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Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Elohim verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste. JOÃO 17:3
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OS INÍQUOS JUSTIFICADOS DEPOIS DO ARREPENDIMENTO

OS INÍQUOS JUSTIFICADOS DEPOIS DO ARREPENDIMENTO
Em Êxodo 23:7,Yahweh diz que “não justificarei o ímpio”. Os opositores acusam Paulo de ensinar tudo
exactamente ao contrário em Romanos 4:5,que diz o seguinte:-
“Mas aquêle que não pratica,mas crê n’Aquele que justifica o ímpio,a sua fé lhe imputada como
justiça”.
Se lermos o conteúdo de Êxodo 23:7,incluindo os versículos 1 a 6,poderemos entender que Yahweh precede a
sua afirmação no versículo 7:”De palavras de falsidade te afastarás e não matarás o inocente e o justo;
porque não justificarei o ímpio”.
Portanto,Yahweh não justificaria os iníquos na sua maldade.
Paulo está ensinando a mesma coisa e pretendia que tivesse o mesmo significado em Romanos 4:5.
Em Actos 17:30,Paulo diz o seguinte:
“Mas Yahweh,não tendo em conta os tempos da ignorância,anuncia agora a todos os homens,e em
todo o lugar,que se arrependam”.
Paulo chama os pecadores ao arrependimento,para virarem as costas ao seu pecado.
Em Romanos 4:5, Paulo está ensinando que Yahweh justificará os pecadores DEPOIS de se arrependerem,de
crerem e de terem Fé.É por isso que Paulo citou o Salmo 32 em Romanos 4:7 e diz:-
“Bem-aventurados aquêles cujas maldades são perdoadas,e cujos pecados são cobertos”
É isto exactamente o que Yahweh ensinou em Habacuque 2:4:
“Eis que a sua alma se incha,não é recta nêle;mas o justo pela sua Fé viverá”.
NÃO CHAMEIS PAI A NENHUM HOMEM
Paulo escreveu em I Cort.4:15:
“Porque ainda que tivésseis dez mil aios no Messias não teríeis contudo muitos pais;porque eu
pelo Evangelho vos gerei em Yahoshua,o Messias”.
Os opositores acusam Paulo de não obedecer aos Mandamentos de Yahoshua em Mateus 23:9, não chamando a
nenhum homem pai:-
“E a ninguém na Terra chameis vosso pai,porque Um só é o vosso Pai,o qual está nos Céus”.
No entanto,o próprio Yahoshua e cada um dos autores do Novo Testamento,excepto Judas,usaram a palavra
referindo-se aos homens. Tiago chamou a Abraão “nosso pai” (Tiago 2:21). Como fêz Estêvão em Actos 7:2.
Portanto,não devemos entender as Palavras de Yahoshua,como as interpretam os acusadores de Paulo.
Yahweh diz: “Honra a teu pai e a tua mãe”. Se êles disserem: “Gostaria de honrar meu pai de uma maneira muito
especial”. Estarão violando o Mandamento de Yahweh ? Evidentemente que não !
JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ OU PELAS OBRAS ?
Os opositores de Paulo não demoram em fazer brilhar as supostas contradições nos ensinos de Paulo sôbre a
justificação apenas pela Fé e o que Tiago ensinou no capítulo 2.
Paulo escreveu em Romanos 3:28:-
“Concluímos pois que o homem é justificado pela Fé sem as obras da Lei”.
Tiago escreveu:
“Vêdes então que o homem é justificado pelas obras,e não somente pela Fé”.
Tiago 2:24.
Torna-se interessante que os dois Apóstolos usem o mesmo versículo 6 de Génesis 15 para apoiar a sua posição.
Paulo escreveu em Romanos 4:3:-
“Pois,que diz a Escritura? Creu Abraão a Yahweh,e isso lhe foi imputado por Justiça”.
Tiago escreveu :-
“E cumpriu-se a Escritura,que diz:E creu Abraão em Yahweh,e foi-lhe isso imputado como justiça,
e foi chamado o amigo de Yahweh”. Tiago 2:23.
Para que se entenda a aparente contradição,é necessário que entendamos que cada Apóstolo está considerando a
justificação de um ponto de vista diferente. Por exemplo,duas pessoas estão olhando para um triângulo.
Uma delas,possivelmente, vê só um triângulo,enquanto a outra vê um quadrado! Como é possível isso ?
As duas pessoas estavam contemplando uma pirâmide:uma de lado e a outra por cima.
Paulo estava olhando a justificação no seu início,ao princípio de a pessoa acreditar.
Tiago estava vendo a justificação,depois de a pessoa ser já crente.
Paulo vê a Fé de Abraão,que crê em Yahweh,antes do Patriarca tivesse que obedecer em oferecer o seu filho
Isaque em sacrifício.
Tiago está vendo as obras de Abraão quanto a oferecer Isaque como um fruto da sua Fé,depois de haver sido
justificado pela Fé. Tiago acrescenta a a palavra “somente” depois da Fé.Depois de somente, a Fé deve ser
acompanhada pelas Boas Obras.
Escrevendo acêrca da justificação,Paulo “não” estava escrevendo sôbre o comportamento dos Crentes depois de
haver sido justificados. Se tivesse tratado a justificação do ponto de vista de Tiago,sem dúvida,que acabava de
acordo com êle. Os dois Apóstolos aceitavam as palavras de Habacuque 2:4b:-
“… mas o justo pela sua Fé viverá”.
A palavra Grega Dikaioo,traduzida como justificado em Tiago 2:24,significa “aceitar”,isto é,considerar como justo
ou inocente. Portanto,Abraão foi considerado por Yahweh como havendo sido justificado por meio da Fé,mas
além disso mostrou que havia sido justificado pelas suas obras.
PAULO TERÁ SIDO VISTO COMO HIPÓCRITA ?
Gálatas 2:11-14,afirma:
“E,chegando Pedro à Antioquia,lhe resisti na cara,porque era repreensível.
12-“Porque,antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago,comia com os Gentios;mas,depois
que chegaram,se foi retirando,e,se apartou dêles,temendo os que eram da circuncisão.
13-“E os outros Judeus também dissimulavam com êle,de maneira que até Barnabé se deixou levar
pela sua dissimulação.
14-“Mas,quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a Verdade do Evangelho,disse
a Pedro na presença de todos:Se tu,sendo Judeu,vives como os Gentios,e não como Judeu,por
que obrigas os Gentios a viverem como Judeus? “
E em I Cort.9:19-22:
“Porque,sendo livre para com todos,fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais.
20-“E fiz-me como Judeu para os Judeus,para ganhar os Judeus:para os que estão debaixo da Lei,
como se estivera debaixo da Lei,para ganhar os que estão debaixo da Lei.
21-“Para os que estão sem Lei,como se estivera sem Lei (não estando sem Lei para com Yahweh,
mas debaixo da Lei do Messias),para ganhar os que estão sem Lei.
22-“Fiz-me como fraco para os fracos,para ganhar os fracos.Fiz-me tudo para todos,para por todos
os meios chegar a salvar alguns”.
E em I Cort. 10:31-33:-
“Portanto,quer comais quer bebais,ou façais outra qualquer coisa,fazei tudo para Glória de
Yahweh.
32-“Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos Judeus,nem aos Gregos,nem à Assembleia
de Yahweh.
33-“Como também eu em tudo agrado a todos,não buscando o meu próprio proveito,mas o de
muitos,para que assim se possam salvar”.
A seguir os acusadores de Paulo,dizem:”Porquê Paulo repreende a Pedro por não ser motivo de ofensa para os
circuncidados,quando êle mesmo se havia convertido em Judeu para alcançar os Judeus e como Grego para alcançar os Gregos ?
Será que Paulo adoptou uma dupla personalidade? Estará Paulo sendo hipócrita levando uma vida dupla?
A resposta encontra-se no motivo das acções de cada pessoa.
O motivo de Paulo encontra-se em I Cort.9:22:-
“Fiz-me como fraco para os fracos,para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos,para por todos
os meios chegar a salvar alguns”.
O motivo de Pedro,encontra-se em Gálatas 2:12:-
“Porque,antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago,comia com os Gentios;mas,
depois que chegaram,se foi retirando,e,se apartou dêles,temendo os que eram da circuncisão”.
Paulo actuou motivado pelo amor,enquanto Pedro o fêz por temor.
O que é que o Apóstolo João ensinou sôbre o temor?
“No amor não há temor,antes o perfeito amor lança fora o temor;porque o temor tem consigo a
pena,e o que teme não é perfeito em amor”.
I João 4:18.
O temor que Pedro tinha aos Judeus,deu motivo para que se produzisse o fruto da hipocrisia e foi uma
manifestação de uma falta de amor da sua parte. O motivo é a chave.
A CIRCUNCISÃO
Agora chegamos às duas doutrinas mais difíceis de Paulo: A Circuncisão e o comer carne sacrificada aos ídolos.
Para começar,examinemos a Circuncisão.
Actos 21:27,28,afirma o seguinte:
“E quando os sete dias estavam quase a terminar,os Judeus da Ásia,vendo-o no Templo,
alvoroçaram todo o povo e lançaram mão dêle,
28-Clamando:Varões Israelitas,acudi: êste é o homem que por tôdas as partes a todos,contra o
povo e contra a Lei,e contra êste lugar;e, demais disto,introduziu também no Templo os regos,e
profanou êste Santo Lugar”.
A seguir,os opositores de Paulo,dizem:
“A mim me parece perfeitamente claro que os Judeus da Ásia estavam aborrecidos com Paulo,em particular,por
haver levado ao Templo,homens que não estavam circuncidados,sendo uma violação das palavras de Ezequiel.”
Isto é um detalhe que um acusador de Paulo afirma como um facto.
No entanto,em Actos 21:29,Lucas diz:-
“Porque tinham visto com êle na cidade a Trófimo de Éfeso,o qual pensavam que Paulo
introduzira no Templo”.
Por outras palavras,Paulo estava acusado com falsidade,de corromper o Templo,dando como facto haver levado
Trófimo ao Templo,ainda que realmente nunca o havia visto fazer.
Podemos encontrar um caso similar em que Nabote,o Jezreelita, foi acusado com falsidade de haver amaldiçoado
a Yahweh Todo-Poderoso e ao rei inclusive,apedrejaram-no,apesar de não ter cometido crime algum.
(I Reis 21:5-16).
Os sete capítulos restantes de Actos têm todos a ver com a defesa de Paulo contra alguns,das mesmas falsas
acusações. E irónico que algumas destas mesmas acusações falsas se dirijam actualmente contra Paulo,até hoje
em dia e que o façam mesmo os irmãos no Messias,que professam essa Fé,apesar de tudo !
I Cort. 7:17-20,diz o seguinte:
“E assim cada um ande como Yahweh lhe repartiu,cada um como Yahweh o chamou.É o que ordeno
a tôdas as Assembleias.
18-“É alguém chamado,estando circuncidado? Fique circuncidado.É alguém chamado estando
incircuncidado? Não se circuncide.
19-“A circuncisão é nada e a incircuncisão nada é,mas sim a observância dos Mandamentos de
Yahweh.
20-“Cada um fique na vocação em que foi chamado”.
Os acusadores de Paulo,diriam:Esta última declaração feita por Paulo,especialmente, em I Corintios,torna-se
inquietante,porque parece indicar claramente que se o leitor fôr chamado não tendo sido circuncidado,então deve
permanecer sem a circuncisão. Então porquê? Devemos perguntar,Paulo faz circuncidar a Timóteo,segundo as suas próprias palavras, ensina que o homem deve permanecer sem circuncisão,se foi chamado antes sem se
circuncidar?
Devemos fixar-nos no que diz em I Corintios,que foi escrito depois de Paulo ter feito a primeira visita a Corinto
em Actos 18:1-17. Portanto a circuncisão de Timóteo em Actos cap.16 e que Tito evitasse a circuncisão,a que se
faz referência em Gálatas 2:3-5 e que teve lugar em Actos cap.15,são ambas anteriores às declarações feitas por
Paulo em I Cort.7:17. Não esqueça,amigo leitor,que em Gálatas 2:3-5,Paulo se negou a submeter-se as falsos
irmãos. Vejamos o que se diz no versículo 4:-
“E isto por causa dos falsos irmãos que se tinham entremetido,e secretamente, entraram a espiar
a nossa liberdade,que temos no Messias Yahoshua,para nos porem em servidão”.
Isto mostra a consistência de Paulo nas suas doutrinas segundo as quais,os Gentios convertidos não necessitavam
ser circuncidados. Depois da decisão do Concílio de Jerusalém,que concorda como ensino de Paulo,decidiu que
a circuncisão não era um dos quatro requesitos que se impunham aos Gentios.
Paulo fêz com que Timóteo fôsse circuncidado.Será que se contradiz na sua doutrina? NÃO!
Timóteo havia sido escolhido para acompanhar Paulo no seu ministério. Se Timóteo continuasse sem se
circuncidar,seria um grande obstáculo para a missão de Paulo diante dos Judeus naquela região. É evidente que
Timóteo esteve de acordo em se converter em Judeu para ganhar os Judeus. Paulo não estava dando um
mandamento indiscutível,para o qual não seria possível que se fizesse uma excepção. Posto que Timóteo não
era totalmente Gentio (Grego),as suas características especiais requeriam um enquadramento diferente.
Timóteo não estava sendo circuncidado para ser salvo,senão para que os outros pudessem alcançar a Salvação.
Se Timóteo não tivesse sido escolhido para o ministério,não teria sido necessário fazer a circuncisão.
Paulo não estava realmente pregando contra a circuncisão,senão contra circuncidar-se por motivos equivocados.
O circuncidar-se a fim de poder ser salvo ou justificado,está mal e é negar a Salvação pela Graça.
AS CARNES SACRIFICADAS AOS ÍDOLOS
Gostaria de terminar este estudo examinando a posição de Paulo no que se refere às carnes sacrificadas aos
ídolos.A posição assumida por Paulo é a seguinte:
Se tivermos em conta que um ídolo não é nada,não terá de mau comer a carne usada para o sacrifício,a menos
que “sirva de tropêço a outra pessoa”.
Os opositores de Paulo diriam que isso contradiz o decreto do Concílio de Jerusalém em Actos capítulo 15 e as
Palavras de Yahoshua em Apocalipse 2:14,20. Em algumas versões,diz:-“Devem abster-se das carnes
sacrificadas aos ídolos”. Actos 21:25,diz:-“Que se abstenham do sacrificado aos ídolos”.
A versão Grega acrescenta:-“Abster-se tanto do sacrificado aos ídolos como do sangue”.
Como o leitor acaba de ver,não se faz referência a comer a carne dêsses sacrifícios. Podemos dar isso como
certo,mas não o deixa claro. O Concílio decretou simplesmente devem abster-se do sacrificado aos ídolos.
Não esqueça dois pontos de vista importantes ao meditar sôbre este tem:
1-Não existe Mandamento directo na Torah da parte de Yahweh no sentido de não comer carne sacrificada aos
ídolos.
2-O decreto do Concílio de Jerusalém nunca foi enviado aos Corintios.
Isto pode confirmar-se em Actos 15:22,23,como segue:-
“Então pareceu bem aos Apóstolos e aos Anciãos com tôda a Assembleia,eleger varões dentre
êles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia,a saber:Judas,chamado Barsabás,e Silas,varões
distintos entre os irmãos.
23-“E por intermédio dêles escreveram o seguinte:Os Apóstolos,e os Anciãos e os irmãos, aos
irmãos dentre os Gentios que estão em Antioquia,e Síria e Cilícia,saúde”.
Estas três cidades encontram-se precisamente ao Norte de Israel. Mas Corinto encontra-se pelo menos a mil
milhas,na Grécia,no outro lado do Mar Egeu. Nunca se disse a Paulo que devia comunicar o decreto a qualquer
outra região Gentia. O versículo 30,mostra que Paulo obedeceu ao Concílio e entregou a carta com o decreto:
“Tendo-se êles então despedido,partiram para Antioquia,e,ajuntando a multidão,entregaram a
carta”.
No que se refere ao primeiro ponto,alguns apelam ao que está escrito em Êxodo 34:12-16.a respeito dêste
Mandamento. Diz o seguinte:-
“Guarda-te que não faças concêrto com os moradores da terra aonde hás de entrar:para que não
seja de laço no meio de ti.
13-“Mas os seus altares transformareis,e as suas estátuas quebrareis,e os seus bosques cortareis.
14-“Porque te não inclinarás diante de um ídolo estranho:pois o Nome de Yahweh é Zeloso:Yahweh
Zeloso é Êle.
15-“Para que não faças concêrto com os moradores da terra,e não se prostituam após os seus ídolos
nem sacrifiquem aos seus deuses,e tu,convidado dêles,comas dos seus sacrifícios.
16-“E tomes mulheres das suas filhas para os teus filhos,e suas filhas,prostituindo-se após os seus
deuses,façam que também teus filhos se prostituam após os seus deuses.”
Fixe bem leitor que não existe Mandamento directo da parte de Yahweh,dizendo que não devemos comer a
carne sacrificada aos ídolos.O que Yahweh proíbe é estabelecer um acordo ou concêrto com os que não são
Israelitas,o que poderá dar lugar à idolatria.
Quando se estabelece um acordo entre duas partes,ficam obrigados a uma relação especial.
Paulo estava completamente de acordo com Êxodo 34:12-16, admoestando os Corintios para que evitassem
êsses vínculos em II Cort.6:14-18,onde escreveu o seguinte:-
“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis;porque,que sociedade tem a justiça com a
injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?
15-“E que concórdia há entre o Messias e Belial ? Ou que parte tem o fiel com o infiel ?
16-“E que consenso tem o Templo de Yahweh com os ídolos? Porque vós sois o Templo do Todo-
Poderoso vivente,como Yahweh disse:Nêles habitarei,e entre êles andarei:e Eu serei o seu
Todo-Poderoso e êles serão o Meu Povo.
17-“Pelo que saí do meio dêles,e apartai-vos,diz Yahweh;e não toqueis nada imundo,e Eu vos
receberei.
18-“E Eu serei para vós Pai e vós sereis para Mim filhos e filhas,diz Yahweh Todo-Poderoso”.
No entanto,quando Paulo diz aos Corintios que está permitido comer carne sacrificada aos ídolos,sempre
e quando isso não provoque que outro tropece,está dizendo no contexto que NÃO deve encontrar-se numa
relação de acordo – jugo desigual – nessa ocasião.
O sentar-se e,simplesmente,comer porque tem fome é completamente diferente de sentar-se com um idólatra
com o qual fêz um acordo e está participando na sua idolatria comendo do sacrifício.
Paulo escreveu em I Cort.10:20,21:-
“Antes digo que as coisas que os Gentios sacrificam,as sacrificam aos demónios e não a Yahweh.
E não quero que sejais participantes com os demónios.
21-“Não podeis beber o cálice de Yahweh e o cálice dos demónios:Não podeis ser participantes da
mesa de Yahweh e da mesa dos demónios”.
A comunhão acontece quando as pessoas fazem parte dessas relações de acordo especial.
Não existe semelhante confraternidade quando uma pessoa,simplesmente,compra um pedaço de carne no talho
mesmo que tivesse sido sacrificada a um ídolo.
Os Crentes podem acompanhar uns com os outros por intermédio do Messias e não podemos realmente
acompanhar com pessoas que não são Crentes,a menos que nos unamos a elas estabelecendo algum tipo de
vínculo mutuo como possa ser de um acordo: um contrato,as relações sexuais,etc.etc.
E que acontece com o que diz em Números 25:1-3 ?
“E Israel deteve-se em Sitim,e o povo começou a prostituir-se com as filhas dos Moabitas.
2-“E convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses;e o povo comeu e inclinou-se aos seus
deuses.
3-“Juntando-se pois Israel a Baal-Peor,a ira de Yahweh se acendeu contra Israel”.
Repare bem no que se fêz como preparação para comer carne sacrificada aos ídolos,entregaram-se à fornicação.
Por outras palavras,ligaram-se a Moabe por meio das relações sexuais,criando um vínculo de união íntima de
companheirismo que fêz com que o que comiam fôsse idolatria.
Paulo escreveu o seguinte em I Cort.6:16:~-
“Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz,faz-se um corpo com ela? Porque serão,disse,
dois numa só carne.”
É por isso que Yahweh advertiu a Israel em Êxodo 34:12-16 em não estabelecer um concêrto,simplesmente,por
meio do casamento entre pessoas que não fôssem Israelitas.
Paulo não estava justificando o comer a carne sacrificada aos ídolos pelo facto de aquela relação de acordo não
se ter efectuado,já fôsse por meio do casamento,da fornicação,de um acordo ou de qualquer outra maneira.
Tendo estas coisas em conta,de que maneira podemos harmonizar a Paulo com o que diz em Apocalipse 2:
14,20 ? Êstes versículos dizem o seguinte:-
“Mas umas poucas de coisas tenho contra ti:porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão,
o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel,para que comessem dos
sacrifícios da idolatria e se prostituíssem.
20-“Mas tenho contra ti que toleras Jezabel,mulher que se diz profetisa,ensinar e enganar os meus
servos,para que se prostituam e comam dos sacrifícios de idolatria”.
As palavras chave para entender este tema são:”pedra de tropeço” no versículo 14.
Balaque foi quem fêz tropeço a Israel ao obrigar a fazer algo de que êles estavam convencidos que era errado.
Israel considerava que aquela carne era comum ou contaminada.
Jezabel fêz o mesmo seduzindo os Crentes a fazê-lo também.
O mesmo tema de Apocalipse 2:14,20 é exactamente o que Paulo ensinou em Romanos 14:13-15:-
“Assim que não nos julguemos mais uns aos outros;antes seja o vosso propósito não pôr tropêço
ou escândalo ao irmão.
14-“Eu sei,e estou certo no Soberano Yahoshua que nenhuma coisa é de si mesmo imunda a não ser
para aquêle que a tem por imunda,para êsse é imunda.
15-“Mas,se por causa da comida se contrista teu irmão,já não andas conforme o amor.Não destruas
por causa da tua comida aquêle por quem o Messias morreu”.
Israel considerou que a carne sacrificada aos ídolos estava contaminada. Yahweh nunca disse que estava,mas
Israel pensou que era assim. Os Israelitas não tinham a compreensão tão profunda como Paulo tinha.
E os Corintios consideravam que um ídolo não era nada,de maneira que para Israel comer semelhante carne,
era cometer pecado,mas para Paulo não era nada disso.
CONCLUSÃO
Para concluir,Irmãos,o Apóstolo Paulo foi,verdadeiramente,isso mesmo um Apóstolo nomeado e enviado pelo
próprio Yahoshua. As suas Epístolas,quando devidamente estudadas,desde o ponto de vista exegético e bem
entendidas,têm sido e continuarão a ser uma Bênção para milhões de Crentes e desejamos que continue sendo.
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Autor: John V.Cordaro
Traduzido do inglês por: M.S.Rhode Flores Ward
Publicado na Secção Arquivo de Temas – Sub-secção Temas Miscelâneos Nº. 7, pela Assembleia de Yahweh Internacional – AYIN – em Porto Rico.
Traduzido para Português por Boner Daleoni – Moita – Portugal
Versão Bíblica utilizada nas citações da Sagrada Escritura,traduzida por:
João Ferreira de Almeida,edição de 1.971,pela Sociedade Bíblica do Brasil – Rio de Janeiro

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