Pix.: 22992540111 (Qualquer ajuda é bem Vinda. Gratidão)
Inicio | Temas Bíblicos |Leia a Biblia Leia a Bíblia | Post´s em Espanhol |Doações |Contato
Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Elohim verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste. JOÃO 17:3
faceicon
O Que Fazer Quando Vem o Dia mal

O Que Fazer Quando Vem o Dia Mau

Tipo: Estudos bíblicos / Autor: Pr. Carlos Ribeiro

 

 

 

 

Texto: PROVÉRBIOS 24.10: “Se te mostrares frouxo no dia da tua angústia ….”

INTRODUÇÃO:
A vida é feita da alternância de bons e maus momentos. Um dia você acorda feliz, animado e cheio de projetos, mas logo pela manhã é surpreendido por uma notícia desagradável; ou ameaçadora; ou mesmo assustadora. Pronto: começou a fase ruim.

Às vezes ocorre o oposto: Você já acorda preocupado, ou desanimado; cheio de ansiedade, ou mesmo inquietação, chegando a se esquecer de FLIPENSES 4.6. e também de 1 PEDRO 5.7, até que, quando você nem espera, chega uma notícia que vai mudar toda a situação: começou a mudança na tua vida!
Mas, e daí? O que você pode fazer para esticar os dias felizes e encurtar (ou fazer desaparecer do mapa) os dias maus? A reposta pode ser encontrada olhando para três gerações sucessivas.

1. Uma geração que poderia ter sido muito mais do que vencedora. NÃO BASTA SER BONZINHO, É PRECISO CONFESSAR O NOME DO SENHOR – 2 CRONICAS 27.6.

O texto em 2 REIS 15.34,35, fala de JOTÃO; um rei que colheu muitas vitórias, mas que poderia ter colhido muitas mais se tivesse tido a coragem de restabelecer totalmente sua intimidade com Deus. Jotão plantou a semente errada no terreno certo: colheu muitos frutos, mas poderia ter colhido muito mais se a semente não estivesse corrompida. O Senhor dá sua recompensa àqueles que o buscam com fé (HEBREUS 11.6).

2. Uma geração que semeou a semente errada, colheu o mau e não foi capaz de buscar uma reconciliação com Deus, antes se afundou ainda mais 2 CRONICAS 28.2.

Acaz, filho de Jotão, já tinha começado mal; andando fora dos caminhos do Senhor e o que é pior, levando seu povo ao distanciamento de Deus. O resultado, quando o povo que é de Deus se distancia dEle, é ser atacado por seu próprios irmãos, com muito dano e muita tristeza (2 CRONICAS 28.1-6).
Ao se ver em aflição, em lugar de buscar o ARREPENDIMENTO e se reconciliar com Deus, Acaz foi pedir ajuda para TIGLATE-PIRESER (2 REIS 16.7,8,10,14). Para piorar a situação, Acaz ainda tinha um sacerdote de meia-tigela (um pau-mandado) que não foi capaz de aconselhar o rei a manter sua fidelidade ao único Deus capaz de levantar o abatido.
O “sacerdote” de Acaz foi seu parceiro na insensatez de fazer uma réplica do altar dos Assírios ao lado do altar de Deus, trocando o Deus verdadeiro, vivo e fiel por um deus criado por homens.
O maior erro de Acaz não foi pedir ajuda a TIGLATE-PIRESER, mas veja nos versículos 12 e 13 (2 REIS 16), que ele insulta a Deus ao fazer culto aos falsos deuses da Assíria.
Só para lembrar: quando o homem busca seu apoio espiritual em outro lugar que não em Deus, pode contar com a traição e a falsidade (2CRONICAS 28.20,21).

3. Uma geração que plantou a semente certa no terreno certo – 2 CRONICAS 29.1-5.

Ezequias herdou de seu pai uma nação subjugada, falida. O povo tinha sido atolado até ao pescoço na idolatria e no pecado de um modo geral. A primeira providência de Ezequias foi restabelecer a presença do Senhor em toda a nação. Sua sede pela santidade era tanta que até a serpente de Moisés pagou o pato (2 REIS 18.4).
O rei da Assíria, Senaqueribe, intentou contra o rei Ezequias. Mas ai daquele que toca no ungido do Senhor!
2 CRONICAS 32.20-22 mostra como o dia mau veio contra Ezequias e qual foi a sua reação. Esse sim, nos dá a lição de como enfrentar o dia mau (2 PEDRO 5.6,7).

CONCLUSÃO:

Para Jotão, nem se pode dizer que tenha chegado o dia mau. Mas ele morreu aos 41 anos, quando poderia ter vivido pelo menos mais uns 30. A presença íntima do Senhor faz prolongar os dias. Creio que se Jotão tivesse usado de coragem, como usou seu neto Ezequias, poderia ter alcançado um sucesso total e permanente. No Salmo 27.4, Davi deixava a fórmula para toda sua geração.

Para Acaz, o dia mau parece que nunca terminou (SALMOS 42.7). Também, ele não queria nada com Deus? Ou melhor, ele insistia em brigar com Deus. A sorte de seus familiares bem poderia ter sido outra se ele tivesse agido como seu neto (MANASSÉS), que também começou mau, fazendo o que desagradava a Deus, também colheu o dia mau como conseqüência de seus erros (GÁLATAS 6.7), Mas quando se deu conta de seus erros (2 CRONICAS 33.11-13) deu lugar ao ARREPENDIMENTO, vindo a se tornar o rei que mais tempo reinou em JUDÁ.

Mas a melhor lição fica mesmo com Ezequias. Ele fez um conserto com Deus logo na primeira oportunidade. Certamente que o dia mau veio sobre ele muitas vezes, mas Ezequias aprendeu a andar com Deus e isso o levava a alcançar vitórias, mesmo quando as circunstâncias eram totalmente desfavoráveis. A maior delas foi quando o próprio Deus mandou avisá-lo que a doença que o tinha acometido era uma doença para morte. E o que ele fez? Primeiro chorou, depois orou. E o mais importante é o argumento usado por ele em sua oração (2 REIS 20.3).

Para o amado ouvinte, essa pode ser a tua oportunidade. Assim como Ezequias aproveitou sua primeira oportunidade para restaurar a comunhão plena com o Senhor, você pode hoje fazer o mesmo. Quem garante não sou eu, mas sim o próprio Deus, em ROMANOS 10.9 – “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.”.

 

 

 

Escrito por: Pr. Carlos Ribeiro

Tags: