Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Elohim verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste. JOÃO 17:3
ANALISANDO A LUZ DA BÍBLIA OS ARGUMENTOS TRINITARIOS.
ANALISANDO A LUZ DA BÍBLIA OS ARGUMENTOS USADOS PELOS DEFENSORES DA DOUTRINA DA TRINDADE (TRINITARIOS).
1°) CERTAS PASSAGENS BÍBLICAS ATESTAM QUE JESUS ERA A IMAGEM DE DEUS.
2°) JESUS RECEBE O TÍTULO DE “DEUS” EM CERTAS PASSAGENS BÍBLICAS.
O primeiro argumento usado pelos trinitarios contra a verdade de que Jesus NÃO é Deus é o fato de que algumas passagens bíblicas atestam que Jesus é a imagem de Deus.
Estas passagens bíblicas, são as seguintes:
FILIPENSES 2:6 SENDO EM FORMA DE DEUS.
COLOSSENSES 1:19 TODA A PLENITUDE NELE HABITASSE.
COLOSSENSES 2:9 PORQUE NELE HABITA TODA A PLENITUDE DA DIVINDADE.
COLOSSENSES 1:15 O QUAL É IMAGEM DO DEUS INVISÍVEL.
2 CORÍNTIOS 4:4 O UNGIDO, QUE É A IMAGEM DE DEUS.
HEBREUS 1:3 A EXPRESSA IMAGEM DA SUA PESSOA.
JOÃO 12:45 QUEM ME VÊ A MIM VÊ AQUELE QUE ME ENVIOU.
JOÃO 14:9 QUEM ME VÊ A MIM VÊ O PAI.
Essas passagens bíblicas NÃO ensinam que Jesus é o Deus Todo Poderoso. Não indicam também que Jesus é parte de uma trindade.
Apalavra“IMAGEM” significa semelhança ou caráter impresso. Jesus era a semelhança moral de Deus.
Seu caráter refletia os atributos morais de Deus santidade, amor e verdade. O homem poderia conhecer como é o caráter ou imagem de Deus olhando para a bela vida do Mestre Jesus. Sua vida revelou santidade, retidão, justiça, amor, compaixão, misericórdia, verdade, autenticidade e fidelidade. Jesus é divino mas NÃO a divindade o ser Supremo.
Ele era semelhante a Deus em caráter e conduta. Jesus não era Deus em Si mesmo; Ele refletia o caráter de Deus em Sua vida perfeita.
O segundo argumento usado pelos trinitarios é que algumas poucas passagens bíblicas chamam Jesus pelo título de “DEUS”. As três principais são: João 20:28; Tito 2:13; Hebreus 1:8.
Esse argumento é respondido pelo fato de que a palavra “DEUS” (do hebraico ’ELOHIM’ e do grego ’THEOS’) às vezes é aplicada aos homens e anjos na Bíblia. Quando usada no sentido secundário, a palavra ”DEUS” indica alguém que é representante daquele que é O verdadeiro e supremo Deus.
O termo “DEUS” é empregado na Bíblia principalmente em dois sentidos.
O primeiro desses é quando designa Aquele que governa e preside sobre todas as coisas no céu e na terra, e desconhece alguém superior… Neste sentido, as Escrituras afirmam que Deus é um.
O segundo sentido é quando designa um ser que recebeu desse único Deus algum tipo de autoridade superior no céu ou na terra sobre os homens, ou poder superior com relação a todas as coisas humanas, ou autoridade para impor julgamento sobre outros homens, sendo dessa maneira e nesse sentido considerado como um participante da Divindade do único Deus.
Moisés foi designado como DEUS em relação a Aarão (Êxodo 4:16) e a Faraó (Êxodo7:1). Moisés foi chamado Deus (ELOHIM), mas ele não era o único Deus supremo e nem parte de uma trindade. Moisés foi um representante de Deus.
Juízes humanos, representantes do único Deus verdadeiro, foram designados como Deus. Em Êxodo 22:28, a palavra “deuses” refere-se aos juízes humanos. (Nota: neste versículo a palavra ELOHIM já é traduzida como juízes na Bíblia em português, mas a Bíblia tradicional em inglês – King James Version – usa o termo deuses).
Em Êxodo 21:6; 22:8,9; e em I Samuel 2:25, a palavra “JUÍZES” é traduzida do hebraico ELOHIM “DEUS”.
Salmos 97:7 é citado em Hebreus 1:6. Os “ANJOS” de Hebreus 1 são os “DEUSES” do Salmos 97. Os anjos são representantes de Deus, mas não são O PRÓPRIO DEUS TODO PODEROSO.
Os Israelitas foram chamados “DEUSES” no Salmos 82:6,7. Jesus citou o versículo para mostrar esse fato. “RESPONDEU-LHES JESUS: NÃO ESTÁ ESCRITO NA VOSSA LEI: EU DISSE: SOIS DEUSES? POIS, SE A LEI CHAMOU DEUSES ÀQUELES A QUEM A PALAVRA DE DEUS FOI DIRIGIDA (E A ESCRITURA NÃO PODE SER ANULADA), ÀQUELE A QUEM O PAI SANTIFICOU E ENVIOU AO MUNDO, VÓS DIZEIS: BLASFEMAS, PORQUE DISSE: SOU FILHO DE DEUS?” (João 10:34-36).
O fato de que a palavra “DEUS” é usada no sentido secundário, como um representante de Deus em Hebreus 1:8, é mostrado no versículo seguinte. Em Hebreus 1:9 o único e supremo Deus verdadeiro é descrito como sendo o Deus do Filho! “TU AMAS A JUSTIÇA E ABORRECES A IMPIEDADE; POR ISSO, DEUS, O TEU DEUS, TE UNGIU COM ÓLEO DE ALEGRIA, MAIS DO QUE A TEUS COMPANHEIROS” (Hebreus 1:8,9 é uma citação de Salmos 45:6,7).
Jesus lNÃO é o próprio Deus. Ele não é parte de uma trindade. Jesus é o Filho do Deus Todo Poderoso.