Inicio | Temas Bíblicos |Leia a Biblia Leia a Bíblia | Post´s em Espanhol |Doações |Contato pt Portuguese
Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Elohim verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste. JOÃO 17:3
faceicon
Sofonias

Voltar

Sof 1:1 Palavra de Yahweh, feita a Sofonias, filho de Cushi, filho de Gedalia, filho de Amaria, filho de Hizekia, nos dias de Josia, filho de Amon, rei de Judah.
Sof 1:2 Eu indubitavelmente hei de arrebatar tudo de sobre a face da terra, diz Yahweh.
Sof 1:3 Arrebatarei os homens e os animaes, arrebatarei as aves do céu, e os peixes do mar, e os tropeços com os impios; e exterminarei os homens de cima da terra, disse Yahweh.
Sof 1:4 E estenderei a minha mão contra Judah, e contra todos os habitantes de Jerusalem, e exterminarei d’este logar o resto de Baal, e o nome dos chemarins com os sacerdotes;
Sof 1:5 E os que sobre os telhados se encurvam ao exercito do céu; e os que se inclinam jurando por Yahweh, e juram por Malcam;
Sof 1:6 E os que se desviam de andar em seguimento de Yahweh, e os que não buscam a Yahweh, nem perguntam por elle.
Sof 1:7 Cala-te diante do Senhor Yahweh, porque o dia de Yahweh está perto, porque Yahweh apparelhou o sacrificio, e sanctificou os seus convidados.
Sof 1:8 E ha de ser que, no dia do sacrificio de Yahweh, hei de fazer visitação sobre os principes, e sobre os filhos do rei, e sobre todos os que se vestem de vestidura estranha.
Sof 1:9 Farei tambem visitação n’aquelle dia sobre todo aquelle que salta sobre o umbral, que enche de violencia e engano a casa dos senhores d’elles.
Sof 1:10 E n’aquelle dia, diz Yahweh, haverá uma voz de clamor desde a porta do pescado, e um uivo desde a segunda parte, e grande quebranto desde os outeiros.
Sof 1:11 Uivae vós, moradores do valle, porque todo o povo que mercava está arruinado, todos os carregados de dinheiro são destruidos.
Sof 1:12 E ha de ser que, n’aquelle tempo, esquadrinharei a Jerusalem com lanternas, e farei visitação sobre os homens que estão assentados sobre as suas fezes, que dizem no seu coração: Yahweh não faz bem nem faz mal.
Sof 1:13 Por isso será saqueada a sua fazenda, e assoladas as suas casas: e edificarão casas, mas não habitarão n’ellas, e plantarão vinhas, mas não lhes beberão o seu vinho.
Sof 1:14 O grande dia de Yahweh está perto, perto está, e se apressa muito, a voz do dia de Yahweh: amargosamente clamará ali o valente.
Sof 1:15 Aquelle dia será um dia de indignação, dia de angustia e de ancia, dia de alvoroço e de assolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de densas trevas
Sof 1:16 Dia de buzina e de alarido contra as cidades fortes e contra as torres altas.
Sof 1:17 E angustiarei os homens, que andarão como cegos, porque peccaram contra Yahweh; e o seu sangue se derramará como pó, e a sua carne será como esterco.
Sof 1:18 Nem a sua prata nem o seu oiro os poderá livrar no dia do furor de Yahweh, mas pelo fogo do seu zelo toda esta terra será consumida, porque certamente fará de todos os moradores d’esta terra uma destruição total e apressada.
Sof 2:1 Congregae-vos, sim, congregae-vos, ó nação que não tem desejo,
Sof 2:2 Antes que o decreto produza o seu effeito, antes que o dia passe como a pragana, antes que venha sobre vós a ira de Yahweh, antes que venha sobre vós o dia da ira de Yahweh.
Sof 2:3 Buscae a Yahweh, vós todos os mansos da terra, que pondes em obra o seu juizo: buscae a justiça, buscae a mansidão; porventura sereis escondidos no dia da ira de Yahweh.
Sof 2:4 Porque Gaza será desamparada, e Ascalon será assolada: Asdod ao meio dia será expellida, e Ekron será desarreigada.
Sof 2:5 Ai dos habitantes da borda do mar, do povo dos chereteos! a palavra de Yahweh será contra vós, ó Canaan, terra dos philisteos, e eu vos farei destruir, até que não haja morador.
Sof 2:6 E a borda do mar será por cabanas, que cavam os pastores, e curraes dos rebanhos.
Sof 2:7 E será a borda para o resto da casa de Judah, que n’ella apascentem: á tarde se assentarão nas casas de Ascalon, porque Yahweh seu Deus os visitará, e lhes tornará o seu captiveiro.
Sof 2:8 Eu ouvi o escarneo de Moab, e as injuriosas palavras dos filhos de Ammon, com que escarneceram do meu povo, e se engrandeceram contra o seu termo.
Sof 2:9 Portanto, vivo eu, diz Yahweh dos Exercitos, o Deus de Israel, certamente Moab será como Sodoma, e os filhos de Ammon como Gomorrah, campo de ortigas e poços de sal, e assolação perpetua; o resto do meu povo os saqueará, e o restante do meu povo os possuirá.
Sof 2:10 Isto terão em recompensa da sua soberba, porque escarneceram, e se engrandeceram contra o povo de Yahweh dos Exercitos.
Sof 2:11 Yahweh será terrivel contra elles, porque emmagrecerá a todos os deuses da terra; e cada um se inclinará a elle desde o seu logar; todas as ilhas das nações.
Sof 2:12 Tambem vós, ó ethiopes, sereis mortos com a minha espada.
Sof 2:13 Estenderá tambem a sua mão contra o norte, e destruirá a Assyria; e fará de Ninive uma assolação, terra secca como o deserto.
Sof 2:14 E no meio d’ella repousarão os rebanhos, todos os animaes dos povos; e alojar-se-hão nos seus capiteis assim o pelicano como o ouriço: a voz do seu canto retinirá nas janellas, a assolação estará no umbral, quando tiver descoberto a sua obra de cedro.
Sof 2:15 Esta é a cidade que salta de alegria, que habita segura, que diz no seu coração: Eu sou, e não ha mais do que eu: como se tornou em assolação em pousada de animaes! qualquer que passar por ella assobiará, e meneará a sua mão
Sof 3:1 Ai da suja e da contaminada, da cidade oppressora.
Sof 3:2 Não ouve a voz, não acceita o castigo: não confia em Yahweh; nem se approximou do seu Deus.
Sof 3:3 Os seus principes são leões bramantes no meio d’ella; os seus juizes lobos da tarde, que não deixam os ossos até á manhã.
Sof 3:4 Os seus prophetas são levianos, homens aleivosos: os seus sacerdotes profanaram o sanctuario, e fizeram violencia á lei.
Sof 3:5 Yahweh, o Justo, está no meio d’ella; elle não faz iniquidade: cada manhã tira o seu juizo á luz; nunca falta; porém o perverso não conhece a vergonha.
Sof 3:6 Exterminei as nações, as suas torres estão assoladas: fiz desertar as suas praças, até não ficar quem passe: as suas cidades estão destruidas, até não ficar ninguem, até não haver quem as habite.
Sof 3:7 Eu dizia: Certamente me temerás, e acceitarás a correcção, para que a sua morada não seja destruida, por tudo pelo que a visitei, mas elles se levantaram de madrugada, corromperam todas as suas obras.
Sof 3:8 Portanto esperae-me a mim, diz Yahweh, no dia em que eu me levantar para o despojo; porque o meu juizo é ajuntar as nações e congregar os reinos, para sobre elles derramar a minha indignação, e todo o ardor da minha ira; porque toda esta terra será consumida pelo fogo do meu zelo.
Sof 3:9 Porque então darei beiço puro aos povos, para que todos invoquem o nome de Yahweh, para que o sirvam com um mesmo hombro.


Sof 3:10 D’além dos rios dos ethiopes, meus zelosos adoradores, e a filha de minha espargida, me trarão sacrificio.
Sof 3:11 N’aquelle dia não te envergonharás de nenhuma das tuas obras, com as quaes te rebellaste contra mim; porque então tirarei do meio de ti os que exultam na tua soberba, e tu nunca mais te ensoberbecerás no meu monte sancto.
Sof 3:12 Mas deixarei no meio de ti um povo humilde e pobre; mas elles confiarão no nome de Yahweh.
Sof 3:13 O resto de Israel não fará iniquidade, nem fallará mentira, e na sua bocca não se achará lingua enganosa; mas serão apascentados, e deitar-se-hão, e não haverá quem os espante.
Sof 3:14 Canta alegremente, ó filha de Sião: jubila, ó Israel: goza-te, e exulta de todo o coração, ó filha de Jerusalem.
Sof 3:15 Yahweh affastou os teus juizos, exterminou o teu inimigo: Yahweh, o rei d’Israel, está no meio de ti; tu não verás mais mal algum.
Sof 3:16 N’aquelle dia se dirá a Jerusalem: Não temas, ó Sião, não se enfraqueçam as tuas mãos.
Sof 3:17 Yahweh teu Deus está no meio de ti, poderoso te salvará; elle se deleitará em ti com alegria; calar-se-ha por seu amor, regozijar-se-ha em ti com jubilo.
Sof 3:18 Os entristecidos por causa do ajuntamento solemne congregarei, para quem a affronta foi um peso.
Sof 3:19 Eis que, n’aquelle tempo desfarei a todos os teus oppressores, e salvarei a que coxeia, e recolherei a que foi expulsa; e farei d’elles um louvor e um nome em toda a terra em que foram envergonhados.
Sof 3:20 N’aquelle tempo vos trarei para cá, a saber, no tempo em que vos recolher: certamente farei de vós um nome e um louvor entre todos os povos da terra, quando reconduzir os vossos captivos diante dos vossos olhos.