Pix.: 22992540111 (Qualquer ajuda é bem Vinda. Gratidão)
Inicio | Temas Bíblicos |Leia a Biblia Leia a Bíblia | Post´s em Espanhol |Doações |Contato
Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Elohim verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste. JOÃO 17:3
faceicon
OBEDIÊNCIA: A ROTA PRA CONQUISTA DAS PROMESSAS

OBEDIÊNCIA: A ROTA PRA CONQUISTA DAS PROMESSAS

De todas as virtudes que qualquer pai quer encontrar em seus filhos, a obediência é certamente uma delas. Ter filhos obedientes traz honra e prazer ao coração dos pais. Por outro lado, o filho desobediente envergonha os seus pais.
Deus, o nosso Pai, também espera encontrar essa qualidade em seus filhos. A obediência é indispensável pra que as promessas de Deus se cumpram nas nossas vidas.

O livro de Josué traz a história de uma mulher chamada Raabe. Ela morava na cidade de Jericó, na época da conquista do povo de Israel e a Bíblia não omite que ela era uma prostituta. Sua história está narrada no cap. 2 de Josué. ( ler alguns versículos ou contar a história para os discípulos. Lembre-se: uma história conhecida pra nós pode ser totalmente desconhecida pra alguém novo na célula )

Essa mulher, por causa das suas atitudes de fé e obediência se tornou tão importante a ponto de fazer parte da genealogia de Jesus. Jesus é descendente de Raabe. Deus não faz acepção de pessoas. Qualquer um que queira conhecê-lo e obedecê-lo encontra um lugar na família de Jesus. Eis algumas lições que podemos tirar dessa história:
1º. È preciso saber a quem obedecer

Deus tem princípios pras nossas vidas. Ele tem planos, tem ordens, comandos, direção. Mas não faltam pessoas ( algumas até bem intencionadas ) que também querem dirigir a nossa vida, dando-nos por vezes conselhos de ímpios, conselhos que contrariam a vontade de Deus.
Raabe reconheceu que aqueles homens não eram quaisquer pessoas. Eles faziam parte do povo de Deus e ela já tinha ouvido falar desse povo. Ela sabia da fama do Deus de Israel, que operava milagres e maravilhas ( veja Josué 2 :9-11 ). Então, ela resolveu fazer um acordo com aqueles homens e obedecer às palavras deles.
Se há alguém a quem você deve obedecer é ao Deus de Israel, o nosso Deus. Ele é perfeito, poderoso e a obediência a Ele lhe trará salvação e vida abundante.
Não se deixe levar por conselhos de pessoas que não conhecem e nem servem a Deus. Queira conhecer e servir ao único Deus que pode te abençoar.

2º. È preciso obedecer sem questionar

O trato de Raabe com aqueles espias foi o seguinte: “eu poupo a vida de vocês – disse ela – e vocês poupam a minha vida e a vida dos meus familiares”. Os homens concordaram, mas colocaram algumas condições: “ primeiro, você vai amarrar um cordão vermelho na janela da sua casa; depois, você vai trazer todos os seus familiares pra dentro da sua casa. Se alguém estiver de fora, não nos responsabilizamos pela vida dessa pessoa.”
Era um pedido simples, mas ao mesmo tempo difícil. Raabe não questionou. Simplesmente obedeceu. Amarrou o cordão e trouxe toda a sua família pra sua casa. ( ver Josué 6:23 )

O contrário de obediência é rebeldia. A Bíblia diz que a rebeldia é semelhante ao pecado da feitiçaria ( I Samuel 15:23 ). Deus não abençoa os rebeldes ( Salmo 68:6).
Se você deseja ser um conquistador das promessas de Deus pra sua vida, é preciso aprender a obedecer. Ninguém nasce obediente. A obediência é uma decisão. Pois decida ser com o JESUS que em tudo foi obediente.
Raabe poderia ter questionado os comandos: Ah, mas…..eu não concordo…. vai ser muita gente na minha casa…. que papo é esse de cordão vermelho….. eu não entendo…. não dá pra ser de outro jeito?….. Há pessoas que fazem assim com Deus. Ele dá a ordem e elas ficam questionando e arrumando desculpas pra não obedecer.
Não seja rebelde ou questionador. Obedeça aos comandos de Deus!

3º. A obediência é movida pela fé

A Bíblia diz que fé é a CERTEZA das coisas que ainda não vemos e que sem fé é impossível agradar a Deus. Raabe tinha CERTEZA de que se ela fizesse o que aqueles homens tinham mandado, ela seria salva. Por isso, não foi difícil obedecer.
Você precisa CRER que se você fizer o que Deus mandou que você faça, você será abençoado. È preciso crer pra ver e não ver pra crer. Deus não mente. E a sua motivação pra obedecer deve ser a certeza de que Ele é fiel e cumprirá todas as suas promessas. Movido pela fé, faça o que Ele mandar.

4º. É preciso ter prontidão pra obedecer

Entre o dia da visita dos espias e a invasão de Jericó, passaram-se vários dias, até semanas. Raabe não sabia que dia a cidade seria invadida. Mas a Bíblia diz que assim que eles partiram, ela amarrou o cordão vermelho na janela.
É preciso ter prontidão pra obedecer….Não adie o que você sabe que Deus lhe mandou fazer.

5º. A conquista inclui a nossa família

Deus precisa de alguém dentro da família que decida obedecê-lo incondicionalmente. Essa pessoa pode ser o canal pra que a bênção e a salvação cheguem a todos os demais familiares. Raabe foi essa pessoa e toda a sua família se salvou.
Claro que os planos que Deus tem pra sua vida incluem sua família. Pois é nossa parte interceder por eles e convidá-los a se unirem a nós na obediência ao Deus único e verdadeiro.

Nesse ano de conquista de promessas, seja um conquistador obediente. Procure conhecer quais são os comandos de Deus pra sua vida. Não seja questionador, nem fique adiando pra fazer o que Deus mandou. Seja pronto pra obedecer. Nesse ano, ore e trabalhe pra que a salvação de Deus chegue a TODA a sua família!

Ore com os discípulos, levando-os a declararem sua decisão de obedecer a Deus.
È também uma boa oportunidade pra ter um momento de clamor pelos familiares que ainda não são salvos e profetizar que todos virão para o reino do Messias!!

Na unção da conquista das promessas,

Seus pastores

Tags: