Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Elohim verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste. JOÃO 17:3
O SÁBADO NO NOVO TESTAMENTO
O SÁBADO NO NOVO TESTAMENTO (O SHABBAT NO NOVO PACTO)
Uma das razões com que se justifica a mudança do Dia de Repouso (Sábado) levada a cabo por Constantino.o César Romano,fundador do Cristianismo,é a suposta “ausência” do termo no chamado Novo Pacto ou Novo Testamento. O facto de não existir um Mandamento que ordene repetindo o Dia de Repouso (Sábado), tem dado pé para todo o tipo de explicações que justificam a mudança e validade da doutrina do Repouso para o dia do sol no primeiro dia da semana:Domingo (em inglês Sun Day).
Mas analisemos o Dia de Repouso (Sábado) através das Escrituras. Em primeiro lugar,temos que estabelecer o facto de que não existe nenhuma separação entre o chamado Antigo e o Novo Testamento (Novo Pacto).
A Sagrada Escritura é a mesma desde o Génesis até a Revelação. A ideia de ser dois Livros diferentes,trouxe como consequência o desligar do contexto das Sagradas Escrituras e a Crença de que o que aparece ordenado no Novo Testamento não existe o Sábado como Mandamento. Em segundo lugar,o tema do Dia de Repouso (Sábado),assim como o tema do Calendário,a hora em que começa e termina o dia (ao anoitecer,ao pôr do sol),não era nem nunca foi, tema de discussão no Novo Testamento,simplesmente porque nunca ninguém sequer imaginou que ocorreu a alguém mandar mudar o que havia sido ordenado por Yahweh como Perpétuo. Esta mudança ocorreu 350 anos depois de Yahshua ter nascido. E diga-se de passagem que estava profetizado em Daniel 7:25: “… e cuidará em mudar os tempos e a Lei;e êles serão entregues na sua mão…” Nesta ordem de idéias,encontramos no Novo Testamento ou Novo Pacto,que é o seu nome correcto,que desde o começo dos seus relatos acerca da vinda de Yahshua,as regras do Dia de Repouso ou Sábado,ordenadas na Torah estavam em vigor e eram observadas por todo o Povo Judeu Crente ou Não em Yahshua,como algo “normal” que jamais ia ser modificado.
Notemos que as discussões que ocorreram entre os Fariseus e Yahshua tiveram que ver com o cumprimento ou não de normas que eles,os Fariseus,tinham acrescentado ao que estava ordenado na Torah,segundo as tradições de homens,mas nunca se relacionaram com o Dia do Sábado. Êste Dia de Repouso era o Sétimo Dia da Semana,ÚNICO Dia com Nome SHABBAT.
Os dias se anunciavam na sua ordem: Primeiro dia da semana,segunda,terça,quarta,quinta,sexta e SHABBAT. Yahshua declarou ser O Soberano do Dia de Repouso (Sábado) e deu aos Judeus do seu tempo a verdadeira interpretação do SHABBAT. O SHABBAT foi feito porcausa do homem e não o homem por causa do SHABBAT. Que significam estas palavras? “O Sábado foi feito por causa do homem e não o homem por causa do Sábado. “Assim,o Filho do Homem,até do Sábado é Soberano”. (Marc.2:27,28).
Quando as Sagradas Escrituras são lidas do princípio ao fim,isto é,desde Génesis até Revelação, como um só Livro,então as normas como o Dia de Repouso adquire sentido e significado. O Plano Eterno de Yahweh está esboçado sobre a base de determinadas “chaves” que permitem entender o propósito de cada norma. O número SETE significa algo completo um ciclo finalizado. Yahweh criou os Céus e a Terra em SETE dias. Trabalhou seis dias e no Sétimo Dia descansou.
Mas esta não é uma informação caprichosa. É uma informação Profética do Plano esboçado para o ser humano. Durante seis mil anos,um ano por cada dia,a Humanidade teria oportunidade de escolher livremente SE servir a Yahweh ou seguir por outros caminhos e o Ano Sétimo será UM MILÉNIO de descanso,de Paz. Será no Milénio ou Ano Sétimo,quando Yahshua,como Rei de reis e Soberano de soberanos, reinará com o Seu Povo escolhido para esperar juntos a Nova Jerusalém,a Jerusalém Eterna e Celestial. Quando Yahshua afirmou ser O Soberano do Dia de Repouso ou Sabado se referia também a este evento. Soberano é quem domina. Quem Reina. E quem dominará as nações com vara de ferro? YAHSHUA !
ÊLE é O Soberano do Dia de Repouso: do MILÉNIO ! Agora o SHABBAT foi feito para o homem e não o homem para o Dia de Repouso.(Sábado). Yahweh criou o homem para reinar para sempre com Yahshua (Rev.5:10). O tempo do Milénio,o SHABBAT da Criação foi feito para que o homem reinasse com Yahshua para sempre ! A distorsão tem sido ensinar que a frase: “O SHABBAT foi feito por causa do homem”,significa que tem o poder para mudar o dia,pois diz,no vers.seguinte:”Assim o Filho do Homem até do Dia de Repouso é Soberano”.(Mar.2:28).
Não podemos esquecer: Ninguém pode mudar nem uma só Palavra dos Mandamentos. “Agora,pois,ó Israel,ouve os estatutos e os juizos que eu vos ensino,para os cumprirdes:para que vivais e entreis e possuais a terra que Yahweh Todo-Poderoso de vossos pais vos dá. “Não acrescentareis à palavra que vos mando,nem diminuireis dela,para que guardeis os Mandamentos de Yahweh vosso Todo-Poderoso,que eu vos mando”. (Deut.4:1,2).
Será que se mudou o Dia de Repouso depois da Ressurreição ? O Dia de Repouso,ou SHABBAT,nunca foi mudado pelos discípulos depois da Ressurreição, como no ensino tradicional. Yahshua apareceu aos Seus Discípulos durante 40 dias depois da Ressurreição e ainda que lhes tenha falado acerca do Reino de Yahweh,o tema do SHABBAT nem sequer foi discutido. Mas pensemos nestes factos:
1-Porquê as mulheres esperaram até ao primeiro dia da semana-domingo -para ir ao sepulcro? Porque guardavam o Dia de Repouso e tal actividade estava proibida para ser realizada no Dia de Repouso (Sábado). 2-Onde se reuniram os Discípulos depois de Yahshua ter ascendido ao Céu ? No Templo ! “E estavam sempre no Templo,louvando e bendizendo a Yahweh.Amém”. (Luc.24:53). E no Templo !
3-Porque Yahshua nas suas advertências acerca do fim dos tempos,nos diz em Mat.24:20: “E orai para que a vossa fuga não aconteça no Inverno nem no Sábado”. (Mat.24:20)
Aqui temos o problema de que ao ter em nossa mente a idéia de que o Dia de Repouso é o Domingo,entendemos que a advertência se refere ao Sábado. Mas é claro que a palavra original é SHABBAT! E a pergunta é:Porquê Yahshua faz esta advertência fala do futuro e o dia supostamente,seria mudado por um lado e as normas do SHABBAT abolidas por estar “Sob a Graça” ? E mais,porque advertiu acerca do SHABBAT se “uma pessoas adora o seu ‘deus’ no dia que quer ou em “qualquer dia é correcto para descansar” como muitos ensinam ? Será possível que Yahshua ignorasse esta mudança para o fim dos tempos ?
O Livro de Actos,por seu lado,nos confima que os Discípulos continuaram assistindo na Sinagoga no Dia de Repouso no SHABBAT -(Sábado). Actos 9:20; 13:5; 18:4; 19:8.
Alguns versículos têm sido mal interpretados e tomados como base para a mudança do Dia do Repouso. I – “E no primeiro dia da semana,ajuntando-se os discípulos para partir o pão,Paulo, que havia de partir no dia seguinte,falava com eles;e alargou a prática até à meia -noite. “E havia muitas luzes no Cenáculo onde estavam juntos. (Actos 20:7,8).
Êste texto supõe que Paulo e os Discípulos partiram o pão no Domingo,por isso se aproveita como prova para a mudança do Dia de Repouso. Será certo ? Em primeiro lugar,é necessário ter em conta não apenas o tempo de Yahweh,senão também os costumes e tradições Judaicas do tempo de Yahshua. Yahweh determinou que os dias comecem ao anoitecer,quando o sol se esconde. Foi mudado por Roma para como o conhecemos actualmente,quando falar do dia supõe a manhã do dia seguinte. Paulo,então,estava partindo o pão.
Qualquer Judeu ou pessoa conhecedora do SHABBAT reconhece que se fala no texto da cerimónia de HAVDALAH que tem lugar ao terminar o SHABBAT ao anoitecer,quando começa o primeiro dia da semana. É por isto,precisamente,que o texto fala de que havia muitas luzes no aposento onde estavam reunidos. Pergunta: Se a reunião tivesse sido na manhã do primeiro dia da semana,como supunham, para quê tantas luzes ? Além disso,diz que Paulo pregou até à meia-noite de verdade ? Na realidade começou a prégar depois de comer ao terminar o SHABBAT,de certeza,entre as seis e as sete da noite e prégou até à meia noite. Tem sentido de verdade ? 2 – “No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade,para que não se façam as colectas quando eu chegar (I Cor.16:2).
Esta parece ser uma ordem de Paulo que apoia a ideia de uma mudança do Dia de Repouso. Mas seria assim a interpretação? Um conhecedor da Torah sabe que no Dia de Repouso está proibido circular dinheiro. Compras,vendas,etc. As ofertas devem ser recolhidas ao terminar o SHABBAT, isto é,no primeiro dia da semana.É por esta razão que Paulo,o qual observou a Torah até ao fim dos seus dias,exortou a recolher as ofertas depois do escurecer – no Domingo.
Não se esqueça,que o primeiro dia da semana não é na manhã seguinte. No tempo determinado por Yahweh,é ao anoitecer,quando o sol se esconde. Paulo confessou no fim do seu ministério crer e praticar a TORAH. “Mas confesso-te isto: que,conforme aquêle Caminho que chamam seita,assim sirvo ao Todo-Poderoso de nossos pais,crendo em tudo quanto está escrito la Lei e nos Profetas”. (Act.24:14).
O capitulo 4 de Hebreus presta-se para interpretar que o Dia de Repouso mudaria para o tempo do futuro,ensinamento apoiado no vers.8: “Porque,se Josué lhes houvesse dado repouso,não falaria depois disso de outro dia” Será uma interpretação correcta ? O problema de Hebreus cap.4 se apresenta comum,porque a leitura que começa no vers.1,é continuação do cap.3. De que nos fala o Livro de Hebreus ? Antes de continuar,recordemos Ecl.1:9: “O que foi,isso é o que há de ser;e o que se fêz,isso se tornará a fazer:de modo que nada há de novo debaixo do sol”.
A Palavra do Altíssimo é circular.O passado nos ensina acerca do futuro. O autor de Hebreus está advertindo o povo que da mesma maneira que o povo do deserto perdeu a sua entrada na Terra Prometida por causa da sua dureza de coração,neste Novo Pacto, também a dureza nos levará a perder o Repouso esperado. Mas a que se refere êste Repouso ? Ao Sábado semanal ?
Há duas palavras gregas diferentes para o termo Repouso no capítulo de Hebreus:Katapousis e Sabbatismos. Uma se refere a descanso e a outra ao Dia de Repouso. Nos originais aparece uma palavra Grega que significa lugar de descanso.
Por isso,quando lemos o texto em Hebreus 4:1,se refere a descanso e de maneira nenhuma se está referindo ao Dia de Repouso em si mesmo. No vers.9 do cap.4 é outra palavra Grega que se refere a Descando Sabático.
Por isso a idéia geral é: Yahweh descansou no Dia Sétimo,mas devemos ter o cuidado de guardar a entrada para o descanso do Milénio,não seja que nos ocorra o mesmo do povo que pereceu no deserto pela dureza do seu coração. “Portanto,como diz o Espírito Santo,se ouvirdes hoje a sua voz. 8-“Não endureçais os vossos corações como na provocação,no dia da tentação no deserto. 9-“Onde vossos pais Me tentaram,Me provaram e viram por quarenta anos as Minhas obras. 10-“Por isso me indignei contra esta geração e disse:Êstes sempre erram em seu coração e não conheceram os Meus Caminhos. 11-“Assim jurei na Minha ira que não entrarão no Meu Repouso”. (Hebr.3:9-11).
É assim que podemos concluir,sem dúvida,que no chamado Novo Pacto de maneira nenhuma se fala,nem se coloca sequer a hipótese de uma mudança do Dia de Repouso. Esta é uma idéia impensável dentro do Plano de Yahweh Todo-Poderoso “Se sómente ouvires diligentemente a Voz de Yahweh teu Todo-Poderoso para cuidares de fazer todos êstes Mandamentos que hoje te ordeno”. (Deut.15:5).
“Não endureçais agora a vossa cerviz,como vossos pais;dai a mão a Yahweh e vinde ao Seu Santuário que Êle santificou para sempre e servi a Yahweh vosso Todo-Poderoso,para que o ardor da Sua ira se desvie de vós”. (II Crón.30:8).
Por fim façamos reflexão sobre as seguintes Profecias: “Isto dará todo aquêle que passar ao arrolamento:A metade dum siclo, segundo o siclo do Santuário (êste siclo é de vinte óbolos) :a metade dum siclo é oferta a Yahweh”. (Êxo.30:13).
“Guardarão pois o Sábado os filhos de Israel,celebrando o Sábado nas suas gerações por concêrto perpétuo”. (Êxo.31:16).
“E também lhes dei os Meu Sábados para que servissem de sinal entre Mim e êles :para que soubessem que EU SOU Yahweh que os santifica”. (Ezeq.20:12) . “Assim diz Yahweh:Mantende o juizo e fazei justiça,porque a Minha Salvação está prestes a vir e a Minha Justiça a manifestar-se. 2-“Bem aventurado o homem que fizer isto e o filho do homem que lançar mão disto;que se guarda de profanar o Sábado e guarda a sua mão de perpetrar algum mal. 3-“E não fale o filho do estrangeiro,que se houver chegado a Yahweh, (recorde que nós,Gentios,somos êsses estrangeiros,porque não éramos do Povo escolhido de Yahweh) dizendo: De todo me apartará Yahweh do seu povo:nem tão pouco diga o eunuco:Eis que sou uma árvore sêca 4-“Porque assim diz Yahweh a respeito dos eunucos,que guardam os Meus Sábados e escolhem aquilo que Me agrada e abraçam o Meu Concêrto. 5-Também lhes darei a minha casa e dentro dos Meus muros um lugar e um Nome melhor do que o de filhos e filhas:um nome eterno darei a cada um dêles que nunca se apagará. 6-E aos filhos dos estrangeiros que se chegarem a Yahweh,para O servirem e para amarem o Nome de Yahweh,sendo dêste modo servos seus,todos os que guardarem o Sábado,não o profanando e os que abraçarem o Meu Concêrto, 7- Também os levarei ao Meu Santo Monte e os festejarei na Minha Casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrificios serão aceitos no Meu altar,porque a Minha Casa será chamada Casa de Oração para todos os povos. 8- “Assim diz Yahweh Todo-Poderoso,que ajunta os dispersos de Israel:Ainda ajuntarei outros aos que já se lhe auntaram”. (Isa.56:1-8).
“Não farás para ti imagem de escultura,nem alguma semelhança do que há em cima nos Céus,nem em baixo na Terra,nem nas águas debaixo da terra”. (Êxo.20:4).
“Porque,como os Céus Novos e a Terra Nova,que hei-de fazer,estarão disnte da Minha Face,diz Yahweh,assim há-de estar a vossa posteridade e o vosso Nome”. Devemos pensar: Então Yahweh Todo-Poderoso não saberia que no futuro se ia mudar o Dia de Repouso – o Sábado – para o primeiro dia da semana ? SHALOM – Paz e Bênção ! Autor: Ubaldo Bás Jorge – Montevideu – Uruguay ———————————————————————————————————————- Tradução de Boner Daleoni – Moita – Portugal