Pix.: 22992540111 (Qualquer ajuda é bem Vinda. Gratidão)
Inicio | Temas Bíblicos |Leia a Biblia Leia a Bíblia | Post´s em Espanhol |Doações |Contato
Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Elohim verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste. JOÃO 17:3
faceicon
O MILÊNIO ÉPOCA E PROPÓSITO

O MILÊNIO ÉPOCA E PROPÓSITO

 

TEXTO 1 ÉPOCA E PROPÓSITO DO MILÊNIO 

 

ESBOÇO DA LIÇÃO 

Época e propósito do milênio 

Fatos e aspecto do milênio 

O milênio em relação a Israel 

 

 

O milênio é o maravilhoso reinado de  Cristo na terra por mil anos ( Apocalipse 20.1-6 ). Essa época  auria é ansiosamente aguardada pelo o povo Isralita ( Lucas 2.38 ; Atos 1.6,7 ). Jesus não lhes tirou esta esperança , apenas não lhes revelou o tempo e a hora do seu cumprimento , É esta esperança que tem impulsionado  o regresso dos judeus à sua pátria e também motiva a sua rápida elevação .

 

O CLAMOR DA CRIAÇÃO  

A criação toda também aguarda esse tempo para sua libertação das consequência do pecado à que ficou sujeita , desde a queda do homem . Lendo Romanos 8.19-23 vemos que o pecado afetou não somente o homem , mas toda a criação . Ele trouxe desarmonia ,inimizade , deterioração , deformação e desequilíbrio , não somente no relacionamento entre Deus e o homem , e entre este e seus semelhantes , mas também no universo  inteiro em que vivemos . furacões , terremotos , secas , inundações , pragas , frio e calor excessivo , etc . ,são alguns desses males .

 

O milênio será a resposta aos milhões de orações do povo de Deus através dos tempos : ” Venha o teu reino 

 

A Época do milênio 

A quem  diga que o Milênio ocorrerá antes da vinda  de Jesus ,

quando a bíblia ensina que  será  depois . compare Apocalipse 19.11-16 (a   volta de Jesus ) , com Apocalipse 20.1-6 ( o Milênio , após a volta de Jesus ) . Além disso , não encontramos na bíblia nenhum aviso de Jesus para esperarmos o milênio , sim na sua vinda .

 

Propósito do Milênio 

No início do seu ministério terreno , Jesus revelou a plataforma do seu governo , tendo uma legislação toda superior . É o chamado  Sermão do Monte – registrado nos capítulos 5 a 7 do  Evangelho de São Mateus –  o Evangelho do Rei . Alguns propósitos  do milênio são :


1º fazer convergir e cristo todas as coisas . isto é toda a criação      ( Ef  1.10 ) . esta dispensação mencionada  no texto é uma referencia ao Milênio , o pecado trazido pelo diabo causou toda sorte de divergência , desunião , e desagregação em tudo , o diabo hoje continua seu trabalho , produzindo desagregação em tudo porém , durante   o Milênio ele estará preso . Afinal de contas ele não é absoluto

2° Estabelecer  a justiça e a paz na terra , eliminando toda   rebelião contra Deus ( Co 15.24-28 ). no versículo 24 a expressão ” então virá o fim ” , refere-se ao final do Milênio . É só examinar o contexto , especialmente o versículo 25 .

3º fazer convergir nele ( o Milênio ) todas as alianças da bíblia . lendo a passagem de Efésio 1.10 , você encontrará onde trata    da plenitude dos tempos .


4º Fazer Israel ocupar toda terra  que lhe pertence e fazê-lo cabeça das nações . Isto está implícito nas seguintes passagens :  Is 11.10 ; Gn 15.18 ; 1Cr 16.15-18 .


5º Cumprir as profecias do reino do messias . para melhor compreender isto , leia as passagens de Daniel 9.24 e Atos 3.20,21 


O MILÊNIO ILUSTRADO

 Lucas 9.27-31 nos mostra o Milênio , ilustrado em miniatura .Ai vemos  (vv 28.. 
                                                                                                           a) Jesus em glória não em humilhação , como quando esteve
na terra (vv .28.31). 
Moisés , representando os santos transladados ( v.30 ). 
Pedro ,representando os santos que estarão vivos (vv .32 ,33 ).
Três apóstolos estavam com Jesus , mas somente Pedro teve destaque .
A multidão ao pé do monte , representando as nações que terão um lugar no Milênio (v37 ). 
O tema do Milênio : a morte redentora do cordeiro de Deus (v.31 ). Melhor tradução do versículo 31 está na versão corrigida , que registra ” morte (de jesus ) em lugar de ” partida , como está na verão  Atualizada. o termo original ´é “êxodo de onde que no caso de Jesus é uma referência à sua morte , como mostra o contexto do citado versículo.

FATOS E ASPECTO DO MILÊNIO  

Apresentaremos Agora uma série de fatos , aspecto e verdades acerca do Milênio . Para melhor compreendê-lo , não deixe de ler na Bíblia, as referências  sugeridas
Forma do governo 
Em 1 corintio 6.2 está  dito que os santos hão de julgar o mundo . onde e quando será  no mundo .A palavra original aí , par ” mundo ” é ” Kosmos” , que além de significar mundo físico , material , também significa os ocupante dele , isto é, a raça  humana  (Salmos 2.8,9 ; Zc 9.10 ; Ap 5.10; 11 .15 Is 65.21 ; Dn 35b ).
A terra será regida não por monarquias , nem por democracia ,nem por autocracia  ,mas sim por uma TEOCRACIA ,isto é o próprio Deus regerá o mundo na Pessoa do Seu filho, o Senhor Jesus Cristo .Lucas 1.32,33 ; Daniel 7.13,14 . Certas passagens das Escrituras indicam  que o rei Davi , de cuja linhagem veio Jesus , segundo a carne, tomará parte no governo de Israel  já restaurado , servindo como príncipe  ou co-regente. Jr 30.9 ;Ez 37.24,25 ;Is 2.2-4 . Cristo prometeu a Seus discípulo que se assentariam ” em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel “Mateus 19.28.
A sede do governo 
A capital do mundo não será nem Washington ,nem Londres ,nem Tóquio e nem Paris ,mas sim Jerusalém , a desprezada cidade tantas vezes  pisada pelos exército invasores. Essa cidade será totalmente restaurada, vindo a realizar-se a visão do Salmista  que disse ” GRANDE  é o Senhor e mui digno de ser louvado , na cidade do nosso Deus . Seu santo monte ,belo e sobranceiro , é a alegria de toda terra ; o monte de Sião , para os lados do norte ,a cidade do Grande Rei . Nos palácios dela , Deus  se faz conhecer como alto refúgio. ” Sl 48.1-3 ; Cf. Is 2.2-4 .
FORMA DO GOVERNO DO MILÊNIO 
Já dissemos que o Milênio será uma teocracia .Todos os reno do mundo estarão sob o senhorio de Cristo . cumprir-se-á em sua plenitude Filipenses 2.10,11: Para que o nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, e na terra e debaixo da terra , e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor , para  glória de Deus pai ” , 
Nesse dia  conheceremos a letra e a musica da ” canção dos Reis da terra”, cujo relato e tema estão no Salmo 138.4,5 . Todos  os reis e chefes de estado , sem exceção cantarão essa canção . o Salmo 72.8-11 descreve mais as glórias desse reino universal e teocrático de Cristo .
Com  o estabelecimento  do Milênio findará aqui  na terra toda e  qualquer supremacia e predominância de nações , com exceção de Israel . “O senhor será rei sobre a terra ; naquele dia um só será o Senhor , e um só será o seu nome ” ( Zc 14.9 ) .A igreja integrará a administração de Cristo (1 Corintio 6.2 ; Apocalipses 2.26,27 ) . todavia o Milênio será  um reino proeminentemente judaico . Jesus reinará sobre  Israel através de seus apóstolos , com forme sua promessa feita   em  Mateus 19.28 , e reinará sobre os gentios certamente através da  igreja . Tudo leva a crer  que Davi ressurreto estará à frente do governo de Israel ( Ez 34.23,24 ; 37.24,25 ; Jr 30 .9 ; Os 3.5 ). 

CLASSE DE POVOS PARTICIPANTES DO MILÊNIO 

Haverá dois  grupos de povos distintos no Milênio 
a) Os crentes glorificados , consistindo dos salvos do Antigo Testamento ; os do Novo Testamento (igreja ), e os oriundos da tribulação. no estado glorificado os salvos não estão limitados à  terra . Seus corpos ressurretos não serão limitados pelas coisas físicas como os mortais . Serão como anjos , que por terem corpos espirituais não são limitados pela matéria. nossos corpos serão apropriados para estarmos na terra e no céu . isso tudo pode parecer fantasioso e inacreditável para nós hoje , neste  corpo terreno , apegado exclusivamente à terra , mas basta observar a vida de Jesus na terra após a sua ressurreição . Ele passou quarenta dias entre os seus em estado glorificado . junto ao seu túmulo Ele foi reconhecido pela voz por Maria Madalena . Estando entre os homens , seu corpo era tão semelhante ao de um homem comum que dois de seus discípulos  no caminho de Emaus ,nada de mais notaram até o momento em que Ele desapareceu de vez ,da presença deles . Ele ressurreto ,entrava e saía de salas sem ser preciso abri-las . 

b) os povos naturais , em estado físico normal ,vivendo na terra , a saber ; judeus salvos saídos da grande tribulação , gentios poupados no julgamentos das nações , e o povo nascido durante o próprio Milênio . 

O MILÊNIO EM RELAÇÃO A ISRAEL 
Durante  o Milênio , alguns sacrifícios e oferta serão restaurados e observados por Israel com a participação dos gentios. Evidentemente não terão a mesma finalidade do  Antigo Testamento  a prefigurar a Jesus e sua obra , mas , serão memoriais do que Jesus efetuou . Servirão de instrução às gerações futuras , ensinando-lhes a respeito da maravilhosa obra de Cristo no Calvário , assim como hoje a Ceia do Senhor é um memorial para igreja , revelando a obra de Cristo antes de Cristo esses sacrifícios eram  profecias típicas  dele , mas agora serão memoriais . Não  se trata mais   de  aguardar o cumprimento ; antes , comemorá-los (Ez 45.21-46.24 ). A festa dos Tabernáculos que aponta  para o Milênio  será outra vez observada com a participação dos gentios  ( Levítico 223.33-44 ; Zc 14.16.19 ) . de igual modo  a festa da páscoa ( Ez 45.21 ). A festa da lua nova também ( Is 66.21-23 ).   

OS JULGAMENTO POSSUIRÃO TODA A TERRA PROMETIDA


Esse território vai do Mediterrâneo ao rio Eufrates  Gn 15.18 ; 17.8 ; Ex 23.31 ). o vasto território será divido em doze faixas iguais e paralelas , uma para cada tribo de Israel Ez 48 ) . Atualmente , a maior parte desse território  é um deserto  seco  e estéril A fim de restaura´r-lo , Deus fará fluir  de sob  o  templo milênial    um volumoso rio ( Ez 47.1-12 ), O qual juntamento com as copiosas chuvas que cairão farão esse  deserto florescer ( Is 35.1 ), É , como se mal comparado , levássemos o poderoso Amazonas  e seus  grandes afluentes para o seco nordeste brasileiro !  O Egito  e a assíria serão nações tementes a Deus e unidas com Israel . juntos adorarão a Deus  ( Is 19. 21-25 ) . O Egito parece que procurará   afastar-se  de Deus , mas será castigado  por  isto Zc 14. ‘8,19 ). À assíria antiga  compreende  hoje os territórios da síria  e Iraque (em parte ). Edom , Moabe E Amom  pertencerão  a  Israel  ( Is 11.14 ; Nm 24.17,18  ; Sl 60. 8, 9 ). Haverá  em Israel  um  vasto programa  de reconstrução Ez 36.33-36 ) . Israel  e os Israelitas  serão  exaltados , conceituados , respeitados , procurados ( Zc 8.23 ; Jr  #.17 ), especialmente sua capital , Jerusalém .


ISRAEL SERÁ UMA BÊNÇÃO PARA O MUNDO 


Jerusalém será a sede do governo milenial   e  mundial de Cristo ( Is 2.3 ; 60.3 ;66 20 ; Zc 8.3,22,23 ;14.16 ; Jr 3.17 ) . De Jerusalém sairão tanto as diretrizes  religiosas  com  as  leis civis para o mundo ;  Não será onu , nem  de qualquer cidade famosa como  Londres , Paris , Genebra , washington , etc . Tanto  a ” Lei ” como  ” a palavra  do Senhor ”  sairão  de  Jerusalém  ( Is  2.2; Mq  4.2 ).


Jerusalém  de  que estamos falando nada tem a ver com a Jerusalém  celestial , de Apocalipse 21  e  22 . A  Jerusalém  sede do  governo  Milenial  está  numa  terra  que  contém  mar Ez 47.15 ) .  ao  passo que na época  da  Jerusalém celeste  o mar  já  não existirá  ( Apocallipse 21 . 1 ) .

A santa cidade  de Jerusalém celestial descerá e pairará nas alturas , sobre  a jerusalém  terrestre  ( Isaías 2.2 e  Miqueias 4.1 ) . A glória e o esplendor  da Jerusalém  celeste  iluminarão  a Jerusalém  terrestre  e seu templo  ( Isaías 4.5 ; 24.23 ; Ezequiel 43.2-5 ) . Ezequiel , antes viu essa glória saindo do templo  , mas agora a viu voltando sobre o templo de Jerusalém ( Ezequiel 10 .18 ). 

Essa glória divina será visível  a partir  do templo Ezequiel 43.4 ).Toda carne  a verá manifesta , certamente  por  efeito miraculoso  ( Isaías 40.5 ; 35.2b ). como não será maravilhoso  o Milênio  e quantas novas cisas não trará ? ! Trata-se da glória  “shekinah ” ( hebraico )  que pairava sobre a arca , entre os querubins de glória , bem como sobre  o tabernáculo , como nuvem ou coluna  de fogo ( Numero 9.15,16 ). É  a mesma  “nuvem luminosa ” que desceu sobre o Monte da transfiguração  e envolveu  o Senhor Jesus e os que lá estavam 
Essa glória luminosa será tamanha em Jerusalém e seus  arredores que , segundo  Isaías 24 .23 , o sol e a lua se  levantarão  e se porão sem serem notados . Nesse tempo cumprir-se-ã  a oração de Salomão , no Salmo 72.19 : 

No Milênio  a igreja estará glorificada com Cristo na Jerusalém  celeste . nisto vemos que  o Milênio será  uma época de manifestação da glória de  Deus : glória de Jerusalém celeste , glória do templo  milenial , e glória da igreja .

Nessa época áurea  da história , o conhecimento divino será abundante  enquanto que os judeus , por sua vez , continuarão levando  a  feito um grande  movimento  missionário . Conforme Isaías 52.7 , a evangelização estará em primeiro plano . Multidões serão salvas  face  à  pregação das boas -novas . A população            da terra , dizimada durante a Grande Tribulação , crescerá rapidamente sob as benignas condições do Milênio .

   

Caravanas das nações irão a Jerusalém  buscar a lei  do  Senhor . Isso não significa que o pecado será completamente removido da terra . A natureza humana será a mesma , mas às bênçãos do reinado e da  presença pessoal de Cristo , e  estando Satanás preso , ninguém  terá obstáculos espirituais  para segui-lo , como

 Enfim , durante o Milênio , acontecerá ainda o seguinte :


a-Haverá pleno derramamento do  Espirito Santo .

b-Haverá restauração e renovação em toda terra .
c-Um rio fluirá  do templo melenial .                 
d-A vida humana será prolongada .
e-A fertilidade  do solo será maravilhosa .
f-Haverá prosperidade geral para todos .                                        g-Haverá alteração no relevo do solo .
h-Haverá mudança no reino animal .
O salvos virão à terra sempre que quiserem . Teremos um corpo como o de Cristo ressurreto , que se locomovia sem limitações         ( Fp 3.21 ; Jo .20.19.26 ; Lc 24.15-31 ).

O conhecimento de Deus na terra será Universal  

O conhecimento divino , abundante o Milênio , não virá primordialmente pelo estudo , será antes intuitivo ,  Isaías 11 .19 ; Jeremias 31.34 ; Habacuque 2.14 ). Isso será muito maravilhoso ! Os judeus , por sua vez continuarão levando a efeito um grande movimento missionário  Isaías 66.19 ). conforme  Isaías  52.7 , a evangelização estará em primeiro plano . Aí trata-se da pregação das boas-novas . Multidões serão salvas . À população da terra crescerá rapidamente sob as benignas condições do Milênio .               Se não houvesse salvação durante o Milênio , esse seria uma decepção .

A piedade prevalecerá 

Caravana das nações irão a Jerusalém buscar a lei do senhor 
( Isaías 2.3 ; Zacarias 8.20-23 ). Isso não significa que o pecado será removido da terra . A natureza humana será a mesma , mas devido às bênçãos do reinado e da presença pessoal de Cristo , e estando  Satanás preso Apocalipse 20.1-3 , ninguém terá obstáculos espirituais para segui-lo como agora não haverá  desculpas nesse sentido , porque  condições melhores de toda  espécie  jamais houve  em tempo algum , a não ser no Éden , antes da entrada  do pecado  no mundo 

No Milênio , impiedade ,  a  incredulidade , a rebelião não  serão 

toleradas como no tempo da graça  Isaías 60.12 . A transgressão 
aberta será corrigida  imediatamente  Isaías 65.20b ; Zacarias 14.17 Apocalipse 19.15 . ” Cetro de ferro ” nesta última referência 
, fala de governo inflexível . Esta expressão também prova  que haverá inicialmente oposição  a Cristo , fazendo-se , portanto , necessária  a aplicação de disciplina .



   

 

 

 

 

 

 

 

Tags: