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Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Elohim verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste. JOÃO 17:3
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O SÁBADO NO NOVO TESTAMENTO

O SÁBADO NO NOVO TESTAMENTO
(O SHABBAT NO NOVO PACTO)

Uma das razões com que se justifica a mudança do Dia de Repouso (Sábado) levada a cabo por Constantino.o César Romano,fundador do Cristianismo,é a suposta “ausência” do termo no chamado Novo Pacto ou Novo Testamento.
O facto de não existir um Mandamento que ordene repetindo o Dia de Repouso (Sábado), tem dado pé para todo o tipo de explicações que justificam a mudança e validade da doutrina do Repouso para o dia do sol no primeiro dia da semana:Domingo (em inglês Sun Day).

Mas analisemos o Dia de Repouso (Sábado) através das Escrituras.
Em primeiro lugar,temos que estabelecer o facto de que não existe nenhuma separação
entre o chamado Antigo e o Novo Testamento (Novo Pacto).

A Sagrada Escritura é a mesma desde o Génesis até a Revelação.
A ideia de ser dois Livros diferentes,trouxe como consequência o desligar do contexto das
Sagradas Escrituras e a Crença de que o que aparece ordenado no Novo Testamento não existe o Sábado como Mandamento.
Em segundo lugar,o tema do Dia de Repouso (Sábado),assim como o tema do Calendário,a
hora em que começa e termina o dia (ao anoitecer,ao pôr do sol),não era nem nunca foi, tema de discussão no Novo Testamento,simplesmente porque nunca ninguém sequer imaginou que ocorreu a alguém mandar mudar o que havia sido ordenado por Yahweh como Perpétuo.
Esta mudança ocorreu 350 anos depois de Yahshua ter nascido.
E diga-se de passagem que estava profetizado em Daniel 7:25:
“… e cuidará em mudar os tempos e a Lei;e êles serão entregues na sua mão…”
Nesta ordem de idéias,encontramos no Novo Testamento ou Novo Pacto,que é o seu nome correcto,que desde o começo dos seus relatos acerca da vinda de Yahshua,as regras do Dia de Repouso ou Sábado,ordenadas na Torah estavam em vigor e eram observadas por todo o Povo Judeu Crente ou Não em Yahshua,como algo “normal” que jamais ia ser modificado.

Notemos que as discussões que ocorreram entre os Fariseus e Yahshua tiveram que ver
com o cumprimento ou não de normas que eles,os Fariseus,tinham acrescentado ao que estava ordenado na Torah,segundo as tradições de homens,mas nunca se relacionaram com o Dia do Sábado. Êste Dia de Repouso era o Sétimo Dia da Semana,ÚNICO Dia com Nome SHABBAT.

Os dias se anunciavam na sua ordem:
Primeiro dia da semana,segunda,terça,quarta,quinta,sexta e SHABBAT.
Yahshua declarou ser O Soberano do Dia de Repouso (Sábado) e deu aos Judeus do seu
tempo a verdadeira interpretação do SHABBAT.
O SHABBAT foi feito porcausa do homem e não o homem por causa do SHABBAT.
Que significam estas palavras?
“O Sábado foi feito por causa do homem e não o homem por causa do Sábado.
“Assim,o Filho do Homem,até do Sábado é Soberano”.
(Marc.2:27,28).

Quando as Sagradas Escrituras são lidas do princípio ao fim,isto é,desde Génesis até Revelação, como um só Livro,então as normas como o Dia de Repouso adquire sentido e significado.
O Plano Eterno de Yahweh está esboçado sobre a base de determinadas “chaves” que
permitem entender o propósito de cada norma.
O número SETE significa algo completo um ciclo finalizado.
Yahweh criou os Céus e a Terra em SETE dias.
Trabalhou seis dias e no Sétimo Dia descansou.

Mas esta não é uma informação caprichosa. É uma informação Profética do Plano esboçado para o ser humano. Durante seis mil anos,um ano por cada dia,a Humanidade teria oportunidade
de escolher livremente SE servir a Yahweh ou seguir por outros caminhos e o Ano Sétimo será UM MILÉNIO de descanso,de Paz.
Será no Milénio ou Ano Sétimo,quando Yahshua,como Rei de reis e Soberano de soberanos, reinará com o Seu Povo escolhido para esperar juntos a Nova Jerusalém,a Jerusalém Eterna e Celestial. Quando Yahshua afirmou ser O Soberano do Dia de Repouso ou Sabado se referia também a este evento. Soberano é quem domina. Quem Reina. E quem dominará as nações com vara de ferro? YAHSHUA !

ÊLE é O Soberano do Dia de Repouso: do MILÉNIO !
Agora o SHABBAT foi feito para o homem e não o homem para o Dia de Repouso.(Sábado).
Yahweh criou o homem para reinar para sempre com Yahshua (Rev.5:10).
O tempo do Milénio,o SHABBAT da Criação foi feito para que o homem reinasse com Yahshua para sempre !
A distorsão tem sido ensinar que a frase:
“O SHABBAT foi feito por causa do homem”,significa que tem o poder para mudar o dia,pois
diz,no vers.seguinte:”Assim o Filho do Homem até do Dia de Repouso é Soberano”.(Mar.2:28).

Não podemos esquecer: Ninguém pode mudar nem uma só Palavra dos Mandamentos.
“Agora,pois,ó Israel,ouve os estatutos e os juizos que eu vos ensino,para os
cumprirdes:para que vivais e entreis e possuais a terra que Yahweh Todo-Poderoso
de vossos pais vos dá.
“Não acrescentareis à palavra que vos mando,nem diminuireis dela,para que
guardeis os Mandamentos de Yahweh vosso Todo-Poderoso,que eu vos mando”.
(Deut.4:1,2).

Será que se mudou o Dia de Repouso depois da Ressurreição ?
O Dia de Repouso,ou SHABBAT,nunca foi mudado pelos discípulos depois da Ressurreição,
como no ensino tradicional.
Yahshua apareceu aos Seus Discípulos durante 40 dias depois da Ressurreição e ainda que
lhes tenha falado acerca do Reino de Yahweh,o tema do SHABBAT nem sequer foi discutido.
Mas pensemos nestes factos:

1-Porquê as mulheres esperaram até ao primeiro dia da semana-domingo -para ir ao sepulcro?
Porque guardavam o Dia de Repouso e tal actividade estava proibida para ser realizada no
Dia de Repouso (Sábado).
2-Onde se reuniram os Discípulos depois de Yahshua ter ascendido ao Céu ? No Templo !
“E estavam sempre no Templo,louvando e bendizendo a Yahweh.Amém”.
(Luc.24:53). E no Templo !

3-Porque Yahshua nas suas advertências acerca do fim dos tempos,nos diz em Mat.24:20:
“E orai para que a vossa fuga não aconteça no Inverno nem no Sábado”.
(Mat.24:20)

Aqui temos o problema de que ao ter em nossa mente a idéia de que o Dia de Repouso é o
Domingo,entendemos que a advertência se refere ao Sábado.
Mas é claro que a palavra original é SHABBAT!
E a pergunta é:Porquê Yahshua faz esta advertência fala do futuro e o dia supostamente,seria mudado por um lado e as normas do SHABBAT abolidas por estar “Sob a Graça” ?
E mais,porque advertiu acerca do SHABBAT se “uma pessoas adora o seu ‘deus’ no dia que
quer ou em “qualquer dia é correcto para descansar” como muitos ensinam ?
Será possível que Yahshua ignorasse esta mudança para o fim dos tempos ?

O Livro de Actos,por seu lado,nos confima que os Discípulos continuaram assistindo na
Sinagoga no Dia de Repouso no SHABBAT -(Sábado).
Actos 9:20; 13:5; 18:4; 19:8.

Alguns versículos têm sido mal interpretados e tomados como base para a mudança do Dia do Repouso.
I – “E no primeiro dia da semana,ajuntando-se os discípulos para partir o pão,Paulo,
que havia de partir no dia seguinte,falava com eles;e alargou a prática até à meia
-noite.
“E havia muitas luzes no Cenáculo onde estavam juntos.
(Actos 20:7,8).

