Pix.: 22992540111 (Qualquer ajuda é bem Vinda. Gratidão)
Inicio | Temas Bíblicos |Leia a Biblia Leia a Bíblia | Post´s em Espanhol |Doações |Contato
Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Elohim verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste. JOÃO 17:3
faceicon
LIBERTANDO-SE DA IMPACIÊNCIA

LIBERTANDO-SE DA IMPACIÊNCIA

Pv 21.5: Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria.
II Tm 2.6,7: O lavrador que trabalha arduamente deve ser o primeiro a participar dos frutos da colheita. Reflita no que estou dizendo, pois o Senhor lhe dará entendimento em tudo.

Comece o estudo dando oportunidade aos discípulos de definirem a palavra “impaciência”. Ouça, conduza as contribuições dos discípulos e, em seguida, apresente a definição: o mesmo que intolerância, precipitação, pressa, falta de capacidade para esperar. Depois de apresentar alguns sinônimos à impaciência, lance esta pergunta: Que prejuízos um discípulo pode ter por ser impaciente?

a) O prejuízo de retardar a cura para sua alma. O termo “impaciente” descreve uma pessoa que se recusa a ser tratada. Paciente é a pessoa que se coloca sob tratamento. Quando alguém se deixa tomar pela impaciência está, no mínimo, retardando a cura para sua alma. Você precisa libertar-se de toda impaciência para que Deus opere a cura para a sua alma.

Uma das traduções para o Salmo 40.1 é esta: Esperei com paciência pelo Senhor, e Ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor. Quem não se coloca com paciência diante do Senhor deixa de receber os benefícios do Seu socorro. Decida se colocar como “um paciente” sob os cuidados do Senhor e Ele se inclinará para você também.

Deus é o médico e você é o paciente. Só Ele sabe o tanto de cura que sua alma necessita. Mantenha-se paciente, sob os cuidados dEle e de quem Ele elegeu para cuida-lo através do discipulado. Lembre-se de que a Igreja é um grande hospital, onde as pessoas chegam enfermas e são tratadas quando desenvolvem a capacidade de se colocarem como pacientes.

b) O prejuízo de retardar a conquista de uma Promessa. Quando você é impaciente corre o risco de precipitar-se como Abrão e Sarai o fizeram. O Senhor prometera lhe dar um filho e através dele uma descendência muito grande. Tais promessas foram feitas em Gênesis 12, quando Abrão tinha 75 anos de idade. Em Gênesis 16, quando Abrão já tinha 85 anos, decidiu gerar um filho através da serva de sua esposa, a egípcia Hagar. Assim nasceu Ismael, o filho da impaciência de Abrão e Sarai.

Aconteceu que o filho da Promessa de Deus era Isaque. Depois do nascimento de Ismael se passaram mais 14 anos até que nascesse o filho gerado através de Sara. Nesta ocasião, Abraão e Sara já haviam sido tratados. Aprenderam a se colocar pacientemente sob os cuidados de Deus. A impaciência sempre coloca em risco as nossas conquistas e vitórias. Ela nos leva a fugir do tratamento de Deus, o que resulta em prejuízos muitas vezes irreparáveis.

c) O prejuízo de perder uma colheita. A impaciência leva a pessoa a rejeitar um plano excelente. O impaciente tenta saltar etapas, burlar regras. Sobre isto o texto de Pv 21.5, transcrito acima, nos alerta. Ao rejeitar os planos de Deus qualquer pessoa afugentará de si as bênçãos, os frutos.

Existe um princípio natural que não pode ser burlado: o que planta precisa ser paciente para colher. Em II Tm 2.6, o apóstolo Paulo lembra do árduo trabalho do lavrador. Pense nas etapas que precisam ser cumpridas pacientemente pelo agricultor até que possa desfrutar do resultado do seu trabalho. Ainda que ele tenha trabalhado muito, se não tiver paciência até a colheita, tudo se perderá.

Nosso trabalho como servos de Deus em muito se assemelha ao do lavrador. Lidamos com frutos fiéis e preciosos que precisam nascer a partir da semeadura da Semente, que é o Evangelho. Após a semeadura há uma série de etapas que pacientemente precisamos empreender para ver os resultados nas vidas dos discípulos. Um discipulador impaciente é como um lavrador que põe sua lavoura a perder por queimar etapas.

Você, líder de célula, é o lavrador e os discípulos são os frutos nos quais você tem investido sua paciência. Porém, eles também têm uma vocação. Aproveite este estudo para ensina-los sobre a paciência que terão que desenvolver para cuidar dos Frutos Fiéis do Senhor.

Termine este estudo orando junto com os discípulos e pedindo ao Espírito Santo que remova a impaciência e que gere toda a paciência necessária para a cura da alma, a conquista das Promessas e a colheita de muitos frutos.

Na unção da colheita dos Frutos Fiéis,

Seus pastores.

Tags: