Pix.: 22992540111 (Qualquer ajuda é bem Vinda. Gratidão)
Inicio | Temas Bíblicos |Leia a Biblia Leia a Bíblia | Post´s em Espanhol |Doações |Contato
Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Elohim verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste. JOÃO 17:3
faceicon
Seria Deus uma unidade composta ?

Embora Deuteronômio 6:4 diga que Deus é um (ou único), a palavra “um” é usada com frequência na Bíblia para uma unidade composta. De modo que o Deus único deve ser um múltiplo em algum sentido, sendo isso revelado em outras passagens bíblicas como uma Trindade.

Resposta: A língua na qual isso foi escrito originalmente foi a língua materna dos judeus e eles não têm, e nunca tiveram o conceito de um Deus múltiplo ou trino. Então qual era o entendimento deles de “um” Deus? O Deus de Israel não era como os deuses das nações vizinhas. Estas nações tinham um deus para isso e um deus para aquilo; mas Israel tinha um Deus para todas as coisas. Neste sentido podemos dizer que Ele é muitos deuses em Um; e só neste sentido podemos dizer que Ele é uma unidade composta e ainda estar de acordo com as crenças históricas judaicas. Note-se que Jesus disse à mulher samaritana: “Vós [samaritanos] adorais o que não conheceis; nós [judeus] adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus.” Se Deus fosse trino ao mesmo tempo em que os judeus não tinham esse conceito, não tornaria isso incorreta a declaração de Jesus à mulher samaritana? – João 4:22

O próprio Jesus identificou claramente quem é o ‘único Deus’. Em João 17:3 registra-se que Cristo orou, “Pai, … a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” Em grego o pronome “ti” tem forma tanto singular como plural. Aqui é usada a forma singular. Jesus dirigiu sua oração a seu Pai, usando a forma singular do pronome e descreveu esse “ti” como “o único Deus verdadeiro.” Assim, segundo Jesus, apenas o Pai é Deus. [1]

Será que o fato de quase todos os cristãos aceitarem a doutrina da Trindade prova que ela seja verdadeira? Considere: Dois mil anos atrás a vasta maioria dos judeus rejeitaram Jesus como seu Messias. Prova isso que ele não era o Messias? Não, não prova. O que é importante é o que a Bíblia diz – ou não diz – e não o que a maioria das pessoas escolhe crer. A Bíblia declara explicitamente que o Pai é um Deus; e Jesus identificou explicitamente seu Pai como nosso Pai e seu Deus como nosso Deus. [2]

Ele também disse explicitamente que o Pai é o “único Deus verdadeiro”. [3] Em parte alguma a Bíblia diz explicitamente que Deus é uma Trindade. [4]

Tags: