Pix.: 22992540111 (Qualquer ajuda é bem Vinda. Gratidão)
Inicio | Temas Bíblicos |Leia a Biblia Leia a Bíblia | Post´s em Espanhol |Doações |Contato
Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Elohim verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste. JOÃO 17:3
faceicon
A alegria do crente

A alegria do crente

Introdução: O mundo busca a alegria. Sorrir, dizem, é o melhor remédio. Humoristas fazem malabarismos para agradar auditórios e assistentes da televisão. A verdadeira alegria, porém, não está presente. A paz é que produz a alegria. Nasce no interior do coração. Só Cristo pode promovê-la. Paulo estimulou os cristãos: “Regozijai-vos, sempre, no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos.” Fp 4. 4.

1 – PODE VIR DEPOIS DE LONGA PROVA. “Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida; o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” Sl 30. 5. Miriã cantou de alegria com suas companheiras, depois de atravessarem o Mar Vermelho: “Então, Miriã, a profetisa, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças. E Miriã lhes respondia: Cantai ao Senhor, porque sumamente se exaltou e lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro.” Ex 15. 20-21.

2 – É POR TER O NOME NO LIVRO DA VIDA. “Mas não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos, antes, por estar o vosso nome escrito nos céus.” Lc 10. 20. No livro da vida estão escritos os nomes dos bem-aventurados que reinarão com o Rei dos Reis, Jesus Cristo, por toda a eternidade.

3 – ESTÁ FUNDAMENTADA NA ESPERANÇA. “Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração.” Rm 12. 12. “O homem sem esperança é triste”, escrevi em minhas anotações. Ao lermos o que espera os redimidos, é impossível não regozijar-se. “Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam.” I Co 2. 9.

4 – É MOSTRADA AO SERVIR A DEUS. “Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os moradores da terra. Servi ao Senhor com alegria e apresentai-vos a ele com canto.” Sl 100. 1-2. A má vontade e o senso simplesmente de obrigação pelo serviço e adoração a Deus jamais receberão recompensa. O serviço e a adoração devem partir de um coração agradecido e fiel. “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” I Co 15. 58.

5 – MOSTRADA PELOS ANJOS NA CONVERSÃO DOS ARREPENDIDOS. “Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.” LC 15. 7, 10. Estamos nos contentando somente com pessoas curadas e problemas resolvidos; mas a conversão é o ponto mais alto da vida. É questão de eternidade. “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.” Jo 5. 24.

6 – NA COMUNHÃO COM A IRMANDADE. “Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram.” Rm 12. 15. O amor na identificação com a irmandade em momentos de glória e de dor. De vitórias surpreendentes ou perdas dolorosas. Precisamos uns dos outros emocionalmente. O ombro amigo vale mais do que o palácio de esmeraldas. “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” Jo 13. 34-35.

7 – ALEGRIA MESMO NA PERSEGUIÇÃO. “Bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.” Mt 5. 11-12. O que está posto não é sentimento de negar a dor ou desejar sofrer, mas suportar a dor e as zombarias sem se desesperar e sem vingar-se. A igreja primitiva viveu isso: “Retiraram-se, pois, da presença do conselho, regozijando-se de terem sido julgados dignos de padecer afronta pelo nome de Jesus.” At 5. 41.

8 – SERÁ ETERNA NO PORVIR. “Assim também vós, agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria, ninguém vo-la tirará.” Jo 16. 22. No mundo atual, em meio às aflições, o crente vai sorrindo e chorando; vai cantando e suspirando nas tribulações, mas isso terá um ponto final. O último choro é chegado. “E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas.” Ap 21. 3-4.

Conclusão: No Velho Testamento, em dias históricos que exigiam bravura e desprendimento, já se lia: “Disse-lhes mais: Ide, e comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque esse dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força.” Ne 8. 10. A alegria é produto da comunhão com Deus e consciência de estar fazendo sua vontade.

Escrito por: Pr. Odair Alves de Oliveira

Tags: