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Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Elohim verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste. JOÃO 17:3
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Yahoshua é um Arcanjo?

Yahoshua é um Arcanjo?

O propósito deste pequeno estudo é demonstrar que pessoas que dizem ser
Yahushua o arcanjo Miguel não têm nenhum respaldo bíblico para assim crerem,
pois se existe algum respaldo bíblico sobre esse assunto, este é contrário.

As origens dessa ideia
As origens dessa ideia, de que
Yahushua é um anjo/arcanjo, é produto da
filosofia Grega na igreja apóstata nos
primeiros séculos (I; II; III; séculos EC).
Especificamente é a influência do
gnosticismo contra o que as congregações
primitivas (do 1º século) lutaram
enfaticamente. Vamos brevemente repassar
a crença gnóstica para que possamos
entender mais claramente de que forma isso
se desenvolveu.

Gnosticismo
Gnosticismo é um termo derivado da
palavra grega que significa “conhecimento”
(gnosis), e que foi aplicada a um
movimento filosófico e religioso que
influenciou o mundo mediterrâneo do
primeiro até o terceiro séculos EC.. Os
gnósticos diziam que a salvação vinha de
um conhecimento secreto ou de um
entendimento da realidade somente
possuído por devotos espirituais. Este
conhecimento reservado foi revelado a eles
por agentes do mundo espiritual. Os
gnósticos criam que existiam muitos
mediadores entre os deuses (Aeones) e o
homem. Esse conhecimento (gnosis) era
obtido de seres, os quais eles chamavam
de: Proarch, Propator e Bythus, que são
descritos como seres invisíveis e
incompreensíveis. Yahushua para eles era
justamente um desses mediadores.
Yahushua para um gnóstico não era um ser humano, mas um ser espiritual (um anjo). Esse problema de
privar a Yahushua das qualidades humanas (de sua humanidade) ocorreu desde o tempo dos apóstolos
Paulo e João. Esses dois autores escreveram contra esse problema em suas cartas 2Coríntios 11: 3 “Mas
temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma
sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em HaMashiach”. 2João
7 “Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Yahushua
HaMashiach veio em carne (foi homem). Este tal é o enganador e o anti Mashiach”. Mais tarde
discípulos verdadeiros como Ignatius, também escreveram para enfatizar a humanidade de Yahushua pela
mesma razão.
Vamos agora revisar algumas definições básicas que nos ajudarão neste estudo. Utilizaremos a
Enciclopédia Pictórica da Bíblia de Zondervan para um pouco de ajuda:

Anjo:
A palavra anjo vem da palavra grega “angelos” que significa “mensageiro”. A palavra
correspondente no hebreu é “malakh” que igualmente significa “mensageiro”. Mesmo que esses termos às

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vezes sejam utilizados para designar aos mensageiros humanos, por exemplo, a um profeta ou a um
sacerdote, normalmente a diferenciação é feita segundo o contexto. Outros termos para os anjos eram “os
filhos de Ulohim” (Gênesis 6: 2-4, Jó 1: 6, 38: 7); “seres celestiais” (Salmos 29: 1; 89: 6); “santos”
(Salmos 89: 5, 7; Daniel 4: 13); exércitos celestiais (Lucas 2: 23) e “os exércitos” como na familiar frase
“YHWH dos Exércitos” (1Samuel 1: 11). Os anjos são espíritos, seres celestiais sobrenaturais. Seres
majestosos que Ulohim criou para levar a cabo a Sua vontade.

O Dicionário Explicativo de Vines de Palavras da primeira e segunda alianças diz o
seguinte sobre anjos:
Anjo: “mensageiro”, enviado por Ulohim ou pelo homem, ou ainda por Satanás. Também são
utilizados os termos “guardião” ou “representante”. É uma espécie de seres criados que pertencem a
Ulohim e comprometidos com o Seu serviço. “Anjos” são espíritos (“Não são porventura todos eles
espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?”
Hebreus 1:14). Eles não têm corpo material como os homens têm, apesar de poderem assumir a forma
humana. Também diz que o prefixo de arcanjo “arca” pode ser traduzido como “principados”. Sendo que
assim podemos entender “arcanjo” como o anjo principal.
O Dicionário de Strong define Arcanjo como: 1. Anjo principal.
O Léxico Grego e Inglês de Thayer da nova aliança define Arcanjo como: 1. Chefe dos anjos,
chefe, ou príncipe, ou um dos príncipes e líderes dos anjos.
Está claro que um arcanjo é simplesmente um anjo de maior patente. Ele é o líder dos anjos, ou
como às vezes se usa príncipe dos anjos. Porém segue sendo anjo. Ele não é uma criação diferente dos
anjos que ele guia. É similar ao título da abelha rainha. A abelha rainha é a rainha das abelhas, mas
ninguém pode dizer que não é uma abelha. Esse é o mesmo caso de um arcanjo. Miguel é de fato um dos
vários arcanjos. Isto está evidente em Daniel 10:13 “Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte
e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os
reis da Pérsia”. Em nota ao pé da página da nova Bíblia Americana sobre Daniel 10:13 diz: o anjo que é o
protetor do povo de Ulohim.
Como diz claramente em Daniel 10:13, Miguel é um dos primeiros (principais) príncipes.
Evidentemente existem mais. Miguel compartilha essa posição com outros mais. Yahushua de outra forma,
não compartilha sua posição com ninguém, ele é o segundo, somente depois de Ulohim.
Filipenses 2: 9-10 “Por isso, também Ulohim o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que
é sobre todo o nome; Para que ao nome de Yahushua se dobre todo o joelho dos que estão nos
céus, e na terra, e debaixo da terra”. Quando no versículo anterior diz: “dos que estão no céu”, significa
os anjos, incluindo Miguel o arcanjo. Anjos, como temos mencionado antes, são seres espirituais que
servem a Ulohim como mensageiros. Isto é o que o termo anjo significa. Mais específico ainda é o fato que
Ulohim envia os anjos a servir àqueles que são herdeiros da salvação.
Hebreus 1:13,14 diz: “E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, Até que
ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés? Não são porventura todos eles espíritos
ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?” Yahushua
obviamente herdou a salvação, por isso é referido como o primogênito da morte e da ressurreição. É o
primeiro homem a herdar a salvação prometida. Isto é muito conclusivo com respeito a que, Yahushua não
é um anjo ou arcanjo.

A epístola aos Hebreus
Os grupos que dizem que Yahushua é o arcanjo Miguel ignoram completamente o primeiro capítulo
de Hebreus, que foi escrito principalmente pela razão explícita de refutar a tese do gnosticismo, de que
Yahushua era um anjo. Repassemos Hebreus capítulo 1 observando cada detalhe:
Hebreus 1:3,4 “O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa,
e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação
dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas; Feito tanto mais excelente do
que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles”. Neste versículo está claro que Sha’ul

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(Paulo) faz distinção entre Yahushua e os anjos. Ele está dizendo que Yahushua é muito superior à classe
de seres chamados de anjos. Seu nome é mais excelente que o deles. A menos que você ignore todas as
regras conhecidas de idioma, você pode ver que Yahushua não está incluído no termo “anjos”. Sha’ul
começa uma série de versículos especificamente para distinguir entre o Mashiach de YHWH e os anjos.
Sha’ul versículo 5 diz: “Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Mashiach, Hoje te gerei? E
outra vez: Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho?” Não se pode ser mais claro que isso. Sha’ul
está dizendo que YHWH nunca disse a um anjo “hoje te gerei”, porem Ele só disse isso de Yahushua.
Novamente, Sha’ul diz que Ulohim nunca disse de um anjo: “Eu lhe serei por Pai, E ele me será por filho”,
com certeza Ele só disse isso de Yahushua. O propósito desse versículo é fazer distinção entre Yahushua e
os anjos. Se Yahushua é o arcanjo Miguel, então esse versículo não tem absolutamente nenhum sentido
junto com o restante do capítulo como veremos.
O versículo 6 diz: “E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os
anjos de Ulohim o adorem”. Como você pode ler, o primogênito da ressurreição é novamente distinguido
dos anjos. Sha’ul está mostrando sua superioridade sobre eles, dizendo que todos os anjos adorarão ao
primogênito (da ressurreição). Isso está de acordo a Filipenses 2:9,10 e Hebreus 1:4 que já vimos antes.
Nos versículos 7 e 8 ele segue dizendo: “E, quanto aos anjos, diz: Faz dos seus anjos espíritos, E de
seus ministros labareda de fogo. Mas, do Mashiach, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos
dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino”. Uma clara distinção entre eles.
Hebreus 1:13 é um dos melhores versículos para se constatar que um anjo não pode ser o
Mashiach. Leia: “E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, Até que ponha a teus
inimigos por escabelo de teus pés?” Está claro, nesse versículo, que Ulohim nuca disse a nenhum anjo,
“Assenta-te à minha destra”, porém disse a Yahushua HaMashiach. Esse versículo é uma citação do
Salmo 110:1-4, onde o rei Davi profetiza o que YHWH dirá ao Mashiach quando ele nascesse: “Disse
YHWH ao meu senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo
dos teus pés. YHWH enviará o cetro da tua fortaleza desde Sião, dizendo: Domina no meio dos teus
inimigos. O teu povo será mui voluntário no dia do teu poder; nos ornamentos de santidade, desde a
madre da alva, tu tens o orvalho da tua mocidade. Jurou YHWH, e não se arrependerá: tu és um
sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque”. Referindo-se a Yahushua HaMashiach, Sha’ul
cita o Salmo 110:1 em Hebreus 1: 13, e o Salmo 110:4 em Hebreus 7:17.
Está muito claro que o Mashiach não pode ser um anjo, porque Ulohim prometeu ao Mashiach, no
Salmo 110:1, que Ele porá seus inimigos por estrado de seus pés, então Sha’ul diz que Ulohim nunca disse
isso a um anjo: “Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos
teus pés” Não é necessário ser um grande intelectual para ver que é uma impossibilidade literária o
Mashiach ser um anjo. Se o Mashiach não pode ser um anjo, então Yahushua não é um anjo. Não há a
necessidade de fazer uma cirurgia cerebral, tudo o que se tem que fazer é ler com atenção e sem querer
deturpar o que está escrito.
Outro versículo que é muito conclusivo é Hebreus 2: 5 “Porque não foi aos anjos que sujeitou o
mundo futuro, de que falamos”. Shaul diz que Ulohim não sujeitou aos anjos o mundo vindouro (futuro) e
segue dizendo nos versículos 6-8: “Mas em certo lugar testificou alguém, dizendo: Que é o homem,
para que dele te lembres? Ou o filho do homem, para que o visites? Tu o fizeste um pouco menor do
que os anjos, De glória e de honra o coroaste, E o constituíste sobre as obras de tuas mãos; Todas
as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés. Ora, visto que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou
que lhe não esteja sujeito. Mas agora ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas”. Ou
seja, diz que Ulohim sujeitou todas as coisas sob os pés do Filho do Homem, e isso concorda com
Filipenses 2:9,10 e com Hebreus 1:1-6. A conclusão a que nos leva esses versículos (6-8), é a de que o
Filho do Homem [o filho de Yosef e Miriam (Yahushua)], a quem Ulohim sujeitou o mundo futuro não é um
anjo.
Mais um versículo conclusivo é Hebreus 2:16-18 – “Porque, na verdade, ele não tomou os anjos, mas
tomou a descendência de Abraão. Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos,
para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do
povo. Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados”.
1Tessalonicenses 4: 16 “Porque o mesmo Yahushua descerá do céu com alarido, e com voz de
arcanjo, e com a trombeta de Ulohim; e os que morreram no Mashiach ressuscitarão primeiro”. Este
versículo é um dos mais utilizados por pessoas que dizem que Yahushua é um arcanjo, para provar sua

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“teoria”. Sendo essa uma interpretação muito pobre e leva as interpretações bíblicas além de seu limite.
Eles dizem que porque o texto diz: “Porque o mesmo Yahushua descerá do céu com alarido, e com voz
de arcanjo”, por consequência, Yahushua é um arcanjo. Esse raciocínio não é sólido e nem conclusivo.
Vejamos o que verdadeiramente significa esse versículo.
Sha’ul está utilizando uma forma de escrita simbólica para descrever a vinda de Yahushua
HaMashaich. É obviamente simbólica, porque Yahushua tem uma trombeta real que Ele (YHWH) emprestou
a Yahushua para o seu retorno, isso é uma forma de escrita simbólica. Também, se pode argumentar, que
se Yahushua é um arcanjo porque ele vem com voz de arcanjo, poder-se-ia dizer que Yahushua é
Ulohim porque ele vem com a trombeta de YHWH. Devemos primeiro entender que Sha’ul quis dizer
“com voz de arcanjo e com trombeta de Ulohim”. Para isso primeiramente vejamos o que significa
“trombeta de Ulohim”.
O Dicionário Explicativo de Vine de Palavras da primeira e da segunda alianças diz:
Trombeta: Palavra grega “salpinix”. 1. Usa-se de instrumento natural. 2. O acompanhamento
sobrenatural de intervenções divinas.
Voz de arcanjo significa autoridade. No mesmo versículo, antes de dizer “com voz de arcanjo” diz que “o
mesmo Yahushua descerá do céu com alarido”. Essas duas citações significam autoridade. Olhemos um
pouco mais de perto. “Porque o mesmo Yahushua descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo,
e com a trombeta de Ulohim”. É como dizermos hoje em dia, “ele entrou gritando, rugindo como um
leão”. Queremos dizer com isso que a pessoa que entrou gritando é um leão real? Claro que não! Nós
simplesmente estamos usando uma forma de falar simbólica, de um leão rugindo (porque os leões rugem
mui ruidosamente), para poder dizer que esta pessoa entrou gritando muito alto. Neste versículo Shaul está
enfatizando o ponto de que Yahushua vem com a autoridade de Ulohim. Yahushua vem com voz de
comando (alarido), com autoridade similar a que os anjos vieram na primeira aliança. Na Bíblia os arcanjos
sempre vieram com a autoridade de YHWH. Com esse entendimento podemos parafrasear melhor esse
versículo da seguinte maneira: “Porque Yahushua, com a autoridade de YHWH, virá do céu para
intervir em nome de YHWH, e os mortos no Mashiach ressuscitarão primeiro”. Disso é o que trata os
versículos de 1Tessalonicenses 4:13-18, sobre a sequência de eventos na ressurreição. Não é sobre a
natureza de Yahushua. Se esses versículos forem lidos sem nenhuma idéia preconcebida, você jamais dirá
que esses versículos tentam explicar a natureza de Yahushua HaMashiach.
De forma parecida, o Dicionário Explicativo de Vine, diz o seguinte da palavra “arcanjo” quando
utilizada nesse versículo: Em 1Tessalonicenses 4:16, o significado é de que a voz de Yahushua
HaMashiach será do caráter de um “grito angélico”.

Yahushua é louvado
Outro ponto a ser considerado é o fato de que Yahushua é louvado na nova aliança. Não no sentido
de ser adorado como o deve ser Ulohim, como a crença trinitariana quer que você creia, mas sim como o rei
de Israel, o Mashiach. Os reis normalmente eram louvados naqueles dias, e ainda o são hoje.
Louvar: prestar homenagem, reverencia. A palavra grega denota um ato de reverencia, seja
rendida a um homem ou a YHWH.
Era comum naqueles dias louvar ao rei. Significava mostrar-lhe reverencia, por isso é que as
pessoas que vinham diante do trono de um rei se inclinavam diante dele. “Então o rei se afeiçoará da tua
formosura, pois ele é teu senhor; adora-o”. [Salmo 45: 11]; “Onde está aquele que é nascido rei dos
judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a louvá-lo… E, entrando na casa, acharam o
menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o louvaram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe
dádivas: ouro, incenso e mirra”. [Mateus 2: 2,11]. Por que eles o louvaram e reverenciaram? Porque ele é
o rei dos judeus. Trazer presentes era e, todavia ainda é, costume na presença de reis ou chefes de estado.
Por isso é que os magos trouxeram presentes. Encontraremos isso em cada caso que alguém esteja
prostrando-se e fazendo homenagem a Yahushua, porque ele é o Messias de YHWH, o rei de Israel.
Yahushua é obviamente louvado na segunda aliança, e com certeza a Bíblia nos diz que nunca
devemos adorar ou louvar a anjos. Colossenses 2:18 diz: “Ninguém vos domine a seu bel-prazer com
pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde
inchado na sua carnal compreensão”. A nova Bíblia Americana tem uma nota ao pé da página sobre esse

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versículo que diz: Colossenses 2:18: Práticas de falsos mestres, de submissão às suas regras, incluindo
culto (louvor e adoração) de anjos, e pontos de vista culturais (tradição de homens).
Yahushua HaMashiach é louvado e reverenciado. Sem dúvida Sha’ul nos diz explicitamente que
não louvemos ou adoremos a anjos. A única conclusão lógica e que está de acordo ao contexto da Palavra
de YHWH é a de que Yahushua HaMashiach com certeza não é um anjo ou arcanjo.

Conclusão
Depois de revisar cuidadosamente as Escrituras, chegamos à conclusão de que é uma contradição
enorme à ideia de que Yahushua HaMashiach e o arcanjo Miguel sejam a mesma pessoa ou ser. Para
aceitar este ponto de vista, teríamos que retirar todo o primeiro capítulo da carta aos Hebreus, da segunda
aliança. Hebreus é sumamente claro e fácil de entender. Disse isto dos anjos… e disse isso do
Mashiach… Depois vemos na carta aos Colossenses que não devemos adorar aos anjos, mas sem dúvida,
a Yahushua claramente se louva e se presta reverência.
Portanto não existe base Bíblica para afirmar que Yahushua é o arcanjo Miguel. E esse ponto de vista
(Yahushua ser o arcanjo Miguel) é tão correto como o ponto de vista trinitariano. Algumas pessoas tentam
justificar essa visão dizendo que um arcanjo não é um anjo, mas sim uma criatura diferente. Isso é um
absurdo e não tem apoio bíblico ou secular. Não existe em absoluto em nenhuma parte referencia que
esteja de acordo com essa ideia.
Por favor, estude a Palavra de YHWH sem nenhuma idéia preconcebida e ficará claro. Eu sugiro que leia
mais sobre “o Mashiach de YHWH” para descobrir quem ele realmente é segundo a Palavra de YHWH.

A CONGREGAÇÃO
www.acongregacao.org.br

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