Pix.: 22992540111 (Qualquer ajuda é bem Vinda. Gratidão)
Inicio | Temas Bíblicos |Leia a Biblia Leia a Bíblia | Post´s em Espanhol |Doações |Contato
Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Elohim verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste. JOÃO 17:3
faceicon
A DECISÃO MAIS IMPORTANTE

A DECISÃO MAIS IMPORTANTE
Texto Josué 24.14 Agora, temam a Yahweh e sirvam-no com integridade e fidelidade.

Comece este estudo perguntando aos presentes: Qual a decisão mais importante que você já tomou em sua vida? Dê oportunidade para que as pessoas compartilhem suas respostas.
Depois, leia o texto de Josué 24.14-16, onde o líder do povo de Israel reuniu as famílias desafiando-as a fazerem a escolha mais importante que alguém pode fazer na sua vida: servir a Deus.
A vida de uma pessoa é marcada por momentos quando tem que tomar decisões importantes e tais decisões, por vezes, produzem resultados benéficos ou lamentáveis. Você já ouviu falar do “efeito borboleta”? Existe um filme muito interessante que tem um personagem com a capacidade de voltar atrás e rever suas decisões. A história mostra como uma simples escolha diferente pode modificar totalmente a vida de uma pessoa. Pois existe uma decisão, a de servir a Deus, que produz uma transformação radicalíssima na vida de quem a toma.
I. Reconhecer a Deus como Senhor e decidir servi-lo. Na reunião que Josué promoveu com as famílias de Israel, havia pessoas indefinidas com relação a Deus. Embora fossem israelitas, diversos deles tinham outros deuses. Confira o verso 14, onde Josué desafia o povo a “jogar fora os deuses” trazidos do Egito, os deuses de além do rio Eufrates ou os ídolos dos povos amorreus que ocupavam Canaã antes da chegada dos israelitas. Eles não deveriam acreditar e querer agradar “vários deuses”, mas resolver servir ao Verdadeiro Deus.
Em IReis 18.21, o profeta Elias reuniu o povo de Israel no Monte Carmelo e fez uma pelo semelhante ao de Josué. Ele disse: Até quando vocês vão oscilar para um lado e para outro? Se Yahweh é Deus, sigam-no; mas se Baal é deus, sigam-no. Foi nesta ocasião que o Deus de Israel mandou fogo do céu sobre o altar restaurado por Elias. Só Yahweh, o Deus de Israel, é verdadeiro Deus. Então, a melhor escolha é servi-lo. Amém?
II. SERVIR A DEUS COM INTEGRIDADE E FIDELIDADE. Observe as palavras de Josué em Js 24.14: Agora temam o Senhor e sirvam-no com INTEGRIDADE e FIDELIDADE. Estas duas palavras destacadas são princípios que todo servo de Deus deve adotar. Servir a Deus com integridade significa: ser verdadeiro, inteiro, autêntico (de coração inteiro). Um exemplo do que é servir a Deus com integridade na Bíblia é a história de Daniel. Quando os inimigos dele quiseram incriminá-lo, não encontraram nenhuma falha em sua conduta. E foi por isso que na cova dos leões o Senhor fechou as bocas das feras e preservou a vida do profeta Daniel. Porque Daniel era íntegro a toda prova.
Servir a Deus com fidelidade significa não ter outro deus. Ser infiel é o mesmo que ser adúltero, traindo uma aliança. Fidelidade também significa obediência aos preceitos e mandamentos estabelecidos pelo Senhor Deus. O mesmo livro de Daniel conta a história de três amigos do profeta, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego que recusaram-se a adorar a estátua de ouro com vinte e sete metros de altura que o rei Nabucodonozor havia construído (Dn 3). Por isso foram condenados a morrer na fornalha, da qual foram miraculosamente libertos pelo Deus Vivo. Deus sempre reconhece e abençoa quem serve a Ele com integridade e fidelidade.
III. REFERÊNCIA PARA A SOCIEDADE. Em Js 24.16, Josué deu seu exemplo para todos de Israel: Eu e a minha família serviremos a Yahweh. Este é o desejo do nosso Senhor e Deus, que cada um de nós seja um exemplo e uma referência para a sociedade.
Em Atos 1.8, Jesus disse que conta com o testemunho de seus discípulos para alcançar pessoas do mundo inteiro, até dos “confins da Terra”. Cada lar de servos do Senhor é uma sede de avivamento e tais servos são testemunhas de que Jesus é Verdadeiro e Fiel.
CONCLUSÃO:
A escolha mais importante que alguém pode fazer na sua vida é decidir por servir com integridade e fidelidade ao Deus de Israel. Assim como Josué, Daniel e tantos outros, tome também esta decisão de aliançar-se com Deus e ser fiel a Ele. E que muitas outras pessoas possam observar seu testemunho de fé e vitória em Deus.
Ore com os pressentes e dê oportunidade para entregarem suas vidas a Jesus.
Na unção para ser pai de multidões,
Paulo R. Petrizi – março/2012

Tags: