Inicio | Temas Bíblicos |Leia a Biblia Leia a Bíblia | Post´s em Espanhol |Doações |Contato pt Portuguese
Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Elohim verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste. JOÃO 17:3
faceicon
“O QUE DEUS ESPERA DOS QUE SÃO SEUS”

“O QUE DEUS ESPERA DOS QUE SÃO SEUS”

Texto Base: Deuteronômio 10. 12 – 22. (Ler o Texto por completo).

Introdução: O segundo discurso de Moisés termina com um apelo “para que se faça tudo quanto Deus requer”. Há um apelo à completa devoção baseada na grandeza do Deus de Israel, um apelo ao amor e à obediência, baseado na disciplina de Deus, demonstrada no Egito e no deserto (11.1-7), um apelo à obediência baseado nas bênçãos que Israel receberia se este permanecesse fiel (11.8-17), e à exortação para que usassem vários meios, para se lembrarem das palavras de Deus; baseadas na promessa de vitória (11.18-25). Finalmente, o discurso termina com um apelo baseado nas duas únicas alternativas com que Israel se defrontava, uma benção ou uma maldição (26-32).

  1. I) O SENHOR TEM DIREITO SOBRE ELES COMO:

    a- Criador, pois Ele os sustenta…………………………….. V.14 e Sl 24. 1

    b- Redentor, que se inclinou a eles no Egito………………. Vv. 15 e 21.

    c- Senhor, pois os comprou e devem adorá-Lo…………… Mt 4. 10

    d- Abençoador, que os abençoa ricamente……………….. V. 22

  2. II) QUAIS SÃO AS REIVINDICAÇÕES DE DEUS?

    a- Temor à Deus, como de criança…………………………… V. 12

    b- Andar nos caminhos Dele…………………………………… V. 12 e Cl 1.10

    c- Amá-Lo de todo coração…………………………………… V. 12

    d- Servi-Lo com entrega total………………………………… V. 12 e 1º Ts 1.9

    e- Provar seu amor amando aos outros……………………… V. 19 e Êx 23. 9

    f- Dirigir nossa confiança somente a Deus…………………… V. 20 e Sl 57. 7

Dt 10.12-22 = Bíblia Parafraseada:
12,13 – E agora, ó Israel, que é que o Senhor requer de você? Somente isto: que você respeite e ame ao Senhor nosso Deus – andando pelos caminhos que Ele indica, servindo ao Senhor nosso Deus de todo o coração e de toda a alma, e guardando os mandamentos que em, nome dele ordeno hoje – para o bem de vocês.
14,15 – Pense nisto:: Toda a terra e o mais alto céu pertencem ao Senhor nosso Deus. Contudo, o Senhor amou tanto os nossos pais e teve tanta afeição pôr eles que – dentre todos os povos – escolheu vocês filhos deles, como é evidente hoje!
16 – Portanto, cada um trate de limpar o seu coração pecador e deixe a sua teimosia!
17-19 – O Senhor nosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores. Ele é o Deus grande, poderoso e terrível, que não é parcial e não se vende a ninguém! Ele faz justiça aos órfãos e às viúvas. Ele ama os estrangeiros e dá alimento e roupa a eles. Amem também os estrangeiros, pois vocês foram estrangeiros na terra do Egito.
20 – Ó Israel! Você deve temer o Senhor nosso Deus, dar culto a Ele, ficar apegado a Ele, e só usar o nome dele para dar peso e valor às promessas que você fizer.
21 – Ele é a sua canção de louvor e o seu Deus. Foi Ele que fez os gloriosos e impressionantes milagres que vocês tem visto.
22 – Quando os nossos avós desceram ao Egito, eram apenas setenta pessoas; mas agora o Senhor nosso Deus dez com que virassem multidão, tantos como as estrelas do céu!

Sl 24. l – A Terra pertence ao Senhor! Tudo que há no mundo, gente, animais, plantas, tudo enfim, pertence a Ele.

Mt 4.10 – “Saia daqui, Satanás”, disse-lhe Jesus, “As Escrituras ordenam: ‘Adore somente ao Senhor Deus. Obedeça somente a Ele”.

Cl 1.10 – … a fim de que a maneira de vocês viverem sempre agrade ao Senhor e O glorifique, para que vocês sempre façam pelos outros coisas boas e agradáveis, aprendendo em todo o tempo a conhecer a Deus cada vez melhor.

1º Ts 1. 9 – Porque eles é que estão sempre nos falando da excelente acolhida que vocês nos deram, e como se voltaram dos seus ídolos para Deus, de tal maneira que agora só o Deus vivo e verdadeiro é o senhor de vocês.

Êx 23. 9 – Volto a dizer: Não explores o estrangeiro. Sim, israelitas! Vocês bem sabem o que sente um estrangeiro. Pois vocês foram estrangeiros no Egito!

Sl 57. 7 – Meu coração está tranqüilo e confiante, ó Deus! Cantarei louvores e hinos a Ti!

Pr. Paulo Ludwig Batista
Camboriu-SC

Tags: