Pix.: 22992540111 (Qualquer ajuda é bem Vinda. Gratidão)
Inicio | Temas Bíblicos |Leia a Biblia Leia a Bíblia | Post´s em Espanhol |Doações |Contato
Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Elohim verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste. JOÃO 17:3
faceicon
É pecado fazer uma tatuagem?

É pecado fazer uma tatuagem?

Para os jovens crentes que querem fazer uma tatuagem, eu gostaria que me respondessem algumas perguntas bem diretas. Talvez essas perguntas possam ser úteis pra você.

Durante os últimos anos, estive pregando a Palavra de Deus aos jovens da Espanha e de todo o mundo, e uma pergunta recorrente que surgia em quase todos os acampamentos cristãos era: “é pecado fazer uma tatuagem?” Quero somar minha voz ao debate de hoje. E lembre-se: dirijo-me a família da fé, não a incrédulos.

Antes de começar, quero esclarecer que eu não acho que possamos estabelecer uma lei de Levítico 19:28 para defender uma postura anti-tatuagens. As marcas e sinais feitos no corpo mencionados neste versículo têm a ver com o ritual pagão de doer-se ou lamentar-se (guardar luto), e não com a moda contemporânea que vivemos hoje em dia. Acredito que o uso deste texto de Levítico pode ser uma dessas ocasiões nas que tentamos encaixar a palavra de Deus no nosso plano pré-concebido em vez de fazer as coisas de outra maneira. A fidelidade ao contexto das Escrituras não me permite “atacar” os artistas da tatuagem com Levítico.

Feito este esclarecimento, voltamos com a pergunta: “É pecado fazer uma tatuagem?”

Agora, me dirijo a vocês desde o mundo ocidental. Nasci e cresci na Europa. Somente uma vez na vida estive fora da Europa. Foi quando preguei nos Estados Unidos e no México durante três meses em 2009. Digo isto, pois conheço o cenário europeu. Estou familiarizado com a cultura européia. Entendo a visão do mundo e da juventude européia. Essa e a razão principal pela que vejo as tatuagens como algo negativo. Acredito que são obstáculos para a causa de Cristo aqui no ocidente. Se um jovem crente quiser fazer uma tatuagem aqui, eu gostaria de lhe fazer algumas perguntas bem diretas. Talvez, estas perguntas possam ser úteis a você.

  1. Glorificará a Deus essa tatuagem?

O cristão terá que perguntar-se a si mesmo se fazer uma tatuagem pode realmente glorificar a Deus ou não. Qual é o motivo real que há por trás de fazer uma tatuagem? Aqui é onde podemos fazer menção do princípio ético fundamental de Levítico: “não ser como as outras nações”. A pessoa que tatua o seu corpo, o faz para estender o reino de Deus no mundo ou somente o faz para ir com o fluxo de um mundo obcecado por aparências superficiais, moda ou tendências? Na maioria dos casos que conheço esta última opção é a que prevalece. O novo testamento nos chama a não conformar-nos a este mundo (Romanos 12:2).

  1. O que diz a tua consciência?

Quando Lutero defendeu-se na Dieta de Worms, sublinhou que ele não iria contra a Palavra de Deus ou da sua consciência. Se a tua consciência tem algum escrúpulo com respeito ao tema das tatuagens, então definitivamente você não deve fazer uma. É pecado. Tudo qeu não provém da fé é pecado, afirma Paulo (Romanos 14:23). O simples fato de alguém perguntar “É pecado fazer uma tatuagem?” me revela que a sua consciência não está em paz a respeito deste assunto e por

isso, ele ou ela não deveria tatuar-se. Se a pessoa tivesse cem por cento de paz e tranqüilidade na sua alma sobre o tema, não precisaria perguntar a ninguém.

  1. Vai ofender outros crentes se você se tatuar?

Toda a epístola de primeiro coríntios gira em torno ao tema do amor cruciforme (que faz da cruz o seu centro). Paulo se enfrenta com dez situações pastorais diferentes com a mensagem radical da cruz. Tuas ações beneficiariam ou ofenderiam aos demais? Vai abençoar ou danificar? Farão bem ou mal? O cristão deve notar que ele (ela) já não é dono de si. Ele (ela) vive para o senhor e a igreja. Se eu suspeito que uma tatuagem possa alterar (perturbar ou preocupar) a homens ou mulheres de Deus na minha congregação, então ponho o meu amor por eles antes que os meus próprios desejos e mantenho meu corpo limpo, sem tatuagens. Aplico a lei do amor para que outros não se escandalizem pela minha ação. Minhas ações têm efeitos positivos ou negativos nos outros. Não quero danificar o corpo de Cristo. Assim cumpro com a motivação apostólica de 1 coríntios de andar em amor.

  1. O que o não cristão vai pensar?

Os cristãos não devem pensar somente nos cristãos, mas também nos não convertidos. Como vão reagir se me vêem fazendo uma tatuagem? Não serei pedra de tropeço para eles? Não vão pensar que sou um hipócrita? Depois de tudo, eu sou a bíblia que lêem. A impressão que vou lhes causar, você acredita que será de beneficio ou prejudicial? Um garoto me disse: “com uma tatuagem cristã posso mostrar aos outros que sou crente”. Eu respondi: “acredito que seja muito triste que você precise de uma tatuagem para que alguém saiba que você é crente”. Sereis conhecidos pelos frutos, não pelas marcas no corpo (tatuagens).

  1. Jesus Cristo faria uma tatuagem?

E por último, mas não menos importante, aqui está a grande pergunta que deve estar intrínseca na conduta e na moral de todo cristão: “o que Jesus faria?” se Jesus de Nazaré ou João o batista ou o apóstolo Paulo vivessem no século XXI, vocês acham de verdade que eles iriam correndo ao estúdio de tatuagens para unir-se a última moda? Por alguma estranha razão, eu acho que não. Sendo sincero – totalmente sincero – a maioria das pessoas “cristãs” que concheci que fizeram tatuagens (repito “a maioria”), não são realmente sérios na sua vida espiritual. Podem ser bons garotos, falar coisas boas e ser populares, mas quase todos carecem de maturidade e peso espiritual. Essa tem sido a minha própria experiência pessoal. Ainda não conheci um guerreiro de oração cheio do Espírito Santo que me pergunte se pode ou não fazer uma tatuagem. Pergunto-me por quê. Parece ridículo que em vários lugares do mundo nossos irmãos cristãos estão derramando seu sangue pela propagação do evangelho e aqui estamos nós vivendo para o nosso conforto no ocidente debatendo se devemos ou não fazer tatuagens, fumar, embriagar-nos em boates, ter relações sexuais antes do casamento e outras bobagens mundanas. Que vergonha! Que tipo de discipulado é este que estamos vivendo? É como se fosse outro tipo de fé totalmente diferente, no qual o conceito de “levar a nossa cruz” não existisse. O que pensará o senhor Jesus de semelhante fé?

Conclusão

Acredito que se algum cristão responder estas cinco perguntas com sinceridade e oração, duvido muito que ele (ela) continue sentindo desejo de fazer uma tatuagem. É por isso que não tenho nem nunca irei fazer. Não vejo como poderia glorificar a Deus, minha consciência está inquieta, não está tranqüila a respeito, eu sei, ofenderia muitos irmãos e irmãs em Cristo se tivesse uma, tenho certeza que alguns crentes que conheço se surpreenderiam muito e estou absolutamente convencido de que nem Jesus (nem nenhum outro homem ou mulher de Deus na bíblia) faria uma tatuagem.

É pecado fazer uma tatuagem?

Tags: