lançará de diante de vós aos cananeos, e aos hetheos, e aos heveos, e aos phereseos, e aos girgaseos, e aos amorrheos, e aos jebuseos.
Jos 3:11 Eis que a arca do concerto de Yahweh de toda a terra passa o Jordão diante de vós.
Jos 3:12 Tomae-vos pois agora doze homens das tribus d’Israel, de cada tribu um homem;
Jos 3:13 Porque ha de acontecer que, assim que as plantas dos pés dos sacerdotes que levam a arca de Yahweh, o Senhor de toda a terra, repousem nas aguas do Jordão, se separarão as aguas do Jordão, e as aguas que de cima descem pararão n’um montão.
Jos 3:14 E aconteceu que, partindo o povo das suas tendas, para passar o Jordão, levavam os sacerdotes a arca do concerto diante do povo.
Jos 3:15 E os que levavam a arca, quando chegaram até ao Jordão, e os pés dos sacerdotes que levavam a arca, se molharam na borda das aguas, (porque o Jordão trasbordava sobre todas as suas ribanceiras, todos os dias da sega),
Jos 3:16 Pararam-se as aguas, que vinham de cima; levantaram-se n’um montão, mui longe da cidade d’Adam, que está da banda de Santan; e as que desciam ao mar das campinas, que é o mar salgado, faltavam de todo e separaram-se: então passou o povo defronte de Jericó.
Jos 3:17 Porém os sacerdotes, que levavam a arca do concerto de Yahweh, pararam firmes em secco no meio do Jordão: e todo o Israel passou em secco, até que todo o povo acabou de passar o Jordão.
Jos 4:1 Succedeu pois que, acabando todo o povo de passar o Jordão, fallou Yahweh a Josué, dizendo:
Jos 4:2 Tomae-vos do povo doze homens, de cada tribu um homem;
Jos 4:3 E mandae-lhes, dizendo: Tomae-vos d’aqui, do meio do Jordão, do logar do assento dos pés dos sacerdotes, doze pedras; e levae-as comvosco á outra banda e depositae-as no alojamento em que haveis de passar esta noite.
Jos 4:4 Chamou pois Josué os doze homens, que escolhera dos filhos d’Israel: de cada tribu um homem;
Jos 4:5 E disse-lhes Josué: Passae diante da arca de Yahweh vosso Deus, ao meio do Jordão; e levantae vós cada um uma pedra sobre o seu hombro, segundo o numero das tribus dos filhos de Israel;
Jos 4:6 Para que isto seja por signal entre vós; e quando vossos filhos no futuro perguntarem, dizendo: Que vos significam estas pedras?
Jos 4:7 Então lhes direis que as aguas do Jordão se separaram diante da arca do concerto de Yahweh; passando ella pelo Jordão, separaram-se as aguas do Jordão: assim que estas pedras serão para sempre por memorial aos filhos de Israel.
Jos 4:8 Fizeram pois os filhos d’Israel assim como Josué tinha ordenado, e levantaram doze pedras do meio do Jordão, como Yahweh dissera a Josué, segundo o numero das tribus dos filhos de Israel: e levaram-n’as comsigo ao alojamento, e as depositaram ali.
Jos 4:9 Levantou Josué tambem doze pedras no meio do Jordão, do logar do assento dos pés dos sacerdotes, que levavam a arca do concerto: e ali estão até ao dia d’hoje.
Jos 4:10 Pararam pois os sacerdotes, que levavam a arca, no meio do Jordão, em pé, até que se cumpriu quanto Yahweh a Josué mandara dizer ao povo, conforme a tudo quanto Moysés tinha ordenado a Josué; e apressou-se o povo, e passou.
Jos 4:11 E succedeu que, assim que todo o povo acabou de passar, então passou a arca de Yahweh, e os sacerdotes á vista do povo.
Jos 4:12 E passaram os filhos de Ruben, e os filhos de Gad, e a meia tribu de Manasseh, armados na frente dos filhos d’Israel, como Moysés lhes tinha dito;
Jos 4:13 Uns quarenta mil homens de guerra armados passaram diante de Yahweh para batalha, ás campinas de Jericó.
Jos 4:14 N’aquelle dia Yahweh engrandeceu a Josué diante dos olhos de todo o Israel: e temeram-n’o, como haviam temido a Moysés, todos os dias da sua vida.
Jos 4:15 Fallou pois Yahweh a Josué, dizendo:
Jos 4:16 Dá ordem aos sacerdotes, que levam a arca do testemunho, que subam do Jordão.
Jos 4:17 E deu Josué ordem aos sacerdotes, dizendo: Subi do Jordão.
Jos 4:18 E aconteceu que, como os sacerdotes, que levavam a arca do concerto de Yahweh, subiram do meio do Jordão, e as plantas dos pés dos sacerdotes se pozeram em secco, as aguas do Jordão se tornaram ao seu logar, e corriam, como antes, sobre todas as suas ribanceiras.
Jos 4:19 Subiu pois o povo do Jordão no dia dez do mez primeiro: e alojaram-se em Gilgal, da banda oriental de Jericó.
Jos 4:20 E as doze pedras, que tinham tomado do Jordão, levantou Josué em Gilgal.
Jos 4:21 E fallou aos filhos d’Israel, dizendo: Quando no futuro vossos filhos perguntarem a seus paes, dizendo: Que significam estas pedras?
Jos 4:22 Fareis saber a vossos filhos, dizendo: Israel passou em secco este Jordão.
Jos 4:23 Porque Yahweh vosso Deus fez seccar as aguas do Jordão diante de vós, até que passasseis: como Yahweh vosso Deus fez ao Mar Vermelho, que fez seccar perante nós, até que passámos.
Jos 4:24 Para que todos os povos da terra conheçam a mão de Yahweh, que é forte: para que temaes a Yahweh vosso Deus todos os dias.
Jos 5:1 E succedeu que, ouvindo todos os reis dos amorrheos, que habitavam d’esta banda do Jordão, ao occidente, e todos os reis dos cananeos, que estavam ao pé do mar, que Yahweh tinha seccado as aguas do Jordão, de diante dos filhos d’Israel, até que passámos, derreteu-se-lhes o coração, e não houve mais animo n’elles, por causa dos filhos d’Israel.
Jos 5:2 N’aquelle tempo disse Yahweh a Josué: Faze facas de pedra, e torna a circumcidar segunda vez aos filhos d’Israel.
Jos 5:3 Então Josué fez para si facas de pedra, e circumcidou aos filhos d’Israel no monte dos prepucios.
Jos 5:4 E foi esta a causa por que Josué os circumcidou: todo o povo que tinha saido do Egypto, os machos, todos os homens de guerra, eram já mortos no deserto, pelo caminho, depois que sairam do Egypto.
Jos 5:5 Porque todo o povo que saira estava circumcidado, mas a nenhum do povo que nascera no deserto, pelo caminho, depois de terem saido do Egypto, haviam circumcidado.
Jos 5:6 Porque quarenta annos andaram os filhos d’Israel pelo deserto, até se acabar toda a nação, os homens de guerra, que sairam do Egypto, e não obedeceram á voz de Yahweh: aos quaes Yahweh tinha jurado que lhes não havia de deixar ver a terra que Yahweh jurara a seus paes dar-nos; terra que mana leite e mel
Jos 5:7 Porém em seu logar poz a seus filhos; a estes Josué circumcidou: porquanto estavam incircumcisos, porque os não circumcidaram no caminho.
Jos 5:8 E aconteceu que, acabando de circumcidar a toda a nação, ficaram no seu logar no arraial, até que sararam.
Jos 5:9 Disse mais Yahweh a Josué: Hoje revolvi de sobre vós o opprobrio do Egypto; pelo que o nome d’aquelle logar se chamou Gilgal, até ao dia d’hoje.
Jos 5:10 Estando pois os filhos d’Israel alojados em Gilgal,

 celebraram a paschoa no dia quatorze do mez, á tarde, nas campinas de Jericó.
Jos 5:11 E comeram do trigo da terra do anno antecedente, ao outro dia depois da paschoa, pães asmos e espigas tostadas, no mesmo dia.
Jos 5:12 E cessou o manná no dia seguinte, depois que comeram do trigo da terra do anno antecedente; e os filhos d’Israel não tiveram mais manná: porém no mesmo anno comeram das novidades da terra de Canaan.
Jos 5:13 E succedeu que, estando Josué ao pé de Jericó, levantou os seus olhos, e olhou; e eis-que se poz em pé diante d’elle um homem que tinha na mão uma espada nua: e chegou-se Josué a elle, e disse-lhe: És tu dos nossos, ou dos nossos inimigos?
Jos 5:14 E disse elle: Não, mas venho agora como principe do exercito de Yahweh. Então Josué se prostrou sobre o seu rosto na terra, e o adorou, e disse-lhe: Que diz meu senhor ao seu servo?
Jos 5:15 Então disse o principe do exercito de Yahweh a Josué: Descalça os sapatos de teus pés, porque o logar em que estás é sancto. E fez Josué assim.
Jos 6:1 Ora Jericó cerrou-se, e estava cerrada por causa dos filhos d’Israel: nenhum sahia nem entrava.
Jos 6:2 Então disse Yahweh a Josué: Olha, tenho dado na tua mão a Jericó e ao seu rei, os seus valentes e valorosos.
Jos 6:3 Vós pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, cercando a cidade uma vez: assim fareis por seis dias.
Jos 6:4 E sete sacerdotes levarão sete buzinas de carneiros diante da arca, e no setimo dia rodeareis a cidade sete vezes: e os sacerdotes tocarão as buzinas.
Jos 6:5 E será que, tocando-se longamente a buzina de carneiro, ouvindo vós o sonido da buzina, todo o povo gritará com grande grita: e o muro da cidade cairá abaixo de si, e o povo subirá n’elle, cada qual em frente de si.
Jos 6:6 Então chamou Josué, filho de Nun, aos sacerdotes, e disse-lhes: Levae a arca do concerto; e sete sacerdotes levem sete buzinas de carneiros, diante da arca de Yahweh.
Jos 6:7 E disse ao povo: Passae e rodeae a cidade; e quem estiver armado, passe diante da arca de Yahweh.
Jos 6:8 E assim foi, como Josué dissera ao povo, que os sete sacerdotes, levando as sete buzinas de carneiros diante de Yahweh, passaram, e tocaram as buzinas: e a arca do concerto de Yahweh os seguia.
Jos 6:9 E os armados iam adiante dos sacerdotes, que tocavam as buzinas: e a rectaguarda seguia após da arca, andando e tocando as buzinas.
Jos 6:10 Porém ao povo Josué tinha dado ordem, dizendo: Não gritareis, nem fareis ouvir a vossa voz, nem sairá palavra alguma da vossa bocca, até ao dia que eu vos diga: Gritae. Então gritareis.
Jos 6:11 E fez a arca de Yahweh rodeiar a cidade, rodeiando-a uma vez: e vieram ao arraial, e passaram a noite no arraial.
Jos 6:12 Depois Josué se levantou de madrugada, e os sacerdotes levaram a arca de Yahweh.
Jos 6:13 E os sete sacerdotes, que levavam as sete buzinas de carneiros diante da arca de Yahweh, iam andando, e tocavam as buzinas, e os armados iam adiante d’elles, e a rectaguarda seguia atraz da arca de Yahweh; os sacerdotes iam andando e tocando as buzinas.
Jos 6:14 Assim rodeiaram outra vez a cidade no segundo dia e tornaram para o arraial: e assim fizeram seis dias.
Jos 6:15 E succedeu que ao setimo dia madrugaram ao subir da alva, e da mesma maneira rodeiaram a cidade sete vezes: n’aquelle dia sómente rodeiaram a cidade sete vezes.
Jos 6:16 E succedeu que, tocando os sacerdotes a setima vez as buzinas, disse Josué ao povo: Gritae; porque Yahweh vos tem dado a cidade.
Jos 6:17 Porém a cidade será anathema a Yahweh, ella e tudo quanto houver n’ella: sómente a prostituta Rahab viverá, ella e todos os que com ella estiverem em casa; porquanto escondeu os mensageiros que enviámos.
Jos 6:18 Tão sómente guardae-vos do anathema, para que não vos mettaes em anathema tomando d’ella, e assim façaes maldito o arraial de Israel, e o turbeis.
Jos 6:19 Porém toda a prata, e o oiro, e os vasos de metal, e de ferro, são consagrados a Yahweh: irão ao thesouro de Yahweh.
Jos 6:20 Gritou pois o povo, tocando os sacerdotes as buzinas: e succedeu que, ouvindo o povo o sonido da buzina, gritou o povo com grande grita; e o muro caiu abaixo, e o povo subiu á cidade, cada qual em frente de si, e tomaram a cidade.
Jos 6:21 E, tudo quanto na cidade havia, destruiram totalmente ao fio da espada, desde o homem até á mulher, desde o menino até ao velho, e até ao boi e gado miudo, e ao jumento.
Jos 6:22 Josué, porém, disse aos dois homens que tinham espiado a terra: Entrae na casa da mulher prostituta, e tirae de lá a mulher com tudo quanto tiver, como lhe tendes jurado.
Jos 6:23 Então entraram os mancebos espias, e tiraram a Rahab, e a seu pae, e a sua mãe, e a seus irmãos, e a tudo quanto tinha; tiraram tambem a todas as suas familias, e pozeram-n’os fóra do arraial d’Israel.
Jos 6:24 Porém a cidade e tudo quanto havia n’ella queimaram-n’o a fogo: tão sómente a prata, e o oiro, e os vasos de metal e de ferro, deram para o thesouro da casa de Yahweh.
Jos 6:25 Assim deu Josué vida á prostituta Rahab, e á familia de seu pae, e a tudo quanto tinha; e habitou no meio de Israel até ao dia de hoje: porquanto escondera os mensageiros que Josué tinha enviado a espiar a Jericó.
Jos 6:26 E n’aquelle tempo Josué os esconjurou, dizendo: Maldito diante de Yahweh seja o homem que se levantar e reedificar esta cidade de Jericó: no seu primogenito a fundará, e no seu filho mais novo lhe porá as portas.
Jos 6:27 Assim era Yahweh com Josué: e corria a sua fama por toda a terra.
Jos 7:1 E trespassaram os filhos de Israel no anathema: porque Acan, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Sera, da tribu de Judah, tomou do anathema, e a ira de Yahweh se accendeu contra os filhos d’Israel.
Jos 7:2 Enviando pois Josué de Jericó, alguns homens a Hai, que está junto a Bethaven, da banda do oriente de Beth-*el, fallou-lhes, dizendo: Subi, e espiae a terra. Subiram pois aquelles homens, e espiaram a Hai.
Jos 7:3 E voltaram a Josué, e disseram-lhe: Não suba todo o povo; subam alguns dois mil, ou tres mil homens, a ferir a Hai: não fatigues ali a todo o povo, porque poucos são.
Jos 7:4 Assim, subiram lá do povo alguns tres mil homens, os quaes fugiram diante dos homens de Dai.
Jos 7:5 E os homens de Hai feriram d’elles alguns trinta e seis, e seguiram-n’os desde a porta até Shebarim, e feriram-n’os na descida; e o coração do povo se derreteu e se tornou como agua.
Jos 7:6 Então Josué rasgou os seus vestidos, e se prostrou em terra sobre o seu rosto perante a arca de Yahweh até á tarde, elle e os anciãos de Israel: e deitaram pó sobre as suas cabeças.
Jos 7:7 E disse Josué: Ah Senhor Yahweh! porque, com effeito, fizeste passar a este povo o Jordão, para nos dares nas mãos dos amorrheos, para nos fazerem perecer? oxalá nos contentaramos com ficarmos d’além do Jordão.
Jos 7:8 Ah Yahweh! que direi? pois Israel virou as costas diante dos seus inimigos!
Jos 7:9 Ouvindo isto, os cananeos, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarreigarão o nosso nome da terra: e então que farás ao teu grande nome?
Jos 7:10 Então disse Yahweh a Josué: Levanta-te: porque estás prostrado assim sobre o teu rosto?
Jos 7:11 Israel peccou, e até transgrediram o meu concerto que lhes tinha ordenado, e até tomaram do anathema, e tambem furtaram, e tambem mentiram, e até debaixo da sua bagagem o pozeram.
Jos 7:12 Pelo que os filhos de Israel não poderam subsistir perante os seus inimigos: viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados: não serei mais comvosco, se não desarreigardes o anathema do meio de vós.
Jos 7:13 Levanta-te, sanctifica o povo, e dize: Sanctificae-vos para ámanhã, porque assim diz Yahweh, o Deus d’Israel: Anathema ha no meio de ti, Israel: diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que não tires o anathema do meio de vós.
Jos 7:14 Ámanhã pois vos chegareis, segundo as vossas tribus: e será que a tribu que Yahweh tomar se chegará, segundo as familias; e a familia que Yahweh tomar se chegará por casas; e a casa que Yahweh tomar se chegará homem por homem
Jos 7:15 E será que aquelle que fôr tomado com o anathema será queimado a fogo, elle e tudo quanto tiver: porquanto transgrediu o concerto de Yahweh, e fez uma loucura em Israel.
Jos 7:16 Então Josué se levantou de madrugada, e fez chegar a Israel, segundo as suas tribus: e a tribu de Judah foi tomada:
Jos 7:17 E, fazendo chegar a tribu de Judah, tomou a familia de Zarchi: e, fazendo chegar a familia de Zarchi, homem por homem, foi tomado Zabdi:
Jos 7:18 E, fazendo chegar a sua casa, homem por homem, foi tomado Acan, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Serah, da tribu de Judah.
Jos 7:19 Então disse Josué a Acan: Filho meu, dá, peço-te, gloria a Yahweh Deus de Israel, e faze confissão perante elle; e declara-me agora o que fizeste, não m’o occultes.
Jos 7:20 E respondeu Acan a Josué, e disse: Verdadeiramente pequei contra Yahweh Deus de Israel, e fiz assim e assim.
Jos 7:21 Quando vi entre os despojos uma boa capa babylonica, e duzentos siclos de prata, e uma cunha d’oiro do peso de cincoenta siclos, cobicei-os e tomei-os: e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata debaixo d’ella.
Jos 7:22 Então Josué enviou mensageiros, que foram correndo á tenda: e eis que estava escondido na sua tenda, e a prata debaixo d’ella.
Jos 7:23 Tomaram pois aquellas coisas do meio da tenda, e as trouxeram a Josué e a todos os filhos de Israel: e as deitaram perante Yahweh.
Jos 7:24 Então Josué e todo o Israel com elle tomaram a Acan, filho de Serah, e a prata, e a capa, e a cunha de oiro, e a seus filhos, e a suas filhas, e a seus bois, e a seus jumentos, e a suas ovelhas, e a sua tenda, e a tudo quanto

 tinha: e levaram-n’os ao valle de Acor.
Jos 7:25 E disse Josué: Como nos turbaste? Yahweh te turbará a ti este dia. E todo o Israel o apedrejou com pedras, e os queimaram a fogo, e os apedrejaram com pedras.
Jos 7:26 E levantaram sobre elle um grande montão de pedras, até o dia de hoje; assim Yahweh se tornou do ardor da sua ira: pelo que se chamou o nome d’aquelle logar o valle d’Acor, até ao dia de hoje.
Jos 8:1 Então disse Yahweh a Josué: Não temas, e não te espantes: toma comtigo toda a gente de guerra, e levanta-te, sobe a Hai: olha que te tenho dado na tua mão o rei d’Hai, e o seu povo, e a sua cidade, e a sua terra.
Jos 8:2 Farás pois a Hai, e a seu rei, como fizeste a Jericó, e a seu rei: salvo que para vós saqueareis os seus despojos, e o seu gado: põe-te emboscadas á cidade, por detraz d’ella.
Jos 8:3 Então Josué levantou-se, e toda a gente de guerra, para subir contra Hai: e escolheu Josué trinta mil homens valentes e valorosos, e enviou-os de noite.
Jos 8:4 E deu-lhes ordem, dizendo: Olhae, poreis emboscadas á cidade, por detraz da cidade; não vos alongueis muito da cidade: e todos vós estareis apercebidos.
Jos 8:5 Porém eu e todo o povo que está comigo nos achegaremos á cidade: e será que, quando nos sairem ao encontro, como d’antes, fugiremos diante d’elles.
Jos 8:6 Deixae-os pois sair atraz de nós, até que os tiremos da cidade; porque dirão: Fogem diante de nós como d’antes. Assim fugiremos diante d’elles.
Jos 8:7 Então saireis vós da emboscada, e tomareis a cidade: porque Yahweh vosso Deus vol-a dará na vossa mão.
Jos 8:8 E será que, tomando vós a cidade, poreis a cidade a fogo; conforme á palavra de Yahweh fareis; olhae que vol-o tenho mandado.
Jos 8:9 Assim Josué os enviou, e elles se foram á emboscada; e ficaram entre Bethel e Hai, ao occidente d’Hai: porém Josué passou aquella noite no meio do povo.
Jos 8:10 E levantou-se Josué de madrugada, e contou o povo: e subiram elle e os anciãos de Israel diante do povo contra Hai.
Jos 8:11 Subiu tambem toda a gente de guerra, que estava com elle, e chegaram-se, e vieram fronteiros á cidade: e alojaram-se da banda do norte d’Hai; e havia um valle entre elle e Hai.
Jos 8:12 Tomou tambem alguns cinco mil homens, e pôl-os entre Bethel e Hai em emboscada, ao occidente da cidade.
Jos 8:13 E pozeram o povo, todo o arraial que estava ao norte da cidade, e a sua emboscada ao occidente da cidade: e foi Josué aquella noite ao meio do valle.
Jos 8:14 E succedeu que, vendo-o o rei d’Hai, se apressaram, e se levantaram de madrugada, e os homens da cidade sairam ao encontro d’Israel ao combate, elle e todo o seu povo, ao tempo assignalado, perante as campinas: porque elle não sabia, que se lhe houvesse posto emboscada detraz da cidade.
Jos 8:15 Josué pois e todo o Israel se houveram como feridos diante d’elles, e fugiram pelo caminho do deserto.
Jos 8:16 Pelo que todo o povo, que estava na cidade, foi convocado para os seguir: e seguiram a Josué e foram attrahidos da cidade.
Jos 8:17 E nem um só homem ficou em Hai, nem em Bethel, que não saisse após Israel: e deixaram a cidade aberta, e seguiram a Israel.
Jos 8:18 Então Yahweh disse a Josué: Estende a lança que tens na tua mão, para Hai; porque a darei na tua mão. E Josué estendeu a lança, que estava na sua mão, para a cidade.
Jos 8:19 Então a emboscada se levantou do seu logar apressadamente, e correram, estendendo elle a sua mão, e vieram á cidade, e a tomaram: e apressaram-se, e pozeram a cidade a fogo.
Jos 8:20 E virando-se os homens de Hai para traz, olharam, e eis-que o fumo da cidade subia ao céu, e não tiveram logar para fugirem para uma parte nem outra: porque o povo, que fugia para o deserto, se tornou contra os que os seguiam.
Jos 8:21 E vendo Josué e todo o Israel que a emboscada tomara a cidade, e que o fumo da cidade subia, tornaram, e feriram os homens d’Hai.
Jos 8:22 Tambem aquelles da cidade lhes sairam ao encontro, e assim cairam no meio dos israelitas, uns de uma, e outros de outra parte: e feriram-n’os, até que nenhum d’elles ficou, o que escapasse.
Jos 8:23 Porém ao rei d’Hai tomaram vivo, e o trouxeram a Josué.
Jos 8:24 E succedeu que, acabando os israelitas de matar todos os moradores d’Hai no campo, no deserto onde os tinham seguido, e havendo todos caido ao fio da espada, até todos serem consumidos, todo o Israel se tornou a Hai, e a pozeram a fio de espada.
Jos 8:25 E todos os que cairam aquelle dia, assim homens como mulheres, foram doze mil: todos moradores d’Hai.
Jos 8:26 Porque Josué não retirou a sua mão, que estendera com a lança, até destruir totalmente a todos os moradores d’Hai.
Jos 8:27 Tão sómente os israelitas saquearam para si o gado e os despojos da cidade, conforme á palavra de Yahweh, que tinha ordenado a Josué.
Jos 8:28 Queimou pois Josué a Hai: e a tornou n’um montão perpetuo, em assolamento, até ao dia d’hoje.
Jos 8:29 E ao rei d’Hai enforcou n’um madeiro, até á tarde: e ao pôr do sol ordenou Josué, que o seu corpo se tirasse do madeiro; e o lançaram á porta da cidade, e levantaram sobre elle um grande montão de pedras, até ao dia d’hoje.
Jos 8:30 Então Josué edificou um altar a Yahweh Deus d’Israel, no monte d’Ebal,
Jos 8:31 Como Moysés, servo de Yahweh, ordenou aos filhos d’Israel, conforme ao que está escripto no livro da lei de Moysés, a saber: um altar de pedras inteiras, sobre o qual se não movera ferro: e offereceram sobre elle holocaustos a Yahweh, e sacrificaram sacrificios pacificos.
Jos 8:32 Tambem escreveu ali em pedras uma copia da lei de Moysés, que já tinha escripto diante dos filhos d’Israel.
Jos 8:33 E todo o Israel, com os seus anciãos, e os seus principes, e os seus juizes, estavam d’uma e outra banda da arca, perante os sacerdotes levitas, que levavam a arca do concerto de Yahweh, assim estrangeiros como naturaes; metade d’elles em frente do monte Gerizim, e a outra metade em frente do monte Ebal; como Moysés, servo de Yahweh, ordenara, para abençoar primeiramente o povo de Israel.
Jos 8:34 E depois leu em alta voz todas as palavras da lei, a benção e a maldição, conforme a tudo o que está escripto no livro da lei.
Jos 8:35 Palavra nenhuma houve, de tudo o que Moysés ordenara, que Josué não lesse perante toda a congregação d’Israel, e das mulheres, e dos meninos, e dos estrangeiros, que andavam no meio d’elles.
Jos 9:1 E succedeu que, ouvindo isto todos os reis, que estavam d’áquem do Jordão, nas montanhas, e nas campinas, em toda a costa do grande mar, em frente do Libano, os hetheos, e os amorrheos, os cananeos, os pherezeos, os heveos, e os jebuseos,
Jos 9:2 Se ajuntaram elles de commum accordo, para pelejar contra Josué e contra Israel.
Jos 9:3 E os moradores de Gibeon ouvindo o que Josué fizera com Jericó e com Hai,
Jos 9:4 Usaram tambem d’astucia, e foram e se fingiram embaixadores: e tomaram saccos velhos sobre os seus jumentos, e odres de vinho velhos, e rotos, e remendados;
Jos 9:5 E nos seus pés sapatos velhos e manchados, e vestidos velhos sobre si: e todo o pão que traziam para o caminho era secco e bolorento.
Jos 9:6 E vieram a Josué, ao arraial, a Gilgal, e lhe disseram, a elle e aos homens d’Israel: Vimos d’uma terra distante; fazei pois agora concerto comnosco.
Jos 9:7 E os homens d’Israel responderam aos heveos: Porventura habitaes no meio de nós; como pois faremos concerto comvosco?
Jos 9:8 Então disseram a Josué: Nós somos teus servos. E disse-lhes Josué: Quem sois vós, e d’onde vindes?
Jos 9:9 E lhe responderam: Teus servos vieram d’uma terra mui distante, por causa do nome de Yahweh teu Deus: porquanto ouvimos a sua fama, e tudo quanto fez no Egypto;
Jos 9:10 E tudo quanto fez aos dois reis dos amorrheos, que estavam d’além do Jordão, a Sehon rei de Hesbon, e a Og, rei de Basan, que estava em Astaroth.
Jos 9:11 Pelo que nossos anciãos e todos os moradores da nossa terra nos fallaram, dizendo: Tomae comvosco em vossas mãos provisão para o caminho, e ide-lhes ao encontro: e dizei-lhes: Nós somos vossos servos; fazei pois agora concerto comnosco.
Jos 9:12 Este nosso pão tomámos quente das nossas casas para nossa provisão, no dia em que saimos para vir a vós: e eil-o aqui agora já secco e bolorento:
Jos 9:13 E estes odres, que enchemos de vinho, eram novos, e eil-os aqui já rotos: e estes nossos vestidos e nossos sapatos já se teem envelhecido, por causa do mui longo caminho.
Jos 9:14 Então aquelles homens tomaram da sua provisão: e não pediram conselho á bocca de Yahweh.
Jos 9:15 E Josué fez paz com elles, e fez um concerto com elles, que lhes daria a vida: e os principes da congregação lhes prestaram juramento.
Jos 9:16 E succedeu que, ao fim de tres dias, depois de fazerem concerto com elles, ouviram que eram seus visinhos, e que moravam no meio d’elles.
Jos 9:17 Porque, partindo os filhos de Israel, chegaram ás suas cidades ao terceiro dia: e suas cidades eram Gibeon, e Cefira, e Beeroth, e Kiriath-jearim.
Jos 9:18 E os filhos de Israel os não feriram; porquanto os principes da congregação lhes juraram por Yahweh Deus de Israel: pelo que toda a congregação murmurava contra os principes.
Jos 9:19 Então todos os principes disseram a toda a congregação: Nós jurámos-lhes por Yahweh Deus de Israel: pelo que não podemos tocal-os.
Jos 9:20 Isto, porém, lhes faremos: dar-lhes-hemos a vida; para que não haja grande ira sobre nós, por causa do juramento que já lhes temos jurado.
Jos 9:21 Disseram-lhes pois os principes: Vivam, e sejam rachadores de lenha e tiradores de agua para toda a congregação, como os principes lhes teem dito.
Jos 9:22 E Josué os chamou, e fallou-lhes dizendo: Porque nos enganastes, dizendo: Mui longe de vós habitamos, morando vós no meio de nós?
Jos 9:23

 Agora pois sereis malditos: e d’entre vós não deixará de haver servos, nem rachadores de lenha, nem tiradores de agua, para a casa do meu Deus.
Jos 9:24 Então responderam a Josué, e disserem: Porquanto com certeza foi annunciado aos teus servos que Yahweh teu Deus ordenou a Moysés, seu servo, que a vós daria toda esta terra, e destruiria todos os moradores da terra diante de vós, tememos muito por nossas vidas por causa de vós; por isso fizemos assim
Jos 9:25 E eis que agora estamos na tua mão: faze aquillo que te pareça bom e recto que se nos faça.
Jos 9:26 Assim pois lhes fez: e livrou-os das mãos dos filhos de Israel, e não os mataram.
Jos 9:27 E, n’aquelle dia, Josué os deu como rachadores de lenha e tiradores de agua para a congregação e para o altar de Yahweh, até ao dia de hoje, no logar que escolhesse.
Jos 10:1 E succedeu que, ouvindo Adonizedek, rei de Jerusalem, que Josué tomara a Hai, e a tinha destruido totalmente, e fizera a Hai e ao seu rei como tinha feito a Jericó e ao seu rei, e que os moradores de Gibeon fizeram paz com os israelitas, e estavam no meio d’elles,
Jos 10:2 Temeram muito: porque Gibeon era uma cidade grande como uma das cidades reaes, e ainda maior do que Hai, e todos os seus homens valentes.
Jos 10:3 Pelo que Adonizedek, rei de Jerusalem, enviou a Hoham, rei de Hebron, e a Piram, rei de Jarmuth, e a Jafia, rei de Lachis, e a Debir, rei de Eglon, dizendo:
Jos 10:4 Subi a mim, e ajudae-me, e firamos a Gibeon: porquanto fez paz com Josué e com os filhos de Israel.
Jos 10:5 Então se ajuntaram, e subiram cinco reis dos amorrheos, o rei de Jerusalem, o rei de Hebron, o rei de Jarmuth, o rei de Lachis, o rei de Eglon, elles e todos os seus exercitos: e sitiaram a Gibeon e pelejaram contra ella.
Jos 10:6 Enviaram pois os homens de Gibeon a Josué ao arraial de Gilgal, dizendo: Não retires as tuas mãos de teus servos; sobe apressadamente a nós, e livra-nos, e ajuda-nos, porquanto todos os reis dos amorrheos, que habitam na montanha, se ajuntaram contra nós
Jos 10:7 Então subiu Josué de Gilgal, elle e toda a gente de guerra com elle, e todos os valentes e valorosos.
Jos 10:8 E Yahweh disse a Josué: Não os temas, porque os tenho dado na tua mão: nenhum d’elles parará diante de ti.
Jos 10:9 E Josué lhes sobreveiu de repente, porque toda a noite veiu subindo desde Gilgal.
Jos 10:10 E Yahweh os conturbou diante de Israel, e os feriu de grande ferida em Gibeon: e seguiu-os pelo caminho que sobe a Bethoron, e os feriu até Azeka e a Makeda.
Jos 10:11 E succedeu que, fugindo elles diante de Israel, á descida de Bethoron, o Senhor lançou sobre elles, do céu, grandes pedras até Azeka, e morreram: e foram muitos mais os que morreram das pedras da saraiva do que os que os filhos d’Israel mataram á espada.
Jos 10:12 Então Josué fallou a Yahweh, no dia em que Yahweh deu os amorrheos na mão dos filhos de Israel, e disse aos olhos dos israelitas: Sol, detem-te em Gibeon, e tu, lua, no valle de Ajalon.
Jos 10:13 E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto não está escripto no livro do Recto? O sol pois se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quasi um dia inteiro.
Jos 10:14 E não houve dia similhante a este, nem antes nem depois d’elle, ouvindo Yahweh assim a voz d’um homem: porque Yahweh pelejava por Israel.
Jos 10:15 E tornou-se Josué, e todo o Israel com elle, ao arraial a Gilgal.
Jos 10:16 Aquelles cinco reis, porém, fugiram, e se esconderam n’uma cova em Makeda.
Jos 10:17 E foi annunciado a Josué, dizendo: Acharam-se os cinco reis escondidos n’uma cova em Makeda.
Jos 10:18 Disse pois Josué: Arrojae grandes pedras á bocca da cova, e ponde sobre ella homens que os guardem:
Jos 10:19 Porém vos não vos detenhaes; segui os vossos inimigos, e feri os que ficaram atraz: não os deixeis entrar nas suas cidades, porque Yahweh vosso Deus já vol-os deu na vossa mão
Jos 10:20 E succedeu que, acabando Josué e os filhos de Israel de os ferir a grande ferida, até consumil-os, e que os que ficaram d’elles se retiraram ás cidades fortes,
Jos 10:21 Todo o povo se tornou em paz a Josué, ao arraial em Makeda: não havendo ninguem que movesse a sua lingua contra os filhos de Israel.
Jos 10:22 Depois disse Josué: Abri a bocca da cova, e trazei-me aquelles cinco reis para fóra da cova.
Jos 10:23 Fizeram pois assim, e trouxeram-lhe aquelles cinco reis para fóra da cova: o rei de Jerusalem, o rei de Hebron, o rei de Jarmuth, o rei de Lachis, e o rei de Eglon.
Jos 10:24 E succedeu que, trazendo aquelles reis a Josué, Josué chamou todos os homens de Israel, e disse aos capitães da gente de guerra, que com elle foram: Chegae, ponde os vossos pés sobre os pescoços d’estes reis. E chegaram, e pozeram os seus pés sobre os seus pescoços.
Jos 10:25 Então Josué lhes disse: Não temaes, nem vos espanteis: esforçae-vos e animae-vos; porque assim o fará Yahweh a todos os vossos inimigos, contra os quaes pelejardes.
Jos 10:26 E, depois d’isto, Josué os feriu e os matou, e os enforcou em cinco madeiros: e ficaram enforcados nos madeiros até á tarde.
Jos 10:27 E succedeu que, ao tempo do pôr do sol, deu Josué ordem que os tirassem dos madeiros: e lançaram-n’os na cova onde se esconderam: e pozeram grandes pedras á bocca da cova, que ainda ali estão até ao mesmo dia de hoje.
Jos 10:28 E n’aquelle mesmo dia tomou Josué a Makeda, e feriu-a a fio de espada, e destruiu o seu rei, a elles, e a toda a alma que n’ella havia; nada deixou de resto: e fez ao rei de Makeda como fizera ao rei de Jericó.
Jos 10:29 Então Josué e todo o Israel com elle passou de Makeda a Libna, e pelejou contra Libna;
Jos 10:30 E tambem Yahweh a deu na mão d’ Israel, a ella e a seu rei, e a feriu a fio de espada, a ella e a toda a alma que n’ella havia; nada deixou de resto: e fez ao seu rei como fizera ao rei de Jericó.
Jos 10:31 Então Josué, e todo o Israel com elle, passou de Libna a Lachis: e a sitiou, e pelejou contra ella;
Jos 10:32 E Yahweh deu a Lachis na mão d’Israel, e tomou-a no dia seguinte, e a feriu a fio de espada, a ella, e a toda a alma que n’ella havia, conforme a tudo o que fizera a Libna.
Jos 10:33 Então Horan, rei de Gezer, subiu a ajudar a Lachis: porém Josué o feriu, a elle e ao seu povo, até que nenhum lhe deixou de resto.
Jos 10:34 E Josué, e todo o Israel com elle, passou de Lachis a Eglon: e a sitiaram, e pelejaram contra ella:
Jos 10:35 E no mesmo dia a tomaram, e a feriram a fio de espada; e a toda a alma, que n’ella havia, destruiu totalmente no mesmo dia: conforme a tudo o que fizera a Lachis.
Jos 10:36 Depois Josué, e todo o Israel com elle, subiu d’Eglon a Hebron, e pelejaram contra ella;
Jos 10:37 E a tomaram, e a feriram ao fio de espada, assim ao seu rei como a todas as suas cidades; e a toda a alma, que n’ellas havia, a ninguem deixou com vida, conforme a tudo o que fizera a Eglon: e a destruiu totalmente, a ella e a toda a alma que n’ella havia.
Jos 10:38 Então Josué, e todo o Israel com elle, tornou a Debir, e pelejou contra ella;
Jos 10:39 E tomou-a com o seu rei, e a todas as suas cidades, e as feriram a fio de espada, e a toda a alma que n’ellas havia destruiram totalmente, nada deixou de resto: como fizera a Hebron, assim fez a Debir e ao seu rei, e como fizera a Libna e ao seu rei.
Jos 10:40 Assim feriu Josué toda aquella terra, as montanhas, o sul, e as campinas, e as descidas das aguas, e a todos os seus reis; nada deixou de resto: mas tudo o que tinha folego destruiu, como ordenara Yahweh Deus d’Israel.
Jos 10:41 E Josué os feriu desde Cades-barnea, e até Gaza: como tambem toda a terra de Gosen, e até Gibeon.
Jos 10:42 E d’uma vez tomou Josué todos estes reis, e as suas terras: porquanto Yahweh Deus d’Israel pelejava por Israel.
Jos 10:43 Então Josué, e todo o Israel com elle, se tornou ao arraial em Gilgal.
Jos 11:1 Succedeu depois d’isto que, ouvindo-o Jabin, rei d’Hazor, enviou a Jobab, rei de Madon, e ao rei de Simron, e ao rei d’Acsaph;
Jos 11:2 E os reis, que estavam ao norte, nas montanhas, e na campina para o sul de Cinneroth, e nas planicies, e em Naphoth-dor, da banda do mar;
Jos 11:3 Ao cananeo do oriente e do occidente; e ao amorrheo, e ao hetheo, e ao pherezeo, e ao jebuseo nas montanhas: e ao heveo ao pé d’Hermon, na terra de Mispah.
Jos 11:4 Sairam pois estes, e todos os seus exercitos com elles, muito povo, como a areia que está na praia do mar em multidão: e muitissimos cavallos e carros.
Jos11:5 Todos estes reis se ajuntaram, e vieram e se acamparam junto ás aguas de Merom, para pelejarem contra Israel.
Jos 11:6 E disse Yahweh a Josué: Não temas diante d’elles; porque ámanhã a esta mesma hora eu os darei todos feridos diante dos filhos d’Israel; os seus cavallos jarretarás, e os seus carros queimarás a fogo.
Jos 11:7 E Josué, e toda a gente de guerra com elle, veiu apressadamente sobre elles ás aguas de Merom: e deram n’elles de repente.
Jos 11:8 E Yahweh os deu na mão d’Israel, e os feriram, e os seguiram até á grande Sidon, e até Misrephoth-main, e até ao valle de Mispah ao oriente; feriram-os até não lhes deixarem nenhum
Jos 11:9 E fez-lhes Josué como Yahweh lhe dissera: os seus cavallos jarretou, e os seus carros queimou a fogo.
Jos 11:10 E n’aquelle mesmo tempo tornou Josué, e tomou a Hazor, e feriu á espada ao seu rei: porquanto Hazor d’antes era a cabeça de todos estes reinos.
Jos 11:11 E a toda a alma, que n’ella havia, feriram ao fio da espada, e totalmente os destruiram; nada restou do que tinha folego, e a Hazor queimou com fogo.
Jos 11:12 E Josué tomou todas as cidades d’estes reis, e todos os seus reis, e os feriu ao fio da espada, destruindo-os totalmente: como ordenara a Moysés servo de Yahweh.
Jos 11:13 Tão sómente não

 queimaram os israelitas as cidades que estavam sobre os seus outeiros: salvo sómente Hazor, a qual Josué queimou.
Jos 11:14 E todos os despojos d’estas cidades, e o gado, os filhos d’Israel saquearam para si: tão sómente a todos os homens feriram ao fio da espada, até que os destruiram: nada do que folego tinha deixaram com vida.
Jos 11:15 Como ordenara Yahweh a Moysés seu servo, assim Moysés ordenou a Josué: e assim Josué o fez; nem uma só palavra tirou de tudo o que Yahweh ordenara a Moysés.
Jos 11:16 Assim Josué tomou toda aquella terra, as montanhas, e todo o sul, e toda a terra de Gosen, e as planicies, e as campinas, e as montanhas d’Israel; e as suas planicies;
Jos 11:17 Desde o monte calvo, que sobe a Seir, até Baal-gad, no valle do Libano, ás raizes do monte de Hermon: tambem tomou todos os seus reis, e os feriu e os matou.
Jos 11:18 Por muitos dias Josué fez guerra contra todos estes reis.
Jos 11:19 Não houve cidade que fizesse paz com os filhos d’Israel, senão os heveos, moradores de Gibeon: por guerra as tomaram todas.
Jos 11:20 Porquanto de Yahweh vinha, que os seus corações endurecessem, para sairem ao encontro a Israel na guerra, para os destruir totalmente, para se não ter piedade d’elles; mas para os destruir a todos, como Yahweh tinha ordenado a Moysés.
Jos 11:21 N’aquelle tempo veiu Josué, e extirpou os enaquins das montanhas d’Hebron, de Debir, d’Anab, e de todas as montanhas de Judah, e de todas as montanhas d’Israel: Josué os destruiu totalmente com as suas cidades.
Jos 11:22 Nenhum dos enaquins ficou de resto na terra dos filhos d’Israel: sómente ficaram de resto em Gaza, em Gath, e em Asdod.
Jos 11:23 Assim Josué tomou toda esta terra, conforme a tudo o que Yahweh tinha dito a Moysés; e Josué a deu em herança aos filhos d’Israel, conforme ás suas divisões, conforme ás suas tribus: e a terra repousou da guerra
Jos 12:1 Estes pois são os reis da terra, aos quaes os filhos de Israel feriram e possuiram a sua terra d’além do Jordão ao nascente do sol: desde o ribeiro d’Arnon, até ao monte d’Hermon, e toda a planicie do oriente.
Jos 12:2 Sehon, rei dos amorrheos, que habitava em Hesbon e que senhoreava desde Aroer, que está á borda do ribeiro d’Arnon, e desde o meio do ribeiro, e desde a metade de Gilead, e até ao ribeiro de Jabbok, o termo dos filhos de Ammon;
Jos 12:3 E desde a campina até ao mar de Cinneroth para o oriente, e até ao mar da campina, o mar salgado para o oriente, pelo caminho de Beth-jesimoth: e desde o sul abaixo d’Asdoth-pisga.
Jos 12:4 Como tambem o termo de Og, rei de Basan, que era do resto dos gigantes, e que habitava em Astaroth e em Edrei;
Jos 12:5 E senhoreava no monte Hermon, e em Salcha, e em toda a Basan, até ao termo dos gesureos e dos maacateos, e metade de Gilead, termo de Sehon, rei de Hesbon.
Jos 12:6 A estes Moysés, servo de Yahweh, e os filhos de Israel feriram: e Moysés, servo de Yahweh, deu esta terra aos rubenitas, e aos gaditas, e á meia tribu de Manasseh em possessão.
Jos 12:7 E estes são os reis da terra aos quaes feriu Josué e os filhos de Israel d’áquem do Jordão para o occidente, desde Baal-gad, no valle do Libano, até ao monte calvo, que sobe a Seir: e Josué a deu ás tribus de Israel em possessão, segundo as suas divisões;
Jos 12:8 O que havia nas montanhas, e nas planicies, e nas campinas, e nas descidas das aguas, e no deserto, e para o sul: o heteo, o amorrheo, e o cananeo, o pherezeo, o heveo, e o jebuseo.
Jos 12:9 O rei de Jericó, um; o rei d’Ai, que está ao lado de Bethel, outro;
Jos 12:10 O rei de Jerusalem, outro; o rei d’Hebron, outro;
Jos 12:11 O rei de Jarmuth, outro; o rei de Lachis, outro;
Jos 12:12 O rei d’Eglon, outro; o rei de Geser, outro;
Jos 12:13 O rei de Debir, outro; o rei de Geder, outro;
Jos 12:14 O rei d’Horma, outro; o rei d’Harad, outro;
Jos 12:15 O rei de Libna, outro; o rei d’Adullam, outro;
Jos 12:16 O rei de Makeda, outro; o rei de Bethel, outro;
Jos 12:17 O rei de Tappuah, outro; o rei d’Hepher, outro;
Jos 12:18 O rei d’Aphek, outro; o rei de Lassaron, outro;
Jos 12:19 O rei de Madon, outro; o rei d’Hazor, outro;
Jos 12:20 O rei de Simron-meron, outro; o rei d’Achsaph, outro;
Jos 12:21 O rei de Taanach, outro; o rei de Megiddo, outro;
Jos 12:22 O rei de Kedes, outro; o rei de Jokneam do Carmel, outro;
Jos 12:23 O rei de Dor em Nafath-dor, outro; o rei das nações em Gilgal, outro;
Jos 12:24 O rei de Tirza, outro: trinta e um reis por todos.
Jos 13:1 Era, porém, Josué já velho, entrado em dias; e disse-lhe Yahweh: Já estás velho, entrado em dias; e ainda muitissima terra ficou para possuir.
Jos 13:2 A terra que fica de resto é esta: todos os termos dos philisteos, e toda a Gesuri;
Jos 13:3 Desde Sihor, que está defronte do Egypto, até ao termo de Ekron para o norte, que se conta ser dos cananeos: cinco principes dos philisteos, o gazeo, e o asdodeo, o ascalonita, o getheo, e o ekroneo, e os aveos;
Jos 13:4 Desde o sul, toda a terra dos cananeos, e Meara, que é dos sidoneos; até Aphek: até ao termo dos amorrheos;
Jos 13:5 Como tambem a terra dos gibleos, e todo o Libano para o nascente do sol, desde Baal-gad, ao pé do monte Hermon, até á entrada d’Hamath;
Jos 13:6 Todos os que habitam nas montanhas desde o Libano até Misrephoth-main, todos os sidoneos; eu os lançarei de diante dos filhos de Israel: tão sómente faze que a terra caia a Israel em sorte por herança, como já t’o tenho mandado.
Jos 13:7 Reparte pois agora esta terra por herança ás nove tribus e á meia tribu de Manasseh;
Jos 13:8 Com quem os rubenitas e os gaditas já receberam a sua heranca; a qual lhes deu Moysés d’além do Jordão para o oriente; como já lhes tinha dado Moysés, servo de Yahweh,
Jos 13:9 Desde Aroer, que está á borda do ribeiro d’Arnon, e a cidade que está no meio do valle, e toda a campina de Medeba até Dibon;
Jos 13:10 E todas as cidades de Sehon, rei dos amorrheos, que reinou em Hesbon, até ao termo dos filhos d’Ammon;
Jos 13:11 E Gilead, e o termo dos gesureos, e dos maacateos, e todo o monte Hermon, e toda a Basan até Salcha:
Jos 13:12 Todo o reino d’Og em Basan, que reinou em Astaroth e em Edrei; este ficou do resto dos gigantes que Moysés feriu e expelliu.
Jos 13:13 Porém os filhos de Israel não expelliram os gesureos, nem os maacateos; antes Gesur e Maacath habitaram no meio de Israel até ao dia de hoje.
Jos 13:14 Tão sómente á tribu de Levi não deu herança: os sacrificios queimados de Yahweh Deus de Israel são a sua herança, como já lhe tinha dito.
Jos 13:15 Assim Moysés deu á tribu dos filhos de Ruben, conforme as suas familias.
Jos 13:16 E foi o seu termo desde Aroer, que está á borda do ribeiro d’Arnon, e a cidade que está no meio do valle, e toda a campina até Medeba;
Jos 13:17 Hesbon e todas as suas cidades, que estão na campina: Dibon, e Bamoth-baal, e Beth-baal-meon;
Jos 13:18 E Jahsa, e Kedemoth, e Mephaat;
Jos 13:19 E Kiriathaim, e Sibma, e Zereth, e Hassahar, no monte do valle;
Jos 13:20 E Beth-peor, e Asdoth-pisga, e Beth-jesimoth;
Jos 13:21 E todas as cidades da campina, e todo o reino de Sehon, rei dos amorrheos, que reinou em Hesbon, a quem Moysés feriu, como tambem aos principes de Midian, Evi, e Rekem, e Sur, e Hur, e Reba, principes de Sehon, moradores da terra.
Jos 13:22 Tambem os filhos de Israel mataram á espada a Balaão, filho de Beor, o adivinho, como os mais que por elles foram mortos.
Jos 13:23 E foi o termo dos filhos de Ruben o Jordão e o seu termo; esta é a herança dos filhos de Ruben, segundo as suas familias, as cidades, e as suas aldeias.
Jos 13:24 E deu Moysés á tribu de Gad, aos filhos de Gad, segundo as suas familias.
Jos 13:25 E foi o seu termo Jaezer, e todas as cidades de Gilead, e metade da terra dos filhos d’Ammon, até Aroer, que está defronte de Rabba;
Jos 13:26 E desde Hesbon até Ramath-mispe, e Bethonim: e desde Mahanaim até ao termo de Debir;
Jos 13:27 E no valle Beth-aram, e Beth-*nimra, e Succoth, e Saphon, que ficara do resto do reino do rei de Sehon em Hesbon, o Jordão e o seu termo, até á extremidade do mar de Cinnereth d’além do Jordão para o oriente.
Jos 13:28 Esta é a herança dos filhos de Gad, segundo as suas familias, as cidades e as suas aldeias.
Jos 13:29 Deu tambem Moysés herança á meia tribu de Manasseh, que ficou á meia tribu dos filhos de Manasseh, segundo as suas familias,
Jos 13:30 De maneira que o seu termo foi desde Mahanaim, todo o Basan, todo o reino d’Og, rei de Basan, e todas as aldeias de Jair, que estão em Basan, sessenta cidades,
Jos 13:31 E metade de Gilead, e Astaroth, e Edrei, cidades do reino d’Og, em Basan, aos filhos de Machir, filho de Manasseh, a saber, á metade dos filhos de Machir, segundo as suas familias.
Jos 13:32 Isto é o que Moysés repartiu em herança nas campinas de Moab, d’além do Jordão de Jericó para o oriente.
Jos 13:33 Porém á tribu de Levi Moysés não deu herança: Yahweh Deus de Israel é a sua herança, como já lhe tinha dito.
Jos 14:1 Isto pois é o que os filhos de Israel tiveram em herança na terra de Canaan: o que Eleazar, o sacerdote, e Josué, filho de Nun, e os Cabeças dos paes das tribus dos filhos de Israel lhes fizeram repartir,
Jos 14:2 Por sorte da sua herança, como Yahweh ordenara, pelo ministerio de Moysés, ácerca das nove tribus e da meia tribu.
Jos 14:3 Porquanto ás duas tribus e á meia tribu já deu Moysés herança d’além do Jordão: mas aos levitas não tinha dado herança entre elles.
Jos 14:4 Porque os filhos de José foram duas tribus, Manasseh e Ephraim: e aos levitas não deram herança na terra, senão cidades em que habitassem, e os seus arrabaldes para seu gado e para sua possessão.
Jos 14:5 Como Yahweh ordenara a Moysés, assim fizeram os filhos d’Israel, e repartiram a terra.
Jos

 14:6 Então os filhos de Judah chegaram a Josué em Gilgal; e Caleb, filho de Jefoné o kenezeo, lhe disse: Tu sabes a palavra que Yahweh fallou a Moysés, homem de Deus, em Cades-barnea, por causa de mim e de ti.
Jos 14:7 Da edade de quarenta annos era eu, quando Moysés, servo de Yahweh, me enviou de Cades-barnea a espiar a terra: e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração:
Jos 14:8 Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo: eu porém perseverei em seguir a Yahweh meu Deus.
Jos 14:9 Então Moysés n’aquelle dia jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir a Yahweh meu Deus
Jos 14:10 E agora eis-que Yahweh me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco annos ha agora, desde que Yahweh fallou esta palavra a Moysés, andando Israel ainda no deserto: e agora eis-que já hoje sou de edade de oitenta e cinco annos.
Jos 14:11 E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moysés me enviou; qual a minha força então era, tal é agora a minha força, para a guerra, e para sair e para entrar.
Jos 14:12 Agora pois dá-me este monte de que Yahweh fallou aquelle dia: pois n’aquelle dia tu ouviste que os enakins estão ali, e grandes e fortes cidades ha ali: porventura Yahweh será comigo, para os expellir, como Yahweh disse.
Jos 14:13 E Josué o abençoou, e deu a Caleb, filho de Jefoné, a Hebron em herança.
Jos 14:14 Portanto Hebron foi de Caleb, filho de Jefoné o kenezeo, em herança até ao dia d’hoje: porquanto perseverara em seguir a Yahweh Deus d’Israel.
Jos 14:15 E era d’antes o nome d’Hebron Kiriath-arba, porque Arba foi um grande homem entre os anekins. E a terra repousou da guerra.
Jos 15:1 E foi a sorte da tribu dos filhos de Judah, segundo as suas familias, até ao termo d’Edom, o deserto de Sin para o sul, até a extremidade da banda do sul.
Jos 15:2 E foi o seu termo para o sul, desde a ribeira do mar salgado, desde a bahia que olha para o sul;
Jos 15:3 E sae para o sul, até á subida d’Akrabbim, e passa a Sin, e sobe do sul a Cades Barnea, e passa por Hezron, e sobe a Adar, e rodeia a Carca:
Jos 15:4 E passa Asmon, e sae ao ribeiro do Egypto, e as saidas d’este termo irão até ao mar: este será o vosso termo da banda do sul.
Jos 15:5 O termo porém para o oriente será o mar salgado, até á extremidade do Jordão: e o termo para o norte será da bahia do mar, desde a extremidade do Jordão.
Jos 15:6 E este termo subirá até Beth-hogla, e passará do norte a Beth-araba, e este termo subirá até á pedra de Bohan, filho de Ruben
Jos 15:7 Subirá mais este termo a Debir desde o valle d’Acor, e olhará pelo norte para Gilgal, a qual está á subida d’Adummim, que está para o sul do ribeiro: então este termo passará até ás aguas d’En-semes: e as suas saidas estarão da banda d’En-rogel.
Jos 15:8 E este termo passará pelo valle do filho d’Hinnom, da banda dos jebuseos do sul: esta é Jerusalem: e subirá este termo até ao cume do monte que está diante do valle d’Hinnom para o occidente, que está no fim do valle dos rephains da banda do norte
Jos 15:9 Então este termo irá desde a altura do monte até á fonte das aguas de Nephtoah; e sairá até ás cidades do monte d’Ephron; irá mais este termo até Baala; esta é Kiriath-jearim:
Jos 15:10 Então tornará este termo desde Baala para o occidente, até ás montanhas de Seir, e passará ao lado do monte de Jearim da banda do norte; esta é Kesalon, e descerá a Beth-semes, e passará por Timna.
Jos 15:11 Sairá este termo mais ao lado d’Ek-* *ron para o norte, e este termo irá a Sicron, e passará o monte de Baala, e sairá em Jabneel: e as saidas d’este termo eram no mar
Jos 15:12 Será porém o termo da banda do occidente o mar grande, e o seu termo: este é o termo dos filhos de Judah ao redor, segundo as suas familias.
Jos 15:13 Mas a Caleb, filho de Jefoné, deu uma parte no meio dos filhos de Judah, conforme ao dito de Yahweh a Josué: a saber, a cidade de Arba, pae d’Enak; este é Hebron.
Jos 15:14 E expelliu Caleb d’ali os tres filhos d’Enak: Sesai, e Ahiman, e Talmai, gerados d’Enak.
Jos 15:15 E d’ali subiu aos habitantes de Debir: e fôra d’antes o nome de Debir Kiriath-sepher.
Jos 15:16 E disse Caleb: Quem ferir a Kiriath-sepher, e a tomar, lhe darei a minha filha Acsa por mulher.
Jos 15:17 Tomou-a pois Othniel, filho de Kenaz, irmão de Caleb: e deu-lhe a sua filha Acsa por mulher.
Jos 15:18 E succedeu que, vindo ella a elle o persuadiu que pedisse um campo a seu pae: e ella se apeou do jumento: então Caleb lhe disse: Que é que tens?
Jos 15:19 E ella disse; Dá-me uma benção; pois me déste terra secca, dá-me tambem fontes de aguas. Então lhe deu as fontes superiores e as fontes inferiores.
Jos 15:20 Esta é a herança da tribu dos filhos de Judah, segundo as suas familias.
Jos 15:21 São pois as cidades da extremidade da tribu dos filhos de Judah até ao termo d’Edom para o sul: Cabzeel, e Eder, e Jagur,
Jos 15:22 E Kina, e Dimona, e Adada,
Jos 15:23 E Kedes, e Hasor, e Itnan,
Jos 15:24 Zif, e Telem, e Bealoth,
Jos 15:25 E Hasor, Hadattha, e Kirioth-hesron (que é Hasor),
Jos 15:26 Aman, e Sema, e Molada,
Jos 15:27 E Hasar-gadda, e Hesmone, e Beth-*palet,
Jos 15:28 E Hasar-sual, e Beer-seba, e Bizjo-*theja,
Jos 15:29 Baala, e Jim, e Ezem,
Jos 15:30 E Eltolad, e Chesil, e Horma,
Jos 15:31 E Siklag, e Madmanna, e Sansanna,
Jos 15:32 E Lebaoth, e Silhim, e Ain, e Rimmon: todas as cidades e as suas aldeias, vinte e nove.
Jos 15:33 Nas planicies: Esthaol, e Sora, e Asna,
Jos 15:34 E Zanoah, e En-gannim, Tappuah, e Enam,
Jos 15:35 Iarmuth, e Adullam, Socho,e Azeka,
Jos 15:36 E Saaraim, e Adithaim, e Gedera, e Gederothaim, quatorze cidades e as suas aldeias.
Jos 15:37 Senan, e Hadasa, e Migdal-gad,
Jos 15:38 E Dilan, e Mispah, e Jokteel,
Jos 15:39 Lachis, e Boscath, e Eglon,
Jos 15:40 E Cabbon, e Lahmas, e Chitlis,
Jos 15:41 E Gederoth, Beth-dagon, e Naama, e Makeda: dezeseis cidades e as suas aldeias.
Jos 15:42 Libna, e Ether, e Asan,
Jos 15:43 E Iphtah, e Asna, e Nezib,
Jos 15:44 E Keila, e Aczib, e Maresa: nove cidades e as suas aldeias.
Jos 15:45 Ekron, e os logares da sua jurisdicção, e as suas aldeias:
Jos 15:46 Desde Ekron, e até ao mar, todas as que estão da banda d’Asdod, e as suas aldeias.
Jos 15:47 Asdod, os logares da sua jurisdicção, e as suas aldeias; Gaza, os logares da sua jurisdicção, e as suas aldeias, até ao rio do Egypto: e o mar grande e o seu termo.
Jos 15:48 E nas montanhas, Samir, Iatthir, e Socoh,
Jos 15:49 E Danna, e Kiriath-sanna, que é Debir,
Jos 15:50 E Anab, Estemo, e Anim,
Jos 15:51 E Gosen, e Holon, e Gilo: onze cidades e as suas aldeias.
Jos 15:52 Arab, e Duma, e Esan,
Jos 15:53 E Ianum, e Beth-tappuah, e Apheka,
Jos 15:54 E Humta, e Kiriath-arba (que é Hebron), e Sihor: nove cidades e as suas aldeias.
Jos 15:55 Maon, Carmel, e Zif, e Iuta,
Jos 15:56 E Jezreel, e Jokdeam, e Zanoah,
Jos 15:57 Cain, Gibea, e Timna: dez cidades e as suas aldeias.
Jos 15:58 Halhul, Beth-sur, e Gedor,
Jos 15:59 E Maarath, e Beth-anoth, e Eltekon: seis cidades e as suas aldeias.
Jos 15:60 Kiriath-baal (que é, Kiriath-jearim), e Rabba: duas cidades e as suas aldeias.
Jos 15:61 No deserto: Beth-araba, Middin, e Secaca,
Jos 15:62 E Nibsan, e a cidade do sal, e En-*gedi: seis cidades e as suas aldeias.
Jos 15:63 Não poderam porém os filhos de Judah expellir os jebuseos que habitavam em Jerusalem; assim habitaram os jebuseos com os filhos de Judah em Jerusalem, até ao dia de hoje.
Jos 16:1 Saiu depois a sorte dos filhos de José, desde o Jordão de Jericó ás aguas de Jericó, para o oriente, subindo ao deserto de Jericó pelas montanhas de Beth-el;
Jos 16:2 E de Beth-el sae a Luza, e passa ao termo dos archeos, até Ataroth;
Jos 16:3 E desce da banda do occidente ao termo de Japhleti, até ao termo de Beth-horon de baixo, e até Gazer, sendo as suas saidas para o mar.
Jos 16:4 Assim alcançaram a sua herança os filhos de José, Manasseh e Ephraim.
Jos 16:5 E foi o termo dos filhos de Ephraim, segundo as suas familias, a saber: o termo da sua herança para o oriente era Atharoth-addar até Beth-horon de cima:
Jos 16:6 E sae este termo para o occidente junto a Mikametath, desde o norte, e torna este termo para o oriente a Thaanat-silo, e passa por ella desde o oriente a Janoha;
Jos 16:7 E desce desde Janoha a Atharoth e a Naharath, e toca em Jericó, e vae sair ao Jordão.
Jos 16:8 De Tappuah vae este termo para o occidente ao ribeiro de Cana, e as suas saidas no mar: esta é a herança da tribu dos filhos de Ephraim, segundo as suas familias.
Jos 16:9 E as cidades que se separaram para os filhos de Ephraim estavam no meio da herança dos filhos de Manasseh: todas aquellas cidades e as suas aldeias.
Jos 16:10 E não expelliram aos cananeos que habitavam em Gazer: e os cananeos habitaram no meio dos ephraimitas até ao dia de hoje; porém serviam-n’os, sendo-lhes tributarios.
Jos 17:1 Tambem caiu a sorte á tribu de Manasseh, porquanto era o primogenito de José, a saber: Machir, o primogenito de Manasseh, pae de Gilead, porquanto era homem de guerra, teve a Gilead e Basan.
Jos 17:2 Tambem os mais filhos de Manasseh tiveram sorte, segundo as suas familias, a saber: os filhos d’Abiezer, e os filhos de Helek, e os filhos d’Asriel, e os filhos de Sechem, e os filhos de Hepher, e os filhos de Semida: estes são os filhos machos de Manasseh, filho de José, segundo as suas familias.
Jos 17:3 Selofad, porém, filho d’Hepher, o filho de Gilead, filho de Machir, o filho de Manasseh, não teve filhos, mas só filhas: e estes são os nomes de suas filhas: Machla, Noa, Hogla, Milka e Tirsa.
Jos 17:4 Estas, pois, chegaram diante d’Eleazar,

 o sacerdote, e diante de Josué, filho de Nun, e diante dos principes, dizendo: Yahweh ordenou a Moysés que se nos désse herança no meio de nossos irmãos: pelo que, conforme ao dito de Yahweh, lhes deu herança no meio dos irmãos de seu pae.
Jos 17:5 E cairam a Manasseh dez quinhões, afóra a terra de Gilead, e Basan que está d’além do Jordão:
Jos 17:6 Porque as filhas de Manasseh no meio de seus filhos possuiram herança: e a terra de Gilead tiveram os outros filhos de Manasseh.
Jos 17:7 E o termo de Manasseh foi desde Aser até Mikmetath, que está diante de Sechem: e vae este termo á mão direita, até aos moradores d’En-tappuah.
Jos 17:8 Tinha Manasseh a terra de Tappuah: porém a Tappuah, no termo de Manasseh, tinham os filhos d’Ephraim.
Jos 17:9 Então desce este termo ao ribeiro de Cana, para o sul do ribeiro: d’Ephraim são estas cidades no meio das cidades de Manasseh: e o termo de Manasseh está ao norte do ribeiro, sendo as suas saidas no mar.
Jos 17:10 Ephraim ao sul, e Manasseh ao norte, e o mar é o seu termo: pelo norte tocam em Aser, e pelo oriente em Issacar.
Jos 17:11 Porque em Issacar e em Aser tinha Manasseh a Beth-sean e os logares da sua jurisdicção, e Ibleam e os logares da sua jurisdicção, e os habitantes de Dor e os logares da sua jurisdicção, e os habitantes d’En-dor e os logares da sua jurisdicção, e os habitantes de Thaanak e os logares da sua jurisdicção, e os habitantes de Megiddo e os logares da sua jurisdicção: tres comarcas.
Jos 17:12 E os filhos de Manasseh não poderam expellir os habitantes d’aquellas cidades: porquanto os cananeos queriam habitar na mesma terra.
Jos 17:13 E succedeu que, engrossando em forças os filhos de Israel, fizeram tributarios aos cananeos; porém não os expelliram de todo.
Jos 17:14 Então os filhos de José fallaram a Josué, dizendo: Porque me déste por herança só uma sorte e um quinhão, sendo eu um tão grande povo, visto que Yahweh até aqui me tem abençoado?
Jos 17:15 E disse-lhes Josué: Se tão grande povo és, sobe ao bosque, e corta para ti ali logar na terra dos phereseos e dos rephains: pois que as montanhas de Ephraim te são tão estreitas.
Jos 17:16 Então disseram os filhos de José: As montanhas nos não bastariam: tambem carros ferrados ha entre todos os cananeos que habitam na terra do valle, entre os de Beth-sean e os logares da sua jurisdicção, e entre os que estão no valle de Jezreel.
Jos 17:17 Então Josué fallou á casa de José, a Ephraim e a Manasseh, dizendo: Grande povo és, e grande força tens; uma só sorte não terás;
Jos 17:18 Porém as montanhas serão tuas: e, pois que bosque é, corta-o, e as suas saidas serão tuas: porque expellirás os cananeos, ainda que tenham carros ferrados, ainda que sejam fortes.
Jos 18:1 E toda a congregação dos filhos de Israel se ajuntou em Silo, e ali armaram a tenda da congregação, depois que a terra foi sujeita diante d’elles.
Jos 18:2 E d’entre os filhos de Israel ficaram sete tribus que ainda não tinham repartido a sua herança.
Jos 18:3 E disse Josué aos filhos de Israel: Até quando sereis negligentes a passardes para possuir a terra que Yahweh Deus de vossos paes vos deu?
Jos 18:4 De cada tribu escolhei vós tres homens, para que eu os envie, e se levantem, e corram a terra, e a descrevam segundo as suas heranças, e se tornem a mim.
Jos 18:5 E a repartirão em sete partes: Judah ficará no seu termo para o sul, e a casa de José ficará no seu termo para o norte.
Jos 18:6 E vós descrevereis a terra em sete partes, e m’a trareis a mim aqui descripta: para que eu aqui lance as sortes perante Yahweh nosso Deus.
Jos 18:7 Porquanto os levitas não teem parte no meio de vós, porém o sacerdocio de Yahweh é a sua parte: e Gad, e Ruben e a meia tribu de Manasseh tomaram a sua herança d’além do Jordão para o oriente, a qual lhes deu Moysés, o servo de Yahweh.
Jos 18:8 Então aquelles homens se levantaram, e se foram: e Josué deu ordem aos que iam descrever a terra, dizendo: Ide, e correi a terra, e descrevei-a, e então tornae a mim, e aqui vos lançarei as sortes perante Yahweh, em Silo.
Jos 18:9 Foram pois aquelles homens, e passaram pela terra, e a descreveram, segundo as cidades, em sete partes, n’um livro: e voltaram a Josué, ao arraial em Silo.
Jos 18:10 Então Josué lhes lançou as sortes, em Silo, perante Yahweh; e ali repartiu Josué a terra aos filhos de Israel, conforme ás suas divisões.
Jos 18:11 E subiu a sorte da tribu dos filhos de Benjamin, segundo as suas familias: e saiu o termo da sua sorte entre os filhos de Judah e os filhos de José.
Jos 18:12 E o seu termo foi para a banda do norte, desde o Jordão: e sobe este termo ao lado de Jericó para o norte, e sobe pela montanha para o occidente, sendo as suas saidas no deserto de Beth-aven.
Jos 18:13 E d’ali passa este termo a Luza, ao lado de Luza (que é Beth-el) para o sul: e desce este termo a Ataroth-adar, ao pé do monte que está da banda do sul de Beth-horon a baixa.
Jos 18:14 E vae este termo e torna á banda do occidente para o sul do monte que está defronte de Beth-horon, para o sul, e as suas saidas vão para Kiriath-baal (que é Kiriath-jearim), cidade dos filhos de Judah: esta é a sua extensão para o occidente.
Jos 18:15 E a sua extensão para o sul está á extremidade de Kiriath-jearim: e sae este termo ao occidente, e vem a sair á fonte das aguas de Nephtoah.
Jos 18:16 E desce este termo até á extremidade do monte que está defronte do valle do filho de Hinnom, que está no valle dos rephains, para o norte, e desce pelo valle de Hinnom da banda dos jebuseos para o sul; e então desce á fonte de Rogel
Jos 18:17 E vae desde o norte, e sae a En-*semes; e d’ali sae a Geliloth, que está defronte da subida de Adummim, e desce á pedra de Bohan, filho de Ruben;
Jos 18:18 E passa até ao lado defronte d’Araba para o norte, e desce a Araba;
Jos 18:19 Passa mais este termo até ao lado de Beth-hogla para o norte, estando as saidas d’este termo na lingua do mar salgado para o norte, na extremidade do Jordão para o sul: este é o termo do sul.
Jos 18:20 E termina o Jordão da banda do oriente: esta é a herança dos filhos de Benjamin, nos seus termos em redor, segundo as suas familias.
Jos 18:21 E as cidades da tribu dos filhos de Benjamin, segundo as suas familias, são: Jericó, e Beth-hogla, e Emekkesis,
Jos 18:22 E Beth-araba, e Semaraim, e Beth-*el,
Jos 18:23 E Havvim, e Para, e Ophra,
Jos 18:24 E Chephar-haammonai, e Ophni, e Gaba: doze cidades e as suas aldeias:
Jos 18:25 Gibeon, e Rama, e Beeroth,
Jos 18:26 E Mispah, e Chephira, e Mosa,
Jos 18:27 E Rekem, e Irpeel, e Tharala,
Jos 18:28 E Sela, Eleph, e Jebusi (esta é Jerusalem), Gibeath e Kiriath: quatorze cidades com as suas aldeias: esta é a herança dos filhos de Benjamin, segundo as suas familias.
Jos 19:1 E saiu a segunda sorte por Simeão, pela tribu dos filhos de Simeão, segundo as suas familias: e foi a sua herança no meio da herança dos filhos de Judah.
Jos 19:2 E tiveram na sua herança: Beer-seba, e Seba, e Molada,
Jos 19:3 E Hassar-sual, e Bala, e Asem,
Jos 19:4 E Eltholad, e Bethul, e Horma,
Jos 19:5 E Siklag, e Beth-hammarcaboth, e Hassar-susa,
Jos 19:6 E Beth-lebaoth, e Saruhen: treze cidades e as suas aldeias.
Jos 19:7 Ain, e Rimmon, e Ether, e Asan: quatro cidades e as suas aldeias.
Jos 19:8 E todas as aldeias que havia em redor d’estas cidades, até Baalath-beer, que é Ramath do sul: esta é a herança da tribu dos filhos de Simeão, segundo as suas familias.
Jos 19:9 A herança dos filhos de Simeão está entre o quinhão dos de Judah; porquanto a herança dos filhos de Judah era demasiadamente grande para elles: pelo que os filhos de Simeão tiveram a sua herança no meio d’elles.
Jos 19:10 E saiu a terceira sorte pelos filhos de Zebulon, segundo as suas familias: e foi o termo da sua herança até Sarid.
Jos 19:11 E sobe o seu termo pelo occidente a Marala, e chega até Dabbeseth: chega tambem até ao ribeiro que está defronte de Jokneam.
Jos 19:12 E de Sarid volta para o oriente, para o nascente do sol, até ao termo de Chisloth-tabor, e sae a Dobrath, e vae subindo a Japhia.
Jos 19:13 E d’ali passa pelo oriente para o nascente, a Gath-hepher, em Ethcasin; e sae a Rimmon-methoar, que é Nea.
Jos 19:14 E torna este termo para o norte a Hannathon: e as suas saidas são o valle de Iphtah-el,
Jos 19:15 E Cattath, e Nahalal, e Simron, e Idala, e Beth-lehem: doze cidades e as suas aldeias.
Jos 19:16 Esta é a herança dos filhos de Zebulon, segundo as suas familias: estas cidades e as suas aldeias.
Jos 19:17 A quarta sorte saiu por Issacar: pelos filhos d’Issacar, segundo as suas familias.
Jos 19:18 E foi o seu termo Jezreela, e Chesulloth, e Sunem,
Jos 19:19 E Hapharaim. e Sion, e Anacarath,
Jos 19:20 E Rabbith, e Kision, e Ebes,
Jos 19:21 E Remeth, e En-gannim, e En-*hadda, e Beth-patses.
Jos 19:22 E chega este termo até Tabor, e Sahasima, e Beth-semes; e as saidas do seu termo estão para o Jordão: deze-*seis cidades e as suas aldeias.
Jos 19:23 Esta é a herança da tribu dos filhos d’Issacar, segundo as suas familias: estas cidades e as suas aldeias.
Jos 19:24 E saiu a quinta sorte pela tribu dos filhos d’Aser, segundo as suas familias.
Jos 19:25 E foi o seu termo Helkath, e Hali, e Beten, e Acsaph,
Jos 19:26 E Alammelech, e Amad, e Misal: e chega a Carmel para o occidente, e a Sihor-libnath;
Jos 19:27 E volta do nascente do sol a Beth-*dagon, e chega a Zebulon e ao valle de Iphtah-el, ao norte de Beth-emek e de Neiel, e vem sair a Cabul pela esquerda,
Jos 19:28 E Ebron, e Rehob, e Hammon, e Cana, até á grande Sidon.
Jos 19:29 E volta este termo a Rama, e até á forte cidade de Tyro: então torna este termo a Hosa, e as suas saidas estão para o mar, desde o quinhão da terra até Achzib;
Jos 19:30 E Uma,

 e Aphek, e Rechob: vinte e duas cidades e as suas aldeias.
Jos 19:31 Esta é a herança da tribu dos filhos d’Aser, segundo as suas familias: estas cidades e as suas aldeias.
Jos 19:32 E saiu a sexta sorte pelos filhos de Naphtali; para os filhos de Naphtali, segundo as suas familias.
Jos 19:33 E foi o seu termo desde Heleph e desde Allon em Saanannim, e Adami, Nekeb, e Jabneel, até Lakum: e estão as suas saidas no Jordão.
Jos 19:34 E volta este termo pelo occidente a Azmoth-tabor, e d’ali passa a Huccok: e chega a Zebulon para o sul, e chega a Aser para o occidente, e a Judah pelo Jordão, para o nascente do sol.
Jos 19:35 E são as cidades fortes: Siddim, Ser, e Hammath, Raccath, e Chinnereth,
Jos 19:36 E Adama, e Rama, e Hasor,
Jos 019:037 E Kedes, e Edrei, e En-hazor,
Jos 19:38 E Iron, e Migdal-el, Horem, e Beth-*anath, e Beth-semes: dezenove cidades e as suas aldeias.
Jos 19:39 Esta é a herança da tribu dos filhos de Naphtali, segundo as suas familias: estas cidades e as suas aldeias.
Jos 19:40 A setima sorte saiu pela tribu dos filhos de Dan, segundo as suas familias.
Jos 19:41 E foi o termo da sua herança, Sora, e Estaol, e Ir-semes,
Jos 19:42 E Saalabbin, e Ayalon, e Ithla,
Jos 19:43 E Elon, e Timnath, e Ekron,
Jos 19:44 E Elteke, e Gibthon, e Baalath,
Jos 19:45 E Jehud, e Bene-berak, e Gath-rimmon,
Jos 19:46 E Me-jarcom, e Raccon: com o termo defronte de Japho:
Jos 19:47 Saiu porém pequeno o termo aos filhos de Dan: pelo que subiram os filhos de Dan, e pelejaram contra Lesem, e a tomaram, e a feriram ao fio da espada, e a possuiram e habitaram n’ella, e a Lesem chamaram Dan, conforme ao nome de Dan seu pae.
Jos 19:48 Esta é a herança da tribu dos filhos de Dan, segundo as suas familias; estas cidades e as suas aldeias.
Jos 19:49 Acabando pois de repartir a terra em herança segundo os seus termos, deram os filhos d’Israel a Josué, filho de Nun, herança no meio d’elles.
Jos 19:50 Segundo o dito de Yahweh lhe deram a cidade que pediu, a Timnath-*serah, na montanha de Ephraim: e reedificou aquella cidade, e habitou n’ella.
Jos 19:51 Estas são as heranças que Eleazar o sacerdote, e Josué filho de Nun, e os Cabeças dos paes das familias por sorte em herança repartiram ás tribus dos filhos d’Israel em Silo, perante Yahweh, á porta da tenda da congregação. E assim acabaram de repartir a terra.
Jos 20:1 Fallou mais Yahweh a Josué, dizendo:
Jos 20:2 Falla aos filhos d’Israel, dizendo: Apartae-vos as cidades de refugio, de que vos fallei pelo ministerio de Moysés:
Jos 20:3 Para que fuja para ali o homicida, que matar alguma pessoa por erro, e não com intento: para que vos sejam por refugio do vingador do sangue.
Jos 20:4 E, fugindo para alguma d’aquellas cidades, por-se-ha á porta da cidade, e proporá as suas palavras perante os ouvidos dos anciãos da tal cidade: então o tomarão comsigo na cidade: e lhe darão logar, para que habite com elles
Jos 20:5 E, se o vingador do sangue o seguir, não entregarão na sua mão o homicida: porquanto não feriu a seu proximo com intento, e o não aborreceu d’antes.
Jos 20:6 E habitará na mesma cidade, até que se ponha a juizo perante a congregação, até que morra o summo sacerdote que houver n’aquelles dias: então o homicida voltará, e virá á sua cidade, e á sua casa, á cidade d’onde fugiu.
Jos 20:7 Então apartaram a Kedes em Galilea, na montanha de Naphtali, e a Sichem na montanha d’Ephraim, e a Kiriath-arba, esta é Hebron, na montanha de Judah.
Jos 20:8 E, d’além do Jordão de Jericó para o oriente, apartaram a Beser, no deserto, na campina da tribu de Ruben, e a Ramoth em Gilead da tribu de Gad, e a Golan em Basan da tribu de Manasseh.
Jos 20:9 Estas são as cidades que foram designadas para todos os filhos d’Israel, e para o estrangeiro que andasse entre elles; para que se acolhesse a ellas todo aquelle que ferisse alguma pessoa por erro: para que não morresse ás mãos do vingador do sangue, até se pôr diante da congregação.
Jos 21:1 Então os Cabeças dos paes dos levitas se achegaram a Eleazar o sacerdote, e a Josué, filho de Nun, e aos Cabeças dos paes das tribus dos filhos d’Israel;
Jos 21:2 E fallaram-lhes em Silo na terra de Canaan, dizendo: Yahweh ordenou, pelo ministerio de Moysés, que se nos déssem cidades para habitar, e os seus arrabaldes para os nossos animaes.
Jos 21:3 Pelo que os filhos d’Israel deram aos levitas da sua herança, conforme ao dito do Senhor, estas cidades e os seus arrabaldes.
Jos 21:4 E saiu a sorte pelas familias dos kohathitas: e aos filhos de Aarão, o sacerdote, d’entre os levitas, cairam por sorte da tribu de Judah, e da tribu de Simeão, e da tribu de Benjamin, treze cidades;
Jos 21:5 E aos outros filhos de Kohath cairam por sorte das familias da tribu d’Ephraim, e da tribu de Dan, e da meia tribu de Manasseh, dez cidades;
Jos 21:6 E aos filhos de Gerson cairam por sorte das familias da tribu d’Issacar, e da tribu d’Aser, e da tribu de Naphtali, e da meia tribu de Manasseh em Basan, treze cidades;
Jos 21:7 Aos filhos de Merari, segundo as suas familias, da tribu de Ruben, e da tribu de Gad, e da tribu de Zebulon, doze cidades.
Jos 21:8 E deram os filhos de Israel aos levitas estas cidades e os seus arrabaldes por sorte, como Yahweh ordenara pelo ministerio de Moysés.
Jos 21:9 Deram mais da tribu dos filhos de Judah e da tribu dos filhos de Simeão estas cidades, que por nome foram nomeadas:
Jos 21:10 Para que fossem dos filhos d’Aarão, das familias dos kohathitas, dos filhos de Levi: porquanto a primeira sorte foi sua.
Jos 21:11 Assim lhes deram a cidade d’Arba, do pae d’Anok (esta é Hebron), no monte de Judah, e os seus arrabaldes em redor d’ella.
Jos 21:12 Porém o campo da cidade, e as suas aldeias, deram a Caleb, filho de Jefoné, por sua possessão.
Jos 21:13 Assim aos filhos d’Aarão, o sacerdote, deram a cidade do refugio do homicida, Hebron, e os seus arrabaldes, e Libna, e os seus arrabaldes;
Jos 21:14 E Jatthir, e os seus arrabaldes, e Estmoa, e os seus arrabaldes;
Jos 21:15 E Cholon, e os seus arrabaldes, e Debir, e os seus arrabaldes,
Jos 21:16 E Ain, e os seus arrabaldes, e Jutta, e os seus arrabaldes, e Bethsemes, e os seus arrabaldes: nove cidades d’estas duas tribus.
Jos 21:17 E da tribu de Benjamin, Gibeon, e os seus arrabaldes, Geba, e os seus arrabaldes;
Jos 21:18 Anathoth, e os seus arrabaldes, e Almon, e os seus arrabaldes; quatro cidades.
Jos 21:19 Todas as cidades dos sacerdotes, filhos d’Aarão, foram treze cidades e os seus arrabaldes.
Jos 21:20 E as familias dos filhos de Kohath, levitas, que ficaram dos filhos de Kohath, tiveram as cidades da sua sorte da tribu d’Ephraim.
Jos 21:21 E deram-lhes Sichem, cidade do refugio do homicida, e os seus arrabaldes, no monte de Ephraim, e Gezer, e os seus arrabaldes;
Jos 21:22 E Kibsaim, e os seus arrabaldes, e Beth-horon, e os seus arrabaldes: quatro cidades.
Jos 21:23 E da tribu de Dan, Elteke, e os seus arrabaldes, Gibbethon, e os seus arrabaldes;
Jos 21:24 Ajalon, e os seus arrabaldes, Gath-rimmon, e os seus arrabaldes: quatro cidades.
Jos 21:25 E da meia tribu de Manasseh, Taanach, e os seus arrabaldes, e Gath-rimmon, e os seus arrabaldes: duas cidades.
Jos 21:26 Todas as cidades para as familias dos filhos de Kohath que ficavam, foram dez, e os seus arrabaldes.
Jos 21:27 E aos filhos de Gerson, das familias dos levitas, Golan da meia tribu de Manasseh, cidade do refugio do homicida, em Basan, e os seus arrabaldes, e Be-estra, e os seus arrabaldes: duas cidades.
Jos 21:28 E da tribu de Issacar, Kisjon, e os seus arrabaldes: Daberath, e os seus arrabaldes;
Jos 21:29 Jarmuth, e os seus arrabaldes, En-*gannim, e os seus arrabaldes: quatro cidades.
Jos 21:30 E da tribu d’Aser, Misal, e os seus arrabaldes, Abdon, e os seus arrabaldes;
Jos 21:31 Helkath, e os seus arrabaldes, e Rohob, e os seus arrabaldes: quatro cidades.
Jos 21:32 E da tribu de Naphtali, Kedes, cidade do refugio do homicida, em Galilea, e os seus arrabaldes, e Hamoth-*dor, e os seus arrabaldes; e Cartan, e os seus arrabaldes: tres cidades.
Jos 21:33 Todas as cidades dos gersonitas, segundo as suas familias, foram treze cidades e os seus arrabaldes.
Jos 21:34 E ás familias dos filhos de Merari, dos levitas que ficavam, foram dadas da tribu de Zebulon, Jokneam e os seus arrabaldes, Carta e os seus arrabaldes,
Jos 21:35 Dimna e os seus arrabaldes, Nahalal e os seus arrabaldes: quatro cidades.
Jos 21:36 E da tribu de Ruben, Beser, e os seus arrabaldes, e Jahaz, e os seus arrabaldes;
Jos 21:37 Kedemoth, e os seus arrabaldes, e Mephaath, e os seus arrabaldes: quatro cidades.
Jos 21:38 E da tribu de Gad, Ramoth, cidade do refugio do homicida, em Gilead, e os seus arrabaldes, e Mahanaim, e os seus arrabaldes;
Jos 21:39 Hesbon, e os seus arrabaldes, Jaezer e os seus arrabaldes: por todas, quatro cidades.
Jos 21:40 Todas estas cidades foram dos filhos de Merari, segundo as suas familias, que ainda restavam das familias dos levitas; e foi a sua sorte doze cidades.
Jos 21:41 Todas as cidades dos levitas, no meio da herança dos filhos d’Israel, foram quarenta e oito cidades e os seus arrabaldes.
Jos 21:42 Estavam estas cidades cada qual com os seus arrabaldes em redor d’ellas: assim estavam todas estas cidades.
Jos 21:43 D’esta sorte deu Yahweh a Israel toda a terra que jurara dar a seus paes: e a possuiram e habitaram n’ella.
Jos 21:44 E Yahweh lhes deu repouso em redor, conforme a tudo quanto jurara a seus paes; e nenhum de todos os seus inimigos ficou em pé diante d’elles; todos os seus inimigos Yahweh deu na sua mão.
Jos 21:45 Palavra alguma falhou de todas as boas palavras que Yahweh fallara á casa d’Israel: tudo se cumpriu.
Jos 22:1 Então Josué chamou os rubenitas, e os gaditas,

 e a meia tribu de Manasseh,
Jos 22:2 E disse-lhes: Tudo quanto Moysés, o servo de Yahweh, vos ordenou, guardastes: e á minha voz obedecestes em tudo quanto vos ordenei.
Jos 22:3 A vossos irmãos por tanto tempo até ao dia d’hoje não desamparastes: antes tivestes cuidado da guarda do mandamento de Yahweh vosso Deus.
Jos 22:4 E agora Yahweh vosso Deus deu repouso a vossos irmãos, como lhes tinha promettido: voltae-vos pois agora, e ide-vos a vossas tendas, á terra da vossa possessão, que Moysés, o servo de Yahweh, vos deu d’além do Jordão.
Jos 22:5 Tão sómente tende cuidado de guardar com diligencia o mandamento e a lei que Moysés, o servo de Yahweh, vos mandou: que ameis a Yahweh vosso Deus, e andeis em todos os seus caminhos, e guardeis os seus mandamentos, e vos achegueis a elle, e o sirvaes com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma
Jos 22:6 Assim Josué os abençoou; e despediu-os, e foram-se ás suas tendas.
Jos 22:7 Porquanto Moysés déra herança em Basan a meia tribu de Manasseh; porém á outra metade deu Josué entre seus irmãos, d’áquem do Jordão para o occidente; e enviando-os Josué tambem á suas tendas, os abençoou;
Jos 22:8 E fallou-lhes, dizendo: Voltae-vos ás vossas tendas com grandes riquezas, e com muitissimo gado, com prata, e com oiro, e com metal, e com ferro, e com muitissimos vestidos: e com vossos irmãos reparti o despojo dos vossos inimigos.
Jos 22:9 Assim os filhos de Ruben, e os filhos de Gad, e a meia tribu de Manasseh voltaram, e partiram dos filhos de Israel, de Silo, que está na terra de Canaan; para se irem á terra de Gilead, á terra da sua possessão, de que foram feitos possuidores, conforme ao dito de Yahweh pelo ministerio de Moysés.
Jos 22:10 E, vindo elles aos limites do Jordão, que estão na terra de Canaan, ali os filhos de Ruben, e os filhos de Gad, e a meia tribu de Manasseh edificaram um altar junto ao Jordão, um altar de grande apparencia.
Jos 22:11 E ouviram os filhos d’Israel dizer: Eis que os filhos de Ruben, e os filhos de Gad, e a meia tribu de Manasseh edificaram um altar na frente da terra de Canaan, nos limites do Jordão, da banda dos filhos d’Israel.
Jos 22:12 O que os filhos d’Israel ouvindo, ajuntou-se toda a congregação dos filhos de Israel em Silo, para sairem contra elles em exercito.
Jos 22:13 E enviaram os filhos de Israel aos filhos de Ruben, e aos filhos de Gad, e á meia tribu de Manasseh, para a terra de Gilead, a Phineas, filho de Eleazar, o sacerdote;
Jos 22:14 E a dez principes com elle, de cada casa paterna um principe, de todas as tribus de Israel: e cada um era Cabeça da casa de seus paes nos milhares de Israel.
Jos 22:15 E, vindo elles, aos filhos de Ruben, e aos filhos de Gad, e á meia tribu de Manasseh, á terra de Gilead, fallaram com elles, dizendo:
Jos 22:16 Assim diz toda a congregação de Yahweh: Que transgressão é esta, com que transgredistes contra o Deus d’Israel, tornando-vos hoje d’após de Yahweh, edificando-vos um altar, para vos rebellardes contra Yahweh?
Jos 22:17 Foi-nos pouco a iniquidade de Peor? de que ainda até ao dia de hoje não estamos purificados, ainda que houve castigo na congregação de Yahweh?
Jos 22:18 E hoje vos tornaes d’após de Yahweh: será que, rebellando-vos hoje contra Yahweh, ámanhã se irará contra toda a congregação de Israel
Jos 22:19 Se é, porém, que a terra da vossa possessão é immunda, passae-vos para a terra da possessão de Yahweh, onde habita o tabernaculo de Yahweh, e tomae possessão entre nós: mas não vos rebelleis contra Yahweh, nem tão pouco vos rebelleis contra nós, edificando-vos um altar, afóra do altar de Yahweh nosso Deus
Jos 22:20 Não commetteu Acan, filho de Zera, transgressão no tocante ao anathema? e não veiu ira sobre toda a congregação d’Israel? assim que aquelle homem não morreu só na sua iniquidade.
Jos 22:21 Então responderam os filhos de Ruben, e os filhos de Gad, e a meia tribu de Manasseh, e disseram aos Cabeças dos milhares de Israel:
Jos 22:22 O Deus dos deuses, Yahweh, elle o sabe, e Israel mesmo o saberá; se é por rebeldia, ou por transgressão contra Yahweh, hoje não nos preserve;
Jos 22:23 Se nós edificámos altar para nos tornar d’após de Yahweh, ou para sobre elle offerecer holocausto e offerta de manjares, ou sobre elle fazer offerta pacifica, Yahweh mesmo de nós o requeira.
Jos 22:24 E, se o não fizemos por receio d’isto, dizendo: Amanhã vossos filhos virão a fallar a nossos filhos, dizendo: Que tendes vós com Yahweh Deus de Israel?
Jos 22:25 Pois Yahweh poz o Jordão por termo entre nós e vós, ó filhos de Ruben, e filhos de Gad; não tendes parte em Yahweh: e assim bem poderiam vossos filhos fazer desistir a nossos filhos de temer a Yahweh.
Jos 22:26 Pelo que dissemos: Façamos agora, e nos edifiquemos um altar: não para holocausto, nem para sacrificio,
Jos 22:27 Mas para que entre nós e vós, e entre as nossas gerações depois de nós, nos seja em testemunho, para podermos exercitar o serviço de Yahweh diante d’elle com os nossos holocaustos, e com os nossos sacrificios, e com as nossas offertas pacificas: e para que vossos filhos não digam ámanhã a nossos filhos: Não tendes parte em Yahweh
Jos 22:28 Pelo que dissemos: Quando fôr que ámanhã assim nos digam a nós e ás nossas gerações, então diremos: Vêde o modelo do altar de Yahweh que fizeram nossos paes, não para holocausto nem para sacrificio, porém para ser testemunho entre nós e vós.
Jos 22:29 Nunca tal nos aconteça, que nos rebellassemos contra Yahweh, ou que hoje nos tornassemos d’após de  Yahweh, edificando altar para holocausto, offerta de manjares ou sacrificio, fóra do altar de Yahweh nosso Deus, que está perante o seu tabernaculo.
Jos 22:30 Ouvindo pois Phineas, o sacerdote, e os principes da congregação, e os Cabeças dos milhares de Israel, que com elle estavam, as palavras que disseram os filhos de Ruben, e os filhos de Gad, e os filhos de Manasseh, pareceu bem aos seus olhos.
Jos 22:31 E disse Phineas, filho de Eleazar, o sacerdote, aos filhos de Ruben, e aos filhos de Gad, e aos filhos de Manasseh: Hoje sabemos que Yahweh está no meio de nós; porquanto não commettestes transgressão contra Yahweh: agora livrastes os filhos de Israel da mão de Yahweh.
Jos 22:32 E tornou-se Phineas, filho de Eleazar, o sacerdote, com os principes, de com os filhos de Ruben, e de com os filhos de Gad, da terra de Gilead á terra de Canaan, aos filhos de Israel: e trouxeram-lhes a resposta.
Jos 22:33 E pareceu a resposta boa aos olhos dos filhos d’Israel, e os filhos d’Israel louvaram a Deus: e não fallaram mais de subir contra elles em exercito, para destruirem a terra em que habitavam os filhos de Ruben e os filhos de Gad.
Jos 22:34 E os filhos de Ruben e os filhos de Gad pozeram ao altar o nome Ed: para que seja testemunho entre nós que Yahweh é Deus.
Jos 23:1 E succedeu que, muitos dias depois que Yahweh déra repouso a Israel de todos os seus inimigos em redor, e Josué já fosse velho e entrado em dias,
Jos 23:2 Chamou Josué a todo o Israel, aos seus anciãos, e aos seus Cabeças, e aos seus juizes, e aos seus officiaes, e disse-lhes: Eu já sou velho e entrado em dias;
Jos 23:3 E vós já tendes visto tudo quanto Yahweh vosso Deus fez a todas estas nações por causa de vós: porque Yahweh vosso Deus é o que pelejou por vós.
Jos 23:4 Vêdes aqui que vos fiz cair em sorte ás vossas tribus estas nações que ficam desde o Jordão, com todas as nações que tenho destruido, até ao grande mar para o pôr do sol.
Jos 23:5 E Yahweh vosso Deus as empuxará de diante de vós, e as expellirá de diante de vós: e vós possuireis a sua terra, como Yahweh vosso Deus vos tem dito
Jos 23:6 Esforçae-vos pois muito para guardardes e para fazerdes tudo quanto está escripto no livro da lei de Moysés: para que d’elle não vos aparteis, nem para a direita nem para a esquerda;
Jos 23:7 Por não entrardes a estas nações que ainda ficaram comvosco: e dos nomes de seus deuses não façaes menção, nem por elles façaes jurar, nem os sirvaes, nem a elles vos inclineis.
Jos 23:8 Mas a Yahweh vosso Deus vos achegareis, como fizestes até ao dia de hoje;
Jos 23:9 Pois Yahweh expelliu de diante de vós grandes e numerosas nações: e, quanto a vós, ninguem ficou em pé diante de vós até ao dia de hoje.
Jos 23:10 Um só homem d’entre vós perseguirá a mil: pois é o mesmo Yahweh vosso Deus o que peleja por vós, como já vos tem dito.
Jos 23:11 Portanto, guardae muito as vossas almas, para amardes a Yahweh vosso Deus.
Jos 23:12 Porque se d’alguma maneira vos apartardes, e vos achegardes ao resto d’estas nações que ainda ficou comvosco, e com ellas vos aparentardes, e vós a ellas entrardes, e ellas a vós,
Jos 23:13 Sabei certamente que Yahweh vosso Deus não continuará mais a expellir estas nações de diante de vós, mas vos serão por laço e rede, e açoite ás vossas ilhargas, e espinhos aos vossos olhos; até que pereçaes d’esta boa terra que vos deu Yahweh vosso Deus
Jos 23:14 E eis aqui eu vou hoje pelo caminho de toda a terra: e vós bem sabeis, com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma, que nem uma só palavra caiu de todas as boas palavras que fallou de vós Yahweh vosso Deus; todas vos sobrevieram, nem d’ellas caiu uma só palavra.
Jos 23:15 E será que, assim como sobre vós vieram todas estas boas coisas, que Yahweh vosso Deus vos disse, assim trará Yahweh sobre vós todas aquellas más coisas, até vos destruir de sobre a boa terra que vos deu Yahweh vosso Deus.
Jos 23:16 Quando traspassardes o concerto de Yahweh vosso Deus, que vos tem ordenado, e fõrdes e servirdes a outros deuses, e a elles vos inclinardes, então a ira de Yahweh sobre vós se accenderá, e logo perecereis de sobre a boa terra que vos deu
Jos 24:1 Depois ajuntou Josué todas as tribus d’Israel em Sichem: e chamou os

 anciãos d’Israel, e os seus Cabeças, e os seus juizes, e os seus officiaes: e elles se apresentaram diante de Deus.
Jos 24:2 Então Josué disse a todo o povo: Assim diz Yahweh Deus d’Israel: D’além do rio antigamente habitaram vossos paes, Terah, pae d’Abrahão e pae de Nachor: e serviram a outros deuses.
Jos 24:3 Eu porém tomei a vosso pae Abrahão d’além do rio, e o fiz andar por toda a terra de Canaan: tambem multipliquei a sua semente, e dei-lhe a Isaac.
Jos 24:4 E a Isaac dei a Jacob e a Esaú: e a Esaú dei a montanha de Seir, para a possuir: porém Jacob e seus filhos desceram para o Egypto.
Jos 24:5 Então enviei a Moysés e a Aarão, e feri ao Egypto, como o fiz no meio d’elle; e depois vos tirei de lá
Jos 24:6 E, tirando eu a vossos paes do Egypto, viestes ao mar: e os egypcios perseguiram a vossos paes, com carros e com cavalleiros, até ao Mar Vermelho.
Jos 24:7 E clamaram a Yahweh, e poz uma escuridão entre vós e os egypcios, e trouxe o mar sobre elles, e os cobriu, e os vossos olhos viram o que eu fiz no Egypto: depois habitastes no deserto muitos dias.
Jos 24:8 Então eu vos trouxe á terra dos amorrheos, que habitavam d’além do Jordão, os quaes pelejaram contra vós: porém os dei na vossa mão, e possuistes a sua terra, e os destrui diante de vós
Jos 24:9 Levantou-se tambem Balac, filho de Zippor, rei dos moabitas, e pelejou contra Israel: e enviou e chamou a Balaão, filho de Beor, para que vos amaldiçoasse.
Jos 24:10 Porém eu não quiz ouvir a Balaão: pelo que, abençoando-vos, abençoou, e livrei-vos da sua mão.
Jos 24:11 E, passando vós o Jordão, e vindo a Jericó, os habitantes de Jericó pelejaram contra vós, os amorrheos, e os pherezeos, e os cananeos, e os hetheos, e os girgaseos, e os heveos, e os jebuseos; porém os dei na vossa mão.
Jos 24:12 E enviei vespões diante de vós, que os expelliram de diante de vós, como a ambos os reis dos amorrheos: não com a tua espada, nem com o teu arco.
Jos 24:13 E eu vos dei a terra em que não trabalhastes, e cidades que não edificastes, e habitaes n’ellas, e comeis das vinhas e dos olivaes que não plantastes.
Jos 24:14 Agora pois temei a Yahweh, e servi-o com sinceridade e com verdade: e deitae fóra os deuses aos quaes serviram vossos paes d’além do rio e no Egypto, e servi a Yahweh.
Jos 24:15 Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir a Yahweh, escolhei-vos hoje a quem sirvaes: se os deuses a quem serviram vossos paes, que estavam d’além do rio, ou os deuses dos amorrheos, em cuja terra habitaes: porém eu e a minha casa serviremos a Yahweh.
Jos 24:16 Então respondeu o povo, e disse: Nunca nos aconteça que deixemos a Yahweh para servir mos a outros deuses;
Jos 24:17 Porque Yahweh é o nosso Deus; elle é o que nos fez subir, a nós e a nossos paes, da terra do Egypto, da casa da servidão, e o que tem feito estes grandes signaes aos nossos olhos, e nos guardou por todo o caminho que andámos, e entre todos os povos pelo meio dos quaes passámos.
Jos 24:18 E Yahweh expelliu de diante de nós a todas estas gentes, até ao amorrheo, morador da terra: tambem nós serviremos a Yahweh, porquanto é nosso Deus.
Jos 24:19 Então Josué disse ao povo: Não podereis servir a Yahweh, porquanto é Deus sancto, é Deus zeloso, que não perdoará a vossa transgressão nem os vossos peccados.
Jos 24:20 Se deixardes a Yahweh, e servirdes a deuses estranhos, então se tornará, e vos fará mal, e vos consumirá, depois de vos fazer bem
Jos 24:21 Então disse o povo a Josué: Não, antes a Yahweh serviremos.
Jos 24:22 E Josué disse ao povo: Sois testemunhas contra vós mesmos de que vós escolhestes a Yahweh, para o servir. E disseram: Somos testemunhas.
Jos 24:23 Deitae pois agora fóra aos deuses estranhos que ha no meio de vós: e inclinae o vosso coração a Yahweh Deus d’Israel.
Jos 24:24 E disse o povo a Josué: Serviremos a Yahweh nosso Deus, e obedeceremos á sua voz.
Jos 24:25 Assim fez Josué concerto n’aquelle dia com o povo, e lh’o poz por estatuto e direito em Sichem.
Jos 24:26 E Josué escreveu estas palavras no livro da lei de Deus: e tomou uma grande pedra, e a erigiu ali debaixo do carvalho que estava junto ao sanctuario de Yahweh.
Jos 24:27 E disse Josué a todo o povo: Eis que esta pedra nos será por testemunho; pois ella ouviu todas as palavras que Yahweh nos tem dito: e tambem será testemunho contra vós, para que não mintaes a vosso Deus
Jos 24:28 Então Josué enviou o povo, a cada um para a sua herdade.
Jos 24:29 E depois d’estas coisas succedeu que Josué, filho de Nun, o servo de Yahweh, falleceu, sendo da edade de cento e dez annos.
Jos 24:30 E sepultaram-n’o no termo da sua herdade, em Timnath-sera, que está no monte d’Ephraim, para o norte do monte de Gaas.
Jos 24:31 Serviu pois Israel a Yahweh todos os dias de Josué, e todos os dias dos anciãos que ainda viveram muito depois de Josué, e sabiam toda a obra que Yahweh tinha feito a Israel.
Jos 24:32 Tambem enterraram em Sichem os ossos de José, que os filhos d’Israel trouxeram do Egypto, n’aquella parte do campo que Jacob comprara aos filhos d’Hemor, pae de Sichem, por cem peças de prata: porquanto foram em herança para os filhos de José.
Jos 24:33 Falleceu tambem Eleazar, filho d’Aarão, e o sepultaram no outeiro de Phineas, seu filho, que lhe fôra dado na montanha de Ephraim.