A ADORAÇÃO COMO ARMA DE GUERRA
A ADORAÇÃO COMO ARMA DE GUERRA
“ No entanto, está chegando a hora, e de fato chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em Espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”. ( João 4:23,24 )
Esse texto faz parte da conversa que Jesus teve com a mulher samaritana. Essa mulher, que tinha uma vida ilícita e infeliz, conheceu a Jesus, descobriu que Ele era o Messias e, logo depois já foi usada para impactar toda a cidade onde ela morava.
Embora ela tivesse acabado de conhecer a Jesus, Ele já fez questão de ensiná-la acerca da ADORAÇÃO. Jesus disse algo muito interessante que é revelação de Deus pra nós: há uma classe de pessoas que Deus procura!!! E não são os pregadores eloqüentes, ou os que praticam boas obras, nem tampouco os humildes, os honestos ou os trabalhadores. Jesus afirmou que Deus procura os ADORADORES.
Por isso, adoração é algo que precisa ser aprendido e praticado por todo discípulo de Jesus. Mais do que momentos agradáveis na presença de Deus, a adoração é uma arma poderosíssima na guerra de conquista das promessas em que estamos envolvidos.
É preciso aprender a usar essa arma!!
1) Aprendendo a adorar
Adorar é reconhecer quem Deus é e o que Ele faz! É exaltar os atributos de Deus não só com as nossas palavras ou canções, mas com as nossas atitudes. Adorar é render-se ao senhorio de Cristo. Adorar tem também o sentido de prostrar-se, inclinar-se diante de alguém.
Só Deus merece ser adorado!! Nada nem ninguém têm o direito de receber a nossa adoração. Foi isso que o próprio Deus ordenou, por exemplo em Êxodo 34:14: “ Nunca adore nenhum outro deus, porque o Senhor, cujo nome é Zeloso, é de fato Deus zeloso” .
Até na nossa fala, devemos evitar usar o verbo “adorar” em relação a qualquer coisa ou pessoa: você só pode ADORAR a Deus!!
2) A adoração nos leva à santidade
O pecado sempre será um tremendo empecilho para as nossas conquistas. Quando o povo de Israel, liderados por Josué, começou a tomar posse da terra que Deus lhes havia prometido, a primeira cidade conquistada foi Jericó: uma grande cidade, toda murada que foi facilmente tomada pelo poder de Deus que agia no meio do seu povo.
Logo em seguida, em Josué capítulo 7 , eles foram lutar contra uma pequena cidade que não oferecia grandes riscos. No entanto, foram derrotados! O motivo dessa derrota? Havia pecado no meio do povo!
È assim que funciona. O pecado nos afasta de Deus e conseqüentemente das suas bênçãos. Não há como viver em pecado e querer conquistar promessas. A santidade é a rota da conquista.
Pois quando aprendemos a adorar a Deus, passamos a conhecê-lo como o Deus que é SANTO, SANTO, SANTO. Não há como ficar diante de um Deus santo e continuar pecando. A adoração nos constrange a sermos também santos como é santo aquele que nos chamou. ( I Pedro 1:14-16 )