Pix.: 22992540111 (Qualquer ajuda é bem Vinda. Gratidão)
Inicio | Temas Bíblicos |Leia a Biblia Leia a Bíblia | Post´s em Espanhol |Doações |Contato
Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Elohim verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste. JOÃO 17:3
faceicon
O QUE ACONTECE APÓS A MORTE???

O QUE ACONTECE APÓS A MORTE???

Tirando aqueles que estarão vivos por ocasião do Arrebatamento (1Ts4.17), todos vão morrer um dia (Hb9.27).A morte é conseqüência do pecado (Gn2.17;Rm5.12) , sendo ela o contrário da vida(cf. Gn3.4). Mas o que acontece após a morte?

• NOTA: Não sou Adventista do Sétimo Dia, nem Testemunha de Jeová.

 Ensino Religioso: As idéias do filósofo grego Platão (427-347a.C.), sobre a sobrevivência da alma após a morte do corpo, influenciaram Santo Agostinho (354-430d.C.). Sob influência da filosofia neoplatônica, a Cristandade passou a ensinar que a alma deixa o corpo na morte,passando a viver em um domínio espiritual (Cl2.8). “A imortalidade do homem era um dos credos fundamentais da religião filosófica do platonismo, que foi, em parte, adotada pela igreja cristã.” (Werner Jaeger, “As ideias gregas da imortalidade”, Revisão Teológica de Harvard, Volume LII, Julho 1959, Número 3, com ênfases).Será esse o ensino bíblico?

 O Que Diz o Antigo Testamento: “Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento.Tanto o seu amor como o seu ódio e a sua inveja já pereceram; nem têm eles daí em diante parte para sempre em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.”(Ec9.5-6).
Será que essa inconsciência se restringe a uma perspectiva humana ou só existe neste mundo, na dimensão “debaixo do sol”? .Vejamos: “ Tudo quanto te vier ã mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças; porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma. “(Ec9.10). Portanto no “além”(Seol),os mortos também estão inconscientes (Is38.18-19; Dn12.2; SL6.5; 13.3; 146.3-4).Será que o “silêncio dos mortos” se refere apenas ao corpo inerte?Não: “Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem ao silêncio;”(Salmos115.17) “ Se o Senhor não tivesse sido o meu auxílio, já a minha alma estaria habitando no lugar do silêncio.”(SL94.17). “A vida pós-morte na visão do Antigo Testamento era que os mortos não louvam a Deus (cf. Isaías 38:19; Salmos 6:5), não sabem de nada (cf. Eclesiastes 9:5), valem menos do que um cachorro vivo (cf. Eclesiastes 9:4), sua memória jaz no esquecimento (Eclesiastes 9:5), não tem lembrança de Deus (cf. Salmos 6:5), não confiam na fidelidade de Deus (cf. Isaías 38:18), não falam da Sua fidelidade (cf. Salmos 88:12), estão numa terra de silêncio – e não de gritaria do inferno ou de altos louvores do Céu (cf. Salmos 115:17), não podem ser alvos de confiança (cf. Salmos 146:3), não pensam (cf. Salmos 146:4), não tem proveito nenhum para Deus depois de morto (cf. Salmos 30:9), são comparados com o pó (cf. Salmos 30:9), etc.” – HERESIAS CATÓLICAS
a. Gênesis35.18=”Então Raquel, ao sair-lhe a alma (porque morreu), chamou ao filho Benôni; mas seu pai chamou-lhe Benjamim.” Será que a alma deixa o corpo na morte e passa a viver em num domínio espiritual(1Rs17.17-23)? Não(SL94.17); a “alma”(Hb. Néfesh;Gr. Psykhé), na Bíblia , é usada, em muitos textos, como sinônimo de “vida” (Jó12.10; Mt16.16; Mc8.36; Jo15.13). Assim o que se diz aqui é simplesmente que Raquel perdeu a vida. A Nova Versão Internacional diz: “ Já a ponto de sair-lhe a vida, quando estava morrendo, deu ao filho o nome de Benoni. Mas o pai deu-lhe o nome de Benjamim”(Gn35.18).
b. Eclesiastes12.7= “e o pó volte para a terra como o era, e o espírito volte a Deus que o deu.” Será que na morte ,um espírito consciente parte do corpo rumo ao Céu (Sl31.5; Mt27.50; Lc23.46; At7.59)? Não; aqui o termo “espírito”(Hb. Ruach; Gr. Pnéuma) significa simplesmente “fôlego”, “ar”, “vento” (Gn2.7;3.19) , e não algo consciente. Sendo que “Entregar o espírito a Deus” é o mesmo que “expirar” (Mc15.37;Jo19.30). Para o Céu irão “corpos glorificados” e não “espíritos desencarnados” (1Co15.38-54).

• O Que Diz o Novo Testamento: “Irmãos, seja-me permitido dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi, que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura. Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio declara: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita,”
O Homem “Segundo o coração de Deus”(1Sm13.14), não subiu ao Céu quando morreu. Para o Novo Testamento a morte é um sono profundo (Mt9.24; 27.52; Jo11.11,14; At7.60; 13.36; 1Co15.6,18,20,51; 1 Ts4.13; 5.10), um dormir temporário, que acabará com a Ressurreição (Jo5.28,29; At24.15).
a. Lucas23.43= “Jesus lhe respondeu: “Eu lhe garanto hoje você estará comigo no paraíso”. Há duas formas de ler o texto, se o advérbio “hoje” se refere ao verbo “digo”, temos: “Jesus lhe respondeu: “Eu lhe garanto hoje[nesta sexta-feira eu estou te garantindo que um dia no futuro] você estará comigo no paraíso”. Agora se ”hoje” se refere a “estarás”, temos : “Eu lhe garanto hoje [que] você estará comigo no paraíso [nesta sexta nos dois vamos para o Céu juntos]” Que forma de ler estará correta? Deixemos que a Bíblia nos informe: O Ladrão da Cruz não morreu na mesma hora de Jesus (Jo19.31-33). No domingo, Jesus declarou não ter subido ao Pai ainda, como poderia Ele ter subido ao Céu na sexta-feira (Jo20.17)? A alma de Cristo não foi para o Paraíso na sua morte, mas para o Seol ( At2.27; SL16:10;EF4.9).A entrada do ladrão da cruz no Paraíso está relacionada ao Futuro Estabelecimento do Reino de Deus (Lc23.42;Ap11.15). Assim Lucas23.43 é melhor traduzido assim: “Jesus lhe respondeu: “Eu lhe garanto hoje: Você estará comigo no paraíso” A Peshitta, uma tradução antiga da Bíblia no idioma siríaco, remonta ao segundo e terceiro século da era cristã, verteu Lucas 23.43 da seguinte forma: “E disse-lhe Yeschua: Em êmeth te digo hoje, estarás comigo no Paraíso” Colocando a vírgula depois da palavra “hoje”. A Peshitta, tem sido apontada como a melhor versão já traduzida da Bíblia.
b. Mateus10.28: “E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.” A alma não sobrevive a morte do corpo (Gn19.19-20),o que se diz aqui é que a alma(vida) de um crente morto passa a estar nas mãos de Deus que a restituirá ao fiel por meio da Ressurreição (1Ts4.13-16): “Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá;”(Jo11.25).Assim não devemos temer nossos perseguidores,pois eles não têm o poder de nos matar definitivamente (Lc12.4;1Pe3.14), temamos ,antes a Deus que tem esse poder(Ez18.4; Ap21.8).
c. 2Coríntios5.8= “Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor.” 2Coríntios5.1-8 deve ser lido paralelamente a 1 Coríntios15.1-45. Contextualmente Paulo fala de deixar este corpo mortal e ir morar com o Senhor em um novo corpo glorificado, o que ocorrerá por ocasião da ressurreição :”Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus.”
2 Coríntios 5:1 Casa , aqui, significa “corpo”(Ec12.3; 1Co3.16-17; 6.19; Hb3.6). Esse texto nada tem haver com “um corpo temporário para as almas dos mortos no Céu”. O corpo celestial aqui é “eterno” e não pode se desfazer (2Co5.1). Não precisamos nos preocupar com a possibilidade desse nosso corpo mortal e corruptível se desfazer,pois na Ressurreição o Senhor nos dará um novo corpo glorificado,imortal e incorruptível (1Co15.54).Aliás, uma leitura de 1Coríntios 15 nos revelará a diferença entre as crenças paulinas e a imortalidade da alma, veja o quadro abaixo:
O QUE ACONTECERIA CASO A RESSURREIÇÃO NÃO EXISTISSE
PARA OS IMORTALISTAS PARA O APÓSTOLO PAULO
Os mortos ficariam…[vivos] para sempre Os que dormiram em Cristo já pereceram – cf. 1Co.15:18
Existiria uma vida póstuma… A nossa esperança se limitaria apenas a esta presente vida – cf. 1Co.15:19
Deveríamos dar o máximo pela nossa salvação pois as nossas almas ficariam para sempre no Céu do mesmo jeito O melhor a fazer seria viver a vida hedonisticamente, “comamos e bebamos, para que amanhã morramos” – cf. 1Co.15:32
Valeria a pena ficar em perigo pois as nossas almas ficariam para sempre no Céu do mesmo jeito… Estaríamos correndo perigo totalmente à toa – cf. 1Co.15:30
Na ressurreição a alma imortal se religa ao corpo morto Pessoas são mortas, pessoas são vivificadasna volta de Cristo – cf. 1Co.15:22,23
A morte é vencida quando a alma imortal vence a morte sendo liberta da prisão do corpo A morte só é vencida por ocasião da ressurreição dos mortos – cf. 1Co.15:55
Nós já detemos a imortalidade na forma de uma alma imortal implantada em nosso ser A imortalidade é uma possessão futura, a qual só alcançaremos com a ressurreição dos mortos – cf. 1Co.15:51-54
FONTE DO QUADRO ACIMA
f
d. Filipenses1.23= “ Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor;” Paulo sabia que só receberia sua recompensas celestial quando Cristo voltasse: “Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.”(2Tm4.8). Em um contexto de perseguição morrer seria lucro (Fp1.21).Aliás, na inconsciência,não há noção de tempo, Paulo sabia que logo após a morte,se veria acordado e ressuscitado (2Co15.52),vendo Jesus voltar e assim partiria para estar com Ele (1Ts4.13-17).
e. Apocalipse6.9-10= “Quando abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que deram.E clamaram com grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano, santo e verdadeiro, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?” Se literalizarmos esse texto teremos problemas: Se o Céu é um lugar de alegria plena,como podem as almas martirizadas sofrerem lá em clamor por vingança? A descrição dessas almas revela que elas podiam ser vistas e usavam vestes compridas, isto é, tinham um corpo (Ap6.11),aliás segundo boa parte dos teólogos as almas dos crentes mortos no Céu terão um corpo temporário. Se isso é assim, não estariam essas almas estranhamente encurraladas debaixo de um altar(Ap6.9)? Não esqueçamos que o Apocalipse é um Livro marcado por simbologias e figuras de linguagem. Visto que ALMA=SANGUE (Gn9.4;Lv17.10-14; Dt12.13),provavelmente temos aqui uma linguagem semelhante à de Gênesis4.10: “E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão está clamando a mim desde a terra.”(cf.Hb12.24).Assim, através de uma personificação o Senhor mostra a João,que a morte dos mártires exige vingança: “ porque verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande prostituta, que havia corrompido a terra com a sua prostituição, e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos.”(Ap19.2)

• Se na morte já vamos para o Céu ou para o Inferno que necessidade há de um Juízo Final (At17.31;Ap20.11-15)?
• Se já vamos para o Céu depois da morte para que Arrebatamento e Volta de Jesus (Jo14.2-3)?
• Para que ressurreição,se os mortos já estão vivos (At24.15)?
• Como os crentes mortos já receberam sua recompensa celestial, se Jesus disse que só a daria quando voltasse (Mc16.17)
• Será que Lázaro gostou de ter sido tirado do Céu de alegria, e trazido para esse mundo de sofrimento, quando Jesus o ressuscitou (Jo11.43-44)?
Infelizmente, hoje, a semelhança da Inquisição Católica há uma tendência no meio evangélico, de considerar herege, os que negam a “doutrina da consciência dos mortos”. Mas será heresia, questionar a base da Bíblia, uma doutrina influenciada pela filosofia pagã (At17.11)? Deus trará de volta a vida, nossos entes queridos dos quais temos muita saudade (Dn12.2).Confiemos pois nessa linda promessa (Jó14.14;Tt2.13).
• VEJA TAMBÉM:INFERNO CONSULTA AOS MORTOS RICO E LÁZARO JESUS PREGOU AOS ESPÍRITOS EM PRISÃO SUICÍDIO ERA SATANÁS UM ANJO BONZINHO? TORTURA ETERNA
Postado por Bruno dos Santos Queiroz

Tags: