Pix.: 22992540111 (Qualquer ajuda é bem Vinda. Gratidão)
Inicio | Temas Bíblicos |Leia a Biblia Leia a Bíblia | Post´s em Espanhol |Doações |Contato
Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Elohim verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste. JOÃO 17:3
faceicon
GENESIS

Voltar

Gen 1:1 No principio creou Deus os céus e a terra.
Gen 1:2 E a terra era sem fórma e vasia; e havia trevas sobre a face do abysmo: e o Espirito de Deus se movia sobre a face das aguas.
Gen 1:3 E disse Deus: Haja luz: e houve luz.
Gen 1:4 E viu Deus que era boa a luz: e fez Deus separação entre a luz e as trevas.
Gen 1:5 E Deus chamou á luz Dia; e ás trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.
Gen 1:6 E disse Deus: Haja uma expansão no meio das aguas, e haja separação entre aguas e aguas.
Gen 1:7 E fez Deus a expansão, e fez separação entre as aguas que estavam debaixo da expansão e as aguas que estavam sobre a expansão: e assim foi.
Gen 1:8 E chamou Deus á expansão Céus, e foi a tarde e a manhã o dia segundo.
Gen 1:9 E disse Deus: Ajuntem-se as aguas debaixo dos céus n’um logar; e appareça a porção secca: e assim foi
Gen 1:10 E chamou Deus á porção secca Terra; e ao ajuntamento das aguas chamou Mares: e viu Deus que era bom.
Gen 1:11 Disse Deus: Produza a terra herva verde, herva que dê semente, arvore fructifera que dê fructo segundo a sua especie, cuja semente está n’ella sobre a terra: e assim foi.
Gen 1:12 E a terra produziu herva, herva dando semente conforme a sua especie, e a arvore fructifera, cuja semente está n’ella conforme a sua especie: e viu Deus que era bom.
Gen 1:13 E foi a tarde, e a manhã, o dia terceiro.
Gen 1:14 E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam elles para signaes e para tempos determinados e para dias e annos.
Gen 1:15 E sejam para luminares na expansão dos céus, para allumiar a terra: e assim foi.
Gen 1:16 E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e as estrellas.
Gen 1:17 E Deus os poz na expansão dos céus para allumiar a terra,
Gen 1:18 E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas: e viu Deus que era bom.
Gen 1:19 E foi a tarde, e a manhã, o dia quarto.
Gen 1:20 E disse Deus: Produzam as aguas abundantemente reptis de alma vivente; e vôem as aves sobre a face da expansão dos céus.
Gen 1:21 E Deus creou as grandes balêas, e todo o reptil de alma vivente que as aguas abundantemente produziram conforme as suas especies; e toda a ave de azas conforme a sua especie: e viu Deus que era bom.
Gen 1:22 E Deus as abençoou, dizendo: Fructificae e multiplicae-vos, e enchei as aguas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.
Gen 1:23 E foi a tarde, e a manhã, o dia quinto.
Gen 1:24 E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua especie; gado e reptis, e bestas feras da terra conforme a sua especie: e assim foi.
Gen 1:25 E fez Deus as bestas feras da terra conforme a sua especie, e o gado conforme a sua especie, e todo o reptil da terra conforme a sua especie: e viu Deus que era bom.
Gen 1:26 E disse Deus: Façamos o homem á nossa imagem, conforme á nossa similhança: e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o reptil que se move sobre a terra.
Gen 1:27 E creou Deus o homem á sua imagem: á imagem de Deus o creou: macho e femea os creou.
Gen 1:28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Fructificae e multiplicae-vos, e enchei a terra, e sujeitae-a: e dominae sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
Gen 1:29 E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a herva que dá semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a arvore, em que ha fructo de arvore que dá semente, ser-vos-ha para mantimento.
Gen 1:30 E todo o animal da terra, e toda a ave dos céus, e todo o reptil da terra, em que ha alma vivente; toda a herva verde será para mantimento: e assim foi.
Gen 1:31 E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom: e foi a tarde, e a manhã, o dia sexto.
Gen 2:1 Assim os céus, e a terra e todo o seu exercito foram acabados.
Gen 2:2 E havendo Deus acabado no dia setimo a sua obra, que tinha feito, descançou no setimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.

Gen 2:3 E abençoou Deus o dia setimo, e o sanctificou; porque n’elle descançou de toda a sua obra, que Deus creára e fizera.
Gen 2:4 Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram creados: no dia em que Yahweh Deus fez a terra e os céus:
Gen 2:5 E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a herva do campo que ainda não brotava; porque ainda Yahweh Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra.
Gen 2:6 Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra.
Gen 2:7 E formou Yahweh Deus o homem do pó da terra, e soprou em seus narizes o folego da vida: e o homem foi feito alma vivente.
Gen 2:8 E plantou Yahweh Deus um jardim no Eden, da banda do oriente: e poz ali o homem que tinha formado.
Gen 2:9 E Yahweh Deus fez brotar da terra toda a arvore agradavel á vista, e boa para comida: e a arvore da vida no meio do jardim, e a arvore da sciencia do bem e do mal.
Gen 2:10 E sahia um rio do Eden para regar o jardim; e d’ali se dividia e se tornava em quatro cabeças.
Gen 2:11 O nome do primeiro é Pison: este é o que rodeia toda a terra de Havila, onde ha oiro.
Gen 2:12 E o oiro d’essa terra é bom: ali ha o bdellio, e a pedra sardonica.
Gen 2:13 E o nome do segundo rio é Gihon: este é o que rodeia toda a terra de Cush.
Gen 2:14 E o nome do terceiro rio é Hiddekel: este é o que vae para a banda do oriente da Assyria: e o quarto rio é o Euphrates.
Gen 2:15 E tomou Yahweh Deus o homem, e o poz no jardim do Eden para o lavrar e o guardar.
Gen 2:16 E ordenou Yahweh Deus ao homem, dizendo: De toda a arvore do jardim comerás livremente,
Gen 2:17 Mas da arvore da sciencia do bem e do mal, d’ella não comerás; porque no dia em que d’ella comeres, certamente morrerás.
Gen 2:18 E disse  Deus: Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-hei uma ajudadora que esteja como diante d’elle.
Gen 2:19 Havendo pois Yahweh Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus os trouxe a Adão, para este vêr como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
Gen 2:20 E Adão poz os nomes a todo o gado, e ás aves dos céus, e a toda a besta do campo; mas para o homem não se achava ajudadora que estivesse como diante d’elle.
Gen 2:21 Então Yahweh Deus fez cair um somno pesado sobre Adão, e este adormeceu: e tomou uma das suas costellas, e cerrou a carne em seu logar;
Gen 2:22 E da costella que Yahweh Deus tomou do homem, formou uma mulher: e trouxe-a a Adão.
Gen 2:23 E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne: esta será chamada varôa, porquanto do varão foi tomada.
Gen 2:24 Portanto deixará o varão o seu pae e a sua mãe, e apegar-se-ha á sua mulher, e serão ambos uma carne.
Gen 2:25 E ambos estavam nús, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.
Gen 3:1 Ora a serpente era mais astuta que todas as alimarias do campo que Yahweh Deus tinha feito. E esta disse á mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a arvore do jardim?
Gen 3:2 E disse a mulher á serpente: Do fructo das arvores do jardim comeremos,
Gen 3:3 Mas do fructo da arvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis d’elle, nem n’elle tocareis para que não morraes.
Gen 3:4 Então a serpente disse á mulher: Certamente não morrereis.
Gen 3:5 Porque Deus sabe que no dia em que d’elle comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
Gen 3:6 E viu a mulher que aquella arvore era boa para se comer, e agradavel aos olhos, e arvore desejavel para dar intendimento; tomou do seu fructo, e comeu, e deu tambem a seu marido comsigo, e elle comeu.
Gen 3:7 Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nús; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventaes.
Gen 3:8 E ouviram a voz de Yahweh Deus, que passeava no jardim pela viração do dia: e escondeu-se Adão e sua mulher da presença de Yahweh Deus, entre as arvores do jardim.
Gen 3:9 E chamou Yahweh Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?
Gen 3:10 E elle disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nú, e escondi-me.
Gen 3:11 E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nú? Comeste tu da arvore de que te ordenei que não comesses?
Gen 3:12 Então disse Adão; A mulher que me déste por companheira, ella me deu da arvore, e comi.
Gen 3:13 E disse Yahweh Deus á mulher: Porque fizeste isto? E disse a mulher A serpente me enganou, e eu comi.
Gen 3:14 Então Yahweh Deus disse á serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a besta, e mais que todos os animaes do campo: sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
Gen 3:15 E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente: esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
Gen 3:16 E á mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dôr, e a tua conceição; com dôr parirás filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e elle te dominará.
Gen 3:17 E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos á voz de tua mulher, e comeste da arvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás d’ella: maldita é a terra por causa de ti; com dôr comerás d’ella todos os dias da tua vida.
Gen 3:18 Espinhos, e cardos tambem, te produzirá; e comerás a herva do campo.
Gen 3:19 No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes á terra; porque d’ella foste tomado: porquanto és pó, e em pó te tornarás.
Gen 3:20 E chamou Adão o nome de sua mulher,

 Eva; porquanto ella era a mãe de todos os viventes.
Gen 3:21 E fez Yahweh Deus a Adão e a sua mulher tunicas de pelles, e os vestiu.
Gen 3:22 Então disse Yahweh Deus: Eis que o homem é como um de Nós, sabendo o bem e o mal; ora, pois, para que não estenda a sua mão, e tome tambem da arvore da vida, e coma e viva eternamente:
Gen 3:23 Yahweh Deus, pois, o enviou fóra do jardim do Eden, para lavrar a terra de que fôra tomado.
Gen 3:24 E havendo lançado fóra o homem, poz cherubins ao oriente do jardim do Eden, e uma espada inflammada que andava ao redor, para guardar o caminho da arvore da vida.
Gen 4:1 E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ella concebeu e pariu a Caim, e disse: Alcancei de Yahweh um varão.
Gen 4:2 E pariu mais a seu irmão Abel: e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
Gen 4:3 E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fructo da terra uma offerta a Yahweh.
Gen 4:4 E Abel tambem trouxe dos primogenitos das suas ovelhas, e da sua gordura: e attentou Yahweh para Abel e para a sua offerta,
Gen 4:5 Mas para Caim e para a sua offerta não attentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o seu semblante.
Gen 4:6 E Yahweh disse a Caim: Porque te iraste? E porque descaiu o teu semblante?
Gen 4:7 Se bem fizeres, não haverá acceitação para ti? se não fizeres bem, o peccado jaz á porta, e para ti será o seu desejo, e sobre elle dominarás.
Gen 4:8 E fallou Caim com o seu irmão Abel: e succedeu que, estando elles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.
Gen 4:9 E disse Yahweh a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E elle disse: Não sei: sou eu guardador do meu irmão?
Gen 4:10 E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.
Gen 4:11 E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua bocca para receber o sangue do teu irmão da tua mão.
Gen 4:12 Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força: fugitivo e vagabundo serás na terra.
Gen 4:13 Então disse Caim a Yahweh: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada.
Gen 4:14 Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquelle que me achar, me matará.
Gen 4:15 Yahweh porém disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E poz Yahweh um signal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse.
Gen 4:16 E saiu Caim de diante da face de Yahweh, e habitou na terra de Nod, da banda do oriente do Eden.
Gen 4:17 E conheceu Caim a sua mulher, e ella concebeu, e pariu a Enoch: e elle edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade pelo nome de seu filho Enoch:
Gen 4:18 E a Enoch nasceu Irad, e Irad gerou a Mehujael, e Mehujael gerou a Methusael e Methusael gerou a Lamech.
Gen 4:19 E tomou Lamech para si duas mulheres: o nome d’uma era Ada, e o nome da outra, Zilla.
Gen 4:20 E Ada pariu a Jabal: este foi o pae dos que habitam em tendas, e teem gado.
Gen 4:21 E o nome do seu irmão era Jubal: este foi o pae de todos os que tocam harpa e orgão.
Gen 4:22 E Zilla tambem pariu a Tubalcaim, mestre de toda a obra de cobre e de ferro: e a irmã de Tubalcaim foi Naama.
Gen 4:23 E disse Lamech a suas mulheres: Ada e Zilla, ouvi a minha voz; vós, mulheres de Lamech, escutae o meu dito; porque eu matei um varão por minha ferida, e um mancebo por minha pisadura.
Gen 4:24 Porque sete vezes Caim será castigado; mas Lamech setenta vezes sete.
Gen 4:25 E tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ella pariu um filho, e chamou o seu nome Seth; porque, disse ella, Deus me deu outra semente em logar de Abel; porquanto Caim o matou.
Gen 4:26 E a Seth mesmo tambem nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos: então se começou a invocar o nome de Yahweh.
Gen 5:1 Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus creou o homem, á similhança de Deus o fez
Gen 5:2 Macho e femea os creou; e os abençoou, e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram creados.
Gen 5:3 E Adão viveu cento e trinta annos, e gerou um filho á sua similhança, conforme á sua imagem e chamou o seu nome Seth.
Gen 5:4 E foram os dias de Adão, depois que gerou a Seth, oitocentos annos: e gerou filhos e filhas.
Gen 5:5 E foram todos os dias que Adão viveu, novecentos e trinta annos; e morreu.
Gen 5:6 E viveu Seth cento e cinco annos, e gerou a Enos.
Gen 5:7 E viveu Seth, depois que gerou a Enos, oitocentos e sete annos, e gerou filhos e filhas.
Gen 5:8 E foram todos os dias de Seth novecentos e doze annos; e morreu.
Gen 5:9 E viveu Enos noventa annos; e gerou a Cainan.
Gen 5:10 E viveu Enos, depois que gerou a Cainan, oitocentos e quinze annos; e gerou filhos e filhas.
Gen 5:11 E foram todos os dias de Enos novecentos e cinco annos; e morreu.
Gen 5:12 E viveu Cainan, setenta annos; e gerou a Mahalalel.
Gen 5:13 E viveu Cainan, depois que gerou a Mahalalel, oitocentos e quarenta annos; e gerou filhos e filhas.
Gen 5:14 E foram todos os dias de Cainan novecentos e dez annos; e morreu.
Gen 5:15 E viveu Mahalalel sessenta e cinco annos; e gerou a Jared.
Gen 5:16 E viveu Mahalalel, depois que gerou a Jared, oitocentos e trinta annos; e gerou filhos e filhas.
Gen 5:17 E foram todos os dias de Mahalalel oitocentos e noventa e cinco annos; e morreu.
Gen 5:18 E viveu Jared cento e sessenta e dois annos; e gerou a Enoch.
Gen 5:19 E viveu Jared, depois que gerou a Enoch, oitocentos annos; e gerou filhos e filhas.
Gen 5:20 E foram todos os dias de Jared novecentos e sessenta e dois annos; e morreu.
Gen 5:21 E viveu Enoch sessenta e cinco annos; e gerou a Methusala.
Gen 5:22 E andou Enoch com Deus, depois que gerou a Methusala, trezentos annos; e gerou filhos e filhas.
Gen 5:23 E foram todos os dias de Enoch trezentos e sessenta e cinco annos.
Gen 5:24 E andou Enoch com Deus; e não estava mais; porquanto Deus para si o tomou.
Gen 5:25 E viveu Methusala cento e oitenta e sete annos; e gerou a Lamech.
Gen 5:26 E viveu Methusala, depois que gerou a Lamech, setecentos e oitenta e dois annos; e gerou filhos e filhas.
Gen 5:27 E foram todos os dias de Methusala novecentos e sessenta e nove annos; e morreu.
Gen 5:28 E viveu Lamech cento e oitenta e dois annos; e gerou um filho,
Gen 5:29 E chamou o seu nome Noé, dizendo: Este nos consolará ácerca de nossas obras, e do trabalho de nossas mãos, por causa da terra que Yahweh amaldiçoou.
Gen 5:30 E viveu Lamech, depois que gerou a Noé, quinhentos e noventa e cinco annos; e gerou filhos e filhas.
Gen 5:31 E foram todos os dias de Lamech setecentos e setenta e sete annos; e morreu.
Gen 5:32 E era Noé da edade de quinhentos annos; e gerou Noé a Sem, Cão, e Japhet.
Gen 6:1 E aconteceu que, como os homens se começaram a multiplicar sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas;
Gen 6:2 Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.
Gen 6:3 Então disse Yahweh: Não contenderá o meu Espirito para sempre com o homem; porque elle tambem é carne: porém os seus dias serão cento e vinte annos
Gen 6:4 Havia n’aquelles dias gigantes na terra; e tambem depois, quando os filhos de Deus entraram ás filhas dos homens, e d’ellas geraram filhos: estes eram os valentes que houve na antiguidade, os varões de fama.
Gen 6:5 E viu Yahweh que a maldade do homem se multiplicára sobre a terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
Gen 6:6 Então arrependeu-se Yahweh de haver feito o homem sobre a terra, e pezou-lhe em seu coração.
Gen 6:7 E disse Yahweh: Destruirei o homem que creei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao reptil, e até á ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
Gen 6:8 Noé porém achou graça aos olhos de Yahweh.
Gen 6:9 Estas são as gerações de Noé: Noé era varão justo e recto em suas gerações: Noé andava com Deus
Gen 6:10 E gerou Noé tres filhos: Sem, Cão, e Japhet.
Gen 6:11 A terra porém estava corrompida diante da face de Deus: e encheu-se a terra de violencia.
Gen 6:12 E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.
Gen 6:13 Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violencia; e eis que os desfarei com a terra.
Gen 6:14 Faze para ti uma arca da madeira de Gopher: farás compartimentos na arca, e a betumarás por dentro e por fóra com betume.
Gen 6:15 E d’esta maneira a farás: De trezentos covados o comprimento da arca, e de cincoenta covados a sua largura, e de trinta covados a sua altura.
Gen 6:16 Farás na arca uma janella, e de um covado a acabarás em cima; e a porta da arca porás ao seu lado; far-lhe-has andares baixos, segundos e terceiros.
Gen 6:17 Porque eis que Eu trago um diluvio de aguas sobre a terra, para desfazer toda a carne em que ha espirito de vida debaixo dos céus: tudo o que ha na terra expirará.
Gen 6:18 Mas comtigo estabelecerei o meu pacto; e entrarás na arca tu e os teus filhos, e a tua mulher, e as mulheres de teus filhos comtigo.
Gen 6:19 E de tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada especie, metterás na arca, para os conservar vivos comtigo; macho e femea serão.
Gen 6:20 Das aves conforme a sua especie, e das bestas conforme a sua especie, de todo o reptil da terra conforme a sua especie, dois de cada especie virão a ti, para os conservar em vida.
Gen 6:21 E tu toma para ti de toda a comida que se come, e ajunta-a para ti; e te será para mantimento para ti e para elles.
Gen 6:22 Assim fez Noé: conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.


Gen 7:1 Depois disse Yahweh a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca: porque te hei visto justo diante de mim n’esta geração.
Gen 7:2 De todo o animal limpo tomarás para ti sete e sete, macho e sua femea; mas dos animaes que não são limpos, dois, o macho e sua femea.
Gen 7:3 Tambem das aves dos céus sete e sete, macho e femea, para conservar em vida a semente sobre a face de toda a terra.
Gen 7:4 Porque, passados ainda sete dias, farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites; e desfarei de sobre a face da terra toda a substancia que fiz.
Gen 7:5 E fez Noé conforme a tudo o que Yahweh lhe ordenára.
Gen 7:6 E era Noé da edade de seiscentos annos, quando o diluvio das aguas veiu sobre a terra.
Gen 7:7 E entrou Noé, e seus filhos, e sua mulher, e as mulheres de seus filhos com elle na arca, por causa das aguas do diluvio.
Gen 7:8 Dos animaes limpos, e dos animaes que não são limpos, e das aves, e de todo o reptil sobre a terra,
Gen 7:9 Entraram de dois em dois a Noé na arca, macho e femea, como Deus ordenára a Noé.
Gen 7:10 E aconteceu que, passados sete dias, vieram sobre a terra as aguas do diluvio.
Gen 7:11 No anno seiscentos da vida de Noé, no mez segundo, aos dezesete dias do mez, n’aquelle mesmo dia se romperam todas as fontes do grande abysmo, e as janellas dos céus se abriram,
Gen 7:12 E houve chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites.
Gen 7:13 E no mesmo dia entrou Noé, e Sem, e Cão, e Japhet, os filhos de Noé, como tambem a mulher de Noé, e as tres mulheres de seus filhos com elle na arca.
Gen 7:14 Elles, e todo o animal conforme a sua especie, e todo o gado conforme a sua especie, e todo o reptil que se roja sobre a terra conforme a sua especie, e toda a ave conforme a sua especie, todo o passaro de toda a qualida

Gen7:15 E de toda a carne, em que havia espirito de vida, entraram de dois em dois a Noé na arca.
Gen 7:16 E os que entraram, macho e femea de toda a carne entraram, como Deus lhe tinha ordenado: e Yahweh o fechou por fóra.
Gen 7:17 E esteve o diluvio quarenta dias sobre a terra, e cresceram as aguas, e levantaram a arca, e ella se elevou sobre a terra.
Gen 7:18 E prevaleceram as aguas, e cresceram grandemente sobre a terra; e a arca andava sobre as aguas.
Gen 7:19 E as aguas prevaleceram excessivamente sobre a terra; e todos os altos montes, que havia debaixo de todo o céu, foram cobertos.
Gen 7:20 Quinze covados acima prevaleceram as aguas; e os montes foram cobertos.
Gen 7:21 E expirou toda a carne que se movia sobre a terra, tanto de ave como de gado e de feras, e de todo o reptil que se roja sobre a terra, e todo o homem.
Gen 7:22 Tudo o que tinha folego de espirito de vida em seus narizes, tudo o que havia no secco, morreu.
Gen 7:23 Assim foi desfeita toda a substancia que havia sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao reptil, e até á ave dos céus; e foram extinctos da terra: e ficou somente Noé, e os que com elle estavam na arca.
Gen 7:24 E prevaleceram as aguas sobre a terra cento e cincoenta dias.

Gen 8:1 E lembrou-se Deus de Noé, e de toda a besta, e de todo o animal, e de toda a rez que com elle estava na arca: e Deus fez passar um vento sobre a terra, e aquietaram-se as aguas.
Gen 8:2 Cerraram-se tambem as fontes do abysmo, e as janellas dos céus, e a chuva dos céus deteve-se.
Gen 8:3 E as aguas tornaram de sobre a terra continuamente, e ao cabo de cento e cincoenta dias as aguas minguaram.
Gen 8:4 E a arca repousou, no setimo mez, no dia dezesete do mez, sobre os montes de Ararat.
Gen 8:5 E foram as aguas indo e minguando até ao decimo mez: no decimo mez, no primeiro dia do mez, appareceram os cumes dos montes.
Gen 8:6 E aconteceu que, ao cabo de quarenta dias, abriu Noé a janella da arca que tinha feito.
Gen 8:7 E soltou um corvo, que saiu, indo e voltando, até que as aguas se seccaram de sobre a terra.
Gen 8:8 Depois soltou uma pomba, a vêrse as aguas tinham minguado de sobre a face da terra.
Gen 8:9 A pomba porém não achou repouso para a planta do seu pé, e voltou a elle para a arca; porque as aguas estavam sobre a face de toda a terra: e elle estendeu a sua mão, e tomou-a, e metteu-a comsigo na arca.
Gen 8:10 E esperou ainda outros sete dias, e tornou a enviar a pomba fóra da arca.
Gen 8:11 E a pomba voltou a elle sobre a tarde; e eis, arrancada, uma folha de oliveira no seu bico: e conheceu Noé que as aguas tinham minguado sobre a terra.
Gen 8:12 Então esperou ainda outros sete dias; e enviou fóra a pomba, mas não tornou mais a elle.
Gen 8:13 E aconteceu que no anno seiscentos e um, no mez primeiro, no primeiro dia do mez, as aguas se seccaram de sobre a terra: então Noé tirou a cobertura da arca, e olhou, e eis que a face da terra estava enxuta.
Gen 8:14 E no segundo mez, aos vinte e sete dias do mez, a terra estava secca.
Gen 8:15 Então fallou Deus a Noé, dizendo:
Gen 8:16 Sae da arca, tu, e tua mulher, e teus filhos, e as mulheres de teus filhos comtigo.
Gen 8:17 Todo o animal que está comtigo, de toda a carne, de ave, e de gado, e de todo o reptil que se roja sobre a terra traze fóra comtigo; e povôem abundantemente a terra, e fructifiquem, e se multipliquem sobre a terra.
Gen 8:18 Então saiu Noé, e seus filhos, e sua mulher, e as mulheres de seus filhos com elle,
Gen 8:19 Todo o animal, todo o reptil, e toda a ave, e tudo o que se move sobre a terra, conforme as suas familias, saiu para fóra da arca.
Gen 8:20 E edificou Noé um altar ao Senhor; e tomou de todo o animal limpo, e de toda a ave limpa, e offereceu holocaustos sobre o altar.
Gen 8:21 E Yahweh cheirou o suave cheiro, e disse Yahweh em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz.
Gen 8:22 Emquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão.
Gen 9:1 E abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Fructificae e multiplicae-vos, e enchei a terra.
Gen 9:2 E será o vosso temor e o vosso pavor sobre todo o animal da terra, e sobre toda a ave dos céus: tudo o que se move sobre a terra, e todos os peixes do mar, na vossa mão são entregues.
Gen 9:3 Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento: tudo vos tenho dado como herva verde.
Gen 9:4 A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis.
Gen 9:5 E certamente requererei o vosso sangue, o sangue das vossas vidas; da mão de todo o animal o requererei: como tambem da mão do homem, e da mão do irmão de cada um requererei a vida do homem.
Gen 9:6 Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado: porque Deus fez o homem conforme á sua imagem.
Gen 9:7 Mas vós fructificae e multiplicae-vos: povoae abundantemente a terra, e multiplicae-vos n’ella.
Gen 9:8 E fallou Deus a Noé, e a seus filhos com elle, dizendo:
Gen 9:9 E eu, eis que estabeleço o meu concerto comvosco e com a vossa semente depois de vós,
Gen 9:10 E com toda a alma vivente, que comvosco está, de aves, de rezes, e de todo o animal da terra comvosco: desde todos que sairam da arca, até todo o animal da terra.
Gen 9:11 E eu comvosco estabeleço o meu concerto, que não será mais destruida toda a carne pelas aguas do diluvio: e que não haverá mais diluvio, para destruir a terra.
Gen 9:12 E disse Deus: Este é o signal do concerto que ponho entre mim e vós, e entre toda a alma vivente, que está comvosco, por gerações eternas.
Gen 9:13 O meu arco tenho posto na nuvem: este será por signal do concerto entre mim e a terra.
Gen 9:14 E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, apparecerá o arco nas nuvens:
Gen 9:15 Então me lembrarei do meu concerto, que está entre mim e vós, e entre toda a alma vivente de toda a carne: e as aguas não se tornarão mais em diluvio, para destruir toda a carne.
Gen 9:16 E estará o arco nas nuvens, e eu o verei, para me lembrar do concerto eterno entre Deus e toda a alma vivente de toda a carne, que está sobre a terra.
Gen 9:17 E disse Deus a Noé: Este é o signal do concerto que tenho estabelecido entre mim e entre toda a carne, que está sobre a terra.
Gen 9:18 E os filhos de Noé, que da arca sairam, foram Sem, e Cão, e Japhet; e Cão, é o pae de Canaan.
Gen 9:19 Estes tres foram os filhos de Noé; e d’estes se povoou toda a terra.
Gen 9:20 E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha:
Gen 9:21 E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda.
Gen 9:22 E viu Cão, o pae de Canaan, a nudez do seu pae, e fel-o saber a ambos seus irmãos fóra.
Gen 9:23 Então tomaram Sem e Japhet uma capa, e puzeram-n’a sobre ambos os seus hombros, e indo virados para traz, cubriram a nudez do seu pae, e os seus rostos eram virados, de maneira que não viram a nudez do seu pae.
Gen 9:24 E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera.
Gen 9:25 E disse: Maldito seja Canaan: servo dos servos seja aos seus irmãos.
Gen 9:26 E disse: Bemdito seja Yahweh Deus de Sem: e seja-lhe Canaan por servo.
Gen 9:27 Alargue Deus a Japhet, e habite nas tendas de Sem: e seja-lhe Canaan por servo.
Gen 9:28 E viveu Noé, depois do diluvio, trezentos e cincoenta annos.
Gen 9:29 E foram todos os dias de Noé novecentos e cincoenta annos, e morreu.

Gen 10:1 Estas pois são as gerações dos filhos de Noé. Sem, Cão, e Japhet; e nasceram-lhe filhos depois do diluvio.
Gen 10:2 Os filhos de Japhet, são: Gomer e Magog, e Madai, e Javan, e Tubal, e Mesech, e Tiras.
Gen 10:3 E os filhos de Gomer, são: Asquenaz, e Riphath, e Togarmah.
Gen 10:4

 E os filhos de Javan, são: Elishah e Tarshish, Kittim, e Dodanim.
Gen 10:5 Por estes foram repartidas as ilhas das nações nas suas terras, cada qual segundo a sua lingua, segundo as suas familias, entre as suas nações.
Gen 10:6 E os filhos de Cão, são: Cush, e Mizraim, e Put, e Canaan.
Gen 10:7 E os filhos de Cush, são: Seba, e Havilah, e Sabtah, e Raamah, e Sabteca: e os filhos de Raamah são, Scheba e Dedan.
Gen 10:8 E Cush gerou a Nimrod: este começou a ser poderoso na terra.
Gen 10:9 E este foi poderoso caçador diante da face de Yahweh: pelo que se diz: Como Nimrod, poderoso caçador diante de Yahweh.
Gen 10:10 E o principio do seu reino foi Babel, e Erech, e Accad, e Calneh, na terra de Shinar.
Gen 10:11 D’esta mesma terra saiu á Assyria e edificou a Ninive, e Rehoboth-Ir e Calah,
Gen 10:12 E Resen, entre Niniveh e Calah (esta é a grande cidade).
Gen 10:13 E Mizraim gerou a Ludim, e a Anamim, e a Leabim, e a Naphtuhim,
Gen 10:14 E a Pathrusim, e a Caslushim, (d’onde sairam os philisteus) e a Caphtorim.
Gen 10:15 E Canaan gerou a Sidon, seu primogenito, e a Heth;
Gen 10:16 E ao Jebuseu, e Amorrheu, e Girgaseu,
Gen 10:17 E ao Heveu, e ao Arkeu, e ao Sineu,
Gen 10:18 E ao Arvadeu, e ao Zemareu, e ao Hamatheu, e depois se espalharam as familias dos cananeus.
Gen 10:19 E foi o termo dos cananeus desde Sidon, indo para Gerar, até Gaza; indo para Sodoma, e Gomorrah, e Adamah e Zeboiim, até Lasha.
Gen 10:20 Estes são os filhos de Cão segundo as suas familias, segundo as suas linguas, em suas terras, em suas nações.
Gen 10:21 E a Sem nasceram filhos, e elle é o pae de todos os filhos de Eber, o irmão mais velho de Japhet.
Gen 10:22 Os filhos de Sem, são: Elam, e Assur, e Arpachshad, e Lud.
Gen 10:23 E os filhos de Aram são: Uz, e Hul, e Gether, e Mash.
Gen 10:24 E Arpachshad gerou a Shelah: e Shelah gerou a Eber.
Gen 10:25 E a Eber nasceram dois filhos: o nome d’um foi Peleg, porquanto em seus dias se repartiu a terra, e o nome do seu irmão foi Joktan.
Gen 10:26 E Joktan gerou a Almodad, e a Sheleph, e a Hazarmaveth, e a Jerah;
Gen 10:27 E a Hadoran, e a Uzal, e a Diclah;
Gen 10:28 E a Obal, e a Abimael, e a Sheba;
Gen 10:29 E a Ophir, e a Havila e a Jobab: todos estes foram filhos de Joktan.
Gen 10:30 E foi a sua habitação desde Mesha, indo para Sephar, montanha do Oriente.
Gen 10:31 Estes são os filhos de Sem segundo as suas familias, segundo as suas linguas, nas suas terras, segundo as suas nações.
Gen 10:32 Estas são as familias dos filhos de Noé segundo as suas gerações, nas suas nações: e d’estes foram divididas as nações na terra depois do diluvio

Gen 11:1 E era toda a terra d’uma mesma lingua, e d’uma mesma falla.
Gen 11:2 E aconteceu que, partindo elles do Oriente, acharam um valle na terra de Shinar; e habitaram ali.
Gen 11:3 E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos, e queimemol-os bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal.
Gen 11:4 E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.
Gen 11:5 Então desceu Yahweh para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam;
Gen 11:6 E disse. Eis que o povo é um, e todos teem uma mesma lingua; e isto é o que começam a fazer: e agora, não haverá restricção para tudo o que elles intentarem fazer?
Gen 11:7 Eia, desçamos, e confundamos ali a sua lingua, para que não intenda um a lingua do outro.
Gen 11:8 Assim Yahweh os espalhou d’ali sobre a face de toda a terra: e cessaram de edificar a cidade.
Gen 11:9 Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu Yahweh a lingua de toda a terra, e d’ali os espalhou Yahweh sobre a face de toda a terra.
Gen 11:10 Estas são as gerações de Sem: Sem era da edade de cem annos, e gerou a Arpachshad, dois annos depois do diluvio.
Gen 11:11 E viveu Sem, depois que gerou a Arpachshad, quinhentos annos; e gerou filhos e filhas.
Gen 11:12 E viveu Arpachshad trinta e cinco annos, e gerou a Selah.
Gen 11:13 E viveu Arpachshad depois que gerou a Selah, quatrocentos e tres annos; e gerou filhos e filhas.
Gen 11:14 E viveu Selah, trinta annos, e gerou a Eber:
Gen 11:15 E viveu Selah, depois que gerou a Eber, quatrocentos e tres annos, e gerou filhos e filhas.
Gen 11:16 E viveu Eber trinta e quatro annos e gerou a Peleg:
Gen 11:17 E viveu Eber, depois que gerou a Peleg, quatrocentos e trinta annos, e gerou filhos e filhas.
Gen 11:18 E viveu Peleg trinta annos, e gerou a Rehu:
Gen 11:19 E viveu Peleg, depois que gerou a Rehu, duzentos e nove annos, e gerou filhos e filhas.
Gen 11:20 E viveu Rehu, trinta e dois annos, e gerou a Serug:
Gen 11:21 E viveu Rehu, depois que gerou a Serug, duzentos e sete annos e gerou filhos e filhas.
Gen 11:22 E viveu Serug trinta annos, e gerou a Nahor:
Gen 11:23 E viveu Serug, depois que gerou a Nahor, duzentos annos, e gerou filhos e filhas.
Gen 11:24 E viveu Nahor vinte e nove annos, e gerou a Terah:
Gen 11:25 E viveu Nahor, depois que gerou a Terah, cento e dezenove annos, e gerou filhos e filhas.
Gen 11:26 E viveu Terah, setenta annos, e gerou a Abrão, a Nahor, e a Haran.
Gen 11:27 E estas são as gerações de Terah: Terah gerou a Abrão, a Nahor, e a Haran: e Haran gerou a Lot
Gen 11:28 E morreu Haran estando seu pae Terah, ainda vivo, na terra do seu nascimento, em Ur dos Chaldeus.
Gen 11:29 E tomaram Abrão e Nahor mulheres para si: o nome da mulher de Abrão era Sarai, e o nome da mulher de Nahor era Milcah, filha de Haran, pae de Milcah, e pae de Iscah.
Gen 11:30 E Sarai foi esteril, e não tinha filhos.
Gen 11:31 E tomou Terah a Abrão seu filho, e a Lot filho de Haran, filho de seu filho, e a Sarai sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com elles de Ur dos Chaldeus, para ir á terra de Canaan; e vieram até Haran, e habitaram ali
Gen 11:32 E foram os dias de Terah duzentos e cinco annos: e morreu Terah em Haran.

Gen 12:1 Ora Yahweh disse a Abrão: Sae-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pae, para a terra que eu te mostrarei.
Gen 12:2 E far-te-hei uma grande nação, e abençoar-te-hei, e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma benção.
Gen 12:3 E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão bemditas todas as familias da terra.
Gen 12:4 Assim partiu Abrão, como Yahweh lhe tinha dito, e foi Lot com elle: e era Abrão de edade de setenta e cinco annos, quando saiu de Haran.
Gen 12:5 E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Lot, filho de seu irmão, e toda a sua fazenda, que haviam adquirido, e as almas que lhe accresceram em Haran: e sairam para irem á terra de Canaan; e vieram á terra de Canaan.
Gen 12:6 E passou Abrão por aquella terra até ao logar de Sichem, até ao carvalho de Moreh; e estavam então os Cananeos na terra.
Gen 12:7 E appareceu Yahweh a Abrão, e disse: Á tua semente darei esta terra. E edificou ali um altar a Yahweh, que lhe apparecêra.
Gen 12:8 E moveu-se d’ali para a montanha á banda do Oriente de Bethel, e armou a sua tenda, tendo Bethel ao Occidente, e Ai ao Oriente; e edificou ali um altar a Yahweh, e invocou o nome de Yahweh.
Gen 12:9 Depois caminhou Abrão d’ali, seguindo ainda para a banda do Sul.
Gen 12:10 E havia fome n’aquella terra: e desceu Abrão ao Egypto, para peregrinar ali, porquanto a fome era grande na terra.
Gen 12:11 E aconteceu que, chegando elle para entrar no Egypto, disse a Sarai, sua mulher: Ora bem sei que és mulher formosa á vista;
Gen 12:12 E será que, quando os Egypcios te virem, dirão: Esta é sua mulher. E matar-me-hão a mim, e a ti te guardarão em vida
Gen 12:13 Dize, peço-te, que és minha irmã, para que me vá bem por tua causa, e que viva a minha alma por amor de ti.
Gen 12:14 E aconteceu que, entrando Abrão no Egypto, viram os Egypcios a mulher, que era mui formosa.
Gen 12:15 E viram-n’a os principes do Pharaó, e gabaram-n’a diante do Pharaó: e foi a mulher tomada para casa do Pharaó.
Gen 12:16 E fez bem a Abrão por amor d’ella; e elle teve ovelhas, e vaccas, e jumentos, e servos e servas, e jumentas, e camelos.
Gen 12:17 Feriu, porém, Yahweh o Pharaó com grandes pragas, e a sua casa, por causa de Sarai, mulher de Abrão.
Gen 12:18 Então chamou o Pharaó a Abrão, e disse: Que é isto que me fizeste? porque não me disseste que ella era tua mulher?
Gen 12:19 Porque disseste: É minha irmã? de maneira que a houvera tomado por minha mulher: agora, pois, eis aqui tua mulher; toma-a e vae-te.
Gen 12:20 E o Pharaó, deu ordens aos seus varões a seu respeito, e acompanharam-n’o a elle, e a sua mulher, e a tudo o que tinha.
Gen 13:1 Subiu, pois, Abrão do Egypto para a banda do Sul, elle e sua mulher, e tudo o que tinha, e com elle Lot.
Gen 13:2 E ia Abrão muito rico em gado, em prata, e em oiro.

Gen 13:3 E fez as suas jornadas do Sul até Beth-el, até ao logar onde ao principio estivera a sua tenda, entre Beth-el e Ai;
Gen 13:4 Até ao logar do altar que d’antes ali tinha feito; e Abrão invocou ali o nome de Yahweh.
Gen 13:5 E tambem Lot, que ia com Abrão, tinha rebanhos, e vaccas, e tendas.
Gen 13:6 E não tinha capacidade a terra para poderem habitar juntos; porque a sua fazenda era muita; de maneira que não podiam habitar juntos.
Gen 13:7 E houve contenda entre os pastores do gado de Abrão, e os pastores do gado de Lot: e os Cananeus e os Perizeus habitavam então na terra.
Gen 13:8 E disse Abrão a Lot: Ora não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque irmãos varões somos.
Gen 13:9 Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei

 para a esquerda.
Gen 13:10 E levantou Lot os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes de Yahweh ter destruido Sodoma e Gomorrha, e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egypto, quando se entra em Zoar.
Gen 13:11 Então Lot escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Lot para o Oriente, e apartaram-se um do outro.
Gen 13:12 Habitou Abrão na terra de Canaan, e Lot habitou nas cidades da campina, e armou as suas tendas até Sodoma.
Gen 13:13 Ora eram maus os varões de Sodoma, e grandes peccadores contra Yahweh.
Gen 13:14 E disse Yahweh a Abrão, depois que Lot se apartou d’elle: Levanta agora os teus olhos, e olha desde o logar onde estás, para a banda do Norte, e do Sul, e do Oriente, e do Occidente;
Gen 13:15 Porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e á tua semente, para sempre.
Gen 13:16 E farei a tua semente como o pó da terra; de maneira que se alguem podér contar o pó da terra, tambem a tua semente será contada.
Gen 13:17 Levanta-te, percorre essa terra, no seu comprimento e na sua largura; porque a ti a darei.
Gen 13:18 E Abrão armou as suas tendas, e veiu, e habitou nos carvalhaes de Mamre, que estão junto a Hebron; e edificou ali um altar a Yahweh.

Gen 14:1 E aconteceu nos dias de Amraphel, rei de Shinar, Arioch, rei de Ellasar, Chedorlaomer, rei de Elam, e Tidal, rei de Goiim,
Gen 14:2 Que estes fizeram guerra a Bera, rei de Sodoma, a Birsha, rei de Gomorrah, a Shinab, rei de Admah, e a Shemeber, rei de Zeboiim, e ao rei de Bela (esta é Zoar).
Gen 14:3 Todos estes se ajuntaram no valle de Siddim (que é o mar de sal).
Gen 14:4 Doze annos haviam servido a Chedorlaomer, mas ao decimo terceiro anno rebelaram-se.
Gen 14:5 E ao decimo quarto anno veiu Chedorlaomer, e os reis que estavam com elle, e feriram aos Rephains em Ashteroth-karnaim, e aos Zuzins em Ham, e aos Emins em Shave-kiriathaim,
Gen 14:6 E aos Horeos no seu monte Seir, até á campina de Paran, que está junto ao deserto.
Gen 14:7 Lepois tornaram e vieram a Enmispat (que é Cades), e feriram toda a terra dos Amalekitas, e tambem os Amoreos, que habitavam em Hazazon-tamar.
Gen 14:8 Então saiu o rei de Sodoma, e o rei de Gomorrah, e o rei de Admah, e o rei de Zeboiim, e o rei de Bela (esta é Zoar), e ordenaram batalha contra elles no valle de Siddim,
Gen 14:9 Contra Chedorlaomer, rei de Elam, e Tidal, rei de Goiim, e Amraphel, rei de Shinar, e Arioch, rei de Ellasar; quatro reis contra cinco.
Gen 14:10 E o valle de Siddim estava cheio de poços de betume: e fugiram os reis de Sodoma, e de Gomorrah, e cairam ali; e os restantes fugiram para um monte.
Gen 14:11 E tomaram toda a fazenda de Sodoma, e de Gomorrah, e todo o seu mantimento, e foram-se.
Gen 14:12 Tambem tomaram a Lot, que habitava em Sodoma, filho do irmão de Abrão, e a sua fazenda, e foram-se.
Gen 14:13 Então veiu um que escapára, e o contou a Abrão, o Hebreu: elle habitava junto dos carvalhaes de Mamre, o Amoreo, irmão de Eshcol, e irmão de Aner; elles eram confederados de Abrão.
Gen 14:14 Ouvindo pois Abrão que o seu irmão estava preso, armou os seus creados, nascidos em sua casa, trezentos e dezoito, e os perseguiu até Dan.
Gen 14:15 E dividiu-se contra elles de noite, elle e os seus creados, e os feriu, e os perseguiu até Hobah, que fica á esquerda de Damasco.
Gen 14:16 E tornou a trazer toda a fazenda, e tornou a trazer tambem a Lot, seu irmão, e a sua fazenda, e tambem as mulheres, e o povo.
Gen 14:17 E o rei de Sodoma saiu-lhe ao encontro (depois que voltou de ferir a Chedorlaomer e aos reis que estavam com elle) até ao valle de Schave, que é o valle do rei.
Gen 14:18 E Melchizedec, rei de Salem, trouxe pão e vinho: e era este sacerdote do Deus altissimo.
Gen 14:19 E abençoou-o, e disse: Bemdito seja Abrão de Deus altissimo, o Possuidor dos céus e da terra;
Gen 14:20 E bemdito seja o Deus altissimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E deu-lhe o dizimo de tudo.
Gen 14:21 E o rei de Sodoma disse a Abrão: Dá-me a mim as almas, e a fazenda toma para ti.
Gen 14:22 Abrão, porém, disse ao rei de Sodoma: Levantei minha mão a Yahweh, o Deus altissimo, o Possuidor dos céus e da terra,
Gen 14:23 Que desde um fio até á correia de um sapato, não tomarei coisa alguma de tudo o que é teu: para que não digas: Eu enriqueci a Abrão;
Gen 14:24 Salvo tão sómente o que os mancebos comeram, e a parte que toca aos varões que commigo foram, Aner, Escol, e Mamre; estes que tomem a sua parte.

Gen 15:1 Depois d’estas coisas veiu a palavra de Yahweh a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandissimo galardão.
Gen 15:2 Então disse Abrão: Senhor Yahweh, que me has de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Elieser?
Gen 15:3 Disse mais Abrão: Eis que me não tens dado semente, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro.
Gen 15:4 E eis que veiu a palavra de Yahweh a elle, dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquelle que de tuas entranhas sair, este será o teu herdeiro.
Gen 15:5 Então o levou fóra, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrellas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua semente.
Gen 15:6 E creu elle em Yahweh, e imputou-lhe isto por justiça.
Gen 15:7 Disse-lhe mais: Eu sou Yahweh, que te tirei de Ur dos Chaldeus, para dar-te a ti esta terra, para herdal-a.
Gen 15:8 E disse elle: Senhor Yahweh, como saberei que hei-de herdal-a?
Gen 15:9 E disse-lhe: Toma-me uma bezerra de tres annos, e uma cabra de tres annos, e um carneiro de tres annos, uma rola, e um pombinho.
Gen 15:10 E trouxe-lhe todos estes, e partiu-os pelo meio, e poz cada parte d’elles em frente da outra; mas as aves não partiu.
Gen 15:11 E as aves desciam sobre os cadaveres; Abrão, porém, as enxotava.
Gen 15:12 E pondo-se o sol, um profundo somno caiu sobre Abrão; e eis que grande espanto e grande escuridão caiu sobre elle.
Gen 15:13 Então disse a Abrão: Saibas, de certo, que peregrina será a tua semente em terra que não é sua, e servil-os-hão; e affligil-os-hão quatrocentos annos;
Gen 15:14 Mas tambem eu julgarei a gente, a qual servirão, e depois sairão com grande fazenda.
Gen 15:15 E tu irás a teus paes em paz: em boa velhice serás sepultado.
Gen 15:16 E a quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos Amoreos não está ainda cheia.
Gen 15:17 E succedeu que, posto o sol, houve escuridão: e eis um forno de fumo, e uma tocha de fogo, que passou por aquellas metades.
Gen 15:18 N’aquelle mesmo dia fez Yahweh um concerto com Abrão, dizendo: Á tua semente tenho dado esta terra, desde o rio Egypto até ao grande rio Euphrates;
Gen 15:19 E o Keneo, e o Kenezeo, e o Kadmoneo,
Gen 15:20 E o Hetheo, e o Pereseo, e os Rephains,
Gen 15:21 E o Amoreo, e o Cananeo, e o Girgaseo, e o Jebuseo.

Gen 16:1 Ora Sarai, mulher d’Abrão, não lhe paria, e elle tinha uma serva Egypcia, cujo nome era Hagar.
Gen 16:2 E disse Sarai a Abrão: Eis que Yahweh me tem impedido de parir; entra pois á minha serva; porventura terei filhos d’ella. E ouviu Abrão a voz de Sarai.
Gen 16:3 Assim tomou Sarai, mulher de Abrão, a Hagar Egypcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão seu marido, ao fim de dez annos que Abrão habitara na terra de Canaan.
Gen 16:4 E elle entrou a Hagar, e ella concebeu; e vendo ella que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos.
Gen 16:5 Então disse Sarai a Abrão: Meu aggravo seja sobre ti: minha serva puz eu em teu regaço; vendo ella agora que concebeu, sou menosprezada aos seus olhos: o Senhor julgue entre mim e ti
Gen 16:6 E disse Abrão a Sarai: Eis que tua serva está na tua mão, faze-lhe o que bom é aos teus olhos. E affligiu-a Sarai, e ella fugiu de sua face.
Gen 16:7 E o anjo de Yahweh a achou junto a uma fonte d’agua no deserto, junto á fonte no caminho de Sur.
Gen 16:8 E disse: Hagar, serva de Sarai, d’onde vens, e para onde vaes? E ella disse: Venho fugida da face de Sarai minha senhora.
Gen 16:9 Então lhe disse o anjo de Yahweh: Torna-te para tua senhora, e humilha-te debaixo de suas mãos.
Gen 16:10 Disse-lhe mais o anjo de Yahweh: Multiplicarei sobremaneira a tua semente, que não será contada, por numerosa que será.
Gen 16:11 Disse-lhe tambem o anjo de Yahweh: Eis que concebeste, e parirás um filho, e chamarás o seu nome Ishmael; porquanto Yahweh ouviu a tua afflicção.
Gen 16:12 E elle será homem feroz, e a sua mão será contra todos, e a mão de todos contra elle: e habitará diante da face de todos os seus irmãos.
Gen 16:13 E ella chamou o nome de Yahweh, que com ella fallava: Tu és Deus da vista, porque disse: Não olhei eu tambem para aquelle que me vê?
Gen 16:14 Por isso se chama aquelle poço de Lachai-roi; eis que está entre Kades e Bered.
Gen 16:15 E Hagar pariu um filho a Abrão; e Abrão chamou o nome do seu filho que Hagar parira, Ishmael.
Gen 16:16 E era Abrão da edade de oitenta e seis annos, quando Hagar pariu Ishmael a Abrão.

Gen 17:1 Sendo pois Abrão da edade de noventa e nove annos, appareceu Yahweh a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-poderoso, anda em minha presença e sê perfeito:
Gen 17:2 E porei o meu concerto entre mim e ti, e te multiplicarei grandissimamente.
Gen 17:3 Então caiu Abrão sobre o seu rosto, e fallou Deus com elle, dizendo:
Gen 17:4 Quanto a mim, eis o meu concerto, comtigo é e serás o pae de uma multidão de nações;
Gen 17:5 E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abrahão será o teu nome; porque por pae da multidão de nações te tenho posto:
Gen 17:6 E te farei fructificar grandissimamente, e de ti farei nações, e reis sairão de ti
Gen 17:7 E estabelecerei o meu concerto entre mim e ti e a tua semente depois de ti em suas gerações, por concerto perpetuo,

 para te ser a ti por Deus, e á tua semente depois de ti
Gen 17:8 E te darei a ti, e á tua semente depois de ti, a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaan em perpetua possessão, e ser-lhes-hei Deus.
Gen 17:9 Disse mais Deus a Abrahão: Tu, porém, guardarás o meu concerto, tu, e a tua semente depois de ti, nas suas gerações.
Gen 17:10 Este é o meu concerto, que guardareis entre mim e vós, e a tua semente depois de ti: Que todo o macho vos será circumcidado.
Gen 17:11 E circumcidareis a carne do vosso prepucio; e isto será por signal do concerto entre mim e vós.
Gen 17:12 O filho de oito dias, pois, vos será circumcidado, todo o macho nas vossas gerações: o nascido na casa, e o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não fôr da tua semente.
Gen 17:13 Com effeito será circumcidado o nascido em tua casa, e o comprado por teu dinheiro: e estará o meu concerto na vossa carne por concerto perpetuo.
Gen 17:14 E o macho com prepucio, cuja carne do prepucio não estiver circumcidada, aquella alma será extirpada dos seus povos; quebrantou o meu concerto.
Gen 17:15 Disse Deus mais a Abrahão: A Sarai tua mulher não chamarás mais pelo nome de Sarai, mas Sarah será o seu nome,
Gen 17:16 Porque eu a hei de abençoar, e te hei de dar a ti d’ella um filho; e a abençoarei, e será mãe das nações; reis de povos sairão d’ella
Gen 17:17 Então caiu Abrahão sobre o seu rosto, e riu-se, e disse no seu coração: A um homem de cem annos ha de nascer um filho? e parirá Sarah da edade de noventa annos?
Gen 17:18 E disse Abrahão a Deus: Oxalá que viva Ishmael diante de teu rosto!
Gen 17:19 E disse Deus: Na verdade, Sarah tua mulher te parirá um filho, e chamarás o seu nome Isaac, e com elle estabelecerei o meu concerto, por concerto perpetuo para a sua semente depois d’elle.
Gen 17:20 E emquanto a Ishmael, tambem te tenho ouvido: eis aqui o tenho abençoado, e fal-o-hei fructificar, e fal-o-hei multiplicar grandissimamente: doze principes gerará, e d’elle farei uma grande nação.
Gen 17:21 O meu concerto, porém, estabelecerei com Isaac, o qual Sarah te parirá n’este tempo determinado, no anno seguinte.
Gen 17:22 E acabou de fallar com elle, e saiu Deus de Abrahão.
Gen 17:23 Então tomou Abrahão a seu filho Ishmael, e a todos os nascidos na sua casa, e a todos os comprados por seu dinheiro, todo o macho entre os homens da casa de Abrahão; e circumcidou a carne do seu prepucio, n’aquelle mesmo dia, como Deus fallára com elle.
Gen 17:24 E era Abrahão da edade de noventa e nove annos, quando lhe foi circumcidada a carne do seu prepucio.
Gen 17:25 E Ishmael, seu filho, era da edade de treze annos, quando lhe foi circumcidada a carne do seu prepucio.
Gen 17:26 N’este mesmo dia foi circumcidado Abrahão e Ishmael seu filho,
Gen 17:27 E todos os homens da sua casa, o nascido em casa, e o comprado por dinheiro do estrangeiro, foram circumcidados com elle.

Gen 18:1 Depois appareceu-lhe Yahweh nos carvalhaes de Mamre, estando elle assentado á porta da tenda, quando tinha aquecido o dia.
Gen 18:2 E levantou os seus olhos, e olhou, e eis tres varões estavam em pé junto a elle. E vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro, e inclinou-se á terra,
Gen 18:3 E disse; Meu Senhor, se agora tenho achado graça nos teus olhos, rogo-te que não passes de teu servo,
Gen 18:4 Que se traga já uma pouca d’agua, e lavae os vossos pés, e recostae-vos debaixo d’esta arvore;
Gen 18:5 E trarei um bocado de pão, para que esforceis o vosso coração; depois passareis adiante, porquanto por isso chegastes até vosso servo. E disseram: Assim faze como tens dito.
Gen 18:6 E Abrahão apressou-se em ir ter com Sarah á tenda, e disse-lhe: Amassa depressa tres medidas de flor de farinha, e faze bolos.
Gen 18:7 E correu Abrahão ás vaccas, e tomou uma vitella tenra e boa, e deu-a ao moço, que se apressou era preparal-a.
Gen 18:8 E tomou manteiga e leite, e a vitella que tinha preparado, e poz tudo diante d’elles, e elle estava em pé junto a elles debaixo da arvore; e comeram.
Gen 18:9 E disseram-lhe: Onde está Sarah, tua mulher? E elle disse: Eil-a ahi está na tenda.
Gen 18:10 E disse: Certamente tornarei a ti por este tempo da vida; e eis que Sarah tua mulher terá um filho. E ouviu-o Sarah á porta da tenda, que estava atraz d’elle.
Gen 18:11 E eram Abrahão e Sarah já velhos, e adiantados em edade; já a Sarah havia cessado o costume das mulheres.
Gen 18:12 Assim pois riu-se Sarah comsigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo tambem o meu senhor já velho?
Gen 18:13 E disse Yahweh a Abrahão: Porque se riu Sarah, dizendo: Na verdade parirei eu ainda, havendo já envelhecido?
Gen 18:14 Haveria coisa alguma difficil a Yahweh? Ao tempo determinado tornarei a ti por este tempo da vida, e Sarah terá um filho.
Gen 18:15 E Sarah negou, dizendo: Não me ri: porquanto temeu. E elle disse: Não digas isso, porque te riste.
Gen 18:16 E levantaram-se aquelles varões d’ali, e olharam para a banda de Sodoma; e Abrahão ia com elles, acompanhando-os.
Gen 18:17 E disse Yahweh: Occultarei eu a Abrahão o que faço?
Gen 18:18 Visto que Abrahão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e n’elle serão bemditas todas as nações da terra.
Gen 18:19 Porque eu o tenho conhecido, que elle ha de ordenar a seus filhos e a sua casa depois d’elle, para que guardem o caminho de Yahweh, para obrar com justiça e juizo: para que Yahweh faça vir sobre Abrahão o que ácerca d’elle tem fallado.
Gen 18:20 Disse mais Yahweh: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorrah se tem multiplicado, e porquanto o seu peccado se tem aggravado muito,
Gen 18:21 Descerei agora, e verei se com effeito tem praticado segundo o seu clamor, que é vindo até mim; e se não, sabel-o-hei.
Gen 18:22 Então viraram aquelles varões o rosto d’ali, e foram-se para Sodoma; mas Abrahão ficou ainda em pé diante da face de Yahweh.
Gen 18:23 E chegou-se Abrahão, dizendo: Destruirás tambem o justo com o impio?
Gen 18:24 Se porventura houver cincoenta justos na cidade, destruil-os-has tambem, e não pouparás o logar por causa dos cincoenta justos que estão dentro d’ella?
Gen 18:25 Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o impio: que o justo seja como o impio, longe de ti seja. Não faria justiça o Juiz de toda a terra?
Gen 18:26 Então disse Yahweh: Se eu em Sodoma achar cincoenta justos dentro da cidade, pouparei a todo o logar por amor d’elles.
Gen 18:27 E respondeu Abrahão, dizendo: Eis que agora me atrevi a fallar a Yahweh, ainda que sou pó e cinza:
Gen 18:28 Porventura faltarão de cincoenta justos cinco; destruirás por aquelles cinco toda a cidade? E disse: Não a destruirei, se eu achar ali quarenta e cinco.
Gen 18:29 E continuou ainda a fallar-lhe, e disse: Porventura se acharão ali quarenta. E disse: Não o farei por amor dos quarenta.
Gen 18:30 Disse mais: Ora não se ire Yahweh, se eu ainda fallar: Porventura se acharão ali trinta. E disse: Não o farei se achar ali trinta.
Gen 18:31 E disse: Eis que agora me atrevi a fallar a Yahweh: Porventura se acharão ali vinte. E disse: Não a destruirei por amor dos vinte.
Gen 18:32 Disse mais: Ora não se ire Yahweh, que ainda só mais esta vez fallo: Porventura se acharão ali dez. E disse: Não a destruirei por amor dos dez
Gen 18:33 E foi-se Yahweh, quando acabou de fallar a Abrahão: e Abrahão tornou-se ao seu logar.

Gen 19:1 E vieram os dois anjos a Sodoma á tarde, e estava Lot assentado á porta de Sodoma; e vendo-os Lot, levantou-se ao seu encontro, e inclinou-se com o rosto á terra;
Gen 19:2 E disse: Eis agora, meus senhores, entrae, peço-vos, em casa de vosso servo, e passae n’ella a noite, e lavae os vossos pés; e de madrugada vos levantareis, e ireis vosso caminho. E elles disseram: Não, antes na rua passaremos a noite.
Gen 19:3 E porfiou com elles muito, e vieram com elle, e entraram em sua casa: e fez-lhes banquete, e cozeu bolos sem levadura, e comeram.
Gen 19:4 E antes que se deitassem, cercaram a casa, os varões d’aquella cidade, os varões de Sodoma, desde o moço até ao velho; todo o povo de todos os bairros.
Gen 19:5 E chamaram a Lot, e disseram-lhe: Onde estão os varões que a ti vieram n’esta noite? Tral-os fóra a nós, para que os conheçamos.
Gen 19:6 Então saiu Lot a elles á porta, e fechou a porta atraz de si,
Gen 19:7 E disse: Meus irmãos, rogo-vos que não façaes mal:
Gen 19:8 Eis aqui, duas filhas tenho, que ainda não conheceram varão; fora vol-as trarei, e fareis d’ellas como bom fôr nos vossos olhos; sómente nada façaes a estes varões, porque por isso vieram á sombra do meu telhado.
Gen 19:9 Elles porém disseram: Sae d’ali. Disseram mais: Como estrangeiro este individuo veiu aqui habitar, e quereria ser juiz em tudo? Agora te faremos mais mal a ti do que a elles. E arremessaram-se sobre o varão, sobre Lot, e approximaram-se para arrombar a porta.
Gen 19:10 Aquelles varões porém estenderam a sua mão, e fizeram entrar a Lot comsigo na casa, e fecharam a porta;
Gen 19:11 E feriram de cegueira os varões que estavam á porta da casa, desde o menor até ao maior, de maneira que se cançaram para achar a porta.
Gen 19:12 Então disseram aquelles varões a Lot: Tens alguem mais aqui? teu genro, e teus filhos, e tuas filhas, e todos quantos tens n’esta cidade, tira-os fóra d’este logar;
Gen 19:13 Porque nós vamos destruir este logar, porque o seu clamor tem engrossado diante da face de Yahweh, e Yahweh nos enviou a destruil-o.
Gen 19:14 Então saiu Lot, e fallou a seus genros, aos que haviam de tomar as suas filhas, e disse: Levantae-vos, sahi d’este logar; porque Yahweh ha de destruir a cidade. Foi tido porém por zombador aos olhos de seus genros.
Gen 19:15 E ao amanhecer os anjos apertaram com Lot, dizendo: Levanta-te,

 toma tua mulher, e tuas duas filhas que aqui estão, para que não pereças na injustiça d’esta cidade.
Gen 19:16 Elle porém demorava-se, e aquelles varões lhe pegaram pela mão, e pela mão de sua mulher, e pela mão de suas duas filhas, sendo-lhe Yahweh misericordioso, e tiraram-o, e puzeram-o fóra da cidade.
Gen 19:17 E aconteceu que, tirando-os fóra, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para traz de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças.
Gen 19:18 E Lot disse-lhe: Ora não, Yahweh!
Gen 019:019 Eis que agora o teu servo tem achado graça aos teus olhos, e engrandeceste a tua misericordia que a mim me fizeste, para guardar a minha alma em vida: e eu não posso escapar no monte, para que porventura não me apanhe este mal, e eu morra.
Gen 19:20 Eis que agora esta cidade está perto, para fugir para lá, e é pequena: ora para ali me escaparei (não é pequena?), para que minha alma viva
Gen 19:21 E disse-lhe: Eis aqui, tenho-te acceitado tambem n’este negocio, para não derribar esta cidade, de que fallaste:
Gen 19:22 Apressa-te, escapa-te para ali; porque nada poderei fazer, emquanto não tiveres ali chegado. Por isso se chamou o nome da cidade Zoar.
Gen 19:23 Saiu o sol sobre a terra, quando Lot entrou em Zoar.
Gen 19:24 Então Yahweh fez chover enxofre e fogo, de Yahweh desde os céus, sobre Sodoma e Gomorrah;
Gen 19:25 E derribou aquellas cidades, e toda aquella campina, e todos os moradores d’aquellas cidades, e o que nascia da terra.
Gen 19:26 E a mulher de Lot olhou para traz d’elle, e ficou convertida n’uma estatua de sal.
Gen 19:27 E Abrahão levantou-se aquella mesma manhã, de madrugada, e foi para aquelle logar onde estivera diante da face de Yahweh;
Gen 19:28 E olhou para Sodoma e Gomorrah, e para toda a terra da campina; e viu, e eis que o fumo da terra subia, como o fumo d’uma fornalha.
Gen 19:29 E aconteceu que, destruindo Deus as cidades da campina, Deus se lembrou de Abrahão, e tirou a Lot do meio da destruição, derribando aquellas cidades em que Lot habitara.
Gen 19:30 E subiu Lot de Zoar, e habitou no monte, e as suas duas filhas com elle; porque temia de habitar em Zoar; e habitou n’uma caverna, elle e as suas duas filhas.
Gen 19:31 Então a primogenita disse á menor: Nosso pae é já velho, e não ha varão na terra que entre a nós, segundo o costume de toda a terra;
Gen 19:32 Vem, demos de beber vinho a nosso pae, e deitemo-nos com elle, para que em vida conservemos semente de nosso pae.
Gen 19:33 E deram de beber vinho a seu pae n’aquella noite; e veiu a primogenita, e deitou-se com seu pae, e não sentiu elle quando ella se deitou, nem quando se levantou.
Gen 19:34 E succedeu, no outro dia, que a primogenita disse á menor: Vês aqui, eu já hontem á noite me deitei com meu pae: demos-lhe de beber vinho tambem esta noite, e então entra tu, deita-te com elle, para que em vida conservemos semente de nosso pae.
Gen 19:35 E deram de beber vinho a seu pae, tambem n’aquella noite; e levantou-se a menor, e deitou-se com elle; e não sentiu elle quando ella se deitou, nem quando se levantou.
Gen 19:36 E conceberam as duas filhas de Lot de seu pae.
Gen 19:37 E pariu a primogenita um filho, e chamou o seu nome Moab; este é o pae dos moabitas, até ao dia d’hoje.
Gen 19:38 E a menor tambem pariu um filho, e chamou o seu nome Benammi; este é o pae dos filhos de Ammon, até o dia d’hoje.

Gen 20:1 E partiu-se Abrahão d’ali para a terra do sul, e habitou entre Kades e Sur; e peregrinou em Gerar.
Gen 20:2 E havendo Abrahão dito de Sarah sua mulher; É minha irmã, enviou Abimelech, rei de Gerar, e tomou a Sarah.
Gen 20:3 Deus porém veiu a Abimelech em sonhos de noite, e disse-lhe: Eis que morto és por causa da mulher que tomaste; porque ella está casada com marido.
Gen 20:4 Mas Abimelech ainda não se tinha chegado a ella; por isso disse: Yahweh, matarás tambem uma nação justa?
Gen 20:5 Não me disse elle mesmo: É minha irmã? e ella tambem disse: É meu irmão. Em sinceridade do coração e em pureza das minhas mãos tenho feito isto.
Gen 20:6 E disse-lhe Deus em sonhos: Bem sei eu que na sinceridade do teu coração fizeste isto; e tambem eu te tenho impedido de peccar contra mim; por isso te não permitti tocal-a;
Gen 20:7 Agora pois restitue a mulher ao seu marido, porque propheta é, e rogará por ti, para que vivas; porém senão lh’a restituires, sabe que certamente morrerás, tu e tudo o que é teu.
Gen 20:8 E levantou-se Abimelech pela manhã de madrugada, chamou a todos os seus servos, e fallou todas estas palavras em seus ouvidos; e temeram muito aquelles varões.
Gen 20:9 Então chamou Abimelech a Abrahão e disse-lhe: Que nos fizeste? e em que pequei contra ti, para trazeres sobre o meu reino tamanho peccado? Tu me fizeste aquillo que não deverias ter feito.
Gen 20:10 Disse mais Abimelech a Abrahão: Que tens visto, para fazer tal coisa?
Gen 20:11 E disse Abrahão: Porque eu dizia commigo: Certamente não ha temor de Deus n’este logar, e elles me matarão por amor da minha mulher.
Gen 20:12 E, na verdade, é ella tambem minha irmã, filha de meu pae, mas não filha da minha mãe; e veiu a ser minha mulher:
Gen 20:13 E aconteceu que, fazendo-me Deus sair errante da casa de meu pae, eu lhe disse: Seja esta a graça que me farás em todo o logar aonde viermos: diz de mim: É meu irmão.
Gen 20:14 Então tomou Abimelech ovelhas e vaccas, e servos e servas, e os deu a Abrahão; e restituiu-lhe Sarah, sua mulher.
Gen 20:15 E disse Abimelech: Eis que a minha terra está diante da tua face: habita onde bom fôr aos teus olhos.
Gen 20:16 E a Sarah disse: Vês que tenho dado ao teu irmão mil moedas de prata: eis que elle te seja por véu dos olhos para com todos os que comtigo estão, e até para com todos os outros; e estás advertida.
Gen 20:17 E orou Abrahão a Deus, e sarou Deus a Abimelech, e á sua mulher, e ás suas servas, de maneira que pariram;
Gen 20:18 Porque Yahweh havia fechado totalmente todas as madres da casa de Abimelech, por causa de Sarah, mulher de Abrahão.

Gen 21:1 E Yahweh visitou a Sarah, como tinha dito; e fez Yahweh a Sarah como tinha fallado.
Gen 21:2 E concebeu Sarah, e pariu a Abrahão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha dito.
Gen 21:3 E chamou Abrahão o nome de seu filho que lhe nascera, que Sarah lhe parira, Isaac.
Gen 21:4 E Abrahão circumcidou o seu filho Isaac, quando era da edade de oito dias, como Deus lhe tinha ordenado.
Gen 21:5 E era Abrahão da edade de cem annos, quando lhe nasceu Isaac seu filho.
Gen 21:6 E disse Sarah: Deus me tem feito riso: todo aquelle que o ouvir, se rirá commigo.
Gen 21:7 Disse mais: Quem diria a Abrahão que Sarah daria de mamar a filhos? porque pari-lhe um filho na sua velhice.
Gen 21:8 E cresceu o menino, e foi desmamado; então Abrahão fez um grande banquete no dia em que Isaac foi desmamado.
Gen 21:9 E viu Sarah que zombava o filho de Hagar a Egypcia, o qual tinha parido a Abrahão.
Gen 21:10 E disse a Abrahão: Deita fóra esta serva e o seu filho; porque o filho d’esta serva não herdará com meu filho, com Isaac.
Gen 21:11 E pareceu esta palavra mui má aos olhos de Abrahão, por causa de seu filho.
Gen 21:12 Porém Deus disse a Abrahão: Não te pareça mal aos teus olhos ácerca do moço, e ácerca da tua serva; em tudo o que Sarah te diz, ouve a sua voz; porque em Isaac será chamada a tua semente
Gen 21:13 Mas tambem do filho d’esta serva farei uma nação, porquanto é tua semente.
Gen 21:14 Então se levantou Abrahão pela manhã de madrugada, e tomou pão, e um odre d’agua, e os deu a Hagar, pondo-os sobre o seu hombro; tambem lhe deu o menino, e despediu-a; e ella foi-se, andando errante no deserto de Berseba.
Gen 21:15 E consumida a agua do odre, lançou o menino debaixo de uma das arvores.
Gen 21:16 E foi-se, e assentou-se em frente, afastando-se a distancia d’um tiro d’arco; porque dizia: Que não veja morrer o menino. E assentou-se em frente, e levantou a sua voz, e chorou.
Gen 21:17 E ouviu Deus a voz do menino, e bradou o anjo de Deus a Hagar desde os céus, e disse-lhe: Que tens, Hagar? não temas, porque Deus ouviu a voz do moço desde o logar onde está.
Gen 21:18 Ergue-te, levanta o moço, e pega-lhe pela mão, porque d’elle farei uma grande nação.
Gen 21:19 E abriu-lhe Deus os olhos, e viu um poço d’agua: e foi-se, e encheu o odre d’agua, e deu de beber ao moço.
Gen 21:20 E era Deus com o moço, que cresceu; e habitou no deserto, e foi frecheiro.
Gen 21:21 E habitou no deserto de Paran; e sua mãe tomou-lhe mulher da terra do Egypto.
Gen 21:22 E aconteceu n’aquelle mesmo tempo que Abimelech, com Phichol, principe do seu exercito, fallou com Abrahão, dizendo: Deus é comtigo em tudo o que fazes;
Gen 21:23 Agora pois, jura-me aqui por Deus que me não mentirás a mim, nem a meu filho, nem a meu neto: segundo a beneficencia que te fiz, me farás a mim, e á terra onde peregrinaste.
Gen 21:24 E disse Abrahão: Eu jurarei.
Gen 21:25 Abrahão, porém, reprehendeu a Abimelech por causa de um poço d’agua, que os servos de Abimelech haviam tomado por força.
Gen 21:26 Então disse Abimelech: Eu não sei quem fez isto; e tambem tu m’o não fizeste saber, nem eu o ouvi senão hoje.
Gen 21:27 E tomou Abrahão ovelhas e vaccas, e deu-as a Abimelech; e fizeram ambos concerto.
Gen 21:28 Poz Abrahão, porém, á parte sete cordeiras do rebanho.
Gen 21:29 E Abimelech disse a Abrahão: Para que estão aqui estas sete cordeiras, que pozeste á parte?
Gen 21:30 E disse: Tomarás estas sete cordeiras de minha mão, para que sejam em testemunho que eu cavei este poço.
Gen 21:31 Por isso se chamou aquelle logar Berseba, porquanto ambos juraram ali.
Gen 21:32 Assim fizeram concerto em Berseba. Depois se levantou Abimelech e Phichol, principe do seu

 exercito, e tornaram-se para a terra dos philisteus.
Gen 21:33 E plantou um bosque em Berseba, e invocou lá o nome de Yahweh, Deus eterno.
Gen 21:34 E peregrinou Abrahão na terra dos philisteus muitos dias.

Gen 22:1 E aconteceu depois d’estas coisas, que tentou Deus a Abrahão, e disse-lhe: Abrahão! E elle disse: Eis-me aqui.
Gen 22:2 E disse: Toma agora o teu filho, o teu unico filho, Isaac, a quem amas, e vae-te á terra de Moriah, e offerece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.
Gen 22:3 Então se levantou Abrahão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou comsigo dois de seus moços e Isaac seu filho; e fendeu lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao logar que Deus lhe dissera.
Gen 22:4 Ao terceiro dia levantou Abrahão os seus olhos, e viu o logar de longe.
Gen 22:5 E disse Abrahão a seus moços: Ficae-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós
Gen 22:6 E tomou Abrahão a lenha do holocausto, e pôl-a sobre Isaac seu filho; e elle tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos.
Gen 22:7 Então fallou Isaac a Abrahão seu pae, e disse: Meu pae! E elle disse: Eis-me aqui, meu filho! E elle disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?
Gen 22:8 E disse Abrahão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.
Gen 22:9 E vieram ao logar que Deus lhe dissera, e edificou Abrahão ali um altar, e poz em ordem a lenha, e amarrou a Isaac seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.
Gen 22:10 E estendeu Abrahão a sua mão, e tomou o cutelo para immolar o seu filho;
Gen 22:11 Mas o anjo de Yahweh lhe bradou desde os céus, e disse: Abrahão, Abrahão! E elle disse: Eis-me aqui.
Gen 22:12 Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada: porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu unico.
Gen 22:13 Então levantou Abrahão os seus olhos, e olhou; e eis um carneiro detraz d’elle, travado pelas suas pontas n’um matto; e foi Abrahão, e tomou o carneiro, e offereceu-o em holocausto, em logar de seu filho.
Gen 22:14 E chamou Abrahão o nome d’aquelle logar, Yahweh proverá; d’onde se diz até ao dia de hoje: No monte de Yahweh se proverá.
Gen 22:15 Então o anjo de Yahweh bradou a Abrahão pela segunda vez desde os céus,
Gen 22:16 E disse: Por mim mesmo, jurei, diz Yahweh: Porquanto fizeste esta acção, e não negaste o teu filho, o teu unico,
Gen 22:17 Que devéras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua semente como as estrellas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua semente possuirá a porta dos seus inimigos;
Gen 22:18 E em tua semente serão bemditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste á minha voz
Gen 22:19 Então Abrahão tornou aos seus moços, e levantaram-se, e foram juntos para Berseba; e Abrahão habitou em Berseba.
Gen 22:20 E succedeu depois d’estas coisas, que annunciaram a Abrahão, dizendo: Eis que tambem Milcah pariu filhos a Nahor teu irmão:
Gen 22:21 Uz o seu primogenito, e Buz seu irmão, e Kemuel, pae d’Aram,
Gen 22:22 E Chesed, e Hazo, e Pildas, e Jidlaph, e Bethuel.
Gen 22:23 E Bethuel gerou Rebecca: estes oito pariu Milcah a Nahor, irmão de Abrahão.
Gen 22:24 E a sua concubina, cujo nome era Reuma, ella pariu tambem a Tebah, e Gaham, e Tahash e Maacah.
Gen 23:1 E foi a vida de Sarah cento e vinte e sete annos: estes foram os annos da vida de Sarah.
Gen 23:2 E morreu Sarah em Kiriath-arba, que é Hebron, na terra de Canaan; e veiu Abrahão lamentar a Sarah e chorar por ella.
Gen 23:3 Depois se levantou Abrahão de diante do seu morto, e fallou aos filhos de Heth, dizendo:
Gen 23:4 Estrangeiro e peregrino sou entre vós: dae-me possessão de sepultura comvosco, para que eu sepulte o meu morto de diante da minha face.
Gen 23:5 E responderam os filhos de Heth a Abrahão, dizendo-lhe:
Gen 23:6 Ouve-nos, meu senhor; principe de Deus és no meio de nós; enterra o teu morto na mais escolhida de nossas sepulturas; nenhum de nós te vedará a sua sepultura, para enterrar o teu morto.
Gen 23:7 Então se levantou Abrahão, e inclinou-se diante do povo da terra, diante dos filhos de Heth.
Gen 23:8 E fallou com elles, dizendo: Se é de vossa vontade que eu sepulte o meu morto de diante de minha face, ouvi-me e fallae por mim a Ephron, filho de Zohar,
Gen 23:9 Que elle me dê a cova de Machpelah, que elle tem no fim do seu campo; que m’a dê pelo devido preço em herança de sepulchro no meio de vós
Gen 23:10 Ora Ephron habitava no meio dos filhos de Heth: e respondeu Ephron hetheo a Abrahão, aos ouvidos dos filhos de Heth, de todos os que entravam pela porta da sua cidade, dizendo:
Gen 33:11 Não, meu senhor: ouve-me, o campo te dou, tambem te dou a cova que n’elle está, diante dos olhos dos filhos do meu povo t’a dou; sepulta o teu morto.
Gen 23:12 Então Abrahão se inclinou diante da face do povo da terra,
Gen 23:13 E fallou a Ephron, aos ouvidos do povo da terra, dizendo: Mas se tu estás por isto, ouve-me, peço-te: o preço do campo o darei; toma-o de mim, e sepultarei ali o meu morto.
Gen 23:14 E respondeu Ephron a Abrahão, dizendo-lhe:
Gen 23:15 Meu senhor, ouve-me, a terra é de quatrocentos siclos de prata; que é isto entre mim e ti? sepulta o teu morto.
Gen 23:16 E Abrahão deu ouvidos a Ephron e Abrahão pesou a Ephron a prata de que tinha fallado aos ouvidos dos filhos de Heth, quatrocentos siclos de prata, correntes entre mercadores.
Gen 23:17 Assim o campo de Ephron, que estava em Machpelah, em frente de Mamre, o campo e a cova que n’elle estava, e todo o arvoredo que no campo havia, que estava em todo o seu contorno ao redor,
Gen 23:18 Se confirmou a Abrahão em possessão diante dos olhos dos filhos de Heth, de todos os que entravam pela porta da sua cidade.
Gen 23:19 E depois sepultou Abrahão a Sarah sua mulher na cova do campo de Machpelah, em frente de Mamre, que é Hebron, na terra de Canaan.
Gen 23:20 Assim o campo e a cova que n’elle estava se confirmou a Abrahão em possessão de sepultura pelos filhos de Heth.
Gen 24:1 E era Abrahão já velho e adiantado em edade, e Yahweh havia abençoado a Abrahão em tudo.
Gen 24:2 E disse Abrahão ao seu servo, o mais velho da casa, que tinha o governo sobre tudo o que possuia: Põe agora a tua mão debaixo da minha coxa,
Gen 24:3 Para que eu te faça jurar por Yahweh Deus dos céus e Deus da terra, que não tomarás para meu filho mulher das filhas dos cananeos no meio dos quaes eu habito,
Gen 24:4 Mas que irás á minha terra e á minha parentela, e d’ahi tomarás mulher para meu filho Isaac.
Gen 24:5 E disse-lhe o servo: Porventura não quererá seguir-me a mulher a esta terra. Farei pois tornar o teu filho á terra d’onde saiste?
Gen 24:6 E Abrahão lhe disse: Guarda-te, que não faças lá tornar o meu filho.
Gen 24:7 Yahweh, Deus dos céus, que me tomou da casa de meu pae e da terra da minha parentela, e que me fallou, e que me jurou, dizendo: Á tua semente darei esta terra: Elle enviará o seu anjo adiante da tua face, para que tomes mulher de lá para meu filho.
Gen 24:8 Se a mulher, porém, não quizer seguir-te, serás livre d’este meu juramento; sómente não faças lá tornar a meu filho.
Gen 24:9 Então poz o servo a sua mão debaixo da coxa de Abrahão seu senhor, e jurou-lhe sobre este negocio.
Gen 24:10 E o servo tomou dez camelos, dos camelos do seu senhor, e partiu, pois que toda a fazenda de seu senhor estava em sua mão, e levantou-se e partiu para Mesopotamia, para a cidade de Nahor,
Gen 24:11 E fez ajoelhar os camelos fóra da cidade, junto a um poço d’agua, pela tarde, ao tempo que as moças sahiam a tirar agua.
Gen 24:12 E disse: Ó Yahweh, Deus de meu senhor Abrahão! dá-me hoje bom encontro, e faze beneficencia ao meu senhor Abrahão!
Gen 24:13 Eis que eu estou em pé junto á fonte d’agua, e as filhas dous varões d’esta cidade saem para tirar agua;
Gen 24:14 Seja pois que a donzella, a quem eu disser: Abaixa agora o teu cantaro para que eu beba; e ella disser: Bebe, e tambem darei de beber aos teus camelos; esta seja a quem designaste ao teu servo Isaac, e que eu conheça n’isso que fizeste beneficencia a meu senhor.
Gen 24:15 E succedeu que, antes que elle acabasse de fallar, eis que Rebecca, que havia nascido a Bethuel, filho de Milcah, mulher de Nahor, irmão de Abrahão, sahia com o seu cantaro sobre o seu hombro.
Gen 24:16 E a donzella era mui formosa á vista, virgem, a quem varão não havia conhecido: e desceu á fonte, e encheu o seu cantaro, e subiu.
Gen 24:17 Então o servo correu-lhe ao encontro, e disse: Ora deixa-me beber uma pouca d’agua do teu cantaro.
Gen 24:18 E ella disse: Bebe, meu senhor. E apressou-se, e abaixou o seu cantaro sobre a sua mão, e deu-lhe de beber.
Gen 24:19 E, acabando ella de lhe dar de beber, disse: Tirarei tambem agua para os teus camelos, até que acabem de beber.
Gen 24:20 E apressou-se, e vasou o seu cantaro na pia, e correu outra vez ao poço para tirar agua, e tirou para todos os seus camelos.
Gen 24:21 E o varão estava admirado de vel-a, calando-se, para saber se Yahweh havia prosperado a sua jornada, ou não.
Gen 24:22 E aconteceu que, acabando os camelos de beber, tomou o varão um pendente de oiro de meio siclo de peso, e duas pulseiras para as suas mãos, do peso de dez siclos de oiro.
Gen 24:23 E disse: De quem és filha? faze-m’o saber, peço-te; ha tambem em casa de teu pae logar para nós pousarmos?
Gen 24:24 E ella lhe disse: Eu sou a filha de Bethuel, filho de Milcah, o qual ella pariu a Nahor.
Gen 24:5 Disse-lhe mais: Tambem temos palha e muito pasto, e logar para passar a noite.
Gen 24:26 Então inclinou-se aquelle varão, e adorou a Yahweh,
Gen 24:27 E

 disse: Bemdito seja Yahweh Deus de meu senhor Abrahão, que não retirou a sua beneficencia e a sua verdade de meu senhor: quanto a mim, Yahweh me guiou no caminho á casa dos irmãos de meu senhor.
Gen 24:28 E a donzella correu, e fez saber estas coisas na casa de sua mãe.
Gen 24:29 E Rebecca tinha um irmão, cujo nome era Labão; e Labão correu ao encontro d’aquelle varão á fonte.
Gen 24:30 E aconteceu que, quando elle viu o pendente, e as pulseiras sobre as mãos de sua irmã, e quando ouviu as palavras de sua irmã Rebecca, que dizia: Assim me fallou aquelle varão; veiu o varão, e eis que estava em pé junto aos camelos á fonte.
Gen 24:31 E disse: Entra, bemdito de Yahweh, porque estarás fóra? pois eu já preparei a casa, e o logar para os camelos.
Gen 24:32 Então veiu aquelle varão á casa, e desataram os camelos, e deram palha e pasto aos camelos, e agua para lavar os pés d’elle e os pés dos varões que estavam com elle.
Gen 24:33 Depois pozeram de comer diante d’elle; elle porém disse: Não comerei, até que tenha dito as minhas palavras. E elle disse: Falla.
Gen 24:34 Então disse: Eu sou o servo d’Abrahão.
Gen 24:35 E Yahweh abençoou muito o meu senhor, de maneira que foi engrandecido, e deu-lhe ovelhas e vaccas, e prata e oiro, e servos e servas, e camelos e jumentos.
Gen 24:36 E Sarah, a mulher do meu senhor, pariu um filho a meu senhor depois da sua velhice, e elle deu-lhe tudo quanto tem.
Gen 24:37 E meu senhor me fez jurar, dizendo: Não tomarás mulher para meu filho das filhas dos cananeos, em cuja terra habito:
Gen 24:38 Irás porém á casa de meu pae, e á minha familia, e tomarás mulher para meu filho.
Gen 24:39 Então disse eu ao meu senhor: Porventura não me seguirá a mulher.
Gen 24:40 E elle me disse: Yahweh, em cuja presença tenho andado, enviará o seu anjo comtigo, e prosperará o teu caminho, para que tomes mulher para meu filho da minha familia e da casa de meu pae:
Gen 24:41 Então serás livre do meu juramento, quando fores á minha familia; e se não t’a derem, livre serás do meu juramento.
Gen 24:42 E hoje cheguei á fonte, e disse: Ó Yahweh, Deus de meu senhor Abrahão! se tu agora prosperas o meu caminho, no qual eu ando,
Gen 24:43 Eis que estou junto á fonte d’agua: seja pois que a donzella que sair para tirar agua e á qual eu disser: Ora dá-me uma pouca d’agua do teu cantaro;
Gen 24:44 E ella me disser: Bebe tu tambem, e tambem tirarei agua para os teus camelos; esta seja a mulher que Yahweh designou ao filho de meu senhor.
Gen 24:45 E antes que eu acabasse de fallar no meu coração, eis que Rebecca sahia com o seu cantaro sobre o seu hombro, e desceu á fonte, e tirou agua; e eu lhe disse: Ora dá-me de beber.
Gen 24:46 E ella se apressou, e abaixou o seu cantaro de sobre si, e disse: Bebe, e tambem darei de beber aos teus camelos; e bebi, e ella deu tambem de beber aos camelos.
Gen 24:47 Então lhe perguntei, e disse: De quem és filha? E ella disse: Filha de Bethuel, filho de Nahor, que lhe pariu Milcah. Então eu puz o pendente no seu rosto, e as pulseiras sobre as suas mãos;
Gen 24:48 E inclinando-me adorei a Yahweh, e bemdisse a Yahweh, Deus do meu senhor Abrahão, que me havia encaminhado pelo caminho da verdade, para tomar a filha do irmão de meu senhor para seu filho.
Gen 24:49 Agora pois, se vós haveis de fazer beneficencia e verdade a meu senhor, fazei-m’o saber; e se não tambem m’o fazei saber, para que eu olhe á mão direita, ou á esquerda.
Gen 24:50 Então responderam Labão e Bethuel, e disseram: De Yahweh procedeu este negocio; não podemos fallar-te mal ou bem.
Gen 4:51 Eis que, Rebecca está diante da tua face; toma-a, e vae-te; seja a mulher do filho de teu senhor, como tem dito Yahweh.
Gen 24:52 E aconteceu que, o servo de Abrahão, ouvindo as suas palavras, inclinou-se á terra diante de Yahweh,
Gen 24:53 E tirou o servo vasos de prata e vasos de oiro, e vestidos, e deu-os a Rebecca; tambem deu coisas preciosas a seu irmão e a sua mãe.
Gen 24:54 Então comeram e beberam, elle e os varões que com elle estavam, e passaram a noite. E levantaram-se pela manhã, e disse: Deixae-me ir a meu senhor.
Gen 24:55 Então disseram seu irmão e sua mãe: Fique a donzella comnosco alguns dias, ou pelo menos dez dias, depois irá.
Gen 24:56 Elle porém lhes disse: Não me detenhaes, pois Yahweh tem prosperado o meu caminho; deixae-me partir, que eu volte a meu senhor.
Gen 24:57 E disseram: Chamemos a donzella, e perguntemos-lh’o.
Gen 24:58 E chamaram a Rebecca, e disseram-lhe: Irás tu com este varão? Ella respondeu: Irei.
Gen 24:59 Então despediram a Rebecca sua irmã, e sua ama, e o servo de Abrahão, e seus varões
Gen 24:60 E abençoaram a Rebecca, e disseram-lhe: O nossa irmã, sejas tu em milhares de milhares, e que a tua semente possua a porta de seus aborrecedores!
Gen 24:61 E Rebecca se levantou com as suas moças, e subiram sobre os camelos, e seguiram o varão: e tomou aquelle servo a Rebecca, e partiu.
Gen 24:62 Ora Isaac vinha d’onde se vem do poço de Lahai-roi; porque habitava na terra do sul.
Gen 24:63 E Isaac saira a orar no campo, sobre a tarde: e levantou os seus olhos, e olhou, e eis que os camelos vinham.
Gen 24:64 Rebecca tambem levantou seus olhos, e viu a Isaac, e lançou-se do camelo.
Gen 24:65 E disse ao servo: Quem é aquelle varão que vem pelo campo ao nosso encontro? E o servo disse: Este é meu senhor. Então tomou ella o véu, e cobriu-se.
Gen 24:66 E o servo contou a Isaac todas as coisas que fizera.
Gen 24:67 E Isaac trouxe-a para a tenda de sua mãe Sarah, e tomou a Rebecca, e foi-lhe por mulher, e amou-a. Assim Isaac foi consolado depois da morte de sua mãe.
Gen 25:1 E Abrahão tomou outra mulher; e o seu nome era Ketura;
Gen 25:2 E pariu-lhe Zimran, e Joksan, e Medan, e Midian, e Jisbac, e Shuah.
Gen 25:3 E Joksan gerou Seba e Dedan: e os filhos de Dedan foram Assurim, e Letusim e Leummim.
Gen 25:4 E os filhos de Midian foram Epha, e Epher, e Henoch, e Abidah, e Eldah: estes todos foram filhos de Ketura.
Gen 25:5 Porém Abrahão deu tudo o que tinha a Isaac;
Gen 25:6 Mas aos filhos das concubinas que Abrahão tinha, deu Abrahão presentes, e, vivendo elle ainda, despediu-os do seu filho Isaac, ao oriente, para a terra oriental.
Gen 25:7 Estes pois são os dias dos annos da vida de Abrahão, que viveu cento e setenta e cinco annos.
Gen 25:8 E Abrahão expirou e morreu em boa velhice, velho e farto de dias: e foi congregado ao seu povo;
Gen 25:9 E sepultaram-o Isaac e Ishmael, seus filhos, na cova de Machpelah, no campo d’Ephron, filho de Zohar hetheo, que estava em frente de Mamre,
Gen 25:10 O campo que Abrahão comprara aos filhos de Heth. Ali está sepultado Abrahão, e Sarah sua mulher.
Gen 25:11 E aconteceu depois da morte de Abrahão, que Deus abençoou a Isaac seu filho; e habitava Isaac junto ao poço Lahai-roi.
Gen 25:12 Estas porém são as gerações de Ishmael filho de Abrahão, que a serva de Sarah, Hagar Egypcia, pariu a Abrahão.
Gen 25:13 E estes são os nomes dos filhos de Ishmael pelos seus nomes, segundo as suas gerações: o primogenito de Ishmael era Nebajoth, depois Kedar, e Abdeel, e Mibsam,
Gen 25:14 E Misma, e Duma, e Massa,
Gen 25:15 Hadar, e Tema, Jetur, Nafis, e Kedma.
Gen 25:16 Estes são os filhos de Ishmael, e estes são os seus nomes pelas suas villas e pelos seus castellos: doze principes segundo as suas familias.
Gen 25:17 E estes são os annos da vida de Ishmael, cento e trinta e sete annos; e elle expirou, e morreu, e foi congregado ao seu povo.
Gen 25:18 E habitaram desde Havila até Sur, que está em frente do Egypto, indo para Assur; e fez o seu assento diante da face de todos os seus irmãos.
Gen 25:19 E estas são as gerações de Isaac, filho de Abrahão: Abrahão gerou a Isaac:
Gen 25:20 E era Isaac da edade de quarenta annos, quando tomou a Rebecca, filha de Bethuel arameo de Paddan-aram, irmã de Labão arameo, por sua mulher.
Gen 25:21 E Isaac orou instantemente a Yahweh por sua mulher, porquanto era esteril; e Yahweh ouviu as suas orações, e Rebecca sua mulher concebeu.
Gen 25:22 E os filhos luctavam dentro d’ella; então disse: Se assim é, porque sou eu assim? E foi-se a perguntar a Yahweh.
Gen 25:23 E Yahweh lhe disse: Duas nações ha no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo-*será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor.
Gen 25:24 E cumprindo-se os seus dias para parir, eis gemeos no seu ventre.
Gen 25:25 E saiu o primeiro ruivo e todo como um vestido cabelludo; por isso chamaram o seu nome Esaú.
Gen 25:26 E depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; por isso se chamou o seu nome Jacob. E era Isaac da edade de sessenta annos quando os gerou.
Gen 25:27 E cresceram os meninos, e Esaú foi varão perito na caça, varão do campo; mas Jacob era varão simples, habitando em tendas.
Gen 25:28 E amava Isaac a Esaú, porque a caça era de seu gosto, mas Rebecca amava a Jacob.
Gen 25:29 E Jacob cozera um guisado; e veiu Esaú do campo, e estava elle cançado:
Gen 25:30 E disse Esaú a Jacob: Deixa-me, peço-te, sorver d’esse guisado vermelho, porque estou cançado. Por isso se chamou o seu nome Edom.
Gen 25:31 Então disse Jacob: Vende-me hoje a tua primogenitura.
Gen 25:32 E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer, e para que me servirá logo a primogenitura?
Gen 25:33 Então disse Jacob: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacob.
Gen 25:34 E Jacob deu pão a Esaú e o guisado das lentilhas; e comeu, e bebeu, e levantou-se, e foi-se. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura.

Gen 26:1 E havia fome na terra, além da primeira fome, que foi nos dias de Abrahão: por isso foi-se Isaac a Abimelech, rei dos philisteus, em Gerar.
Gen 26:2 E appareceu-lhe Yahweh, e disse: Não

 desças ao Egypto; habita na terra que eu te disser:
Gen 26:3 Peregrina n’esta terra, e serei comtigo, e te abençoarei; porque a ti e á tua semente darei todas estas terras, e confirmarei o juramento que tenho jurado a Abrahão teu pae;
Gen 26:4 E multiplicarei a tua semente como as estrellas dos céus, e darei á tua semente todas estas terras; e em tua semente serão bemditas todas as nações da terra;
Gen 26:5 Porquanto Abrahão obedeceu á minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis.
Gen 26:6 Assim habitou Isaac em Gerar.
Gen 26:7 E perguntando-lhe os varões d’aquelle logar ácerca de sua mulher, disse: É minha irmã; porque temia de dizer: É minha mulher; para que porventura (dizia elle) me não matem os varões d’aquelle logar por amor de Rebecca; porque era formosa á vista.
Gen 26:8 E aconteceu que, como elle esteve ali muito tempo, Abimelech rei dos philisteus olhou por uma janella, e viu, e eis que Isaac estava brincando com Rebecca sua mulher.
Gen 26:9 Então chamou Abimelech a Isaac, e disse: Eis que na verdade é tua mulher; como pois disseste: É minha irmã? E disse-lhe Isaac: Porque eu dizia: Para que eu porventura não morra por causa d’ella.
Gen 26:10 E disse Abimelech: Que é isto que nos fizeste? Facilmente se teria deitado alguem d’este povo com a tua mulher, e tu terias trazido sobre nós um delicto.
Gen 26:11 E mandou Abimelech a todo o povo, dizendo: Qualquer que tocar a este varão ou a sua mulher, certamente morrerá.
Gen 26:12 E semeou Isaac n’aquella mesma terra, e achou n’aquelle mesmo anno cem medidas, porque Yahweh o abençoava.
Gen 26:13 E engrandeceu-se o varão, e ia-se engrandecendo, até que se tornou mui grande;
Gen 26:14 E tinha possessão d’ovelhas, e possessão de vaccas, e muita gente de serviço, de maneira que os philisteus o invejavam.
Gen 26:15 E todos os poços, que os servos de seu pae tinham cavado nos dias de seu pae Abrahão, os philisteus entulharam e encheram de terra.
Gen 26:16 Disse tambem Abimelech a Isaac: Aparta-te de nós; porque muito mais poderoso te tens feito do que nós.
Gen 26:17 Então Isaac foi-se d’ali e fez o seu assento no valle de Gerar, e habitou lá.
Gen 26:18 E tornou Isaac, e cavou os poços d’agua que cavaram nos dias de Abrahão seu pae, e que os philisteus taparam depois da morte de Abrahão, e chamou-*os pelos nomes que os chamara seu pae.
Gen 26:19 Cavaram pois os servos de Isaac n’aquelle valle, e acharam ali um poço d’aguas vivas.
Gen 26:20 E os pastores de Gerar porfiaram com os pastores de Isaac, dizendo. Esta agua é nossa. Por isso chamou o nome d’aquelle poço Esek, porque contenderam com elle.
Gen 026:021 Então cavaram outro poço, e tambem porfiaram sobre elle: por isso chamou o seu nome Sitnah.
Gen 26:22 E partiu d’ali, e cavou outro poço, e não porfiaram sobre elle: por isso chamou o seu nome Rehoboth, e disse: Porque agora nos alargou Yahweh, e crescemos n’esta terra.
Gen 26:23 Depois subiu d’ali a Berseba,
Gen 26:24 E appareceu-lhe Yahweh n’aquella mesma noite, e disse: Eu sou o Deus de Abrahão teu pae: não temas, porque eu sou comtigo, e abençoar-te-hei, e multiplicarei a tua semente por amor de Abrahão meu servo.
Gen 26:25 Então edificou ali um altar, e invocou o nome de Yahweh, e armou ali a sua tenda; e os servos de Isaac cavaram ali um poço.
Gen 26:26 E Abimelech veiu a elle de Gerar, com Ahuzzath seu amigo, e Phichol, principe do seu exercito.
Gen 26:27 E disse-lhes Isaac: Porque viestes a mim, pois que vós me aborreceis, e me enviastes de vós?
Gen 26:28 E elles disseram: Havemos visto, na verdade, que Yahweh é comtigo, pelo que dissemos: Haja agora juramento entre nós, entre nós e ti; e façamos concerto comtigo,
Gen 26:29 Que nos não faças mal, como nós te não temos tocado, e como te fizemos sómente bem, e te deixámos ir em paz. Agora tu és o bemdito de Yahweh
Gen 26:30 Então lhes fez um banquete, e comeram e beberam;
Gen 26:31 E levantaram-se de madrugada, e juraram um ao outro; depois os despediu Isaac, e despediram-se d’elle em paz.
Gen 26:32 E aconteceu n’aquelle mesmo dia que vieram os servos de Isaac, e annunciaram-lhe ácerca do negocio do peço, que tinham cavado; e disseram-lhe: Temos achado agua.
Gen 26:33 E chamou-o Seba: por isso é o nome d’aquella cidade Berseba até o dia de hoje.
Gen 26:34 Ora sendo Esaú da edade de quarenta annos, tomou por mulher a Judith, filha de Beeri, hetheo, e a Basmath filha de Elon, hetheo.
Gen 26:35 E estas foram a Isaac e a Rebecca uma amargura de espirito.

Gen 27:1 E aconteceu que, como Isaac envelheceu, e os seus olhos se escureceram, de maneira que não podia ver, chamou a Esaú, seu filho mais velho, e disse-lhe: Meu filho. E elle lhe disse: Eis-me aqui.
Gen 27:2 E elle disse: Eis que já agora estou velho, e não sei o dia da minha morte;
Gen 27:3 Agora pois, toma as tuas armas, a tua aljava e o teu arco, e sae ao campo, e apanha para mim alguma caça,
Gen 27:4 E faze-me um guisado saboroso, como eu o amo, e traze-m’o, para que eu coma; para que minha alma te abençoe, antes que morra.
Gen 27:5 E Rebecca escutou quando Isaac fallava ao seu filho Esaú: e foi-se Esaú ao campo, para apanhar caça que havia de trazer.
Gen 27:6 Então fallou Rebecca a Jacob seu filho, dizendo: Eis que tenho ouvido o teu pae que fallava com Esaú teu irmão, dizendo:
Gen 27:7 Traze-me caça, e faze-me um guisado saboroso, para que eu coma, e te abençoe diante da face de Yahweh, antes da minha morte.
Gen 27:8 Agora pois, filho meu, ouve a minha voz n’aquillo que eu te mando:
Gen 27:9 Vae agora ao rebanho, e traze-me de lá dois bons cabritos das cabras, e eu farei d’elles um guisado saboroso para teu pae, como elle ama,
Gen 27:10 E leval-o-has a teu pae, para que o coma; para que te abençoe antes da sua morte.
Gen 27:11 Então disse Jacob a Rebecca, sua mãe: Eis que Esaú meu irmão é varão cabelludo. e eu varão liso;
Gen 27:12 Porventura me apalpará o meu pae, e serei em seus olhos enganador: assim trarei eu sobre mim maldição, e não benção.
Gen 27:13 E disse-lhe sua mãe: Meu filho, sobre mim seja a tua maldição; sómente obedece á minha voz, e vae, traze-m’os.
Gen 27:14 E foi, e tomou-os, e trouxe-os a sua mãe; e sua mãe fez um guisado saboroso, como seu pae amava.
Gen 27:15 Depois tomou Rebecca os vestidos de gala de Esaú, seu filho mais velho, que tinha comsigo em casa, e vestiu a Jacob, seu filho menor;
Gen 27:16 E com as pelles dos cabritos das cabras cobriu as suas mãos e a lisura do seu pescoço;
Gen 27:17 E deu o guisado saboroso, e o pão que tinha preparado, na mão de Jacob seu filho.
Gen 27:18 E veiu elle a seu pae, e disse: Meu pae! E elle disse: Eis-me aqui; quem és tu, meu filho?
Gen 27:19 E Jacob disse a seu pae: Eu sou Esaú, teu primogenito; tenho feito como me disseste: levanta-te agora, assenta-te, e come da minha caça, para que a tua alma me abençoe.
Gen 27:20 Então disse Isaac a seu filho: Como é isto, que tão cedo a achaste, filho meu? E elle disse: Porque Yahweh teu Deus a mandou ao meu encontro.
Gen 27:21 E disse Isaac a Jacob: Chega-te agora, para que te apalpe, meu filho, se és meu filho Esaú mesmo, ou não.
Gen 27:22 Então se chegou Jacob a Isaac seu pae, que o apalpou, e disse: A voz é a voz de Jacob, porém as mãos são as mãos de Esaú.
Gen 27:23 E não o conheceu, porquanto as suas mãos estavam cabelludas, como as mãos de Esaú seu irmão: e abençoou-o.
Gen 27:24 E disse: És tu meu filho Esaú mesmo? E elle disse: Eu sou.
Gen 27:25 Então disse: Faze chegar isso perto de mim, para que coma da caça de meu filho; para que a minha alma te abençoe. E chegou-lh’o, e comeu; trouxe-lhe tambem vinho, e bebeu.
Gen 27:26 E disse-lhe Isaac seu pae: Ora chega-te, e beija-me, filho meu.
Gen 27:27 E chegou-se, e beijou-o; então cheirou o cheiro dos seus vestidos, e abençoou-o, e disse: Eis que o cheiro do meu filho é como o cheiro do campo, que Yahweh abençoou:
Gen 27:28 Assim pois te dê Deus do orvalho dos céus, e das gorduras da terra, e abundancia de trigo e de mosto:
Gen 27:29 Sirvam-te povos, e nações se incurvem a ti: sê senhor de teus irmãos, e os filhos da tua mãe se incurvem a ti: malditos sejam os que te amaldiçoarem, e bemditos sejam os que te abençoarem.
Gen 27:30 E aconteceu que, acabando Isaac de abençoar a Jacob, apenas Jacob acabava de sair da face de Isaac seu pae, veiu Esaú, seu irmão, da sua caça;
Gen 27:31 E fez tambem elle um guisado saboroso, e trouxe-o a seu pae; e disse a seu pae: Levanta-te, meu pae, e come da caça de teu filho, para que me abençoe a tua alma.
Gen 27:32 E disse-lhe Isaac seu pae: Quem és tu? E elle disse: Eu sou teu filho, o teu primogenito, Esaú.
Gen 27:33 Então estremeceu Isaac de um estremecimento muito grande; e disse: Quem, pois, é aquelle que apanhou a caça, e m’a trouxe? e comi de tudo, antes que tu viesses, e abençoei-o: tambem será bemdito.
Gen 27:34 Esaú, ouvindo as palavras de seu pae, bradou com grande e mui amargo brado, e disse a seu pae: Abençoa-me tambem a mim, meu pae.
Gen 27:35 E elle disse: Veiu o teu irmão com subtileza, e tomou a tua benção.
Gen 27:36 Então disse elle: Não foi o seu nome justamente chamado Jacob, por isso que já duas vezes me enganou? a minha primogenitura me tomou, e eis que agora me tomou a minha benção. Mais disse: Não reservaste pois para mim benção alguma?
Gen 27:37 Então respondeu Isaac, e disse a Esaú: Eis que o tenho posto por senhor sobre ti, e todos os seus irmãos lhe tenho dado por servos: e de trigo e de mosto o tenho fortalecido;–que te farei pois agora a ti, meu filho?
Gen 27:38 E disse Esaú a seu pae: Tens uma só benção, meu pae? abençoa-me tambem a mim, meu pae. E levantou Esaú a sua voz, e chorou.
Gen 27:39 Então respondeu Isaac seu pae, e disse-lhe: Eis que nas

 gorduras da terra será a tua habitação, e do orvalho dos céus do alto serás abençoado,
Gen 27:40 E pela tua espada viverás, e ao teu irmão servirás. Acontecerá, porém, que quando te senhoreares, então sacudirás o seu jugo do teu pescoço.
Gen 27:41 E aborreceu Esaú a Jacob por causa d’aquella benção, com que seu pae o tinha abençoado; e Esaú disse no seu coração: Chegar-se-hão os dias de luto de meu pae: e matarei a Jacob meu irmão.
Gen 27:42 E foram denunciadas a Rebecca estas palavras de Esaú, seu filho mais velho; e ella enviou, e chamou a Jacob seu filho menor, e disse-lhe: Eis que Esaú teu irmão se consola a teu respeito, propondo-se matar-te.
Gen 27:43 Agora pois, meu filho, ouve a minha voz, e levanta-te; acolhe-te a Labão meu irmão, em Haran,
Gen 27:44 E mora com elle alguns dias, até que passe o furor de teu irmão;
Gen 27:45 Até que se desvie de ti a ira de teu irmão, e se esqueça do que lhe fizeste: então enviarei, e te farei vir de lá; porque seria eu desfilhada tambem de vós ambos n’um mesmo dia?
Gen 27:46 E disse Rebecca a Isaac: Enfadada estou da minha vida, por causa das filhas de Heth; se Jacob tomar mulher das filhas de Heth, como estas são das filhas d’esta terra, para que me será a vida?

 

Gen 28:1 E Isaac chamou a Jacob, e abençoou-o, e ordenou-lhe, e disse-lhe: Não tomes mulher de entre as filhas de Canaan:
Gen 28:2 Levanta-te, vae a Paddan-aram, á casa de Bethuel, pae de tua mãe, e toma de lá uma mulher das filhas de Labão, irmão de tua mãe;
Gen 28:3 E Deus Todo-poderoso te abençoe, e te faça fructificar, e te multiplique, para que sejas uma multidão de povos;
Gen 28:4 E te dê abenção de Abrahão, a ti e á tua semente comtigo, para que em herança possuas a terra de tuas peregrinações, que Deus deu a Abrahão
Gen 28:5 Assim enviou Isaac a Jacob, o qual se foi a Paddan-aram, a Labão, filho de Bethuel arameo, irmão de Rebecca, mãe de Jacob e de Esaú.
Gen 28:6 Vendo pois Esaú que Isaac abençoára a Jacob, e o enviára a Paddan-aram, para tomar mulher para si d’ali, e que, abençoando-o, lhe ordenara, dizendo: Não tomes mulher das filhas de Canaan;
Gen 28:7 E que Jacob obedecera a seu pae e a sua mãe, e se fôra a Paddan-aram;
Gen 28:8 Vendo tambem Esaú que as filhas de Canaan eram más aos olhos de Isaac seu pae,
Gen 28:9 Foi-se Esaú a Ishmael, e tomou para si por mulher, além das suas mulheres, a Mahalath filha de Ishmael, filho de Abrahão, irmã de Nebajoth.
Gen 28:10 Partiu pois Jacob de Berseba, e foi-se a Haran;
Gen 28:11 E chegou a um logar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras d’aquelle logar, e a poz por sua cabeceira, e deitou-se n’aquelle logar,
Gen 28:12 E sonhou: e eis uma escada era posta na terra, cujo topo tocava nos céus: e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ella;
Gen 28:13 E eis que Yahweh estava em cima d’ella, e disse: Eu sou Yahweh, o Deus de Abrahão teu pae, e o Deus de Isaac: esta terra, em que estás deitado, t’a darei a ti e á tua semente:
Gen 28:14 E a tua semente será como o pó da terra, e estender-se-ha ao occidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua semente serão bemditas todas as familias da terra:
Gen 28:15 E eis que estou comtigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra: porque te não deixarei, até que te haja feito o que te tenho dito.
Gen 28:16 Acordado pois Jacob do seu somno, disse: Na verdade Yahweh está n’este logar; e eu não o sabia.
Gen 28:17 E temeu, e disse: Quão terrivel é este logar! Este não é outro logar senão a casa de Deus; e este é a porta dos céus.
Gen 28:18 Então levantou-se Jacob pela manhã de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por sua cabeceira, e a poz por columna, e derramou azeite em cima d’ella.
Gen 28:19 E chamou o nome d’aquelle logar Bethel: o nome porém d’aquella cidade d’antes era Luz.
Gen 28:20 E Jacob votou um voto, dizendo: Se Deus fôr commigo, e me guardar n’esta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestidos para vestir;
Gen 28:21 E eu em paz tornar á casa de meu pae, Yahweh me será por Deus;
Gen 28:22 E esta pedra que tenho posto por columna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dizimo.
Gen 29:1 Então poz-se Jacob a pé, e foi-se á terra dos filhos de oriente;
Gen 29:2 E olhou, e eis um poço no campo, e eis tres rebanhos d’ovelhas que estavam deitados junto a elle; porque d’aquelle poço davam de beber aos rebanhos: e havia uma grande pedra sobre a bocca do poço.
Gen 29:3 E ajuntavam ali todos os rebanhos, e removiam a pedra de sobre a bocca do poço, e davam de beber ás ovelhas: e tornavam a pôr a pedra sobre a bocca do poço, no seu logar.
Gen 29:4 E disse-lhes Jacob: Meus irmãos, d’onde sois? E disseram: Somos de Haran.
Gen 29:5 E elle lhes disse: Conheceis a Labão, filho de Nachor? E disseram: Conhecemos.
Gen 29:6 Disse-lhes mais: Está elle bem? E disseram: Está bem, e eis aqui Rachel sua filha, que vem com as ovelhas.
Gen 29:7 E elle disse: Eis que ainda é muito dia, não é tempo de ajuntar o gado; dae de beber ás ovelhas, e ide, apascentae-as.
Gen 29:8 E disseram: Não podemos, até que todos os rebanhos se ajuntem, e removam a pedra de sobre a bocca do poço, para que demos de beber ás ovelhas.
Gen 29:9 Estando elle ainda fallando com elles, veiu Rachel com as ovelhas de seu pae: porque ella era pastora.
Gen 29:10 E aconteceu que, vendo Jacob a Rachel, filha de Labão, irmão de sua mãe, e as ovelhas de Labão, irmão de sua mãe, chegou Jacob, e revolveu a pedra de sobre a bocca do poço, e deu de beber ás ovelhas de Labão, irmão de sua mãe.
Gen 29:11 E Jacob beijou a Rachel, e levantou a sua voz, e chorou.
Gen 29:12 E Jacob annunciou a Rachel que era irmão de seu pae, e que era filho de Rebecca: então ella correu, e o annunciou a seu pae.
Gen 29:13 E aconteceu que, ouvindo Labão as novas de Jacob, filho de sua irmã, correu-lhe ao encontro, e abraçou-o, e beijou-o, e levou-o á sua casa: e contou elle a Labão todas estas coisas.
Gen 29:14 Então Labão disse-lhe: Verdadeiramente és tu o meu osso e a minha carne. E ficou com elle um mez inteiro.
Gen 29:15 Depois disse Labão a Jacob: Porque tu és meu irmão, has de servir-me de graça? declara-me qual será o teu salario.
Gen 29:16 E Labão tinha duas filhas; o nome da mais velha era Leah, e o nome da menor Rachel.
Gen 29:17 Leah porém tinha olhos tenros, mas Rachel era de formoso semblante e formosa á vista.
Gen 29:18 E Jacob amava a Rachel, e disse: Sete annos te servirei por Rachel, tua filha menor.
Gen 29:19 Então disse Labão: Melhor é que eu t’a dê, do que eu a dê a outro varão: fica commigo.
Gen 29:20 Assim serviu Jacob sete annos por Rachel; e foram aos seus olhos como poucos dias, pelo muito que a amava.
Gen 29:21 E disse Jacob a Labão: Dá-me minha mulher, porque meus dias são cumpridos, para que eu entre a ella.
Gen 29:22 Então ajuntou Labão a todos os varões d’aquelle logar, e fez um banquete.
Gen 029:23 E aconteceu, á tarde, que tomou Leah sua filha, e trouxe-lh’a: e entrou a ella.
Gen 29:24 E Labão deu sua serva Zilpah a Leah sua filha por serva.
Gen 29:25 E aconteceu pela manhã, eis que era Leah; pelo que disse a Labão: Porque me fizeste isso? não te tenho servido por Rachel? porque pois me enganaste?
Gen 29:26 E disse Labão: Não se faz assim no nosso logar, que a menor se dê antes da primogenita.
Gen 29:27 Cumpre a semana d’esta; então te daremos tambem a outra, pelo serviço que ainda outros sete annos servires commigo.
Gen 29:28 E Jacob fez assim: e cumpriu a semana d’esta: então lhe deu por mulher Rachel sua filha.
Gen 29:29 E Labão deu sua serva Bilha por serva a Rachel, sua filha.
Gen 29:30 E entrou tambem a Rachel, e amou tambem a Rachel mais do que a Leah; e serviu com elle ainda outros sete annos.
Gen 29:31 Vendo pois Yahweh que Leah era aborrecida, abriu a sua madre; porém Rachel era esteril.
Gen 29:32 E concebeu Leah, e pariu um filho, e chamou o seu nome Ruben, porque disse: Porque Yahweh attendeu á minha afflicção, por isso agora me amará o meu marido.
Gen 29:33 E concebeu outra vez, e pariu um filho, dizendo: Porquanto Yahweh ouviu que eu era aborrecida, me deu tambem este; e chamou o seu nome Simeão.
Gen 29:34 E concebeu outra vez, e pariu um filho, dizendo: Agora esta vez se ajuntará meu marido commigo, porque tres filhos lhe tenho parido: por isso chamou o seu nome Levi.
Gen 29:35 E concebeu outra vez, e pariu um filho, dizendo: Esta vez louvarei a Yahweh. Por isso chamou o seu nome Judah: e cessou de parir.
Gen 30:1 Vendo pois Rachel que não paria filhos a Jacob, teve Rachel inveja de sua irmã, e disse a Jacob: Dá-me filhos, ou se não morro.
Gen 30:2 Então se accendeu a ira de Jacob contra Rachel, e disse: Estou eu no logar de Deus, que te impediu o fructo de teu ventre?
Gen 30:3 E ella disse: Eis aqui minha serva Bilha; entra a ella, para que pára sobre os meus joelhos, e eu tambem seja edificada d’ella.
Gen 30:4 Assim lhe deu a Bilha sua serva por mulher: e Jacob entrou a ella.
Gen 30:5 E concebeu Bilha, e pariu a Jacob um filho.
Gen 30:6 Então disse Rachel: Julgou-me Deus, e tambem ouviu a minha voz, e me deu um filho; por isso chamou o seu nome Dan.
Gen 30:7 E Bilha, serva de Rachel, concebeu outra vez, e pariu a Jacob o segundo filho.
Gen 30:8 Então disse Rachel: Com luctas de Deus tenho luctado com minha irmã, tambem venci; e chamou o seu nome Naphtali.
Gen 30:9 Vendo pois Leah que cessava de parir, tomou tambem a Zilpah sua serva, e deu-a a Jacob por mulher.
Gen 30:10 E pariu Zilpah, serva de Leah, um filho a Jacob.
Gen 30:11 Então disse Leah: Vem uma turba: e chamou o seu nome Gad.
Gen 30:12 Depois pariu Zilpah, serva de Leah, um segundo filho a Jacob.
Gen 30:13 Então

 disse Leah: Para minha ventura; porque as filhas me terão por bemaventurada: e chamou o seu nome Asher.
Gen 30:14 E foi Ruben nos dias da sega do trigo, e achou mandrágoras no campo. E trouxe-as a Leah, sua mãe. Então disse Rachel a Leah: Ora dá-me das mandrágoras do teu filho.
Gen 30:15 E ella lhe disse: É já pouco que hajas tomado o meu marido, tomarás tambem as mandrágoras do meu filho? Então disse Rachel: Por isso se deitará comtigo esta noite pelas mandrágoras de teu filho.
Gen 30:16 Vindo pois Jacob á tarde do campo, saiu-lhe Leah ao encontro, e disse: A mim entrarás, porque certamente te aluguei com as mandrágoras do meu filho. E deitou-se com ella aquella noite.
Gen 30:17 E ouviu Deus a Leah, e concebeu, e pariu um quinto filho.
Gen 30:18 Então disse Leah: Deus me tem dado o meu galardão, pois tenho dado minha serva ao meu marido: e chamou o seu nome Issacar.
Gen 30:19 E Leah concebeu outra vez, e pariu a Jacob um sexto filho.
Gen 30:20 E disse Leah: Deus me deu a mim uma boa dadiva; d’esta vez morará o meu marido commigo, porque lhe tenho parido seis filhos: e chamou o seu nome Zebulon.
Gen 30:21 E depois pariu uma filha, e chamou o seu nome Dinah.
Gen 30:22 E lembrou-se Deus de Rachel, e Deus a ouviu, e abriu a sua madre,
Gen 30:23 E ella concebeu, e pariu um filho, e disse: Tirou-me Deus a minha vergonha.
Gen 30:24 E chamou o seu nome José, dizendo: Yahweh me accrescente outro filho.
Gen 30:25 E aconteceu que, como Rachel pariu a José, disse Jacob a Labão: Deixa-me ir, que me vá ao meu logar, e á minha terra.
Gen 30:26 Dá-me as minhas mulheres, e os meus filhos, pelas quaes te tenho servido, e ir-me-hei; pois tu sabes o meu serviço, que te tenho feito.
Gen 30:27 Então lhe disse Labão: Se agora tenho achado graça em teus olhos, fica commigo. Tenho experimentado que Yahweh me abençoou por amor de ti.
Gen 30:28 E disse mais: Determina-me o teu salario, que t’o darei.
Gen 30:29 Então lhe disse: Tu sabes como te tenho servido, e como passou o teu gado commigo.
Gen 30:30 Porque o pouco que tinhas antes de mim, é augmentado até uma multidão: e o Senhor te tem abençoado por meu trabalho. Agora pois, quando hei-de trabalhar tambem por minha casa?
Gen 30:31 E disse elle: Que te darei? Então disse Jacob: Nada me darás; se me fizeres isto, tornarei a apascentar e a guardar o teu rebanho.
Gen 30:32 Passarei hoje por todo o teu rebanho, separando d’elle todos os salpicados e malhados, e todos os morenos entre os cordeiros, e os malhados e salpicados entre as cabras: e isto será o meu salario.
Gen 30:33 Assim testificará por mim a minha justiça no dia d’ámanhã, quando vieres e o meu salario estiver diante de tua face: tudo o que não for salpicado e malhado entre as cabras e moreno entre os cordeiros, ser-me-ha por furto.
Gen 30:34 Então disse Labão: Eis que oxalá seja conforme á tua palavra.
Gen 30:35 E separou n’aquelle mesmo dia os bodes listrados e malhados e todas as cabras salpicadas e malhadas, tudo em que havia brancura, e todo o moreno entre os cordeiros; e deu-os nas mãos dos seus filhos.
Gen 30:36 E poz tres dias de caminho entre si e Jacob: e Jacob apascentava o resto dos rebanhos de Labão.
Gen 30:37 Então tomou Jacob varas verdes d’alamo, e d’aveleira e de castanheiro, e descascou n’ellas riscas brancas, descobrindo a brancura que nas varas havia,
Gen 30:38 E poz estas varas, que tinha descascado, em frente do rebanho, nos canos e nas pias d’agua, aonde o rebanho vinha a beber, e conceberam vindo a beber.
Gen 30:39 E concebia o rebanho diante das varas, e as ovelhas pariam listrados, salpicados e malhados.
Gen 30:40 Então separou Jacob os cordeiros, e poz as faces do rebanho para os listrados, e todo o moreno entre o rebanho de Labão; e poz o seu rebanho á parte, e não o poz com o rebanho de Labão.
Gen 30:41 E succedia que cada vez que concebiam as ovelhas fortes, punha Jacob as varas diante dos olhos do rebanho nos canos, para que concebessem diante das varas.
Gen 30:42 Mas quando enfraqueceu o rebanho, não as poz. Assim as fracas eram de Labão, e as fortes de Jacob.
Gen 30:43 E cresceu o varão em grande maneira, e teve muitos rebanhos, e servas, e servos, e camelos e jumentos.

Gen 31:1 Então ouvia as palavras dos filhos de Labão, que diziam: Jacob tem tomado tudo o que era de nosso pae, e do que era de nosso pae fez elle toda esta gloria.
Gen 31:2 Viu tambem Jacob o rosto de Labão, e eis que não era para com elle como d’hontem e d’ante-hontem.
Gen 31:3 E disse Yahweh a Jacob: Torna-te á terra dos teus paes, e á tua parentela, e eu serei comtigo.
Gen 31:4 Então enviou Jacob, e chamou a Rachel e a Leah ao campo, ao seu rebanho,
Gen 31:5 E disse-lhes: Vejo que o rosto de vosso pae para commigo não é como d’hontem e d’ante-hontem; porém o Deus de meu pae esteve commigo;
Gen 31:6 E vós mesmas sabeis que com todo o meu poder tenho servido a vosso pae;
Gen 31:7 Mas vosso pae me enganou e mudou o salario dez vezes; porém Deus não lhe permittiu que me fizesse mal.
Gen 31:8 Quando elle dizia assim: Os salpicados serão o teu salario; então todos os rebanhos pariam salpicados. E quando elle dizia assim: Os listrados serão o teu salario, então todos os teus rebanhos pariam listrados.
Gen 31:9 Assim Deus tirou o gado de vosso pae, e m’o deu a mim.
Gen 31:10 E succedeu que, ao tempo em que o rebanho concebia, eu levantei os meus olhos, e vi em sonhos, e eis que os bodes, que cobriam as ovelhas, eram listrados, salpicados e malhados.
Gen 31:11 E disse-me o anjo de Deus em sonhos: Jacob. E eu disse: Eis-me aqui.
Gen 31:12 E disse elle: Levanta agora os teus olhos, e vê todos os bodes que cobrem o rebanho, que são listrados, salpicados e malhados: porque tenho visto tudo o que Labão te fez.
Gen 31:13 Eu sou o Deus de Beth-el, onde teus ungido uma columna, onde me tens votado o voto; levanta-te agora, sae-te d’esta terra, e torna-te á terra da tua parentela.
Gen 31:14 Então responderam Rachel e Leah, e disseram-lhe: Ha ainda para nós parte ou herança na casa de nosso pae?
Gen 31:15 Não nos considera elle como estranhas? pois vendeu-nos, e comeu de todo o nosso dinheiro.
Gen 31:16 Porque toda a riqueza, que Deus tirou de nosso pae, é nossa e de nossos filhos: agora pois, faze tudo o que Deus te tem dito.
Gen 31:17 Então se levantou Jacob, pondo os seus filhos e as suas mulheres sobre os camelos;
Gen 31:18 E levou todo o seu gado, e toda a sua fazenda, que havia adquirido, o gado que possuia, que alcançara em Paddan*-aram, para ir a Isaac, seu pae, á terra de Canaan.
Gen 31:19 E havendo Labão ido a tosquiar as suas ovelhas, furtou Rachel os idolos que seu pae tinha.
Gen 31:20 E esquivou-se Jacob de Labão o arameo, porque não lhe fez saber que fugia.
Gen 31:21 E fugiu elle com tudo o que tinha, e levantou-se, e passou o rio: e poz o seu rosto para a montanha de Gilead.
Gen 31:22 E no terceiro dia foi annunciado a Labão que Jacob tinha fugido.
Gen 31:23 Então tomou comsigo os seus irmãos, e atraz d’elle proseguiu o caminho por sete dias; e alcançou-o na montanha de Gilead.
Gen 31:24 Veiu porém Deus a Labão o arameo em sonhos de noite, e disse-lhe: Guarda-te, que não falles com Jacob nem bem nem mal.
Gen 31:25 Alcançou pois Labão a Jacob, e armara Jacob a sua tenda n’aquella montanha: armou tambem Labão com os seus irmãos a sua na montanha de Gilead.
Gen 31:26 Então disse Labão a Jacob: Que fizeste, que te esquivaste de mim, e levaste as minhas filhas como captivas pela espada?
Gen 31:27 Porque fugiste occultamente, e te esquivaste de mim, e não me fizeste saber, para que eu te enviasse com alegria, e com canticos, e com tamboril e com harpa?
Gen 31:28 Tambem não me permittiste beijar os meus filhos e as minhas filhas. Loucamente pois agora fizeste, fazendo assim.
Gen 31:29 Poder havia em minha mão para vos fazer mal, mas o Deus de vosso pae me fallou hontem á noite, dizendo: Guarda-te, que não falles com Jacob nem bem nem mal.
Gen 31:30 E agora te querias ir embora, porquanto tinhas saudades de voltar a casa de teu pae; porque furtaste os meus deuses?
Gen 31:31 Então respondeu Jacob, e disse a Labão: Porque temia; pois que dizia commigo, se porventura me não arrebatarias as tuas filhas.
Gen 31:32 Com quem achares os teus deuses, esse não viva; reconhece diante de nossos irmãos o que é teu do que está commigo, e toma-o para ti. Pois Jacob não sabia que Rachel os tinha furtado.
Gen 31:33 Então entrou Labão na tenda de Jacob, e na tenda de Leah, e na tenda d’ambas as servas, e não os achou; e saindo da tenda de Leah, entrou na tenda de Rachel.
Gen 31:34 Mas tinha tomado Rachel os idolos, e os tinha posto na albarda de um camelo, e assentara-se sobre elles; e apalpou Labão toda a tenda, e não os achou.
Gen 31:35 E ella disse a seu pae: Não se accenda a ira aos olhos de meu senhor, que não posso levantar-me diante da tua face; porquanto tenho o costume das mulheres. E elle procurou, mas não achou os idolos.
Gen 31:36 Então irou-se Jacob, e contendeu com Labão; e respondeu Jacob, e disse a Labão: Qual é a minha transgressão? qual é o meu peccado, que tão furiosamente me tens perseguido?
Gen 31:37 Havendo apalpado todos os meus moveis, que achaste de todos os moveis da tua casa? põe-o aqui diante dos meus irmãos, e teus irmãos; e que julguem entre nós ambos.
Gen 31:38 Estes vinte annos eu estive comtigo, as tuas ovelhas e as tuas cabras nunca moveram, e não comi os carneiros do teu rebanho.
Gen 31:39 Não te trouxe eu o despedaçado; eu o pagava; o furtado de dia e o furtado de noite da minha mão o requerias.
Gen 31:40 Estive eu de sorte que de dia me consumia o calor, e de noite a geada; e o meu somno foi-se dos meus olhos.
Gen 31:41 Tenho estado agora vinte annos na tua casa; quatorze annos te servi por tuas

 duas filhas, e seis annos por teu rebanho; mas o meu salario tens mudado dez vezes.
Gen 31:42 Se o Deus de meu pae, o Deus de Abrahão, e o Temor de Isaac não fôra commigo, por certo me enviarias agora vazio. Deus attendeu á minha afflicção, e ao trabalho das minhas mãos, e reprehendeu-te hontem á noite.
Gen 31:43 Então respondeu Labão, e disse a Jacob: Estas filhas são minhas filhas, e estes filhos são meus filhos, e este rebanho é o meu rebanho, e tudo o que vês, meu é: e que farei hoje a estas minhas filhas, ou a seus filhos, que pariram?
Gen 31:44 Agora pois vem, e façamos concerto eu e tu, que seja por testemunho entre mim e ti.
Gen 31:45 Então tomou Jacob uma pedra, e erigiu-a por columna.
Gen 31:46 E disse Jacob a seus irmãos: Ajuntae pedras. E tomaram pedras, e fizeram um montão, e comeram ali sobre aquelle montão.
Gen 031:047 E chamou-o Labão Jegar-sahadutha: porém Jacob chamou-o Galeed.
Gen 31:48 Então disse Labão: Este montão seja hoje por testemunha entre mim e entre ti: por isso se chamou o seu nome Galeed,
Gen 31:49 E Mizpah, porquanto disse: Attente Yahweh entre mim e ti, quando nós estivermos apartados um do outro:
Gen 31:50 Se affligires as minhas filhas, e se tomares mulheres além das minhas filhas, ninguem está comnosco: attenta que Deus é testemunha entre mim e ti
Gen 31:51 Disse mais Labão a Jacob: Eis aqui este mesmo montão, e eis aqui essa columna que levantei entre mim e entre ti.
Gen 31:52 Este montão seja testemunha, e esta columna seja testemunha, que eu não passarei este montão a ti, e que tu não passarás este montão e esta columna a mim, para mal.
Gen 31:53 O Deus de Abrahão, e o Deus de Nahor, o Deus de seu pae julgue entre nós. E jurou Jacob pelo Temor de seu pae Isaac.
Gen 31:54 E sacrificou Jacob um sacrificou na montanha, e convidou seus irmãos, para comer pão; e comeram pão, e passaram a noite na montanha.
Gen 31:55 E levantou-se Labão pela manhã de madrugada, e beijou seus filhos, e suas filhas, e abençoou-os, e partiu; e voltou Labão ao seu logar.

Gen 32:1 E foi tambem Jacob o seu caminho, e encontraram-o os anjos de Deus.
Gen 32:2 E Jacob disse, quando os viu: Este é o exercito de Deus. E chamou o nome d’aquelle logar Mahanaim.
Gen 32:3 E enviou Jacob mensageiros diante da sua face a Esaú seu irmão, á terra de Seir, territorio de Edom.
Gen 32:4 E ordenou-lhes, dizendo: Assim direis a meu senhor Esaú: Assim diz Jacob, teu servo: Como peregrino morei com Labão, e me detive lá até agora;
Gen 32:5 E tenho bois e jumentos, ovelhas, e servos e servas; e enviei para o annunciar a meu senhor, para que ache graça em teus olhos.
Gen 32:6 E os mensageiros tornaram a Jacob, dizendo: Viemos a teu irmão Esaú; e tambem elle vem a encontrar-te, e quatrocentos varões com elle.
Gen 32:7 Então Jacob temeu muito, e angustiou-se; e repartiu o povo que com elle estava, e as ovelhas, e as vaccas, e os camelos, em dois bandos.
Gen 32:8 Porque dizia: Se Esaú vier a um bando, e o ferir, o outro bando escapará.
Gen 32:9 Disse mais Jacob: Deus de meu pae Abrahão, e Deus de meu pae Isaac, Yahweh, que me disseste: Torna-te á tua terra, e á tua parentela, e far-te-hei bem;
Gen 32:10 Menor sou eu que todas as beneficencias, e que toda a fidelidade que fizeste ao teu servo; porque com meu cajado passei este Jordão, e agora me tornei em dois bandos;
Gen 32:11 Livra-me, peço-te, da mão de meu irmão, da mão de Esaú: porque o temo, que porventura não venha, e me fira, e a mãe com os filhos
Gen 32:12 E tu o disseste: Certamente te farei bem, e farei a tua semente como a areia do mar, que pela multidão não se pode contar.
Gen 32:13 E passou ali aquella noite; e tomou do que lhe veiu á sua mão, um presente para seu irmão Esaú:
Gen 32:14 Duzentas cabras, e vinte bodes; duzentas ovelhas, e vinte carneiros;
Gen 32:15 Trinta camelas de leite com suas crias, quarenta vaccas, e dez novilhos; vinte jumentas, e dez jumentinhos;
Gen 32:16 E deu-o na mão dos seus servos, cada rebanho á parte, e disse a seus servos: Passae adiante da minha face, e ponde espaço entre rebanho e rebanho.
Gen 32:17 E ordenou ao primeiro, dizendo: Quando Esaú, meu irmão, te encontrar, e te perguntar, dizendo: De quem és, e para onde vaes, e cujos são estes diante da tua face,
Gen 32:18 Então dirás: São de teu servo Jacob, presente que envia a meu senhor, a Esaú; e eis que elle mesmo vem tambem atraz de nós
Gen 32:19 E ordenou tambem ao segundo, e ao terceiro, e a todos os que vinham atraz dos rebanhos, dizendo: Conforme a esta mesma palavra, fallareis a Esaú, quando o achardes.
Gen 32:20 E direis tambem: Eis que o teu servo Jacob vem atraz de nós. Porque dizia: Eu o aplacarei com o presente, que vae diante de mim, e depois verei a sua face; porventura acceitará a minha face.
Gen 32:21 Assim passou o presente diante da sua face; elle porém passou aquella noite no arraial.

Gen 32:22 E levantou-se aquella mesma noite, e tomou as suas duas mulheres, e as suas duas servas, e os seus onze filhos, e passou o váo de Jabbok.
Gen 32:23 E tomou-os, e fel-os passar o ribeiro; e fez passar tudo o que tinha.
Gen 32:24 Jacob porém ficou só; e luctou com elle um varão, até que a alva subia.
Gen 32:25 E vendo que não prevalecia contra elle, tocou a juntura de sua côxa, e se deslocou a juntura da côxa de Jacob, luctando com elle.
Gen 32:26 E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém elle disse: Não te deixarei ir, se me não abençoares.
Gen 32:27 E disse-lhe: Qual é o teu nome? E elle disse: Jacob.

Gen 32:28 Então disse: Não se chamará mais o teu nome Jacob, mas Israel: pois como principe luctaste com Deus, e com os homens, e prevaleceste.
Gen 32:29 E Jacob lhe perguntou, e disse: Dá-me, peço-te, a saber o teu nome. E disse: Porque perguntas pelo meu nome? E abençoou-o ali.
Gen 32:30 E chamou Jacob o nome d’aquelle logar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva.
Gen 32:31 E saiu-lhe o sol, quando passou a Penuel; e manquejava da sua côxa.
Gen 32:32 Por isso os filhos de Israel não comem o nervo encolhido, que está sobre a juntura da côxa, até o dia de hoje; porquanto tocara a juntura da côxa de Jacob no nervo encolhido.
Gen 33:1 E levantou Jacob os seus olhos, e olhou, e eis que vinha Esaú, e quatrocentos homens com elle. Então repartiu os filhos entre Leah e Rachel, e as duas servas.
Gen 33:2 E poz as servas e seus filhos na frente, e a Leah e seus filhos atraz: porém a Rachel e José os derradeiros.
Gen 33:3 E elle mesmo passou adiante d’elles, e inclinou-se á terra sete vezes, até que chegou a seu irmão.
Gen 33:4 Então Esaú correu-lhe ao encontro, e abraçou-o, e lançou-se sobre o seu pescoço, e beijou-o; e choraram.
Gen 33:5 Depois levantou os seus olhos, e viu as mulheres, e os meninos, e disse: Quem são estes comtigo? E elle disse: Os filhos que Deus graciosamente tem dado a teu servo.
Gen 33:6 Então chegaram as servas; ellas, e os seus filhos, e inclinaram-se.
Gen 33:7 E chegou tambem Leah com seus filhos, e inclinaram-se: e depois chegou José e Rachel, e inclinaram-se.
Gen 33:8 E disse Esaú: De que te serve todo este bando que tenho encontrado? E elle disse: Para achar graça aos olhos de meu senhor.
Gen 33:9 Mas Esaú disse: Eu tenho bastante, meu irmão; seja para ti o que tens.
Gen 33:10 Então disse Jacob: Não, se agora tenho achado graça em teus olhos, peço-*te que tomes o meu presente da minha mão: porquanto tenho visto o teu rosto, como se tivesse visto o rosto de Deus, e tomaste contentamento em mim.
Gen 33:11 Toma, peço-te, a minha benção, que te foi trazida; porque Deus graciosamente m’a tem dado; e porque tenho de tudo. E instou com elle, até que a tomou.
Gen 33:12 E disse: Caminhemos, e andemos, e eu partirei adiante de ti.
Gen33:13 Porém elle lhe disse: Meu senhor sabe que estes filhos são tenros, e que tenho commigo ovelhas e vaccas de leite; se as afadigarem sómente um dia, todo o rebanho morrerá.
Gen 33:14 Ora passe o meu senhor diante da face de seu servo; e eu irei como guia pouco a pouco, conforme ao passo do gado que é adiante da minha face, e conforme ao passo dos meninos, até que chegue a meu senhor em Seir.
Gen 33:15 E Esaú disse: Deixarei logo comtigo d’esta gente, que está commigo. E elle disse: Para que é isso? Basta que eu ache graça aos olhos de meu senhor.
Gen 33:16 Assim se tornou Esaú aquelle dia pelo seu caminho a Seir.
Gen 33:17 Jacob, porém, partiu para Succoth e edificou para si uma casa; e fez cabanas para o seu gado: por isso chamou o nome d’aquelle logar Succoth.
Gen 33:18 E chegou Jacob salvo á cidade de Sichem, que está na terra de Canaan, quando vinha de Paddan-aram; e fez o seu assento diante da cidade.
Gen 33:19 E comprou uma parte do campo em que estendera a sua tenda, da mão dos filhos de Hemor, pae de Sichem, por cem peças de dinheiro.
Gen 33:20 E levantou ali um altar, e chamou-o Deus, o Deus d’Israel.
Gen 34:1 E saiu Dinah filha de Leah, que parira a Jacob, para ver as filhas da terra.
Gen34:2 E Sichem filho de Hemor heveo, principe d’aquella terra, viu-a, e tomou-a, e deitou-se com ella, e humilhou-a.
Gen 34:3 E apegou-se a sua alma com Dinah filha de Jacob, e amou a moça e fallou affectuosamente á moça.
Gen 34:4 Fallou tambem Sichem a Hemor seu pae, dizendo: Toma-me esta por mulher.
Gen 34:5 Quando Jacob ouviu que contaminara a Dinah sua filha, estavam os seus filhos no campo com o gado; e calou-se Jacob até que viessem.
Gen 34:6 E saiu Hemor pae de Sichem a Jacob, para fallar com elle.
Gen 34:7 E vieram os filhos de Jacob do campo, ouvindo isso, e entristeceram-se os varões, e iraram-se muito, porquanto fizera doidice em Israel, deitando-se com a filha de Jacob; o que não se devia fazer assim.
Gen 34:8 Então fallou Hemor

 com elles, dizendo: A alma de Sichem meu filho está namorada da vossa filha; dae-lh’a, peço-te, por mulher;
Gen 34:9 E aparentae-vos comnosco, dae-nos as vossas filhas, e tomae as nossas filhas para vós;
Gen 34:10 E habitareis comnosco; e a terra estará diante da vossa face: habitae e negociae n’ella, e tomae possessão n’ella.
Gen 34:11 E disse Sichem ao pae d’ella, e aos irmãos d’ella: Ache eu graça em vossos olhos, e darei o que me disserdes:
Gen 34:12 Augmentae muito sobre mim o dote e a dadiva, e darei o que me disserdes; dae-me sómente a moça por mulher.
Gen 34:13 Então responderam os filhos de Jacob a Sichem e a Hemor seu pae enganosamente, e fallaram, porquanto havia contaminado a Dinah sua irmã.
Gen 34:14 E disseram-lhes: Não podemos fazer isso, que déssemos a nossa irmã a um varão não circumcidado; porque isso seria uma vergonha para nós;
Gen 34:15 N’isso, porém, consentiremos a vós: se fôrdes como nós, que se circumcide todo o macho entre vós
Gen 34:16 Então dar-vos-hemos as nossas filhas, e tomaremos nós as vossas filhas, e habitaremos comvosco, e seremos um povo;
Gen 34:17 Mas se não nos ouvirdes, e não vos circumcidardes, tomaremos a nossa filha e ir-nos-hemos.
Gen 34:18 E suas palavras foram boas aos olhos de Hemor, e aos olhos de Sichem filho de Hemor.
Gen 34:19 E não tardou o mancebo em fazer isto; porque a filha de Jacob lhe contentava: e elle era o mais honrado de toda a casa de seu pae.
Gen 34:20 Veiu pois Hemor e Sichem seu filho á porta da sua cidade, e fallaram aos varões da sua cidade, dizendo:
Gen 34:21 Estes varões são pacificos comnosco; portanto habitarão n’esta terra, e negociarão n’ella; eis que a terra é larga de espaço diante da sua face: tomaremos nós as suas filhas por mulheres, e lhes daremos as nossas filhas
Gen 34:22 N’isto, porém, consentirão aquelles varões, de habitar comnosco, para que sejamos um povo, se todo o macho entre nós se circumcidar, como elles são circumcidados.
Gen 34:23 O seu gado, as suas possessões, e todos os seus animaes não serão nossos? consintamos sómente com elles, e habitarão comnosco.
Gen 34:24 E deram ouvidos a Hemor, e a Sichem seu filho todos os que sahiam da porta da cidade; e foi circumcidado todo o macho, de todos os que sahiam pela porta da sua cidade.
Gen 34:25 E aconteceu que, ao terceiro dia, quando estavam com a mais violenta dôr, os dois filhos de Jacob, Simeão e Levi, irmãos de Dinah, tomaram cada um a sua espada, e entraram afoitamente na cidade, e mataram todo o macho.
Gen 34:26 Mataram tambem ao fio da espada a Hemor, e a seu filho Sichem; e tomaram a Dinah da casa de Sichem, e sairam.
Gen 34:27 Vieram os filhos de Jacob aos mortos e saquearam a cidade; porquanto contaminaram a sua irmã.
Gen 34:28 As suas ovelhas, e as suas vaccas, e os seus jumentos, e o que na cidade, e o que no campo havia, tomaram,
Gen 34:29 E toda a sua fazenda, e todos os seus meninos, e as suas mulheres levaram presas, e despojaram-as, e tudo o que havia em casa.
Gen 34:30 Então disse Jacob a Simeão e a Levi: Tendes-me turbado, fazendo-me cheirar mal entre os moradores d’esta terra, entre os Cananeus e Phereseus, sendo eu pouco povo em numero; ajuntar-se-hão, e ficarei destruido, eu e minha casa.
Gen 34:31 E elles disseram: Faria pois elle a nossa irmã como a uma prostituta?

Gen 35:1 Depois disse Deus a Jacob: Levanta-te, sobe a Bethel, e habita ali; e faz ali um altar ao Deus que te appareceu, quando fugiste diante da face de Esaú teu irmão.
Gen 35:2 Então disse Jacob á sua familia, e a todos os que com elle estavam: Tirae os deuses estranhos, que ha no meio de vós, e purificae-vos, e mudae os vossos vestidos.
Gen 35:3 E levantemo-nos, e subamos a Bethel; e ali farei um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angustia, e que foi commigo no caminho que tenho andado.
Gen 35:4 Então deram a Jacob todos os deuses estranhos, que tinham em suas mãos, e as arrecadas que estavam em suas orelhas; e Jacob os escondeu debaixo do carvalho que está junto a Sichem.
Gen 35:5 E partiram; e o terror de Deus foi sobre as cidades que estavam ao redor d’elles, e não seguiram após os filhos de Jacob.
Gen 35:6 Assim chegou Jacob a Luz, que está na terra de Canaan, (esta é Bethel), elle e todo o povo que com elle havia.
Gen 35:7 E edificou ali um altar, e chamou aquelle logar El-beth-el: porquanto Deus ali se lhe tinha manifestado quando fugia diante da face de seu irmão.
Gen 35:8 E morreu Debora, a ama de Rebecca, e foi sepultada ao pé de Bethel, debaixo do carvalho cujo nome chamou Allonbachuth.
Gen 35:9 E appareceu Deus outra vez a Jacob, vindo de Paddan-aram, e abençoou-o.
Gen 35:10 E disse-lhe Deus: O teu nome é Jacob; não se chamará mais o teu nome Jacob, mas Israel será o teu nome. E chamou o seu nome Israel.
Gen 35:11 Disse-lhe mais Deus: Eu sou o Deus Todo-poderoso; fructifica e multiplica-te; uma nação e multidão de nações sairão de ti, e reis procederão dos teus lombos
Gen 35:12 E te darei a ti a terra que tenho dado a Abrahão e a Isaac, e á tua semente depois de ti darei a terra.
Gen 35:13 E Deus subiu d’elle, do logar onde fallara com elle.
Gen 35:14 E Jacob poz uma columna no logar onde fallara com elle, uma columna de pedra; e derramou sobre ella uma libação, e deitou sobre ella azeite.
Gen 35:15 E chamou Jacob o nome d’aquelle logar, onde Deus fallara com elle, Bethel.
Gen 35:16 E partiram de Bethel: e havia ainda um pequeno espaço de terra para chegar a Ephrata, e pariu Rachel, e ella teve trabalho em seu parto.
Gen 35:17 E aconteceu que, tendo ella trabalho em seu parto, lhe disse a parteira: Não temas, porque tambem este filho terás.
Gen 35:18 E aconteceu que, saindo-se-lhe a alma (porque morreu), chamou o seu nome Benoni; mas seu pae o chamou Benjamin.
Gen 35:19 Assim morreu Rachel; e foi sepultada no caminho d’Ephrata, este é Beth-lehem.
Gen 35:20 E Jacob poz uma columna sobre a sua sepultura; esta é a columna da sepultura de Rachel até ao dia de hoje.
Gen 35:21 Então partiu Israel, e estendeu a sua tenda d’além de Migdal Eder.
Gen 35:22 E aconteceu que, habitando Israel n’aquella terra, foi Ruben, e deitou-se com Bilhah, concubina de seu pae; e Israel ouviu-o. E eram doze os filhos de Jacob:
Gen 35:23 Os filhos de Leah: Ruben, o primogenito de Jacob, depois Simeão e Levi, e Judah, e Issacar e Zebulon;
Gen 35:24 Os filhos de Rachel: José e Benjamin;
Gen 35:25 E os filhos de Bilhah, serva de Rachel: Dan e Naphtali;
Gen 35:26 E os filhos de Zilpah, serva de Leah: Gad e Aser. Estes são os filhos de Jacob, que lhe nasceram em Paddan-aram.
Gen 35:27 E Jacob veiu a seu pae Isaac, a Mamre, a Kiriath-arba (que é Hebron), onde peregrinaram Abrahão e Isaac.
Gen 35:28 E foram os dias de Isaac cento e oitenta annos.
Gen 35:29 E Isaac expirou, e morreu, e foi recolhido aos seus povos, velho e farto de dias; e Esaú e Jacob, seus filhos, o sepultaram.
Gen 36:1 E estas são as gerações de Esaú ( que é Edom).
Gen 36:2 Esaú tomou suas mulheres das filhas de Canaan: a Adah, filha de Elon hetheo, e a Aholibamah, filha de Anah, filha de Zibeon heveo.
Gen 36:3 E a Basemath, filha de Ishmael, irmã de Nebajoth.
Gen 36:4 E Adah pariu a Esaú Eliphaz; e Basemath pariu a Rehuel;
Gen 36:5 E Aholibamah pariu a Jeush, e Jaelam e Corah: estes são os filhos de Esaú, que lhe nasceram na terra de Canaan.
Gen 36:6 E Esaú tomou suas mulheres, e seus filhos, e suas filhas, e todas as almas de sua casa, e seu gado, e todos os seus animaes, e toda a sua fazenda, que havia adquirido na terra de Canaan; e foi-se a outra terra de diante da face de Jacob seu irmão;
Gen 36:7 Porque a fazenda d’elles era muita para habitarem juntos; e a terra de suas peregrinações não os podia sustentar por causa do seu gado.
Gen 36:8 Portanto Esaú habitou na montanha de Seir; Esaú é Edom.
Gen 36:9 Estas pois são as gerações de Esaú, pae dos Idumeos, na montanha de Seir.
Gen 36:10 Estes são os nomes dos filhos de Esaú: Eliphaz, filho de Adah, mulher de Esaú; Rehuel, filho de Basemath, mulher de Esaú.
Gen 36:11 E os filhos de Eliphsz foram: Teman, Omar, Zepho, e Gaetam, e Kenaz.
Gen 36:12 E Timnah era concubina de Eliphaz, filho de Esaú, e pariu a Eliphaz Amelek: estes são os filhos de Adah, mulher de Esaú.
Gen 36:13 E estes foram os filhos de Rehuel: Nahath, e Zerah, Shammah, e Mizzah: estes foram os filhos de Basemath, mulher de Esaú.
Gen 36:14 E estes foram os filhos de Aholibamah, filha de Anah, filha de Zibeon, mulher de Esaú: e pariu a Esaú: Jeush, e Jalam, e Corah.
Gen 36:15 Estes são os principes dos filhos de Esaú; o filhos de Eliphaz, o primogenito de Esaú, foram: o principe Teman, o principe Omar, o principe Zepho, o principe Kenaz,
Gen 36:16 O principe Corah, o principe Gatam, o principe Amalek; estes são os principes de Eliphaz na terra de Edom, estes são os filhos de Adah.
Gen 36:17 E estes são os filhos de Rehuel, filho de Esaú: o principe Nahath, o principe Zerah, o principe Shammah, o principe Mizzah; estes são os principes de Rehuel, na terra de Edom, estes são os filhos de Besemath, mulher de Esaú.
Gen 36:18 E estes são os filhos de Aholibamah, mulher de Esaú: o principe Jeush, o principe Jalam, o principe Corah; estes são os principes do Aholibamah, filha de Anah, mulher de Esaú.
Gen 36:19 Estes são os filhos de Esaú, e estes são seus principes: elle é Edom.
Gen 36:20 Estes são os filhos de Seir horeo, moradores d’aquella terra: Lotan, e Sobal e Zibeon, e Anah.
Gen 36:21 E Dishon, e Eser, e Dishan; estes são os principes dos horeos, filhos de Seir, na terra de Edom.
Gen 36:22 E os filhos de Lotan foram: Hori e Hemam; e a irmã de Lotan era Timnah.
Gen 36:23 Estes são os filhos de Sobal: Alvan, e Manahath, e Ebal, e Shepho, e Onam.
Gen 36:24 E estes são os filhos

 de Zibeon: Ajah, e Anah; este é o Anah que achou os mulos no deserto, quando apascentava os jumentos de Zibeon seu pae.
Gen 36:25 E estes são os filhos de Anah: Dishon, e Aholibamah, a filha de Anah.
Gen 36:26 E estes são os filhos de Dishon: Hemdam, e Eshban, e Ithran, e Cheran.
Gen 36:27 Estes são os filhos de Eser: Bilhan, e Zaavan, e Akan.
Gen 36:28 Estes são os filhos de Dishan: Uz, e Aran.
Gen 36:29 Estes são os principes dos horeos: O principe Lotan, o principe Shobal, o principe Zibeon, o principe Anah,
Gen 36:30 O principe Dishon, o principe Eser, o principe Dishan; estes são os principes dos horeos segundo seus principes na terra de Seir.
Gen 36:31 E estes são os reis que reinaram na terra de Edom, antes que reinasse rei algum sobre os filhos d’Israel.
Gen 36:32 Reinou pois em Edom Bela, filho de Beor, e o nome da sua cidade foi Dinhaba.
Gen 36:33 E morreu Bela; e Jobab, filho de Zerah de Bosrah, reinou em seu logar.
Gen 36:34 E morreu Jobab; e Husam, da terra dos Temanitas, reinou em seu logar.
Gen 36:35 E morreu Husam, e em seu logar reinou Hadad, filho de Bedad, o que feriu a Midian no campo de Moab; e o nome da sua cidade foi Avith.
Gen 36:36 E morreu Hadad: e Samlah de Masreca reinou em seu logar.
Gen 36:37 E morreu Samlah; e Shaul de Rehoboth, pelo rio, reinou em seu logar.
Gen 36:38 E morreu Shaul; e Baal-hanan, filho de Achbor, reinou em seu logar.
Gen 36:39 E morreu Baal-hanan, filho de Achbor; e Hadar reinou em seu logar, e o nome da sua cidade foi Pau; e o nome de sua mulher foi Mehetabel, filha de Matred, filha de Mezahab.
Gen 36:40 E estes são os nomes dos principes de Esaú; segundo as suas gerações, segundo os seus logares, com os seus nomes: o principe Timnah, o principe Alvah, o principe Jetheth,
Gen 36:41 O principe Aholibamah, o principe Elah o principe Pinon,
Gen 36:42 O principe Kenez, o principe Teman, o principe Mibzar,
Gen 36:43 O principe Magdiel, o principe Iram: estes são os principes de Edom, segundo as suas habitações, na terra da sua possessão; este é Esaú, pae de Edom.

Gen 37:1 E Jacob habitou na terra das peregrinações de seu pae, na terra de Canaan.
Gen 37:2 Estas são as gerações de Jacob. Sendo José de dezesete annos, apascentava as ovelhas com seus irmãos, e estava este mancebo com os filhos de Bilhah, e com os filhos de Zilpah, mulheres de seu pae; e José trazia uma má fama d’elles a seu pae.
Gen 37:3 E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma tunica de varias côres.
Gen 37:4 Vendo pois seus irmãos que seu pae o amava mais do que a todos os seus irmãos, aborreceram-o, e não podiam fallar com elle pacificamente.
Gen 37:5 Sonhou tambem José um sonho, que contou a seus irmãos: por isso o aborreciam ainda mais.
Gen 37:6 E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, este sonho, que tenho sonhado:
Gen 37:7 Eis que estavamos atando mólhos no meio do campo, e eis que o meu mólho se levantava, e tambem ficava em pé, e eis que os vossos mólhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu mólho.
Gen 37:8 Então lhe disseram seus irmãos: Tu pois devéras reinarás sobre nós? Por isso tanto mais o aborreciam por seus sonhos e por suas palavras.
Gen 37:9 E sonhou ainda outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que ainda sonhei um sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrellas se inclinavam a mim.
Gen 37:10 E contando-o a seu pae e a seus irmãos, reprehendeu-o seu pae, e disse-lhe: Que sonho é este que sonhaste? porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, para inclinar-nos a ti em terra?
Gen 37:11 Seus irmãos pois o invejavam; seu pae porém guardava este negocio no seu coração.
Gen 37:12 E seus irmãos foram apascentar o rebanho de seu pae, junto de Sichem.
Gen 37:13 Disse pois Israel a José: Não apascentam os teus irmãos junto de Sichem? vem, e enviar-te-hei a elles. E elle lhe disse: Eis-me aqui.
Gen 37:14 E elle lhe disse: Ora vae-te, vê como estão teus irmãos, e como está o rebanho, e traze-me resposta. Assim o enviou do valle de Hebron, e veiu a Sichem.
Gen 37:15 E achou-o um varão, porque eis que andava errado pelo campo, e perguntou-lhe o varão, dizendo: Que procuras?
Gen 37:16 E elle disse: Procuro meus irmãos; dize-me, peço-te, onde elles apascentam.
Gen 37:17 E disse aquelle varão: Foram-se d’aqui; porque ouvi-lhes dizer: Vamos a Dothan. José pois seguiu atraz de seus irmãos, e achou-os em Dothan.
Gen 37:18 E viram-o de longe, e, antes que chegasse a elles, conspiraram contra elle, para o matarem.
Gen 37:19 E disseram um ao outro: Eis lá vem o sonhador-mór!
Gen 37:20 Vinde pois agora, e matemel-o, e lancemol-o n’uma d’estas covas, e diremos: Uma besta fera o comeu; e veremos que será dos seus sonhos.
Gen 37:21 E ouvindo-o Ruben, livrou-o das suas mãos, e disse: Não lhe tiremos a vida.
Gen 37:22 Tambem lhes disse Ruben: Não derrameis sangue; lançae-o n’esta cova, que está no deserto, e não lanceis mãos n’elle; para livral-o das suas mãos, e para tornal-o a seu pae.
Gen 37:23 E aconteceu que, chegando José a seus irmãos, tiraram a José a sua tunica, a tunica de varias côres, que trazia.
Gen 37:24 E tomaram-o, e lançaram-o na cova; porém a cova estava vasia, não havia agua n’ella.
Gen 37:25 Depois assentaram-se a comer pão; e levantaram os seus olhos, e olharam, e eis que uma companhia de ishmaelitas vinha de Gilead; e seus camelos traziam especiarias, e balsamo, e myrrha, e iam leval-os ao Egypto.
Gen 37:26 Então Judah disse aos seus irmãos: Que proveito haverá que matemos a nosso irmão, e escondamos a sua morte?
Gen 37:27 Vinde, e vendamol-o a estes ishmaelitas, e não seja nossa mão sobre elle; porque elle é nosso irmão, nossa carne. E seus irmãos obedeceram.
Gen 37:28 Passando pois os mercadores midianitas, tiraram, e alçaram a José da cova, e venderam José por vinte moedas de prata aos ishmaelitas, os quaes levaram José ao Egypto.
Gen 37:29 Tornando pois Ruben á cova, eis que José não estava na cova; então rasgou os seus vestidos,
Gen 37:30 E tornou a seus irmãos, e disse: O moço não apparece; e eu aonde irei?
Gen 37:31 Então tomaram a tunica de José, e mataram um cabrito, e tingiram a tunica no sangue,
Gen 37:32 E enviaram a tunica de varias côres, e fizeram leval-a a seu pae, e disseram: Temos achado esta tunica; conhece agora se esta será ou não a tunica de teu filho.
Gen 37:33 E conheceu-a, e disse: É a tunica de meu filho; uma besta fera o comeu; certamente é despedaçado José.
Gen 37:34 Então Jacob rasgou os seus vestidos, e poz sacco sobre os seus lombos, e lamentou a seu filho muitos dias.
Gen 37:35 E levantaram-se todos os seus filhos e todas as suas filhas, para o consolarem; recusou porém ser consolado, e disse: Porquanto com chôro hei de descer ao meu filho até á sepultura. Assim o chorou seu pae
Gen 37:36 E os midianitas venderam-o no Egypto a Potifar, eunucho de Pharaó, capitão da guarda.
Gen 38:1 E aconteceu no mesmo tempo que Judah desceu de entre seus irmãos, e entrou na casa d’um varão de Adullam, cujo nome era Hirah,
Gen 38:2 E viu Judah ali a filha d’um varão cananeu, cujo nome era Shuah; e tomou-a, e entrou a ella.
Gen 38:3 E ella concebeu, e pariu um filho, e chamou o seu nome Er;
Gen 38:4 E tornou a conceber, e pariu um filho, e chamou o seu nome Onan;
Gen 38:5 E continuou ainda, e pariu um filho, e chamou o seu nome Selah; e elle estava em Chezib, quando ella o pariu.
Gen 38:6 Judah pois tomou uma mulher para Er, o seu primogenito, e o seu nome era Tamar.
Gen 38:7 Er, porém, o primogenito de Judah, era mau aos olhos de Yahweh, pelo que Yahweh o matou.
Gen 38:8 Então disse Judah a Onan: Entra á mulher do teu irmão, e casa-te com ella, e suscita semente a teu irmão.
Gen 38:9 Onan, porém, soube que esta semente não havia de ser para elle; e aconteceu que, quando entrava á mulher de seu irmão, derramava-a na terra, para não dar semente a seu irmão.
Gen 38:10 E o que fazia era mau aos olhos de Yahweh, pelo que tambem o matou.
Gen 38:11 Então disse Judah a Tamar sua nóra: Fica-te viuva na casa de teu pae, até que Selah, meu filho, seja grande. Porquanto disse: Para que porventura não morra tambem este, como seus irmãos. Assim foi-se Tamar, e ficou-se na casa de seu pae.
Gen 38:12 Passando-se pois muitos dias, morreu a filha de Shuah, mulher de Judah; e depois se consolou Judah, e subiu aos tosquiadores das suas ovelhas em Timnah, elle e Hirah seu amigo, o adullamita.
Gen 38:13 E deram aviso a Tamar, dizendo: Eis que o teu sogro sobe a Timnah, a tosquiar as suas ovelhas.
Gen 38:14 Então ella tirou de sobre si os vestidos da sua viuvez, e cobriu-se com o véu, e envolveu-se, e assentou-se á entrada das duas fontes que estão no caminho de Timnah, porque via que Selah já era grande, e ella lhe não fôra dada por mulher
Gen 38:15 E vendo-a Judah, teve-a por uma prostituta; porque ella tinha coberto o seu rosto.
Gen 38:16 E apartou-se a ella ao caminho, e disse: Vem, peço-te, deixa-me entrar a ti. Porquanto não sabia que era sua nóra: e ella disse: Que darás, para que entres a mim
Gen 38:17 E elle disse: Eu te enviarei um cabrito do rebanho. E ella disse: Dás-me penhor até que o envies?
Gen 38:18 Então elle disse: Que penhor é que te darei? E ella disse: O teu sello, e o teu lenço, e o cajado que está em tua mão. O que elle lhe deu, e entrou a ella, e ella concebeu d’elle.
Gen 38:19 E ella levantou-se, e foi-se, e tirou de sobre si o seu véu, e vestiu os vestidos da sua viuvez.
Gen 38:20 E Judah enviou o cabrito por mão do seu amigo o adullamita, para tomar o penhor da mão da mulher, porém não a achou.
Gen 38:21 E perguntou aos homens d’aquelle logar, dizendo: Onde está a prostituta que estava no caminho junto ás duas fontes? E disseram: Aqui não esteve prostituta alguma.


Gen 38:22 E tornou-se a Judah, e disse: Não a achei; e tambem disseram os homens d’aquelle logar: Aqui não esteve prostituta.
Gen 38:23 Então disse Judah: Tome-o para si, para que porventura não venhamos em desprezo; eis que tenho enviado este cabrito; mas tu não a achaste.
Gen 38:24 E aconteceu que, quasi tres mezes depois, deram aviso a Judah, dizendo: Tamar, tua nóra, tem fornicado, e eis que está pejada da fornicação. Então disse Judah: Tirae-a fóra para que seja queimada.
Gen 38:25 E tirando-a fóra, ella mandou dizer a seu sogro: Do varão de quem são estas coisas eu concebi. E ella disse mais: Conhece, peço-te, de quem é este sello, e estes lenços e este cajado.
Gen 38:26 E conheceu-os Judah, e disse: Mais justa é ella do que eu. porquanto não a tenho dado a Selah meu filho. E nunca mais a conheceu.
Gen 38:27 E aconteceu ao tempo de parir, eis que havia gemeos em seu ventre;
Gen 38:28 E aconteceu que, parindo ella, que um poz fóra a mão, e a parteira tomou-a, e atou em sua mão um fio de grã, dizendo: Este saiu primeiro.
Gen 38:29 Mas aconteceu que, tornando elle a recolher a sua mão, eis que saiu o seu irmão, e ella disse: Como tu tens rompido? sobre ti é a rotura. E chamaram o seu nome Perez;
Gen 38:30 E depois saiu o seu irmão, em cuja mão estava o fio de grã; e chamaram o seu nome Zerah.
Gen 39:1 E José foi levado ao Egypto, e Potifar, eunucho de Pharaó, capitão da guarda, varão egypcio, comprou-o da mão dos ishmaelitas que o tinham levado lá.
Gen 39:2 E Yahweh estava com José, e foi varão prospero; e estava na casa de seu senhor egypcio.
Gen 39:3 Vendo pois o seu senhor que Yahweh estava com elle, e tudo o que fazia Yahweh prosperava em sua mão,
Gen 39:4 José achou graça em seus olhos, e servia-o; e elle o poz sobre a sua casa, e entregou na sua mão tudo o que tinha.
Gen 39:5 E aconteceu que, desde que o puzera sobre a sua casa, e sobre tudo o que tinha, Yahweh abençoou a casa do egypcio por amor de José; e a benção de Yahweh foi sobre tudo o que tinha, na casa e no campo.
Gen 39:6 E deixou tudo o que tinha na mão de José, de maneira que de nada sabia do que estava com elle, mais do que do pão que comia. E José era formoso de parecer, e formoso á vista.
Gen 39:7 E aconteceu depois d’estas coisas que a mulher de seu senhor poz os seus olhos em José, e disse: Deita-te commigo.
Gen 39:8 Porém elle recusou, e disse á mulher do seu senhor: Eis que o meu senhor não sabe do que ha em casa commigo, e entregou em minha mão tudo o que tem
Gen 39:9 Ninguem ha maior do que eu n’esta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu este tamanho mal, e peccaria contra Deus?
Gen 39:10 E aconteceu que, fallando ella cada dia a José, e não lhe dando elle ouvidos, para deitar-se com ella, e estar com ella,
Gen 39:11 Succedeu n’um certo dia que veiu á casa para fazer seu serviço; e nenhum dos da casa estava ali em casa;
Gen 39:12 E ella lhe pegou pelo seu vestido, dizendo: Deita-te commigo. E elle deixou o seu vestido na mão d’ella, e fugiu, e saiu para fóra.
Gen 39:13 E aconteceu que, vendo ella que deixara o seu vestido em sua mão, e fugira para fóra,
Gen 39:14 Chamou aos homens de sua casa, e fallou-lhes, dizendo: Vêde, trouxe-nos o varão hebreu, para escarnecer de nós; entrou a mim para deitar-se commigo, e eu gritei com grande voz,
Gen 39:15 E aconteceu que, ouvindo elle que eu levantava a minha voz e gritava, deixou o seu vestido commigo, e fugiu, e saiu para fóra.
Gen 39:16 E ella poz o seu vestido perto de si, até que o seu senhor veiu á sua casa.
Gen 39:17 Então fallou-lhe conforme as mesmas palavras, dizendo: Veiu a mim o servo hebreo, que nos trouxeste para escarnecer de nim;
Gen 39:18 E aconteceu que, levantando eu a minha voz e gritando, elle deixou o seu vestido commigo, e fugiu para fóra.
Gen 39:19 E aconteceu que, ouvindo o seu senhor as palavras de sua mulher, que lhe fallava, dizendo: Conforme a estas mesmas palavras me fez teu servo; a sua ira se accendeu.
Gen 39:20 E o senhor de José o tomou, e o entregou na casa do carcere, no logar onde os presos do rei estavam presos; assim esteve ali na casa do carcere.
Gen 39:21 Yahweh, porém, estava com José, e estendeu sobre elle a sua benignidade, e deu-lhe graça aos olhos do carcereiro-mór.
Gen 39:22 E o carcereiro-mór entregou na mão de José todos os presos que estavam na casa do carcere, e elle fazia tudo o que se fazia ali.
Gen 39:23 E o carcereiro-mór não teve cuidado de nenhuma coisa que estava na mão d’elle; porquanto Yahweh estava com elle, e tudo o que fazia Yahweh prosperava.

Gen 40:1 E aconteceu depois d’estas coisas que peccaram o copeiro do rei do Egypto, e o padeiro, contra o seu senhor, o rei do Egypto.
Gen 40:2 E indignou-se Pharaó muito contra os seus dois eunuchos, contra o copeiro-mór e contra o padeiro mór,
Gen 40:3 E entregou-os em guarda, na casa do capitão da guarda, na casa do carcere, no logar onde José estava preso.
Gen 40:4 E o capitão da guarda deu cargo d’elles a José, para que os servisse; e estiveram muitos dias na prisão.
Gen 40:5 E ambos sonharam um sonho, cada um seu sonho na mesma noite, cada um conforme a interpretação do seu sonho, o copeiro e o padeiro do rei do Egypto, que estavam presos na casa do carcere.
Gen 40:6 E veiu José a elles pela manhã, e olhou para elles, e eis que estavam turbados.
Gen 40:7 Então perguntou aos eunuchos de Pharaó, que com elle estavam no carcere da casa de seu senhor, dizendo: Porque estão hoje tristes os vossos semblantes?
Gen 40:8 E elles lhe disseram: Temos sonhado um sonho, e ninguem ha que o interprete. E José disse-lhes: Não são de Deus as interpretações? contae-m’o, peço-vos.
Gen 40:9 Então contou o copeiro-mór o seu sonho a José, e disse-lhe: Eis que em meu sonho havia uma vide diante da minha face,
Gen 40:10 E na vide tres sarmentos, e estava como brotando; a sua flôr sahia, os seus cachos amadureciam em uvas:
Gen 40:11 E o copo de Pharaó estava na minha mão, e eu tomava as uvas, e as espremia no copo de Pharaó, e dava o copo na mão de Pharaó.
Gen 40:12 Então disse-lhe José: Esta é a sua interpretação: os tres sarmentos são tres dias;
Gen 40:13 Dentro ainda de tres dias Pharaó levantará a tua cabeça, e te restaurará ao teu estado, e darás o copo de Pharaó na sua mão, conforme o costume antigo, quando eras seu copeiro.
Gen 40:14 Porem lembra-te de mim, quando te fôr bem; e rogo-te que uses commigo de compaixão, e que faças menção de mim a Pharaó, e faze-me sair d’esta casa;
Gen 40:15 Porque, de facto, fui roubado da terra dos hebreus; e tão pouco aqui nada tenho feito para que me puzessem n’esta cova.
Gen 40:16 Vendo então o padeiro-mór que tinha interpretado bem, disse a José: Eu tambem sonhava, e eis que tres cestos brancos estavam sobre a minha cabeça;
Gen 40:17 E no cesto mais alto havia de todos os manjares de Pharaó, da obra de padeiro: e as aves o comiam do cesto de sobre a minha cabeça.
Gen 40:18 Então respondeu José, e disse: Esta é a sua interpretação: os tres cestos são tres dias;
Gen 40:19 Dentro ainda de tres dias Pharaó levantará a tua cabeça sobre ti, e te pendurará n’um pau, e as aves comerão a tua carne de sobre ti.
Gen 40:20 E aconteceu ao terceiro dia, o dia do nascimento de Pharaó, que fez um banquete a todos os seus servos; e levantou a cabeça do copeiro-mór, e a cabeça do padeiro-mór, no meio dos seus servos.
Gen 40:21 E fez tornar o copeiro-mór ao seu officio de copeiro, e deu o copo na mão de Pharaó,
Gen 40:22 Mas ao padeiro-mór enforcou, como José havia interpretado.
Gen 40:23 O copeiro-mór, porém, não se lembrou de José, antes esqueceu-se d’elle.
Gen 41:1 E aconteceu que, ao fim de dois annos inteiros, Pharaó sonhou, e eis que estava em pé junto ao rio,
Gen 41:2 E eis que subiam do rio sete vaccas, formosas á vista e gordas de carne, e pastavam no prado.
Gen 41:3 E eis que subiam do rio após ellas outras sete vaccas, feias á vista e magras de carne; e paravam junto ás outras vaccas na praia do rio.
Gen 41:4 E as vaccas feias á vista, e magras de carne, comiam as sete vaccas formosas á vista e gordas. Então acordou Pharaó.
Gen 41:5 Depois dormiu, e sonhou outra vez, e eis que brotavam d’uma cana sete espigas cheias e boas,
Gen 41:6 E eis que sete espigas miudas, e queimadas do vento oriental, brotavam após ellas.
Gen 41:7 E as espigas miudas devoravam as sete espigas grandes e cheias. Então acordou Pharaó, e eis que era um sonho.
Gen 41:8 E aconteceu que pela manhã o seu espirito perturbou-se, e enviou e chamou todos os adivinhadores do Egypto, e todos os seus sabios; e Pharaó contou-lhes os seus sonhos, mas ninguem havia que os interpretasse a Pharaó.
Gen 41:9 Então fallou o copeiro-mór a Pharaó, dizendo: Dos meus peccados me lembro hoje:
Gen 41:10 Estando Pharaó mui indignado contra os seus servos, e pondo-me em guarda na casa do capitão da guarda, a mim e ao padeiro-mór,
Gen 41:11 Então sonhámos um sonho na mesma noite, eu e elle, cada um conforme a interpretação do seu sonho sonhámos.
Gen 41:12 E estava ali comnosco um mancebo hebreu, servo do capitão da guarda, e contámos-lh’os, e interpretou-nos os nossos sonhos, a cada um os interpretou conforme o seu sonho.
Gen 41:13 E como elle nos interpretou, assim mesmo foi feito: a mim me fez tornar ao meu estado, e a elle fez enforcar.
Gen 41:14 Então enviou Pharaó, e chamou a José, e o fizeram sair logo da cova; e barbeou-se e mudou os seus vestidos, e veiu a Pharaó.
Gen 41:15 E Pharaó disse a José: Eu sonhei um sonho, e ninguem ha que o interprete; mas de ti ouvi dizer que quando ouves um sonho o interpretas.
Gen 41:16 E respondeu José a Pharaó, dizendo: Sem mim é isso: Deus responderá paz a Pharaó.
Gen 41:17 Então disse

 Pharaó a José: Eis que em meu sonho estava eu em pé na praia do rio
Gen 41:18 E eis que subiam do rio sete vaccas gordas de carne e formosas á vista, e pastavam no prado.
Gen 41:19 E eis que outras sete vaccas subiam após estas, muito feias á vista, e magras de carne; não tenho visto outras taes, emquanto á fealdade, em toda a terra do Egypto.
Gen 41:20 E as vaccas magras e feias comiam os primeiras sete vaccas gordas;
Gen 41:21 E entravam em suas entranhas, mas não se conhecia que houvessem entrado em suas entranhas: porque o seu parecer era feio como no principio. Então acordei.
Gen 41:22 Depois vi em meu sonho, e eis que d’uma cana subiam sete espigas cheias e boas;
Gen 41:23 E eis que sete espigas seccas, miudas e queimadas do vento oriental, brotavam após ellas.
Gen 41:24 E as sete espigas miudas devoravam as sete espigas boas. E eu disse-o aos magos, mas ninguem houve que m’o interpretasse.
Gen 41:25 Então disse José a Pharaó: O sonho de Pharaó é um só; o que Deus ha de fazer, notificou a Pharaó.
Gen 41:26 As sete vaccas formosas são sete annos; as sete espigas formosas tambem são sete annos: o sonho é um só
Gen 41:27 E as sete vaccas feias á vista e magras, que subiam depois d’ellas, são sete annos; e as sete espigas miudas e queimadas do vento oriental, serão sete annos de fome.
Gen 41:28 Esta é a palavra que tenho dito a Pharaó; o que Deus ha de fazer, mostrou-o a Pharaó.
Gen 41:29 E eis que veem sete annos, e haverá grande fartura em toda a terra do Egypto.
Gen 41:30 E depois d’elles levantar-se-hão sete annos de fome, e toda aquella fartura será esquecida na terra do Egypto, e a fome consumirá a terra;
Gen 41:31 E não será conhecida a abundancia na terra, por causa d’aquella fome que haverá depois; porquanto será gravissima.
Gen 41:32 E que o sonho foi duplicado duas vezes a Pharaó, é porquanto esta coisa é determinada de Deus, e Deus se apressa a fazel-a.
Gen 41:33 Portanto Pharaó se proveja agora d’um varão entendido e sabio, e o ponha sobre a terra do Egypto:
Gen 41:34 Faça isso Pharaó, e ponha governadores sobre a terra, e tome a quinta parte da terra do Egypto nos sete annos de fartura,
Gen 41:35 E ajuntem toda a comida d’estes bons annos, que veem, e amontoem o trigo debaixo da mão de Pharaó, para mantimento nas cidades, e o guardem;
Gen 41:36 Assim será o mantimento para provimento da terra, para os sete annos de fome, que haverá na terra do Egypto; para que a terra não pereça de fome.
Gen 41:37 E esta palavra foi boa aos olhos de Pharaó, e aos olhos de todos os seus servos.
Gen 41:38 E disse Pharaó a seus servos: Achariamos um varão como este, em quem haja o espirito de Deus?
Gen 41:39 Depois disse Pharaó a José: Pois que Deus te fez saber tudo isto, ninguem ha tão entendido e sabio como tu
Gen 41:40 Tu estarás sobre a minha casa, e por tua bocca se governará todo o meu povo, sómente no throno eu serei maior que tu
Gen 41:41 Disse mais Pharaó a José: Vês aqui te tenho posto sobre toda a terra do Egypto.
Gen 41:42 E tirou Pharaó o seu annel da sua mão, e o poz na mão de José, e o fez vestir de vestidos de linho fino, e poz um collar d’oiro no seu pescoço,
Gen 41:43 E o fez subir no segundo carro que tinha, e clamavam diante d’elle: Ajoelhae; assim o poz sobre toda a terra do Egypto.
Gen 41:44 E disse Pharaó a José: Eu sou Pharaó; porém sem ti ninguem levantará a sua mão ou o seu pé em toda a terra do Egypto
Gen 41:45 E chamou Pharaó o nome de José Zaphnath-paneah, e deu-lhe por mulher a Asenath, filha de Potiphera, sacerdote de On; e saiu José por toda a terra do Egypto.
Gen 41:46 E José era da edade de trinta annos quando esteve diante da face de Pharaó, rei do Egypto. E saiu José da face de Pharaó, e passou por toda a terra do Egypto.
Gen 41:47 E a terra produziu nos sete annos de fartura a mãos cheias.
Gen 41:48 E ajuntou todo o mantimento dos sete annos, que houve na terra do Egypto, e guardou o mantimento nas cidades, pondo nas cidades o mantimento do campo que estava ao redor de cada cidade.
Gen 41:49 Assim ajuntou José muitissimo trigo, como a areia do mar, até que cessou de contar; porquanto não havia numeração.
Gen 41:50 E nasceram a José dois filhos (antes que viesse um anno de fome), que lhe pariu Asenath, filha de Potiphera, sacerdote de On.
Gen 41:51 E chamou José o nome do primogenito Manasseh ; porque disse: Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho, e de toda a casa de meu pae.
Gen 41:52 E o nome do segundo chamou Ephraim ; porque disse: Deus me fez crescer na terra da minha afflicção.
Gen 41:53 Então acabaram-se os sete annos de fartura que havia na terra do Egypto,
Gen 41:54 E começaram a vir os sete annos de fome, como José tinha dito; e havia fome em todas as terras, mas em toda a terra do Egypto havia pão.
Gen 41:55 E tendo toda a terra do Egypto fome, clamou o povo a Pharaó por pão; e Pharaó disse a todos os egypcios: Ide a José ; o que elle vos disser, fazei.
Gen 41:56 Havendo pois fome sobre toda a terra, abriu José tudo em que havia mantimento, e vendeu aos egypcios; porque a fome prevaleceu na terra de Egypto.
Gen 41:57 E todas as terras vinham ao Egypto, para comprar de José; porquanto a fome prevaleceu em todas as terras.
Gen 42:1 Vendo então Jacob que havia mantimento no Egypto, disse Jacob a seus filhos: Porque estaes olhando uns para os outros?
Gen 42:2 Disse mais: Eis que tenho ouvido que ha mantimentos no Egypto; descei para lá, e comprae-nos d’ali, para que vivamos e não morramos.
Gen 42:3 Então desceram os dez irmãos de José, para comprarem trigo do Egypto.
Gen 42:4 A Benjamin, porém, irmão de José não enviou Jacob com os seus irmãos, porque dizia: Para que lhe não succeda porventura algum desastre.
Gen 42:5 Assim vieram os filhos de Israel para comprar, entre os que vinham lá; porque havia fome na terra de Canaan.
Gen 42:6 José, pois, era o governador d’aquella terra; elle vendia a todo o povo da terra; e os irmãos de José vieram, e inclinaram-se a elle com a face na terra.
Gen 42:7 E José, vendo os seus irmãos, conheceu-os; porém mostrou-se estranho para com elles, e fallou com elles asperamente, e disse-lhes: D’onde vindes? E elles disseram: Da terra de Canaan, para comprarmos mantimento.
Gen 42:8 José, pois, conheceu os seus irmãos; mas elles não o conheceram.
Gen 42:9 Então José lembrou-se dos sonhos, que havia sonhado d’elles, e disse-lhes: Vós sois espias, e sois vindos para ver a nudez da terra.
Gen 42:10 E elles lhe disseram: Não, senhor meu; mas teus servos são vindos a comprar mantimento.
Gen 42:11 Todos nós somos filhos de um varão; somos homens de rectidão; os teus servos não são espias.
Gen 42:12 E elle lhes disse: Não; antes viestes para ver a nudez da terra.
Gen 42:13 E elles disseram: Nós, teus servos, somos doze irmãos, filhos de um varão na terra de Canaan; e eis que aqui o mais novo está com nosso pae hoje; mas um não está mais.
Gen 42:14 Então lhes disse José: Isso é o que vos tenho dito, dizendo que sois espias:
Gen 42:15 N’isto sereis provados; pela vida de Pharaó, não saireis d’aqui senão quando vosso irmão mais novo vier aqui.
Gen 42:16 Enviae um d’entre vós, que traga vosso irmão, mas vós ficareis presos, e vossas palavras sejam provadas, se ha verdade comvosco; e se não, pela vida de Pharaó, vós sois espias.
Gen 42:17 E pôl-os juntos em guarda tres dias.
Gen 42:18 E ao terceiro dia disse-lhes José: Fazei isso, e vivereis; porque eu temo a Deus.
Gen 42:19 Se sois homens de rectidão, que fique um de vossos irmãos preso na casa de vossa prisão; e vós ide, levae mantimento para a fome de vossa casa,
Gen 42:20 E trazei-me o vosso irmão mais novo, e serão verificadas vossas palavras, e não morrereis. E elles assim fizeram.
Gen 42:21 Então disseram uns aos outros: Na verdade, somos culpados ácerca de nosso irmão, pois vimos a angustia da sua alma, quando nos rogava; nós porém não ouvimos: por isso vem sobre nós esta angustia.
Gen 42:22 E Ruben respondeu-lhes, dizendo: Não vol-o dizia eu, dizendo: Não pequeis contra o moço; mas não ouvistes: e vêdes aqui, o seu sangue tambem á requerido.
Gen 42:23 E elles não sabiam que José os entendia, porque havia interprete entre elles.
Gen 42:24 E retirou-se d’elles, e chorou. Depois tornou a elles, e fallou-lhes, e tomou a Simeão d’elles, e amarrou-o perante os seus olhos.
Gen 42:25 E ordenou José, que enchessem os seus saccos de trigo, e que lhes restituissem o seu dinheiro a cada um no seu sacco, e lhes dessem comida para o caminho; e fizeram-lhes assim.
Gen 42:26 E carregaram o seu trigo sobre os seus jumentos, e partiram d’ali.
Gen 42:27 E, abrindo um d’elles o seu sacco, para dar pasto ao seu jumento na venda, viu o seu dinheiro; porque eis que estava na bocca do seu sacco.
Gen 42:28 E disse a seus irmãos: Tornou-se o meu dinheiro, e eil-o tambem aqui no meu sacco. Então lhes desfalleceu o coração, e pasmavam, dizendo um ao outro: Que é isto que Deus nos tem feito?
Gen 42:29 E vieram para Jacob, seu pae, na terra de Canaan; e contaram-lhe tudo o que lhes aconteceu, dizendo:
Gen 42:30 O varão, o senhor da terra, fallou comnosco asperamente, e tratou-nos como espias da terra;
Gen 42:31 Mas dissemos-lhe: Somos homens de rectidão: não somos espias:
Gen 42:32 Somos doze irmãos, filhos de nosso pae; um não é mais, e o mais novo está hoje com nosso pae na terra de Canaan.
Gen 42:33 E aquelle varão, o senhor da terra, nos disse: N’isto conhecerei que vós sois homens de rectidão; deixae commigo um de vossos irmãos, e tomae para a fome de vossas casas, e parti,
Gen 42:34 E trazei-me vosso irmão mais novo; assim saberei que não sois espias, mas homens de rectidão; então vos darei o vosso irmão e negociareis na terra.
Gen 42:35 E aconteceu que, despejando elles os seus saccos,

 eis que cada um tinha a trouxinha com seu dinheiro no seu sacco; e viram as trouxinhas com seu dinheiro, elles e seu pae, e temeram.
Gen 42:36 Então Jacob, seu pae, disse-lhes: Tendes-me desfilhado; José não está mais, e Simeão não está mais: agora levareis a Benjamin. Todas estas coisas vieram sobre mim.
Gen 42:37 Mas Ruben fallou a seu pae, dizendo: Mata os meus dois filhos, se t’o não tornar a trazer; dá-m’o em minha mão, e t’o tornarei a trazer.
Gen 42:38 Elle porém disse: Não descerá meu filho comvosco; porquanto o seu irmão é morto, e elle só ficou. Se lhe succedesse algum desastre no caminho que fordes, fareis descer minhas cãs com tristeza á sepultura.

Gen 43:1 E a fome era gravissima na terra.
Gen 43:2 E aconteceu que, como acabaram de comer o mantimento que trouxeram do Egypto, disse-lhes seu pae: Tornae, comprae-nos um pouco de alimento.
Gen 43:3 Mas Judah respondeu-lhe, dizendo: Fortemente nos protestou aquelle varão, dizendo: Não vereis a minha face, se o vosso irmão não vier comvosco.
Gen 43:4 Se enviares comnosco o nosso irmão, desceremos, e te compraremos alimento;
Gen 43:5 Mas se não o enviares, não desceremos; porquanto aquelle varão nos disse: Não vereis a minha face, se o vosso irmão não vier comvosco.
Gen 43:6 E disse Israel: Porque me fizestes tal mal, fazendo saber áquelle varão que tinheis ainda outro irmão?
Gen 43:7 E elles disseram: Aquelle varão particularmente nos perguntou por nós, e pela nossa parentela, dizendo: Vive ainda vosso pae? tendes mais um irmão? e respondemos-lhe conforme as mesmas palavras. Podiamos nós saber que diria: Trazei vosso irmão?
Gen 43:8 Então disse Judah a Israel, seu pae: Envia o mancebo commigo, e levantar-nos-hemos, e iremos, para que vivamos, e não morramos, nem nós, nem tu, nem os nossos filhos.
Gen 43:9 Eu serei fiador por elle, da minha mão o requererás; se eu não t’o trouxer, e não o pozer perante a tua face, serei réu de crime para comtigo para sempre:
Gen 43:10 E se nós não nos tivessemos detido, certamente já estariamos segunda vez de volta.
Gen 43:11 Então disse-lhes Israel, seu pae: Pois que assim é, fazei isso; tomae do mais precioso d’esta terra em vossos vasos, e levae ao varão um presente: um pouco de balsamo, e um pouco de mel, especiarias, e myrrha, terebintho e amendoas;
Gen 43:12 E tomae em vossas mãos dinheiro dobrado, e o dinheiro que tornou na bocca dos vossos saccos tornae a levar em vossas mãos; bem pode ser que fosse erro;
Gen 43:13 Tomae tambem a vosso irmão, e levantae-vos, e voltae áquelle varão;
Gen 43:14 E Deus Todo-poderoso vos dê misericordia diante do varão, para que deixe vir comvosco vosso outro irmão, e Benjamin; e eu, se fôr desfilhado, desfilhado ficarei.
Gen 43:15 E os varões tomaram aquelle presente, e tomaram dinheiro dobrado em suas mãos, e a Benjamin: e levantaram-se, e desceram ao Egypto, e apresentaram-se diante da face de José.
Gen 43:16 Vendo pois José a Benjamin com elles, disse ao que estava sobre a sua casa: Leva estes varões á casa, e mata rezes, e apresta; porque estes varões comerão commigo ao meio dia.
Gen 43:17 E o varão fez como José dissera, e o varão levou aquelles varões á casa de José
Gen 43:18 Então temeram aquelles varões, porquanto foram levados á casa de José, e diziam: Por causa do dinheiro que d’antes foi tornado nos nossos saccos, fomos levados aqui, para nos criminar e cair sobre nós, para que nos tome por servos, e a nossos jumentos.
Gen 43:19 Por isso chegaram-se ao varão que estava sobre a casa de José, e fallaram com elle á porta da casa,
Gen 43:20 E disseram: Ai! senhor meu, certamente descemos d’antes a comprar mantimento;
Gen 43:21 E aconteceu que, chegando nós á venda, e abrindo os nossos saccos, eis que o dinheiro de cada varão estava na bocca do seu sacco, nosso dinheiro por seu peso; e tornamos a trazel-o em nossas mãos;
Gen 43:22 Tambem trouxemos outro dinheiro em nossas mãos, para comprar mantimento; não sabemos quem tenha posto o nosso dinheiro nos nossos saccos.
Gen 43:23 E elle disse: Paz seja comvosco, não temaes; o vosso Deus, e o Deus de vosso pae, vos tem dado um thesoiro nos vossos saccos; o vosso dinheiro me chegou a mim. E trouxe-lhes fóra a Simeão.
Gen 43:24 Depois levou o varão aquelles varões á casa de José, e deu-lhes agua, e lavaram os seus pés; tambem deu pasto aos seus jumentos.
Gen 43:25 E prepararam o presente, para quando José viesse ao meio dia; porque tinham ouvido que ali haviam de comer pão.
Gen 43:26 Vindo pois José a casa, trouxeram-lhe a casa o presente, que estava na sua mão; e inclinaram-se a elle á terra.
Gen 43:27 E elle lhes perguntou como estavam, e disse: Vosso pae, o velho de quem fallastes, está bem? ainda vive?
Gen 43:28 E elles disseram: Bem está o teu servo, nosso pae vive ainda. E abaixaram a cabeça, e inclinaram-se.
Gen 43:29 E elle levantou os seus olhos, e viu a Benjamin, seu irmão, filho de sua mãe, e disse: Este é vosso irmão mais novo de quem me fallastes? Depois elle disse: Deus te dê a sua graça, meu filho
Gen 43:30 E José apressou-se, porque as suas entranhas moveram-se para o seu irmão, e procurou onde chorar; e entrou na camara, e chorou ali.
Gen 43:31 Depois lavou o seu rosto, e saiu; e conteve-se, e disse: Ponde pão.
Gen 43:32 E pozeram-lhe a elle á parte, e a elles á parte, e aos egypcios, que comiam com elle, á parte; porque os egypcios não podem comer pão com os hebreus, porquanto é abominação para os egypcios.
Gen 43:33 E assentaram-se diante d’elle, o primogenito segundo a sua primogenitura, e o menor segundo a sua menoridade: do que os varões se maravilhavam entre si.
Gen 43:34 E apresentou-lhes as porções que estavam diante d’elle; porém a porção de Benjamin era cinco vezes maior do que as porções d’elles todos. E elles beberam, e se regalaram com elle.
Gen 44:1 E deu ordem ao que estava sobre a sua casa, dizendo: Enche os saccos d’estes varões de mantimento, quanto poderem levar, e põe o dinheiro de cada varão na bocca do seu sacco.
Gen 44:2 E o meu copo, o copo de prata, porás na bocca do sacco do mais novo, com o dinheiro do seu trigo. E fez conforme a palavra de José, que tinha dito.
Gen 44:3 Vinda a luz da manhã, despediram-se estes varões, elles com os seus jumentos.
Gen 44:4 Saindo elles da cidade, e não se havendo ainda distanciado, disse José ao que estava sobre a sua casa: Levanta-te, e persegue aquelles varões: e, alcançando-os, lhes dirás: Porque pagastes mal por bem?
Gen 44:5 Não é este o copo por que bebe meu senhor? e em que elle bem attenta? fizestes mal no que fizestes.
Gen 44:6 E alcançou-os, e fallou-lhes as mesmas palavras.
Gen 44:7 E elles disseram-lhe: Porque diz meu senhor taes palavras? longe estejam teus servos de fazerem similhante coisa.
Gen 44:8 Eis que o dinheiro, que temos achado nas boccas dos nossos saccos, te tornámos a trazer desde a terra de Canaan: como pois furtariamos da casa do teu senhor prata ou oiro?
Gen 44:9 Aquelle, com quem de teus servos fôr achado, morra; e ainda nós seremos escravos do meu senhor.
Gen 44:10 E elle disse: Ora seja tambem assim conforme as vossas palavras; aquelle com quem se achar será meu escravo, porém vós sereis desculpados.
Gen 44:11 E elles apressaram-se, e cada um poz em terra o seu sacco, e cada um abriu o seu sacco.
Gen 44:12 E buscou, começando do maior, e acabando no mais novo: e achou-se o copo no sacco de Benjamin.
Gen 44:13 Então rasgaram os seus vestidos, e carregou cada um o seu jumento, e tornaram á cidade.
Gen 44:14 E veiu Judah com os seus irmãos á casa de José, porque elle ainda estava ali; e prostraram-se diante d’elle na terra.
Gen 44:15 E disse-lhes José: Que é isto que obrastes? não sabeis vós que tal homem como eu bem attentara?
Gen 44:16 Então disse Judah: Que diremos a meu senhor? que fallaremos? e como nos justificaremos? Achou Deus a iniquidade de teus servos; eis que somos escravos de meu senhor, tanto nós como aquelle em cuja mão foi achado o copo.
Gen 44:17 Mas elle disse: Longe de mim que eu tal faça; o varão em cuja mão o copo foi achado, aquelle será meu servo; porém vós subi em paz para vosso pae.
Gen 44:18 Então Judah se chegou a elle, e disse: Ai! senhor meu, deixa, peço-te, o teu servo dizer uma palavra aos ouvidos de meu senhor, e não se accenda a tua ira contra o teu servo; porque tu és como Pharaó.
Gen 44:19 Meu senhor perguntou a seus servos, dizendo: Tendes vós pae, ou irmão?
Gen 44:20 E dissemos a meu senhor: Temos um pae velho, e um moço da sua velhice, o mais novo, cujo irmão é morto; e elle ficou só de sua mãe, e seu pae o ama.
Gen 44:21 Então tu disseste a teus servos: Trazei-m’o a mim, e porei os meus olhos sobre elle.
Gen 44:22 E nós dissemos a meu senhor: Aquelle moço não poderá deixar a seu pae: se deixar a seu pae, morrerá.
Gen 44:23 Então tu disseste a teus servos: Se vosso irmão mais novo não descer comvosco, nunca mais vereis a minha face.
Gen 44:24 E aconteceu que, subindo nós a teu servo meu pae, e contando-lhe as palavras de meu senhor,
Gen 44:25 Disse nosso pae: Tornae, comprae-nos um pouco de mantimento.
Gen 44:26 E nós dissemos: Não poderemos descer; se nosso irmão menor fôr comnosco, desceremos; pois não poderemos ver a face do varão, se este nosso irmão menor não estiver comnosco.
Gen 44:27 Então disse-nos teu servo meu pae: Vós sabeis que minha mulher me pariu dois;
Gen 44:28 E um saiu de mim, e eu disse: Certamente foi despedaçado, e não o tenho visto até agora;
Gen 44:29 Se agora tambem tirardes a este da minha face, e lhe acontecesse algum desastre, farieis descer as minhas cãs com dôr á sepultura.
Gen 44:30 Agora pois, vindo eu a teu servo meu pae, e o moço não indo comnosco, pois que a sua alma está atada com a alma d’elle,
Gen 44:31 Acontecerá que, vendo elle que o moço

 ali não está, morrerá; e teus servos farão descer as cãs de teu servo, nosso pae, com tristeza á sepultura.
Gen 44:32 Porque teu servo se deu por fiador por este moço para com meu pae, dizendo: Se não t’o tornar, eu serei culpado a meu pae todos os dias.
Gen 44:33 Agora, pois, fique teu servo em logar d’este moço por escravo de meu senhor, e que suba o moço com os seus irmãos.
Gen 44:34 Porque como subirei eu a meu pae, se o moço não fôr commigo? para que não veja eu o mal que sobrevirá a meu pae. ,

Gen 45:1 Então José não se podia conter diante de todos os que estavam com elle; e clamou: Fazei sair de mim a todo o varão; e ninguem ficou com elle, quando José se deu a conhecer a seus irmãos.
Gen 45:2 E levantou a sua voz com chôro, de maneira que os egypcios o ouviam, e a casa de Pharaó o ouviu.
Gen 45:3 E disse José a seus irmãos: Eu sou José: vive ainda meu pae? E seus irmãos não lhe poderam responder, porque estavam pasmados diante da sua face
Gen 45:4 E disse José a seus irmãos: Peço-vos, chegae-vos a mim. E chegaram-se; então disse elle: Eu sou José, vosso irmão, a quem vendestes para o Egypto.
Gen 45:5 Agora, pois, não vos entristeçaes, nem vos peze aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou diante da vossa face
Gen 45:6 Porque já houve dois annos de fome no meio da terra, e ainda restam cinco annos em que não haverá lavoura nem sega.
Gen 45:7 Pelo que Deus me enviou diante da vossa face, para que ficasseis um resto na terra, e para guardar-vos em vida por uma grande livração.
Gen 45:8 Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pae de Pharaó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egypto.
Gen 45:9 Apressae-vos, e subi a meu pae, e dizei-lhe: Assim tem dito o teu filho José: Deus me tem posto por senhor em toda a terra do Egypto; desce a mim, e não te demores;
Gen 45:10 E habitarás na terra de Gosen, e estarás perto de mim, tu e os teus filhos, e os filhos dos teus filhos, e as tuas ovelhas, e as tuas vaccas, e tudo o que tens.
Gen 45:11 E ali te sustentarei, porque ainda haverá cinco annos de fome, para que não pereças de pobreza, tu e tua casa, e tudo o que tens.
Gen 45:12 E eis que vossos olhos o vêem, e os olhos de meu irmão Benjamin, que é minha bocca que vos falla.
Gen 45:13 E fazei saber a meu pae toda a minha gloria no Egypto, e tudo o que tendes visto, e apressae-vos a fazer descer meu pae para cá.
Gen 45:14 E lançou-se ao pescoço de Benjamin seu irmão, e chorou; e Benjamin chorou tambem ao seu pescoço.
Gen 45:15 E beijou a todos os seus irmãos, e chorou sobre elles; e depois seus irmãos fallaram com elle.
Gen 45:16 E a fama ouviu-se na casa de Pharaó, dizendo: Os irmãos de José são vindos; e pareceu bem aos olhos de Pharaó, e aos olhos de seus servos.
Gen 45:17 E disse Pharaó a José: Dize a teus irmãos: Fazei isto, carregae as vossas bestas e parti, tornae á terra de Canaan,
Gen 45:18 E tornae a vosso pae, e a vossas familias, e vinde a mim; e eu vos farei o melhor da terra do Egypto, e comereis a gordura da terra.
Gen 45:19 A ti pois é ordenado; fazei isto, tomae vós da terra do Egypto carros para vossos meninos, para vossas mulheres, e para vosso pae, e vinde.
Gen 45:20 E não vos peze coisa alguma das vossas alfaias; porque o melhor de toda a terra do Egypto será vosso.
Gen 45:21 E os filhos de Israel fizeram assim. E José deu-lhes carros, conforme o mandado de Pharaó; tambem lhes deu comida para o caminho.
Gen 45:22 A todos lhes deu, a cada um, mudas de vestidos; mas a Benjamin deu trezentas peças de prata, e cinco mudas de vestidos.
Gen 45:23 E a seu pae enviou similhantemente dez jumentos carregados do melhor do Egypto, e dez jumentos carregados de trigo, e pão, e comida para seu pae, para o caminho.
Gen 45:24 E despediu os seus irmãos, e partiram; e disse-lhes: Não contendaes pelo caminho.
Gen 45:25 E subiram do Egypto, e vieram á terra de Canaan, a Jacob seu pae.
Gen 45:26 Então lhe annunciaram, dizendo: José ainda vive, e elle tambem é regente em toda a terra do Egypto. E o seu coração desmaiou-se, porque não os acreditava.
Gen 45:27 Porém, havendo-lhe elles contado todas as palavras de José, que elle lhes fallára, e vendo elle os carros que José enviara para leval-o, reviveu o espirito de Jacob seu pae
Gen 45:28 E disse Israel: Basta; ainda vive meu filho José; eu irei, e o verei antes que morra.
Gen 46:1 E partiu Israel com tudo quanto tinha, e veiu a Berseba, e sacrificou sacrificios ao Deus de seu pae Isaac.
Gen 46:2 E fallou Deus a Israel em visões da noite, e disse: Jacob, Jacob! E elle disse: Eis-me aqui.
Gen 46:3 E disse: Eu sou o Deus, o Deus de teu pae; não temas de descer ao Egypto, porque eu te farei ali uma grande nação.
Gen 46:4 E descerei comtigo ao Egypto, e certamente te farei tornar a subir, e José porá a sua mão sobro os teus olhos.
Gen 46:5 Então levantou-se Jacob de Berseba, e os filhos de Israel levaram a seu pae Jacob, e seus meninos, e as suas mulheres, nos carros que Pharaó enviara para o levar.
Gen 46:6 E tomaram o seu gado e a sua fazenda que tinham adquirido na terra de Canaan, e vieram ao Egypto, Jacob e toda a sua semente com elle,
Gen 46:7 Os seus filhos, e os filhos de seus filhos com elle, as suas filhas, e as filhas de seus filhos, e toda a sua semente levou comsigo ao Egypto.
Gen 46:8 E estes são os nomes dos filhos de Israel, que vieram ao Egypto, Jacob e seus filhos: Ruben, o primogenito de Jacob,
Gen 46:9 E os filhos de Ruben: Hanoch, e Pallu, e Hezron, e Carmi.
Gen 46:10 E os filhos de Simeão: Jemuel, e Jamin, e Ohad, e Jachin, e Zohar, e Shaul, filho de uma mulher cananea.
Gen 46:11 E os filhos de Levi: Gerson, Kohath, e Merari.
Gen 46:12 E os filhos de Judah: Er, e Onan, e Sela, e Perez, e Serah; Er e Onan, porém, morreram na terra de Canaan; e os filhos de Perez foram Hezron e Hamul.
Gen 46:13 E os filhos de Issacar: Tola, e Puah, e Iob, e Simron.
Gen 46:14 E os filhos de Zebulon: Sered, e Elon, e Jahleel.
Gen 46:15 Estes são os filhos de Leah, que pariu a Jacob em Paddan-aram, com Dinah, sua filha: todas as almas de seus filhos e de suas filhas foram trinta e tres.
Gen 46:16 E os filhos de Gad: Ziphion, e Haggi, Shuni, e Ezbon, Eri, e Arodi, e Areli.
Gen 46:17 E os filhos de Asher: Imnah, e Ischva, e Ischvi, e Beria, e Serah, a irmã d’elles: e os filhos de Beria: Heber e Malchiel.
Gen 46:18 Estes são os filhos de Zilpah, que Labão deu á sua filha Leah; e pariu a Jacob estas dezeseis almas.
Gen 46:19 Os filhos de Rachel, mulher de Jacob: José e Benjamin.
Gen 46:20 E nasceram a José na terra do Egypto Manasseh e Ephraim, que lhe pariu Asenath, filha de Potiphera, sacerdote de On.
Gen 46:21 E os filhos de Benjamin: Belah, Becher, e Asbel, Gera, e, Naaman, Echi e Rosh, Muppim, e Huppim, e Ard.
Gen 46:22 Estes são os filhos de Rachel, que nasceram a Jacob, ao todo quatorze almas.
Gen 46:23 E os filhos de Dan: Husim.
Gen 46:24 E os filhos de Naphtali: Jahzeel, e Guni, e Jezer, e Shilem.
Gen 46:25 Estes são os filhos de Bilha, que Labão deu á sua filha Rachel; e pariu estes a Jacob; todas as almas foram sete.
Gen 46:26 Todas as almas que vieram com Jacob ao Egypto, que sairam da sua côxa, sem as mulheres dos filhos de Jacob, todas foram sessenta e seis almas.
Gen 46:27 E os filhos de José, que lhe nasceram no Egypto, eram duas almas. Todas as almas da casa de Jacob, que vieram ao Egypto, foram setenta.
Gen 46:28 E enviou a Judah diante da sua face a José, para o encaminhar a Gosen; e chegaram á terra de Gosen.
Gen 46:29 Então José apromptou o seu carro, e subiu ao encontro de Israel, seu pae, a Gosen. E, mostrando-se-lhe, lançou-se ao seu pescoço, e chorou sobre o seu pescoço longo tempo.
Gen 46:30 E Israel disse a José: Morra eu agora, pois já tenho visto o teu rosto, que ainda vives.
Gen 46:31 Depois disse José a seus irmãos, e á casa de seu pae: Eu subirei, e annunciarei a Pharaó, e lhe direi: Meus irmãos, e a casa de meu pae, que estavam na terra de Canaan, vieram a mim!
Gen 46:32 E os varões são pastores de ovelhas, porque são homens de gado, e trouxeram comsigo as suas ovelhas, e as suas vaccas, e tudo o que teem.
Gen 46:33 Quando pois acontecer que Pharaó vos chamar, e disser: Qual é vosso negocio?
Gen 46:34 Então direis: Teus servos foram homens de gado desde a nossa mocidade até agora, tanto nós como os nossos paes; para que habitemos na terra de Gosen; porque todo o pastor de ovelhas é abominação aos egypcios.
Gen 47:1 Então veiu José, e annunciou a Pharaó, e disse: Meu pae, e os meus irmãos, e as suas ovelhas, e as suas vaccas, com tudo o que teem, são vindos da terra de Canaan, e eis que estão na terra de Gosen
Gen 47:2 E tomou uma parte de seus irmãos, a saber cinco varões, e os poz diante de Pharaó.
Gen 47:3 Então disse Pharaó a seus irmãos: Qual é vosso negocio? E elles disseram a Pharaó: Teus servos são pastores de ovelhas, tanto nós como nossos paes.
Gen 47:4 Disseram mais a Pharaó: Viemos para peregrinar n’esta terra; porque não ha pasto para as ovelhas de teus servos, porquanto a fome é grave na terra de Canaan; agora pois rogamos-te que teus servos habitem na terra de Gosen.
Gen 47:5 Então fallou Pharaó a José, dizendo: Teu pae e teus irmãos vieram a ti:
Gen 47:6 A terra do Egypto está diante da tua face, no melhor da terra faze habitar teu pae e teus irmãos; habitem na terra de Gosen: e se sabes que entre elles ha homens valentes, os porás por maioraes do gado, sobre o que eu tenho.
Gen 47:7 E trouxe José a Jacob, seu pae, e o poz diante de Pharaó; e Jacob abençoou a Pharaó.
Gen 47:8 E Pharaó disse a Jacob: Quantos são os dias dos annos da tua vida?
Gen 47:9 E Jacob disse

 a Pharaó: Os dias dos annos das minhas peregrinações são cento e trinta annos; poucos e maus foram os dias dos annos da minha vida, e não chegaram aos dias dos annos da vida de meus paes nos dias das suas peregrinações.
Gen 47:10 E Jacob abençoou a Pharaó, e saiu de diante da face de Pharaó.
Gen 47:11 E José fez habitar a seu pae e seus irmãos, e deu-lhes possessão na terra do Egypto, no melhor da terra, na terra de Rameses, como Pharaó ordenara.
Gen 47:12 E José sustentou de pão a seu pae, e seus irmãos, e toda a casa de seu pae, segundo os seus meninos.
Gen 47:13 E não havia pão em toda a terra, porque a fome era mui grave; de maneira que a terra do Egypto e a terra de Canaan desfalleciam por causa da fome.
Gen 47:14 Então José recolheu todo o dinheiro que se achou na terra do Egypto, e na terra de Canaan, pelo trigo que compravam: e José trouxe o dinheiro á casa de Pharaó.
Gen 47:15 Acabando-se pois o dinheiro da terra do Egypto, e da terra de Canaan, vieram todos os egypcios a José, dizendo: Dá-nos pão; porque morreremos em tua presença? porquanto o dinheiro nos falta.
Gen 47:16 E José disse: Dae o vosso gado, e eu vol-o darei por vosso gado, se falta o dinheiro.
Gen 47:17 Então trouxeram o seu gado a José: e José deu-lhes pão em troca de cavallos, e do gado das ovelhas, e do gado das vaccas e dos jumentos; e os sustentou de pão aquelle anno por todo o seu gado
Gen 47:18 E acabado aquelle anno, vieram a elle no segundo anno, e disseram-lhe: Não occultaremos ao meu senhor que o dinheiro é acabado, e meu senhor possue os animaes, e nenhuma outra coisa nos ficou diante da face de meu senhor, senão o nosso corpo e a nossa terra;
Gen 47:19 Porque morreremos diante dos teus olhos, tanto nós como a nossa terra? compra-nos a nós e á nossa terra por pão, e nós e a nossa terra seremos servos de Pharaó, e dá semente para que vivamos, e não morramos, e a terra não se desole.
Gen 47:20 Assim José comprou toda a terra do Egypto para Pharaó, porque os egypcios venderam cada um o seu campo, porquanto a fome prevaleceu sobre elles: e a terra ficou sendo de Pharaó.
Gen 47:21 E, quanto ao povo, fel-o passar ás cidades, desde uma extremidade da terra do Egypto até á outra extremidade.
Gen 47:22 Somente a terra dos sacerdotes não a comprou, porquanto os sacerdotes tinham porção de Pharaó, e elles comiam a sua porção que Pharaó lhes tinha dado; por isso não venderam a sua terra.
Gen 47:23 Então disse José ao povo: Eis que hoje tenho comprado a vós e a vossa terra para Pharaó; eis ahi tendes semente para vós, para que semeeis a terra.
Gen 47:24 Ha de ser, porém, que das colheitas dareis o quinto a Pharaó, e as quatro partes serão vossas, para semente do campo, e para o vosso mantimento, e dos que estão nas vossas casas, e para que comam vossos meninos.
Gen 47:25 E disseram: A vida nos tens dado; achemos graça nos olhos de meu senhor, e seremos servos de Pharaó.
Gen 47:26 José pois poz isto por estatuto até ao dia de hoje, sobre a terra do Egypto, que Pharaó tirasse o quinto: só a terra dos sacerdotes não ficou sendo de Pharaó.
Gen 47:27 Assim habitou Israel na terra do Egypto, na terra de Gosen, e n’ella tomaram possessão, e fructificaram, e multiplicaram-se muito.
Gen 47:28 E Jacob viveu na terra do Egypto dezesete annos: de sorte que os dias de Jacob, os annos da sua vida, foram cento e quarenta e sete annos.
Gen 47:29 Chegando-se pois o tempo da morte d’Israel, chamou a José seu filho, e disse-lhe: Se agora tenho achado graça em teus olhos, rogo-te que ponhas a tua mão debaixo da minha côxa, e usa commigo de beneficencia e verdade; rogo-te que me não enterres no Egypto.
Gen 47:30 Mas que eu jaza com os meus paes; por isso me levarás do Egypto, e me sepultarás na sepultura d’elles. E elle disse: Farei conforme a tua palavra.
Gen 47:31 E disse elle: Jura-me. E elle jurou-lhe; e Israel inclinou-se sobre a cabeceira da cama.
Gen 48:1 E aconteceu pois depois d’estas coisas, que um disse a José: Eis que teu pae está enfermo. Então tomou comsigo os seus dois filhos Manasseh e Ephraim.
Gen 48:2 E um deu parte a Jacob, e disse: Eis que José teu filho vem a ti. E esforçou-se Israel, e assentou-se sobre a cama.
Gen 48:3 E Jacob disse a José: O Deus Todo-poderoso me appareceu em Luz, na terra de Canaan, e me abençoou,
Gen 48:4 E me disse: Eis que te farei fructificar e multiplicar, e te porei por multidão de povos, e darei esta terra á tua semente depois de ti, em possessão perpetua.
Gen 48:5 Agora, pois, os teus dois filhos, que te nasceram na terra do Egypto, antes que eu viesse a ti no Egypto, são meus: Ephraim e Manasseh serão meus, como Ruben e Simeão;
Gen 48:6 Mas a tua geração, que gerarás depois d’elles, será tua: segundo o nome de seus irmãos serão chamados na sua herança.
Gen 48:7 Vindo pois eu de Paddan, me morreu Rachel na terra de Canaan, no caminho, quando ainda ficava um pequeno espaço de terra para vir a Ephrata; e eu a sepultei ali, no caminho d’Ephrata, que é Beth-lehem.
Gen 48:8 E Israel viu os filhos de José, e disse: Quem são estes?
Gen 48:9 E José disse a seu pae: Elles são meus filhos, que Deus me tem dado aqui. E elle disse: Peço-te, traze-m’os aqui, para que os abençoe.
Gen 48:10 Os olhos porem d’Israel eram carregados de velhice, já não podia vêr; e fel-os chegar a elle, e beijou-os, e abraçou-os.
Gen 48:11 E Israel disse a José: Eu não cuidara vêr o teu rosto; e eis que Deus me fez vêr a tua semente tambem.
Gen 48:12 Então José os tirou de seus joelhos, e inclinou-se á terra diante da sua face.
Gen 48:13 E tomou José a ambos elles, a Ephraim na sua mão direita á esquerda d’Israel, e Manasseh na sua mão esquerda á direita d’Israel, e fel-os chegar a elle
Gen 48:14 Mas Israel estendeu a sua mão direita, e a poz sobre a cabeça d’Ephraim, ainda que era o menor, e a sua esquerda sobre a cabeça de Manasseh, dirigindo as suas mãos avisadamente, ainda que Manasseh era o primogenito.
Gen 48:15 E abençoou a José, e disse: O Deus, em cuja presença andaram os meus paes Abrahão e Isaac, o Deus que me sustentou, desde que eu nasci até este dia:
Gen 48:16 O anjo que me livrou de todo o mal, abençôe estes rapazes, e seja chamado n’elle o meu nome, e o nome de meus paes Abrahão e Isaac, e multipliquem-se, como peixes, em multidão no meio da terra.
Gen 48:17 Vendo pois José que seu pae punha a sua mão direita sobre a cabeça d’Ephraim, foi máu aos seus olhos; e tomou a mão de seu pae, para a transpor de sobre a cabeça de Ephraim á cabeça de Manasseh.
Gen 48:18 E José disse a seu pae: Não assim, meu pae, porque este é o primogenito; põe a tua mão direita sobre a sua cabeça.
Gen 48:19 Mas seu pae o recusou, e disse: Eu o sei, filho meu, eu o sei: tambem elle será um povo, e tambem elle será grande: comtudo o seu irmão menor será maior que elle, e a sua semente será uma multidão de nações.
Gen 48:20 Assim os abençoou naquelle dia, dizendo: Em ti abençoará Israel, dizendo: Deus te ponha como a Ephraim e como a Manasseh, E poz a Ephraim diante de Manasseh.
Gen 48:21 Depois disse Israel a José: Eis que eu morro, mas Deus será comvosco, e vos fará tornar á terra de vossos paes.
Gen 48:22 E eu te tenho dado a ti um pedaço da terra sobre teus irmãos, que tomei com a minha espada e com o meu arco da mão dos amorrheos.
Gen 49:1 Depois chamou Jacob a seus filhos, e disse: Ajuntae-vos, e annunciar-vos-hei o que vos ha de acontecer nos derradeiros dias:
Gen 49:2 Ajuntae-vos, e ouvi, filhos de Jacob; e ouvi a Israel vosso pae:
Gen 49:3 Ruben, tu és meu primogenito, minha força, e o principio de meu vigor, o mais excellente em alteza, e o mais excellente em potencia.
Gen 49:4 Fervente como a agua, não serás o mais excellente; porquanto subiste ao leito de teu pae. Então o contaminaste; subiu á minha cama.
Gen 49:5 Simeão e Levi são irmãos: as suas espadas são instrumentos de violencia.
Gen 49:6 No seu secreto conselho não entre minha alma, com a sua congregação minha gloria não se ajunte; porque no seu furor mataram varões, e na sua teima arrebataram bois
Gen 49:7 Maldito seja o seu furor, pois era forte, e a sua ira, pois era dura: eu os dividirei em Jacob, e os espalharei em Israel.
Gen 49:8 Judah, te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de teus inimigos: os filhos de teu pae a ti se inclinarão.
Gen 49:9 Judah é um leãosinho, da preza subiste, filho meu: encurva-se, e deita-se como um leão, e como um leão velho: quem o despertará?
Gen 049:010 O sceptro não se arredará de Judah, nem o legislador d’entre seus pés, até que não venha Shiloh; e a elle congregarão os povos
Gen 49:11 Elle amarrará o seu jumentinho á vide, e o filho da sua jumenta á cepa mais excellente: elle lavará o seu vestido no vinho, e a sua capa em sangue de uvas.
Gen 49:12 Os olhos serão vermelhos de vinho, e os dentes brancos de leite.
Gen 49:13 Zabulon habitará no porto dos mares, e será porto dos navios, e o seu termo será para Sidon.
Gen 49:14 Issacar é jumento de fortes ossos, deitado entre dois fardos.
Gen 49:15 E viu elle que o descanço era bom, e seu hombro para acarretar, e serviu debaixo de tributo.
Gen 49:16 Dan julgará o seu povo, como uma das tribus d’Israel.
Gen 49:17 Dan será serpente junto ao caminho, uma vibora junto á vereda, que morde os calcanhares do cavallo, e faz cair o seu cavalleiro por detrás.
Gen 49:18 A tua salvação espero, ó Senhor!
Gen 49:19 Quanto a Gad, uma tropa o accommetterá; mas elle a accommetterá por fim.
Gen 49:20 De Aser, o seu pão será gordo, e elle dará delicias reaes.
Gen 49:21 Naphtali é uma cerva solta: elle dá palavras formosas.
Gen 49:22 José é um ramo fructifero, ramo fructifero junto á fonte; seus ramos correm sobre o muro.
Gen 49:23 Os frecheiros lhe deram amargura, e o frecharam e aborreceram.
Gen 49:24 O seu arco, porém, susteve-se no forte, e os braços de suas mãos foram fortalecidos pelas mãos do Valente de Jacob (d’onde é o pastor e a pedra d’Israel).
Gen 49:25 Pelo Deus de teu pae, o qual te ajudará, e pelo Todo-poderoso, o qual te abençoará com bençãos dos céus de cima, com bençãos do abysmo que está debaixo, com bençãos dos peitos e da madre
Gen 49:26 As bençãos de teu pae excederão as bençãos de meus paes, até á extremidade dos outeiros eternos: ellas estarão sobre a cabeça de José, e sobre o alto da cabeça do separado de seus irmãos.
Gen 49:27 Benjamin é lobo que despedaça; pela manhã comerá a preza, e á tarde repartirá o despojo.
Gen 49:28 Todas estas são as doze tribus de Israel: e isto é o que lhes fallou seu pae quando os abençoou; a cada um d’elles abençoou segundo a sua benção.
Gen 49:29 Depois ordenou-lhes, e disse-lhes: Eu me congrego ao meu povo; sepultae-me com meus paes, na cova que está no campo de Ephron, o hetheo,
Gen 49:30 Na cova que está no campo de Machpela, que está em frente de Mamre, na terra de Canaan, a qual Abrahão comprou com aquelle campo de Ephron, o hetheo, por herança de sepultura:
Gen 49:31 Ali sepultaram a Abrahão, e a Sarah sua mulher: ali sepultaram a Isaac, e a Rebecca sua mulher: e ali eu sepultei a Leah.
Gen 49:32 O campo, e a cova que está n’elle, foi comprado aos filhos de Heth.
Gen 49:33 Acabando pois Jacob de dar mandamentos a seus filhos, encolheu os seu pés na cama, e espirou, e foi congregado ao seu povo.
Gen 50:1 Então José se lançou sobre o rosto de seu pae; e chorou sobre elle, e o beijou.
Gen 50:2 E José ordenou aos seus servos, os medicos, que embalsamassem a seu pae: e os medicos embalsamaram a Israel.
Gen 50:3 E cumpriram-se-lhe quarenta dias; porque assim se cumprem os dias d’aquelles que se embalsamam: e os egypcios o choraram setenta dias.
Gen 50:4 Passados pois os dias de seu choro, fallou José á casa de Pharaó, dizendo: Se agora tenho achado graça aos vossos olhos, rogo-vos que falleis aos ouvidos de Pharaó, dizendo:
Gen 50:5 Meu pae me fez jurar, dizendo: Eis que eu morro: em meu sepulchro, que cavei para mim na terra de Canaan, ali me sepultarás. Agora pois, te peço, que eu suba, para que sepulte a meu pae; então voltarei.
Gen 50:6 E Pharaó disse: Sobe, e sepulta a teu pae como elle te fez jurar.
Gen 50:7 E José subiu para sepultar a seu pae: e subiram com elle todos os servos de Pharaó, os anciãos da sua casa, e todos os anciãos da terra do Egypto,
Gen 50:8 Como tambem toda a casa de José, e seus irmãos, e a casa de seu pae: sómente deixaram na terra de Gosen os seus meninos e as suas ovelhas, e as suas vaccas.
Gen 50:9 E subiram tambem com elle, tanto carros como gente a cavallo; e o concurso foi grandissimo.
Gen 50:10 Chegando elles pois á planicie do espinhal, que está além do Jordão, fizeram um grande e gravissimo pranto; e fez a seu pae um grande pranto por sete dias.
Gen 50:11 E vendo os moradores da terra, os cananeos, o luto na planicie do espinhal, disseram: É este o pranto grande dos egypcios. Por isso chamou-se o seu nome Abelmizraim, que está além do Jordão.
Gen 50:12 E fizeram-lhe os seus filhos assim como elle lhes ordenara,
Gen 50:13 Pois os seus filhos o levaram á terra de Canaan, e o sepultaram na cova do campo de Machpela, que Abrahão tinha comprado com o campo, por herança de sepultura, d’Ephron, o hetheo, em frente de Mamre.
Gen 50:14 Depois tornou-se José para o Egypto, elle e seus irmãos, e todos os que com elle subiram a sepultar seu pae, depois de haver sepultado seu pae.
Gen 50:15 Vendo então os irmãos de José que seu pae já estava morto, disseram: Porventura nos aborrecerá José, e nos pagará certamente todo o mal que lhe fizemos.
Gen 50:16 Portanto enviaram a José, dizendo: Teu pae mandou, antes da sua morte, dizendo:
Gen 50:17 Assim direis a José: Perdoa, rogo-te, a transgressão de teus irmãos, e o seu peccado, porque te fizeram mal: agora pois rogamos-te que perdoes a transgressão dos servos do Deus de teu pae. E José chorou quando elles lhe fallavam.
Gen 50:18 Depois vieram tambem seus irmãos, e prostraram-se diante d’elle, e disseram: Eis-nos aqui por teus servos.
Gen 50:19 E José lhes disse: Não temaes, porque porventura estou eu em logar de Deus?
Gen 50:20 Vós bem intentastes mal contra mim, porém Deus o intentou para bem, para fazer como está n’este dia, para conservar em vida a um povo grande:
Gen 50:21 Agora pois não temaes: eu vos sustentarei a vós e a vossos meninos. Assim os consolou, e fallou segundo o coração d’elles.
Gen 50:22 José pois habitou no Egypto, elle e a casa de seu pae: e viveu José cento e dez annos,
Gen 50:23 E viu José os filhos de Ephraim, da terceira geração: tambem os filhos de Machir, filho de Manasseh, nasceram sobre os joelhos de José.
Gen 50:24 E disse José a seus irmãos: Eu morro; mas Deus certamente vos visitará, e vos fará subir d’esta terra á terra que jurou a Abrahão, a Isaac e a Jacob
Gen 50:25 E José fez jurar os filhos de Israel, dizendo: Certamente vos visitará Deus, e fareis transportar os meus ossos d’aqui.
Gen 50:26 E morreu José da edade de cento e dez annos; e o embalsamaram, e o pozeram n’um caixão no Egypto.