Inicio | Temas Bíblicos |Leia a Biblia Leia a Bíblia | Post´s em Espanhol |Doações |Contato pt Portuguese
Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Elohim verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste. JOÃO 17:3
faceicon
Malaquias

Voltar

Malaquias

 

CAPÍTULO 1

 

1 Revelação da palavra de Yahueh a Israel, por meio de Malaquias.

2 Eu vos tenho amado, diz Yahueh; mas vos dizeis: Em que nos amaste? Não era Esaú irmão de Jacó?, diz Yahueh, todavia amei a Jacó,

3 E odiei a Esaú; e tornei seus montes em desolação, e sua herança para os chacais do deserto.

4 Ainda que Edom diga: Fomos devastados, mas voltaremos a edificar as ruínas; assim diz Yahueh dos exércitos: Eles edificarão, e eu destruirei; e serão chamados de “território da perversidade” e “povo contra quem Yahueh está irado para sempre”.

5 E vossos olhos verão, e direis: Seja Yahueh engrandecido até além do território de Israel!

6 O filho honra ao pai, e o servo a seu patrão; se pois sou eu pai, onde está minha honra? E se sou senhor, onde está o temor a mim?, diz Yahueh dos exércitos a vós, sacerdotes, que desprezais o meu nome. Mas vós dizeis: Em que temos desprezado o teu nome?

7 Quando trazeis sobre meu altar pão contaminado. E dizeis: Em que te contaminamos? Quando dizeis: A mesa de Yahueh é desprezível.

8 E quando trazeis [animal] cego para o sacrifício, isso não é mal? E quando trazeis o aleijado ou o enfermo, isso não é mal? Apresenta isso a teu governador; por acaso ele se agradará de ti, ou ele te aceitará? diz Yahueh dos exércitos.

9 Agora pois, suplicai o favor de Elohim que ele tenha compaixão de nós; será, por acaso, que com isto que tendes feito por vossas mãos, ele vos aceitará?, diz Yahueh dos exércitos.

10 Quem, pois, há de vós que feche as portas? Pelo menos assim vós não acenderíeis o fogo de meu altar em vão! Eu não tenho prazer em vós, diz Yahueh dos exércitos, e não me agrado da oferta de vossas mãos.

11 Pois desde o oriente até o ocidente o meu nome será grande entre as nações; e em todo lugar se oferecerá a meu nome incenso e oferta pura; porque meu nome será grande entre as nações, diz Yahueh dos exércitos.

12 Mas vós o profanais quando dizeis: A mesa de Yahueh está contaminada; e seu produto, o alimento, é desprezível.

13 Além disso, dizeis: É cansativo demais! E o desprezais, diz Yahueh dos exércitos; vós trazeis o roubado, o aleijado, e o enfermo, e trazeis a oferta. Por acaso aceitaria isso de vossas mãos?, diz Yahueh.

14 Maldito seja o mentiroso, que tem macho em seu rebanho, e promete, mas sacrifica o defeituoso a Yahueh; pois eu sou o Grande Rei, diz Yahueh dos exércitos, e meu nome é temível entre as nações.

 

CAPÍTULO 2

 

1 Agora pois, ó sacerdotes, este mandamento é para vós.

2 Se não [o] ouvirdes, e se não guardardes no coração de dar glória a meu nome, diz Yahueh dos exércitos, enviarei maldição sobre vós, e amaldiçoarei vossas bênçãos. Aliás, eu já as tenho amaldiçoado, porque não tendes guardado [isso] no vosso coração.

 

3 Eis que eu repreenderei a vossa semente, e espalharei lixo sobre vossos rostos, o lixo de vossas festas, e com ele sereis removidos.

|fn:  vossa semente – i.e., vossos descendentes |fn:  lixo – fezes ou vísceras animais

4 Então sabereis que eu vos enviei este mandamento, para que meu pacto seja com Levi, diz Yahueh dos exércitos.

5 Meu pacto foi com ele de vida e de paz, as quais eu lhe dei para haver temor; e ele me temeu, e teve medo diante de meu nome.

6 A lei de verdade estava em sua boca, e não se achou injustiça em seus lábios; ele andava comigo em paz e em justiça, e converteu a muitos da maldade.

7 Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e de sua boca devem buscar a lei; porque ele é mensageiro de Yahueh dos exércitos.

8 Mas vós vos desviastes do caminho; fizestes tropeçar a muitos na lei; corrompestes o pacto de Levi, diz Yahueh dos exércitos.

9 Por isso eu também vos tornei desprezíveis e indignos diante de todo o povo, visto que não guardais meus caminhos, e na lei fazeis acepção de pessoas.

10 Não temos todos um [mesmo] Pai? Não foi um [mesmo] Elohim que nos criou? Por que, [então] , traímos cada um a seu irmão, profanando o pacto de nossos pais?

11 Judá tem agido com traição, e abominação se comete em Israel e em Jerusalém; porque Judá profana a o santuário de Yahueh, o qual ele ama, e se casou com filha de elohim estranho.

12 Yahueh removerá das tendas de Jacó ao homem que fizer isto, ao que vela, e ao que responde, e ao que traz oferta a Yahueh dos exércitos.

13 Também fazeis esta segunda coisa: cobris o altar de Yahueh de lágrimas, de pranto, e de gemidos; por isso ele não dará mais atenção à oferta, nem a aceitará com prazer de vossa mão.

14 Vós dizeis: Por que razão? Porque Yahueh foi testemunha entre ti e a mulher de tua juventude, contra a qual tu tens traído, sendo ela a tua companheira, e a mulher de teu pacto.

15 E não fez ele somente um ainda que lhe sobre o espírito? E por que um? Para buscar uma descendência de Elohim. Guardai-vos pois em vosso espírito, e ninguém de vós seja infiel à mulher de vossa juventude.

|fn:  descendência – lit. semente |fn:  E não fez ele … sobre o espírito – obscuro – trad. alt. Ninguém em que reste de seu espírito faz isto

16 Porque Yahueh Elohim de Israel diz que ele odeia o divórcio, e [quem] cobre a sua roupa de violência, diz Yahueh dos exércitos. Guardai-vos pois em vosso espírito, e não sejais infiéis.

17 Cansais a Yahueh com vossas palavras. E ainda dizeis: Em que nós [o] cansamos? Quando dizeis: Qualquer um que faz o mal é bom aos olhos a Yahueh, que se agrada deles; ou: Onde está o Elohim do juízo?

 

CAPÍTULO 3

 

1 Eis que eu enviarei o meu mensageiro, que preparará o caminho adiante de mim; e de repente virá a seu templo o Senhor a quem vós buscais, o mensageiro do pacto a quem vós desejais. Eis que ele vem, diz Yahueh dos exércitos.

2 Mas quem poderá suportar o dia de sua vinda? Quem conseguirá ficar de pé quando ele aparecer? Porque ele será como fogo do ourives, e como o sabão de lavandeiros.

3 E ele se sentará como refinador e purificador da prata; pois ele limpará os filhos de Levi, e os refinará como o ouro e como a prata; então trarão a Yahueh oferta com justiça.

4 E a oferta de Judá e de Jerusalém será suave a Yahueh, como nos dias antigos, e como nos anos passados.

5 E eu me achegarei a vós para o julgamento; e prontamente serei testemunha contra os feiticeiros e adúlteros, e contra os que juram falsamente, e os que oprimem o empregado em seu salário, a viúva, e o órfão, e pervertem [o direito] do estrangeiro, e não me temem, diz Yahueh dos exércitos.

6 Porque eu Yahueh, não  mudo; por isso que vós, filhos de Jacó, não sois consumidos.

7 Desde os dias de vossos pais vos desviastes de minhas leis, e não as guardastes. Voltai-vos a mim, e eu me voltarei a vós, diz Yahueh dos exércitos. Mas vós dizeis: Em que temos de voltar?

8 Pode o ser humano roubar a Elohim? Vós, pois, me roubais. Mas vós dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.

9 Com maldição sois amaldiçoados porque vós me roubais, toda a nação.

10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja alimento em minha casa; e provai- me nisto, diz Yahueh dos exércitos, se não vos abrir as janelas dos céu, e derramar sobre vós bênção transbordante.

11 E por causa de vós repreenderei ao devorador, para não corrompa vosso fruto da terra; e vossa vide no campo não será estéril, diz Yahueh dos exércitos.

12 E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis terra agradável, diz Yahueh dos exércitos.

13 Vossas palavras têm sido duras contra mim, diz Yahueh. Mas vós dizeis: O que temos falado contra ti?

14 Vós dizeis: É inútil servir a Elohim; pois que proveito [temos tido] em guardarmos seus mandamentos e andarmos lamentando diante de Yahueh dos exércitos?

15 Chamemos de sortudos os soberbos, pois os que praticam perversidade prosperam; mesmo tentando a Elohim, eles escapam.

16 Então aqueles que temeram a Yahueh falaram cada um a seu próximo, e Yahueh prestou atenção e ouviu; e foi escrito um livro de memória diante dele para os que temem a Yahueh, e para os que se honraram o seu nome.

17 E eles serão minha propriedade especial no dia que eu preparo, diz Yahueh dos exércitos; e os pouparei como o homem que poupa a seu filho que lhe serve.

18 Então voltareis de ver a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Elohim e o que não lhe serve.

 

CAPÍTULO 4

 

1 Porque eis que aquele dia vem ardendo como forno; e todos os soberbos e todos os que praticam perversidade serão palha; e o dia que vem os incendiará, diz Yahueh dos exércitos, de tal maneira que não lhes deixará nem raiz nem ramo.

2 Mas a vós os que temeis meu nome, o Sol da justiça nascerá, e trará cura em suas asas; e saireis, e saltareis de alegria como bezerros do estábulo.

3 E esmagareis os perversos, os quais serão cinza debaixo das plantas de vossos pés, no dia que eu preparo, diz Yahueh dos exércitos.

4 Lembrai-vos da lei de meu servo Moisés, que lhe mandei em Horebe estatutos e regras para todo Israel.

5 Eis que eu vos envio o profeta Elias, antes que venha o grande e temível dia de Yahueh.

6 Ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos aos pais; para que não seja que eu venha e fira a terra com maldição.