Êste texto supõe que Paulo e os Discípulos partiram o pão no Domingo,por isso se aproveita como prova para a mudança do Dia de Repouso. Será certo ?
Em primeiro lugar,é necessário ter em conta não apenas o tempo de Yahweh,senão também os costumes e tradições Judaicas do tempo de Yahshua.
Yahweh determinou que os dias comecem ao anoitecer,quando o sol se esconde.
Foi mudado por Roma para como o conhecemos actualmente,quando falar do dia supõe a
manhã do dia seguinte.
Paulo,então,estava partindo o pão.

Qualquer Judeu ou pessoa conhecedora do SHABBAT reconhece que se fala no texto da
cerimónia de HAVDALAH que tem lugar ao terminar o SHABBAT ao anoitecer,quando começa o primeiro dia da semana.
É por isto,precisamente,que o texto fala de que havia muitas luzes no aposento onde estavam reunidos.
Pergunta: Se a reunião tivesse sido na manhã do primeiro dia da semana,como supunham,
para quê tantas luzes ?
Além disso,diz que Paulo pregou até à meia-noite de verdade ?
Na realidade começou a prégar depois de comer ao terminar o SHABBAT,de certeza,entre as seis e as sete da noite e prégou até à meia noite.
Tem sentido de verdade ?
2 – “No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar,
conforme a sua prosperidade,para que não se façam as colectas quando eu chegar
(I Cor.16:2).

Esta parece ser uma ordem de Paulo que apoia a ideia de uma mudança do Dia de Repouso.
Mas seria assim a interpretação?
Um conhecedor da Torah sabe que no Dia de Repouso está proibido circular dinheiro.
Compras,vendas,etc. As ofertas devem ser recolhidas ao terminar o SHABBAT, isto é,no
primeiro dia da semana.É por esta razão que Paulo,o qual observou a Torah até ao fim dos seus dias,exortou a recolher as ofertas depois do escurecer – no Domingo.

Não se esqueça,que o primeiro dia da semana não é na manhã seguinte.
No tempo determinado por Yahweh,é ao anoitecer,quando o sol se esconde.
Paulo confessou no fim do seu ministério crer e praticar a TORAH.
“Mas confesso-te isto: que,conforme aquêle Caminho que chamam seita,assim
sirvo ao Todo-Poderoso de nossos pais,crendo em tudo quanto está escrito la Lei e
nos Profetas”. (Act.24:14).

O capitulo 4 de Hebreus presta-se para interpretar que o Dia de Repouso mudaria para o
tempo do futuro,ensinamento apoiado no vers.8:
“Porque,se Josué lhes houvesse dado repouso,não falaria depois disso de outro dia”
Será uma interpretação correcta ?
O problema de Hebreus cap.4 se apresenta comum,porque a leitura que começa no
vers.1,é continuação do cap.3.
De que nos fala o Livro de Hebreus ?
Antes de continuar,recordemos Ecl.1:9:
“O que foi,isso é o que há de ser;e o que se fêz,isso se tornará a fazer:de modo que
nada há de novo debaixo do sol”.

A Palavra do Altíssimo é circular.O passado nos ensina acerca do futuro.
O autor de Hebreus está advertindo o povo que da mesma maneira que o povo do deserto
perdeu a sua entrada na Terra Prometida por causa da sua dureza de coração,neste Novo Pacto, também a dureza nos levará a perder o Repouso esperado.
Mas a que se refere êste Repouso ? Ao Sábado semanal ?

Há duas palavras gregas diferentes para o termo Repouso no capítulo de Hebreus:Katapousis e Sabbatismos.
Uma se refere a descanso e a outra ao Dia de Repouso.
Nos originais aparece uma palavra Grega que significa lugar de descanso.

Por isso,quando lemos o texto em Hebreus 4:1,se refere a descanso e de maneira nenhuma se está referindo ao Dia de Repouso em si mesmo.
No vers.9 do cap.4 é outra palavra Grega que se refere a Descando Sabático.

Por isso a idéia geral é:
Yahweh descansou no Dia Sétimo,mas devemos ter o cuidado de guardar a entrada para o descanso do Milénio,não seja que nos ocorra o mesmo do povo que pereceu no deserto pela dureza do seu coração.
“Portanto,como diz o Espírito Santo,se ouvirdes hoje a sua voz.
8-“Não endureçais os vossos corações como na provocação,no dia da tentação
no deserto.
9-“Onde vossos pais Me tentaram,Me provaram e viram por quarenta anos as
Minhas obras.
10-“Por isso me indignei contra esta geração e disse:Êstes sempre erram em seu
coração e não conheceram os Meus Caminhos.
11-“Assim jurei na Minha ira que não entrarão no Meu Repouso”.
(Hebr.3:9-11).

É assim que podemos concluir,sem dúvida,que no chamado Novo Pacto de maneira
nenhuma se fala,nem se coloca sequer a hipótese de uma mudança do Dia de Repouso.
Esta é uma idéia impensável dentro do Plano de Yahweh Todo-Poderoso
“Se sómente ouvires diligentemente a Voz de Yahweh teu Todo-Poderoso
para cuidares de fazer todos êstes Mandamentos que hoje te ordeno”.
(Deut.15:5).

“Não endureçais agora a vossa cerviz,como vossos pais;dai a mão a Yahweh
e vinde ao Seu Santuário que Êle santificou para sempre e servi a Yahweh
vosso Todo-Poderoso,para que o ardor da Sua ira se desvie de vós”.
(II Crón.30:8).

Por fim façamos reflexão sobre as seguintes Profecias:
“Isto dará todo aquêle que passar ao arrolamento:A metade dum siclo,
segundo o siclo do Santuário (êste siclo é de vinte óbolos) :a metade dum siclo
é oferta a Yahweh”. (Êxo.30:13).

“Guardarão pois o Sábado os filhos de Israel,celebrando o Sábado nas suas
gerações por concêrto perpétuo”. (Êxo.31:16).

“E também lhes dei os Meu Sábados para que servissem de sinal entre Mim
e êles :para que soubessem que EU SOU Yahweh que os santifica”.
(Ezeq.20:12)
.
“Assim diz Yahweh:Mantende o juizo e fazei justiça,porque a Minha Salvação
está prestes a vir e a Minha Justiça a manifestar-se.
2-“Bem aventurado o homem que fizer isto e o filho do homem que lançar mão
disto;que se guarda de profanar o Sábado e guarda a sua mão de perpetrar
algum mal.
3-“E não fale o filho do estrangeiro,que se houver chegado a Yahweh, (recorde que
nós,Gentios,somos êsses estrangeiros,porque não éramos do Povo escolhido de Yahweh)
dizendo:
De todo me apartará Yahweh do seu povo:nem tão pouco diga o eunuco:Eis
que sou uma árvore sêca
4-“Porque assim diz Yahweh a respeito dos eunucos,que guardam os Meus
Sábados e escolhem aquilo que Me agrada e abraçam o Meu Concêrto.
5-Também lhes darei a minha casa e dentro dos Meus muros um lugar e um Nome
melhor do que o de filhos e filhas:um nome eterno darei a cada um dêles que
nunca se apagará.
6-E aos filhos dos estrangeiros que se chegarem a Yahweh,para O servirem e para
amarem o Nome de Yahweh,sendo dêste modo servos seus,todos os que
guardarem o Sábado,não o profanando e os que abraçarem o Meu Concêrto,
7- Também os levarei ao Meu Santo Monte e os festejarei na Minha Casa de oração;
os seus holocaustos e os seus sacrificios serão aceitos no Meu altar,porque a
Minha Casa será chamada Casa de Oração para todos os povos.
8- “Assim diz Yahweh Todo-Poderoso,que ajunta os dispersos de Israel:Ainda
ajuntarei outros aos que já se lhe auntaram”.
(Isa.56:1-8).

“Não farás para ti imagem de escultura,nem alguma semelhança do que há em
cima nos Céus,nem em baixo na Terra,nem nas águas debaixo da terra”.
(Êxo.20:4).

“Porque,como os Céus Novos e a Terra Nova,que hei-de fazer,estarão disnte
da Minha Face,diz Yahweh,assim há-de estar a vossa posteridade e o vosso
Nome”.
Devemos pensar: Então Yahweh Todo-Poderoso não saberia que no futuro se ia mudar
o Dia de Repouso – o Sábado – para o primeiro dia da semana ?
SHALOM – Paz e Bênção !
Autor: Ubaldo Bás Jorge – Montevideu – Uruguay
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Tradução de Boner Daleoni – Moita – Portugal

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