Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Elohim verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste. JOÃO 17:3
JESUS NÃO É O DEUS TODO-PODEROSO.
JESUS NÃO É O DEUS TODO-PODEROSO.
• Somente Uma Pessoa é Deus.Jesus não é Deus porque há somente uma pessoa que é Deus. Esta pessoa única tem sido identificada como o Pai. Jesus, portanto, não pode também ser Deus. Não há outra pessoa que possa ser Deus no mesmo sentido em que o Pai é Deus. “Para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo, e para quem nós vivemos” (I Coríntios 8:6). “Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos” (Efésios 4:6). Jesus é divino, mas não divindade. Ele é o divino Filho de Deus, mas Ele não é a divindade, o Ser Supremo.
• Jesus Como Mediador Não Pode Ser o Próprio Deus.“Porque há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” (I Timóteo 2:5). Jesus é Mediador entre Deus e os homens. Jesus, portanto, não é o próprio Deus. Se Jesus fosse o próprio Deus e igual a Deus, como declaram os trinitarianos, Ele não estaria numa posição para servir como mediador. Servindo como mediador, alguém precisa ser uma terceira parte. Se Jesus fosse Deus ou igual a Deus, Ele seria uma das duas partes e não serviria como Mediador entre os dois – Deus e o homem (Gálatas 3:20). O fato de que Jesus é um Mediador anula a possibilidade de que Ele seja parte de uma trindade.
Jesus insistiu que Ele e Seu Pai não são idênticos. Ele e Seu Pai são separados em personalidade, essência e existência. Ele declarou que Ele e Seu Pai constituem duas testemunhas separadas: “E na vossa Lei está também escrito que o testemunho de dois homens é verdadeiro. Eu sou o que testifico de mim mesmo, e de mim testifica também o Pai que me enviou” (João 8:17,18).
3. Jesus é o Filho de Deus. Jesus em Si mesmo não é o próprio Deus, nem parte de um Deus triúno, porque Ele é o Filho de Deus. Ele não pode ser Deus e também o Filho de Deus ao mesmo tempo. O Pai e o Filho não são nem iguais, nem idênticos. O Pai vivia antes do Filho. O Filho recebeu Sua vida do Pai. O Pai é maior do que o Filho. Jesus foi gerado de Seu Pai e nascido de Maria. Ele é o Filho do Deus vivo. O Novo Testamento está repleto de textos afirmando que Jesus é o Filho de Deus.
• Deus é o Deus de Jesus.Jesus reconheceu o Pai, o único Deus verdadeiro, como seu Deus. Jesus jamais reivindicou ser Ele o próprio Deus. Ele não pretendia ser igual a Deus. Ele sempre se referiu ao Pai como sendo superior a Ele, Seu Deus. Nos textos a seguir, Jesus faz referência ao Pai como Seu Deus, ou Deus é descrito como o Deus de Jesus.
João 20:17 Meu Deus e vosso Deus.
Apocalipse 3:12 Meu Deus, meu Deus, meu Deus, meu Deus.
Mateus 27:46 Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste.
Marcos 15:34 Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste.
Salmos 22:1 Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste.
II Coríntios 11:31 O Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Efésios 1:3 O Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Efésios 1:17 O Deus de Nosso Senhor Jesus Cristo.
I Pedro 1:3 O Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Hebreus 1:8,9 Por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo.
Salmos 45:6,7 Por isso Deus, o teu Deus, te ungiu.
Apocalipse 1:6 Para Deus, seu Pai (BJ).
II Coríntios 1:3 Bendito seja o Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo (BJ).
• Jesus Orou Para Seu Deus, o Pai.Jesus revelou que Ele próprio não era Deus quando orou a Seu Pai como Deus. Se Jesus fosse igual a Deus, por que então Ele orou a Deus? Os trinitarianos afirmam que Deus, Jesus e o Espírito têm todos uma mesma inteligência e uma só vontade. Se Jesus e Deus compartilhassem uma única vontade, ou poder de decisão, teria aparência de zombaria ver uma pessoa de uma trindade orar a uma outra pessoa de uma trindade. Pelo fato de ter orado a Deus, Jesus mostrou ser inferior a Seu Pai e que somente Seu Pai é Deus.
Hebreus 5:7-8 Fez orações e súplicas a Deus (NTLH).
Lucas 6:12 Passou a noite em oração a Deus.
Mateus 11:25 Ó Pai, Senhor do céu e da terra.
João 17:1 Pai, é chegada a hora.
Mateus 26:38,42 Meu Pai, se é possível.
• Jesus é Inferior a Deus. Jesus ocupa a mais alta e exaltada posição no universo junto a Deus. Jesus não é igual a Seu Pai. Deus é maior do que Seu Filho; o Filho é inferior ao Seu Pai. Jesus, portanto, não é Deus. Reconhecer esse fato não quer dizer que não estejamos dando a glória devida a Cristo; é simplesmente o reconhecimento da verdadeira relação entre o Pai e Seu Filho.
Jesus declarou: “O Pai é maior do que eu” (João 14:28). Quando Jesus disse: “Eu e o Pai somos um” (João 10:30), Ele não ensinou que Ele e Seu Pai eram um em essência ou existência (como os trinitarianos afirmam) ou uma única pessoa (como os unicistas ensinam). Ele se referiu à unidade de propósito e perfeita concordância que existe entre Ele mesmo e Seu Pai. Jesus orou para que essa mesma unidade fosse uma realidade entre Seus seguidores (João 17:11, 21-23). Jesus sempre reconheceu que Seu Pai é maior do que Ele. Isso mostra claramente o fato de que Jesus não pode ser parte de um Deus triúno.
João 14:28 O Pai é maior do que eu.
João 10:29 Meu Pai… é maior do que todos.
I Coríntios 11:3 Deus, a cabeça de Cristo.
I Coríntios 3:23 Cristo é de Deus.
Mateus 20:23 Não me pertence dá-lo (…), mas a meu Pai.
I Coríntios 15:24-28 Quando tiver entregado o Reino a Deus, ao Pai.
Depois que Cristo completar o Seu governo redentor e Deus tenha colocado todos os inimigos debaixo de Seus pés, Jesus continuará a ser sujeito a Deus. Deus será supremo. Ele será tudo em todos. “Porque todas as coisas sujeitou debaixo de Seus pés. Mas quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas. E quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então, também o Filho mesmo se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos” (I Coríntios 15:24-28).
Jesus viveu como Servo de Deus. Ele rendeu perfeita obediência a Seu Pai. Ele sempre fez aquilo que agradava a Deus. Isso mostra que Ele reconhecia a Si mesmo como sendo inferior a Deus.
Zacarias 3:8 Meu servo, o Renovo.
Mateus 12:18 Eis aqui o meu servo.
Filipenses 2:7-8 A forma de servo.
Hebreus 10:7,9 Venho para fazer a Tua vontade.
João 4:34 Fazer a vontade daqu’Ele que me enviou.
João 5:30 Busco a vontade do Pai que me enviou.
João 6:38 Não para fazer a minha vontade.
João 8:29 Eu faço sempre o que lhe agrada.
Lucas 22:42 Não se faça a minha vontade, mas a tua.
Romanos 5:19 Pela obediência de um.
• Jesus é Inferior a Deus em Atributos. O Novo Testamento revela Jesus Cristo como inferior a Deus em atributos. Essa é uma indicação definitiva de que Jesus em si mesmo não é Deus. Ele não é igual nem idêntico a Deus. Ele não é parte de um Deus triúno.
Deus é infinito e perfeito em todos os Seus atributos. Em todas essas coisas, Deus é imutável. Sua perfeição infinita não pode aumentar, nem diminuir. O que Ele tem sido, Ele sempre será. Jesus demonstrou ser Ele mesmo inferior a Deus em Seus atributos.
Inferior em conhecimento. Deus é onisciente. Ele é perfeito em conhecimento. “Conhecidas de Deus são todas as Suas obras desde o começo do mundo.” Seu conhecimento é infinito, eterno e completo. Jesus, por outro lado, não era onisciente. Jesus “crescia em sabedoria” (Lucas 2:52). Se Jesus era Deus com conhecimento infinito, como Ele poderia ter “crescido em sabedoria”?.
O conhecimento de Deus não é derivado nem adquirido. Seu conhecimento é originário de Si mesmo. “Que conselheiro o ensinou?” (Isaías 40:13, 14). Por outro lado, Jesus recebeu Seu conhecimento de Deus (João 8:28).
O conhecimento de Deus inclui todas as coisas presentes, passadas e futuras. Ele conhece todas as coisas. Jesus, por outro lado, era limitado em conhecimento com relação à data de Sua volta (Marcos 13:32). Jesus não é Deus.
Lucas 2:52 Jesus crescia em sabedoria.
João 5:19 O que Ele vê o Pai fazer.
João 8:28 Como o Pai me ensinou.
Marcos 13:32 Não sabe a data de Sua volta.
Atos 1:7 Na autoridade do Pai.
Inferior em Poder. Deus é onipotente. Ele é Todo-Poderoso. Ele tem poder infinito. “Mas a Deus tudo é possível.” O poder de Deus origina-se nEle mesmo. Com seu poder Deus realiza todas as Suas obras. Jesus por outro lado, não era onipotente. O poder que Cristo exercia quando operava milagres era proveniente de Deus. Ele disse: “O Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma” (João 5:19). O poder que Cristo usa para realizar Sua obra na Igreja de hoje, e que Ele usará para governar a terra em Seu futuro reino, foi recebido de Deus. O poder de Deus tem origem em Si mesmo; Jesus recebeu poder de Deus. Jesus não é Deus.
João 5:19 O Filho por Si mesmo não pode fazer coisa alguma.
João 5:30 Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma.
João 8:28 Nada faço por mim mesmo.
João 14:10 O Pai é quem faz as obras.
Menor em Vida. Deus sempre existiu. Nunca houve um tempo no qual Deus não existisse. Deus não somente viverá para sempre no futuro, como também viveu eternamente no passado. A vida de Deus não teve um começo. A vida de Cristo, por outro lado, teve um começo definido. Houve um tempo em que Jesus não existia. Jesus viverá por toda eternidade no futuro, mas não viveu por toda a eternidade no passado. Jesus é inferior a Deus com relação à idade e à extensão da vida passada.
Deus é a fonte de toda a vida. Sua existência não é derivada de ninguém. Ele possui vida em Si mesmo. Jesus, por outro lado, recebeu vida de Deus. Se não fosse Deus, Jesus jamais teria existido. Jesus foi gerado do Pai. Sua vida foi derivada de Deus. O poder de Deus foi a causa de Maria conceber e dar à luz um filho. Se não fosse pelo santo poder de Deus, Jesus jamais teria nascido. “Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a Sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus” (Lucas 1:35). Jesus disse: “O Pai que vive me enviou, e Eu vivo pelo Pai” (João 6:57).
Jesus também recebeu vida ressurreta do Pai. Deus levantou Jesus dos mortos através de Seu poder, o Espírito (Atos 10:40; 13:30; Romanos 10:9). Jesus voluntariamente entregou Sua vida como um sacrifício. Ele tinha autoridade para entregar Sua vida e para recebê-la de volta (João 10:17,18). Jesus não ressurgiu dos mortos por Si mesmo. Ele foi levantado da morte através do poder de Deus. Deus é a fonte de toda a vida; Jesus recebeu a vida de Deus, portanto, Jesus não é Deus.
Deus Não Pode Morrer. Deus é imortal. Ele não está sujeito à morte. Deus sempre foi imortal e sempre será imortal. Morrer é impossível para Deus. Jesus, por outro lado, nasceu mortal. Ele morreu. Jesus tinha as características de um homem mortal. Ele experimentou a fome (Mateus 4:2), sede (João 19:28), cansaço (João 4:6), tentação (Mateus 4:1) e sofrimento (Lucas 24:46). Jesus morreu (João 19:33; I Coríntios 15:3). Deus não pode morrer; Jesus morreu. Jesus não é Deus.
Jesus tornou-se imortal quando Deus o levantou da sepultura. Jesus recebeu a imortalidade de Deus. Jesus não pode morrer novamente (Romanos 6:9). Quando Jesus voltar, todos os verdadeiros crentes se tornarão imortais como Ele (I Coríntios 15:52,53; Filipenses 3:20,21).
• Atributos Divinos e Posições Recebidas de Deus. Alguns acreditam que Jesus deve ser Deus e parte de uma trindade porque Ele exerce certa autoridade divina e revela certos atributos divinos. Exaltado à mão direita de Deus, Jesus recebeu autoridade divina e poder de Deus. Isso, entretanto, não prova que Jesus é igual a Deus, Deus em Si mesmo, nem uma parte de Deus.
O fato de Jesus ter sido exaltado pelo Pai mostra que o Pai é maior que Jesus. O fato de Jesus receber posição e obras divinas mostra que Jesus é inferior a Deus. Hoje, Jesus tem sido exaltado a mais alta posição no universo, abaixo apenas do próprio Deus.
Autoridade Recebida de Deus. Jesus disse: “Todo o poder (autoridade) me é dado no céu e na terra” (Mateus 28:18). Jesus sempre entendeu que Seu Pai era superior a Ele em autoridade. Ele viveu em perfeita obediência a Deus. Após a Sua ressurreição, Jesus recebeu autoridade divina de Deus. A autoridade de Deus não é derivada de ninguém; é originária do próprio Deus. Deus é maior do que Jesus; Jesus é inferior a Deus; Jesus não é Deus.
Reinado recebido de Deus. Jesus é chamado de Rei dos Reis. Deus sempre foi o Rei do universo. Jesus recebeu Sua autoridade real de Deus. A base do reinado de Cristo é o fato de que Ele é o Filho de Davi (Lucas 1:31-33) e também o Filho de Deus (Salmos 2:6-9 e Daniel 7:14).
Obra de Julgamento. Deus autorizou Jesus a ser Juiz da humanidade. Deus entregou o julgamento ao Seu Filho. Deus julgará a humanidade através da obra de Cristo, o Juiz. Jesus recebeu essa posição e função de Deus (João 5:22,27; Atos 10:42; 17:31). O fato de que Jesus recebeu essa prerrogativa do Pai, demonstra que o Pai é superior a Ele. Jesus não é Deus.
Sua Presença Invisível. Embora Jesus esteja nos céus, Ele pode estar presente em todos os lugares com Seus seguidores. Ele disse: “Eis que Eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mateus 28:20). Jesus pode fazer isso através do poder de Deus, o Espírito. Jesus recebeu esse poder de Deus. (João 15:26; Atos 2:33).
Durante Seu ministério terrestre Jesus pôde curar o servo do centurião (Mateus 8:5-13) mesmo que o servo doente estivesse a uma grande distância. Ele também tinha a habilidade de conhecer o que havia no coração do homem. Jesus podia fazer essas coisas não porque Ele é parte de um Deus triúno, mas porque Deus O revestiu de poder para executar tais obras.
DOIS ARGUMENTOS TRINITARIOS CONSIDERADOS.
O primeiro argumento usado pelos trinitaria contra a verdade de que Jesus não é Deus é o fato de que algumas Escrituras atestam que Jesus é a imagem de Deus. Estas Escrituras são as seguintes:
Filipenses 2:6 Sendo em forma de Deus.
Colossenses 1:19 Toda a plenitude n´Ele habitasse.
Colossenses 2:9 Porque n’Ele habita toda a plenitude da divindade.
Colossenses 1:15 O qual é imagem do Deus invisível.
2 Coríntios 4:4 Cristo, que é a imagem de Deus.
Hebreus 1:3 A expressa imagem da sua pessoa.
João 12:45 Quem me vê a mim vê aquele que me enviou.
João 14:9 Quem me vê a mim vê o Pai.
Essas Escrituras não ensinam que Jesus é Deus. Não indicam também que Jesus é parte de uma trindade. A palavra “imagem” significa semelhança ou caráter impresso. Jesus era a semelhança moral de Deus. Seu caráter refletia os atributos morais de Deus – santidade, amor e verdade. O homem poderia conhecer como é o caráter ou imagem de Deus olhando para a bela vida de Cristo. Sua vida revelou santidade, retidão, justiça, amor, compaixão, misericórdia, verdade, autenticidade e fidelidade. Jesus era divino. Ele era semelhante a Deus em caráter e conduta. Jesus não era Deus em Si mesmo; Ele refletia o caráter de Deus em Sua vida perfeita.
O segundo argumento usado pelos trinitarianos é que algumas poucas Escrituras chamam Jesus pelo título de “Deus”. As três principais são: João 20:28; Tito 2:13; Hebreus 1:8.
Esse argumento é respondido pelo fato de que a palavra “Deus” (do hebraico ’elohim’ e do grego ’theos’) às vezes é aplicada aos homens e anjos na Bíblia. Quando usada no sentido secundário, a palavra ”Deus” indica alguém que é representante daquele que é O verdadeiro e supremo Deus.
O termo Deus é empregado nas Escrituras principalmente em dois sentidos. O primeiro desses é quando designa Aquele que governa e preside sobre todas as coisas no céu e na terra, e desconhece alguém superior… Neste sentido, as Escrituras afirmam que Deus é um. O Segundo sentido é quando designa um ser que recebeu desse único Deus algum tipo de autoridade superior no céu ou na terra sobre os homens, ou poder superior com relação a todas as coisas humanas, ou autoridade para impor julgamento sobre outros homens.
Moisés foi designado como Deus em relação a Aarão (Êxodo 4:16) e a Faraó (Êxodo7:1). Moisés foi chamado Deus (elohim), mas ele não era o único Deus supremo e nem parte de uma trindade.
Moisés foi um representante de Deus. Juízes humanos, representantes do único Deus verdadeiro, foram designados como Deus. Em Êxodo 22:28, a palavra “deuses” refere-se aos juízes humanos. (Nota do tradutor: neste versículo a palavra elohim já é traduzida como juízes na Bíblia em português, mas a Bíblia tradicional em inglês – King James Version – usa o termo deuses). Em Êxodo 21:6; 22:8,9; e em I Samuel 2:25, a palavra “juízes” é traduzida do hebraico elohim ou Deus. Salmos 97:7 é citado em Hebreus 1:6. Os “anjos” de Hebreus 1 são os “deuses” do Salmos 97. Os anjos são representantes de Deus, mas não são O próprio Deus.
Os Israelitas foram chamados “deuses” no Salmos 82:6,7. Jesus citou o versículo para mostrar esse fato. “Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: sois deuses? Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada), àquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo, vós dizeis: Blasfemas, porque disse: Sou Filho de Deus?” (João 10:34-36).
O fato de que a palavra “Deus” é usada no sentido secundário, como um representante de Deus em Hebreus 1:8, é mostrado no versículo seguinte. Em Hebreus 1:9 o único e supremo Deus verdadeiro é descrito como sendo o Deus do Filho! “Tu amas a justiça e aborreces a impiedade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros” (Hebreus 1:8,9 é uma citação de Salmos 45:6,7).