Pix.: 22992540111 (Qualquer ajuda é bem Vinda. Gratidão)
Inicio | Temas Bíblicos |Leia a Biblia Leia a Bíblia | Post´s em Espanhol |Doações |Contato
Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Elohim verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste. JOÃO 17:3
faceicon
O QUE A BÍBLIA DIZ ÀCERCA DO OCULTO

O QUE A BÍBLIA DIZ ÀCERCA DO OCULTO

A Bíblia é o único livro que tem autoridade para esclarecer este assunto, porque é a Palavra de Deus.

Muitas pessoas têm os seus pontos de vista àcerca do oculto e acham muitas coisas. Mas vamos ver o que a Bíblia diz.

Deus criou todas as coisas e entregou tudo nas mãos do homem. Satanás enganou o homem, que de sua livre vontade virou as costas a Deus e fez-se a si mesmo escravo do pecado, dominado por satanás.

Deus decidiu ajudar a humanidade enviando ao mundo o Seu único Filho, Jesus Cristo.

Jesus já fez tudo o que era preciso para nós sermos salvos. E a própria Bíblia dá testemunho disto:

Actos 4:12 – “E não há salvação em nenhum outro, pois não há debaixo do céu qualquer outro nome dado aos ho-mens que nos possa salvar”.

Mais uma vez, veio satanás, para voltar a enganar o homem com religiões, filosofias, avareza, sinais sobrenaturais ligados com bruxaria e espiritismo, etc. Leva as pessoas a acreditar piamente que estão a servir a Deus, e que vão pelo caminho verdadeiro, “porque todas as religiões vão dar a Deus”.

Ao homem foi dada uma vontade própria. Não está nas mãos de Deus, nem de satanás, decidir o rumo da vida do homem. Antes, cabe a ele escolher: seguir Jesus, ou seguir satanás.

1 – COMO SATANÁS ENGANA O HOMEM

O ser humano é curioso por natureza e gosta de se envolver com coisas do oculto. O propósito do oculto é manifestar o poder sobrenatural para atrair a atenção das pessoas.

As obras do oculto são o assunto mais reprovado pelas Escrituras quer no Velho Testamento como no Novo Testamento.

O Velho Testamento (Deuteronómio 7:25-26) fala-nos das abominações e de como Deus rejeita essas coisas.

“Queimarás no fogo as imagens dos seus deuses. Não cederás à tentação de ficares com a prata e com o ouro que as cobre, porque isso origina a tua ruína, e são uma abominação para o Senhor teu Deus… Detestá-la-ás e afastá-la-ás com horror”.

“Maldito o homem que faz uma estátua esculpida ou fundida, objecto abominável ao Senhor “ (Deuteronómio 27:15)

Satanás opera por detrás de toda a idolatria, para enganar as pessoas e afastá-las, cada vez mais, do verdadeiro caminho, que é Jesus.

“… nada disto compreendem os que conduzem em procissão o seu ídolo de madeira e dirigem as suas orações a um deus que não pode salvar” (Isaías 45:20).

Deus declara que o culto a imagens é culto a demónios.

“… a carne sacrificada aos ídolos é alguma coisa? Ou o ídolo é alguma coi-sa? Pelo contrário, digo-vos que os que sacrificam, sacrificam aos demónios e não a Deus, e Eu não quero que vós tenhais parte com demónios” (I Corínti-os 10: 19-20).

2 – AS OBRAS DO OCULTO

Hoje já não é como nos tempos em que a Bíblia foi escrita. Naquele tempo chamavam-se bruxas, astrólogos, feiticeiros, videntes etc. Hoje são poucos os que têm estes nomes, mas por detrás da camuflagem de Professor, Doutor Ervanário e outros, as suas obras continuam a ser as mesmas. Mas a Bíblia continua a chamar tais pessoas de: bruxos, feiticeiros e mágicos. Pensando que servem a Deus (alguns), têm comunhão com demónios.

ALGUNS TERMOS DO OCULTISMO E SEUS SIGNIFICADOS:

BRUXARIA – curandeiros em oculto.

ESPIRITISMO – sistema doutrinal que pretende pôr os homens em contacto com os espíritos dos mortos.

ASTROLOGIA – suposta arte de ler o futuro e o destino através dos astros.

FEITIÇARIA – emprego de feitiços, encanto e sedução.

CARTOMÂNCIA – adivinhação do destino, pela leitura de cartas.

MAGIA – religião e sortilégio de magos; utilizando propriedades da matéria (magia branca) ou fazendo interferir poderes demoníacos (magia negra).

ALGUNS EXEMPLOS DE SÍMBOLOS DE FEITIÇARIA E DO OCULTO:

– Cobras,

– Rãs,

– Budas,

– Deuses de felicidade,

– Ferraduras, unhas, figas,

– Saquinhos com ossos, areia, alho…

– Bocados de Cabelo …

– Defumadores.

Tudo isto é conhecido nos dias de hoje, mas vejamos o que a Bíblia diz dos falsos e verdadeiros profetas.

A Bíblia exorta-nos a não crermos em toda a gente, mas para vermos se o espírito é de Deus. Há um ditado que diz: “nem tudo o que luz é ouro”. A questão é: “como é que eu posso provar os espíritos, saber se são de Deus ou não”?

I João 4-1: “Amados, não creais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus; porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo”.

A resposta é simples, pela Palavra de Deus. A Palavra de Deus é o guia, a chave, a solução. É por ela que nós vamos saber. Há muita gente que diz coisas em Nome de Deus e quando vamos à Bíblia, não encontramos lá nada disso que proferem.

Como é que nós devemos saber se isto que está aqui é verdadeiro ou falso? Se estamos a falar verdade ou mentira?

Quando as pessoas não fazem o que a Bíblia diz, não se vê nada de Deus acontecer nas suas vidas. Elas teimam em afirmar que falam ou fazem práticas a favor e em nome de Deus! Decerto, se passa algo de errado com elas. A Bíblia ensina-nos: “pelos seus frutos os conhecereis”.

Se estiver num grupo onde se fala muito em Deus e do Nome de Jesus mas falam de tudo menos do que está na Bíblia – inventam-se histórias e os sinais de Marcos 16 não acontecem – pela Palavra de Deus chamamo-los de falsos. E Deus nos diz: “acautelai-vos dos falsos profetas”. Aquilo que um homem de Deus diz tem que vir na Bíblia – a Palavra de Deus. Fora dela está tudo errado. Agora surge a pergunta: – « No espiritismo expulsam demónios? – Não. Entregam a vida a Jesus e recebem-no como seu Senhor e Salvador? – Não. São batizados no Espírito Santo e falam em línguas? – Não.»

Nós não estamos a querer ridicularizá-los. Durante muitos anos a Igreja de Jesus andou a fazer o que era errado. Entretanto, as pessoas continuavam a desejar e a procurar o sobrenatural. Porém, noutros sítios. Então o diabo aproveitou-se e deu-lhes o sobrenatural. Como essas pessoas não sabem melhor, pensaram que esse sobrenatural era de Deus. Não liam a Bíblia. Mas hoje quero que saibam que há o sobrenatural de Deus e o do diabo. O sobrenatural de Deus é superior ao do diabo.

Mas eis a solução de tudo: Se estivermos numa Igreja onde os bêbados se convertem, deixam os vícios e começam a viver condignamente; as prostitutas se convertem e se transformam em pessoas decentes; os drogados se convertem e são libertos pelo Poder de Deus; as pessoas são libertas de demónios ou os doentes são curados, essa é a Igreja de Jesus ( Pelos seus frutos os conhecereis ).

A- A CONSULTA AOS MORTOS

No Velho Testamento

No espiritismo ensinam a comunicar com os mortos, com os espíritos e sobre a reencarnação. Vamos ver o que a Bíblia diz em Deuteronómio 18: 9-12:

– ” Quando chegarem à terra prometida, tomem cuidado! Não vão ficar corrompidos pelos horríveis costumes dos po-vos que vivem actualmente lá!

Não haja ninguém no meio de ti que faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha; ou se dê à prática de encantamentos, ou se entregue à leitura dos astros, à adivinhação ou à magia, ao feiticismo, ao espiritismo, aos sortilégios ou à evocação dos mortos. Porque o Senhor abomina aqueles que se entregam a semelhantes práticas”.

Em II Crónicas 10:13, 14 (Bíblia Viva), podemos ler que Deus irritou-se com o rei Saúl, por ele ter ido consultar uma adivinhadora. Deus proíbe o espiritismo, pelos frutos que dele conhecemos.

“Saúl morreu porque tinha desobedecido ao Senhor e porque tinha consultado um médium, em vez de pedir a orientação de Deus.”

A idolatria, a feitiçaria, o espiritismo e os adivinhadores irritam a Deus.

II Reis 21:2-6 – “E fez o que parecia mal aos olhos do Senhor, conforme as abominações dos gentios que o Senhor desterrara de suas possessões de diante dos filhos de Israel.

Porque tornou a edificar os altos que Ezequias, seu pai, tinha destruído, e levantou altares a Baal, e fez um bosque como o que fizera Acabe, rei de Israel, e se inclinou diante de todo o exército dos céus, e os serviu.

E edificou altares na casa do Senhor, de que o Senhor tinha dito: Em Jesrusalém porei o meu nome.

Também edificou altares a todo o exército dos céus em ambos os átrios da casa do Senhor.

E até fez passar a seu filho pelo fogo, e advinhava pelas nuvens, e era agoureiro, e instituíu adivinhos e feiticeiros: e prosseguiu em fazer mal aos olhos do Senhor, para O provocar à ira.”

II Reis 21:10-16 – “Então o Senhor falou por intermédio dos profetas: Visto que o rei Manassés fez estas coisas más e ele é mais perverso que os amorreus que estiveram nesta terra há muitos anos, e visto que ele levou o povo de Judá a praticar a adoração de imagens: vou trazer males tão grandes sobre Jesrusalém e Judá, que os ouvidos que ouvirem a respeito desses males vão tinir de horror. Farei com que os reis de Israel conquistem Jerusalém e eliminarei Jerusalém como um homem limpa um prato e depois o vira de boca para baixo, para secar. E rejeitarei mesmo aqueles poucos que restarem do meu povo, e os entregarei nas mãos dos seus inimigos. Pois eles fizeram perante mim o que era mau, e provocaram a minha ira desde que tirei os seus pais do Egipto” (Bíblia Viva).

Além da adoração de imagens, que é uma prática que Deus não tolera e que Manassés levou o povo a cometer, ele assassinou um grande número de pessoas inocentes. E Jerusalém, desde uma porta até à outra, estava cheia dos corpos das suas vítimas.

Hoje, infelismente, também existem pessoas que levam outras a prestarem culto a imagens. Um dia, vão ter que dar contas a Deus, pelas coisas que andam a fazer.

B- FEITIÇARIA E MAGIA

II Reis 23: 4-5 – “E o rei mandou ao sumo sacerdote Hilquias, e aos sacerdotes da segunda ordem, e aos guardas do umbral da porta, que se tirassem do Templo do Senhor todos os vasos que se tinham feito para Baal, e para o bosque, e para todo o exército dos céus; e os queimou fora de Jerusalém, nos campo de Cedrom, e levou as cinzas deles a Betel.

Também destituíu os sacerdotes que os reis de Judá estabeleceram para incensarem sobre os altos nas cidades de Judá, e ao redor de Jerusalém, como também os que incensavam a Baal, ao sol, e à lua, e aos mais planetas, e a todo o exército do céus”.

Quando este rei descobriu a maldade daqueles homens pegou neles e matou-os. Sabe qual é a sorte dos bruxos e dos feiticeiros? É que Jesus já os perdoou. Ele veio ao mundo e morreu na Cruz – trouxe-lhes o perdão. Antes de Jesus vir à terra a ordem que havia era de matá-los. Hoje, Jesus está à espera que eles se arrependam de levar as pessoas ao caminho da perdição, da morte eterna. Estamos a falar de vida ou de morte.

Este rei fez o que era bom. Depois de encontrar a Palavra de Deus e ver qual era a vontade de Deus, andou a destruir todas as capelinhas. Ensinou o povo, acabando com as bruxas, derribando as casas de prostituição; exterminando os médius, feiticeiros, etc, pois queria seguir tudo o que tinha encontrado na Bíblia.

Vejam ao ponto que este povo chegou: tinham a Bíblia e estiveram anos e anos sem que ninguém a lesse. E é isso que vemos em muitas Igrejas. Lêem outros livros e não a Bíblia. Mas Glória a Deus que Ele está a levantar um povo que leva a Bíblia a todos os povos, que não tem medo das opiniões dos outros que também se hão-de converter.

No Novo Testamento

Jesus nos adverte do seguinte: “largo é o caminho que nos leva à perdição”. Há muitos caminhos no mundo. Há pessoas que buscam dinheiro e fama, querem ser importantes, querem ser vistos. Há muitos caminhos, mas todos levam à perdição, ao engano e à cegueira. Há só Um que leva à vida eterna. É Jesus.

I João 4-1 “Amados, não creais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus; porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo”.

Mateus 7:13-15 – “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que o encontrem. Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.”

Mateus 7:16-18 – “Pelos seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.”

Como vimos em Mateus 7:13, são muitos os caminhos que os homens apresentam para se chegar ao céu, mas Deus o Pai, preparou apenas UM CAMINHO, o Seu Filho Jesus Cristo.

A não ser que se encontre na Bíblia, não devemos seguir idéias de homem algum. Por exemplo, àcerca da Reencarnação, o que é que Deus diz?

C- ÀCERCA DA REENCARNAÇÃO

Algumas pessoas pensam que uma pessoa, depois de morrer, volta várias vezes ao mundo e que se purifica cada vez que cá vem. Olhe para o mundo lá fora e veja como é que ele está! Cada vez pior! Cada vez se faz mais mal uns aos outros! Se esta doutrina fosse verdadeira, o mundo estaria a caminhar para melhor. A consumação da reencarnação não existe. O diabo sabe imitar vozes. Ele é o imitador. Veja Hebreus 9:27:

– ” E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o Juizo “.

Os mortos não andam por cá a passear estilo balão. As pessoas por vezes dizem: “mas eu fui a um sítio e eles disseram-me coisas que eram verdade”. Claro! O diabo está cá, há muitos séculos, e anda a ver o que é que você faz. O que ele quer é enganar as pessoas. Vejamos o que Jesus diz em Lucas 16:19-26:

– “Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finissimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele. E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas. E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico e foi sepultado. E no Hades ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te que recebeste os teus bens em vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quiserem passar daqui para vós não poderiam, nem tão pouco os de lá passar para cá”.

A lição a tirar daqui é muito simples: uma pessoa quando morre não fica cá na terra; ou vai para um sítio ou vai para outro e de lá nunca mais sai. Coitados daqueles que vão para o lugar errado! Quão terrível vai ser!

A Bíblia diz que uma vez que a pessoa vai para o céu nunca mais sai de lá, e uma vez que a pessoa vai para o inferno também nunca mais sai de lá.

Não há reencarnação. Os espíritos não voltam à terra. Não pode haver comunicação com os mortos. As pessoas não estão a comunicar com os mortos mas com demónios, que falam e depois fazem todo o tipo de males às pessoas.

3 – O QUE TRAZ AS PESSOAS AO OCULTO

– Procura de Poder

– Procura de Fama (Conjuntos Rock)

– Procurar Controlar Outros – nos negócios, em famílias (o casarem com quem eles querem); na separação de casais; na manipulação a nível de Partidos e Governos

– Amaldiçoar quem se lhes oponha

– Contactar entes já falecidos

Temos a história de uma senhora que foi consultar uma “medium” para poder contactar o seu falecido marido. Depois da médium fazer as suas práticas, ouviu-se uma voz igualzinha à do marido, falando de coisas que só os dois sabiam. A senhora convenceu-se de que era o marido e fez tudo o que a médium mandou. Resultado: começou a sofrer grandes opressões: ouvia vozes e caía no meio da rua, descontrolada. Mais tarde, alguém lhe falou de Jesus. Entregou a vida a Jesus. Tudo foi quebrado e renunciado e ela ficou liberta.

Isaias 8:19 – “Quando vos disserem: consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram entre dentes: – não recorrerá um povo ao seu Deus? a favor dos vivos interrogar-se-ão os mortos?”

II Reis 22:17- queimaram incenso a falsos deuses

SOLUÇÃO

Quando uma pessoa se envolve nestes caminhos do Oculto, satanás fica com direito sobre a vida dessa pessoa e mais cedo ou mais tarde, ele vai cobrar-se dos favores que lhe andou a fazer. A pessoa tem que decidir: continuar a pedir favores a satanás ou seguir a Jesus. A escolha é pessoal!

4 – O QUE FAZER PARA SE LIBERTAR DO OCULTO

1º) ARREPENDA-SE

“E muitos dos que tinham crido vieram confessar e declarar as suas práticas. E muitos dos que se tinham dedicado à magia trouxeram os seus livros e queimaram-nos diante de todos” (Actos 19:18-20)

Devemos fazer o mesmo que estes irmãos fizeram.

  1. a) Reconheça e Confesse o seu Pecado Diante de Deus

“Se confessarmos os nossos pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar, e nos purificar de toda a injustiça” (I João 1:9)

  1. b) Deixe o seu Pecado Diante de Deus

” Deixe o ímpio os seus caminhos e o pecador os seus projectos; volte-se para o Senhor, que terá piedade dele, para o nosso Deus que é generoso em perdoar ” (Isaías 55:7)

– Deite fora os Símbolos de Bruxaria

– Renegue a esses envolvimentos

– Rejeite satanás

2º) RASGUE OS PACTOS COM SATANÁS

Depois de dizer a Deus que nunca mais se envolverá com o oculto, rasgue esses compromissos ou pactos que tinha com o diabo, usando a autoridade investida no Nome de Jesus.

Se você ainda não conhece Jesus como seu Senhor e Salvador, quer conhecê-Lo agora e entregar-Lhe a sua vida, faça comigo esta oração dizendo:

« Ó Deus eu venho a Ti no Nome de Jesus, pois a Tua Palavra diz, o que vem a Ti de modo nenhum o lançarás fora ( João 6:37 ). Eu creio no meu coração que Jesus é o Senhor que morreu por mim na cruz para me salvar. Arrependo-me de todos os meus pecados – do mal que te fiz – e peço-Te perdão. Eu entrego agora a minha vida a Jesus. Sê Tu o meu Senhor. Limpa-me de todos os meus pecados e ajuda-me a viver pela Tua Palavra. Obrigado por me salvares agora mesmo.»

NOTA: Parte das citações Bíblicas foram extraídas da Bíblia Católica

(Edição comemorativa da visita de João Paulo II a Portugal) e reconhecida pelo Cardeal Patriarca D. António.

Tags: