Inicio | Temas Bíblicos |Leia a Biblia Leia a Bíblia | Post´s em Espanhol |Doações |Contato pt Portuguese
Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Elohim verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste. JOÃO 17:3
faceicon
A Mortalidade da Alma

A Mortalidade da Alma
Verso Áureo: “sabei que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá multidão de pecados.” (Tiago 9:24)
Muitas vezes nos perguntamos sobre o que ocorre após a morte. Vemos muitas teorias serem ditas e pregadas e, muitas vezes, parece difícil discernir entre o que é a verdade e o que é a mentira. A nossa segurança está em buscar essa verdade na Bíblia – a Palavra de Deus.
Este assunto sobre a morte é pouco estudado no meio cristão, no entanto, precisamos entendê-lo a fundo, pois dentro deste tema encontramos a primeira mentira pregada por Satanás nesta terra.
1. Como Deus criou o homem?
Gênesis 2:7
Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.
Note que o texto não diz que o homem “TEM” uma alma, mas que ele “É” uma alma vivente. Uma alma é formada pela união do corpo (pó da terra) com o fôlego de vida. Veja abaixo a equação que forma a alma:
1º elemento 2º elemento Total
PÓ DA TERRA (CORPO) + FÔLEGO DE VIDA = ALMA VIVENTE
Portanto, dizer que temos uma alma é errado, pois nós somos uma alma enquanto o fôlego de Deus permanecer em nós.
2. Deus fez o homem para viver eternamente?
Gên. 2:16 e 17
E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Deus havia criado o homem para viver para sempre em felicidade, mas havia uma condição: obediência. Em desobedecer, a consequência certa seria a morte.
3. Qual mentira Satanás, o sedutor do mundo, introduziu?
Gênesis 3:4;
Apocalipse 12:9
Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis.
O primeiro sermão pregado por Satanás (a serpente) foi de que o homem seria imortal mesmo na desobediência. Ele desde o princípio quer nos levar a crer na imortalidade em uma vida de pecado.
4. O que perdeu Adão ao pecar?
Romanos 5:12
Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.
A Bíblia nos mostra claramente que Deus estava certo ao dizer que o homem (alma vivente) morreria ao pecar. Veja também: Romanos 6:23
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.
5. O que acontece com a pessoa (alma vivente) quando morre?
Gênesis 3:19;
Eclesiastes 12:7;
Salmos 104:29
No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás.
E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.
Se ocultas o rosto, eles se perturbam; se lhes cortas a respiração, morrem e voltam ao seu pó.
A palavra “espírito” de Eclesiastes 12:7 no idioma original da Bíblia é “ruash”, que significa “fôlego de vida”, “respiração”, “ar”. Quando Deus corta nossa respiração (retira de nós o fôlego de vida), esse fôlego que Ele nos havia dado volta para Ele, enquanto que o corpo que surgiu do pó, volta ao pó.
6. Para onde vai a pessoa (alma vivente) após a morte?
Eclesiastes 9:10;
Jó 7:9 e 10
Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.
Tal como a nuvem se desfaz e passa, aquele que desce à sepultura jamais tornará a subir. Nunca mais tornará à sua casa, nem o lugar onde habita o conhecerá jamais.
Quando morremos permanecemos na sepultura. A Bíblia não diz que os mortos vão para lugar algum além deste.
7. Os homens (alma vivente) são imortais?
Ezequiel 18:4,20;
Isaías 51:12
Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá.
A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai, a iniquidade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a perversidade do perverso cairá sobre este.
Eu, eu sou aquele que vos consola; quem, pois, és tu, para que temas o homem, que é mortal, ou o filho do homem, que não passa de erva?
Desde a entrada do pecado os homens estão sujeitos à morte. A alma que pecar, essa morrerá.
8. O que os mortos sabem?
Eclesiastes 9:5-6
Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.
Quando morrem, as pessoas não têm nenhum tipo de pensamento, nem têm parte alguma no que se faz na Terra. (Veja também: Salmos 6:5; 115:17)
9. Quem unicamente possui imortalidade?
I Timóteo 6:16
O único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém!
Deus é o único que possui a imortalidade. Nenhum homem deve ousar pensar que é imortal agora. Só Deus pode nos conceder essa dádiva.
10. Como pode o homem mortal tornar-se imortal outra vez?
João 3:16; 17:3
Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
Só poderemos obter a vida eterna mediante a crença em Jesus Cristo como nosso Salvador pessoal. Conhecer a Deus é andar em coformidade com a Lei dEle (ver I João 2:4). Todos aqueles que aceitarem o Seu sacrifício e viverem como Jesus viveu, receberão a herança da vida eterna.
11. Quando é que o ser humano passa a ter direito à vida eterna outra vez?
João 5:24
Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.
12. Quando Jesus dará esta vida eterna aos que creem?
I Coríntios 15:21-23
Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo. Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda.
Aqueles que creem receberão a vida eterna não quando morrerem, mas quando Jesus voltar e ressuscitá-los.
13. Com o que Jesus comparou a morte?
João 11:11-14
Isto dizia e depois lhes acrescentou: Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo. Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. Jesus, porém, falara com respeito à morte de Lázaro; mas eles supunham que tivesse falado do repouso do sono. Então, Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu;
( ) Com o começo de uma nova vida.
( ) Com o sono de alguém que dorme.
( ) Com espíritos dos mortos vagueando.
Ao contrário do que muitos pensam, a morte não é o começo de uma nova vida, mas é como um sono. Todos estão descansando aguardando a ressurreição da vida ou do juízo (ver João 5:28-29).
Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.
14. Enquanto Jesus não vem, onde estão os mortos?
Daniel 12:2
Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno.
Daniel também comparou a morte com um sono. Todos os que morreram estão dormindo um sono profundo em suas sepulturas.
15. Até quando os mortos em Cristo permanecerão dormindo na sepultura?
João 5:28,29;
I Tessalonicenses 4:16
Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.
Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro;
Quando Jesus voltar, Ele irá ressuscitar todos os que foram fiéis a Ele para lhes dar a vida eterna. Os outros mortos ressuscitarão depois dos mil anos no céu, para receber a condenação do lago de fogo – a morte eterna. (Veja também: Apocalipse 20:5, 14-15)
16. Qual será a recompensa dos que participarem da ressurreição dos justos?
I Coríntios 15: 51-53
Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade.
A tão sonhada imortalidade nos será dada na volta de Jesus caso sejamos fiéis a Ele. Só então o homem tornar-se-á imortal.
17. O que são as manifestações do espiritismo moderno em que os mortos aparecem e conversam com as pessoas?
II Coríntios 11:14
E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz.
Satanás tem o poder de se transfigurar para enganar as pessoas. As manifestações vindas da parte de mortos são, na verdade, manifestações satânicas operadas por Satanás e seus anjos maus para tentar nos enganar.
18. Qual será um último grande engano de Satanás antes da volta de Jesus?
Apocalipse 16:13-14; 18:23
Então, vi sair da boca do dragão, da boca da besta e da boca do falso profeta três espíritos imundos semelhantes a rãs; porque eles são espíritos de demônios, operadores de sinais, e se dirigem aos reis do mundo inteiro com o fim de ajuntá-los para a peleja do grande Dia do Deus Todo-Poderoso.
Também jamais em ti brilhará luz de candeia; nem voz de noivo ou de noiva jamais em ti se ouvirá, pois os teus mercadores foram os grandes da terra, porque todas as nações foram seduzidas pela tua feitiçaria.
Através de sua feitiçaria e poder de engano, Satanás fará aparecer pessoas que já morreram como se estivessem vivas a fim de enganar os moradores da Terra. Precisamos estar muito atentos contra estes enganos de Satanás.

http://www.averdadesobreofim.com.br/estudos/alma-mortal/

Tags: