Pix.: 22992540111 (Qualquer ajuda é bem Vinda. Gratidão)
Inicio | Temas Bíblicos |Leia a Biblia Leia a Bíblia | Post´s em Espanhol |Doações |Contato
Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Elohim verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste. JOÃO 17:3
faceicon
Saudação Bíblica: Ósculo e Paz

Saudação Bíblica: Ósculo e Paz

Objetivo da LIÇÃO
Demonstrar a necessidade de manter a comunicação e a amizade. A paz «shalom» é a saudação bíblica usada ao longo dos séculos pelo povo de Deus e o ósculo sempre esteve presente como uma forma expontânea de exteriorizar o amor e a comunhão que temos pelos irmãos.

INTRODUÇÃO
A saudação hebraica «shalom», traduzida de forma mui pobre para nosso idioma, deve soar muito mais que um desejo para com nosso irmão. Dar a paz é transmitir e sentir que de nós está realmente saindo algo. No original, dar o shalom era augurar prosperidade mental e material. Era desejar que a pessoa fosse bem no lar e com a família, nos negócios, etc. O ósculo demonstrava o sentimento e a estima. José não suportou a emoção e beijou a seus irmãos que o traíram. Jesus cobrou esta saudação de Simão e enalteceu a mulher que se humilhou e lhe beijou os pés. A saudação com a paz e o ósculo santo, devem ser usadas com sinceridade. É mister não se comportar como Judas Iscariotes, que foi falso com Jesus, saudando-o com um beijo.

QUESTIONÁRIO
1. Que expressões bíblicas mais comuns eram usadas pelo povo de Deus?
Juízes 6:23; Lucas 10:5; Lucas 24:36. Paz seja contigo; Paz seja convosco e Paz seja nesta casa.

2. Por que optar pela saudação bíblica? Dizer «Paz do Senhor»; «Paz de Deus» ou simplesmente «Paz», não é correto?
Devemos começar a obedecer a Palavra de Deus pelas coisas mínimas e não ir além do que está escrito (I Cor. 4:6). Ninguém vai ser condenado por usar outras saudações, mas o melhor é a original. Ademais, pronunciar as expressões acima sem o «seja contigo, convosco ou nesta casa», não fica uma frase perdida no ar e sem sentido?

3. Que acontece se a pessoa não receber a saudação? A quem devemos saudar e que resposta devemos esperar?
Evidentemente devemos usar estas formas de saudação quando estamos a serviço do Evangelho ou quando encontramos nossos irmãos em Cristo. O sinal de aceitação é o «amém» e se não for recebida, a paz volta para nós (Luc. 10:5,6).

4. Por que a paz volta para nós? Neste caso, nós temos ou somos origem da paz?
Aí está a dificuldade dos que dão a paz do Senhor ou a paz de Deus. A paz não pode voltar para eles, pois não saiu nem é deles. Ao servirmos a Deus, adquirimos e somos portadores da paz. Ela não se originou em nós; veio de Deus mas agora nós a vivemos e a podemos transmitir. Os ímpios não a possuem (João 14:27;Isaías 48:22; 57:21 )

5. Existem restrições quanto às pessoas que poderíamos saudar?
Sim. Há casos em que somos recomendados a não saudar certas pessoas, não comer com elas nem freqüentar suas casas (III João 10,11; I Cor. 5:11; II Tess. 3:6). Há situações no evangelismo em que até podemos sacudir o pó de nossos pés, ocasionando praticamente a condenação dos que resistem ou perseguem. Isto, no entanto, não deve ser aplicado de qualquer forma, mas com muito critérios (Mat. 10:14,15; Luc.9:5; Atos 13:51). Evite saudar com ósculo, pessoas não-membros ou visitantes.

6. Quando devemos usar a paz ou o ósculo santo? Há distinção de sexo?
A paz, sempre. O ósculo é especial e não deve ser usado rotineiramente. Nas despedidas para longas e demoradas viagens; quando reencontramos um irmão ausente por muitos tempo ou ainda no recebimento dos novos batizados e no dia da Ceia do Senhor.
Nota: Irmãos e irmãs podem se saudar, todavia há que se usar de cautela e prudência, pois nem todos, principalmente aqueles cujos cônjuges não são crentes, tem a liberdade de assim saudar, sem que lhes hajam conseqüências (Tiago 2:9; Gál. 3:27,28; Prov. 14:33).
Atualmente o ósculo, não o santo, mas os conhecidos três beijinhos, tem sido muito usados como saudação no mundo e já não representa escândalo.

7. Existem mandamentos para o uso do ósculo e da paz? Temos exemplos?
Saudação com a Paz:
Anjo saúda Gideão – Juízes 6:23
Anjo saúda Daniel – Daniel 10:19
Benjamita saúda um levita. – Juízes 19:20
O Senhor Jesus saúda – Lucas 24:36
O Senhor Jesus saúda – João 20:19,21
De novo, oito dias depois – João 20:26

Saudação com ósculo santo:
Esaú e Jacó – Gên. 33:4
José a seus irmãos – Gên. 45:15
Arão e Moisés – Êxodo 4:27
Noemi e suas noras – Rute 1:9
Jesus a cobrou de Simão – Luc. 7;44,45
Paulo ordenou – Rom. 16:16; I Cor. 16:20; II Cor. 13:12; I Tess. 5:26.
Anciãos e Paulo – Atos 20:37
Pedro recomendou – I Pedro 5:14

http://www.igrejadedeus.info/saudacao-biblica-osculo-e-paz/

Tags: