Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Elohim verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste. João 17:3

f

A VIDA DE DINÁ

A VIDA DE DINÁ
Leia Gênesis 34

“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios”. Efésios 5.15
O significado de Diná é “julgamento” ou “julgada”.
Siquém, situava-se numa região montanhosa, nas colinas de Efraim. Foi em Siquém que o patriarca Abraão ergueu o primeiro altar quando chegou na Terra Prometida, vindo de Canaã, junto ao carvalho de Moré – Gn 12.6-7
Quem era Diná?
• Ela era filha de Jacó e Lia – Gênesis 30.21;
• Não é mencionado a autorização dos pais para que ela visitasse sozinha um outro lugar – Gênesis 34.1;
• Demonstrou desejo de conhecer as outras mulheres – Gênesis 34.1
Um grave deslize
• Diná é levada por Siquém e é violentada por ele – Gênesis 34.2;
• Siquém apaixona-se por ela e Jacó é procurado para consentir no casamento – Gênesis 34.3-4;
• Os irmãos de Diná forçam Hamor, seu filho e o povo a circuncidarem-se – Gênesis 34.15
A tragédia
• No terceiro, os homens sentiam mais forte a dor – Gênesis 34.25;
• Seus irmãos, Simeão e Levi, entram inesperadamente na cidade – Gênesis 34.25-26;
• O massacre foi feito – Gênesis 34.26
Naturalmente, eles conseguiram matar todos os moradores com a ajuda de sua gente, ou seja, pastores e vaqueiros, como fez também Abraão quando libertou Ló – Gênesis 14.14.
Jacó é afligido!
• Jacó desaprovou a atitude de Simão e Levi – Gênesis 34.30;
• Ele teme por si e por sua família – Gênesis 34.30;
• Não demonstrou preocupação com sua filha!
Os hebreus evidenciavam profundo desprezo por quem cometia o ato de violação feminina. Para que a honra fosse lavada, Simeão e Levi usaram a traição como forma de pagamento e posteriormente o massacre.
Perigos do mundanismo
• A amizade do mundo é inimiga de Deus – Tiago 4.4;
• Minha vida tem que estar centralizada em Jesus – Colossenses 3.2;
• O mundanismo destrói a influência da verdade – Mateus 13.22
O mundanismo leva à apostasia religiosa. A amizade do mundo é algo que precisa ser evitada eficazmente, mediante a santificação e renovação da mente – Romanos 12.1-1